• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TREINAMENTO: O RETRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TREINAMENTO: O RETRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Anais do 9º Salão de Extensão e Cultura

22 a 24 de novembro de 2016, UNICENTRO, ISSN - 2238-4464

EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TREINAMENTO: O RETRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Área Temática: Tecnologia e Trabalho

Autor(es): Gisele Cristina Fogaça Del Mouro1 (Bolsista Fundação Araucária, PIBIS), Profª Dra. Elaine Maria dos Santos2 (Orientadora).

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo demostrar o atual cenário de pesquisas sobre Educação Corporativa e Treinamento. Ele é resultado de uma análise bibliométrica sobre artigos publicados no evento EnANPAD entre os anos de 2009 a 2015, que compõe parte a base teórica de outro estudo. As palavras-chave usadas para busca foram treinamento e educação corporativa, obtendo um número de 26 publicações. A metodologia usada foi estudo bibliográfico sobre os dois temas abordados e em seguida uma análise bibliométrica com os artigos encontrados, de modo a categorizar os mesmos, a fim de saber da viabilidade de estudos futuros, bem como identificar lacunas sobre a temática. Ficou evidente neste estudo que pesquisar sobre o estado da arte é uma forma de contemplar o que está sendo produzido e entender melhor do assunto que está sendo trabalhado.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de pessoas; bibliometria; administração. 1. INTRODUÇÃO/CONTEXTO DA AÇÃO

As pessoas mudam ao passo que a sociedade muda. Os seres humanos são adaptáveis e a cada nova etapa da vida precisa novamente se adequar conforme a situação demanda.

No mercado de trabalho não é diferente quando se refere às mudanças e adaptações das pessoas nas organizações. Cada organização possui uma cultura, uma política, uma forma de ser e estar inserida na sociedade, e essas organizações são compostas por pessoas que compõe esse mix de conhecimentos e contribuições para o crescimento e melhor produtividade da organização.

De acordo com Schein (2009, p.69):

A cultura também pode ser constituída na influência do convívio mútuo com as pessoas no dia a dia. O melhor meio de desmistificar o conceito de cultura é acima de tudo estar consciente da experiência cultural adquirida, visto que trazemos a cultura de experiências anteriores e que faz parte da construção de novos elementos à medida que nos relacionamos com o meio e adquirem-se novas experiências.

1 Acadêmico do 3ºano do curso de graduação em Administração da UNICENTRO. gisele.delmouro@gmail.com

(2)

Anais do 9º Salão de Extensão e Cultura

22 a 24 de novembro de 2016, UNICENTRO, ISSN - 2238-4464

Para que se alinhem cultura pessoal com cultura organizacional existem formas estratégicas para que esses passos sejam conduzidos. O treinamento de pessoas e a educação corporativa são maneiras que a Administração usa para aproveitar os conhecimentos que os colaboradores trazem consigo e os objetivos organizacionais.

Estudar os aspectos inerentes à educação corporativa e treinamento levam ao conhecimento da gama de maneiras de gerir essa área administrativa e proporciona um ganho intelectual no que tange conhecer o que está sendo escrito e pesquisado sobre esse tema.

O objetivo do presente trabalho é retratar o cenário das publicações sobre as temáticas Educação Corporativa e Treinamento no recorte temporal entre os anos de 2009 e 2015 no Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Para tanto foi feita uma pesquisa bibliométrica com artigos publicados nesse recorte temporal.

O trabalho em questão está dividido em introdução, referencial teórico, metodologia, discussão dos resultados e bibliografia.

2. METODOLOGIA

A bibliometria é uma técnica de análise que une a métrica à bibliografia, onde são analisados artigos, periódicos, trabalhos em geral, de um determinado recorte temporal em determinados eventos, revistas, anais. São usados com mais frequência nas áreas de Informação, porém, vem ganhando força em demais áreas científicas, como é o caso da Administração (SANTOS, 2014).

O presente trabalho é uma análise bibliométrica sobre artigos publicados no Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD – entre os anos de 2009 e 2015. Utilizou-se as palavras-chaves temáticas Educação Corporativa e Treinamento para a pesquisa. Foram encontrados 16 artigos sobre a temática Treinamento e 11 artigos sobre Educação Corporativa. A metodologia usada foi a pesquisa quantitativa bibliográfica com recorte exploratório, onde foram mensurados os resultados a partir de coleta de dados no evento.

Segundo Menezes e Silva (2010, p. 20):

Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.)

Esses 27 artigos foram divididos em categorias sobre a temática, perfil do autor como gênero, produção científica dentre os anos pesquisados e assuntos abordados.

(3)

Anais do 9º Salão de Extensão e Cultura

22 a 24 de novembro de 2016, UNICENTRO, ISSN - 2238-4464 3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, ANÁLISE E DISCUSSÃO

A partir da metodologia da bibliometria encontrou-se dados relevantes quanto às categorizações propostas. Por questões didáticas os resultados foram separados entre Treinamento e Educação Corporativa.

Pode-se perceber que a categoria treinamento obteve maior número de publicações, onde o levantamento dos artigos contabilizou 16 artigos publicados com esta temática. O ano que publicou mais sobre esse tema foi o ano de 2012, e também foi o ano que obteve 6 publicações entre treinamento e educação corporativa.

A partir da análise do estado da arte foi possível identificar que há espaço para maiores estudos sobre as temáticas abordadas, sendo a média anual de artigos publicados no evento EnANPAD sobre os dois temas é de 3,8 artigos/ano.

3.1. Treinamento

A categoria treinamento obteve resultados referentes ao gênero dos autores, números de publicações no evento e assuntos abordados nas pesquisas.

Quanto ao gênero dos autores resultou em 60% dos autores sendo mulheres e 40% dos autores sendo do sexo masculino.

Com relação ao número de publicações dos autores no evento EnANPAD entre os anos de 2009 e 2015, foram encontrados três autores em destaque, sendo o autor com maior número de publicações no evento foram cinco produções entre os anos pesquisados. Porém, não foi encontrado uma sequência de artigos publicados, com o mesmo tema ou um contínuo sobre o assunto.

Com relação às temáticas abordadas nos artigos destaca-se a Avaliação das Necessidades de Treinamento, em que houve a pesquisa sobre essas necessidades dentro das organizações e quais as formas de treinamento utilizadas. Foram encontrados 7 artigos com essa abordagem, representando 44% do total de temáticas.

No que se trata de metodologias utilizadas nos artigos pesquisados, a abordagem quantitativa foi a mais utilizada aparecendo em 5 dos 15 artigos. O método pode ter levado destaque porque o assunto treinamento dá abertura para aplicação de questionários para a mensuração dos resultados de forma prática e rápida.

3.2. Educação corporativa

Na temática Educação Corporativa a categoria gênero teve semelhança à temática Treinamento, sendo 67% dos autores do sexo feminino e 33% do sexo masculino.

Com relação ao número de artigos publicados no evento entre os anos de 2009 a 2015, três autores se destacaram, cada um com duas publicações.

Com relação às principais metodologias utilizadas destaca-se a pesquisa qualitativa, que obteve o número de 4 das 11 publicações, representando 36% dos artigos publicados.

As duas temáticas que se destacam são as que trazem a Relação entre Práticas de Educação Corporativa e Resultados Financeiros e trabalhos que tratam da Metodologia de

(4)

Anais do 9º Salão de Extensão e Cultura

22 a 24 de novembro de 2016, UNICENTRO, ISSN - 2238-4464

Kirkpatrick, cada um com duas publicações no evento durante o recorte temporal de 2009 a 2015.

Pode-se perceber que os artigos relacionados à pesquisa de necessidades e implementação de prática de gestão ganharam destaque dentre os 27 artigos. A pesquisa qualitativa também teve grande importância nas metodologias para a mensuração dessas necessidades, pois, é um modo prático de buscar por respostas de questões como “o que deve ser feito”, “de que maneira deve ser feito, ou “quais são as reais necessidades das organizações estudadas”.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pesquisar sobre o estado da arte é uma forma de contemplar o que está sendo produzido e entender melhor do assunto que está sendo trabalhado. A análise bibliométrica consegue dar clareza sobre as formas que são tomadas os textos e como eles veem acontecendo.

Dessa forma, conhecer e entender as maneiras de se trabalhar cientificamente sobre os assuntos Educação e Corporativa é um ganho acadêmico e profissional para aqueles que os estudam.

Após analisar os artigos do evento EnANPAD no recorte temporal do ano de 2009 a 2015, pode-se afirmar que há espaço para novas pesquisas na área, de maneira especial, para aquelas pesquisas que identificam as necessidades sobre o tema e implementação de técnicas de desenvolvimento dos colaboradores das organizações.

Ressalta-se que este estudo compõe a base teórica de um outro estudo que está em andamento.

AGRADECIMENTOS

Agradeço à Fundação Araucária por financiar a minha pesquisa, pois o incentivo financeiro proporciona a oportunidade para que os alunos possam estudar e aprofundar os seus conhecimentos com relação às formas de extensão universitária. Sem ela dificilmente seria possível realizar pesquisas como esta.

REFERÊNCIAS

CRUZ, Daniele. Educação corporativa: A proposta empresarial no discurso e na prática.

SCIELO. Belo Horizonte. 2010. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000200016>. MORAIS. Fabio Rogerio de; VARELA. Carmen Augusta; ROBLE; Gilmara Lima de Elua; AUGUSTO. Eryka Eugenia Fernandes. A Educação Corporativa e as Estratégias de Negócio em Empresa de Serviços: entre meios e fins, quais os efeitos desta relação? XXXIX EnANPAD. Belo Horizonte. 2015.

(5)

Anais do 9º Salão de Extensão e Cultura

22 a 24 de novembro de 2016, UNICENTRO, ISSN - 2238-4464

SANTOS, Geovane Camilo dos. Análise bibliométrica dos artigos publicados como estudos bibliométricos na história do congresso brasileiro de custos. Pensar Contábil, Rio de Janeiro, 2015.

SCHEIN. De Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Editora Atlas, 2009. SILVA. Iranise Alves da; SILVA Magna Coely Alves da. E-learning Corporativo: modalidade multimétodo de avaliação de cursos de capacitação a distância. Produto&Produção, vol. 9, n. 2, p. 21-32, jun. 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/viewFile/4319/2890>.

TUMELERO. Cleonir; VELOSO. Elza Fátima Rosa; AMORIM. Wilson Aparecido Costa de; LUCAS. Angela Christina. Relação entre Práticas de Educação Corporativa e Resultados Financeiros de Empresas que Atuam no Mercado Brasileiro. XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro. 2011

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

09:15 - 10:00 Aula híbrida sobre: Para os alunos presenciais: atividade prática – E-Class Não é necessário enviar atividade Dodgeball e Rouba-bandeira. Para os alunos

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Tabela 1: Apresentação dos artigos localizados na base de dados CONASS, 2004 – Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, da SCIELO, 2010 - Scientific Electronic