• Nenhum resultado encontrado

Câmara Municipal de Ipuaçú - SC Processo Seletivo 001/2018 Prova objetiva escrita para o cargo de: SERVENTE ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Câmara Municipal de Ipuaçú - SC Processo Seletivo 001/2018 Prova objetiva escrita para o cargo de: SERVENTE ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Câmara Municipal de Ipuaçú - SC Processo Seletivo 001/2018

Prova objetiva escrita para o cargo de:

SERVENTE

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término as 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 20 (vinte) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta que não possui identificação.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. Ao final da prova encontra-se o seu Cartão resposta o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

7. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá assinalar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa correta

01 A B C D

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 8. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

9. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

10. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital de Processo Seletivo 01/2018.

11. Boa prova.

12. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

... Processo Seletivo Câmara Municipal de Ipuaçú - SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

01- Interpertação de texto.

Jéssica veio do céu

Jéssica é somente uma garota de 11 anos (...). Mas tem a coragem de uma leoa e a calma de um anjo da guarda. Na noite de domingo, a casa em que ela mora se transformou num inferno que ardia em chamas porque um de seus irmãos causou o acidente ao riscar um fósforo. Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3, e o menino de 8, que involuntariamente provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu de sentir medo. Mesmo com a casa queimando, a garganta sufocando com a fumaça e a porta da rua trancada por fora (a mãe saíra), a menina não se desesperou. Abriu a janela de um quarto e através dela colocou, um por um, todos os irmãos para fora. Enquanto fazia isso, rezava. Ninguém sofreu sequer um arranhão. Só então Jéssica pensou em si própria. E sentiu muito medo. Pulou a janela e disparou a correr.

(Fonte: Revista Veja. São Paulo: Abril, 18 de fevereiro de 2004).

1- Após a leitura do texto você devera ser capaz de identificar qual foi o momento em que Jéssica pensou em sí própria:

a) Quando percebeu que a porta estava trancada por fora.

b) Quando percebeu que a fumaça do incêndio estava lhe sufocando. c) Depois de ter salvo a vida de todos seus irmãos.

d) Quando percebeu que a casa ardia em chamas.

02- Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam separação incorreta de sílaba. a) Psi-co-lo-gia / di-gno / a-tmos-fe-ra.

b) E-nig-má-ti-cas / re-crei-o / ex-ce-to. c) O-ce-a-no / e-nig-ma / la-bo-ra-tó-rios. d) Res-sen-ti-men-to / bi-ó-gra-fos / gra-tui-to.

03- Marque a alternativa em que o sinal de crase está empregado corretamente. a) O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez.

b) O trabalhoo foi realizado graças à todos nós. c) A professora fez críticas à algumas alunas. d) Ele se referiu às pessoas de boa memória.

04- Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir:

__________anos que o homem se pergunta: “Se não ___________medos, como _________ esperanças?

a) Fazem – houvessem – existiam. b) Faz – houvesse – existiriam. c) Faz – houvessem – existiria. d) Exisite – houvessem – exisitiam.

05- Ana Maria fez uma festa de aniversário e ganhou muitos presentes dentre eles: três bonecas, dois quebra cabeça, quatro jogos da memoria, duas tiaras, uma almofada, três ursinhos, duas blusas, uma caneta colorida, uma pulseira e dois copos personalizados com seu nome. Quantos brinquedos Ana Maria ganhou em sua festa de aniversário?

a) 12. b) 14. c) 16. d) 21.

(4)

06- Quantas unidades e quantas centenas têm em uma unidade de milhar? a) 100 unidades e 1 centena.

b) 100 unidades e 10 centenas. c) 1000 unidades e 10 centenas. d) 1000 unidades e 100 centenas.

07- Qual é o resultado da seguinte multiplicação 189 x 3: a) 347.

b) 461. c) 547. d) 567.

08- João Pedro comprou 2 dúzias de figurinhas da Copa e ganhou mais meia dúzia de seu amigo Luís. Quantas figurinhas João Pedro tem ai todo?

a) 24. b) 25. c) 30. d) 32.

09- Sobre o Município de Ipuaçú é incorreto afirmar: (Fonte:www.ipuacu.sc.gov.br/).

a) No início do século as terras eram cobertas de pinheiros nativos da Mata Atlântica. Além dos índios das Tribos Kaingangs e Guaranis que já ocupavam a região, nessa época começaram a chegar os primeiros moradores procedentes do Paraná, na sua maioria de origem cabocla. O nome tem origem Tupi Guarani que significa “Lajeado Grande” ou “Fonte Grande”, relacionado com o Rio Chapecó. O Rio que passa rente a sede do Município também possui o nome de Lajeado Grande.

b) Os primeiros moradores do povoado foram: Venceslau Machado, José Hosório Pires, Valdomiro Rosa e outros, que se dedicavam a agricultura de subsistência. A primeira casa comercial, foi construída em 1956 por Dionísio Tomazze. Os primeiros professores foram Ana dos Santos Martins e Zeca Machado sendo ele o segundo Inspetor da região. As primeiras fazendas foram Aliti, Pagnocelli e Giordani sendo que Bernardo Salomão e Julio Fumagalli eram os encarregados para cuidar das fazendas.

c) Possui a população formada por brancos, negros, índios e mestiços. Os índios nativos, enquanto os demais são migrantes. Os pioneiros chegaram a Ipuaçu no início dos anos 50 encontrando aqui uma terra rica e coberta de pinheiros. Desenvolvendo assim a primeira atividade econômica a extração de madeira. Com o passar do tempo as matas foram cedendo espaço para as lavouras e construções, surgindo atividades econômicas, tais como: agricultura, pecuária, avicultura, suinocultura e o comercio que são à base da economia do Município.

d) Em 1958 Ipuaçu foi elevado à categoria de Distrito de Abelardo Luz. Em 9 de Janeiro de 1992, através da Lei nº 8.631, alterada pela Lei 8.861 de 30 de março de 1992, foi criado o município de Ipuaçu, desmembrado dos Municípios de Abelardo Luz e Xanxerê. Na instalação em 1º de Janeiro de 1993 foi empossado o primeiro Prefeito Arno de Andrade e Vice-Prefeito Luiz Antonio Serraglio.

(5)

10- Santa Catarina é o menor estado da região sul do Brasil, com apenas 95,4 mil km². A capital do estado é Florianópolis. Uma viagem de poucas horas de carro é suficiente para experimentar mudanças radicais no clima, na paisagem, nos sotaques e culturas. Situa-se no centro da Região Sul tendo como limites o Paraná, Rio Grande do Sul, Oceano Atlântico e Argentina. O Estado é dividido em oito principais regiões que são elas:

(Fonte: www.sc.gov.br/conhecasc/geografia).

a) Litoral, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Sudeste, Sul, Meio-Oeste e Oeste.

b) Litoral, Nordeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Sul, Meio-Oeste e Oeste.

c) Litoral, Nordeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Sul, Centro-Oeste e Oeste.

d) Nordeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Sudeste, Sul, Meio-Oeste e Oeste.

Conhecimentos Específicos

11- Em relação à conservação, limpeza e manutenção de móveis de escritório assinale a alternativa CORRETA:

a) A poeira da superfície de móveis pode ser retirada utilizando uma flanela apropriada levemente umedecida.

b) Para evitar incrustações de detritos deve se passar uma esponja de aço.

c) O uso de desinfetante nas superfícies de móveis evita a contaminação e preserva o revestimento laminado.

d) Cera em pasta é um bom produto para evitar o acúmulo de umidade de superfícies de mesas e armários.

12- Para adquirir uma boa aparência, as janelas e vidros necessitam de uma limpeza regular. O ideal é que a limpeza seja feita mensalmente e que:

a) O ideal é limpar as janelas em dias ensolarados, pois o sol ajuda os produtos utilizados a secarem mais rapidamente.

b) Para evitar manchas durante a limpeza comece de baixo para cima.

c) Para remoção de detritos mais resistentes na vidraça deve-se aplicar o lado abrasivo da esponja.

d) Vinagre e álcool podem ser utilizados para fazer a limpeza de vidros.

13- Geralmente produtos de higiene e limpeza corporativos vêm concentrados. Então a diluição se faz necessária antes do uso. Em relação à diluição de produtos assinale a alternativa INCORRETA.

a) Produtos concentrados sempre rendem menos do que os diluídos. b) Quando se realiza a diluição correta se economiza mais.

c) O melhor diluente para realizar a diluição é a água.

d) Ao manusear produtos concentrados deve-se sempre utilizar luvas de látex e máscaras. 14- Depois de utilizados qual é o local mais adequado para a guarda de produtos de higiene e limpeza?

a) No almoxarifado, junto com os materiais de expediente. b) Na despensa da copa.

c) No depósito de material de limpeza. d) Na parte externa do local de trabalho.

(6)

15- Dos tipos de vassouras abaixo qual é mais indicada para limpeza de pisos de áreas internas?

a) Vassoura de piaçava.

b) Vassoura de cerdas macias. c) Vassoura de rastelo.

d) Vassoura de palha.

16- Os sanitários e áreas comuns necessitam serem diariamente limpos e desinfetados. Para que a desinfecção seja efetiva se faz necessário o uso de:

a) Detergente. b) Desengordurante. c) Espessante. d) Desinfetante.

17- A reciclagem de lixo é um procedimento importante para a preservação do meio ambiente. Dentre os materiais abaixo assinale o que não pode ser reciclado:

a) Copo plástico. b) Papel sulfite. c) Papel carbono. d) Sacola plástica.

18- Funcionários que executam atividades de limpeza geral ou leve precisam de uniformes adequados e equipamentos de proteção individual. Dentre os equipamentos e uniformes descritos abaixo qual pode ser dispensado para esse tipo de atividade?

a) Luvas de látex. b) Avental.

c) Capacete.

d) Calçado fechado.

19- O servente deve ter noções de serviços de copa. Qual das atividades abaixo não faz parte do serviço de copa.

a) Servir café, água ou chá a funcionários e visitantes. b) Higienização do reservatório de água.

c) Limpeza e higiene dos utensílios de copa. d) Verificação de mantimentos.

20- Um funcionário foi designado a receber alguns mantimentos para suprir a copa. Esses mantimentos foram: manteiga, biscoitos, café em pó e polpa de fruta congelada que deverão ser guardados, respectivamente, no (a):

a) Geladeira, despensa, congelador e geladeira. b) Geladeira, despensa, despensa e congelador. c) Despensa, geladeira, congelador e despensa. d) Congelador, despensa, despensa e geladeira.

Referências

Documentos relacionados

Rubiaceae concentra o maior número de espécies heterostílicas, que é a presença de dois ou três morfotipos florais em uma mesma espécie, entre as famílias de

1 — A construção de instalações de apoio à atividade agrícola é permitida nos espaços agrícolas e florestais desde que a área total de construção dos edifícios do assento

Assim como o que importa para a arte é a individuação da linguagem, e não a expressão pessoal, a repetição e a variação são para Coutinho mais que um cartão de visitas,

Vale a pena ressaltar a presença de outras espécies de abelhas visitantes no cultivo de tomate que também realizam o comportamento de buzz pollination, tais como Bombus

Os frutos oriundos dos três tratamentos foram comparados quanto ao tamanho, peso e quantidade de sementes: a maior quantidade de sementes foi encontrada no tratamento com

Desta forma, o efeito da diversidade e da taxa de visitação de abelhas na produção e na qualidade dos frutos do tomateiro foram avaliados antes e após a introdução

Facas circulares, cortes: 3,2 a 25,4 mm Facas transversais, cortes: 1,6 a 76,2 mm Cortes em Tiras: A remoção do eixo de corte. transversal; produzirá tiras de diferentes comprimentos,

Resumo da análise de variância das variáveis número de frutos grandes, médios e pequenos por planta (NFG, NFM, NFP); produção de frutos grandes, médios e pequenos por planta