• Nenhum resultado encontrado

Etapa Classificatória

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Etapa Classificatória"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO

6ª. MOCISC

6ª. MOSTRA CIENTÍFICA DA REGIÃO DO

CONTESTADO DE SANTA CATARINA

Etapa Classificatória

(2)

VI Feira Multidisciplinar e

6ª. MOSTRA CIENTÍFICA DA REGIÃO DO CONTESTADO – MOCISC/UnC IX FEIRA DE CIÊNCIAS E TÉCNOLOGIA– GERED-SEARA

REGULAMENTO

I - CONCEITO, DENOMINAÇÃO, DURAÇÃO

Art. 1º A IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC/UnC, neste regulamento, tem sua organização assentada no seguinte conceito de Feira de Ciências:

Atividade técnico-científico-cultural destinada a estabelecer interações, troca de experiências entre estudantes, e destes com a comunidade, a partir da

exposição e publicação de produções científicas e culturais realizadas dentro do contexto educativo. Para a comunidade, as feiras de ciências se constituem em oportunidade de apreciação e de entendimento sobre as etapas de construção do conhecimento científico. Para os estudantes, eventos como esses contribuem para o fortalecimento da criatividade, do raciocínio lógico, da capacidade de pesquisa, visando sua autonomia intelectiva.

Partimos do pressuposto de que não devemos prestigiar apenas determinadas disciplinas. Neste sentido, reiteramos a discussão apresentada no documento intitulado: “Um novo olhar sobre a matriz curricular” produzido pela SED/DIEB/GEREM onde encontramos a seguinte passagem: “[...] uma vez que não há ciências mais importantes que outraso que implica dizer que não há disciplinas que devam ser mais privilegiadas que outras [...]” (SANTA CATARINA, 2003, p.8).

Secretaria do Estado da Educação de Santa

Catarina

Agência de Estado do Desenvolvimento Regional

ADR - Seara – SC

Universidade do Contestado – Campus

Concórdia

(3)

Art. 2º A IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC/UnC, ocorrerão no dia 16 de setembro de 2016 na Escola de Educação Básica Seara.

II - DOS OBJETIVOS Art. 3º Os objetivos são:

I. Proporcionar maior integração entre as Escolas e a comunidade escolar.

II. Divulgar a produção científica dos alunos da Educação Básica, com vistas a instigar a pesquisa científica;

III. Fomentar Feiras Escolares de Ciências mobilizando professores e alunos à cultura de Feiras de Ciências;

IV. Incentivar a construção de atividades de iniciação científica na Educação Básica visando o conhecimento científico e tecnológico.

V. Proporcionar a elaboração e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, voltados para o desenvolvimento sustentável;

VI. Incentivar a pesquisa nas disciplinas que integram a área de Ciências da Natureza, Matemáticas e suas Tecnologias, a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

VII. Divulgar experiências regionais vivenciadas no cotidiano escolar pelos professores e estudantes das escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional, em todas as áreas do conhecimento;

VIII. Incentivar a participação de professores e alunos em Feiras e Mostras Científicas; IX. Selecionar trabalhos de alunos da rede Pública Estadual, orientados por seus

professores, com vistas a participarem da X Feira de Ciências e Tecnologia que acontecerá no mês de outubro em Florianópolis.

X. Selecionar trabalhos de alunos, com o objetivo de participarem da 6ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC/ UnC no dia 21 de outubro/2016 em Curitibanos, SC.

III - DAS INSTITUIÇÕES PROMOTORAS E DA ORGANIZAÇÃO

Art. 4º A IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC/UnC é uma promoção da 33ª Gerência de Educação - GERED de Seara e Universidade do Contestado – Campus Concórdia.

Art. 5º A organização do evento ficará a cargo da 33ª Gerência de Educação-GERED e UnC-Campus Concórdia.

(4)

Art. 6º A organização da IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC/UnC contará com uma Coordenação Executiva.

Art. 7º A Coordenação Executiva da IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. MOCISC será exercida pela 33ª GERED e pela Universidade do Contestado e terá as seguintes competências:

a) Elaborar este regulamento;

b) Planejar a realização do evento, definindo, nos termos desse regulamento, a sua programação e os meios necessários à divulgação estadual da IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC/UnC;

c) Elaborar a estrutura administrativa, conforme as necessidades exigidas para o sucesso do evento;

d) Organizar o processo de inscrição de trabalhos para a exposição;

e) Expedir os convites oficiais para as sessões de abertura e encerramento do evento; f) Providenciar a confecção dos certificados de participação do evento;

g) Resolver os casos omissos neste regulamento.

V - DOS PARTICIPANTES

Art. 8º O público-alvo da IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC/UnC se divide em:

I. Expositores. Estudantes das escolas públicas estaduais, municipais, federais e privadas de Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental regular ou CEJA,ensino médio regular, Inovador ou CEJA e profissionalizante);

II. Visitantes. Alunos e professores do sistema público e privado, das instituições de ensino e público em geral.

VI - DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 9º. A seleção dos trabalhos para a IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC/UnC ficará a cargo das Unidades Escolares, através das Feiras Internas.

Art.10o. A avaliação dos trabalhos será coordenada pela Comissão Central Organizadora, nomeada pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação Extensão.

(5)

Art. 11o. A avaliação será constituída por 3 (três) notas, sendo 1(uma) da avaliação do trabalho escrito (resumo expandido) e 2 (duas) notas pela apresentação dos trabalhos durante a feira.

§ 1º A avaliação do trabalho escrito (resumo expandido) será realizada por avaliadores ad hoc, antes da visita dos avaliadores aos estandes. Na avaliação escrita serão analisados os seguintes critérios, com escala de 0 a 10 para cada ítem (Anexo I):

I- problema; II - objetivos;

III - fundamentação teórica;

IV - procedimentos metodológicos; V – resultados obtidos

VI – conclusão e recomendações

§ 2º A avaliação da apresentação dos trabalhos ocorrerá por 2 (dois) avaliadores identificados que preencherão a ficha de avaliação (Anexo II), utilizando escala de 0,0 a 10,0, para cada indicador, e respeitando os seguintes critérios:

I – Abrangência e Profundidade da pesquisa:

a) Considerar o contexto social e aspectos explorados na pesquisa e suas reais possibilidades de aplicação;

II - Apresentação oral:

a) criatividade e originalidade;

b) uso adequado dos materiais (pôster, gráficos, tabelas, maquetes, entre outros);

c) clareza e objetividade (comunicação, adequação da linguagem ao objetivo da pesquisa, organização do projeto, disposição dos elementos no estande, sistematização e organização dos alunos durante a exposição);

III - Domínio do conteúdo:

a) desenvoltura e Clareza nas definições e nos conceitos científicos essenciais apresentados no trabalho.

§ 3º A nota final atribuída ao trabalho será obtida pela média das 3 (três) avaliações registrada em documento único.

§ 4º A comissão de avaliação será composta por professores e alunos universitários dos cursos de Licenciaturas que não apresentarem projetos.

VII - DA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 12º. As Unidades Escolares deverão efetuar as inscrições dos trabalhos no período de 22/08 a 09/09 de 2016 via ficha de inscrição (Anexo III) na Gerência de Educação da 33ª GERED – Seara ou no site da UnC. www.unc.br/mocisc.

a)

A Rede Estadual de Ensino terá direito a inscrição de 46 (quarenta e seis) trabalhos, independente dos níveis de ensino.

(6)

b)

Para a rede Municipal de Ensino, os municípios pertencentes à 33º ADR terão direito a inscrição de 18 (dezoito) trabalhos, sendo 4 vagas para Seara e duas vagas para cada município que segue: Arvoredo, Arabutã, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial e Xavantina.

c)

As demais redes de Ensino terão direito a inscrição de seis trabalhos ao todo;

d) Em caso de vaga, a seleção de mais trabalhos será realizada pela Coordenação Executiva.

Art. 13º. Para efetuar as inscrições de cada trabalho, a Unidade Escolar deverá:

a) Preencher corretamente a inscrição para a IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC/UnC e selecionar uma das seguintes categorias:

a) ( ) Educação Infantil;

b) ( ) I Ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

c) ( ) II Ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 8º ano);

d) ( )II Ciclo do Ensino Fundamental (9º. ano);

e) ( )Ensino Médio ou Ensino Médio profissionalizante (1º. e 2º. Anos);

f) ( )Ensino Médio ou Ensino Médio profissionalizante (3º. Ano);

g) ( ) Educação de Jovens e Adultos;

h) ( ) Educação Especial.

§ 1º Cada trabalho inscrito deverá ser representado por, no máximo, dois alunos, um professor orientador e um professor Co-orientador.

§ 2º Caso o trabalho seja classificado para participar da etapa final, somente será permitida a participação de um professor.

§ 3º A Coordenação Executiva da IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. Mostra Científica da Região do Contestado – MOCISC/UnC em hipótese alguma, assumirá qualquer compromisso com os participantes que excederem a quantidade de expositores definida no parágrafo anterior.

VIII – Das Áreas do Conhecimento

Art. 14º. Os trabalhos inscritos na

IX Feira de Ciências e Tecnologia e 6ª. Mostra

Científica da Região do Contestado – MOCISC/UnC

– Etapa Classificatória, deverão se

enquadrar nas seguintes áreas do conhecimento:

(7)

I - Ciências da Terra: Geografia, Geologia e Astronomia;

II - Ciências Sociais: Desenvolvimento Regional, História e Geografia;

III - Ciências Exatas: Matemática, Física e Química;

IV- Ciências Biológicas: Saúde, Biologia Geral, Meio Ambiente e Educação

Ambiental;

V - Ciências e Tecnologia: Informática e Novas Tecnologias.

IX - DA PREMIAÇÃO

Art. 15º. Serão classificados para participarem da 6ª.MOCISC, etapa final nos dias 21 de outubro de 2016 em Curitibanos, SC.

a) Um trabalho de Educação Infantil;

b) Dois trabalhos do I Ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

c) Dois trabalhos do II Ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 8º ano);

d) Um trabalho do II Ciclo do Ensino Fundamental (9º. ano);

d) Quatro trabalhos do Ensino Médio ou Ensino Médio profissionalizante (1º. e

2º. anos);

e) Um trabalho do Ensino Médio ou Ensino Médio profissionalizante (3ª. ano);

f) Um trabalho de Educação de Jovens e Adultos;

g) Um de Educação Especial.

§ 1º Serão classificados 03 trabalhos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio Regular/ Inovador/ ou EJA,e um Técnico Profissionalizante da rede pública estadual que participarão da X Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Básica em Florianópolis em data a ser definida pela Secretaria de Educação de SC – SED.

§ 2º Os trabalhos classificados de alunos do 3ª. Ano do Ensino Médio e alunos do 9º. Ano Ensino Fundamental, participarão na etapa final da MOCISC, porém não poderão concorrer às Bolsas Científica do CNPq em função da mudança de nível de ensino em 2016 e concorrerão aos troféus, conforme regulamento da etapa final.

§ 3º Os três primeiros lugares de cada categoria receberão medalhas,

X - DAS COMPETÊNCIAS DOS EXPOSITORES Art. 16º. Compete aos expositores de cada trabalho: a) Aceitarem o espaço que lhe for designado;

(8)

b) Se responsabilizarem pela montagem, ornamentação e desmontagem dos trabalhos no local, nos horários determinados pela Coordenação Executiva;

c) Providenciarem o material necessário para a exposição dos trabalhos, inclusive equipamentos de informática, extensões, adaptadores, etc;

d) Zelarem pela conservação do local dos trabalhos; e) Conhecerem o assunto sobre o qual versa o trabalho;

f) Apresentarem o assunto ao público interessado, com segurança e coerência; g) Portarem crachá de identificação;

h) Manterem, pelo menos, uma pessoa no stand durante o horário de funcionamento da feira; i) Ter o resumo expandido impresso à disposição dos avaliadores e visitantes como instrumento de avaliação do projeto desenvolvido;

j) Estar atento quanto à distribuição dos materiais no stand, à lógica na apresentação e à comunicação;

k) Colaborarem com os organizadores para o bom desenvolvimento do evento.

XI - DA CERTIFICAÇÃO

Art. 17º. A Universidade do Contestado conferirá aos participantes um certificado de participação.

Parágrafo único. Os certificados só serão conferidos para alunos (10 horas) e professores orientadores e co-orientadores (20 horas), devidamente inscritos no evento.

XI – PROGRAMAÇÃO

DIA HORÁRIO ATIVIDADE

16/09/2016

8h às 9h Montagem dos trabalhos 9h Abertura oficial da Feira

9h 30 min às 12h Exposição dos trabalhos e visitação pública 11:30h às 13h 30min

12h às 13h 30min

Almoço dos expositores * 13h 30min às 16h30min Exposição e visitação pública 16h30min às 17h Desmontagem dos trabalhos

17h Premiação

(9)

XII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18º. No caso de impedimento de participantes expositores já inscritos comparecerem ao evento, conforme as datas e horários disponibilizados pela organização da Feira, os mesmos poderão ser substituídos por outros desde que solicitado com antecedência.

Art. 19º. O uso de exemplares vivos na exposição deve respeitar as disposições da Lei 6.638, de 8 de maio de 1979, sugerindo que o uso de animais ocorra somente quando não houver outra alternativa que substitua o exemplar vivo.

Art. 20º. Qualquer reclamação dos expositores deve ser encaminhada, por escrito, à Coordenação Executiva do evento, com a correspondente justificativa.

Art. 21º. Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Executiva do evento, mediante solicitação das partes interessadas, acompanhada de justificativa.

(10)

ANEXO I – FICHA DE AVALIAÇÃOAD HOC

6ª. MOSTRA CIENTÍFICA DA REGIÃO DO CONTESTADO – MOCISC/ UnC IX FEIRA DE CIÊNCIAS E TÉCNOLOGIA – GERED-SEARA

TÍTULO DO TRABALHO:

ESCOLA:

ORIENTADOR:

EXPOSITORES:

1-

2-

CRITÉRIOS

NOTA

(0 A 10)

I- problema

II – objetivos

III - fundamentação teórica

IV - procedimentos metodológicos

V – resultados obtidos

VI – conclusão e recomendações

TOTAL

AVALIADOR ______________________________________________

NOME LEGÍVEL

Seara/SC ____/____/2016.

______________________________________________

ASSINATURA

(11)

ANEXO II – FICHA DE AVALIAÇÃO

6ª. MOSTRA CIENTÍFICA DA REGIÃO DO CONTESTADO – MOCISC/ UnC IX FEIRA DE CIÊNCIAS E TÉCNOLOGIA – GERED-SEARA

TÍTULO DO TRABALHO:

ESCOLA:

ORIENTADOR:

EXPOSITORES:

CRITÉRIOS

NOTA(0 A 10)

1- ABRANGÊNCIA E PROFUNDIDADE DA PESQUISA

Considerar o contexto social em que se situa, aspectos

explorados e suas reais possibilidades de aplicação.

2- APRESENTAÇÃO ORAL

Criatividade e originalidade

Uso adequado dos materiais (pôster, gráficos, tabelas, maquetes,

etc)

Clareza e objetividade (comunicação, adequação da linguagem

ao objetivo da pesquisa, organização do projeto, disposição dos

elementos no estande, sistematização e organização dos alunos

durante a exposição).

3. DOMÍNIO DO CONTEÚDO

Desenvoltura e bom trânsito nas definições e nos conceitos

científicos essenciais apresentados no trabalho.

TOTAL

Registre aqui o seu comentário e a sua sugestão sobre este trabalho:

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

____________________________________________________________

AVALIADOR:_________________________________

Seara/SC ____/____/2016.

______________________________________________

ASSINATURA

(12)

ANEXO III - FICHA DE INSCRIÇÃO

6ª. MOSTRA CIENTÍFICA DA REGIÃO DO CONTESTADO – MOCISC/ UnC IX FEIRA DE CIÊNCIAS E TÉCNOLOGIA – GERED-SEARA

1- Título do Trabalho:

2- Área do Conhecimento

( ) Ciências Exatas e da Terra

( )Ciências da Saúde

( ) Ciências Biológicas

( )Ciências Sociais Aplicadas

( ) Ciências Agrárias

( )Ciências Humanas

( ) Engenharias

( )Linguística, Letras e Artes

3- Categorias

a) Educação Infantil;

b) I Ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

c) II Ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 8º ano);

d) II Ciclo do Ensino Fundamental (9º. ano);

g) Ensino Médio ou Ensino Médio profissionalizante (1º. e 2º. anos);

h) Ensino Médio ou Ensino Médio profissionalizante (3º. ano);

g) Educação de Jovens e Adultos;

h) Educação Especial.

4- Identificação da Instituição/Escola/Colégio

Nome:

Cidade:

Telefone:

e-mail:

5- Identificação do(s) Aluno(s) Expositor(es)

1º. Nome:

RG:

Órgão Emissor:

CPF:

Série em que está matriculado:

e-mail:

2º. Nome:

RG:

Órgão Emissor:

CPF:

Série em que está matriculado:

e-mail:

6-Identificação do Professor Orientador do Projeto: (para efeito de certificado)

Nome:

CPF:

RG:

(13)

7-Identificação do Professor Co-orientador do Projeto: (para efeito de certificado)

Nome:

CPF:

RG:

E-mail:

8- Professor ou Aluno Expositor Portador de Necessidade Especial

Nome:

Adaptações Necessárias:

O trabalho necessitará de instalação elétrica? ( ) SIM ( ) NÃO

Outros materiais, descreva:

Referências

Documentos relacionados

Na Paraíba em 2010 a Promotora da Infância e Juventude, Soraya Escorel, apresentou elaborou um projeto de implantação antibullying “Educar Pela Paz”, a

Quando essa função está ativada, o refrigerador vai trabalhar nas temperaturas mais indicadas para conservar alimentos sem desperdício de energia, ou seja, -18°C no freezer e 5°C

antidepressivos tricíclicos com substâncias que podem inibir o citocromo P450 2D6 (por exemplo: quinidina, cimetidina) e aquelas que são substratos para P450 2D6

Como conseqüência, o impacto social da segunda linha do Budismo brasileiro não se restringiu a efeitos diretos para a sociedade em geral, mas atingiu também grupos enraizados

TeSys T Fim Passo 1 Sucesso na transmissão do programa Customizado Passo 2 Selecione compilar e verifique a janela de status. Corrigir

É proibida a participação de parentes em qualquer grau ou de servidores da mesma repartição pública ou empresa privada na Mesa, Turma ou Junta Eleitoral (Vide Lei n° 9.504/1997,

Estima-se uma área de plantio para o feijão segunda Safra de 1,8 milhão de hectares, inferior à safra passada em 7,5%, totalizando uma redução de 68,5 mil hectares, basicamente

■ Melhor ferramenta para comunicar e resumir dados:.  Ex: Tráfego bloqueado durante os últimos