• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Actividades do Ano de 2013 do Conselho Consultivo da Reforma Jurídica. Conselho Consultivo da Reforma Jurídica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Actividades do Ano de 2013 do Conselho Consultivo da Reforma Jurídica. Conselho Consultivo da Reforma Jurídica"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Relatório de Actividades do Ano de 2013

do

Conselho Consultivo da Reforma Jurídica

Conselho Consultivo da Reforma Jurídica

Março de 2014

(2)

Índice

1. Resumo das actividades ……….…………...1

2. Perspectivas para as actividades futuras………...8

(3)

Relatório de actividades do ano de 2013 do Conselho

Consultivo da Reforma Jurídica

1. Resumo de actividades

O Conselho Consultivo da Reforma Jurídica (adiante designado por CCRJ) é um órgão consultivo que visa apoiar o Governo da Região Administrativa Especial de Macau (adiante designada por “RAEM”) na definição da política de desenvolvimento do ordenamento jurídico, colaborando, de forma intensiva, com a Direcção dos Serviços da Reforma Jurídica e do Direito Internacional (adiante designada por DSRJDI). De forma a articular plenamente os trabalhos da DSRJDI com a acção governativa do Governo da RAEM, para o ano de 2013, na área dos assuntos jurídicos, o CCRJ, no desempenho das suas competências, participou e promoveu activamente vários trabalhos alusivos à reforma jurídica e apresentou opiniões e propostas tendentes ao aperfeiçoamento do sistema jurídico da RAEM, com vista à sua melhoria e desenvolvimento.

Durante o ano de 2013, conforme as exigências da acção governativa na área dos assuntos jurídicos, designadamente, no que respeita ao reforço do sistema de coordenação para a definição do plano legislativo e à concretização de projectos relativos à reforma jurídica, o CCRJ desenvolveu os seguintes trabalhos:

(4)

(1) Articulação com o Governo no aperfeiçoamento da

coordenação do plano legislativo

Com o balanço das experiências obtidas na prática do plano legislativo dos dois anos anteriores, constatou-se que há algum espaço para introduzir melhorias, em particular, quanto às fragilidades na estimativa dos prazos para a conclusão dos projectos e quanto ao número excessivo de projectos fora do plano legislativo, o que, em certo nível, põe em causa a entrega e a aprovação dos projectos integrantes do plano legislativo.

Depois de uma revisão séria dos problemas supracitados e no intuito de aperfeiçoar os trabalhos de coordenação do plano legislativo da RAEM, os membros do CCRJ e a DSRJDI desenvolveram intercâmbios com os serviços dos assuntos jurídicos da Província de Guangdong e de Hong Kong. Tendo como referência a experiência daqueles serviços na promoção do plano legislativo, procurou melhorar-se a elaboração do plano legislativo anual, mediante a definição de critérios para a introdução dos projectos no plano legislativo que têm em conta diversos elementos, como o grau de maturidade, a importância e a urgência dos mesmos e a capacidade de absorção dos trabalhos por parte da Assembleia Legislativa.

Por outro lado, em 2013, a DSRJDI lançou formalmente o “sistema de coordenação do plano legislativo” para que os serviços públicos possam conhecer melhor o andamento dos trabalhos legislativos desenvolvidos. Neste contexto, o CCRJ disponibilizou activamente opiniões e prestou o seu apoio no decurso da construção de tal sistema, procedendo, periodicamente, por

(5)

meio electrónico, ao acompanhamento do progresso legislativo de vários projectos e intensificando a coordenação e a comunicação com vários serviços relativos à produção legislativa.

(2) Participação e promoção de projectos específicos da

reforma jurídica

O CCRJ manteve uma estreita colaboração com a DSRJDI, participando, de forma contínua e ordenada, nos trabalhos de revisão e aperfeiçoamento dos grandes Códigos, dos principais regimes jurídicos e de outros diplomas fundamentais. Através das opiniões e propostas profissionais manifestadas, exerceu activamente a sua função consultiva na produção e orientação legislativa, na técnica de produção legislativa, na efectiva operacionalidade dos diplomas, tendo também participado e promovido, com os serviços especializados, estudos e trabalhos nas diversas fases de revisão de vários projectos de diploma importantes e com a maior relevância para a RAEM, nomeadamente:

(i) No que respeita aos trabalhos de revisão do Código de Processo Penal, o CCRJ, durante todo o processo de revisão, desempenhou activamente a sua função consultiva, tendo recolhido opiniões e propostas de todos os Conselheiros ao documento de consulta, mediante a realização de assembleias gerais. Entre aquelas opiniões e propostas, encontram-se algumas relacionadas com a prática judiciária, nomeadamente, as relativas ao aperfeiçoamento das regras de funcionamento do tribunal, ao ajustamento de alguns prazos

(6)

processuais e à alteração do sistema de recursos.

Na fase de elaboração do projecto de lei, para além da participação de alguns Conselheiros nos respectivos trabalhos, alguns emitiram, com base no seu conhecimento e na sua experiência profissional, opiniões técnico-jurídicas que serviram de importante referência, contribuindo para a aprovação do projecto no segundo semestre de 2013, pela Assembleia Legislativa.

(ii) No âmbito da revisão do Regime Jurídico da Administração das Partes Comuns do Condomínio, o grupo de estudo, no qual se integram os membros do CCRJ, procedeu a trabalhos de investigação e pesquisa social e a estudos jurídicos especializados. Com base no respectivo relatório de estudo, a DSRJDI elaborou o documento de consulta sobre a revisão do Regime Jurídico da Administração das Partes Comuns do Condomínio, tendo-se realizado sessões de consulta pública, no período compreendido entre 30 de Abril e 31 de Julho de 2013. Alguns Conselheiros do CCRJ, enquanto membros do grupo de estudo, estiveram presentes nessas sessões de consulta pública, deram explicações aos participantes sobre os conteúdos do documento de consulta e responderam às perguntas apresentadas pelos mesmos. Em paralelo, outros Conselheiros apresentaram activamente as suas opiniões e propostas acerca do ajustamento do número de votos mínimos para a tomada de deliberações na assembleia geral do condomínio, da relação entre o órgão de administração da assembleia geral e a empresa de administração, entre outros.

(iii) Quanto à revisão do Regime do Contrato de Trabalho nos Serviços Públicos, o CCRJ, para além da produção e definição do respectivo

(7)

documento de consulta, prestou apoio aos serviços públicos competentes, na realização de consultas, entre as quais se incluindo cinco sessões de consulta pública destinadas aos dirigentes, aos chefes dos serviços públicos, aos representantes das associações relativas aos trabalhadores dos serviços públicos e aos trabalhadores dos serviços públicos, a fim de recolher as respectivas opiniões e propostas.

Findas as consultas públicas, o CCRJ colaborou com os serviços públicos respectivos na discussão e análise, de forma profunda, dos problemas encontrados nas consultas, em prol do desenvolvimento dos trabalhos da elaboração da lei.

(iv) No que concerne ao Regime de Arbitragem e Mediação, o grupo especializado do CCRJ finalizou, na fase preliminar, o relatório sobre o desenvolvimento na RAEM do mecanismo de resolução de litígios por via extrajudicial. A DSRJDI, com base no referido estudo e mediante comunicação com os respectivos serviços públicos e entidades privadas, aprofundou o seu estudo sobre a viabilidade da implementação, numa base experimental, do regime de mediação em Macau, particularmente na área da mediação de assuntos domésticos.

(v) Relativamente à revisão do Código de Processo Civil, o grupo de trabalho ouviu, em momento anterior, opiniões manifestados pelos membros do CCRJ, pelos órgãos judiciários, pelos advogados e académicos e pelos serviços públicos respectivos. A generalidade das opiniões manifestadas foi no sentido da concordância quanto à orientação da revisão, destinada ao aumento da eficiência judiciária, à simplificação dos procedimentos processuais e à

(8)

distribuição racional dos recursos judiciários. Nessa base, o grupo de trabalho finalizou os respectivos estudos temáticos, encontrando-se habilitado a empreender os trabalhos de consulta pública.

(3) Aperfeiçoamento

dos

assuntos

de

direito internacional

No que toca aos assuntos de direito internacional, os Conselheiros do CCRJ, durante o período de consulta relativa ao Relatório Nacional sobre os Direitos Humanos – Consulta sobre a parte da RAEM, contribuíram com muitas opiniões construtivas para a promoção e protecção dos direitos humanos, a eficiência dos respectivos trabalhos e os objectivos em relação aos trabalhos futuros, de forma a aperfeiçoar e enriquecer o teor do relatório.

(4) Outras actividades

Em Abril de 2013, o CCRJ continuava a manter a sua participação activa nas actividades para a divulgação da Lei Básica da RAEM, tendo enviado representantes à exposição fotográfica “Atravessando a História – Em Comemoração do 20.º Aniversário da Promulgação da Lei Básica de Macau e do 13.º Aniversário do Retorno de Macau à Pátria”, realizada na cidade de Wuhan, província de Hubei, e à conferência sobre a Lei Básica da RAEM realizada em colaboração com a Universidade Hubei, com vista à ampla divulgação de Macau e da Lei Básica da RAEM. O objectivo é o de permitir que um número cada vez maior de pessoas do Interior da China conheça e

(9)

entenda, profundamente, a história de Macau e o seu desenvolvimento e o de incentivar mais discussões e estudos sobre o sentido da Lei Básica de Macau. Com isto, procura-se aproveitar a vantagem emergente do princípio “um país, dois sistemas” na promoção da cooperação e do desenvolvimento entre Macau e o Interior da China.

No que respeita à divulgação de informações, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos em geral para as questões jurídicas e aprofundar o seu entendimento sobre os diplomas legais e os tratados internacionais foram carregadas, no Portal do CCRJ e da DSRJDI, várias obras como a “Aplicação da Convenção sobre os Direitos das Crianças em Macau”, a “Lei do Trânsito Rodoviário Anotado” e as “Anotações à Lei n.º 16/2009 – Alterações ao Código Comercial”, de forma a permitir o acesso dos cidadãos a essas informações. Em simultâneo, no referido Portal têm-se vindo a disponibilizar informações mais actualizadas sobre os projectos pertencentes ao plano legislativo e sobre os tratados aplicáveis em Macau. Concretamente:

(i) No campo relativo ao “Plano Legislativo”, tem-se procedido à actualização atempada do estado dos projectos legislativos, de forma a permitir-se, mediante acesso directo, ao respectivo conhecimento pela população;

(ii) No campo relativo aos “Tratados Multilaterais”, têm-se vindo a actualizar os novos tratados em simultâneo com o portal da Imprensa Oficial, permitindo-se o acesso da população aos tratados multilaterais e bilaterais e aos acordos inter-regionais aplicáveis em Macau; ao mesmo tempo, têm vindo a ser disponibilizados documentos, nomeadamente, relatórios de execução dos

(10)

tratados, lista de perguntas e respectivas respostas e as opiniões de carácter conclusivo dos Conselheiros, dando, assim, conhecimento, à população, do estado de cumprimento das convenções por parte de Macau.

2. Perspectivas para as actividades futuras

Face ao rápido desenvolvimento económico da sociedade, existem cada vez mais necessidades sentidas pelos cidadãos em relação aos trabalhos da reforma jurídica. Neste sentido, o CCRJ irá aprofundar a cooperação com os serviços de assuntos jurídicos, reforçando a contribuição e o apoio prestados à reforma jurídica; em particular, irá apresentar mais opiniões e propostas acerca da definição de projectos legais, da técnica legislativa e da promoção da participação dos cidadãos nos trabalhos de reforma jurídica. Desta forma, procurar-se-á elevar a qualidade e a eficiência dos trabalhos legislativos, aperfeiçoando, de forma intensiva, a construção do sistema jurídico da RAEM, capaz de responder às aspirações da sociedade.

Durante este ano, o CCRJ irá proceder a trabalhos nas seguintes áreas: (1) Participação nas actividades de divulgação e promoção da Lei Básica Sendo o 21.º aniversário da promulgação da Lei Básica e o 15.º aniversário do retorno de Macau à Pátria, o CCRJ irá manter a sua articulação com os trabalhos dos serviços de assuntos jurídicos, participando activamente em actividades para a divulgação da Lei Básica, a realizar em Macau e no

(11)

Interior da China, de forma a reforçar e divulgar, de modo mais profundo, as vantagens práticas do princípio “um país, dois sistemas”.

(2) O CCRJ irá continuar a aproveitar devidamente as especialidades profissionais dos Conselheiros, de forma a que estes apresentem opiniões jurídicas para vários projectos relativos à reforma jurídica, nomeadamente:

(i) No que toca à revisão do Regime do Contrato de Trabalho nos Serviços Públicos, após a recolha de opiniões na consulta, o CCRJ irá continuar a disponibilizar, activamente, opiniões técnico-jurídicas e práticas relativamente à análise das opiniões recolhidas e aos articulados constantes de projectos de lei, de forma a dar apoio ao Governo na finalização dos respectivos trabalhos legislativos.

(ii) No âmbito da revisão do Regime Jurídico da Administração das Partes Comuns do Condomínio, o CCRJ irá manter a estreita cooperação com a DSRJDI, procedendo à análise e ao estudo das opiniões recolhidas durante a consulta pública, tendo em vista, designadamente, os problemas práticos ora existentes que merecem a atenção da população, entre os quais, aqueles que respeitam ao procedimento de convocação da assembleia geral, ao regulamento para o seu funcionamento, ao âmbito da competência do órgão de administração do condomínio e à criação e gestão do fundo comum de reserva, de maneira a prestar apoio ao desenvolvimento dos trabalhos de produção legislativa.

(iii) No tocante à revisão do Código de Processo Civil, o CCRJ irá recolher, activa e amplamente, as opiniões dos diversos sectores da sociedade em harmonia com os trabalhos de consulta a empreender pela DSRJDI, de

(12)

forma a fundamentar os trabalhos de revisão que venham a ter lugar.

(3) Em articulação com as linhas de acção governativa em geral, o CCRJ irá disponibilizar, de forma atempada, opiniões que lhe sejam solicitadas sobre os projectos de lei e políticas, continuando a prestar atenção e apoio ao Governo da RAEM na promoção e execução de todos os trabalhos relativos à reforma jurídica.

Referências

Documentos relacionados

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

A conceituação do que vem a ser Convenção Coletiva encontra-se no artigo 611 da CLT, (Brasil, 2017): que em síntese define ser a Convenção Coletiva de Trabalho um acordo de

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados