• Nenhum resultado encontrado

Modelo de balanço social aplicável ao serviço autônomo municipal de água e esgoto de Jaraguá do Sul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Modelo de balanço social aplicável ao serviço autônomo municipal de água e esgoto de Jaraguá do Sul"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

MODELO DE BALANÇO SOCIAL APLICÁVEL AO SERVIÇO AUTÔNOMO

MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE JARAGUÁ DO SUL1

Leonardo Tasso

Resumo: Este artigo tem como objetivo propor um modelo de Balanço Social aplicável ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul, autarquia municipal no Estado de Santa Catarina. Para isso, apresenta-se um levantamento bibliográfico sobre Responsabilidade Social e Balanço Social. Este é um demonstrativo social e financeiro que tem por objetivo apoiar as empresas a demonstrar maior transparência à sociedade sobre seus desempenhos econômico, ambiental, social e de governança; já aquele é à maneira de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os seus públicos. Para a elaboração do modelo proposto no estudo foi utilizado como base o modelo de Balanço Social do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), fazendo algumas adequações para atender as necessidades da instituição pública em estudo. O artigo é um estudo de caso e sua coleta de dados foi feita por meio de questionários enviados via e-mail a empregados da autarquia, obtendo assim, as informações que foram necessárias para o desenvolvimento desta pesquisa.

Palavras-chave: Responsabilidade social. Balanço social. Autarquia municipal. Serviço

Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul.

1 INTRODUÇÃO

As transformações socioeconômicas dos últimos tempos vêm afetando o modo de agir das empresas que até então buscavam unicamente a maximização do lucro a todo preço, sem se preocupar com a sociedade ao redor e ao legado que deixaria para ela.

A concepção de Responsabilidade Social agregada aos negócios está cada vez mais em evidencia. Com a pressão da sociedade pela transparência nos negócios, as empresas estão tendo de assumir a sua parcela de responsabilidade com relação ao

1

Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Contabilidade Pública, da Universidade do Sul de Santa Catarina, apresentado em 27/06/2017, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Contabilidade Pública.

(2)

desenvolvimento social conjunto da comunidade. Esse tipo de relação passou a ser uma questão de estratégias financeira e de continuidade empresarial.

O Balanço Social é um instrumento em que a empresa torna público o que está fazendo de área social, além de informações econômicas. A sua publicação não é obrigatória no Brasil, mas algumas empresas já desenvolvem seus próprios modelos para mostrar o seu desempenho na área social.

Sendo assim, as instituições públicas devem dar o exemplo, agindo com responsabilidade, promovendo projetos e a integração da sociedade em geral, pois o objetivo principal dos órgãos e das entidades públicas não é o lucro (superávit), e sim, prestar um serviço de qualidade. Por isso, é importante tornar público suas ações, utilizando instrumentos que forneçam essas informações à sociedade. Além disso, os mecanismos informativos podem proporcionar formas de melhoria de desempenho e, consequentemente, crescimento da instituição.

O Balanço Social aumenta o compromisso das empresas com a sociedade, estreitando a relação entre ambos. A prática nas organizações da ética e Responsabilidade Social evidencia que as empresas não estão somente visando o lucro, mas também estão tendo mais atenção nas suas ações com o meio ambiente e com a sociedade.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul, autarquia municipal no Estado de Santa Catarina, tem interesse de demonstrar à sociedade sua gestão econômico-social e o resultado de sua Responsabilidade Social por meio de um Balanço Social.

Então, neste artigo será proposto um modelo de Balanço Social aplicável ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul. Para isso, serão conceituados: Responsabilidade Social e Balanço Social, apresentado o modelo de Balanço Social proposto pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Também, serão identificados os dados e as informações da gestão econômico-social do balanço econômico-social proposto no nesta pesquisa.

Por se tratar de um estudo de caso, os resultados obtidos poderão ser considerados apenas à referida autarquia municipal, mas poderão ser utilizado como

(3)

base para outras instituições do ramo do saneamento básico ou mesmo adaptado por outras entidades optarem por referenciar e aplicar o modelo proposto.

O tipo de pesquisa utilizado neste trabalho é descritivo com abordagem qualitativa. Segundo Richardson (1999, apud BEUREN, 2004, p. 91) "os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender a classificar processos dinâmicos vividas por grupos sociais".

A pesquisa descritiva distingue-se pelo fato de ser um estudo intermediário entre a pesquisa exploratória e a explicativa, ou seja, não é prévio como a primeira nem tão detalhada como a segunda. Nesse contexto, descrever significa identificar, relatar, comparar, entre outros aspectos. (BEUREN, 2004, p. 81).

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que sendo segundo Gil (2002, p. 59): É desenvolvida com base em material já elaborado, construído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisa bibliográfica. As pesquisas sobre ideologias, bem como aqueles que se propõem á análise de diversas posições acerca de um problema, também costumam ser desenvolvidas quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas.

Apresenta-se um estudo de caso, que Ludke e André (1986, p. 17), é sempre bem delimitado, devendo ter seus contornos bem definidos no desenvolvimento do estudo. O caso pode ser similar a outros, mas é, ao mesmo tempo, distinto, pois tem um interesse próprio e singular. Ele se destaca por se constituir numa unidade dentro de um sistema mais amplo. Mas o interesse incide naquilo que ele tem de exclusivo, de particular, mesmo que, posteriormente, venha a ficar evidentes certas semelhanças com outros casos e situações.

A coleta de dados deste estudo foi feita por meio de questionários enviados via

e-mail a empregados da autarquia municipal, obtendo assim, as informações que foram

necessárias para o desenvolvimento desta pesquisa.

A seguir, será apresentada uma breve fundamentação teórica para melhor entendimento do presente trabalho, além da apresentação e discussão dos dados obtidos.

(4)

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL

As empresas atuais devem prestar atenção nas suas responsabilidades sociais, devido o fato que isso se tornou uma questão de estratégia financeira e de sobrevivência empresarial.

A sociedade atualmente está mais consciente, cobrando das empresas uma atuação responsável. Por isso, exige-se das empresas uma postura que explique suas preocupações com questões de ética, social e ambiental, pois estamos cada vez mais preocupados com o futuro do mundo, se nossos filhos e netos terão recursos naturais para viver.

A Responsabilidade Social faz com que a sociedade avalie e julgue as empresas também na sua postura social. Segundo Reis e Medeiros (2007, p. 34), a Responsabilidade Social é uma conduta da organização que, sendo responsável, tomam decisões baseadas na ética, porque tem consciência de que suas atitudes não poderão gerar consequências sociais negativas, pois assim teriam sua imagem prejudicada diante dos investidores e acionistas, empregados, clientes e fornecedores, ou seja, à sociedade.

Tinoco (2001, p. 116) também trata dessa questão e acrescenta que:

A responsabilidade social pressupõe o reconhecimento da comunidade e da sociedade como parte interessada da organização, com necessidades que precisam seratendidas. Significa, ainda, a responsabilidade pública, ou seja, o cumprimento e a superação das obrigaçõeslegais decorrentes das próprias atividades e produtos da organização. É também o exercício de sua consciênciamoral e cívica, advinda da ampla compreensão de seu papel no desenvolvimento da sociedade.

Para uma empresa ser socialmente responsável não significa apenas obedecer à legislação, mas também valorizar seus empregados, respeitar a sociedade e o meio ambiente, independentemente de lei e determinação jurídica.

A Responsabilidade Social Empresarial é à maneira de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os seus públicos e o Balanço Social é o jeito de demonstrar a atitude social da empresa.

3 BALANÇO SOCIAL

O Balanço Social é um demonstrativo social e financeiro que tem por objetivo apoiar as empresas a dar maior transparência à sociedade sobre seus desempenhos econômico, ambiental, social e de governança. Baseado em um processo de

(5)

engajamento com as partes interessadas, a empresa informa como se relaciona com os diversos públicos, os impactos positivos e negativos de suas atividades, visando desenvolvimento sustentável.

De acordo com Kroetz (2000, p. 68):

O Balanço Social, antes de ser uma demonstração endereçada à sociedade, é considerado uma ferramenta gerencial, pois reunirá dados qualitativos e quantitativos sobre as políticas administrativas e sobre as relações entidade e ambiente, os quais poderão ser comparados e analisados de acordo com as necessidades dos outros internos, servindo como instrumento de controle, e auxilio para a tomada de decisões e na adoção estratégicas.

Como se pode ver, o Balanço Social não é somente o produto de exigências sociais das empresas, mas também é uma grande ferramenta de averiguação de riscos e oportunidades no processo de desenvolvimento social.

Conforme Kroetz (2000, p. 55), o “Balanço Social representa a expressão de uma prestação de contas da empresa à sociedade em face de sua responsabilidade para com a mesma”.

O Balanço Social tem a função de levar principalmente informações sociais e ambientais que não constam das demonstrações contábeis padrões, como por exemplo, o balanço e a demonstração do resultado do exercício (DRE) para seus clientes, investidores e para a sociedade ao seu redor. Pois uma empresa pode ter lucro financeiro apurado na DRE, porém está acabando com o meio ambiente, como por exemplo, poluindo rios, fazendo assim com que a sociedade que depende desse rio tenha um enorme prejuízo, seja financeiro ou até mesmo de saúde.

Ele também é uma ferramenta de gestão empresarial, no qual se constitui o desempenho e a analise da empresa, tornando perceptíveis os valores qualitativos e quantitativos, propiciando aos gestores e a todos que possa interessar o diagnostico da empresa, de forma que essas informações possam ser divulgadas, mostrando a transparência da entidade.

O Balanço Social despontou no inicio do século XX nos Estados Unidos da América e na Europa no decorrer dos anos 60 e 70, respectivamente, buscando atender as necessidades das empresas em informar a sociedade seu papel de Responsabilidade Social.

(6)

As informações geradas pelo Balanço Social são disponibilizadas a todos os usuários interessados em tenham interesse em conhecer as atividades divulgadas pela empresa autora do relatório, ajudando, assim, o processo de avaliação da gestão no que refere suas ações sociais.

Peixe (2000, p. 65) aponta que o Balanço Social atende a vários usuários, entre os quais se destacam:

a) Trabalhadores: grupos que de forma pessoal e direta trabalham para a empresa;

b) Clientes: grupos que se relacionam com a empresa, pois de sua confiança vive a empresa;

c) Fornecedores: grupos que se relacionam com a empresa, pois de sua parceria vive a empresa;

d) Acionistas: grupos que aportam recursos à empresa; e) Sindicatos dos trabalhadores;

f) Instituições financeiras;

g) Autoridades fiscais, monetárias, trabalhistas e estaduais; h) Comunidade local em geral; e

i) Educadores, pesquisadores e todos os formadores de opinião.

Observa-se que o Balanço Social possui vários usuários, portanto ele deve ser elaborado de forma ética e clara para que se possa ter um bom entendimento das informações prestadas, pois, às vezes, o usuário que precisa dessa informação não tem grau de conhecimento e estudo técnico para interpretar as informações nele contida.

3.1 Modelo de Balanço Social proposto pelo Ibase

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) é uma organização de cidadania ativa, sem fins lucrativos. Foi fundada em 1981 após anistia política por Hebert de Souza e os companheiros de exílio Carlos Afonso e Marcos Arruda.

O modelo de Balanço social do Ibase é homogêneo em todo o Brasil e suas principais características são a sua simplicidade e seu caráter voluntario. Ele é composto por nove itens descriminados abaixo:

(7)

 Item 1 – Identificação: apresenta informações sobre a instituição;  Item 2 – Origem dos recursos: demonstra as receitas;

 Item 3 – Aplicação dos recursos: demonstra as despesas;

 Item 4 – Indicadores sociais internos: apresenta ações e benefícios para os funcionários;

 Item 5 – Projetos, ações e contribuições para a sociedade: lista as ações e projetos sociais realizados no ano;

 Item 6 – Outros indicadores: apresenta informações sobre alunos e alunos com bolsas de estudo;

 Item 7 – Indicadores sobre o corpo funcional: demonstra informações sobre os funcionários;

 Item 8 – Qualificação do corpo funcional: demonstra o grau de escolaridade dos funcionários; e

 Item 9 – Informações relevantes sobre a ética, transparência e responsabilidade social: nesse item são colocadas informações diversas relevantes.

A seguir será apresentado o modelo de Balanço Social adaptado para o Samae de Jaraguá do Sul.

4 PROPOSTA DE BALANÇO SOCIAL APLICÁVEL AO SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL

O Samae de Jaraguá do Sul, conforme dispõe o sítio eletrônico da autarquia municipal do Estado de Santa Catarina, começou suas atividades em 28 de maio de 1968, com o objetivo de operar, manter, conservar e explorar os serviços de água potável e de esgotos sanitários na cidade de Jaraguá do Sul. Seu planejamento acompanha o crescimento populacional, atende a aproximadamente 99% da população do município com redes de distribuição de água, que chegam a somar 700 km.

O sistema de tratamento e distribuição de água do Samae de Jaraguá do Sul é composto principalmente por duas estações de tratamento de água, uma com capacidade de tratar 425 l/s de água, atendendo aproximadamente 85% da demanda atual e outra estação, que tem capacidade de tratar 160 l/s. Além destas duas estações, o Samae de

(8)

Jaraguá do Sul possui cinco sistemas independentes instalados pela cidade, que atendem as regiões mais elevadas do município.

Também está sendo construída uma nova estação de tratamento de água, com capacidade de 1.000 l/s, garantido o abastecimento de água na cidade para os próximos 25 anos.

Na área de tratamento de esgoto o Samae de Jaraguá do Sul possui 4 estações de tratamento de esgoto em operação, tratando atualmente cerca de 80% de esgoto sanitário produzido no município. A meta em curto prazo com a realização de mais ligações de esgoto Jaraguá do Sul é que esse índice passe para 90%, um dos melhores índices do Brasil.

A seguir será apresentado o modelo de Balanço Social proposto para o Samae de Jaraguá do Sul.

4.1 Proposta do modelo de Balanço Social

Para elaborar o modelo de Balanço Social do Samae de Jaraguá do Sul foi utilizado como base o modelo proposto pelo Ibase, apresentado no subitem 3.1 deste artigo, com algumas alterações para melhor atender a finalidade da instituição em estudo.

Foi escolhido o modelo Ibase devido a sua simplicidade, relevância e clareza das informações, além de ser de fácil entendimento por parte dos seus usuários. E pelo fato desse modelo ser dividido em itens, ele pode ser facilmente adequado a necessidades de cada empresa.

As principais alterações efetuadas foram feitas no item 6 – Indicadores Operacionais do modelo Ibase apresentado anteriormente, aonde foram utilizados dados, como número de ligações de água, número de economias de água, porcentual de pessoas atendidas com água tratada, Perda de água tratada, Capacidade de Reservação, Capacidade de Tratamento de água, entre outros. No modelo Ibase esse item possui o nome de Outros indicadores, e apresenta informações sobre nº de alunos com bolsas, fato que não é relevante para a entidade em estudo.

(9)

O objetivo dessas alterações foi adequar o modelo para o ramo de atividade da empresa em estudo, além de apresentar dados que poderão ser comparados aos de outras empresas do setor, podendo assim mostrar a realidade da empresa.

As informações constantes neste Balanço Social foram obtidas através de questionários enviados via e-mail aos coordenadores das áreas de contábil e financeiro, recursos humanos e gestão. Sendo enviado da Figura 01 abaixo os itens 1, 2, 3 4 para a coordenador contábil e financeiro, os itens 5,6 e 9 para o assessor de gestão e os itens 7 e 8 para o coordenador de recursos humanos.

Na Figura 01, apresenta-se a proposta de modelo de Balanço Social elaborado ao Samae de Jaraguá do Sul:

Figura 01 – Proposta de modelo de Balanço Social ao Samae de Jaraguá do Sul

Nome da instituição: Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul

CNPJ: 84.438.381/0001-85 Ramo de Atividade: Sanaemento Básico Empresa Pública: [ ] Não Se sim, [ X ] Municipal [ ] Estadual [ ] Federal

Natureza Jurídica: Autarquia Municipal

Tipo de poder: Executivo Tipo de administração: Indireta Possui capital aberto? [ ]Sim [ X ]Não

Possui Regime próprio de previdência social? [ X ]Sim [ ]Não

Valor % Valor % a. Tarifa Água 32.704.980,10 48,14% 35.975.478,11 48,14% b. Tarifa Esgoto 15.068.079,41 22,18% 16.574.887,35 22,18% C. Serviços Água 915.182,31 1,35% 1.006.700,54 1,35% d. Parcelamentos 542.542,20 0,80% 596.796,42 0,80% e. Convênio 0,00 0,00% 0,00 0,00% f. Rendimentos Bancários 2.144.259,35 3,16% 2.358.685,29 3,16% g. Multas e juros 584.760,28 0,86% 643.236,31 0,86% h. Divida Ativa 1.046.022,74 1,54% 1.150.625,01 1,54% i. Operações de Crédito 14.856.684,44 21,87% 16.342.352,88 21,87% j. Leilão de Bens 6.036,01 0,01% 6.639,61 0,01%

l. Outros serviços e/ou venda de produtos 70.324,78 0,10% 77.357,26 0,10%

Total das Receitas 67.938.871,62 100,00% 74.732.758,78 100,00%

1 - Indentificação

2 - Origem dos Recursos 2016 2017 - Metas

Valor % Valor %

a. Projetos, programas e ações sociais (excluindo pessoal) 66.593,29 0,10% b. Pessoal (salários + benefícios + encargos) 16.198.460,46 25,00%

c. Operacionais 21.543.853,74 33,25%

d. Impostos 572.259,24 0,88%

e. Financiamentos 5.554.313,41 8,57%

f. Capital (máquinas + instalações + equipamentos + obras) 20.855.407,02 32,19% g. Outras (que devem ser discriminadas conforme relevância) 0,00 0,00% Total das depesas 64.790.887,16 100,00%

Manter Manter

3 - Aplicação dos Recursos 2016 2017 - Metas

Manter Manter Manter Manter Manter Manter

(10)

4 - Indicadores sociais internos 2016 2017 - Metas (Ações e benefícios para os funcionários) Valor Valor

a. Alimentação 1.041.371,59 1,53% 1.145.508,75 0,04%

b. Educação 30.420,17 0,04% 33.462,19 0,04%

c. Capacitação e desenvolvimento profissional 53.715,00 0,08% 59.086,50 0,08%

d. Creche ou auxílio-creche 0,00 0,00% 0,00 0,00% e. Saúde 548.377,78 0,81% 603.215,56 0,81% f. Segurança do trabalho 59.057,66 0,09% 64.963,43 0,09% g. Transporte 24.817,25 0,04% 27.298,98 0,04% h. Bolsas/Estágios 70.781,80 0,10% 77.859,98 0,10% i. Outros 0,00 0,00% 0 0,00%

Total - Indicadores sociais internos 1.828.541,25 2,69% 865.886,63 2,69% % sobre a receita % sobre a receita Nº de ligações de água 39831 41000 Nº de econômias de agua 62029 63198

% de pessoas atendidas com água tratada 99,80% 99,90%

Capacidade de Tratamento de água 650 litros/seg 1275 litros/seg

Capacidade de Reservação 19 milhões de litros 21 milhões de litros

Perda de água tratada 34,96% 29%

Nº de vazamentos 9589 ao ano 8630

Quantidade de Km de redes de água 701782 m 710000 m

Nº de Boosters 30 30

Nº de Boosters com telemetria 5 10

Nº de ligações de esgoto 26084 30000

Nº de econômias de esgoto 42400 46316

% de esgoto tratado 80% 90%

Quantidade de Km de redes de esgoto 423262m 430000 m

Nº de estação de recalque de esgoto 106 106

Nº de estação de recalque de esgoto com telemetria 47 60

Índice de Conformidade da Água - saída estação 98,60% 99%

Índice de remoção de materia orgânica - esgoto 86,06% 90,00%

5 - Projetos, ações e contribuições para a sociedade 2016 nº de pessoas

2017 Metas Palestras em escolas e empresas, visitas a ETA Central, oficinas

nas datas comemorativas, Desfile de 07 Setembro com divulgação do Proeva, Feira de Inciação Científica, ações no shopping e na praça.

13986 15000

6 - Indicadores Operacioanal 2016 2017

Metas

Nº total de empregados ao final do período 203 servidores 210 servidores

Nº de admissões durante o período 07 servidores 7 servidores

Nº total de comissinados 10 servidores 10 servidores

Nº de tercerizados 9 10

% de empregados acima de 45 anos 39% 45%

Nº de mulheres que trabalham na instituição 37 servidoras 40

% de cargo de chefia ocupados por mulheres 30,0% 30%

Idade média das mulheres em cargos de chefia 44 anos 44 anos

Salário médio das mulheres R$ 4.400,75 R$ 4.500,00

Idade média dos homens em cargo de chefia 40 anos 40

Salário médio dos homens R$ 3.170,10 R$ 3.200,00

Nº de negros(as) que trabalham na empresa 8 servidores 8

% de cargo de chefia ocupados por negros(as) 4,00% 4,00%

Idade média dos negros(as) em cargo de chefia 48 anos 50 anos

Salário médio dos negros(as) R$ 3.111,13 R$ 3.200,00

Nº de brancos(as) que trabalham na empresa 170 170

Salário médio dos brancos(as) R$ 3.259,52 R$ 3.300,00

Nº de estagiários c/ renumeração 09 estagiários 10 estagiários

Nº de estagiários s/ renumeração 01 estagiário 02 estagiários

Nº de pessoas com deficiência 03 servidores 03 servidores

Salário médio pessoas com deficiência R$ 2.943,81 R$ 3.000,00

(11)

Fonte: Elaborado pelo autor.

Após a elaboração do Balanço Social, apresentam-se as informações relevantes, para melhor interpretação dos dados obtidos. O ideal seria comparar os resultados com o do outro ano ou com outra empresa do setor, porém como esse é o primeiro ano que é elaborado o balanço na instituição em estudos será apenas destacado algumas informações importantes levantadas neste estudo.

2017 Metas Nº de doutores(as) 0 0 Nº de mestres(as) 0 0 Nº de espezializados(as) 17 25 Nº de graduados(as) 79 85 Nº de graduandos(as) 11 15

Nº de pessoas com o ensino médio 98 118

Nº de pessoas com o ensino fundamental 14 0

Nº de pessoas com o ensino fundamental incompleto 6 0

Nº de pessoas não alfabetizadas 0 0

8 - Qualificação do corpo funcional 2016

Relação entre a maior e a menor renumeração O processo de admissão de empregados

Possui informção no portal da transparencia? [ x ]Sim [ ]Não

% de compras sem licitação

A participação de empregados no planejamento

Na sleção de parceiros e prestadores de serviço,

critérios éticos e de responsabilidade social e ambiental:

Possui sistema de gestão? [x ]Sim [ ]Não [ ]Sim [ ]Não

Se "sim" na questão anterior, qual? Balenced Score Card Manter

Quantidades de acidente de trabalho?

Faz o uso de energia renovavél? [ ]Sim [ x ]Não [x ]Sim [ ]Não

Se "sim" na questão anterior, qual? ________________ Energia Fotovoltáica 100% por seleção ou concurso 100% por seleção ou concurso [ x ]Sim [ ]Não 13 10 [ ] Não ocorre [ x ] Ocorre em Nível de chefia [ ] Ocorre em todos os níveis [ ] Não ocorre [ x ] Ocorre em Nível de chefia [ ] Ocorre em todos os níveis

[ ] Sim [ x ]Não [ ] Sim [ x ] Não [ ] Não são considerados [ x] são sugeridos [ ] são exigidos [ ] Não são considerados [ x] são sugeridos [ ] são exigidos

Há processos eleitorais democráticos para a escolha dos coodenadores(as) e diretores(as) da organização

1,44% Manter somente

casos exepicionais

9 - Informações relevantes quando à ética, transparência e responsabilidade social

2016 2017

Metas

(12)

No item 2 do modelo proposto referente a origem dos recursos, observa-se que as principais fontes são as tarifa de água com quase 50% do total, seguidos pela tarifa de esgoto e operações de créditos com cerca de 22% cada uma. A tarifa de esgoto tente a aumentar significativamente nos próximos anos, devido a novas ligações de esgoto.

O item 3 do modelo proposto demonstra aonde está sendo aplicado o recurso, nele pode-se observar que as principais aplicações são com: despesas operacionais (33,25%), despesa com pessoal (25%) e investimentos em máquinas, equipamentos, instalações e obras (32,19%).

No item 4 do modelo proposto acima, que é indicadores sociais interno destacam-se o auxilio alimentação com 1,53% sobre a receita e gastos com saúde com 0,81% sobre a receita.

O item 5 - Projetos, ações e contribuições para a sociedade, observa-se que o Samae de Jaraguá do Sul possui palestras em escolas e empresas, visitas a Estação de Tratamento de Água própria, oficinas diversas nas datas comemorativas, Desfile de 07 de Setembro com divulgação do Programa de Educação e Valorização da Água (Proeva), Feira de Iniciação Científica, ações no shopping e na praça, alcançando ao todo quase 14.000 pessoas.

Observa-se no item 6 - Indicadores operacionais, a conformidade da água que sai das estações de tratamento de água da empresa que é 98,6%, mostrando que a empresa tem uma água de excelente qualidade, esse que é o seu principal produto. Outro dado que merece destaque é o de remoção de resíduos sólidos das estações de tratamento de água que é de 86,06%, mostrando que a empresa realmente trata o esgoto antes de devolvê-lo para o meio ambiente.

No item 7 do modelo proposto, pode-se observar há uma equiparação salarial entre brancos e negros, pois a diferença é de apenas R$ 148,39. Já a diferença salarial entre os homens e as mulheres, foi de R$ 1.230,65 a mais para as mulheres, isso aconteceu devido o fato da empresa ter muitos homens ocupando cargos operacionais, que possuem um salário menor do que no setor administrativo, além de proporcionalmente a empresa ter mais chefes mulheres do que homens.

O item 8 do modelo proposto mostra o nível de graduação dos funcionários da empresa, nele nota-se que a empresa tem 35,11% de graduados e 7,56% de

(13)

especialistas, mesmo sendo uma empresa com a maioria dos funcionários ocupando cargos operacionais. Isso mostra o quando a empresa incentiva o funcionário a estudar e se especializar, esse incentivo se dá através de auxílio financeiro para graduação e pós-graduação. No item 9 é demostrado outros dados relevantes quando à ética, transparência e Responsabilidade Social.

Nota-se que o Balanço Social é uma demonstração direcionada à sociedade, pois além de reunir dados qualitativos, demonstra também dados quantitativos sobre a política administrativa e operacional da empresa.

O Balanço Social também serve como instrumento gerencial, pois seus dados podem ser comparados e analisados de acordo com as necessidades dos usuários internos, auxiliando na tomada de decisão.

O Balanço Social nesse caso também pode ser utilizado como um instrumento de transparência, pois o Samae de Jaraguá do Sul é uma autarquia municipal e utiliza recurso publico, ou seja, tem que prestar conta para a sociedade de como é gasto o seu dinheiro.

Sendo assim, o Balanço Social pode ser uma demonstração mais simplificada e direta que auxilia a sociedade ao seu redor a fiscalizar a empresa em estudo, tanto no âmbito financeiro, quando no âmbito ambiental e social.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A proposta do Balanço Social apresentada para o Samae de Jaraguá do Sul, autarquia municipal do Estado de Santa Catarina, tem como objetivo demonstrar aos seus usuários internos e externos, o que a empresa já está fazendo na área socioambiental. Buscou-se criar um modelo que melhor pudesse apresentar a realidade da empresa, que de forma clara e transparente reuniu todas as ações sociais e ambientais, além de dados financeiros e operacionais.

Adotando-se um modelo único para essa demonstração ficaria fácil fazer um comparativo de um ano para o outro e verificar, assim, a evolução da Responsabilidade Social da empresa. Caso outras empresas do setor adotassem o modelo proposto, poderíamos comparar os resultados evoluindo ainda mais com isso.

(14)

Acredita-se que o Balanço Social é um excelente instrumento de transparência, pois ele apresenta informações de forma simplificada e direta, não exigindo que usuário externo da informação seja leigo no assunto.

Com isso, a população poderia fiscalizar e cobrar melhorias para o gestor público, buscando um serviço público de qualidade. Às vezes, pela falta de informação ou por não saber interpretar as demonstrações contábeis, a população não consegue saber a realidade das instituições públicas.

No caso em estudo, o Balanço Social elaborado foi feito com base no modelo proposto pelo Ibase com algumas alterações, foi modificado principalmente o item 6, onde foi colocado dados operacionais relevantes para empresas do ramo de saneamento básico. Essas modificações foram importantes, pois assim, o modelo proposto no estudo ficou mais adequado para o ramo de atividade da instituição em estudo, além de possuir informações mais relevantes e uteis para os seus usuários. Esse modelo Ibase foi utilizado como base devido principalmente a sua simplicidade e clareza das informações.

Como esta pesquisa sobre Balanço Social é a primeira realizada nesta autarquia municipal, sugere-se que este não sirva somente como base para futuros trabalhos, mas também seja aprimorado de acordo com a realidade de cada instituição. Por se tratar de um tema importante, merece uma análise profunda de estudiosos. Assim, sugere-se para futuros trabalhos:

- Analisar detalhadamente os indicadores do Balanço Social sugerido neste artigo;

- Analisar Balanços Sociais de empresas do mesmo ramo de atividade para verificar as ações sociais realizadas de forma comparativa; e

- Realizar pesquisa de campo verificando a quantidade de Samaes que possuem Balanço Social.

(15)

REFERÊNCIAS

BEUREN, Ilsen Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2004.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Relatório de

atividades 2015. Disponível em: <http://ibase.br/pt/prestando-contas/relatorios/>.

Acesso em: 09 fev. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JARAGUÁ DO SUL. Serviço autônomo municipal de água e esgoto. Disponível em: <http://www.samaejs.com.br/O-Samae>. Acesso em: 02 abr.2017.

KROETZ, César Eduardo Stevens. Balanço social, teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PEIXE, Biênio César Severo. Balanço social: o poder de difusão da informação. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília, ano 29, n. 122, p. 60-69, mar/abr. 2000.

Disponível em:

<http://www.portalcfc.org.br/rbc/edicoes_anteriores/anterior.php?id=4161>. Acesso em: 13 fev.2017.

REIS, C. N.; MEDEIROS, L. E. Responsabilidade social das empresas e balanço

social: meios propulsores do desenvolvimento econômico e social. São Paulo: Atlas,

2007.

TINOCO, J. E. P. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2001.

Referências

Documentos relacionados

Em julho de 2016, a Fundação Fiat inaugurou uma nova estrutura para o Núcleo de Saúde e Bem-Estar de Betim, que passou a contar com soluções integradas em saúde,

O conceito de colonialidade, a obra de Frantz Fanon (1952;1961) e os princípios metodológicos da psicanálise concreta nos permitiram uma base que orientou

A carreira que registou o maior número de trabalhadores em 2010 foi a de assistente técnico com 26 postos de trabalho ocupados, o que representa uma taxa de 31% do total

 1 recrutamento de mobilidade na categoria para 2 técnicos superiores, para a Divisão de Estatísticas da Justiça, que transitou para o ano de 2018. Mudança

30- A Lei Municipal nº 2.218/1996, que dispõe sobre o transporte coletivo de passageiros no município de Jaraguá do Sul, em seu Artigo 4º, denomina os serviços de

O modelo de Balanço Social criado no Brasil foi lançado em 1997 pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), que o coloca como ferramenta de

Os modelos de relatórios sociais mais difundidos atualmente entre as empresas brasileiras são: o Balanço Social proposto pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais

Outro fator importante é justamente a preservação ambiental, onde as medidas tomadas pelas empresas para administrarem os recursos naturais, suas limitações de exploração e