• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico

Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhe prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico.

O que contém este folheto:

1. O que é Sinvastatina Lipaz e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Sinvastatina Lipaz 3. Como tomar Sinvastatina Lipaz

4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Sinvastatina Lipaz

6. Conteúdo da embalagem e outras informações 1. O que é Sinvastatina Lipaz e para que é utilizado

Sinvastatina Lipaz é um medicamento sob a forma de comprimidos revestidos que contêm, cada um 10 mg ou 20 mg de Sinvastatina, como substância ativa.

É um fármaco redutor dos lípidos que reduz o nível do colesterol e substâncias gordas chamadas triglicéridos, no sangue.

Está indicado para as seguintes situações: Hipercolesterolemia

Tratamento da hipercolesterolemia primária ou da dislipidemia mista como adjuvante da dieta, sempre que a resposta à dieta e a outros tratamentos não farmacológicos (ex. exercício físico, perda de peso) for inadequada.

Tratamento da hipercolesterolemia familiar homozigótica como adjuvante da dieta e outros tratamentos hipolipemiantes (ex. LDL-aferese) ou se tais tratamentos não forem apropriados. Prevenção cardiovascular

Redução da mortalidade e morbilidade cardiovasculares em doentes com doença cardiovascular aterosclerótica evidente ou com diabetes mellitus, quer tenham níveis de colesterol normais ou aumentados, como adjuvante da correção de outros fatores de risco e de outras terapêuticas cardioprotectoras.

2. O que precisa de saber antes de tomar Sinvastatina Lipaz Não tome Sinvastatina Lipaz:

Se tem alergia (hipersensibilidade) à sinvastatina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

(2)

Se tem doença hepática ativa ou elevações persistentes e sem explicação das transaminases séricas.

Gravidez e aleitamento.

Administração concomitante com inibidores do CYP3A4 (ex.itraconazol, cetoconazol, inibidores da protease do VIH, eritromicina, claritromicina, telitromicina e nefazodona). Advertências e precauções

Fale com o seu médico antes de tomar Sinvastatina Lipaz: - se consome grandes quantidades de álcool.

- se tem história de doença hepática.

Confirme com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Sinvastatina Lipaz: - se tem insuficiência respiratória grave.

Enquanto estive a tomar este medicamento o seu médico irá avaliar se tem diabetes ou está em risco de vir a ter diabetes. Estará em risco de vir a ter diabetes se tem níveis elevados de açucar e gorduras no sangue, excesso de peso ou pressão arterial elevada.

Informe o seu Médico dos seus problemas presentes e passados e de quaisquer alergias que tenha tido.

Crianças

Sinvastatina Lipaz não é recomendado para crianças. Outros medicamentos e Sinvastatina Lipaz

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a toma outros medicamentos.

Interações que envolvem o CYP3A4

Está contraindicada a utilização concomitante de sinvastatina com itraconazol, cetoconazol, inibidores da protease do VIH, eritromicina, claritromicina, telitromicina e nefazodona. Se o tratamento com itraconazol, cetoconazol, eritromicina, claritromicina ou telitromicina for inevitável, a terapêutica com sinvastatina deverá ser interrompida durante o tratamento. Ciclosporina

O risco de miopatia/rabdomiólise está aumentado pela administração concomitante de ciclosporina, particularmente com doses mais elevadas de sinvastatina. Consequentemente, a dose de sinvastatina não deve exceder 10 mg por dia em doentes a tomar concomitantemente ciclosporina. Apesar do mecanismo não ser totalmente compreendido, a ciclosporina aumenta a AUC do ácido da sinvastatina, possivelmente devido, em parte, à inibição do CYP3A4.

Gemfibrozil

O gemfibrozil aumenta a AUC do ácido da sinvastatina em 1,9 vezes, possivelmente devido à inibição da via metabólica de glucoronidação.

(3)

O risco de miopatia e rabdomiólise está aumentado pela administração concomitante de

amiodarona ou verapamilo com doses superiores de sinvastatina. Num ensaio clínico em curso, foi relatada miopatia em 6% dos doentes a tomar 80 mg de sinvastatina e amiodarona.

Diltiazem

Uma análise dos ensaios clínicos disponíveis mostrou uma incidência de miopatia de 1% em doentes a tomar 80 mg de sinvastatina e diltiazem. O risco de miopatia em doentes a tomar 40 mg de sinvastatina não foi aumentado pelo uso concomitante de diltiazem. A dose de sinvastatina não deve exceder 40 mg por dia em doentes a tomar concomitantemente diltiazem, exceto se for provável que o benefício clínico ultrapasse o risco aumentado de miopatia e rabdomiólise.

Sumo de toranja

O sumo de toranja inibe o citocromo P450 3A4.

Logo, deve ser evitada a ingestão de sumo de toranja durante o tratamento com sinvastatina. Anticoagulantes orais

Nos doentes a tomar anticoagulantes cumarínicos, o tempo de protrombina deverá ser

determinado antes de iniciar a sinvastatina, e com frequência necessária durante a fase inicial do tratamento, para assegurar que não ocorrerá alteração significativa no tempo de

protrombina. Assim que se registar um tempo de protrombina estável, este poderá ser

monitorizado a intervalos geralmente recomendados para doentes que tomam anticoagulantes cumarínicos. Caso se altere a dose ou se interrompa o tratamento com sinvastatina, dever-se-á repetir o mesmo procedimento. A terapêutica com sinvastatina não foi associada a hemorragias ou a alterações do tempo de protrombina em doentes que não tomam anticoagulantes.

Efeitos da sinvastatina na farmacocinética de outros medicamentos

A sinvastatina não tem um efeito inibidor no citocromo P450 3A4. Logo, não se espera que a sinvastatina afete as concentrações plasmáticas de outras substâncias metabolizadas pelo citocromo P450 3A4.

Gravidez e amamentação

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico antes de tomar este medicamento.

Sinvastatina Lipaz está contraindicado durante a gravidez

Não foi estabelecida segurança em mulheres grávidas. Não foram efetuados ensaios clínicos controlados com sinvastatina em mulheres grávidas. Foram recebidos relatos raros de anomalias congénitas após exposição intrauterina a inibidores da redutase da HMG-CoA. Contudo, numa análise de aproximadamente 200 gestações, seguidas prospectivamente, expostas durante o primeiro trimestre a Sinvastatina Lipaz ou a outro fármaco estreitamente relacionado com um inibidor da redutase da HMG-CoA, a incidência de anomalias congénitas foi comparável à observada na população em geral. Este número de gestações foi

estatisticamente suficiente para excluir um aumento igual ou superior a 2,5 vezes de anomalias congénitas em relação à incidência base.

Apesar de não haver evidência de que a incidência de anomalias congénitas nos recém-nascidos de doentes a tomar Sinvastatina Lipaz ou outro fármaco estreitamente relacionado com um

(4)

inibidor da redutase da HMG-CoA difira da observada na população em geral, o tratamento materno com Sinvastatina Lipaz pode reduzir os níveis fetais de mevalonato, que é um

precursor da biossíntese do colesterol. A aterosclerose é um processo crónico e uma suspensão episódica dos fármacos hipolipemiantes durante a gravidez deverá ter muito pouco impacto no risco a longo prazo associado a hipercolesterolemia primária.

Por estas razões, Sinvastatina Lipaz não deve ser usado em mulheres grávidas, a tentar

engravidar ou com suspeita de estarem grávidas. O tratamento com Sinvastatina Lipaz deve ser suspenso durante o período de gravidez ou até que se determine que a mulher não está grávida Amamentação

Não se sabe se a sinvastatina, ou algum dos seus metabolitos, é excretada no leite materno. Uma vez que muitos medicamentos são excretados no leite humano, e devido ao potencial de reações adversas graves, as mulheres que tomam Sinvastatina Lipaz não deverão amamentar os seus filhos

Condução de veículos e utilização de máquinas

Os efeitos de Sinvastatina Lipaz sobre a capacidade de conduzir utilizar máquinas são nulos ou desprezáveis. No entanto, durante a condução e utilização de máquinas, deve ser tomado em consideração que foram relatadas raramente tonturas, na experiência pós-comercialização. Sinvastatina Lipaz contém lactose mono-hidratada. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Informe igualmente o seu médico ou farmacêutico se sentir uma fraqueza muscular constante. Podem ser necessários testes ou medicamentos adicionais para diagnosticar e tratar este problema.

3. Como tomar Sinvastatina Lipaz

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico se tiver dúvidas.

O intervalo posológico é de 5 – 80 mg/dia administrados por via oral numa dose única à noite. Os ajustes posológicos, se necessários, devem ser feitos em intervalos não inferiores a 4

semanas até um máximo de 80 mg/dia administrados em dose única, à noite. A dose de 80 mg é apenas recomendada em doentes com hipercolesterolemia grave e em risco elevado de

complicações cardiovasculares. Hipercolesterolemia

O doente deve estar a fazer uma dieta padronizada para a redução do colesterol, e deverá continuar com esta dieta durante o tratamento com Sinvastatina Lipaz. A dose inicial habitual é de 10-20 mg/dia administrados em dose única à noite. Os doentes que necessitem de uma grande redução do C-LDL (mais de 45%) podem iniciar a terapêutica com 20-40 mg/dia em dose única administrada à noite. Os ajustes posológicos, se necessários, devem ser efetuados da forma anteriormente especificada.

Hipercolesterolemia familiar homozigótica

Com base nos resultados dum estudo clínico controlado, a posologia recomendada é de 40 mg/dia de Sinvastatina Lipaz tomado à noite, ou de 80 mg/dia, divididos por três

(5)

administrações, duas diurnas de 20 mg e uma de 40 mg à noite. O Sinvastatina Lipaz deve ser usado como um adjuvante de outros tratamentos hipolipemiantes (p.ex. LDL-aferese), neste grupo de doentes, ou só por si, quando não estiverem disponíveis tais terapêuticas.

Prevenção cardiovascular

A dose habitual de Sinvastatina Lipaz é de 20 a 40 mg/dia, em toma única à noite, nos doentes em elevado risco de doença cardíaca coronária (doença cardíaca coronária com ou sem

hiperlipidemia). A terapêutica farmacológica poderá ser iniciada em simultâneo com a dieta e o exercício físico. Os ajustes posológicos, se necessários, devem ser efetuados da forma

anteriormente especificada. Terapêutica concomitante

Sinvastatina Lipaz é eficaz ou em associação com sequestrantes dos ácidos biliares. A administração deve ocorrer 2 horas antes ou 4 horas após a administração de um sequestrante dos ácidos biliares.

Nos doentes a tomar ciclosporina, gemfibrozil, outros fibratos (exceto o fenofibrato) ou doses hipolipemiantes (≥ 1 g/dia) de niacina concomitantemente com Sinvastatina Lipaz, a dose de Sinvastatina Lipaz não deve exceder 10 mg/dia. Em doentes a tomar amiodarona ou verapamilo concomitantemente com Sinvastatina Lipaz, a dose de Sinvastatina Lipaz não deverá exceder 20 mg/dia.

Posologia na insuficiência renal

Não deverá ser necessária uma modificação da posologia em doentes com insuficiência renal moderada. Nos doentes com insuficiência renal grave (depuração da creatinina < 30 ml/30 min), as posologias acima dos 10 mg/dia deverão ser cuidadosamente consideradas e, se necessário, instituídas com precaução.

Uso nos idosos

Não é necessário qualquer ajuste posológico. Utilização em crianças e adolescentes

A eficácia e segurança da utilização em crianças não foram estabelecidas. Consequentemente, Sinvastatina Lipaz não é recomendado para uso pediátrico.

Tome Sinvastatina Lipaz com uma quantidade suficiente de líquido Duração do tratamento

O seu médico irá informá-lo por quanto tempo terá de tomar Sinvastatina Lipaz. Se parar de tomar o medicamento os seus níveis de colesterol poderão aumentar novamente.

Se tomar mais Sinvastatina Lipaz do que deveria Deverá informar imediatamente o seu médico.

Em caso de sobredosagem ou de ingestão inadvertida consultar um serviço hospitalar. Caso se tenha esquecido de tomar Sinvastatina Lipaz

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Continue com o tratamento do modo usual.

(6)

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

As frequências de acontecimentos adversos são classificadas do seguinte modo: Muito

frequentes (> 1/10), Frequentes (≥ 1/100, ≤ 1/10), Pouco frequentes (≥ 1/1000, < 1/100), Raros (≥ 1/10.000, < 1/1000), Muito raros (< 1/10.000) incluindo relatos isolados.

Doenças do sangue e do sistema linfático: Raros: anemia

Doenças do sistema nervoso:

Raros: cefaleias, parestesias, tonturas, neuropatia periférica. Doenças gastrointestinais:

Raros: Obstipação, dor abdominal, flatulência, dispepsia, diarreia, náuseas, vómitos, pancreatite.

Afeções hepatobiliares: Raros: hepatite/icterícia.

Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos: Raros: exantema, prurido, alopécia.

Afeções musculosqueléticas e dos tecidos conjuntivos: Raros: miopatia, rabdomiólise, mialgia, cãibras musculares. Frequência desconhecida: fraqueza muscular constante. Perturbações gerais e alterações no local de administração: Raros: astenia

Registou-se, raramente, uma aparente síndrome de hipersensibilidade que incluiu algumas das seguintes manifestações: angioedema, síndrome do tipo lúpus, polimialgia reumática,

dermatomiosite, vasculite, trombocitopénia, eosinofilia, velocidade de sedimentação

aumentada, artrite e artralgia, urticária, fotossensibilidade, febre, rubor, dispneia e mal-estar. Exames complementares de diagnóstico:

Raros: aumentos das transaminases séricas (ALT, AST, γ-glutamil transpeptidase), aumento da fosfatase alcalina; aumento dos níveis séricos de CK.

Distúrbios do sono, incluindo insónias e pesadelos. Perda de memória.

Disfunção sexual. Depressão.

Problemas respiratórios incluindo tosse seca persistente e/ou falta de ar ou febre. Diabetes

(7)

É mais provável ter diabetes se tiver níveis elevados de açucar e gorduras no sangue, excesso de peso ou pressão arterial elevada. O seu médico irá avaliar se tem diabetes enquanto estiver a tomar este medicamento.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico.

5. Como conservar Sinvastatina Lipaz

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Não conservar acima de 25ºC

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente. 6. Conteúdo da embalagem e outras informações

Qual a composição de Sinvastatina Lipaz - A substância ativa é a sinvastatina.

- Os outros componentes são: lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, amido pré-gelificado, butil-hidroxianisol (E320), ácido ascórbico, ácido cítrico, sílica coloidal anidra, talco, estearato de magnésio, (metil)-hidroxipropilcelulose, óxido vermelho de ferro (E172), óxido amarelo de ferro (E172), citrato de trietilo, dióxido de titânio (E171), povidona. Qual o aspeto de Sinvastatina Lipaz e conteúdo da embalagem

10 mg – 20, 30 e 60 comprimidos 20 mg – 20, 30 e 60 comprimidos

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Xamane, S.A.

Av. Associação Comercial e Industrial de Gondomar, nº. 330 4510-688 Fânzeres

Fabricante

Baldacci Portugal, S.A.

Av. Santa Iria de Azóia, Bloco B/C Santa Iria de Azóia 2695-381 Portugal

Referências

Documentos relacionados

“Strong and weak ties” (relações fortes e fracas) foi o termo utilizado por GRANOVETTER (1985) para qualificar a intensidade das relações entre atores, assumindo

- a associação de medicamentos reduzir a produção de glóbulos brancos e de glóbulos vermelhos, assim como de plaquetas na sua medula óssea, mais do que quando a Mitoxantrona

- Amiodarona: A dose de sinvastatina não deve ser maior que 20 mg diários em pacientes recebendo tratamento concomitantemente com amiodarona (veja os itens

Se for fazer análises sanguíneas (para contagem dos glóbulos vermelhos ou verificar a função hepática) ou análises à urina (para determinação da glucose), informe o médico ou

Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá

responsabilidade do candidato a importação dos documentos necessários para o efeito, por via informática (upload).. Reclamação Candidatura Manual Instruções Pág. 7 de 30

Buscomint, cápsulas não deve ser administrado a crianças com idade inferior a 12 anos e a adolescentes com peso corporal inferior a 40 kg (ver “Não tome Buscomint,

• Lomitapida: a dose de sinvastatina não deve exceder 40mg diários em pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica (HoFH) que recebam concomitantemente lomitapida (veja