• Nenhum resultado encontrado

Quetiapina Aurovitas contém uma substância designada por quetiapina e pertence a um grupo de medicamentos designados antipsicóticos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quetiapina Aurovitas contém uma substância designada por quetiapina e pertence a um grupo de medicamentos designados antipsicóticos."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED Folheto informativo: Informação para o utilizador

Quetiapina Aurovitas 25 mg comprimidos revestidos por película Quetiapina Aurovitas 100 mg comprimidos revestidos por película Quetiapina Aurovitas 200 mg comprimidos revestidos por película Quetiapina Aurovitas 300 mg comprimidos revestidos por película quetiapina

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O

medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4. O que contém este folheto:

1. O que é Quetiapina Aurovitas e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Quetiapina Aurovitas 3. Como tomar Quetiapina Aurovitas

4. Efeitos secundários possíveis Como conservar Quetiapina Aurovitas

Conteúdo da embalagem e outras informações O que é Quetiapina Aurovitas e para que é utilizado

Quetiapina Aurovitas contém uma substância designada por quetiapina e pertence a um grupo de medicamentos designados antipsicóticos.

A Quetiapina Aurovitas pode ser utilizada para o tratamento várias doenças, tais como:

Depressão bipolar: sente-se triste. Pode sentir-se depressivo, culpado, com falta de energia, perder o apetite ou ter dificuldades em dormir.

Mania: sente-se muito excitado, eufórico, agitado, entusiasmado ou hiperativo ou tem pouco discernimento, tornando-se agressivo ou perturbador.

Esquizofrenia: pode ouvir ou sentir coisas que não estão lá, acreditar em coisas que não são verdade ou sentir-se invulgarmente desconfiado, ansioso, confuso, culpado, tenso ou depressivo.

Mesmo que se esteja a sentir melhor, o seu médico pode continuar a receitar-lhe Quetiapina Aurovitas.

(2)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED Não tome Quetiapina Aurovitas se:

se tem alergia à quetiapina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

estiver a tomar os seguintes medicamentos: medicamentos para tratar infeções por HIV

medicamentos cuja terminação seja “azol” (para tratar infeções fúngicas) eritromicina ou claritromicina (para infeções)

nefazodona (para a depressão).

Não tome Quetiapina Aurovitas se alguma das situações acima descritas se aplica a si. Caso tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Quetiapina Aurovitas.

Advertências e precauções

Fale com seu médico ou farmacêutico antes de tomar Quetiapina Aurovitas, Informe o seu médico se:

- alguém da sua família, tem ou teve algum problema cardíaco, por exemplo, problemas no ritmo cardíaco, enfraquecimento do músculo cardíaco ou inflamação do coração ou se estiver a tomar algum medicamento que possa ter um impacto sobre a maneira como o seu coração bata.

tem pressão arterial baixa.

tiver tido um acidente vascular cerebral, especialmente se for idoso. tem problemas de fígado.

alguma vez sofreu de convulsões (ataques).

tem diabetes , tende a ter níveis elevados de açúcar no sangue ou está em risco de desenvolver diabetes . Se tiver, o seu médico poderá verificar os seus níveis de açúcar no sangue enquanto estiver a tomar Quetiapina Aurovitas.

souber que teve no passado níveis baixos de glóbulos brancos (que poderá ou não ter sido causado por outros medicamentos).

Se for uma pessoa idosa com demência (perda de função cerebral). Se você for, não deve tomar Quetiapina Aurovitas por causa do grupo de medicamentos a que

Quetiapina Aurovitas pertence e que pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral, ou em alguns casos, o risco de morte, em pessoas idosas com demência. tem ou alguém na sua família tem história de coágulos no sangue, uma vez que este tipo de medicamentos está associado à formação de coágulos sanguíneos.

- Se tiver história de abuso de álcool ou drogas.

Informe o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes efeitos após tomar Quetiapina Aurovitas:Uma combinação de febre, rigidez muscular grave, sudação ou um nível baixo de consciência (um distúrbio designado “síndroma neuroléptico maligno”). Pode ser necessário tratamento médico imediato. Movimentos incontroláveis, principalmente no rosto, língua, e maxilares, fazer caretas, piscar rápido dos olhos e movimentos involuntários dos braços, pernas, mãos e pés. Esses podem ser sintomas de “discinésia tardia”.

Tonturas ou uma forte sensação de sonolência. Isto poderia aumentar o risco de lesões acidentais (quedas), especialmente em doentes idosos.

Ataques (convulsões).

Uma ereção prolongada e dolorosa (priaprismo).

(3)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED Informe o seu médico assim que possível se desenvolver:

• Febre, sintomas gripais, garganta inflamada, ou qualquer outra infeção, uma vez que isso pode ser o resultado de uma contagem muito baixa de glóbulos brancos, o que pode necessitar da interrupção do tratamento com Quetiapina Aurovitas e/ou de administração de outro tratamento.

• Obstipação acompanhada de dor abdominal persistente, ou obstipação que não está a responder ao tratamento, uma vez que isso pode estar relacionado com uma maior bloqueio do intestino.

Pensamentos suicidas e agravamento da sua depressão

Se estiver deprimido pode por vezes ter pensamentos de autoagredir-se ou até suicidar-se. Estes pensamentos podem aumentar na primeira vez que iniciar o tratamento, pois estes medicamentos demoram algum tempo a atuar, geralmente cerca de duas semanas, mas por vezes podem demorara mais tempo. Estes pensamentos também podem aumentar se parar de tomar sua medicação de repente.

Pode ser mais provável ter estes pensamentos se for um jovem adulto. Dados

retirados de ensaios clínicos revelaram um risco aumentado de pensamentos suicidas e/ou comportamento suicida em jovens adultos com idade inferior a 25 anos com depressão.

Se sofrer de pensamentos de autoagredir-se ou suicidar-se em qualquer momento, contacte o seu médico ou dirija-se a um hospital imediatamente. Poderá achar útil contar a um familiar ou a um amigo próximo que está deprimido, e pedir-lhes para lerem este folheto informativo. Pode pedir-lhes para lhe dizerem se acharem que a sua depressão está a piorar, ou se estiverem preocupados com as alterações do seu comportamento.

Aumento de peso

Foi observado aumento de peso em doentes a tomar Quetiapina Aurovitas. Você e o seu médico devem verificar o seu peso, regularmente.

Crianças e adolescentes

A Quetiapina Aurovitas não é para utilização em crianças e adolescentes abaixo de 18 anos de idade.

Outros medicamentos e a Quetiapina Aurovitas

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ou tiver tomado outros medicamentos.

Não tome Quetiapina Aurovitas se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos:

medicamentos para tratar infeções por VIH

medicamentos cuja terminação seja “azol”(para infeções fúngicas) eritromicina ou claritromicina (para infeções)

nefazodona (para a depressão).

Informe o seu médico se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos: - Medicamentos para epilepsia (como como fenitoína ou carbamazepina) - Medicamentos para a tensão arterial elevada

- Medicamentos que atuam no sistema nervoso central (tais como barbitúricos, para as dificuldades em dormir)

(4)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED - Medicamentos que influenciam a forma como o seu coração bate, por exemplo, medicamentos que podem causar um desequilíbrio nos eletrólitos (níveis baixos de potássio ou magnésio), tais como diuréticos ou certos antibióticos (medicamentos para tratar infeções).

- Medicamentos que possam causar obstipação

Antes de interromper a toma de algum dos seus medicamentos, por favor, fale com o seu médico primeiro.

Quetiapina Aurovitas com alimentos, bebidas e álcool.

Quetiapina Aurovitas pode ser tomado com ou sem alimentos.

Deverá tomar precaução com a quantidade de álcool que ingere. O efeito combinado de Quetiapina Aurovitas e álcool poderá fazer com que se sinta sonolento.

Não beba sumo de toranja enquanto estiver a tomar Quetiapina Aurovitas. Pode afetar a forma como o medicamento funciona.

Gravidez e aleitamento

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar engravidar ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

- Não deverá tomar Quetiapina Aurovitas durante a gravidez, a menos que tenha discutido isso com o seu médico.

- A Quetiapina Aurovitas não deve ser tomada se estiver a amamentar.

Os seguintes sintomas, que podem representar abstinência, podem ocorrer em recém-nascidos, de mães que usaram a quetiapina no último trimestre (últimos três meses da gravidez): tremor, rigidez muscular e/ou fraqueza, sonolência, agitação, problemas respiratórios e dificuldade na alimentação. Se o seu bebé se desenvolver qualquer um destes sintomas pode ser necessário contactar o seu médico.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Os seus comprimidos poderão fazê-lo sentir-se sonolento. Não deverá conduzir nem utilizar maquinaria até que saiba de que modo é que estes comprimidos o afetam. Quetiapina Aurovitas contém Lactose

Quetiapina Aurovitas contém lactose que é um tipo de açúcar. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Efeitos sobre determinações de fármacos na urina

Se efetuar determinações de fármacos na urina, a Quetiapina Aurovitas pode causar resultados positivos para a metadona ou para determinados medicamentos para a depressão chamados antidepressivos tricíclicos (TCAs), quando são utilizados alguns métodos de análise, mesmo que não esteja a tomar metadona ou ACT. Se isto acontecer, pode ser realizado um teste mais específico.

Como tomar Quetiapina Aurovitas

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

(5)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED O seu médico irá decidir sobre a sua dose inicial. A dose de manutenção (dose diária) vai depender de sua doença e necessidades, mas será geralmente entre 150 mg e 800 mg.

Método de administração

- Irá tomar os seus comprimidos uma vez por dia, à hora de deitar, ou duas vezes por dia, dependendo da sua doença

- Engula os comprimidos inteiros com um copo de água. - Pode tomar os seus comprimidos com ou sem alimentos.

- Não beba sumo de toranja enquanto estiver a tomar Quetiapina Aurovitas. Ela pode afetar a forma como o medicamento funciona.

- Não pare de tomar os comprimidos mesmo que se sinta melhor, a menos que seu médico lhe diga.

Problemas de fígado

Se tem problemas de fígado o seu médico pode alterar a sua dose. Pessoas Idosas

Se for idoso o seu médico poderá decidir receitar-lhe uma dose reduzida. Utilização em crianças e adolescentes

Quetiapina Aurovitas não deverá ser utilizada em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade.

Se tomar mais Quetiapina Aurovitas do que deveria

Se tomar mais Quetiapina Aurovitas do que o receitado pelo seu médico, pode sentir sonolência, tonturas e experienciar batimentos anormais no coração. Contacte o seu médico ou hospital mais próximo, assim que possível. Leve os comprimidos, folheto informativo, e/ou caixa consigo, desta forma o médico irá saber o que tomou. Caso se tenha esquecido de tomar Quetiapina Aurovitas

Caso se esqueça de uma dose, tome-a assim que se lembrar. Se estiver quase na hora de tomar a próxima dose, espere até então. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar Quetiapina Aurovitas

Não pare de tomar os seus comprimidos mesmo que se esteja a sentir melhor, a menos que o seu médico lhe diga para parar. Se parar subitamente de tomar Quetiapina Aurovitas pode ser incapaz de dormir (insónia), ou poderão ocorrer náuseas, ou pode experimentar, dores de cabeça, diarreia, estar enjoado (vómitos), tonturas ou irritabilidade. Para evitar tais sintomas, é importante que reduza a dose gradualmente, de acordo com as instruções do seu médico, antes de parar o

tratamento.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

(6)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestam em todas as pessoas.

Se algumas das seguintes situações ocorrerem, pare de tomar Quetiapina Aurovitas e consulte um médico ou vá ao hospital mais próximo, pode precisar de cuidados médicos urgentes:

Pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100 pessoas):

- Reações alérgicas que podem incluir aumento dos gânglios (vergões), inchaço da pele e inchaço ao redor da boca

- Crises ou convulsões

- Movimentos incontroláveis, principalmente da boca, língua e mandíbula, mas também nos braços, pernas, dedos das mãos e dos pés, fazer caretas e piscar dos olhos rapidamente. Estes podem ser sintomas de uma condição chamada “discinésia tardia”.

Raros (podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas):

- Uma combinação de alta temperatura (febre), sudorese, rigidez muscular, sentir-se sonolento e fraco ou aumento grande na pressão arterial e batimentos cardíacos acelerados (uma doença chamada "síndrome neuroléptica maligna”)

- Amarelecimento da pele e olhos (icterícia) - Inflamação do fígado (hepatite)

- A ereção prolongada e dolorosa (priapismo)

- Os coágulos de sangue nas veias, especialmente nas pernas (os sintomas incluem dor, inchaço e vermelhidão na perna), que podem viajar através dos vasos

sanguíneos para os pulmões causando dores no peito e dificuldade em respirar - Inflamação do pâncreas (pancreatite). Os sintomas podem incluir dor no abdómen e nas costas, náusea e vómito.

Muito raros (podem afetar até 1 em cada 10.000 pessoas):

- A reação alérgica grave (anafilaxia) que pode causar dificuldade em respirar ou choque.

- Inchaço rápido da pele, geralmente ao redor dos olhos, lábios e garganta (angioedema)

- Uma condição muito grave acompanhada de bolhas na pele, boca, olhos e órgãos genitais (síndrome de Stevens-Johnson)

- A degradação muscular anormal (rabdomiólise) com sintomas como dores musculares, fraqueza e inchaço que pode levar a problemas nos rins (urina pode tornar-se escura).

Desconhecido (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis): - Reação alérgica grave e repentina com sintomas tais como febre e bolhas na pele e descamação da pele (necrólise epidérmica tóxica).

- Erupção cutânea com manchas vermelhas irregulares (eritema multiforme) Outros possíveis efeitos secundários:

Muito frequentes (podem afetar mais do que 1em 10 pessoas): Tonturas (pode levar a quedas), dor de cabeça, boca seca

Sentir-se sonolento (isto poderá passar com o tempo, com a toma de Quetiapina Aurovitas) (pode levar a quedas)

(7)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED Sintomas de privação (sintomas que ocorrem quando para de tomar Quetiapina Aurovitas) incluem a incapacidade de dormir (insónia), sentir-se doente (náuseas), dores de cabeça, diarreia, tonturas, vómitos e irritabilidade. É aconselhável a retirada gradual ao longo de um período de pelo menos 1 a 2 semanas.

Movimentos musculares anormais. Estes incluem dificuldade em iniciar os movimentos, tremores, agitação ou rigidez muscular sem dor.

Alterações na quantidade de certas gorduras (triglicéridos e colesterol) no sangue Aumento de peso.

Diminuição dos níveis de uma proteína presente nos glóbulos vermelhos (hemoglobina).

Frequentes (podem afetar 1 a 10 pessoas): Batimento cardíaco rápido

Sentir os batimentos cardíacos, que o coração está acelerado ou a bater de forma irregular

Falta de ar

Baixa pressão arterial quando estiver de pé, o que poderá resultar em tonturas ou sensação de desmaio (pode levar a quedas)

Obstipação, dores de estômago (indigestão) Vómitos (principalmente nos idosos)

Sonhos anormais e pesadelos

Pensamentos suicidas e agravamento da depressão Sensação de estar faminto

Perturbações da fala e da linguagem

Aumento da quantidade da hormona prolactina no sangue. Em casos raros, isto pode, conduzir ao:

Aumento das mamas e produção inesperada de leite, quer no homem, quer na mulher.

Causar ausência do período menstrual ou períodos irregulares, na mulher.

Visão turva

Sensação de irritabilidade Febre

Aumento dos níveis de enzimas hepáticas quantificadas no sangue. Alteração na quantidade de hormonas tiroideias no sangue

Diminuição do número de certas células sanguíneas

Sensação de fraqueza

Inchaço dos braços ou pernas.

Pouco frequentes (podem afetar até 1 em 100 pessoas):

Sensação desagradável nas pernas (também designada síndrome das pernas inquietas)

Dificuldade em engolir

Alteração na atividade elétrica do coração observada no ECG (prolongação QT)

Diabetes

Disfunção sexual

Diminuição do número de glóbulos vermelhos (anemia) ou de plaquetas no sangue (trombocitopenia)

(8)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED

Um batimento cardíaco mais lento do que o normal que pode ocorrer quando se inicia o tratamento e que pode estar associado com uma pressão arterial baixa e desmaios.

Nariz entupido

Desmaio (pode causar quedas) Dificuldade em urinar

Raros (podem afetar até 1 em 1000 pessoas):

Inchaço mamário e produção inesperada de leite materno (galactorreia) Distúrbio menstrual

Uma doença (denominada “síndrome metabólico”) onde você pode ter uma combinação de 3 ou mais dos seguintes fatores: um aumento de gordura abdominal periférica, uma diminuição do “colesterol-bom” (C-HDL), um

aumento num tipo de gordura sanguínea designada triglicerídeos, pressão arterial elevada e um aumento do açúcar no sangue.

Andar, falar, comer ou realizar outras atividades enquanto está a dormir A temperatura corporal diminui

Combinação de febre, sintomas gripais, inflamação da garganta ou qualquer outra infeção com uma contagem de glóbulos brancos baixa, uma doença designada agranulocitose.

Obstipação intestinal

Aumento da creatinina fosfocinase no sangue (uma substância dos músculos)

Muito raros (afetam menos de 1 doente em 10 000):

Secreção inapropriada de uma hormona que controla o volume de urina pode originar baixos níveis de sódio no sangue. Isto pode originar sintomas tais como dor de cabeça, náusea, confusão ou fraqueza.

Agravamento da diabetes pré-existente

Frequência desconhecida (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis):

Sintomas de abstinência podem ocorrer em bebés recém-nascidos de mães que utilizaram quetiapina durante a gravidez.

A classe de medicamentos à qual pertence a Quetiapina Aurovitas pode causar problemas no ritmo cardíaco, os quais podem ser sérios e em casos graves podem ser fatais.

Alguns efeitos secundários apenas são observados quando se realizam análises sanguíneas. Estes efeitos incluem alterações na quantidade de certas gorduras (triglicerídeos e colesterol total) ou açúcar no sangue, alterações na quantidade de hormonas tiroideias no sangue, aumento das enzimas hepáticas, diminuição de certos tipos de células sanguíneas, diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos, aumento da creatinina fosfocinase no sangue (uma substância nos músculos),

diminuição da quantidade de sódio no sangue e aumento da quantidade da hormona prolactina no sangue. O aumento da hormona prolactina pode, em casos raros, conduzir a:

(9)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED

Aumento das mamas e produção inesperada de leite, quer no homem, quer na mulher.

Causar ausência do período menstrual ou períodos irregulares, na mulher.

O seu médico pode pedir-lhe para realizar análises sanguíneas regulares. Efeitos secundários em crianças e adolescentes

Nas crianças e adolescentes podem ocorrer os mesmos efeitos secundários que ocorrem nos adultos.

Os seguintes efeitos secundários foram observados mais frequentemente em crianças e adolescentes ou não foram observados em adultos:

Muito frequentes (podem afetar mais do que 1 em 10 pessoas):

Aumento da quantidade de uma hormona chamada prolactina, no sangue. O aumento da hormona prolactina poderá, em casos raros, levar ao seguinte: Os meninos e meninas podem ter inchaço dos seios e inesperadamente produzir o leite materno.

As meninas podem não ter período menstrual ou períodos irregulares. Aumento do apetite

Vómitos

Movimentos musculares anormais e repetitivos. Estes incluem dificuldade em iniciar movimentos musculares, tremores, sensação de agitação ou rigidez muscular, sem dor.

Aumento da pressão sanguínea

Frequentes (pode afetar até 1 em 10 pessoas):

Sentir-se fraco, desmaiar (pode originar quedas). Nariz entupido.

Sentir-se irritado.

Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informação sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 73 73

Linha do Medicamento: 800222444 (gratuita) Fax: + 351 21 798 73 97

Sítio da internet:

http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

(10)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, rótulo e blister após VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Este medicamento não necessita de condições especiais de conservação. Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Quetiapina Aurovitas

A substância ativa é a quetiapina. Quetiapina Aurovitas comprimidos revestidos por película contém 25 mg, 100 mg, 150 mg, 200 mg ou 300 mg de quetiapina (como fumarato de quetiapina).

Os outros componentes são:

Núcleo do comprimido: celulose microcristalina, povidona K29-32, hidrogenofosfato de cálcio di-hidratado, carboximetilamido sódico (tipo A), lactose mono-hidratada, estearato de magnésio.

Revestimento do comprimido: hipromelose 6cP (E464), lactose mono-hidratada, macrogol 3350, triacetina, dióxido de titânio (E171), óxido de ferro amarelo (E172) (em comprimidos de 25 mg, 100 mg e 150 mg) e óxido de ferro vermelho (E172) (só nos comprimidos de 25 mg).

Qual o aspeto de Quetiapina Aurovitas e conteúdo da embalagem

Quetiapina Aurovitas 25 mg comprimidos revestidos por películas são comprimidos redondos, 5,5 mm de diâmetro, biconvexos, cor de laranja-claros e com “Q” gravado numa das faces.

Quetiapina Aurovitas 100 mg comprimidos revestidos por película são comprimidos redondos, 8,5 mm de diâmetro, biconvexos, amarelos e com “Q” gravado numa das faces.

Quetiapina Aurovitas 200 mg comprimidos revestidos por película são comprimidos ovais, com dimensões de 16 mm x 8,2 mm, biconvexos, brancos e com “Q” gravado numa das faces.

Quetiapina Aurovitas 300 mg comprimidos revestidos por película são comprimidos ovais, com dimensões de 19 mm x 7,6 mm, biconvexos, brancos, com “Q” gravado numa das faces e “300” na outra face.

Tamanhos de embalagem: Blisters:

Quetiapina Aurovitas 25 mg comprimidos revestidos por película: 6, 10, 20, 30, 50, 60, 90, 100 comprimidos

Quetiapina Aurovitas 100 mg comprimidos revestidos por película: 6, 10, 20, 30, 50, 60, 90, 100 comprimidos

Quetiapina Aurovitas 200 mg comprimidos revestidos por película: 6, 10, 20, 30, 50, 60, 90, 100 comprimidos

Quetiapina Aurovitas 300 mg comprimidos revestidos por película: 6, 10, 20, 30, 50, 60, 90, 100 comprimidos

(11)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED Recipientes para comprimidos:

Quetiapina Aurovitas 25 mg comprimidos revestidos por película: 100, 250 comprimidos

Quetiapina Aurovitas 100 mg comprimidos revestidos por película: 100, 250 comprimidos

Quetiapina Aurovitas 200 mg comprimidos revestidos por película: 100, 250 comprimidos

Quetiapina Aurovitas 300 mg comprimidos revestidos por película: 60, 100, 250 comprimidos

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Aurovitas Unipessoal, Lda. Avenida do Forte, Nº 3, Parque Suécia, Edifício IV, 2º 2794-038 Carnaxide

Fabricante: Actavis Ltd.

B16 Bulebel Industrial estate, Zejtun ZTN 08, Malta e Actavis hf Reykjavikurvegur 78 IS-200 Hafnarfjordur Islândia

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados-Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) com as seguintes denominações:

Alemanha: Quetiapin-Aurovitas 25 mg, 100 mg, 150 mg, 200 mg, 300 mg Filmtabletten

Áustria: Quetiapin Aurovitas 25 mg, 100 mg, 150 mg, 200 mg, 300 mg Filmtabletten Bélgica: Quetiapin AB

Dinamarca: Quetiapin Aurovitas

Finlândia: Quetiapin Aurovitas 25mg, 100mg, 150mg, 200mg, 300mg tabletti, kalvopäällysteinen

Grécia: Quetiapine/Aurovitas

Holanda: Quetiapine AB 25 mg, 100 mg, 150 mg, 200 mg, 300 mg, filmomhulde tabletten

Irlanda: Quetiapine Aurovitas Itália: Quetiapina Aurobindo Noruega: Quetiapin Aurovitas Portugal: Quetiapina Aurovitas

(12)

APROVADO EM 19-05-2016 INFARMED Reino Unido: Quetiapine 25 mg, 100mg, 150 mg, 200 mg, 300 mg film coated tablets

Referências

Documentos relacionados

Analisando de baixo para cima, vemos que de 30 até 28 cm temos um grande aumento no nível de raio gama, o que nos indica um aumento na concentração de matéria orgânica, após

Os bancos centrais nacionais dos quatro Estados-membros que ainda não adoptaram o euro (Dinamarca, Grécia, Suécia e Reino Unido) não participam na tomada de decisões relativamente

Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver a análise estereológica dos núcleos hipotalâmicos relacionados com a ingestão de alimentos em ratos

O estudante deve adquirir conhecimentos ao nível das vias de sinalização celular para proliferação e apoptose, mecanismos e regulação do ciclo celular, bem como no estudo da

No caso de débitos junto à Receita Federal, o contribuinte poderá, ainda, efetuar pagamento à vista em espécie de, no mínimo, 20% do valor da dívida

Notaram-se ainda mudanças tanto na forma como se percebiam quanto na forma como expressavam suas opiniões às pessoas de seu convívio, com destaque para um aumento do desejo

Algumas teorias atentam para a variação entre viví e he vivido a partir da divisão proposta por Henríquez Ureña, citada anteriormente. No entanto, é mais recorrente a comparação do

Após a análise do Suporte de Monitor produzido pela Reliza Comércio e Serviços Ltda em comparação com o que a NR 17 solicita, bem como usando