• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO Cód.: GEC Nº: -

Versão: 03 Data: 15/05/2018

DEFINIÇÃO

É a gratificação devida ao servidor em razão de desempenho de atividades relacionadas à instrutoria, concursos, cursos e treinamentos, dentre outras situações estabelecidas em lei.

REQUISITOS BÁSICOS

1. A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

a. atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal;

b. participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos;

c. participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes;

d. aplicar, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades.

Obs.: Para fins de desempenho das atividades de que tratam os itens a. e b., o servidor deverá possuir formação acadêmica compatível ou comprovada experiência profissional na área de atuação a que se propuser. (Art. 4º do Decreto nº 6.114/2007).

2. Até que seja implementado sistema de controle das horas trabalhadas, pelo Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC, o servidor deverá assinar declaração de execução de atividades, previamente à aceitação para exercer a atividade definida. (Art. 6º, § 2º, do Decreto nº 6.114/2007)

DOCUMENTAÇÃO

1. Ofício do setor no qual o servidor encontra-se alocado contemplando – (DAP 237 ou DAP 251): a. planejamento de compensação de horas, atestado pelo chefe imediato (quando as

atividades forem desempenhadas durante a jornada de trabalho);

b. a atividade que será realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelo órgão; c. devida comprovação de formação acadêmica compatível ou comprovada experiência

profissional na área de atuação a que se propuser (quando for o caso).

(2)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

3. Documentos para servidores não pertencentes ao quadro da UFMG: a. Carteira de Identidade;

b. CPF;

c. Comprovante da conta bancária informada;

d. Certidão negativa de débitos de tributos e contribuições federais;

e. Certidão quanto à dívida ativa da união.

FORMULÁRIOS

DAP 237 – Ofício de autorização de Pagamento de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (com planilha, utilizar se for solicitação de pagamento para vários servidores)

DAP 251 - Ofício de autorização de Pagamento de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (com planilha, utilizar se for solicitação de pagamento para um servidor)

DAP 236 – Declaração de Execução de Atividades de Curso e Concurso INFORMAÇÕES GERAIS

1. Considera-se como atividade de instrutoria, ministrar aulas, realizar atividades de coordenação pedagógica e técnica não enquadráveis nos itens 1.b, 1.c, 1.d citados nos REQUISITOS BÁSICOS, elaborar material didático e atuar em atividades similares ou equivalentes em outros eventos de capacitação, presenciais ou a distância. (Art. 2º,§ 1º, do Decreto nº 6.114/2007).

2. A Gratificação não será devida pela realização de treinamentos em serviço ou por eventos de disseminação de conteúdos relativos às competências das unidades organizacionais. (Art. 2°, § 2º, do Decreto nº 6.114/2007).

3. Eventos de disseminação de conteúdos relativos às competências das unidades organizacionais tratam das atribuições do órgão/entidade, suas diretrizes, seu regimento interno; a descrição de sua missão, cargos, funções, estrutura, organograma; a posição hierárquica de cada unidade organizacional, suas nomenclaturas/siglas, seus fluxogramas, bem como a execução de atividades rotineiras desenvolvidas em cada Diretoria, Coordenação, Divisão, Setor, Área ou Serviço; a composição dos trabalhos segundo os assuntos ou áreas afins, tais como, recursos humanos, logística, áreas técnicas/operacionais ou gerais. (Item 6 da Nota Técnica nº 767 /2009/COGES/DENOP/SRH/MP).

4. A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso somente será paga se as atividades referidas nesta norma forem exercidas sem prejuízo das atribuições do cargo de que o servidor for titular, devendo ser objeto de compensação de carga horária quando desempenhadas durante a jornada de trabalho. (Art. 76-A, § 2º, da Lei nº 8.112/90)

5. Entende-se que os servidores afastados das atribuições de seu cargo, em decorrência de afastamentos e licenças legalmente instituídos, não poderão participar de eventos ensejadores do pagamento da referida gratificação, em virtude da natureza de tais institutos colidirem. (Item 5, alínea l , da Nota Informativa nº 270/2011/CGNOR/DENOP/SRH/MP e Item 17, alínea e), da Nota Informativa nº 66/2012/CGNOR/DENOP/SEGEP/MP)

(3)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

6. Quando a realização das atividades ocorrerem durante o horário de trabalho a liberação do servidor deverá ser solicitada ao dirigente máximo do órgão ou entidade de exercício, ou a quem o dirigente delegar. (Art. 7º, inciso III, do Decreto nº 6.114/2007)

7. O servidor deficiente poderá realizar as atividades constantes dos incisos I e II do art. 76-A da Lei nº 8.112, de 1990 e, consequentemente, perceber a contraprestação pecuniária, todavia, desde que tais atividades sejam realizadas fora do horário de expediente do servidor, a fim de resguardar a jornada máxima de trabalho estabelecida pela junta médica oficial, tendo em vista que as atividades sujeitas à GECC, realizadas fora do expediente, não são objeto de compensação (Item 15 da Nota

Técnica nº 1742/2016 CGNOR/ DENOB/SEGRT/MP)

Compensação de horas

8. As horas trabalhadas em atividades inerentes a cursos, concursos públicos ou exames vestibulares, quando desempenhadas durante a jornada de trabalho, deverão ser compensadas no prazo de até um ano. (Art. 8º do Decreto nº 6.114/2007).

9. No caso dos servidores que estão dispensados do registro de ponto, cujas atividades estejam sujeitas à percepção da gratificação, deverá haver a compensação das horas de acordo com as normas de cada órgão ou entidade. A comprovação, portanto, depende da normatização interna de

cada órgão ou entidade. (Item 5, alínea d, da Nota Informativa nº

270/2011/CGNOR/DENOP/SRH/MP)

10. O servidor que exercer atividades ensejadoras do pagamento da gratificação em comento não poderá abdicar de sua percepção, tendo em vista o disposto no art. 4º da Lei nº 8.112/90, devendo efetuar a compensação de horas, caso as atividades tenham sido realizadas no seu horário de trabalho. (Item 5, alínea f, da Nota Informativa nº 270/2011/CGNOR/DENOP/SRH/MP)

11. A compensação de horário deverá ser realizada após a concretização do evento, pois é ele o fato gerador que enseja a necessidade de compensação, em observância ao art. 44 da Lei nº 8.112, de 1990. (Nota Informativa nº 270/2011/CGNOR/DENOP/SRH/MP)

12. Será concedido horário especial ao servidor que atue como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal, ou participar de banca examinadora, ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas, ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; (Art. 98º, § 4º, da Lei nº 8.112/90)

Critérios de concessão e os limites da gratificação

13. Os critérios de concessão e os limites da gratificação serão fixados em regulamento, observados os seguintes parâmetros (Art. 76-A, § 1º da Lei nº 8.112/90):

a. O valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida;

b. A retribuição não poderá ser superior ao equivalente a 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais, ressalvada situação de excepcionalidade, devidamente justificada e previamente aprovada pela autoridade máxima do órgão ou entidade, que poderá autorizar o acréscimo de até 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais independentemente de as atividades serem realizadas no horário de trabalho ou não. (Art. 76-A, § 1º da Lei nº 8.112/90 e item 5, alínea c, da Nota Informativa nº

(4)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

c. O valor máximo da hora trabalhada corresponderá aos seguintes percentuais, incidentes sobre o maior vencimento básico da administração pública federal:

i. 2,2% (dois inteiros e dois décimos por cento), em se tratando de atividades

previstas nos incisos itens 1.a. e 1.b. citados nos REQUISITOS BÁSICOS.

ii. 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento), em se tratando de atividade

prevista nos incisos itens 1.c. e 1.d. citados nos REQUISITOS BÁSICOS. 14. Gratificação é devida ao servidor nos termos do Decreto No- 6.114, de 15 de maio de 2007, observados os limites constantes no ANEXO I desta norma. (Art. 2º da Portaria nº 1.084/2008 SEGEP/MP).

15. Será admitido pagamento acima dos limites estabelecidos no ANEXO I da presente norma respeitados os limites do ANEXO II nos casos em que os recursos arrecadados com evento financiarem esta ação. (Art 2º § 1º da Portaria nº 1.084/2008 SEGEP/MP e Decreto nº 6.114/2007). 16. Fica vedado, a qualquer título, qualquer outro pagamento e de qualquer outra fonte, para execução da mesma ação. (Art. 2º, § 2º da Portaria SEGEP/MP nº 1.084/2008).

17. A Gratificação será paga ao servidor por hora trabalhada, conforme limites estabelecidos no Anexo I deste Decreto. (Art. 3° do Decreto nº 6.11 4/2007)

a) O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgará o valor do maior vencimento básico da administração pública federal para fins de cálculo do valor a ser pago a título de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso. (Art. 3º,§ 1º, do Decreto nº 6.114/2007). b) O valor a ser pago será definido levando-se em consideração a natureza e a complexidade da

atividade, a formação acadêmica, a experiência comprovada ou outros critérios estabelecidos pelo órgão ou entidade. (Art. 3º,§ 2º, do Decreto nº 6.114/2007).

18. A Gratificação por Encargo de Cursos e Concursos será devida apenas aos servidores ativos, em vista da finalidade da norma e por ser a aposentadoria uma das forma de vacância do cargo público. (Item 7, da Nota Informativa nº 17/2011/DENOP/SRH/MP)

19. O valor do maior vencimento básico da Administração Pública federal, de acordo com a Lei nº 13.464, de 10 de julho de 2017, correspondente ao cargo de nível superior de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e de Auditor-Fiscal do Trabalho, é de R$ 26.127,87 - vinte e seis mil cento e vinte e sete reais e oitenta e sete centavos. (Art. 2º da Portaria SEGEP/MP nº 4.181/2018)

Pagamento

20. O valor da Gratificação será apurado pela instituição executora no mês de realização da atividade e informado, até o quinto dia útil do mês seguinte, ao sistema utilizado para processamento da folha de pagamento. (Art. 5º do Decreto nº 6.114/2007).

21. O pagamento da Gratificação deverá ser efetuado por meio do sistema utilizado para processamento da folha de pagamento de pessoal. Na impossibilidade de processamento do pagamento da Gratificação na forma estabelecida no caput, será admitido o pagamento por meio de ordem bancária pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI. (Art. 9º do Decreto nº 6.114/2007).

22. Em relação à possibilidade de pagamento da Gratificação por meio de ordem bancária pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, tal procedimento

(5)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

constitui medida excepcional para os casos em que não for possível efetuar o pagamento por meio do sistema utilizado para processamento da folha de pagamento de pessoal, haja vista dificuldades de cunho operacional e sistêmico. (Item 12 da Nota Técnica Nº 402/2010-COGES/DENOP/SRH/MP) 23. A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões. (Art. 76-A, § 3º, da Lei nº 8.112/90)

24. Há apenas incidência de imposto de renda sobre os valores pagos a servidores públicos a título de GECC. Não incide, portanto, contribuição previdenciária e nem ISS. (Parecer PGFN/CAT nº 2283/2013)

Deveres do órgão

25. Cabe aos órgãos ou entidades executoras elaborar tabela de valores da Gratificação, selecionar os servidores observando os critérios estabelecidos e efetuar o pagamento da Gratificação relativa às horas trabalhadas.(Art. 7º, incisos I, II e IV , do Decreto nº 6.114/2007)

26. Os valores da gratificação devem estar estabelecidos na regulamentação interna do órgão ou entidade, seja para pagamento por meio do SIAPE ou do SIAFI, ou seja, não importa qual o meio utilizado para o pagamento, a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso deve observar os valores estabelecidos nas Portarias publicadas por cada órgão ou entidade, nos termos previstos pelo Decreto nº 6.114/2007. (Nota Técnica nº 402/2010-COGES/DENOP/SRH/MP)

27. O órgão ou entidade de exercício do servidor providenciará a guarda da documentação nos seus assentamentos funcionais e, quando se tratar de servidor cedido ou requisitado, encaminhará cópia ao órgão ou entidade de origem. (Art. 7º, § único , do Decreto nº 6.114/2007)

(6)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

FUNDAMENTAÇÃO

1. Artigos 76º-A e 98º da Lei nº 8.112, de 11/12/90 (DOU 12/12/90), alterado pela Lei nº 9.527, de 10/12/97 (DOU 11/12/97).

2. Decreto nº 6.114, de 15/05/2007.

3. Nota Técnica COGES/DENOP/SRH/MP nº 767, de 15/12/2009. 4. Nota Técnica COGES/DENOP/SRH/MP nº 402, de 26/04/2010. 5. Nota Informativa CGNOR/DENOP/SRH/MP nº 270, de 16/03/2011. 6. Nota Informativa DNOP/SRH/MP nº17, de 06/07/2011.

7. Parecer PGFN/CAT nº 2283, de 10/12/2013.

8. Nota Técnica CGNOR/ DENOB/SEGRT/MP nº 1742, de 26/04/2016. 9. Decreto nº 9.185, de 1º de novembro de 2017. (DOU 3/11/2017) 10.Portaria SEGEP/MP nº 4.181 de 16/04/2018.

(7)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

ANEXO I

TABELAS DE PERCENTUAIS MÁXIMOS DA GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO POR HORA TRABALHADA, INCIDENTES SOBRE O MAIOR VENCIMENTO BÁSICO

DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL – Decreto nº 9.185, de 1º de novembro de 2017.

a) Instrutoria em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento para servidores, regularmente instituído no âmbito da administração pública federal

ATIVIDADE PERCENTUAIS MÁXIMOS POR HORA TRABALHADA (Decreto n° 9.185/2017) PERCENTUAIS MÁXIMOS POR HORA TRABALHADA (Decreto nº 6.114/2007)

Instrutoria em curso de formação de carreiras Até 1,47 Até 0,55

Instrutoria em curso de desenvolvimento e aperfeiçoamento

Até 1,47 Até 0,55

Instrutoria em curso de treinamento Até 0,97 Até 0,325

Tutoria em curso a distância Até 0,97 Até 0,3625

Instrutoria em curso gerencial Até 1,47 Até 0,55

Instrutoria em curso de pós-graduação Até 1,47 Até 0,55

Orientação de monografia Até 1,47 Até 0,55

Instrutoria em curso de educação de jovens e adultos

Até 0,50 Até 0,1875

Coordenação técnica e pedagógica Até 0,97 Até 0,3625

Elaboração de material didático Até 0,97 Até 0,3625

Elaboração de material multimídia para curso a distância

Até 1,47 Até 0,55

Atividade de conferencista e de palestrante em evento de capacitação

Até 1,47 Até 0,55

b) Participação em banca examinadora ou em comissão para exame oral, para análise curricular, para correção de prova discursiva, para elaboração de questão de prova ou para julgamento de recurso intentado por candidato.

ATIVIDADE PERCENTUAIS MÁXIMOS POR HORA TRABALHADA (Decreto n° 9.185/2017) PERCENTUAIS MÁXIMOS POR HORA TRABALHADA (Decreto nº 6.114/2007)

Exame oral Até 1,37 Até 0,5125

Análise curricular Até 0,80 Até 0,30

Correção de prova discursiva Até 1,47 Até 0,55

Elaboração de questão de prova Até 1,47 Até 0,55

Julgamento de recurso Até 1,47 Até 0,55

Prova prática Até 1,17 Até 0,4375

Análise crítica de questão de prova Até 1,47 Até 0,55

Julgamento de concurso de monografia Até 1,47 Até 0,55

c) Logística de preparação e de realização de curso, de concurso público ou de exame vestibular - planejamento, coordenação, supervisão e execução.

(8)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

ATIVIDADE PERCENTUAIS MÁXIMOS POR HORA TRABALHADA (Decreto n° 9.185/2017) PERCENTUAIS MÁXIMOS POR HORA TRABALHADA (Decreto nº 6.114/2007)

Planejamento Até 0,80 Até 0,30

Coordenação Até 0,80 Até 0,30

Supervisão Até 0,60 Até 0,225

Execução Até 0,50 Até 0,1875

d) Aplicação, fiscalização ou supervisão de prova de exame vestibular ou de concurso público.

ATIVIDADE PERCENTUAIS MÁXIMOS POR HORA TRABALHADA (Decreto n° 9.185/2017) PERCENTUAIS MÁXIMOS POR HORA TRABALHADA (Decreto nº 6.114/2007)

Aplicação Até 0,30 Até 0,1125

Fiscalização Até 0,60 Até 0,225

(9)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

ANEXO II

TABELAS DE PERCENTUAIS MÁXIMOS DA GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO POR HORA TRABALHADA, INCIDENTES SOBRE O MAIOR VENCIMENTO BÁSICO

DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL - Decreto nº 6.114/2007

a) Instrutoria em curso de formação, ou instrutoria em cursos de desenvolvimento ou de treinamento para servidores, regularmente instituído no âmbito da administração pública federal.

ATIVIDADE PERCENTUAIS MÁXIMOS

POR HORA TRABALHADA

Instrutoria em curso de formação de carreiras Até 2,20

Instrutoria em curso de desenvolvimento e aperfeiçoamento Até 2,20

Instrutoria em curso de treinamento Até 1,45

Tutoria em curso a distância Até 1,45

Instrutoria em curso gerencial Até 2,20

Instrutoria em curso de pós-graduação Até 2,20

Orientação de monografia Até 2,20

Instrutoria em curso de educação de jovens e adultos Até 0,75

Coordenação técnica e pedagógica Até 1,45

Elaboração de material didático Até 1,45

Elaboração de material multimídia para curso a distância Até 2,20

Atividade de conferencista e de palestrante em evento de capacitação Até 2,20

b) Banca examinadora ou de comissão para exames orais, análise curricular, correção de provas discursivas, elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos.

ATIVIDADE PERCENTUAIS MÁXIMOS

POR HORA TRABALHADA

Exame oral Até 2,05

Análise curricular Até 1,20

Correção de prova discursiva Até 2,20

Elaboração de questão de prova Até 2,20

Julgamento de recurso Até 2,20

Prova prática Até 1,75

Análise crítica de questão de prova Até 2,20

Julgamento de concurso de monografia Até 2,20

c) Logística de preparação e de realização de curso, concurso público ou exame vestibular - planejamento, coordenação, supervisão e execução.

ATIVIDADE PERCENTUAIS MÁXIMOS

POR HORA TRABALHADA

Planejamento Até 1,20

Coordenação Até 1,20

Supervisão Até 0,90

Execução Até 0,75

d) Aplicação, fiscalização ou supervisão de provas de exame vestibular ou de concurso público.

ATIVIDADE PERCENTUAIS MÁXIMOS

POR HORA TRABALHADA

Aplicação Até 0,45

Fiscalização Até 0,90

Referências

Documentos relacionados

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

O presente estudo aborda as principais descobertas da insulina como tratamento do Diabetes Mellitus (DM), o que permitiu que os indivíduos, portadores da doença, pudes- sem

Examinamos as demonstrações contábeis regulatórias da Serra da Mesa Transmissora de Energia S.A (“Companhia”), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2016 e

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos