• Nenhum resultado encontrado

QUALIDADE DE FRUTOS DE TOMATEIRO CULTIVADOS EM CAMPO E AMBIENTE PROTEGIDO SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE PACLOBUTRAZOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUALIDADE DE FRUTOS DE TOMATEIRO CULTIVADOS EM CAMPO E AMBIENTE PROTEGIDO SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE PACLOBUTRAZOL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

QUALIDADE DE FRUTOS DE TOMATEIRO CULTIVADOS

EM CAMPO E AMBIENTE PROTEGIDO SOB DIFERENTES

CONCENTRAÇÕES DE PACLOBUTRAZOL

Katiane Santiago Silva1; Cleiton Gredson Sabin Benett1; Rafael Marangoni Montes1, Alexsander Seleguini1; Shizuo Seno1, Max José de Araújo Faria Junior2

1

UNESP/FEIS, Ilha Solteira-SP. e-mail: kasantiago@ig.com.br; 2UNESP-Campus de Araçatuba, DAPSA, e-mail: maxfaria@fmva.unesp.br

RESUMO

O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação de diferentes concentrações de paclobutrazol em mudas, sobre a qualidade de frutos de dois híbridos de tomateiro cultivados em campo aberto e abrigo para cultivo protegido, na região de Ilha Solteira-SP. O trabalho foi desenvolvido na UNESP/FEIS, campus de Ilha Solteira-SP, utilizando os híbridos Jennifer e AF 7631. Foram avaliados os efeitos da aplicação de PBZ nas concentrações de 0; 50; 100 e 150 ppm, quanto a eficiência dos tratamentos sobre a qualidade dos frutos. Adotou-se delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial, com análise para grupo de experimentos, modelo fixo, com 4 blocos por ambiente e 9 plantas por parcela. Houve efeito da interação para os teores de sólidos solúveis e índice de maturação em função das concentrações de paclobutrazol (PBZ) para os tomateiros cultivados nos diferentes ambientes. O ambiente de cultivo não interferiu em nenhuma das características qualitativas avaliadas, para o híbrido AF 7631, enquanto que, para o Jennifer houve defeito significativo do ambientes de cultivo sobre o teor de sólidos solúveis e acidez titulável, não afetando, porém, o índice de maturação. Quanto aos efeitos dos ambientes de cultivo, notou-se que a aplicação do regulador de crescimento não influenciou os teores de

sólidos solúveis para os frutos produzidos em abrigo protegido, enquanto que, para o cultivo em campo, apenas o índice de maturação não apresentou significância entre os híbridos.

PALAVRAS-CHAVE: Solanum lycopersicum L., regulador de crescimento,

acidez titulável, sólidos solúveis.

ABSTRACT

Quality of tomato fruits cultivated in open field and under protected environment

under different paclobutrazol concentrations

The present work aimed to investigate the effect of different concentrations of the growth regulator paclobutrazol (PBZ) on the growth and on the emission of side shoots of two tomato hybrids grown in open field and in a greenhouse, in Ilha Solteira. The work was developed at UNESP, campus of Ilha Solteira, São Paulo State, Brazil, using the hybrids Jennifer and AF 7631 It was evaluated the effects of paclobutrazol at the concentrations of 0; 50; 100 and 150 mg L-1, as the efficiency of the treatments about the quality of the fruits. It was adopted a randomized blocks design, in a factorial scheme, with analysis for group of experiments, fixed model, with 4 replications per environment and 9 plants per plot. The cultivation environment didn’t interfere in none

(2)

of the appraised qualitative characteristics, for the hybrid AF 7631, while, for Jennifer there was significant effect of the cultivation environment on the contents of soluble solids and titratable acidity, not affecting, however, the maturation index. As for the effects of the cultivation environment, it was noticed that the application of the growth regulator didn’t

influence the contents of soluble solids for the fruits produced in protected condition, while, for the cultivation in field, just the maturation index didn’t present significance between the hybrids.

KEY WORDS: Solanum lycopersicum L,

plant growth regulator, titratable acidity, soluble solids.

INTRODUÇÃO

O tomateiro (Solanum lycopersicum L.) de grande importância comercial é importante fonte de vitaminas, fibras e sais minerais (Naika et al., 2006). Ainda, os frutos, além de significativa fonte de nutrientes, são ricos em fitoquímicos, que são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas para protegê-las contra vírus, bactérias e fungos e que, quando ingeridas podem ter propriedades anticancerígenas (Giovannuci, 1999). A cultura do tomateiro destaca-se, mundialmente, por sua importância econômica e social e pela versatilidade de uso. Um dos problemas, comumente, observados na produção de mudas de tomateiro é o rápido desenvolvimento da parte aérea, podendo ocorrer o estiolamento. Algumas práticas vêm sendo utilizadas para o condicionamento do crescimento, através de estimulação química ou física, ou um estresse suave aplicado às mudas, visando regular o crescimento e a qualidade destas, o que pode ser obtido com o uso de reguladores químicos (Nascimento et al., 2003). Dentre estes compostos se destaca o Paclobutrazol, o qual bloqueia a biossíntese de GA1 (Ácido giberélico), diminuindo o desenvolvimento das plantas. Várias pesquisas têm demonstrado a eficiência da aplicação de PBZ na redução do crescimento e desenvolvimento vegetativo de diversas espécies de plantas com reflexos, também, no florescimento e na produtividade (Giovinazzo & Souza-Machado, 2001; Berova & Zlatev, 2000), todavia os efeitos na qualidade dos frutos, ainda, apresentam resultados divergentes. De acordo com Chitarra & Chitarra (1990), existe um grande arsenal de informações com relação às transformações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas de frutos e hortaliças durante o desenvolvimento, maturação e senescência. Na produção de frutos e hortaliças devem-se caracterizar bem os índices físico-químicos, de tal forma que os produtos obtidos apresentem ótima qualidade e bom rendimento. Dentre estes índices físico-químicos alguns dos mais utilizados são: firmeza de polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT). O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação de diferentes concentrações de paclobutrazol em mudas, sobre a qualidade de frutos de dois híbridos de tomateiro cultivados em campo aberto e abrigo para cultivo protegido, na regiãode Ilha Solteira-SP.

MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi desenvolvido na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Engenharia-UNESP, Campus de Ilha Solteira-SP. O clima da região caracteriza-se como subúmido, com pouca deficiência hídrica, megatérmico, temperatura média em torno de 24,1 ºC e precipitação média anual de 1400 mm.

(3)

O solo do local foi classificado como Argissolo Vermelho Eutrófico. Avaliaram-se os efeitos da aplicação, via aspersão, de paclobutrazol nas concentrações de 0; 50; 100 e 150 ppm, nos híbridos de tomateiro Jennifer e AF 7631, ambos do tipo salada, longa-vida e de crescimento indeterminado.

O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial, com análise para grupo de experimentos, modelo fixo, com 4 blocos por ambiente e 9 plantas por parcela. As mudas foram produzidas em bandejas de poliestireno expandido, com 200 células, utilizando substrato organo-mineral comercial. A aplicação do regulador de crescimento foi realizada aos 15 dias após emergência, através aspersão de 150 ml de solução nas concentrações específicas de cada tratamento.

O abrigo para cultivo protegido tinha orientação leste-oeste, com dimensões de 5,4 x 30,0m coberto com filme de polietileno transparente de 75 mm de espessura e laterais cercadas com tela de sombreamento de 50%, até 1,5 m de altura. Avaliou-se a eficiência dos tratamentos sobre a qualidade dos frutos através de parâmetros químicos: acidez titulável (AT), sólidos solúveis (SS) e índice de maturação (relação SS/AT) e através de parâmetro físico: firmeza da polpa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Verificou-se que houve efeito da interação apenas para os teores de sólidos solúveis e índice de maturação (relação SS/AT) em função das concentrações de paclobutrazol (PBZ), para os híbridos de tomateiros cultivados nos diferentes ambientes, como ilustrado na Figura 1 e indicado na Tabela 1. Resultados estes divergentes dos de Seleguini (2007). Observou-se que a variação nos teores de sólidos solúveis (SS) dos frutos cultivados em estufa, com o incremento das concentrações de PBZ, se ajustou a uma regressão polinomial cúbica, enquanto que, para as plantas cultivadas em campo, o ajuste foi quadrático, com máximo teor de sólidos solúveis para a concentração estimada de 64 ppm (Figura 1a), divergindo dos resultados de Asao et al. (1996). Quanto à relação SS/AT, observou-se que os frutos nos dois ambientes, não apresentaram regularidade no índice de maturação, evidenciando comportamento sigmoidal, ocorrendo ajuste dos dados a equações polinomiais cúbicas (Figura 1b). Independentemente dos híbridos e ambientes de cultivo, os dados referentes à acidez titulável e a firmeza de polpa de frutos foram descritos segundo equações polinomiais quadráticas, como ilustrado na Figura 2a e 2b, respectivamente.

Em relação aos híbridos estudados, observa-se que a aplicação do PBZ não interferiu em nenhuma das características avaliadas para o híbrido AF 7631, enquanto que, para o Jennifer houve significância, dentro dos ambientes, quanto ao teor de sólidos solúveis e acidez titulável, não interferindo no índice de maturação, como indicado na Tabela 1. Quanto aos efeitos dos ambientes de cultivo, notou-se que a aplicação do regulador de crescimento não influenciou os teores de sólidos solúveis para os frutos produzidos em abrigo protegido, enquanto que, para o cultivo em campo, apenas o índice de maturação não apresentou significância entre os híbridos (Tabela 1). De acordo com os resultados, pode-se concluir que o uso de concentrações de paclobutrazol influenciou os teores de sólidos solúveis e índice de maturação, contudo, à acidez titulável e a firmeza de polpa de frutos não foram alteradas pelo incremento das concentrações do regulador de crescimento.

(4)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASAO, T.; ITO, N; HOSOKI, T; OHTA, K; ENDO, K. 1996. Effects of plant growth retardants and root pruning on growth and yield of tomato cultured hydroponically at high temperature during summer. Journal of the Japanese Society for Horticultural Science, Tokyo, 65: 89-94.

BEROVA, M.; ZLATEV, Z. 2000.Physiological response and yield of paclobutrazol treated tomato plants (Lycopersicon esculentum Mill.) Plant Growth Regulation 30: 117–123.

CHITARRA, M. I. F.; CHITARRA, A. B. 1990. Pós-colheita de frutos e hortaliças: fisiologia e

manuseio. Lavras: ESAL/FAEFE, 320p.

GIOVANNUCCI, E. 1999.Tomatoes, Tomato-Based Products, Lycopene, and Cancer: Review of the Epidemiologic Literature. Journal of the National Cancer Institute. 91: 317-331,

GIOVINAZZO, R.; SOUZA-MACHADO, V. 2001. Paclobutrazol responses with processing tomato in France. Acta horticulturae 542: 355-358.

NAIKA, S.; JEUDE, J.V.L.; GOFFAU, M.; HILMI, M.; DAM, B.V. 2006. A Cultura do tomate.

Agrodok 17. Fundação Agromisa e CTA, Wageningen, p. 104.

NASCIMENTO, W.M.; SALVAGIO, R.; SILVA, J.B.C. 2003. Condicionamento químico do crescimento de mudas de tomate. In: 43º Congresso de Olericultura, Horticultura Brasileira, Brasília-DF, ABH, v. 21, n. 2, julho, (Suplemento CD-ROM).

SELEGUINI, A. 2007. Uso de paclobutrazol na produção de mudas, no crescimento, produção

e qualidade de frutos de tomateiro em ambiente. Ilha Solteira: UNESP– Faculdade de

(5)

Figura 1. Variação de sólidos solúveis (a) e índice de maturação (b) de frutos de tomateiro cultivados em

campo e ambiente protegido, em função de diferentes concentrações de paclobutrazol (Variation of the soluble solids content (a) and ratio (b) of tomato fruits, from plants grown in open field and under protected environment, as function of different concentrations of paclobutrazol drenches in the seedlings). Ilha Sol-teira (SP), 2007.

Tabela 1. Teor de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), índice de maturação (relação SS/AT) e firmeza

de polpa de frutos tomateiro, cultivados em campo e ambiente protegido com diferentes concentrações de paclobutrazol (Soluble solids content , titratable acidity, ratio and pulp firmness of tomato fruits, from plants grown in open field and under protected environment, with different concentrations of paclobutrazol drenches in the seedlings). Ilha Solteira (SP), 2007.

Sólidos solúveis

Acidez titulável Índice de Maturação Firmeza de polpa

Fator (°Brix) (lb pol-²)

Estufa Campo Estufa Campo Estufa Campo Estufa Campo Híbridos AF 7631 4,64 aA 4,42 aA 0,43 aA 0,44 aA 10,93 aB 10,36 aA 5,78 aB 6,16 aA Jennifer 4,33 bA 4,72 aA 0,36 bB 0,40 aA 12,37 aA 11,78 aB 6,51 aA 6,41 aA PBZ (mg.L-1) 0 4,53 a 4,27 a 0,37 a 0,40 a 12,48 a 10,74 b 6,55 a 6,52 a 50 4,09 b 5,07 a 0,40 a 0,41 a 10,38 b 12,62 a 6,03 a 6,16 a 100 4,81 a 4,50 a 0,40 b 0,45 a 12,49 a 10,36 b 6,20 a 6,11 a 150 4,51 a 4,44 a 0,40 a 0,43 a 11,24 a 10,57 a 5,79 b 6,34 a CV 11,75 12,82 17,39 9,96

Médias seguidas de mesma letra maiúscula nas colunas, dentro de cada ambiente, e minúscula na linha, para cada fator estudado, não diferem entre si pelo teste de Tukey (P>0,05) (Means followed by same uppercase letters in the columns, inside of each environment, and lowercase letters within a row, for each studied factor, did not differ from each other; Tukey (P>0,05).

(6)

Figura 2. Variação da acidez titulável (a) e firmeza de polpa (b) de frutos de tomateiro cultivados em

campo e ambiente protegido, em função de diferentes concentrações de paclobutrazol (Variation of titratable acidity (a) and pulp firmness (b) of tomato fruits, from plants grown in open field and under protected environment, as function of different concentrations of paclobutrazol drenches in the seedlings). Ilha Soltei-ra (SP), 2007.

Referências

Documentos relacionados

Num primeiro bloco os MNSRM e os Medicamentos Sujeitos a Receita Médica (MSRM) não genéricos, organizados por ordem alfabética e divididos em várias categorias:

Abordarei as várias vertentes da Farmácia Comunitária que experienciei, desde a realização, receção e armazenamento de encomendas, à dispensa de medicamentos sujeitos ou

Esta zona é a correspondente às indentações realizadas no perfil 2 da amostra com temper bead apresentando valores de dureza semelhantes ao do metal base mesmo com uma

Às dispu- tas entre estados são suscetíveis de serem solucionadas por acordos que só deveriam ser decididas pela guerra, instituição que HEGEL considerava ao mesmo tempo

8 — Os efeitos processuais e penais dêsses dois tipos de pena são diferentes (13). Da mesma forma, a sua execução peniten­ ciária. O sistema progressivo brasileiro apenas tem em

Hence, the interactions of two chloroquine-TP10 conjugates, and of their parent building blocks, with lipid model membranes (liposomes) simulating both healthy (zwitterionic

Por outro lado, esta investigação concorre para a construção de uma linha de cuidados para a pessoa dependente e o familiar cuidador e para o planeamento de práticas educativas

No entanto, para o fazer coerente e consistentemente, importa conhecer a priori as conceções que estudantes e professores têm sobre esta enciclopédia online;