• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

1 SELEÇÃO DE PROJETOS

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI Subchamada II – Projetos de Extensão: Intervenção Comunitária

SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PROIC

EDITAL PROIC Nº 068/2015 – PROEX/IFPI

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, torna público este Edital contendo normas referentes ao processo seletivo de propostas para Projetos de Intervenção Comunitária – PROIC, vinculados ao Subprograma IFPI em Ação Social.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Os Projetos de Intervenção Comunitária – PROIC que integram o Subprograma IFPI em Ação Social do Programa Institucional de Apoio à Extensão – ProAEx – é parte da política para o desenvolvimento da Extensão no IFPI com vista a incentivar docentes e discentes da instituição a realizar atividades de Extensão, com apoio financeiro aos últimos.

1.2 Os proponentes são os estudantes matriculados e que frequentam cursos da oferta regular do IFPI.

1.3 Os projetos devem apresentar uma proposta de intervenção comunitária que apresente uma relação teórico-prática com o(s) curso(s) do(s) proponente(s), de maneira que o resultado proporcione melhores condições de vida para a comunidade assistida e contribua para o crescimento acadêmico do(s) estudante(s).

1.4 Como proposta de Intervenção Comunitária, serão consideradas ações junto a comunidades previamente investigadas, que estejam em risco social, a partir de diagnóstico de problemas que necessitem sofrer intervenção com vista a uma mudança social, não sendo considerada para tal finalidade a oferta de cursos.

1.5 Os projetos devem prever uma carga horária de 80 horas para planejamento e execução das atividades a que se propõem.

(2)

2 1.6 A operacionalização e o acompanhamento do processo de que trata este Edital ocorrerão em parceria entre a PROEX e os campi. Para isso é necessário que os campi viabilizem a formação de uma Comissão de Extensão local a qual ficará responsável pela divulgação, orientação e fiscalização do cumprimento deste Edital.

2. DEFINIÇÕES

2.1 A Extensão é um processo educativo, cultural e científico que, articulado de forma indissociável ao Ensino e à Pesquisa, viabiliza a relação transformadora entre o IFPI e a sociedade.

2.2 Um projeto é uma ação processual e contínua de caráter educacional, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, podendo ser associado a um programa ou desenvolvido de forma isolado.

2.3 Intervenção Comunitária é uma ação junto a uma comunidade, tendo como objetivo a promoção de potencialidades da mesma, a transformação de uma realidade ou possibilidade de uma mudança social local.

3. OBJETO

3.1 Este Edital consta de uma chamada para divulgação das condições de participação para concessão de apoio financeiro aos Projetos de Intervenção Comunitária, através do Subprograma IFPI em Ação Social no ano de 2015, vinculado ao Programa Institucional de Apoio à Extensão

– ProAEx, aprovado pela Resolução CONSUP n.o

034/2013.

4. DOS OBJETIVOS

4.1 Proporcionar formação cidadã e inclusão socioprodutiva;

4.2 Incentivar a permanência do estudante no contexto acadêmico através da participação em projetos socioeducativos;

4.3 Oportunizar a aplicação dos conhecimentos dos estudantes no meio social; 4.4 Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades.

5. NORMAS GERAIS 5.1 Dos Projetos

(3)

3 5.1.1 A PROEX/IFPI dispõe de R$ 72.000,00 (setenta e dois mil reais) para custeio de bolsas para Projetos de Intervenção Comunitária.

5.1.2 Serão selecionados 30 projetos considerando todos os campi do IFPI.

5.1.3 Os projetos deverão ser desenvolvidos no período de 02 (dois) meses consecutivos. 5.2 Das bolsas

5.2.1 Os estudantes proponentes dos projetos receberão individualmente bolsa para custear as despesas com a execução dos mesmos, nos valores discriminados no Quadro I abaixo.

Quadro I - PROIC – Detalhamento orçamentário por projeto

Item Discriminação das Despesas Qtd Valor da bolsa

por aluno Valor Total (R$)

01 Bolsa Estudante Proponente Até 03 800,00 Até 2.400,00

Total Geral do Edital Até 72.000,00

5.2.2 As bolsas custearão as despesas previstas na execução dos respectivos projetos.

5.2.3 Os recursos serão descentralizados pela PROEX aos campi, em parcela única, para que possam efetuar o pagamento aos bolsistas, o que poderá ser feito por conta bancária ou CPF. 5.2.4 Caso o(s) estudante(s) bolsista(s), por alguma circunstância, NÃO desenvolva(m) o projeto selecionado, obrigatoriamente, deverá(ão) devolver, no prazo final de execução, através de GRU, o valor da respectiva bolsa.

5.2.5 A bolsa deverá ser devolvida na totalidade. 5.2.6 Ao professor orientador não será concedida bolsa.

5.2.7 O estudante bolsista será responsável pelo uso adequado da bolsa, sob a supervisão do professor orientador do projeto.

5.3 Dos Eixos Tecnológicos

5.3.1 Os Projetos de Intervenção Comunitária do IFPI atendem aos objetivos dos Institutos Federais estabelecidos na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, em seu Art. 7º, nos incisos:

IV – desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos;

V – estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.

(4)

4 5.3.2 Todos os projetos deverão estar fundamentados nos Eixos Tecnológicos dos respectivos campi e cursos dos proponentes.

5.3.3 Os projetos podem ser propostos por, no máximo, 03 estudantes que obrigatoriamente devem ser supervisionados por um professor.

5.4 Da orientação dos projetos

5.4.1 Cada projeto deverá obrigatoriamente contar com a orientação de um professor do quadro do IFPI.

5.4.2 A participação do docente como orientador poderá contribuir para o reconhecimento de saberes e competências (RSC) docentes, bem como para a carga horária em atividades de extensão. Neste caso, a hora de trabalho dedicada à orientação deverá estar prevista no plano de

ocupação docente, conforme dispõe a Resolução CONSUP 039/2010.

5.4.3 A carga horária de orientação será de até 04 (quatro) horas semanais. 5.4.4 O professor poderá orientar até três projetos deste Edital.

5.5 Dos requisitos

5.5.1 Do professor orientador

5.5.1.1 São condições para participação do docente como orientador do projeto:

a) Ser docente do quadro ativo e permanente do IFPI ou docente substituto, desde que, no caso deste último, comprove que o período de tempo para o encerramento do seu contrato seja igual ou superior ao período de execução do projeto;

b) Não estar afastado das atividades acadêmicas da Instituição;

c) Apresentar declaração de disponibilidade de horário para orientação do projeto, assinada pelo próprio proponente, com a ciência e a assinatura do chefe imediato;

d) Comprovar, através de declaração do setor de lotação, não ter sofrido nenhuma penalidade ou sanção administrativa, disciplinar ou pedagógica;

e) Comprovar, através de declaração emitida pela Diretoria de Ensino, em conjunto com o Controle Acadêmico, que está em dia com suas obrigações pedagógicas;

f) Caso o professor orientador tenha sido contemplado pelos Editais PRoAEx 2013 e 2014, deverá estar em condições de adimplência acadêmica e orçamentária junto à PROEX.

Parágrafo Único. Não serão considerados homologáveis os projetos cujos professores orientadores estejam em afastamento, licença ou qualquer interrupção de suas atividades num período superior a trinta dias ou no período de desenvolvimento do projeto, caso aprovado. 5.5.2 Do estudante bolsista

(5)

5 5.5.2.1 São condições para a participação do estudante como proponente:

a) Ser estudante regularmente matriculado e com frequência constante em um dos cursos, técnico ou superior, do IFPI;

b) Não estar com previsão de conclusão do curso durante a execução do projeto;

c) Ter disponibilidade de 10 horas semanais, em turno diverso ao de seu curso, para planejamento e execução das atividades do projeto;

d) Concorrer com apenas 01 projeto à seleção de que trata este Edital;

e) Caso o estudante tenha sido contemplado pelo Edital PROIC 2014, deverá estar em condições de adimplência acadêmica e orçamentária junto à PROEX;

f) No caso de o bolsista ter idade inferior a 18 anos, anexar no projeto a declaração constante do Anexo III assinada por seu responsável.

5.6 Das Atribuições do Professor Orientador

5.6.1 Assinar termo de compromisso disponibilizado por este Edital (Anexo V). 5.6.2 Orientar e acompanhar a execução do projeto.

5.6.3 Assinar, em conjunto com os estudantes proponentes, e enviar relatórios parcial e final à Comissão de Extensão do campus, validando as atividades propostas e desenvolvidas pelo(s) proponente(s) (Anexo VII).

6. DA INSCRIÇÃO

6.1 Dos procedimentos e requisitos mínimos para inscrição

6.1.1 As inscrições devem ser realizadas no período previsto no cronograma deste edital. 6.1.2. Os proponentes devem encaminhar para o e-mail de seu campus de origem (Quadro II a

seguir) os documentos dispostos no item 6.2.

Quadro II – Relação de e-mails para inscrição e envio dos arquivos 01 e 02 CAMPUS E-MAIL PARA INSCRIÇÃO

Angical proic.caang@ifpi.edu.br

Campo Maior proic.cacam@ifpi.edu.br

Cocal proic.proaex2015.cacoc@ifpi.edu.br

Corrente proic.cacor@ifpi.edu.br

Floriano proic.flo@ifpi.edu.br

(6)

6 Parnaíba coex.capar+proic2015@ifpi.edu.br Paulistana proic.proaex2015.capau@ifpi.edu.br Pedro II proic2015.capedii@ifpi.edu.br Picos proic.capic@ifpi.edu.br Piripiri proic.capir@ifpi.edu.br

S. João do Piauí proic.casjp@ifpi.edu.br

S. Rdo Nonato proic.casrn@ifpi.edu.br

Teresina Central catce-proic@ifpi.edu.br

Teresina Z. Sul proic.catzs@ifpi.edu.br

Uruçuí proic.cauru@ifpi.edu.br

Valença proic.caval@ifpi.edu.br

Campus avançado Dirceu avancado.dirceu@ifpi.edu.br

Campus avançado José de Freitas avancado.josedefreitas@ifpi.edu.br

Campus avançado Pio IX avancado.pioix@ifpi.edu.br

6.1.3 Cada projeto poderá contemplar até três proponentes, que podem ser estudantes de um mesmo curso ou não, e, neste último caso, será considerada a interdisciplinaridade da proposta.

6.2 Dos documentos necessários para inscrição 6.2.1 Do professor orientador:

a) Documentos que comprovem os requisitos constantes no item 5.5.1. 6.2.2 Do estudante proponente:

a) Ficha de inscrição preenchida por todos os estudantes proponentes juntamente com o professor orientador (Anexo I);

b) Documentos de identificação: documento oficial com foto e CPF de cada estudante proponente;

c) Comprovante de matrícula atualizado de cada estudante proponente; d) Histórico escolar atualizado de cada estudante proponente;

e) Projeto de Intervenção Comunitária (modelo no Anexo II).

6.2.3 Para realizar a inscrição do projeto, um dos estudantes proponentes deverá enviar, para o e-mail disposto no Quadro II, dois arquivos, assim compostos:

a) Arquivo 01: no qual constarão os documentos indicados nos itens 6.2.1 e 6.2.2, alíneas a, b, c. Os documentos deverão estar em formato digital, em um único arquivo, em PDF.

(7)

7 b) Arquivo 02: no qual constará o Projeto de Intervenção Comunitária (sem identificação de dados do professor orientador), conforme modelo especificado no Anexo II, acompanhado do Histórico Escolar atualizado dos estudantes proponentes. Os documentos deverão estar em formato digital, em um único arquivo, em PDF.

6.2.4 Não será recebida, em hipótese alguma, inscrição fora do prazo estabelecido neste Edital. 6.2.5 A inscrição implica compromisso tácito por parte do estudante proponente e do professor orientador em aceitar as normas e condições estabelecidas neste Edital.

6.3 Da Homologação das Inscrições

6.3.1 Serão homologados pela Comissão de Extensão do campus, os projetos que cumprirem as exigências previstas nos itens 6.1 e 6.2.

6.3.2 A comissão de extensão do campus deverá divulgar em mídia as inscrições homologadas e enviar para o e-mail proic@ifpi.edu.br, após o resultado da homologação, os seguintes documentos:

a) Memorando com o resultado da homologação das inscrições;

b) O arquivo 02 de cada inscrição, a que se refere o item 6.2.3, que deverá estar identificado com o nome do campus e o título resumido do projeto, no campo “assunto” do e-mail.

6.3.3 A PROEX encaminhará os projetos homologados para o banco de avaliadores.

7. DA AVALIAÇÃO DOS PROJETOS 7.1 Da análise dos projetos

7.1.1 A análise e o julgamento dos projetos serão realizados por membros do quadro do Banco de Avaliadores da PROEX/IFPI.

7.1.2 Os avaliadores tomarão como base para análise e julgamento dos projetos os critérios constantes no item 7.2 deste Edital.

7.2 Dos Critérios de Avaliação dos Projetos

7.2.1 Serão levados em consideração, na avaliação dos projetos, os seguintes critérios:

Quadro III – Critérios e Indicadores a serem avaliados

CÓDIGO Critérios Indicadores Pontuação Máximo de pontos Média do

rendimento

Observado o rendimento acadêmico

(média) de 7 a 7,9 1,5

(8)

8

01 acadêmico

dos proponentes

Observado o rendimento acadêmico

(média) de 8 a 8, 9 3,0

Observado o rendimento acadêmico

(média) de 9 a 10 4,0

02

Clareza da

proposta e

viabilidade

Proposta clara e objetiva Até 2,0

06 Coerência entre os objetivos e a

metodologia Até 2,0

Viabilidade de execução Até 2,0

03 Impacto gerado para crescimento acadêmico do estudante

Alinhamento da teoria com a prática da

ação Até 2,0

04 Alinhamento da proposição da ação com a

proposta do projeto. Até 2,0

04 Produtos e/ou impactos gerados em benefício da comunidade

Relevância do resultado do projeto para o

benefício da comunidade Até 6,0 06

TOTAL DE PONTOS 20,0

7.2.2 A pontuação referente ao rendimento acadêmico será a média dos coeficientes acadêmicos dos estudantes proponentes.

7.2.3 A pontuação mínima para efeitos de classificação será de 10 pontos e a máxima será de 20 pontos.

7.2.4 A classificação dos projetos será definida por ordem decrescente da somatória da pontuação atribuída a cada um.

7.2.5 Em caso de empate, após a classificação dos projetos, serão usados, sequencialmente, os seguintes critérios:

1º) Maior pontuação no item “Impacto gerado para crescimento acadêmico do estudante”; 2º) Maior pontuação no item “Produtos e/ou impactos gerados em benefício da comunidade”. 3º) Maior pontuação no item “Clareza da proposta e viabilidade”.

4º) Maior pontuação no item “Média do rendimento acadêmico dos proponentes”.

(9)

9 8.1 O resultado da avaliação de cada projeto será encaminhado pelos avaliadores à PROEX para a classificação e divulgação do resultado preliminar no portal do IFPI.

9. DOS RECURSOS

9.1 Os proponentes poderão interpor recurso contra o resultado preliminar no prazo de até 24 horas após a divulgação do resultado (modelo no Anexo VIII)

9.2 Os recursos interpostos deverão ser enviados para o e-mail: proic@ifpi.edu.br

10. RESULTADO FINAL

10.1 O resultado final pós-recurso será publicado pela PROEX, no portal do IFPI, em data prevista no cronograma deste Edital.

11. PROCEDIMENTOS PÓS-SELEÇÃO

11.1 Os estudantes proponentes e professores orientadores dos projetos selecionados deverão assinar termo de compromisso (Anexos IV e V) na Diretoria/Coordenação de Extensão do campus antes de iniciar a execução do projeto.

11.2 Os estudantes proponentes dos projetos deverão procurar o setor competente, no campus, para abertura de processo para recebimento dos auxílios referentes ao projeto contemplado.

12. DO ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS

12.1 O desempenho dos bolsistas (estudante(s) proponente(s)) será acompanhado pela Comissão de Extensão no campus, sendo instrumento de avaliação a análise dos relatórios parcial e final (modelo no Anexo VII).

12.2 Os relatórios parcial e final deverão ser enviados pelo professor orientador para o e-mail da Comissão de Extensão indicado no Quadro II, para fins de acompanhamento das atividades do projeto.

12.3 O relatório parcial deverá ser entregue 30 dias após o início das atividades do projeto e o relatório final, logo após o fim da execução do projeto.

12.4 Os estudantes bolsistas deverão, ao final da execução do projeto, aplicar um formulário avaliativo (modelo no Anexo VI) junto à comunidade alvo do projeto para que um representante da comunidade o preencha. Esse formulário preenchido deverá ser anexado ao Relatório Final.

(10)

10 12.5 Caso o projeto não tenha sido executado, deverá ser apresentada uma justificativa para sua não execução e, em anexo, deve constar a comprovação da devolução total do recurso através da Guia de Recolhimento da União (GRU).

13. DO PRODUTO FINAL DA EXECUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO

13.1 Após o término do projeto, seus executores deverão, obrigatoriamente, apresentar o resultado de sua execução no Seminário de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI.

13.2 O executores poderão ainda publicar o resultado do respectivo projeto em mais formas descritas a seguir:

a) Na Revista SOMMA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI; b) No Encontro de Iniciação Científica (ENCIPRO/IFPI);

c) No Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI);

d) Em evento científico de pesquisa ou extensão externo ao IFPI; e) Em outra forma que julgar interessante.

14. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

14.1 Para efeito de prestação de contas, o professor orientador de cada projeto executado deverá enviar para a Comissão de Extensão do campus o relatório final com formulário avaliativo, juntamente com a comprovação de terem sido apresentados e/ou publicados os resultados do projeto em qualquer uma das formas descritas no item 13 ou, se for o caso, observar o item 12.5. 14.2 Caberá à Comissão de Extensão do campus o envio para o e-mail proic@ifpi.edu.br dos seguintes arquivos, em data prevista no cronograma deste edital:

a) Memorando listando os projetos dos quais foram entregues o Relatório Final e o Formulário Avaliativo;

b) Relatório Final e Formulário Avaliativo de cada projeto, em formato digital, em um único arquivo por projeto, em PDF;

c) Comprovante de produto final da execução; ou, d) Se for o caso, documentos exigidos no item 12.5.

14.3 O campus deverá enviar para a PROEX um documento oficial atestando o recebimento da prestação de contas de cada projeto contemplado na seleção de que trata este Edital.

(11)

11 14.4 A PROEX só permitirá a participação, nos próximos Editais de fomento, de docentes e discentes que constarem no documento citado no item 14.3.

15. DA CERTIFICAÇÃO

15.1 Os estudantes bolsistas e o professor orientador terão direito a certificação, que ficará a cargo do campus, através da Direção/Coordenação de Extensão, a partir da entrega da documentação especificada nos itens 12.2, 12.4 e 13.

15.2 Para fins de certificação do projeto, os proponentes deverão ter cumprido uma carga horária de 80 horas.

15.3 Só terão direito a certificação os participantes que tiverem sido identificados previamente no projeto, não podendo ser adicionados posteriormente.

16. CRONOGRAMA

Quadro IV - Cronograma do Edital

ETAPAS DATA

Publicação do Edital 15/10/2015

Inscrição das Propostas de Projetos no Campus 15/10/2015 a 18/11/2015

Homologação das Inscrições pelo Campus 25/11/2015

Avaliação dos Projetos pelo Banco de Avaliadores da

PROEX 26/11/2015 a 11/12/2015

Divulgação dos Resultados Preliminares pela PROEX 14/12/2015

Recursos 15/12/2015

Resultado Final pela PROEX 18/12/2015

Período da Execução dos Projetos no Campus 21/12/2015 a 15/04/2016

Entrega de Relatório aos Campi 22/04/2016

Entrega de Relatório à PROEX Até dia 26/04/2016

17. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

17.1 Os casos omissos serão resolvidos pelo campus juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão. Teresina (PI), 14 de outubro de 2015

Paulo Henrique Gomes de Lima Reitor do IFPI

Teresinha Vilani Vasconcelos de Lima Pró-Reitora de Extensão, em exercício

(12)

12 SELEÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À

EXTENSÃO - ProAEx/IFPI

Subchamada II – Projetos de Extensão: Intervenção Comunitária SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PROIC EDITAL Nº 068/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO TÍTULO DO PROJETO: CAMPUS: ESTUDANTES PROPONENTES 1-Nome: R.G.: CPF: Curso: Matrícula: E-mail: Telefones: ( )

D. Bancários - Banco: Agência: Conta: Oper: 2-Nome:

R.G.: CPF:

Curso: Matrícula:

E-mail: Telefones: ( )

D. Bancários - Banco: Agência: Conta: Oper: 3-Nome:

R.G.: CPF:

Curso: Matrícula:

E-mail: Telefones: ( )

D. Bancários - Banco: Agência: Conta: Oper: PROFESSOR ORIENTADOR

Nome:

Cargo: Matrícula Siape:

E-mail: Telefone: ( ) ________________, _____ de ___________________ de 2015. Assinaturas Estudante Proponente Estudante Proponente Estudante Proponente Professor Orientador

(13)

13 SELEÇÃO DE PROJETOS

DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI Subchamada II – Projetos de Extensão: Intervenção Comunitária

SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PROIC EDITAL Nº 068/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO II – MODELO DE PROJETO DE EXTENSÃO 01. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 EIXOS TECNOLÓGICOS (Marque com um “X”).

Gestão e Negócios Ambiente e Saúde

Produção Cultural e Design Produção Industrial

Infraestrutura Recursos Naturais

Informação e Comunicação Produção Alimentícia

Controle e Processos Industriais Turismo, Hospitalidade e Lazer

Segurança

02. TÍTULO DO PROJETO

2.1 CARGA HORÁRIA DO PROJETO

2.2 PREVISÃO DE INÍCIO

2.3 PREVISÃO DE TÉRMINO

03. RESUMO DA ATIVIDADE (Em resumo, o que será realizado no projeto? Descreva de maneira geral).

(14)

14 04. JUSTIFICATIVA (Por que este projeto se faz necessário? Quais as contribuições para a comunidade/alunos/instituição? Por que o IFPI deve apoiar/investir a/na sua execução ou posterior prosseguimento?)

05. OBJETIVO GERAL (O projeto pretende atingir o quê?)

06. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (Quais as metas a serem alcançadas?)

07. METODOLOGIA (Como fazer para atingir o objetivo geral?)

08. BENEFÍCIOS PARA A COMUNIDADE (O projeto contribuirá com quais benefícios para a comunidade?)

09. O PROJETO PREVÊ PARA SUA EXECUÇÃO O ENVOLVIMENTO DE MEMBROS DA COMUNIDADE?

( ) NÃO ( ) SIM

(Caso a resposta tenha sido “sim”, traçar o perfil dos envolvidos)

10. AVALIAÇÃO (Além do Formulário Avaliativo previsto no edital, haverá outra forma de avaliação do projeto pelos integrantes e pela comunidade atendida?)

11. CRONOGRAMA

ATIVIDADE (ver articulação com os Objetivos

Específicos)

MÊS/ANO

(INICIAL) MÊS/ANO (FINAL)

(15)

15 SELEÇÃO DE PROJETOS

DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI Subchamada II – Projetos de Extensão: Intervenção Comunitária

SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PROIC EDITAL Nº 068/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO III - AUTORIZAÇÃO DE PAIS OU RESPONSÁVEIS (No caso de o bolsista ter idade inferior a 18 anos)

Eu, <nome do responsável>, portador do RG <...> e CPF <...>, responsável pelo(a) estudante <nome do(a) estudante>, devidamente matriculado(a) no curso de <nome do curso> do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, campus <nome da cidade>, autorizo o(a) referido(a) aluno(a) a desenvolver as atividades como bolsista do Subprograma IFPI em Ação Social no projeto <nome do projeto>, Edital PROIC 2015, sob orientação do(a) professor(a) <nome do(a) coordenador(a)>.

<cidade – UF>, <dia> de <mês> de 2015.

__________________________________ Assinatura do Responsável

(16)

16 SELEÇÃO DE PROJETOS

DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI Subchamada II – Projetos de Extensão: Intervenção Comunitária

SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PROIC EDITAL Nº 068/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO IV

TERMO DE COMPROMISSO ESTUDANTE PROPONENTE DADOS PESSOAIS – ESTUDANTE PROPONENTE

Nome do Proponente:

Matrícula: Curso: Período/Módulo:

Data de Nascimento: CPF: Identidade/Órgão Emissor:

Identidade/Org.Emissor:

UF:

Telefone Fixo/Celular: E-mail:

Endereço Completo:

Bairro: Cidade: UF: CEP:

Projeto de Extensão a que o estudante proponente está vinculado:

Professor Supervisor:

ESPECIFICAÇÃO DA BOLSA DE EXTENSÃO Valor total da bolsa (R$):

CONDIÇÕES DO TERMO DE COMPROMISSO

Executar as atividades propostas pelo Coordenador, conforme previsto no Projeto de Extensão; Dedicar até ___ horas semanais às atividades relacionadas com o Projeto de Extensão em local a ser acordado com a Coordenação;

Elaborar relatório final, em conjunto com o Coordenador, das atividades do projeto;

Elaborar relatório técnico das atividades desenvolvidas em caso de afastamento do Projeto de Extensão;

Participar obrigatoriamente das atividades propostas pela Pró-Reitoria de Extensão enquanto estiver matriculado no IFPI.

1. Estar regularmente matriculado e frequentando o respectivo curso;

2. Executar as atividades propostas, conforme previsto no Projeto de Extensão sob o acompanhamento do professor supervisor, em todas as etapas do trabalho;

3. Entregar relatórios parcial e final das atividades realizadas pelo projeto juntamente com o professor orientador à Comissão de Extensão do campus.

4. Aplicar formulário avaliativo junto à comunidade atendida e encaminhá-lo à Comissão de Extensão do campus, juntamente com o relatório final.

Estou ciente e de acordo com as condições do Termo de Compromisso

Local e data: ____________________, _____ de __________________ de _______ ________________________________________________________________________

(17)

17 SELEÇÃO DE PROJETOS

DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI Subchamada II – Projetos de Extensão: Intervenção Comunitária

SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PROIC EDITAL Nº 068/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO V

TERMO DE COMPROMISSO PROFESSOR ORIENTADOR DADOS PESSOAIS – PROFESSOR ORIENTADOR

Nome:

Matrícula: Campus:

CPF: Identidade: Órgão emissor: UF:

E-mail: Telefone trabalho: Telefone celular:

Endereço completo:

Bairro: Cidade: UF: CEP:

Projeto de Extensão que supervisionará: Estudantes bolsistas/proponentes:

CONDIÇÕES DO TERMO DE COMPROMISSO

1. Executar as atividades propostas pelo Coordenador, conforme previsto no Projeto de

Extensão;

2. Dedicar até ___ horas semanais às atividades relacionadas com o Projeto de Extensão

em local a ser acordado com a Coordenação;

3. Elaborar relatório final, em conjunto com o Coordenador, das atividades do projeto;

4. Elaborar relatório técnico das atividades desenvolvidas em caso de afastamento do

Projeto de Extensão;

5. Participar obrigatoriamente das atividades propostas pela Pró-Reitoria de Extensão

enquanto estiver matriculado no IFPI.

1. Orientar e acompanhar a execução do projeto pelo(s) estudante(s) proponente(s);

2. Assinar e enviar relatórios parcial e final, juntamente com o(s) estudante(s) proponente(s), validando as atividades propostas e desenvolvidas através do projeto;

3. Não orientar mais que 03 (três) projetos de intervenção comunitária;

4. Ter disponibilidade de, no mínimo, 04 (quatro) horas semanais para a supervisão de cada projeto.

Estou ciente e de acordo com as condições do Termo de Compromisso

Local e data: ____________________, _____ de __________________ de _______

____________________________________________________________________________ Assinatura do Professor Orientador

(18)

18 SELEÇÃO DE PROJETOS

DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI Subchamada II – Projetos de Extensão: Intervenção Comunitária

SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PROIC EDITAL Nº 068/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO VI

FORMULÁRIO AVALIATIVO

Este formulário deverá ser respondido pela comunidade alvo do projeto e encaminhado junto ao relatório final

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 TÍTULO DO PROJETO:

1.2 PROPONENTES:

1.3 CAMPUS:

2. IDENTIFICAÇÃO DO(S) REPRESENTANTE(S) DA COMUNIDADE: (Nome, ocupação)

3. O PROJETO ATENDEU À EXPECTATIVA DA COMUNIDADE? (O que a comunidade esperava com o projeto realizado?)

4. QUAIS BENEFÍCIOS A SUA COMUNIDADE ADQUIRIU COM O PROJETO?

______________________, ______ de _______________________ de _______ _________________________________________________

(19)

19 SELEÇÃO DE PROJETOS

DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI Subchamada II – Projetos de Extensão: Intervenção Comunitária

SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PROIC EDITAL Nº 068/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO VII

MODELO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DE PROJETO

RELATÓRIO PARCIAL FINAL 1. DADOS DO PROJETO 1.1 TÍTULO DO PROJETO 1.2 EIXO TECNOLÓGICO 1.3 CAMPUS 2. EQUIPE DE EXECUÇÃO 2.1 PROPONENTES CURSOS 2.2 PROFESSOR ORIENTADOR

2.3 ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS CURSO

2.4 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS (caso tenha tido o envolvimento de outras instituições, informar)

2.5 COMUNIDADE ATENDIDA

(20)

20 2.7 ESTIMATIVA DE NÚMERO DE PESSOAS INDIRETAMENTE

ATENDIDAS

2.8 LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 2.9 CARGA HORÁRIA DO PROJETO 2.10 DATA DE INÍCIO 2.11 DATA DE CONCLUSÃO

3. RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

3.1 INTRODUÇÃO (apresentação e justificativa do projeto)

3.2 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO (descrever as atividades desenvolvidas, metodologias utilizadas)

3.3 AVALIAÇÃO (como o projeto foi avaliado e que avaliação se faz dele) 3.4 OBJETIVOS PROPOSTOS

3.5 OBJETIVOS ALCANÇADOS 3.6 CONCLUSÃO

3.7 MUDANÇAS OCORRIDAS EM RELAÇÃO AO PROJETO ORIGINAL (caso tenha ocorrido, descreva com a respectiva justificativa)

3.8 BENEFÍCIOS LEVADOS À COMUNIDADE (impactos sociais, econômicos, culturais e/ou ambientais)

3.9 DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO 3.10 DATA E ASSINATURAS DOS EXECUTORES DO PROJETO

3.11 DATA E ASSINATURA DO PROFESSOR ORIENTADOR

3.12 ANEXOS (ilustre com fotos, gravuras, folders, cartazes, formulários e outros instrumentos utilizados na execução do projeto)

(21)

21 SELEÇÃO DE PROJETOS

DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI Subchamada II – Projetos de Extensão: Intervenção Comunitária

SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PROIC EDITAL Nº 068/2015 – PROEX/IFPI ANEXO VIII INTERPOSIÇÃO DE RECURSO Projeto: _________________________________________________________________ Proponente: _____________________________________________________________ Campus: ________________________________________________________________

Através deste instrumental interponho recurso contra o resultado da seleção de que trata este Edital. Fundamentação: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ <Local>, em _______/ ________/ _________ Assinatura do Proponente

Referências

Documentos relacionados

[r]

Como visto no gerador elementar, diz-se que a corrente é alternada quando muda de valor ao longo do tempo em função da posição das espiras em relação ao campo

Através do observado e dos depoimentos recolhidos durante o período em campo, posso dizer que neste tipo de organização familiar constituído por um homem com

Em nenhum caso devem a PDV Calçados, nossos diretores, oficiais, funcionários, afiliados, agentes, contratantes, estagiários, fornecedores, fornecedores de serviço ou

(d)  bloquear computadores usando o seu endereço IP de acessar o nosso site;  (e) 

Você não vai carregar, exibir ou fornecer de outra forma, no ou através do Serviço, nenhum conteúdo que: seja difamatório, difamatório, abusivo, ameaçador, assediante,

Neste informativo, o IPF – Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento da Fecomércio/MS divulgará informações referentes aos resultados do IBGE para o comércio e

• A base deve estar plana e não apresentar desvios de prumo de acordo com a ABNT NBR 13749 curada e não apresentar pontos de som cavo;.. • A inclinação do substrato das