• Nenhum resultado encontrado

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Sistema operacional Windows 7,

Windows Live Mail e Adobe Reader

Sistemas operacionais em concursos públicos

Antes de tudo é importante relembrarmos que o sistema operacional é um tipo de software com a finalidade de controlar todo o hardware, fazendo uma espécie de interface entre a máquina e o usuário.

Em provas de concursos públicos normalmente observamos questões dos sistemas operacionais Linux e da linha Microsoft, no caso o Windows. Neste são cobradas informações como nomes dos componentes, suas funcionalida-des, além de outras à respeito da estruturação de arquivos e pastas.

Os sistemas operacionais da linha Microsoft, como os demais software evoluem apresentando novas versões com novas funcionalidades. Podemos encontrar provas com as três últimas versões, o Windows XP, Vista e a última versão lançada ao usuário, o Windows 7.

Ainda a maior incidência é do Windows XP, principalmente em questões que analisam a estruturação das informações, ou seja, pastas e arquivos.

O Windows 7 – primeiras impressões

A última versão, de sistema operacional, lançada pela Microsoft denomina-se Windows 7. Apredenomina-senta-denomina-se como um sistema operacional estável, funcional e com os recursos encontrados nas versões anteriores, observe sua nova logo:

(2)

336

Versões do Windows 7

Alguns recursos estão presentes em apenas algumas versões do Win-dows 7, obviamente as versões com valores mais elevados possuem mais recursos.

Entre as versões podemos citar:

Identificação

visual Versão Observações

Starter Versão inicial com menos recursos.

Home Basic Versão limitada, normalmente equipando computadores domésticos.

Home Premium Com facilidades para interligação do com-putador em rede, compartilhando recur-sos.

Professional

Ideal para o trabalho, com maior seguran-ça, além de contar com recursos como o Modo Windows XP, permitindo ao usuário simular aplicações como se estivesse na versão anterior do Windows.

Ultimate

Caso o usuário opte por esta versão, encon-trará todos os possíveis recursos do Windo-ws 7, inclusive com a possibilidade de alte-rar o idioma do sistema operacional.

Maiores informações sobre as diferenças entre as versões podem ser en-contradas no website da Microsoft, www.microsoft.com.br.

Atualizações

Uma situação que eventualmente é cobrada em concurso é sobre as atualizações automáticas do Windows. A fim de manter sempre o software atualizado e seguro, o Windows oferece um recurso de atualização denomi-nado Windows Update. Esse processo interliga seu computador ao site da Microsoft em busca de atualizações, tal procedimento é fundamental para utilização de todos os recursos do Windows. Seria como um recall realizado pelas concessionárias de veículos. Os pacotes de atualização são denomina-dos Service Packs, eventualmente referenciadenomina-dos pela sigla “SP”.

(3)

O Ambiente

No Windows 7 observamos grandes alterações visuais se compararmos com a versão do Windows XP. Algumas situações como, a substituição do botão iniciar pela logo do Windows, já haviam sido observadas na versão do Vista e foram mantidas no 7.

Barra de tarefas

A barra de tarefas é o ponto onde encontramos os programas que estão sendo executados, atalhos, área de notificação e, é claro, o botão iniciar. Observe:

Fonte: Microsoft Windows 7.

Item Descrição

Botão Iniciar.

Área de notificação e relógio.

Menu Iniciar

O Menu Iniciar é acionado pelo botão acima indicado, e em seguida são apresentadas as seguintes opções:

Fonte: Microsoft Windows 7.

Podemos observar no lado esquerdo do menu a indicação de programas que foram recentemente utilizados e também os que estão fixados no botão iniciar.

(4)

338

Fonte: Microsoft Windows 7.

No lado direito podemos observar informações como locais específicos para gravação de informações do usuário como a pasta Documentos, Ima-gens entre outras, além dessas opções também encontramos acesso para áreas de configuração do Windows como o Painel de Controle.

É importante saber que a área Programas Padrão permite escolher quais programas serão utilizados prioritariamente, por exemplo, o usuário possui três navegadores de internet, o Internet Explorer, Google Chrome e Mo-zilla Firefox, através da opção indicada é possível definir qual o programa padrão.

A área Todos os Programas leva o usuário aos atalhos dos programas ins-talados neste computador. Dependendo do software e da instalação o atalho poderá estar disponível apenas para determinado usuário, uma vez que o Windows é um sistema operacional multiusuário, ou seja, que permite mais de um usuário configurado no computador com certo nível de privacidade e personalização.

Na área de pesquisa Pesquisar programas e arquivos, encontramos grande funcionalidade na busca por informações no computador, à medida que o usuário vai digitando informações o Windows já procura itens como arqui-vos, ferramentas, programas, entre outros, que combinem com os dados di-gitados. Observe o exemplo onde foi informada a letra “b”:

Fonte: Microsoft Windows 7.

do mouse sobre o programa desejado e, em seguida, escolher a opção Fixar

(5)

Fonte: Microsoft Windows 7.

E finalmente, o local que permite a troca de usuários, desligar, reiniciar entre outras opções, que também são encontradas nas versões anteriores do Windows. Observe:

Fonte: Microsoft Windows 7.

Área de Trabalho

A área de trabalho também conhecida como desktop, possui novos recur-sos que proporcionam mais opções para personalização, assim como para melhorar a navegação.

A combinação de teclas ALT+TAB continua alternando entre programas abertos, porém, dependendo da versão do Windows 7, o usuário pode utili-zar a seguinte combinação:

Tecla + TAB

Tal combinação realizará outra forma de alternância entre os programas abertos, causando um efeito visual muito interessante.

Ainda, são permitidos vários planos de fundo, que se alternam em um determinado intervalo de tempo estipulado pelo usuário.

(6)

340

Fonte: Microsoft Windows 7. AeroPeek

Novos recursos

Outros recursos visuais podem ser encontrados no Windows 7, entre eles:

Recurso

Ação

Snap

Redimensiona automaticamente as janelas na área de tra-balho. Por exemplo, caso o usuário arraste a janela para a direita ou esquerda da tela, ela ocupará, automaticamente, a metade da tela do lado escolhido e caso o usuário mova a janela para a parte superior da tela ela será maximizada.

Aero Shake

Para minimizar rapidamente todas as janelas apresenta-das na área de trabalho, menos a que você está utilizando, basta clicar na barra de título da janela que o usuário de-seja manter e “sacudi-la” de um lado para o outro e todas as outras janelas serão minimizadas. Para retornar as posi-ções anteriores basta repetir a operação.

Aero Peek Recurso apresentado anteriormente com a finalidade de visualizar rapidamente a área de trabalho.

Atenção: no retângulo que indica o término da barra de tarefas, ao lado

do relógio, encontramos a funcionalidade de mostrar a área de trabalho (desktop), ou seja, função que minimiza todas as janelas abertas e apresenta o plano de fundo, esta função é observada aplicando um clique simples nesta área. Caso o usuário apenas posicione o ponteiro do mouse sobre essa opção, automaticamente, a área de trabalho será apresentada, enquanto o mouse estiver posicionado neste local, este recurso é denominado AeroPeek.

(7)

Acessórios

Como nas versões anteriores, o Windows 7 possui utilitários e acessórios alguns remodelados e outro novos. Todos podem ser acessados através do menu Iniciar na ligação para Todos os Programas, na área Acessórios e, final-mente, escolhendo as áreas Acessibilidade ou Ferramentas do Sistema.

Acessibilidade

Na área de Acessibilidade, entre outras, podemos citar duas funcionalidades: Lupa, a qual permite aumentar o zoom da tela, facilitando a visualização.

Fonte: Microsoft Windows 7.

Teclado Virtual exibindo um teclado na tela do computador, de tal forma que pode ser acessado utilizando apenas o mouse.

Fonte: Microsoft Windows 7.

Ferramentas do Sistema

Enquanto a área de acessibilidade fornecia recursos para facilitar a usabi-lidade do computador, a área Ferramentas do Sistema oferece recursos mais técnicos, entre eles:

Limpeza de Disco permitindo que o usuário localize e remova os arquivos que não estão sendo utilizados no computador.

Monitor de Recursos, através do qual o usuário consegue observar como está a utilização do hardware, tendo uma visão geral do funcionamento do seu computador.

(8)

342

Fonte: Microsoft Windows 7.

Não podemos esquecer que é nessa área que encontramos o Desfrag-mentador de Disco, recurso que já existia em versões anteriores do Windows, porém muito importante para provas de concursos. É importante lembrar que sua funcionalidade visa organizar em blocos contíguos (vizinhos) os arquivos que estão fragmentados no disco, e que ele não libera espaço no disco apenas organiza.

Painel de Controle

A central de controle e configuração do Windows é denominada Painel de Controle, e funciona basicamente como nas versões anteriores, porém com algumas inovações.

Podemos observá-lo por categoria ou por ícones. Observe a visão por categoria:

(9)

Visualização por ícones, podendo escolher grandes ou pequenos:

Fonte: Microsoft Windows 7.

Essa última opção desmembra as categorias em opções individuais. Para realizar essa alteração podemos utilizar a opção localizada na parte superior direita da janela do Painel de Controle.

Entre as várias opções do painel de controle encontramos a relativa ao tra-tamento do plano de fundo e resolução da área de trabalho. Podemos aces-sar estas configurações por meio da aplicação do botão direito do mouse sobre qualquer área livre da área de trabalho e escolher a opção Resolução da tela para configurar a área de tela e a opção Personalizar para configura-ções visuais do plano de fundo.

(10)

344

Windows Live Mail

No Windows XP podemos encontrar um gerenciador de e-mails, o Ou-tlook Express, a partir da versão do Windows Vista um novo gerenciador é disponibilizado e encontrado também no Windows 7, o Windows Live Mail.

O acesso aos e-mails pode ser realizado diretamente através de um ende-reço na internet, este tipo de acesso é denominado webmail, ou seja, e-mail verificado diretamente através do navegador internet.

Quando o usuário, por diversos motivos, deseja receber suas mensagens por meio de um software gerenciador de e-mails, precisa informar os dados necessários para cadastrar sua conta e, após procedimentos, receber e enviar seus e-mails por intermédio de um programa com esta funcionalidade. Nesse caso, o Windows Live Mail é a solução que o Windows traz consigo, a fim de proporcionar agilidade no trabalho com os e-mails.

Ambiente

O ambiente do Windows Live Mail é muito semelhante ao de qualquer outro gerenciador de e-mails, porém adota o padrão dos novos programas da Microsoft, ou seja, por meio de faixas de opções. Observe seu layout:

(11)

Menus ou faixas de opções

Entre as opções das faixas de opções podemos destacar suas funcionali-dades como:

Menu Início 

Recursos para o gerenciamento de mensagens e de novos compromissos no calendário.

Menu Pastas 

Área para estruturação de pastas, como também para navegação entre mensagens.

Destaque para a opção Regras de mensagens, a qual permite especificar ações com base em regras estabelecidas pelo usuário.

Menu Exibir 

Opções de exibição e visualização de mensagens. Menu Contas



Área destinada à inscrição de novas contas de e-mail ou para verificação de configurações de contas já existentes.

Destaque para o botão Email, o qual é utilizado para cadastrar novas contas no Windows Live Mail.

(12)

346

Enviando mensagens

Seguindo o mesmo padrão do software, a janela de envio de mensagens também possui menus no estilo de faixas de opções, observe:

Fonte: Microsoft Windows Live Mail.

O menu Mensagem traz as opções para confecção da mensagem, itens como prioridade de entrega, opção para anexar arquivos à mensagem entre outros.

Menu Inserir apresenta opções para agregar outras informações à mensa-gem, como fotos, hyperlinks e outras situações.

Menu Opções apresenta situações mais específicas como criptografia, co-dificação da mensagem, destacando o item Enviar mais tarde, o qual permite enviar a mensagem na próxima vez que for verificada a situação de envio e recebimento do software, ou seja, não é enviada imediatamente.

Assim concluímos o Windows Live Mail, observando que existem outras opções que seguem o mesmo padrão Windows Live, característica do Windows 7.

(13)

Adobe Reader

O Adobe Reader é um software com a finalidade de visualização de ar-quivos com a extensão PDF. Neste capítulo conheceremos alguns recursos desse visualizador de arquivos.

A extensão PDF

A extensão PDF deriva do termo Portable Document Format que consiste em um formato padrão que pode ser visualizado independente de platafor-ma, ou seja, caso o usuário possua sistema operacional Microsoft ou Linux poderá acessar o arquivo, desde que tenha instalado em seu computador um programa leitor deste formato, observe o ícone de um arquivo pdf.

Ambiente

A janela do Adobe Reader é funcional e simples, na parte superior en-contramos a barra de menus como também, uma barra de ferramentas com opções de visualização e interação com o arquivo.

(14)

348

Principais recursos

Muitos usuários só utilizam o Adobe Reader como visualizador de arqui-vos PDF, porém existem funcionalidades interessantes, observe:

Item Descrição

Salvar alterações.

Impressão do arquivo: é disponibilizada área possibilitando confi-gurações de impressão bem específicas.

Navegação entre as páginas através das setas mudança de página ou indicação da página a ser visualizada.

Configuração do zoom do arquivo. Ajuste do documento à janela ajustar à largura da janela; e

colocar uma página inteira na visualização da janela.

Adiciona uma nota autoadesiva no arquivo, sendo que o Reader permite que o arquivo seja salvo com estas anotações.

Realçar texto, da mesma forma da nota autoadesiva, o arquivo pode ser salvo com os realces criados.

Exibir arquivo em modo leitura. A barra de ferramentas é suprimida e apresentada na parte inferior da janela as seguintes ferramentas:

Onde a opção (símbolo abaixo) retorna a apresentação da barra de ferramentas

Apresenta um painel com a relação de notas autoadesivas e de áre-as realçadáre-as.

No lado esquerdo da janela podemos encontrar o botão Exibição das Pá-ginas, o qual permite a exibição das páginas com o formato de miniaturas por meio de painel exibido no lado esquerdo da janela.

(15)

Dica: através do menu editar o usuário pode encontrar a opção Tirar um

ins-tantâneo, a qual permite se tire um screenshot (print) da área selecionada.

A parte de localização de textos no arquivo pode ser realizada por meio de funcionalidades encontradas pelo menu Editar (Localizar) ou pela combi-nação de teclas CTRL + F.

Após algum desses procedimentos será apresentado campo de busca no canto superior direito da janela, observe:

Dicas de estudo

A melhor maneira de estudar é procurando resolver o máximo de ques-tões de provas anteriores. Tente dividir a matéria reconhecendo à que área pertence a questão. Assim, será mais fácil organizar os conteúdos em sua mente. A sugestão de áreas para divisão e análise são: conceitos iniciais e

hardware, sistema operacional Windows, Linux, Br.Office Writer, Calc e

Im-press, Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint, Internet, Segurança (ques-tões sobre vírus, ataques na internet entre outras situações maliciosas).

Referências

www.microsoft.com.br. Acesso em: 30 nov. 2011. www.adobe.com.br. Acesso em: 30 nov. 2011.

(16)

Referências

Documentos relacionados

Noções, como usuário, dos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).. Sistema colonial: sociedade do açúcar e

A complementariedade positiva ocorre quando a quantidade de energia gerada pela operação conjunta entre os geradores é maior do que a quantidade de energia gerada pelos geradores

*EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL OBRIGATÓRIA COMPROVADA = Experiência mínima de 06 (seis) meses na área do cargo, bem como domínio em Java, plataformas Web, programação orientada

Para obter informações sobre como usar o SupportAssist em PCs que executam o sistema operacional Windows 10 no modo S, consulte o Guia do Usuário do SupportAssist para PCs

• Para informações adicionais sobre os requisitos e sobre o Sistema Operacional do computador e quanto a precauções quando utilizar o Sistema Operacional Microsoft Windows

Para obter mais informações sobre a configuração do computador, acesse Ajuda e Suporte no sistema operacional Windows e selecione a opção para exibir as informações sobre

Sistemas Operacionais Windows e DOS Fundamentos de sistema de arquivos Configuração de Sistema Operacional Configuração dos componentes e serviços de redes de

declarado pelos candidatos no momento da realização de sua inscrição no certame, para as vagas reservadas aos candidatos negros, conforme o item 6 do Edital de