• Nenhum resultado encontrado

TELEFONE:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TELEFONE:"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

DIRETORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO – DIMFIS CENTRO DE INFORMAÇÃO DE EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS - CIEM

SERVIÇO DE OPERAÇÕES EM EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS – SOPEA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO

DATA / HORA DA OCORRÊNCIA:

03 / 06 / 2014 às 10h45

RELATÓRIO SOPEA Nº: 300080 / 2014

RELATÓRIO SISTEMA INEA

Nº: DATA EMISSSÃO RELATÓRIO

01 / 07 / 2014

DATA / HORA ACIONAMENTO:

03 / 06 / 2014 às 10h45

DATA / HORA CHEGADA AO LOCAL:

03 / 06 / 2014 às 13h15

DATA / HORA ENCERRAMENTO:

03 / 06 / 2014 às 15h

RAZÃO SOCIAL / NOME:

MULTI SCAN FOTOLITO LTDA. UNIDADE / DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

SERVIÇOS DE PRÉ IMPRESSÃO - FOTOLITOGRAFIA / CLICHÊS ESTÉREOS E MATRIZES DE IMPRESSÃO

ENDEREÇO:

RUA BORJA REIS Nº 735

CEP: 20745-100 E-MAIL: --- TELEFONE: FIXO : (21) 2176-7900 CEL. : (-- ) ---BAIRRO: ENGENHO DE DENTRO MUNICÍPIO: RIO DE JANEIRO CNPJ: 02.317.933/0001-32 INSCRIÇÃO ESTADUAL: 79.819.441 INSCRIÇÃO MUNICIPAL: --- PROCESSO INEA: --- CONTATO / CARGO:

SR. GILBERTO VILLETE MATTOS / PROPRIETÁRIO

DESCRIÇÃO SUMÁRIO DO EVENTO:

DENUNCIA DE ARMAZENAMENTO INADEQUADO DE SOLVENTE ORGÂNICO E MATERIAL INFLAMÁVEL (APROXIMADAMENTE 1200 LITROS), COM RISCO EMINENTE DE INCÊNDIO, ALÉM DE PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE HIGIENE NO INTERIOR DA EMPRESA E EXPOSIÇÃO DE TRABALHADORES A AGENTE AMBIENTAL, COM INFORMAÇÃO DE QUE TODOS DEVERIAM GANHAR INSALUBRIDADE OU PERICULOSIDADE. ESTABELECIMENTO SITUADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

EQUIPE SOPEA (TÉCNICO / CARGO):

VANIA ALONSO / ADJUNTO I, GILSON HONÓRIO / TÉCNICO ADMINISTRATIVO E NATÉRCIA FONSECA / ENGENHEIRO SANITARISTA DADOS DO RECLAMANTE : NOME : --- ENTIDADE : --- END. : --- TEL. : --- DESCRIÇÃO DO ATENDIMENTO 1 - TIPO DO ATENDIMENTO :

( ) INCIDENTE ( ) ACIDENTE ( X ) RECLAMAÇÃO ( ) VISTORIA ( ) REUNIÃO ( ) COMBOIO

( ) SIMULADO

Acidente

É o evento não desejado que tem por resultado conseqüências indesejáveis, tais como: lesão ou enfermidade a um trabalhador ou um dano a propriedade ou meio ambiente.

Incidente

Um “incidente” pode ser definido como sendo um acontecimento não desejado ou não programado que venha a deteriorar ou diminuir a eficiência operacional da atividade sem, no entanto, resultar em conseqüências para o trabalhador, a propriedade ou meio ambiente.

2 – ORIGEM :

(X ) INDUSTRIAL ( ) COMERCIAL ( ) RESIDENCIAL ( ) AÉREO ( ) DESTINAÇÃO INADEQUADA

( ) AQUAVIÁRIO ( ) RODOVIÁRIO ( ) FERROVIÁRIO ( ) DUTOVIÁRIO ( ) MANCHA ÓRFÃ ( ) ASCAREL ( ) URÂNIO

(2)

( X ) ÁREA URBANA ( ) ÁREA RURAL

COORDENADAS GEOGRÁFICAS : LAT : 22°54’44S LONG : 43°18’13.28”O

RODOVIA : ---

RUA/AV. : RUA BORJA REIS Nº 735 - RIO DE JANEIRO / ENGENHO DE DENTRO

Imagem da Rua Borja Reis Nº 735, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro com localização da Empresa MULTI SCAN FOTOLITO LTDA.

4 - INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE OS PRODUTOS / RESÍDUOS PERIGOSOS ENVOLVIDOS NO EVENTO (PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS) :

ESTADO FISICO: ( ) SÓLIDO ( ) SEMI-SÓLIDO / PASTOSO ( X ) LÍQUIDO ( ) GASOSO

Nº ONU : 1993 CLASSE DE RISCO : 3 NÚMERO DE RISCO : 30 ( ) PRODUTO NÃO CLASSIFICADO

IDENT. FABRICANTE : RECICLO QUÍMICA LTDA. – Endereço: Acesso BR 101, Km 01 – Capelinha – Morro da Fumaça –

Santa Catarina – Brasil – Cep: 88.830-000 – Tel/fax: +55 (48) 34342001 – E-mail: laboratorio@reciclo.biz – www.reciclo.biz

NOME COMERCIAL : Fly-Solv

5 – CONSEQUÊNCIAS (IMPACTO AMBIENTAL) : CONTAMINAÇÃO:

CURSO HIDRICO ( ) SIM ( X ) NÃO

SOLO ( ) SIM ( X ) NÃO

VEGETAÇÃO ( ) SIM ( X ) NÃO

ATMOSFERA ( ) SIM ( X ) NÃO

OBS.: Existe emissão de poluentes no ar interior que são dispersos na atmosfera pelos exaustores, porém não foi avaliado o

(3)

6 – DESCRIÇÕES E MEDIDAS ADOTADAS (AÇÕES / CONTATOS TOMADOS NO LOCAL) :

Trata-se de inspeção solicitada pelo Ministério Público do Trabalho, denúncia proveniente da Sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Rio de Janeiro, versando sobre armazenamento inadequado de solvente orgânico e material inflamável (aproximadamente 1200 litros), com risco eminente de incêndio, além de péssimas condições de higiene no interior da empresa e exposição de trabalhadores a agente ambiental, com informação de que todos deveriam ganhar insalubridade ou periculosidade. Estabelecimento situado no Município do Rio de Janeiro.

O Plantão do SOPEA foi acionado às 10 h e 45 min. do dia 03/ 06/14 pela Sra. Cristina da Presidência do INEA, que informou sobre o conteúdo da denúncia e o endereço da empresa. A equipe SOPEA/INEA chegou ao local às 13 h e 15 min., sendo recebida pelo Sr. Gilberto Villete Mattos / proprietário da empresa.

No local foi observado tratar-se de empresa que realiza atividades de clicheria (confecção de matrizes do ramo gráfico, como as destinadas a impressão em sacolas e rótulos), fazendo uso de produtos químicos. A referida empresa encontrando-se instalada em uma espécie de antiga residência, onde atualmente funciona a parte administrativa, com adaptação de um galpão aos fundos onde funciona a parte operacional da empresa.

A área operacional tem acesso por um corredor lateral. Neste corredor se observou sujidades pelo piso e um balde com água acumulada, suja, proveniente do refluxo do ar condicionado, proporcionando condições de criadouro para o mosquito da dengue. Logo na entrada deste galpão foi possível visualizar diversos tambores de produtos químicos identificados como Fly-Solv, químicos classe 3, inflamáveis.

Na Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISQP) do Fly-Solv encontra-se discriminado os perigos resultantes de suas características: inflamável quando exposto ao calor ou ao fogo, com indicações de manter equipamentos e depósitos devidamente aterrados, além de relatar perigos a saúde humana, nos olhos- cujo contato pode causar irritação da mucosa, dor, formação excessiva de lágrimas e, em casos extremos conjuntivite; na pele, cujo contato pode causa ressecamento, irritação, vermelhidão e, por contato prolongado, pode causar dermatites; por inalação, sendo os vapores possíveis de causar irritação das mucosas, tontura e sufocação, falta de coordenação motora e até levar a depressão do sistema nervoso central; por ingestão, onde não se antecipam riscos provenientes de ingestão acidental de pequenas quantidades, podendo causar irritação gastrintestinal, dores abdominais, náuseas, vômito, tontura e dificuldade de falar. Ressalta ainda os perigos específicos, informando que pode reagir com oxidantes fortes como ácidos minerais e peróxidos produzindo calor excessivo. E que o produto é inflamável a temperatura acima de 32,0 °C. Vapores mais densos que o ar, com possível formação de misturas explosivas quando confinado em ambientes ou embalagens fechadas.

Neste galpão a área operacional é servida de exaustores laterais que exaurem diretamente para o terreno vizinho, e exaustores eólicos instalados no telhado. Também foi observada a presença de ar condicionado tipo janela, mas este não realiza troca de ar externo, pois foi instalado nas divisórias internas do estabelecimento, de forma que a trocas de ar só são possíveis através do compartimento onde se encontram depositados os tambores de produto químico (Fly-Solv), sendo uma solução inadequada. Outro ar tipo SPLIT encontra-se instalado neste ambiente produtivo. Cabe ressaltar que condicionadores tipo splits não promovem renovação do ar externo, apenas condicionam (filtram e resfriam) o ar interior. E que um sistema de ventilação/exaustão deve ser projetado de forma que atenda aos parâmetros legais de renovação do ar ambiente. Cabe observar que a ANVISA/Ministério da Saúde possui legislação especifica relativa à qualidade do ar interior, Portaria GM/MS nº 3.523/98 e RE 09/2003 ANVISA.

Também foram observadas instalações elétricas improvisadas e inadequadas, como a instalação de bomba sobre tambor de produto químico. Todas as formas de calor e ignição devem ser retiradas do depósito de produtos químicos.

Quanto a odor, a princípio, no exterior da empresa, não foi observado odor de produto químico, mas internamente, nas dependências da empresa, na parte operacional, forte odor foi percebido.

Foi observado que alguns dos tambores de Fly-Solv depositados na parte operacional estavam tampados inadequadamente com restos de pano e outros destampados. Máquinas e equipamentos produtivos possuem coletor de resíduos líquidos que também não se encontram bem vedados, sendo o sistema constituído apenas de um cano de borracha (tipo mangueira) que são encaixadas em galões sem conexão. Os tambores em uso se encontravam protegidos por pequeno dique, mas foi possível observar que alguns se encontravam fora de grelha sobre o dique, e no caso de vazamento o produto não ficaria contido. No caso de tombamento dos recipientes maiores (tambores) o líquido também não ficaria contido no dique, pois a estrutura do dique e tamanho não apresentam solução que proporcione sua contenção, especialmente quando do empilhamento de destes.

Além deste produto a empresa faz uso de produto revelador e fixador para filmes e material gráficos.

Não foi apresentado manifesto de resíduos líquidos eliminados pelos equipamentos do empreendimento. Foi apresentado manifesto de resíduos do banho de revelação.

O estabelecimento não apresentou licença ambiental. Foram apresentadas as seguintes notificações da pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SMAC, Rio de Janeiro, para a empresa Multi Scan Fotolito Ltda:

(4)

1- Ofício MA/CGCA/GLA nº 408/2011 de 12/12/2011, intimando a cumprir em 120 dias, integralmente, exigências do processo de licenciamento ambiental (processo 14/200.752/2011);

2- Ofício MA/CGCA/GLA nº 551/2013 de 12/12/2011, intimando a requerer, em 30 dias, Licença de Operação Municipal (processo 14/200.752/2011);

3- Ofício MA/CGCA/GLA nº 338/2014 de 14/04/2014, intimando a cumprir, em 60 dias, integralmente, exigências do processo de licenciamento ambiental (processo 14/200.752/2011);

Quanto ao armazenamento dos produtos químicos, e dos resíduos destes, não foi observado local que atenda aos pressupostos da NBR 12235 (armazenamento de resíduos perigosos), de forma que resíduos químicos e comuns se encontravam armazenados juntos. Os tambores/contenedores se encontravam dispostos diretamente sobre o piso, quando a norma recomenda que devem ser armazenados, preferencialmente, em áreas cobertas, bem ventiladas, e os recipientes são colocados sobre base de concreto ou outro material que impeça a lixiviação e percolação de substâncias para o solo e águas subterrâneas. A área deve possuir ainda um sistema de drenagem e captação de líquidos contaminados para que sejam posteriormente tratados. Os contêineres e/ou tambores devem ser devidamente rotulados de modo a possibilitar uma rápida identificação dos resíduos armazenados.

Quanto à segurança e saúde dos trabalhadores do local e às condições de higiene no interior da empresa, foi observado que o ambiente se encontrava em precárias condições de higiene e limpeza, bastante empoeirado, principalmente próximo a área de preparo e guarda de reveladores e com presença de resíduos em diversos pontos do piso, inclusive na área de armazenamento dos tambores de produtos químicos e de resíduos. E que no momento da vistoria foi observado que o funcionário da área operacional não trajava uniforme ou EPI. Quando solicitado vista ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o proprietário informou não saber onde se encontrava, apresentando programa antigo (2012) que se encontrava na sala administrativa da empresa. Não foi apresentada nenhuma documentação que comprovasse o atendimento as normativas da vigilância sanitária sobre a qualidade do ar interior, que são voltadas a proteção da saúde, a segurança, o bem-estar e o conforto dos ocupantes dos ambientes climatizados (Portaria GM/MS nº 3.523/98 e RE 09/2003 ANVISA). Foram observados diversos extintores de Incêndio no estabelecimento, mas não foi apresentado ou se encontrava exposto Laudo do Corpo de Bombeiros. Os extintores se encontravam apoiados diretamente sobre o piso, não havendo delimitação da sua área de posicionamento, contrariando Decreto 897/76, Art. 85, VI que determina que nas instalações industriais, depósitos, galpões, oficinas e similares, os locais onde os extintores forem colocados serão sinalizados por círculos ou setas vermelhas. A área de 1m² (um metro quadrado) do piso localizada abaixo do extintor será também pintada em vermelho e, em hipótese alguma, poderá ser ocupada.

7 - OBSERVAÇÕES (DADOS; RESPONSÁVEL / CONDUTOR; FABRICANTE; DESTINATÁRIO; EXPEDIDOR; IMPORTADOR; AGENTE MARÍTIMO; etc...) :

DADOS DO TRANSPORTADOR / PRODUTO / VEÍCULO :

---

8 – ATORES ENVOLVIDOS (ÓRGÃOS PÚBLICOS / GOVERNAMENTAIS E EMPRESAS PRIVADAS) :

INEA/DIMFIS/CIEM/SOPEA MULTI SCAN FOTOLITO LTDA

9 – CONCLUSÕES (CONSIDERAÇÕES / SOLICITAÇÕES / SUGESTÕES) : CONSIDERAÇÕES / CONCLUSÕES :

Considerando que a Lei Estadual nº 3467, de 14 de setembro de 2000, que dispõe sobre as sanções administrativas derivadas de condutas lesivas ao Meio Ambiente no Estado do Rio de Janeiro, em seu art. 1º, considera infração administrativa ambiental toda ação ou omissão dolosa ou culposa que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do Meio Ambiente.

Considerando que o estabelecimento não possui Licença Ambiental;

Considerando que o estabelecimento possui processo de Licenciamento na Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SMAC (processo 14/200.752/2011);

Considerando ainda que o estabelecimento apresenta não conformidades citadas no corpo do relatório;

Sugere-se a emissão de notificação, para a Empresa A MULTI SCAN FOTOLITO LTDA com base na Lei nº 3.467 de 14 de Setembro de 2000, no prazo de 30 dias à contar do recebimento desta à:

1- Notificar a MULTI SCAN FOTOLITO LTDA, para que no prazo de 07 (sete) dias, à contar do recebimento desta, elimine todas as formas de acúmulo de água que possibilitem a proliferação do mosquito da dengue Aedes Aegypti; elimine métodos de trabalho e ambientes propícios a proliferação de vetores (insetos e roedores nocivos); manter os extintores de incêndio em espaço livre, demarcado e sinalizado; dotar os funcionários com os equipamentos de proteção previstos no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; não realizar empilhamento de tambores

(5)

evitando sua queda e derramamento. Adequar a área de contenção a forma de armazenamento e quantidade de tambores; segregar os resíduos conforme suas características; manter o local limpo e higienizado; apresentar comprovante de qualificação e treinamento dos técnicos; apresentar Laudo e Certificado do Corpo de Bombeiros; apresentar Manifesto de Resíduos Líquidos dos equipamentos (solvente); retirar todas as formas de calor e ignição do depósito de produtos químicos (principalmente a bomba instalada sobre um dos tambores de inflamável); atender as normas sanitária (ANVISA/Ministério da Saúde) com relação aos ambientes interiores/qualidade do ar interior e climatização, especialmente na sala onde se localizam as máquinas de impressão/clicheria.

A MULTI SCAN FOTOLITO LTDA deve corrigir as não conformidades citadas na Notificação acima descrita.

Sugere-se, s.m.j., que o presente seja encaminhado a Secretária de Meio Ambiente do Município do Rio, através da Gerencia de Apoio aos Municípios – GEGAM, para adoção dos demais instrumentos administrativos, por se tratar de empreendimento com processo de Licenciamento no Órgão Municipal.

Sugere-se ainda que seja encaminhado a COGEFIS para ciência e providências cabíveis; bem como a Vigilância Sanitária Estadual, afim de verificar os riscos a saúde em função da salubridade do local, principalmente das condições do ar interno, conforme normativas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

10 - DOCUMENTOS EMITIDOS (NOTIFICAÇÃO / AUTO DE CONSTATAÇÃO) :

- Notificação nº SOPEANOT/01039527.

11 - ANEXOS (FOTOS E OUTROS) :

- Fotos

- Via rosa da Notificação nº SOPEANOT/01039527.

Fachada principal do estabelecimento Fachada principal do estabelecimento

(6)

Acesso lateral com sugidades Balde com água depositada

Balde com água depositada Balde com água depositada

(7)

Rótulo colado no produto Tambores tampados com trapos de tecido

Tambor ao fundo fora da área de grelha Tambores tampados com trapos de tecido

Tambor ao fundo destampado Local com sujidades

(8)

Armazenamento inadequado e com sujidades Armazenamento inadequado e com sujidades

... Rótulo do fixador filmes Rótulo do fixador gráfico

(9)

.. Local de diluição de fixadores Bombonas destampadas e sem conexão

Local em precárias condições de limpeza e higiene Local em precárias condições de limpeza e higiene

(10)

Extintor sem demarcação piso Extintor sem demarcação piso

Extintor sem demarcação piso Extintor sem demarcação piso

Extintor sem demarcação piso

(11)

Instalação elétrica sem proteção

Exaustão para o telhado Exaustão para o terreno vizinho

Funcionário sem EPI Cobogó ventilando para o vizinho

(12)

12 – TÉCNICOS RESPONSÁVEIS (NOME / MATRICULA / CARGO / ASSINATURA / CARIMBO) :

VÂNIA CRISTINA ALONSO CARDOSO ADJUNTO I – MATR. Nº 390.920-7

NATÉRCIA FONSECA DE CARVALHO DA SILVA ENGEMHIERO SANITARISTA – MATR. Nº 391.305-0

GILSON HONÓRIO GOMES

Referências

Documentos relacionados

O Livro para alfabetização na língua mehinaku - Imiehünaku layaka (ISA, 2002) foi organizado pelos professores Makaulaka Mehinaku e Uretsu Mehinaku, com a participação dos

Entretanto, o gás natural quando utilizado em motores ciclo Otto desenvolvidos segundo o conceito de mistura pobre, com tecnologia de última geração, é menos poluente, representando

Tal como já foi destacado, existem várias razões para o fazer: o stress é um problema para o trabalhador, para a sua empresa e para a sociedade; os problemas do stress no trabalho

Em pacientes com insuficiência renal (diminuição da função dos rins) moderada a grave (clearance de creatinina < 50 mL/min) deve ser administrada a formulação oral de

No entanto, recomenda-se que a empresa proceda à instalação de blocos autónomos de iluminação de emergência adicionais noutros compartimentos, como sejam, em

O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo proporcionar aos alunos da componente curricular a compreensão, aplicação e ampliação dos conhecimentos da

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating