• Nenhum resultado encontrado

A importância do Programa Residência Pedagógica no Colégio Estadual Senador Walter Franco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A importância do Programa Residência Pedagógica no Colégio Estadual Senador Walter Franco"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO COLÉGIO ESTADUAL SENADOR WALTER FRANCO

Claudeci Rosa da Silva Raimundo1 Gicelma dos Santos 2

Kerollen Morgane França de Jesus3 Maria Rosário Costa4

Paloma Josefa Silva Almeida5

Rosimeire dos Santos Oliveira6

Vagna Maria Monteiro Souza7 Yasmin Oliveira Silva8 Denise Moraes Vilanova Santana9 Yzila Liziane Farias Maia de Araújo10

RESUMO

O presente trabalho aborda a questão da importância do Programa Residência Pedagógica, neste projeto o foco foi apresentar aos residentes a prática da docência, e diante disso contribuir com os bolsistas com a troca de experiências durante os 18 meses que o programa ofereceu. O intuito foi relatar as vivências na instituição de ensino escolar para os futuros professores seja na forma de regência ou mesmo através de eventos construídos com os próprios alunos e corpo docente da escola. O programa veio possibilitar aos residentes em formação a construção de suas identidades e habilidades adquiridas neste período para sua formação quanto professor. Desta forma a contribuição e oportunidade que o programa proporcionou para os residentes, foi muito importante para todos os integrantes.

Palavras-chave: Aprendizagem; Residentes; CAPES.

INTRODUÇÃO

O Programa Residência Pedagógica teve início no primeiro encontro no dia 11/08/2018 na Universidade Federal de Sergipe para a realização da reunião com a coordenadora Yzila Maia e os alunos do Residência Pedagógica, com o intuito de juntos alinhar as ações para o desenvolvimento do projeto.

O projeto de Residência Pedagógica tem uma carga horária de 440 horas equivalente a 18 meses distribuídas da seguinte maneira: 60 horas que destinado para a ambientação (conhecer a escola e preceptor compreendendo um tempo de mais ou menos 2 meses entre

(2)

agosto e setembro de 2018); 320 horas na segunda etapa, onde houve a imersão na escola, ou seja está atuando; e na última etapa com carga horária de 60 horas, foi para o relatório final com elaboração e socialização das ações, totalizando 18 meses na instituição de ensino.

O Programa Residência veio contribuir satisfatoriamente no processo acadêmico quanto a formação dos residentes, trazendo para eles uma vivência real e participativa nas ações escolares. Foram momentos importantes de aprendizado no período em que estavam inseridos, podendo os mesmos contribuir em cada setor escolar como secretaria, direção, coordenação além da participação com professores de outras disciplinas, havendo assim trocas de experiências e posterior assistência em atividades da escola.

METODOLOGIA

O trabalho foi elaborado através do dia a dia escolar e de acordo com o cronograma acadêmico da instituição, todos os processos que as residentes participaram tiveram a orientação e fiscalização da preceptora para que tudo fosse realizado a contento, tendo assim as residentes a liberdade das mesmas realizarem o seu processo e inserção na escola e em sala de aula.

Segundo Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder (2018), a utilização do material didático é de suma importância para o desenvolvimento acadêmico dos alunos no processo de aprendizado. Nos 1º anos iniciamos com “bioquímica celular”, os residentes elaboraram um cardápio de forma lúdica para discutir o assunto sobre alimentação adequada. Essa atividade foi repetida nas aulas de “citologia” onde houve a confecção de uma célula com suas estruturas e funções, em “divisão celular” onde eles construíram as células e as fases da divisão, destacando a ocorrência de cada fase. Nas turmas de 2º ano foram utilizados júri simulado nos assuntos polêmicos que geram dúvidas quanto aos benefícios e malefícios, nos “reinos da natureza” bactérias e fungos apresentam coisas positivas e negativas. No “reino vegetal”, foi executado um bingo com o conteúdo “reino animal” e foi elaborado um dominó dos bichos. Em “fisiologia humana”, as aulas transcorreram com slides e seminários.

Diversos projetos foram realizados pelas residentes como o trabalho feito com os alunos do 3º ano no período matutino sobre “alimentos transgênicos”, salientando a biotecnologia e suas contribuições. Foram realizados com os 3º anos do turno vespertino para reforçar o estudo da genética, uma oficina com as “características hereditárias e como seriam seus descendentes”, eles fizeram a árvore genealógica para alguns problemas de saúde. Em ecologia foi elaborado um projeto sobre “a água e sua importância”, assim como “o lixo e sua reciclagem”.

(3)

As aulas foram dinâmicas e bem exploradas pelos residentes e alunos, que tiveram a oportunidade de contextualizar os conteúdos abordados.

DESENVOLVIMENTO

Os trabalhos desenvolvidos foram norteados através do material didático oferecido pela escola, baseando nessa afirmação os conteúdos estudados.

No “1º ano” foi construído uma pirâmide alimentar utilizando uma cartolina e colocamos na base os alimentos que utilizamos com frequência e em maior quantidade, em que são a base para se ter uma boa alimentação. Em seguida, os alunos fizeram um cardápio do que eles consumiam diariamente e o que eles deveriam comer para ter uma alimentação saudável.

Quando estudamos reprodução, foi desenvolvido um projeto sobre DST, os alunos formaram grupos, houve sorteio dos temas a serem discutidos, fizeram cartazes autoexplicativos (Figura 1) para a exposição na escola e uma palestra com agentes de saúde (Figura 1) e também fizeram um trabalho com a comunidade escolar sobre métodos contraceptivos, neste projeto houve stands para visitação na escola.

Figura 1: atividade na escola sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis

Fonte: os residentes

Nos “2º anos”, o júri simulado foi desenvolvido por etapas. As aulas foram expositivas com slides, em seguida, os alunos fizeram uma lista dos prós e contras sobre bactérias e fungos. Estudaram para argumentar na apresentação. Na forma de debate um grupo foi a defesa e o outro o réu, montamos um tribunal e selecionamos outros alunos para serem advogados, juízes e réu.

Nos “3º anos”, nós aproveitamos os assuntos sobre genética para perceber em nosso dia a dia a importância de cada tema estudado. Foi desenvolvido um projeto que exigiu conhecimento do assunto em biotecnologia, e foi escolhido os alimentos transgênicos. Em um primeiro momento saímos com os alunos para visitar feiras e mercados (Figura 2), os mesmos entrevistaram as pessoas acerca do assunto e informamos os riscos e benefícios de utilizá-los.

(4)

Os alunos expandiram o projeto para outras turmas e funcionários da escola para que pudessem participar de ação. Houve palestras e um júri simulado para discutir o tema.

Figura 2: Projeto sobre biotecnologia

Fonte: os residentes.

Foram feitas várias oficinas em sala de aula utilizando material impresso com as características dominantes, recessivas e intermediárias (Figura 3).

Figura 3: Atividade de genética

Fonte: os residentes.

Nessas oficinas de genética, eles montaram uma árvore genealógica com pais e avós, para ver as possibilidades de desenvolver determinadas doenças e características. Sobre o conteúdo de evolução, eles fizeram um quadro mental em cartolina, montaram fósseis em argila (Figura 4) e cartazes para exposição.

Figura 4: Atividade sobre evolução

(5)

Em ecologia, as aulas foram expostas no auditório com uso de slides. No assunto sobre poluição, a turma foi visitar a estação de tratamento de água (SAAE) em nossa cidade Estância, visitaram o Rio Piauitinga, fizeram análise da água, construíram relatório com os resultados obtidos e apresentaram para as turmas. Além da visita foi realizada uma palestra com o secretário do meio ambiente de nossa cidade sobre o tema de estudo.

Figura 5: Atividade de campo: visita a SAAE e palestra sobre o tema

Fonte: os residentes

O desenvolvimento desse projeto foi de fundamental importância para reivindicar melhorias para o tratamento do saneamento básico em nossa cidade. Uma forma de dizer: Estamos de olho.

CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Programa Residência Pedagógica foi de fundamental importância para a realização desses projetos. Antes de surgir o projeto, não havia tempo e suporte para as aulas lúdicas e interativas. A presença das residentes pedagógicas proporcionou a possibilidade de resgatar jogos e projetos adormecidos, tornando a aprendizagem significativa, proporcionado aos alunos a oportunidade de vivenciar os conteúdos programáticos em seu dia a dia, formando alunos cidadãos, críticos e conscientes dos seus direitos e deveres.

REFERÊNCIAS

GEWANDSZNAJDER, Fernando; LINHARES, Sergio, Biologia hoje vol. 1, 2, 3: editora ática: 2018.

1

1Estudante de graduação do 10º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Integra o Projeto do Residência

Pedagógica/Biologia Modalidade EAD/UFS: claudecieoliver@gmail.com

2Estudante de graduação do 10º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Integra o Projeto do Residência

(6)

3Estudante de graduação do 10º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Integra o Projeto do Residência

Pedagógica/Biologia Modalidade EAD/UFS: kerollenm66@gmail.com

4Estudante de graduação do 10º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Integra o Projeto do Residência

Pedagógica/Biologia Modalidade EAD/UFS: rosario.edf@hotmail.com

5Estudante de graduação do 10º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Integra o Projeto do Residência

Pedagógica/Biologia Modalidade EAD/UFS: palomaalmeidaa23@hotmail.com

6Estudante de graduação do 10º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Integra o Projeto do Residência

Pedagógica/Biologia Modalidade EAD/UFS: biologiarosi@gmail.com

7Estudante de graduação do 10º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Integra o Projeto do Residência

Pedagógica/Biologia Modalidade EAD/UFS: monteiromaria1@outlook.com.br oliv_yasmin@hotmail.com

8Estudante de graduação do 10º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Integra o Projeto do Residência

Pedagógica/Biologia Modalidade EAD/UFS: oliv_yasmin@hotmail.com

⁹Licenciada em Ciências Biológicas. Professora da SEDUC/SE. Preceptora do Programa Residência Pedagógica/Biologia Modalidade EAD/UFS, no Colégio Estadual Senador Walter Franco, Estância/SE., vinculada ao Projeto da biologia. E-mail: denise2014bio@gmail.com ¹⁰Coordenadorado do Projeto de biologia vinculado ao Programa Residência Pedagógica, Modalidade EAD/UFS e professora do curso de biologia da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: yzila.ufs@gmail.com.

Referências

Documentos relacionados

a) a precificar;ao diferenciada: nao se trata de uma caracteristica especifica deste tipo de servi9o, mas deve ser ressaltada, pois e comum no setor existirem

Assim serão abordados temas como ativida- de física vs exercício físico, avaliação física, prescrição de exercício físico e treino de força muscular relacionado com a perda

Manutenção da prisão preventiva, considerado o flagrante por crime de tráfico de entorpecentes (lei n. Excesso de prazo. Prisão cautelar que perdura desde o dia 5 de fevereiro

Assim, caso não haja o comparecimento dos coordenadores dos STs que foram fundidos ao primeiro, os coordenadores referênciados em 1ª ordem na sessão (com maior

produtivo dos pastos severamente desfolhados são menores do que os pastos submetidos a desfolhas mais moderadas, resultado semelhante ao apresentado no segundo experimento para

Neste ínterim, considerando que a lombalgia é um sintoma que se faz presente em um percentual significativo entre as gestantes é importante que os profissionais de saúde estejam

Dissertação (Mestrado em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual

Neste mês identificamos que a unidade de Pronto Atendimento Atualpa apresentou um aumento no índice de atendimentos de Clinica Médica, o PSM Julio Tupy apresentou um aumento no