• Nenhum resultado encontrado

Primeiro escritório de inclusão social da América Latina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Primeiro escritório de inclusão social da América Latina"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Primeiro escritório de inclusão social da América Latina

18 de setembro

Nós do Centro: mais uma ação para a comunidade do Grupo Orsa

O Grupo Orsa, por meio da Fundação Orsa, inaugura um espaço inovador de atendimento à comunidade do bairro do Glicério, localizado na Rua Barão de Iguape, 900. A parceria com a Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) visa a implementar na região o Projeto Nós do Centro, primeiro escritório experimental de inclusão social da América Latina, com o objetivo de contribuir com a comunidade, servindo como um centralizador de serviços sociais disponíveis pela Prefeitura de São Paulo, ONG’s e serviços voluntários da região. Além disso, oferece cursos de capacitação e apoio familiar. A previsão é que até 2010 sejam 10 escritórios como esse na capital paulista.

O primeiro escritório experimental de inclusão social agregará importantes ações potencializando os projetos desenvolvidos pela Fundação Orsa, que na região será responsável pela elaboração de um plano de desenvolvimento, com a participação da comunidade. Outra atribuição da Fundação no contrato com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS), é a construção da metodologia de intervenção comunitária na região do Glicério e capacitação dos profissionais que participam do projeto. Essa metodologia será depois replicada para os nove escritórios de inclusão social que serão abertos posteriormente. A etapa inicial será o cadastro único de cerca de duas mil famílias. O levantamento das potencialidades e necessidades indicará quais as prioridades para o desenvolvimento local.

“O projeto Nós do Centro orientará o público com o objetivo de potencializar seus talentos e apoiar na busca de soluções para suas necessidades. O projeto expressa um perfeito modelo de atuação, com sinergia entre o poder público, o setor privado e a comunidade, em que todos exercem poder transformador na sociedade“, afirma Sergio Amoroso, presidente do Grupo Orsa. Segundo ele, esta ação exprime o sucesso na busca de fortes parceiros, que agregam valores sociais, culturais e econômicos para as ações da Fundação Orsa. “Estamos cumprindo com o objetivo de proporcionar programas de maior valia à comunidade, trazendo soluções efetivas e sustentáveis e dando continuidade, de forma mais ampla, a um trabalho de longa duração. E que realmente traz impactos positivos à qualidade de vida e estímulo para geração de renda.“, completa Sergio Amoroso.

Helena Aparecida Galvão Cimeno, coordenadora da Formação Glicério, unidade de atendimento da Fundação Orsa, comemora o crescimento das atividades. “Para o projeto, a equipe receberá mais dez profissionais, que serão treinados como disseminadores de informação e que, entre

(2)

outras atividades, terão a responsabilidade de criar a metodologia para os demais escritórios de inclusão social”, informa.

Nós do Centro – Conheça a proposta

O primeiro escritório de inserção social, Nós do Centro, um amplo espaço localizado na Rua Barão de Iguape, 900, no Bairro do Glicério, amplia o trabalho que a Fundação Orsa realiza há seis anos, promovendo a inclusão social de crianças, adolescentes, famílias e comunidade em situação de vulnerabilidade social. A instituição trabalha com o apoio de uma rede de parceiros, muito deles do comércio local e universidades da região.

O novo espaço amplia o território de atendimento, com maior número de salas para capacitação, oficinas de teatro, espaços para eventos e encontros comunitários. Nos escritório Nós do Centro, que é um espaço de desenvolvimento social comunitário, os moradores da região conhecerão os serviços públicos existentes, como CHDU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, Bolsa Família e demais projetos da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Antes mesmo da inauguração, tiveram início em agosto as capacitações profissionais em construção civil (360 vagas), zeladoria urbana e restauro (100 vagas) e jardinagem e paisagismo (60 vagas) para 520 jovens da região do Glicério. Em quatro anos, a meta é capacitar 4.900 jovens. As áreas para as quais são ofertados os cursos estão em sintonia com as necessidades locais.

Além disso, nesta primeira etapa, 60 mães de família e formadoras de opinião serão capacitadas a exercer o papel de agentes sociais multiplicadoras em temas de interesse para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. Até o final do convênio, a meta é capacitar 420 agentes, que irão disseminar esses conhecimentos em suas comunidades por meio de palestras e encontros sobre violência na mulher, gravidez precoce e outros assuntos relativos ao tema. Os investimentos de 15 milhões que a Comunidade Européia está direcionando ao Projeto será utilizado, em cinco anos, para a criação de 10 escritórios de inserção social em São Paulo. O interesse da comunidade se deu pela possibilidade de ampliação do modelo de atuação que vinha sendo desenvolvido pelo Grupo Orsa na região.

Fundação tem histórico de sucesso na região

O Grupo Orsa, por meio da Fundação Orsa, atua há seis anos no centro de São Paulo, especificamente, no Bairro do Glicério, região de muitas carências. Neste período, os profissionais da entidade criaram um estreito relacionamento com a população, mobilizando e promovendo a

(3)

interação do indivíduo à sociedade, com a criação de canais de comunicação abertos para a discussão de temas atuais e incentivando o desenvolvimento sócio, cultural e econômico.

A Fundação Orsa, na Formação Glicério, conta com a expertise de 13 profissionais (que ganharão o reforço de mais de 10 agentes) que atendem às necessidades e conhecem o cotidiano da população, além de contar com a parceria de voluntários e comerciantes da região, que são incentivados, por meio de palestras e organização de eventos, a gerar reconhecimento e integração de ações sociais.

Vale afirmar que a Fundação Orsa tem como objetivo desenvolver e implementar projetos de inclusão e construção da cidadania para crianças, adolescentes, famílias e comunidade, contribuindo com o desenvolvimento social sustentável do local em que está situado. Em 2005, foram realizados 1,412 milhão de atendimentos nas 10 unidades em todo Brasil.

Projetos em prol da comunidade

Os profissionais que já atendem à população do Glicério com os projetos Brincar e Aprender, Criança Ativa, Estação Adolescer, Geração Aprendiz, Família Cidadã, Comunidade Pró-Ativa e Político Cultural continuam suas atividades em paralelo à instalação do Projeto Nós do Centro.

Descrição dos projetos

Brincar e aprender de 4 a 6 anos Trabalho proposto pelos educadores

Direcionado à recreação de crianças – hoje 40 inscritos (20 pela manhã e 20 à tarde)- dois dias na semana – que acompanham as mães em capacitação - é paralelo aos CEI’s Centros de Educação Infantil

Criança ativa - 7 a 10 anos

Trabalho proposto pelos educadores

Direcionado a crianças que estão no projeto de erradicação do trabalho infantil. São atendidas 80 crianças que recebem recurso do governo federal (famílias de extrema pobreza).

Estação adolescer - 10 a 14 anos Público atual 60 crianças

Trabalho proposto pelos educadores

Direcionado à conscientização de direitos e deveres, focando na prevenção de trabalho infantil - sexualidade, liderança, capacitação de cerimonial - eles assumem pequenos compromissos - sarau e coordenação de esportes.

(4)

Geração aprendiz - 16 a 24

Trabalho proposto pelos educadores

Direcionado a jovens de 16 a 18 anos, o projeto é desenvolvido na associação comercial da Liberdade e Campo Centro, com média de 80 inscrições semestrais, onde são formados auxiliares administrativos. Também deu início a outra turma, de segunda a sexta-feira, quatro horas de atendimento. Rotinas trabalhistas, ética, capacitação para o primeiro emprego.

54 JOVENS FORAM INSERIDOS NO MERCADO DO TRABALHO EM 2005. Família cidadã

Público atual participantes do projeto Trabalho proposto pelos educadores

Direcionado ao trabalho de acolhimento, aceite e capacitação profissional.

Vai ser potencializado com o Nós do Centro, capacitando 60 mulheres como agentes de AQUIEDADE (apoio ao combate à violência e orientações de saúde), dentro da comunidade com a perceptiva feminina.

Comunidade pró-ativa

Período 2 horas, pela manhã, 4 horas à tarde - 4 dias por semana Trabalho proposto pelos educadores

Voluntários que doam seu espaço e conhecimento em prol da comunidade. São parceiros que oferecem cursos à comunidade - capacitação, palestras de apoio e recreação para crianças.

Exemplos:

o CEFRAS - Serviço Franciscano, música, violão e coral

o Comunidade do Amor - uma vã leva turma de quinze crianças para passeios com

contadores de estória, promovem discussão de arte e apoio à família o Instituto Viva Melhor – Hospital Bandeirante

Socorristas mirins – enfermeiras voluntárias ensinam primeiros socorros - como atuar em situações limites - paradas cardíacas, afogamento, higiene, - segundas-feiras - de manhã e à tarde

(5)

Sobre o Grupo Orsa

De capital 100% brasileiro e com 25 anos de atuação no mercado, o Grupo Orsa é destaque entre os produtores integrados de celulose, papel para embalagens, chapas, embalagens de papelão ondulado e produtos madeireiros e não madeireiros de floresta nativa certificada.

Com foco na criação de soluções sociais de grande alcance, encara a atividade produtiva como um instrumento de transformação da realidade e de redução dos desequilíbrios social, econômico e ambiental do país. O Grupo Orsa destina 1% do seu faturamento bruto anual para a Fundação Orsa, que tem suas atividades voltadas em benefício da criança, do adolescente, da família e da comunidade, focadas em saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

A Fundação Orsa tem sua sede no município de Carapicuíba (SP) e conta com nove unidades, nos Estados de São Paulo (Carapicuíba, Campinas, Glicério, Suzano e Itapeva), Pará (Almeirim e Planalto) e Amapá (Laranjal do Jari e Vitória do Jari). Site da instituição: http://www.fundacaoorsa.gov.br.

Logotipo projeto

Mais informações Grupo Orsa CASA DA IMPRENSA

Mônica Rodrigues /Ana Lúcia Ventorim monica@cdicom.com.br

11 38177933/7912/7900 11 84119558

Mais informações Prefeitura de São Paulo SEMADS -Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Claudia Varella

imprensasmads@prefeitura.sp.gov.br 11 3291-9748/ 9752/ 9754

Referências

Documentos relacionados

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas