• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – MIZAR VILLAGE – Figueira da Foz (Coimbra)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – MIZAR VILLAGE – Figueira da Foz (Coimbra)"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)
(2)

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E

DESPORTO

Curso de Especialização Tecnológica – Desportos da Natureza

Estágio Curricular

MIZAR VILLAGE – Figueira da Foz, Coimbra

Documento a entregar ao docente: Professor Jorge Casanova Realizado pelo aluno nº 5007543, Ricardo Gonçalves

(3)

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E

DESPORTO

Curso de Especialização Tecnológica – Desportos da Natureza

Estágio Curricular

MIZAR VILLAGE – Figueira da Foz, Coimbra

Documento a entregar ao docente:

- Professor Jorge Casanova

Realizado pelo aluno:

- Ricardo Gonçalves nº 5007543

O  presente  relatório  de  estágio  foi  realizado  e  apresentado  no  âmbito  da  Unidade  Curricular  de  Estágio  segundo  o  regulamento  de  estágio  aprovado  em  20  de  Outubro  de  2010,  realizado  por  Ricardo Samuel Moura Gonçalves  sob  a  orientação  do  Professor  Jorge Casanova 

(4)

Nome: Ricardo Samuel Moura Gonçalves Telemóvel: 926466270

E-mail: rickysam6@hotmail.com Curso: CET – Desportos de Natureza

Local de Estágio: Figueira da Foz – Mizar, Lazer e Comunicação

Morada: Clube Vale de Leão – Vais – Buarcos – 3080-378 Figueira da Foz E-mail: info@mizar.pt

Telefone: (+351) 233 432 601 | 233 433 057 Fax: (+351) 233 432 571

Orientador do local de Estágio: Dr. ª Gabriela Moreira Contacto: 961523895

Professor Orientador: Professor Jorge Casanova – ESECD Contacto: 966131711 | Jcasanova@ipg.pt

(5)

De um modo geral, quero prestar os meus agradecimentos a todas as pessoas que contribuíram para o bom funcionamento de toda a unidade curricular. Apresento os meus agradecimentos principalmente á Mizar e a todos os animadores que com ela trabalharam, foram uma ajuda preciosa nesta fase da minha vida possibilitando-me a aprendizagem de variados conceitos e técnicas a todos os níveis na minha área.

Agradeço também ao Instituto Politécnico da Guarda, mais especificamente á unidade científica de Desporto e Expressão, por todo o apoio ao longo de meu estágio e também fora dele acreditando sempre em mim e interessarem-se em melhorar todas as minhas capacidades.

Não posso deixar de prestar os meus maiores agradecimentos a todos os acampantes dos campos de férias que sempre me mostraram caminhos e alternativas para lidar com certas situações.

Por fim agradeço a todos os meus amigos e família que sempre estiveram ao meu lado nesta fase da minha vida.

(6)

1‐ INTRODUÇÃO                  2‐ APRESENTAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO – MIZAR VILLAGE          2.1. OS CAMPOS DE FÉRIAS      3  2.2. AS ATIVIDADES      4  2.3. O OBJECTIVO PRINCIPAL DA MIZAR      4  2.4. O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DA INSTITUIÇÃO      4  2.5. MISSÃO E VALORES      5  2.6. HISTORIAL      6  2.7. AS INSTALAÇÕES      10  2.8. O EQUIPAMENTO      10  3‐ O ESTÁGIO                  11  4‐ OBJECTIVOS                  12  5‐ ACTIVIDADES                  13  5.1. ACTIVIDADES REALLIZADAS NO ESTÁGIO QUE FORAM DESENVOLVIDAS NO CURSO      13  5.1.1. CANOAGEM      14  5.1.2. ROAD BOOK      15  5.1.3. RAPEL      16  5.1.4. ESCALADA      17  5.2. ACTIVIDADES RELACIONADAS COM DESPORTO DE NATUREZA E QUE SÓ FORAM DESENVOLVIDAS EM ESTÁGIO  18         5.2.1. ESPELEOLOGIA      18  5.3. ACTIVIDADES LÚDICAS APENAS DESENVOLVIDAS EM ESTÁGIO      19  5.3.1. TIRO COM ARCO      19  5.3.2. SERINGA BALL      21  5.3.3. JOGOS DE 1 MINUTO      22  5.3.4. CAÇA AO TESOURO      23  5.3.5. JOGOS AQUÁTICOS      24  5.3.6. CASAMENTOS E FUNERAIS      25  5.3.7. APANHA‐ME SE PUDERES      26  5.3.8. JOGO DOS ESPIRITOS      27  5.3.9. CONTRA BANDISTAS      28  5.3.10. CLUEDO      29  5.3.11. CADEIA ALIMENTAR      30    6‐ ASPETOS MAIS E MENOS CONCRETIZADOS             31  7‐ REFLEXÃO                   32  8‐ BIBLIOGRAFIA                  34   

(7)

Ilustração 1 – Solar dos Albergaria, Mesão Frio      6   Ilustração 2 – Pavilhões da Escola De Fronteira      7  Ilustração 3 – Pavilhões da Escola De Fronteira      8  Ilustração 4 – Edifício Principal E Piscina, Figueira da Foz      9  Ilustração 5 – Vivendas – Foto da MIZAR      10  Ilustração 6 – Parede de Escalada – Foto da MIZAR      10  Ilustração 7 – Campo de Ténis – Foto da MIZAR      10  Ilustração 8 – Canoagem, Foz do Mondego – Foto Própria      11  Ilustração 9 – Canoagem, chegada – Foto Própria      12  Ilustração 10 – Road Book, Equipa dos Mais Velhos – Foto Própria        13  Ilustração 11 – Rapel, Equipa dos Mais Velhos – Foto Própria         14  Ilustração 12 – Escalada, Equipa dos Mais Velhos – Foto Própria        15  Ilustração 13 – Espeleologia, interior – Foto Própria      16  Ilustração 14 – Espeleologia, saída da gruta – Foto Própria      16  Ilustração 15 – Tiro com Arco, Equipa dos Mais Novos – Foto Própria        17  Ilustração 16 – Seringas – Foto Própria      18  Ilustração 17 – Baldes com Água – Foto Própria      18  Ilustração 18 – Jogo de 1 minuto, construção de lego – Foto Própria        19  Ilustração 19 – Caça ao tesouro, equipa dos Mais Novos – Foto Própria      20  Ilustração 20 – Jogo aquático, Tubo de Papel – Foto Própria      21   Ilustração 21 – Jogo Casamentos e Funerais – Foto Própria      22  Ilustração 22 – Jogo Apanha‐me se Puderes – Foto Própria      23  Ilustração 23 – Jogo dos Espíritos, Espíritos Maus – Foto Própria        24  Ilustração 24 – Jogo dos Contra Bandistas, Equipa dos Mais Novos – Foto Própria    25  Ilustração 25 – Jogo do Cluedo, Macaco – Foto Própria      26  Ilustração 26 – Jogo do Cluedo, Cleópatra – Foto Própria      26  Ilustração 27 – Jogo da Cadeia Alimentar – Foto Própria      27   

(8)

Tabela 1 – Exemplo de Uma Semana      11   

(9)

1. Introdução

“A prática de actividades físicas e desportivas ao ar livre, em contacto e no respeito pela natureza, deve ser fomentada”.

Lei de Bases do Desporto n.º 30/2004, de 21 de Julho – Artigo 83º.

A actividade ao ar livre tem como aliciante a possibilidade de atravessar zonas praticamente livres de poluição e outras agressões ao meio ambiente, permitindo desfrutar da Natureza no seu estado puro e relaxante. As actividades serão diversas.

A Serra da Boa Viagem, oferece um bom espaço para disfrutar de actividades surpreendentes de Natureza.

Desfrutar de uma bela imagem, é um óptimo incentivo para o nosso estado de espírito.

Combina-se, assim, a arte, lazer e descoberta na mais pura relação Homem/Natureza, isto com agradáveis passeios, onde é possível desfrutar do envolvimento, enquanto desenvolvemos uma actividade física saudável e estimulante. A grande vantagem deste convívio é que os seus praticantes não necessitam de experiência nem conhecimentos anteriores sobre as actividades.

Este relatório é constituído em primeiro lugar pela caracterização da entidade de estágio seguida dos meus objectivos gerais e pessoais a concretizar na instituição. Encontra-se também um desenvolvimento das atividades abordados durante o período do estágio curricular assim como o material e a segurança adequada. Por fim apresento uma reflexão acerca de todo o meu estágio, tendo em conta os aspectos mais conseguidos e menos conseguidos.

Este relatório foi realizado no âmbito da disciplina de Estágio, pertencente ao CET de Desportos de Natureza, leccionado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. O estágio decorreu no período compreendido entre 9 de Julho e 10 de Agosto de 2012 na empresa Mizar.

(10)

2. Apresentação do local de estágio – MIZAR VILLAGE

 

A Mizar era, até recentemente, um projecto direccionado apenas à promoção e divulgação dos Campos de Férias em Portugal. Estes programas de excepção são muito importantes no desenvolvimento dos mais jovens.

Contudo, no centro de férias situado na Figueira da Foz, a MIZAR deseja alargar a aptidão e programas a adultos de todas as idades, realizando actividades de Lazer e Ocupação de Tempos Livres, privilegiando nomeadamente as Famílias e Amigos.

2.1. Os Campos de Férias

Os Campos de Férias da Mizar proporcionam, acima de tudo, programas com elevado valor formativo, a par de todo o interesse lúdico e de ocupação de tempos livres, durante os períodos de férias escolares.

O objectivo destes campos é fazer de cada programa uma experiência única, com planos distintos e diferenciadores ao nível da aprendizagem e do divertimento. A principal preocupação é favorecer o impacto positivo e duradouro que estes programas únicos podem ter, tanto no presente como no futuro, no desenvolvimento pessoal e na afirmação social de cada indivíduo. Nos Campos de Férias os participantes vão encontrar:

 Diferentes actividades e programas temáticos;

 Contacto com o meio natural e as comunidades locais;

 Apoio pedagógico e acompanhamento psicológico nos programas;

 Estimulação do desenvolvimento pessoal (auto-estime, autonomia, socialização) aliada à experiência formativa e, claro;

(11)

2.2. As Actividades

Um Campo de Férias pressupõe uma programação, um conjunto de actividades diversificado e calendarizado. A programação, bem como as actividades que a compõem, estão definidas à partida. São os responsáveis da Mizar e as equipas de animadores que as definem e preparam. A dinâmica de realização do Campo de Férias e os interesses dos participantes poderão introduzir alterações.

2.3. O Objectivo Principal da MIZAR

O principal objectivo não é que se façam todas as actividades segundo o calendário traçado para as mesmas, mas que o Campo de Férias seja um sucesso.

E, para que o seja, são essenciais, mais que a escrupulosa concretização das actividades, a segurança, a alegria e o bem-estar físico e afectivo dos participantes num contexto que favoreça o desenvolvimento pessoal de cada um, através da existência de condições de relacionamento e comunicação que contribuam para que um conjunto de competências pessoais seja desenvolvido e melhorado, de forma equilibrada, em cada participante.

2.4. O Desenvolvimento Pessoal da instituição

A meta não é cumprir um calendário de actividades, mas antes, participar num projecto que possibilite, a cada jovem participante, através dos desafios e situações que se vão apresentando, acreditar mais em si e conhecer-se melhor e, sobretudo, sentir-se melhor consigo próprio.

Dito isto, para que fiquem claros os nossos propósitos e aquilo que para nós é mais importante, é óbvio que, neste contexto, a Mizar deseja realizar as actividades que fazem parte do seu programa.

(12)

2.5. Missão e Valores

A filosofia desta empresa baseia-se na capacidade do ser humano conquistar o seu direito à felicidade: estado de bem-estar permanente.

A MIZAR acredita na diferença e no desenvolvimento das capacidades dos jovens através do seu potencial inato e imutável, e não dos seus fenómenos temporários, respeitando, para isso, tempos e ritmos naturais de formação. A conservação e promoção da cultura, o respeito e defesa do ambiente, o aproveitamento consciente dos recursos naturais, são temas intrínsecos à evolução do indivíduo como parte integrante do planeta que co-habita.

A sua forma de actuar nasce na resposta de um porquê e para quê? Não queremos jovens felizes...por momentos, por fora. Queremos jovens felizes por dentro, a longo prazo, capazes de ser e construir.

A participação regular de jovens em programas como os que dinamizamos, ampliando e enraizando valores culturais e humanitários.

(13)

2.6. Historial

Apesar de ser um projecto recente, com início em 2007, a Mizar conta com uma vasta experiência na realização das suas actividades, em especial os Campos de Férias e Viagens Escolares, fruto do trabalho desenvolvido pelos seus promotores, durante vários anos, em associações semelhantes e com bastante sucesso.

Instalacões no Douro

No primeiro ano de actividade, funcionou em Mesão Frio, no Douro, no Solar dos Albergaria. Nesse primeiro ano, organizou campos de férias e, paralelamente, tardes aventura para jovens locais. As actividades não se limitaram aos típicos jogos de campos de férias, incluíram também conhecimento das gentes e costumes locais, visitando quintas de produtores de vinho, passeando no Douro, entre outros.

No entanto, no final desse Verão, o solar deixou de estar disponível e a Mizar mudou-se para Fronteira.

(14)

Instalações no Alto Alentejo

Em 2008 e 2009 em Fronteira, vila e sede de concelho do Alto Alentejo. As instalações eram a antiga escola do ciclo, no centro da vila, que estavam a ser utilizadas para alojamento de grupos. Adaptaram esta escola às suas necessidades, com obras de recuperação da cozinha e refeitório, da sala de convívio / discoteca, dos balneários e quartos, assim como alguns arranjos exteriores...e muita pintura!

Nesses dois anos o crescimento foi superior a 40%, tendo recebido quase 50 escolas que os procuraram para as suas Viagens Escolares e cerca de 500 crianças e jovens de Portugal (e também de outros países como Angola, Bélgica, Brasil, Espanha, UK, ...) que participaram nos Campos de Férias da MIZAR.

Fronteira provou ser um local muito interessante para as actividades por eles desenvolvidas, pois é uma vila com um conjunto bastante completo de infra-estruturas (picadeiro, campo sintético de futebol, observatório astronómico, praia fluvial, piscinas públicas, ...), de locais naturais, e próxima de outras vilas de interesse, como Avis ou Alter do Chão.

(15)

No entanto, as limitações funcionais e estéticas da escola, levaram a MIZAR a ter de procurar um novo espaço, que fosse bastante mais adequado ao tipo de actividades que desenvolvemos com as crianças e jovens, e que também possibilitasse a realização de actividades durante todo o ano e para participantes de todas as idades.

(Esta escola foi, entretanto, demolida e, no seu lugar, foi edificado o Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, juntamente com um parque urbano.)

Instalações em Tábua

Assim, instalaram-se no Complexo Turístico da Pedra da Sé, em Tábua, o local ideal para a Mizar, o qual baptizaram de Mizar Village. Local natural, florestado, na encosta do Mondego, com 12 vivendas dispersas, piscina, bar discoteca, pavilhão, casa central rústica com refeitório e salas de reunião, trilhos, é um local perfeito para Campos de Férias. A todos os que nos visitaram esse local maravilhou pela sua beleza natural e pela potencialidade para as actividades.

Neste espaço funcionaram desde Abril de 2010 até Setembro de 2011, altura em que tiveram de o abandonar. A mudança fez-se, no entanto, para um local que lhes permite colmatar as duas pechas do centro de Tábua: a capacidade de alojamento e o isolamento.

(16)

Instalações na Figueira da Foz

Em Outubro de 2011, a Mizar muda-se para a Figueira da Foz, mais concretamente para o Clube de Vale de Leão, onde instala a Mizar Village, sendo este um local com uma capacidade bastante superior à de Tábua (tem agora 25 vivendas), mais equipamento e possibilidade de actividades.

Embora perdendo um pouco da mística da natureza que a Pedra da Sé lhe conferia, estão certos que a proximidade à cidade da Figueira da Foz, assim como a envolvência da Serra da Boa Viagem irão proporcionar a esta nova Mizar Village excelentes condições para o desenvolvimento dos programas que, cada vez mais, se destinam, não apenas a crianças e jovens, mas a participantes de todas as idades e, durante todo o ano.

Ilustração 4 - Edifício Principal E Piscina, Figueira Da Foz

Missão

(17)

2.7. As Instalações

A Mizar Village – Figueira da Foz está preparada para receber visitantes tão distintos como crianças e jovens, famílias, grupos de amigos, escolas, turmas, empresas ou idosos, podendo estes contar com as seguintes infra-estruturas:

 22 Vivendas T11, com capacidade para 2 a 8 pessoas cada;

 3 Vivendas T0;

 Receção, com internet wireless;  Viatura de apoio;

 Piscina e campo de Ténis;

 Edifício central, com restaurante, bar e sala de jogos;

 Discoteca;  Sala de convívio;

2.8. O Equipamento

Para desenvolver as atividades, Mizar Village conta com vários equipamentos, inclinando-se mais sobre os desportos outdoor, tais como:

 Parede de escalada artificial de 7,5m;

 Cordas e demais material necessário para a prática de escalada, rapel e slide;

 BTT, canoas, arco, setas e bastidores;  Equipamento de paintball;

 Snooker, dardos, matraquilhos e Ténis de mesa;  Variado equipamento lúdico e desportivo;

 Equipamento audiovisual;

Ilustração 5 – Vivendas – Foto da MIZAR

Ilustração 6 ‐ Parede de Escalada – Foto  da MIZAR 

(18)

3. O Estágio

Estágio curricular

O estágio curricular efectuado na Mizar, decorreu no período do dia 9 de Julho a 10 de Agosto de 2012. A integração na Mizar foi muito boa. Logo de inicio tivemos uma reunião com a Dra. Gabriela Moreira, orientadora do nosso estágio na entidade. Em seguida foi-nos apresentada toda a equipa. O Coordenador dos campos de férias, Bruno Catela, foi-nos integrando na “equipa” explicando várias tarefas, bem como as diversas atividades a serem desenvolvidas ao longo do dia. De inicio acompanhámos o Miguel Castro em todos os procedimentos, observando como eram desenvolvidas as atividades.

Horário

Durante todo o estágio o horário nunca foi certo, mudando constantemente as horas realizadas por dia.

A participação nos campos de férias contribuiu com muitas horas de estágio, pois na maior parte dos dias uma das tarefas era pernoitar com os participantes.

O horário foi sempre de acordo com as atividades e reuniões, cumprindo e ultrapassando as horas previstas no plano de estágio.

Quadro nº 1

Tabela 1 - Exemplo de Uma Semana

2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira Sábado Domingo

Manhã Manhã Militar Seringa Ball Piscina Escala da Tiro Com Arco Despedida aos acampantes Construçã o de jangadas Tarde Canoage m Jogos Aquático s Cadeia Alimenta r Caça ao tesouro Jogos de 1 Minuto Receção aos novos acampantes Rapel

Noite Jogo dos

espíritos Reunião Cluedo Reunião Contra-Bandista s Reunião Baile de Gala Reuniã o Fogo de Campo Reuniã o Casamento s e Funerais Reunião Road Book Reunião

(19)

4. Objectivos

O Desporto da Natureza, integrado num campo de férias, visa atingir os seguintes objectivos:

Gerais

 Proporcionar actividades lúdicas para os atletas;

 Fomentar a ocupação dos tempos livres com actividades saudáveis;  Proporcionar um convívio entre os acampantes, pais e animadores;  Conseguir um elevado número de participantes e garantir um bom grau

de satisfação destes;

 Estimular o desenvolvimento de algumas características socioculturais dos atletas: trabalho em equipa; liderança; autocontrolo; alterações de atitudes e comportamentos; relacionamento interpessoal; gestão do stress; comunicação.

Pessoais

 Melhorar os meus conhecimentos ao nível do Desporto;  Transmitir os meus conhecimentos aos acampantes;  Gerar uma boa relação para que exista um bom ambiente;

(20)

5. Actividades

No início, era dada uma prelecção sobre as medidas e regras necessárias para a prática de cada actividade, a fim de todos as realizarem dentro da normalidade e dentro das regras de segurança.

5.1.

Actividades realizadas no estágio que foram

desenvolvidas no curso

5.1.1. Canoagem

 O percurso é compreendido no espaço da Foz do Mondego;  As embarcações (canoas) eram de dois lugares;

 Os acampantes equiparam-se com coletes salva-vidas;

 As embarcações que se utilizaram eram estáveis e insubmergíveis;

Segurança

 Os participantes usaram obrigatoriamente coletes salva-vidas, cedidos pela Instituição;

 Acompanhamento contínuo por monitores durante todo o trajecto.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre manejo da canoa, normas e regras de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

(21)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era acompanhar os  acampantes nas canoas e  explicar qual a técnica da  canoagem para a progressão,  mudança de direcção e  travagem, bem como as regras  de segurança   Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:

 Canoa;

 Pagaia ou remo;

 Colete salva-vidas;

Os participantes necessitam para esta actividade de:  Fato de banho;

 T-shirt;

(22)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era acompanhar os  acampantes em todo o  caminho, apoiando­os caso  surgi­se alguma duvida na  leitura do mapa e qual o  caminho a seguir  5.1.2. Road Book

O Road Book é uma espécie de orientação, diurna ou nocturna, mas o que define as direcções que devem seguir são quadrados com as curvas que aparecem no percurso, os cruzamentos, as estradas marcadas ou não, em alcatrão ou em terra batida.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:

 Road Book;

(23)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era fazer a  segurança por baixo no rapel,  bem como equipar e  desequipar os acampantes  para a realização da atividade  5.1.3. Rapel

O Rapel consiste na descida de uma parede em segurança e ao mesmo tempo radicalmente.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:  Cordas;  Fitas;  Cintas;  Capacete;  Luvas;  Gri-Gri;  Oito (Descensor);  Arnês;  Mosqueões;

Os participantes necessitam para esta actividade de:

 Calções compridos ou calças;

Ilustração 11 ‐ Rapel, Equipa dos Mais Velhos –  Foto Própria

(24)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era fazer a  segurança por baixo na  escalada, bem como equipar e  desequipar os acampantes  para a realização da atividade     Sapatilhas; 5.1.4. Escalada

Esta atividade era realizada numa parede de escalada artificial incluída no campo, em que consistia em proporcionar um pouco de aventura aos acampantes, e fazer com que recebessem algumas das que são as bases para iniciação na escalada.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:  Cordas;  Arnês;  Mosquetões;  Capacete;  Ascensores e Descensores;  Parece de escalada;

(25)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era fazer a  segurança e guiar os  acampantes no interior da  gruta   

5.2.

Actividades relacionadas com Desporto

de Natureza e que só foram desenvolvidas em

estágio

5.2.1. Espeleologia

A espeleologia consiste na visita e descoberta a grutas e as suas galerias. Nesta atividade os acampantes entravam um a um em silêncio, e do inicio ao fim da gruta era guiados por vários monitores e puderam observar as galerias que lá existiam

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:  Arnês;  Cordas;  Mosquetões;  Oitos (Descensores);  Frontais;  Capacetes; Ilustração 13 ‐ Espeleologia, interior –  Foto Própria

(26)

Ilustração 14 ‐ Espeleologia, saída da gruta – Foto  Própria

(27)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era precaver  incidentes, apoiar os  acampantes na utilização do  material bem como retirar as  setas do alvo   

5.3.

Actividades lúdicas apenas desenvolvidas

em estágio

5.3.1. Tiro com Arco

A actividade de Tiro com Arco assenta no manuseamento de um arco e uma flecha, com o objectivo de acertar no alvo.

Para esta prática é exigido fundamentalmente aos participantes grandes doses de concentração, equilíbrio, coordenação, precisão, completadas com um pouco de sorte.

Segurança

 Área de Segurança onde se encontra o Alvo.

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Foram sempre dadas instruções prévias sobre manejo do arco e da flecha, assim como as normas e regras de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o

participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e

de segurança necessário, nomeadamente:  Arco;  Flechas;  Alvo; Ilustração 15 ‐ Tiro com Arco, Equipa dos Mais Novos  – Foto Própria

(28)
(29)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era preparar todo o  material para se iniciar a  atividade, vigiar e por vezes  participar também  5.3.2. Seringa Ball

O Seringa Ball é uma actividade na qual todos se podem divertir e que consiste na aspiração de água tingida, com a cor respectiva de cada equipa, para uma seringa e na expulsão dessa mesma água, com o objectivo de atingir um adversário de modo a que uma fita de papel que contém no braço rasgue por ficar molhada.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo

para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:

 Seringas;  Baldes;

 Água com a tinta;  Papel;

Os participantes necessitam para esta actividade de:  Fato de banho;  T-shirt; Ilustração 16 – Seringas  – Foto Própria Ilustração 17 ‐ Baldes com água –  Foto Própria

(30)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era realizar a  supervisão no decorrer dos  jogos, bem como a contagem  de tempo e pontos    5.3.3. Jogos de 1 Minuto

Os Jogos de 1 Minuto são uma actividade na qual todos se podem divertir e que consiste na disputa entre 2 ou mais equipas em vários jogos com a duração de um minuto.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, mas este material também pode ser muito variado de monitor para monitor, sendo o mais comum o seguinte:

 Bolas de esponja;

 Bolas de Ténis de Mesa;  Papel;  Cartas;  Baldes;  Computador;  Legos; Ilustração 18 ‐ Jogo de 1 minuto, construção de lego –  Foto Própria

(31)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era acompanhar  uma das equipas quando  necessário, dependendo das  idades dos acampantes    5.3.4. Caça ao Tesouro

O Caça ao Tesouro é uma actividade que consiste na descoberta de várias pistas espalhadas pelo campo, em que umas levarão ás outras com o objectivo de no fim encontrarem o tesouro.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:

 Tesouro;

 Mapa do campo;  Papel com as pistas;

(32)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era supervisionar os  acampantes, bem como a  contagem do tempo e a  preparação do material    5.3.5. Jogos Aquáticos

Esta actividade consiste na realização de vários jogos na piscina do campo e na sua zona envolvente, com o objectivo de terminar a série no menor tempo possível.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:  Bolas de plástico e de ténis;  Folhas;  Copos;  Mangueira;  Pinos;  Bolas de Ténis;  Óculos de mergulho;  Tubos;

Os participantes necessitam para esta actividade de:  Fato de banho;

Ilustração 20 ‐ Jogo aquático, Tubo de Papel ‐  Foto Própria

(33)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era disfarçar­me  para participar na atividade,  preparando também o  material     T-shirt; 5.3.6. Casamentos e Funerais

Esta actividade Nocturna, consiste na escolha de um tema em que 3 ou mais monitores disfarçados andam por todo o campo e os participantes têm uma folha para eles assinarem, e quando uma equipa tiver todas as assinaturas que necessita tem uma sequência completa e assim sucessivamente. Enquanto isso também existem 2 animadores disfarçados, mas que em vez de assinarem essa folha, cortam as assinaturas que cada equipa já tem. No fim vence a equipa que obtiver mais sequências.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o

material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:  Folhas;  Caneta;

(34)

Designação  A minha tarefa nesta 

atividade era fazer de “ladrão”    

5.3.7. Apanha-me se Puderes

Este jogo consiste na formação de três ou mais equipas em que cada equipa anda com um monitor pela cidade, e outros 3 ou mais monitores são os ladrões de cada equipa respectivamente, são enviadas mensagens de texto por telemóvel do monitor ladrão para o monitor que acompanha a equipa, descrevendo sítios por onde está a passar e para onde vai. O papel da equipa é conseguir decifrar esses sítios e ser mais rápida que o “ladrão”.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:

 Telemóvel;

Ilustração 21 ‐ Jogo Casamentos e Funerais – Foto  Própria

(35)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era utilizar um  disfarce de espirito e  participar na atividade, bem  como a preparação do  material    5.3.8. Jogo dos Espíritos

O Jogo dos espíritos é uma atividade nocturna e consiste no disfarce dos monitores em espíritos, bons e maus. Os espíritos não falam mas ouvem, então a função das equipas é lerem uma reza, em couro, a um espirito, se essa for a reza certa o espirito dá uma outra reza de um outro espirito espalhado pelo campo, se não for o espirito foge. Ganha a equipa que obtiver todas as rezas no menor tempo possível.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:

 Folhas com as rezas;

Ilustração 22 ‐ Jogo Apanha‐me se Puderes –  Foto Própria

(36)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era supervisionar os  acampantes ao longo de toda  a atividade    5.3.9. Contra Bandistas

Esta é uma atividade nocturna jogada em silencio, tendo como objectivo entrar no campo adversário capturar o ouro e regressas á base sem ser apanhado, ganha a equipa que conseguir ser mais discreta e roubar o ouro á adversária.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico e de segurança necessário, nomeadamente:

 Pinos (Ouro);

Ilustração 23 ‐ Jogo dos Espíritos, Espíritos Maus – Foto Própria

(37)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era participar na  equipa de animadores    5.3.10. Cluedo

Esta é uma atividade que remonta a cena de um crime, ou um roubo, e o papel das equipas é fazer de detectives, interrogando as várias personagens e no fim revelando a sua versão dos acontecimentos.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Ilustração 25 ‐ Jogo do Cluedo, Macaco –Foto Própria

Ilustração 26 ‐ Jogo do Cluedo, Cleópatra  – Foto Própria

(38)

Designação  A minha tarefa nesta  atividade era supervisionar,  bem como preparar o  material para a atividade    5.3.11. Cadeia Alimentar

Este jogo consiste na formação de 3 ou mais equipas e designar um animal para ser o nome de cada equipa, esses animais têm de se comer uns aos outros. Neste caso, a equipa por exemplo do gato têm de apanhar toda a equipa do rato, e assim sucessivamente. Quando alguém for apanhado tem de contar até 3 bem alto, se nesse espaço de tempo não for tocado por ninguém da equipa para ser salvo então está fora de jogo.

Segurança

 Acompanhamento contínuo por monitores durante toda a actividade.

 Serão sempre dadas instruções prévias sobre a actividade, assim como as normas e regras que os participantes têm de respeitar e realizar a fim de que a actividade se realize com o maior grau de segurança.

 A actividade podia ser cancelada caso as condições climatéricas fossem desfavoráveis e possíveis de causar perigo para o participante.

Material

A Instituição assegura todo o material técnico

e de segurança necessário,

nomeadamente:

 Folha e caneta;

(39)

Aspetos Mais e Menos Concretizados

Aspetos Mais concretizados do Estágio

Estes aspetos referem-se a todo o estágio, muitos deles

apareceram do fator surpresa, e outros vão de encontro com os

meus objetivos:

 A equipa com a qual trabalhei durante o estágio, apoiou-me ao máximo em questões relacionadas com o curso e fora dele;

 Conheci uma realidade dos campos de férias que não tinha conhecimento da sua existência e adorei;

 A relação e a entre ajuda de todos, desde acampantes a animadores foram fantásticas;

 O animador aventura da equipa de animadores partilhou imensos conhecimentos uteis com ambos os estagiários;

 A recepção foi boa em geral;

Aspetos Menos concretizados do Estágio

 Algumas das actividades propostas pela direcção não eram compatíveis com o objectivo do estágio;

 O alojamento no inicio não era higiénico, vindo a melhorar com o tempo;

Ilustração 27 ‐ Jogo da Cadeia Alimentar –  Foto Própria

(40)

Reflexão

Esta reflexão vai de encontro com os objetivos gerais e pessoais por mim apresentados. Na minha opinião, os principais pontos a atingir foram bem sucedidos. Existiram pequenos incómodos no inicio, mas felizmente acabou por correr pelo melhor. Em relação ás funções a desempenhar, ocorreram situações em que o que nos era solicitado não estava relacionado com as funções anteriormente acordadas. Contudo, penso que o bom e o menos bom estão quase sempre presentes nestas situações, o que faz delas algumas barreiras que no meu caso me deu mais força e prazer para estagiar naquele local.

 O que gostaria de ter feito para além do realizado?

Acerca desta questão tenho a dizer que em todo o estágio só gostaria de ter realizado 2 atividades que não houve oportunidade devido ás más condições do material poderia ser perigoso, que foram elas, o slide e o paintball, pois são atividades que não realizei em nenhuma unidade curricular e acho que poderia ser interessante para alargar o meu conhecimento;

 Quais os aspectos menos conseguidos?

Na minha opinião o aspeto menos conseguido ao longo do período de tempo do estágio curricular foi a comunicação e relação com alguns funcionários da empresa que pode ter levado a um mau ambiente em certas situações;

(41)

 Das unidades curriculares do CET quais as que colocas-te em prática?

Exemplifica.

Como não poderia deixar de ser, as atividades que coincidiram com as leccionadas no CET foram as de natureza, tais como a escalada e o rapel, em que nas duas atividades apliquei os conhecimentos adquiridos acerca da segurança por baixo, a canoagem, explicando a técnica de pagaiar e ainda a orientação ou “Road Book”, aplicando alguns conhecimentos obtidos na unidade curricular de Pedestrianismo e Orientação;

 Se te dessem oportunidade de estagiar no mesmo local, aceitavas ou

optavas por um outro?

A minha experiência nesta empresa foi boa e gostei de realizar lá o meu estágio, mas penso que estagiar num outro local diferente não iria prejudicar os conhecimentos por mim adquiridos, muito pelo contrário, penso que só traria experiências novas e possivelmente outros pontos de vista e diferentes maneiras de encarar problemas que no futuro poderão vir a ser muito uteis;

(42)

Bibliografia

Legislação:

Lei de Bases do Desporto n.º 30/2004, de 21 de Julho.

Pesquisa na Internet:

http://www.mizar.pt/pt/quem-somos.html - 15/08/2012

http://www.mizar.pt/pt/missao-e-valores.html- 15/08/2012

http://www.mizar.pt/pt/historial.html- 15/08/2012

(43)

Referências

Documentos relacionados

No caso do metodo dos traços de fissio revelam, nesta categoria, eventuais diferenças na eficiencia de deteção das micas muscovitas para fragmentos de fissão

Buscamos avaliar como a estrutura das assembleias de peixes responde aos fatores abióticos em diferentes escalas espaciais, avaliar como a diversidade espacial da

Em a e b comparação da interferência causada por K em três concentrações diferentes empregando-se apenas um ou dois filamentos no programa de aquecimento, respectivamente,

Na área de óleos e gorduras, são diversos os exemplos de utilização e aplicação desta técnica como alternativa aos procedimentos convencionais de formulação de gorduras

objeto; o outro, unidade sintética de uma multiplicidade de aparências, que faz lentamente seu aprendizado (SARTRE, 1996, p. Diferentemente é o que ocorre com a imagem, pois,

Os bancos de sementes desempenham um importante papel na sustentação da biodiversidade, particularmente da biota exis- tente nos agroecossistemas, como mamíferos de pequeno

As juntas com diferentes níveis de intemperismo foram ensaiadas em equipamento de cisalhamento direto do tipo portátil para determinação do comportamento mecânico e ângulo

Outro fator muito importante foi o envolvimento dos demais professores da escola no decorrer das atividades e, mesmo não sendo esse um dos objetivos da pesquisa, mas que foi