• Nenhum resultado encontrado

COLAÇÃO DE GRAU. O pagamento citado abrange os seguintes serviços:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLAÇÃO DE GRAU. O pagamento citado abrange os seguintes serviços:"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

COLAÇÃO DE GRAU

COLAÇÃO DE GRAU

COLAÇÃO DE GRAU

COLAÇÃO DE GRAU

TAXA/PARTICIPAÇÃO TAXA/PARTICIPAÇÃO TAXA/PARTICIPAÇÃO TAXA/PARTICIPAÇÃO

É necessário que todos os concluintes efetuem o pagamento da taxa no valor de R$370,00 (trezentos e quarenta e nove reais).

O valor deve ser pago à empresa Phocus4 (Rua Caldas, nº 71 – Bairro Sion. Fone: 3254-5000), no período de 20 de novembro a 10 de março de 2014.

O pagamento pode ser feito parcelado em até 4 vezes, sendo o último cheque para o dia 10/03/2014.

O pagamento citado abrange os seguintes serviços: · cobertura fotográfica e filmagem da cerimônia

· cinco fotos (20x25) da Colação para aqueles adquirirem um álbum acima de 40 fotos · iluminação cênica

· aluguel da Beca · lanche

· “canudo” e chuva de papel picado (Sky Paper) · cerimonial

· revisão protocolar dos convites · aluguel do espaço

· seguranças e brigadistas no local · limpeza do espaço

As fotos deverão ser retiradas na empresa Phocus4, no prazo de 90 dias a partir da data da cerimônia. NORMAS NORMAS NORMAS NORMAS ATENÇÃO!

(2)

Para o sucesso da cerimônia de colação de grau, leia as orientações que seguem e repasse-as para seus familiares e convidados.

ORIENTAÇÕES PARA OS CONCLUINTES ORIENTAÇÕES PARA OS CONCLUINTES ORIENTAÇÕES PARA OS CONCLUINTES ORIENTAÇÕES PARA OS CONCLUINTES 1. DATA E HORÁRIO:

As cerimônias serão realizadas nos dias 21, 22 e 23 de março de 2014, para concluintes do 2° semestre de 2013, no Auditório Topázio do Minascentro. A entrada dos concluintes será pela Avenida Augusto de Lima, 785 – Centro - Belo Horizonte.

Na sexta-feira, dia 21 de março, a cerimônia será realizada às 21h. Nos dias 22 e 23 (sábado e domingo) serão realizadas três edições da cerimônia, sendo a primeira às 11h, a segunda às 16h e a terceira às 20h.

2. TRAJE:

O concluinte deverá chegar ao local da cerimônia vestido com o traje na cor preta (sapato fechado, meias, calça, saia ou vestido --- tudo de cor preta. Não será permitido o uso de sandálias, sapatos abertos ou de outra cor que não seja preto). O traje preto será necessário para autorização do seu acesso ao Minascentro.

As Becas, faixas e jabour serão entregues no dia da cerimônia. Sem as vestes apropriadas (traje completo) o concluinte não poderá participar da cerimônia.

Para os convidados o traje é passeio/esporte fino.

3. HORÁRIO DE CHEGADA:

Os concluintes deverão chegar ao local com 1 hora e 30 minutos de antecedência para retirada da beca, cumprimentos e sessão de fotos com a turma.

Atenção: Os oradores e juramentistas deverão chegar com 2 horas de antecedência para passagem do texto.

Importante:

A ata de presença, que oficializa a cerimônia, será recolhida 30 minutos antes do início do evento. O concluinte que não chegar para assinar a ata até o horário estabelecido, mesmo participando da cerimônia, não terá validado sua conferência de grau.

(3)

É INDISPENSÁVEL A APRESENTAÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE.

4. O concluinte não poderá se apresentar alcoolizado, nem levar para o local bebidas alcoólicas, lembranças, bolsa, carteira, maquiagens, telefone celular e demais objetos, pois o Minascentro não possui guarda-volumes.

5. O concluinte não poderá levar faixas, bandeiras ou qualquer objeto, e principalmente apresentá-los durante a entrega do diploma e certificado. Esses objetos serão recolhidos e retidos.

6. Por determinação do Corpo de Bombeiros, em relação à segurança do local, é expressamente proibido o uso de sinalizadores de fumaça, buzina de ar comprimido, bombas de papel picado e serpentina, artefatos luminosos e/ou metálicos. No local da cerimônia encontram-se Brigadistas capacitados para intervir caso alguém utilize um desses objetos. 7. O Minascentro não permite o uso de confetes, lança confetes, serpentinas e similares no interior do teatro (cláusula contratual). O Centro Universitário Newton Paiva não autoriza faixas, balões de festa, chocalhos, cornetas, maracás, pandeiros, megafones, apitos, buzinas e similares. Portanto, solicitamos às comissões, familiares e convidados que não planejem esse tipo de manifestação, no intuito de evitar aborrecimentos futuros.

8. Finalmente, é importante que as instruções recebidas na reunião geral para entrega de ingressos sejam seguidas, permitindo que a cerimônia de encerramento de um ciclo fique na lembrança de cada um como um momento inesquecível.

10. Cores de faixas dos Cursos:

· Administração; Comércio Exterior; Negócios Internacionais, Marketing; Tecnologia em Marketing; Processos Gerenciais; Psicologia; Contact Center; Negócios Automotivos; Gestão

(4)

Financeira; Logística; Gestão de Recursos Humanos; Varejo, Gestão de Turismo; Secretariado, Engenharias e Turismo: Azul Royal

· Ciências Contábeis e Odontologia: Grená/Turmalina · Ciências Econômicas: Azul Turquesa

· Comunicação Social - Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas: Azul (Pantone Reflex BlueC)

· Direito: Vermelha

· Geografia e Meio Ambiente, Letras e Pedagogia: Lilás

· Fisioterapia, Nutrição e Estética e Cosmética: Verde–Esmeralda Ciências Biológicas · Enfermagem: Verde Bandeira

· Farmácia; Sistemas de informação e Tecnologia em Informática: Amarelo–Ouro HOMENAGENS

HOMENAGENS HOMENAGENS HOMENAGENS

Cada curso poderá eleger: · 1 patrono ou patronesse

· 1 professor (a) homenageado (a) · 1 funcionário (a) homenageado (a)

· até 2 paraninfos – um por turno, independente de quantas turmas existirem por turno. · até 2 oradores - um por turno, independente de quantas turmas existirem por turno. · 1 juramentista

Os alunos presenciais e do ensino a distância (EAD) de cursos comuns terão os mesmos homenageados, visto que, a condecoração é realizada por curso. Sendo assim, as comissões e/ou representantes dos cursos deverão definir e comunicar à Agerp, por e-mail

(5)

(colacao.agerp@newtonpaiva.br ), os nomes completos dos homenageados (patrono (a), paraninfo(a), professor homenageado (a), funcionário (a) homenageado, orador (a) e juramentista).

O responsável pela comissão de formatura e/ou representante do curso deverá comunicar a escolha dos homenageados à Agerp, para envio do convite oficial para participação na cerimônia. Deverão informar o nome completo, “

campus

” de origem, telefone, e-mail e departamento do homenageado.

Os nomes dos homenageados escolhidos pelos cursos deverão ser enviados para o e-mail: colacao.agerp@newtonpaiva.br até o dia 10 de dezembro de 2013.

Patrono (a) do curso

O patrono é o profissional no qual os alunos se inspiram, visto como um exemplo.

Preferencialmente um profissional da área da graduação. Caso o patrono (a) não seja membro do Centro Universitário Newton Paiva o nome deverá ser apresentado e validado pelo cerimonial antes da comunicação oficial.

Na cerimônia, o Patrono (a) tem a função de fazer a entrega simbólica do diploma à frente da mesa de honra. Caso o patrono (a) não compareça à cerimônia, a entrega do “canudo” será realizada por outro homenageado do curso.

Essa homenagem poderá ser feita também

in memoriam

.

Paraninfo (a) do curso

Os concluintes do curso elegem também um (a) paraninfo (a) por turno. O paraninfo é o padrinho de honra do curso. Este deverá ser um professor (a), coordenador (a) de curso, Reitor ou Vice-Reitor do Centro Universitário Newton Paiva, em exercício na data da cerimônia. Se o paraninfo escolhido for um professor/coordenador já desligado da Instituição, os concluintes deverão informar à Agerp e este não terá direito a discurso durante a cerimônia.

(6)

A mensagem do paraninfo terá no máximo 280 palavras, digitadas em papel A4, fonte Arial,tamanho 16, espaço duplo. Depois de pronto, deverá ser encaminhado à Agerp pelo email colacao.agerp@newtonpaiva.br, até o dia 25 de Fevereiro de 2014 (25 dias de antecedência do início das cerimônias). No dia da cerimônia, a apresentação do discurso deverá ser feita em, no máximo, 3 minutos e no caso de 2 paraninfos, se por turno, esse tempo será dividido entre os dois.

Caso o paraninfo não compareça à cerimônia, o mesmo não poderá enviar representante. Professor (a) Homenageado (a) do curso ou da turma

A escolha do professor (a) homenageado (a) do curso é facultativa. Esse deverá ser professor (a) do Centro Universitário Newton Paiva em exercício na data da cerimônia.

Funcionário (a) homenageado (a) do curso ou da turma (escolha facultativa)

A escolha do funcionário (a) homenageado (a) do curso é facultativa e o (a) mesmo (a) deverá fazer parte do corpo técnico-administrativo do Centro Universitário Newton Paiva. Os concluintes deverão informar à Agerp o departamento e campus do homenageado.

Importante:

Os Patronos e Paraninfos serão dispensados de suas atividades da Instituição no dia em que forem homenageados. Os professores e os técnico-administrativos homenageados não serão dispensados para comparecer às cerimônias se estiverem em horário de trabalho.

Os homenageados que não chegarem com uma hora de antecedência na colação de grau não farão parte da mesa diretiva.

Considerações Importantes:

- Homenagem póstuma: A cerimônia é um momento festivo cercado de música, surpresas e alegrias para os formandos e seus convidados, por isso não são permitidas homenagens póstumas durante o evento. Sugere-se aos concluintes que essas manifestações sejam realizadas em outros momentos e de outras formas, por meio de convite formal da turma ou curso ou em outras cerimônias.

(7)

- Lembranças ou presentes: As lembranças e/ ou presentes aos homenageados (patrono, paraninfo, professor e funcionário) caso ocorram, não poderão ser entregues no dia e local da cerimônia de colação de grau.

Os homenageados deverão confirmar sua presença, com 30 dias de antecedência da solenidade, pelo e-mail colacao.agerp@newtonpaiva.br ou pelo telefone (31) 3516-2732. JURAMENTOS

JURAMENTOS JURAMENTOS JURAMENTOS

O juramento é um dos momentos mais aguardados da cerimônia de Colação de Grau. Nele, o futuro profissional se compromete a agir de acordo com a ética e as leis do país. É importante que todos os concluintes saibam o texto do juramento para repetirem durante a apresentação.

Oradores, Juramentistas e Suplência

Caberá aos concluintes do curso a escolha do(s) orador (es) e juramentista. Os nomes deverão ser repassados para a Agerp pelo e-mail colacao.agerp@newtonpaiva.br, até dia 10 de dezembro de 2013. O curso poderá ter no máximo dois oradores (um para todas as turmas ou dois, sendo um para cada turno).

O (s) orador (es) e juramentista (s) devem estar aptos à colação de grau, sem nenhum tipo de pendência com a Instituição, como, por exemplo, não estar

sub judice

, ter que fazer prova de proficiência, pendência em atividades complementares ou estágio supervisionado, pendência com a biblioteca dentre outros.

Caso os prováveis oradores e juramentistas não estejam aptos a colar grau, a

substituição deverá ser realizada com, 30 dias de antecedência do início das cerimônias. Caso exista mais de um candidato por curso a fazer a oratória e juramento profissional do curso, será de responsabilidade da comissão de formatura e/ou do representante (s) do curso definir o juramentista e um orador para as turmas de todos os turnos ou dois oradores, sendo

(8)

um de cada turno. É importante avaliar a postura, dicção e capacidade de falar em público dos candidatos.

Reunião

A primeira reunião com os oradores e juramentistas selecionados pelos cursos acontecerá dia 9 de dezembro, na Agerp (Rua Catumbi, 522 - Caiçara, BH, MG), às 19h30.

Ensaios

O ensaio dos oradores selecionados é ministrado pelo cerimonial da colação de grau e a participação é obrigatória.

O (s) orador (es) e juramentistas deverão participar ao menos de dois ensaios. Caso o(s) orador (es) e/ou juramentista (s) não compareçam aos ensaios, a Agerp fará a substituição, sendo o substituto indicado pela comissão de formatura e/ ou representante do curso.

Veja as datas dos ensaios:

Ensaio de oradores e juramentistas - concluintes do 2° semestre de 2013 Dias: 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de Março de 2014.

Horário: início às 18h e término às 21h.

Local: Auditório III (Rua do Trevo, s/nº, Caiçara).

Atenção: O atendimento é programado para vários alunos em datas comuns e acontecerá por ordem de chegada.

Importante:

O texto do discurso da turma deverá ser preparado e enviado para Agerp até 24 de fevereiro de 2014 para o e-mail: colacao.agerp@newtonpaiva.br o mesmo será repassado ao orientador(a), para revisão ortográfica e adequação ao evento (foco na área profissional e/ou mercado).

(9)

Caberá ao cerimonial aprovar o conteúdo do texto juntamente com o aluno. A apresentação do discurso pelo aluno (os) terá duração máxima de 2 minutos e 30 segundos.

Formato do discurso: fonte Arial, tamanho 14, espaço duplo, caixa alta, margem superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm, totalizando 1 lauda e meia;

Atenção! Os oradores e juramentistas deverão chegar com duas horas de antecedência no dia da cerimônia, para o ensaio final e reconhecimento do espaço.

Todos os cursos deverão ter obrigatoriamente o juramentista, sendo facultativo apenas o orador. Caso as comissões e/ou representantes de curso não definam o juramentista, a escolha será feita pela Agerp mediante sorteio entre os concluintes participantes.

Nos cursos com três concluintes ou menos, o juramento será proferido por todos na tribuna, o que torna obrigatória a frequência mínima nos treinamentos para ambos.

*Salvo exceção do ensaio para formandos do ensino a distância que não residem em Belo

Horizonte.

Manifestações ou intervenções dos concluintes

É permitido aos oradores contar com o apoio dos demais concluintes durante seu discurso. Nesse sentido, o orador deve solicitar à Agerp a aprovação de sua manifestação em grupo até 24 de fevereiro de 2014.

Também é permitida a utilização de música, desde que executada pela orquestra. Nesse caso, o concluinte deverá entrar em contato com a orquestra, através da Agerp, para os devidos acertos e ensaio prévio até 24 de fevereiro de 2014.

Não é permitida a exibição de vídeo por parte dos concluintes em nenhum momento da cerimônia. Casos atípicos serão avaliados pela Agerp.

(10)

CONVI CONVI CONVI CONVITESTESTES TES

Revisão protocolar e ortográfica

Os convites deverão ser enviados à Agerp (Rua Catumbi, 522, Caiçara), até dia 16 de Dezembro de 2013, para revisão ortográfica, protocolar e da boneca:

* O prazo mínimo para devolução dos convites é de 15 dias úteis a partir da data protocolada.

Horário de funcionamento da Agerp: de 2ª a 6ª feira, das 14h às 18h.

Os textos comuns do convite devem ser entregues com as seguintes configurações: folha A4, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 14 e espaço duplo entre linhas.

Normas Protocolares

Serão revisados apenas os textos comuns. Não serão revisados encartes e textos individuais. No arquivo deve constar também a data, local e horário das cerimônias (missa, celebração religiosa e baile). Sendo os textos comuns do convite:

· Juramento

· Autoridades Acadêmicas · Autoridades homenageadas · Local da Colação

· Utilização de marca da Newton Paiva

· Agradecimentos e Mensagens (exemplo: Aos Mestres, Aos Pais, Aos Professores etc.) Revisão da Boneca

Serão revisadas na boneca (arte final do convite) todas as alterações feitas nas revisões ortográficas e protocolares.

Importante: Importante: Importante:

Importante: os convites revisados não serão entregues caso a relação com os dados dos concluintes, contatos dos integrantes da comissão ou do representante do curso, nome dos homenageados, oradores e juramentistas não constem no banco de dados da Agerp.

(11)

Os convites dos alunos de curso à distância (EaD) também, deverão ser enviados no período de até 16 de Dezembro de 2013 para revisão ortográfica e protocolar e poderão ser encaminhados por e-mail: colacao.agerp@newtonpaiva.br.

Convites Prontos

O Centro Universitário Newton Paiva não se responsabiliza pelas informações divulgadas nos convites dos cursos ou turmas, que não forem aprovados na revisão protocolar e ortográfica. Os convites deverão estar prontos com pelo menos trinta dias de antecedência. Deverá ser encaminhada à Agerp a cópia do arquivo revisado pela Instituição e 1 exemplar do convite. A entrega deverá ser feita pessoalmente por um representante da comissão de formatura e/ou pelo representante do curso, mediante assinatura de protocolo.

Caso seja comprovado o descumprimento das normas no convite, depois de revisado, os concluintes deverão retratar-se com a Instituição e envolvidos, através de carta formal, sob pena de execução judicial, dependendo do dano causado à Instituição.

FORNECEDORES FORNECEDORES FORNECEDORES FORNECEDORES Fotografia – Phocus4

A Phocus4 é a atual empresa credenciada e fornecedora de serviços de imagem aos formandos da Newton Paiva e fará a cobertura fotográfica das cerimônias de Colação de Grau. Endereço: Rua Caldas, 71, Sion – Belo Horizonte. Contato: (31) 3254-5000.

Caso haja interesse, os concluintes poderão locar becas para realizar as fotos dos convites na Arte Império, empresa credenciada pela Instituição.

Filmagem – Del Rio

A Del Rio é a atual empresa credenciada fornecedora de serviços de filmagem. Endereço: Rua Ursulina de Melo, 330, Alípio de Melo – Belo Horizonte.

(12)

OBS: Não será permitido o acesso de familiares e convidados ao Minascentro portando máquinas fotográficas e filmadoras.

Beca – Arte Império

A Arte Império é a atual empresa credenciada fornecedora das becas.

Endereço: Avenida Raja Gabaglia, 1.710, Santa Lúcia – Belo Horizonte. Contato (31) 3293-1242 - (31) 2512-2542.

Os alunos dos cursos de EAD que não puderem participar da prova de becas deverão entrar em contato com a empresa.

AGENDA DE REUNIÕES PARA CONCLUINTES DO AGENDA DE REUNIÕES PARA CONCLUINTES DO AGENDA DE REUNIÕES PARA CONCLUINTES DO

AGENDA DE REUNIÕES PARA CONCLUINTES DO 2222º SEMESTRE DE 2013º SEMESTRE DE 2013º SEMESTRE DE 2013º SEMESTRE DE 2013

ATIVIDADES ATIVIDADESATIVIDADES

ATIVIDADES DATASDATASDATASDATAS LOCALLOCALLOCALLOCAL

Prova de Becas 25 a 28 de novembro Unidades Newton

Envio dos nomes dos

homenageados, oradores e juramentistas

10 de dezembro Envio por e-mail para:

colação.agerp@newtonpaiva.br

Reunião com Oradores e

Juramentistas

09 de dezembro

Auditório III – rua do Trevo, s/nº, Caiçara

Revisão de Convites Até 16 de dezembro Agerp –

Envio do Discurso dos Oradores Até 24 de fevereiro Envio por e-mail para: colação.agerp@newtonpaiva.br

Confirmação de presença dos homenageados (paraninfo, patrono, professores e funcionários)

Até 25 de fevereiro confirmação por e-mail para: colação.agerp@newtonpaiva.br

Envio do discurso dos Paraninfos Até 25 de fevereiro Envio por e-mail para: colação.agerp@newtonpaiva.br

(13)

março 18h às 21h Caiçara Entrega de Ingressos e normas da

formatura

15 de março - sábado

Campus Carlos Luz, 220 Cerimônia de Colação de Grau 21,22 e 23 de março Minascentro

Prazos para pagamento da taxa 20 de novembro a 10 de

março Phocus 4 – Rua Caldas, 71, Sion

PROVA DE BECAS E PAGAMENTO DA TAXA PARA CONCLUINTES DO PROVA DE BECAS E PAGAMENTO DA TAXA PARA CONCLUINTES DO PROVA DE BECAS E PAGAMENTO DA TAXA PARA CONCLUINTES DO

PROVA DE BECAS E PAGAMENTO DA TAXA PARA CONCLUINTES DO 2222º SEMESTRE DE º SEMESTRE DE º SEMESTRE DE º SEMESTRE DE 2013

2013 2013 2013

Campus Data Horário Local

Silva Lobo 25 de novembro Das 9h às 12h das 18h às 21h Sala 302(manhã) 305(noite) 220

26 de novembro

Das 9h às 12h

das 18h às 21h Sala 206

800 27 de novembro Das 18h às 21h Sala 205

Campus Buritis

28 de novembro

Das 9h às 12h

18h às 21h Auditório

Importante: O concluinte que não fizer a prova de beca nas datas determinadas deverá procurar a empresa fornecedora Arte Império. Endereço: Avenida Raja Gabaglia, 1.710, Santa Lúcia – Belo Horizonte. Telefone: (31) 3293-1242 - (31) 2512-2542.

REUNIÃO GERAL E ENTREGA DE INGRESSOS REUNIÃO GERAL E ENTREGA DE INGRESSOS REUNIÃO GERAL E ENTREGA DE INGRESSOS REUNIÃO GERAL E ENTREGA DE INGRESSOS

A reunião geral para entrega de ingressos de acesso a cerimônia de colação de grau será no dia 15 de março de 2014, no Auditório Nominato Luis do Couto e Silva (Av. Carlos Luz, 220, 1º andar,Caiçara).

(14)

Os ingressos serão entregues somente na data agendada, conforme horários abaixo. Caso você não possa retirar os seus ingressos no dia, outra pessoa poderá retirá-los para você mediante apresentação dos seguintes documentos: declaração de próprio punho e xerox da carteira de identidade.

Entrega de ingressos

É importante ressaltar que os concluintes devem solucionar as pendências acadêmicas até a data de entrega dos ingressos para garantir a quantidade distribuída na data agendada. Além das informações disponíveis no site, as comissões de formatura e/ou e representantes dos cursos podem solucionar suas dúvidas pelo e-mail: colacao.agerp@newtonpaiva.br. Programação das Cerimônias

Programação das cerimônias Programa Programa Programa Programa Cerimônia Cerimônia Cerimônia Cerimônia (início às 21h) (início às 21h) (início às 21h) (início às 21h) Cerimônia Cerimônia Cerimônia Cerimônia (início às 16h) (início às 16h)(início às 16h) (início às 16h) Cerimônia Cerimônia Cerimônia Cerimônia (início às 20h) (início às 20h) (início às 20h) (início às 20h) Chegada dos oradores e juramentistas

para ensaio final 19h 14h 18h

Chegada dos formandos 19h 30 14h 18h

Abertura do teatro aos convidados 20h 15 15h 15 19h 15

Início da cerimônia 21h 16h 20h

Declaração de encerramento 22h 30 17h 30 21h 30

Importante:

O acesso ao teatro será interrompido para a entrada dos concluintes. A permissão para o acesso dos familiares será retomada somente após a abertura oficial da cerimônia e execução do hino nacional brasileiro, em caso de disponibilidade de lugares, por 10 minutos. Após este prazo, as portas serão fechadas definitivamente.

(15)

DATAS DAS SOLENIDADES

DATAS DAS SOLENIDADES

DATAS DAS SOLENIDADES

DATAS DAS SOLENIDADES

21 de março, sexta-feira

21h Engenharia Civil Engenharia Elétrica Engenharia Mecânica Tecnologia em Informática Engenharia de produção Negócios Automotivos Tecnologia em Logística Sistemas de Informação

22 de março, sábado

1ªEdição 11h Direito

Tecnologia em Gestão de Turismo 2ª Edição

16h

Enfermagem Farmácia Fisioterapia

(16)

Nutrição Odontologia Psicologia Tecnologia em Estética 3ªEdição 20h Relações Públicas Publicidade Jornalismo Contact Center Geografia Ciências contábeis

Domingo, 23 de março de 2013

1ª Edição 11h Marketing Letras Processos Gerenciais Pedagogia Tecnologia em Marketing Tecnologia em Gestão do Varejo

2ª Edição 16h Ciências Biológicas Secretariado Gestão Financeira Ciências Econômicas Recursos humanos 3ª Edição 20h Administração de empresas Negócios Internacionais Comércio Exterior Relações Internacionais

(17)

CONTATO CONTATO CONTATO CONTATO Jéssica Viana Telefone: 3516-2317 E-mail: colacao.agerp@newtonpaiva.br

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

1- A partir de observações e avaliações realizadas no segmento de transportes verificou-se a dificuldade de apropriação dos custos efetivos aos serviços

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo