• Nenhum resultado encontrado

TRAGÉDIA GREGA: A PRESENÇA DO DESTINO EM ÉDIPO REI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRAGÉDIA GREGA: A PRESENÇA DO DESTINO EM ÉDIPO REI"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TRAGÉDIA GREGA: A PRESENÇA DO DESTINO EM ÉDIPO REI

Elisson Souza de SÃO JOSÉ1 Leandro dos SANTOS2

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi feito com o objetivo de mostrar ao leitor a forte presença do destino na obra de Édipo rei, escrito por Sófocles em meados de 409 a.C.. Na sua obra, Sófocles menciona diversas vezes a sua presença em na vida do personagem principal, Édipo rei, que por mais que ele tentasse fugir do seu destina mais ele ia ao seu encontro.

O artigo foi feito com base na obra Édipo Rei e de trabalhos acadêmicos já existentes sobre a mesma. A tradução utilizada para o analise da obra foi a feita por Paulo Neves (2013).

O artigo foi dividido em três partes e uma conclusão. Na primeira trataremos do escritor Sófocles e da importância de suas obras; na segunda trataremos do que vem a ser uma tragédia grega; e por último falaremos sobre a presença do destino na obra de Édipo rei. Na conclusão, será feito um breve resumo da presença do destino na obra.

SÓFOCLES

Sófocles nasceu em meados de 496 a.C., em Colono, cidade próxima a Atenas, onde passou toda sua vida até morrer com uma idade aproximada de 90 anos.

Ele era filho de Sófilos, ateniense rico e dono de escravos e de influencia na sociedade. Por vim de uma família de posse, ele pode se dedicar aos estudos e a dramaturgia. Em 469 a.C., ele venceu o campeonato anual de dramaturgia derrotando Ésquilo, dramaturgo consagrado e veterano da época. Ele venceu a competição utilizando três tragédias e um drama satírico. Logo, Sófocles passaria a ser o dramaturgo mais festejado e homenageado em vida. (SÓFACLES, 2013, p.2).

1 Formado em Português-Inglês e especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. Atualmente faz

Mestrado em Educação e especialização em Psicopedagogia. Também faz parte do grupo de pesquisa NECUFS. Email: elisson.tj@hotmail.com

2¹ Licenciado em Pedagogia, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Mestrando em Educação -

PPGED/UFS, Membro do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação - NETE/UFS. Email: lds747@hotmail.com

(2)

No que diz respeito à vida de Sófocles, sabemos que ele foi um dos trágicos mais venerados de seu tempo. Escreveu aproximadamente 123 peças teatrais e obteve 24 vitórias nos concursos trágicos, o que significa que 76 de suas obras foram premiadas e nunca ocupou o terceiro lugar, feitos jamais igualados na história literária de Atenas (GOULART, 2009,p.12).

Sófocles não se dedicou apenas a vida poética. Ele também participou ativamente na vida política de sua pátria. Foi tesoureiro geral de Atenas em 442 a.C. e foi eleito, no mínimo, duas vezes estratego - comandante do exército em expedições militares. (SANTOS, 2011, p.2).

Entre as obras feitas por Sófocles que existem ainda hoje (2014) estão partes de Os Sabujos, Ajax, Antígona, Electra, Tranquinianas, Filoctetes, Édipo em Colono e Édipo rei, obra que usaremos para analisar a presença do destino; mas antes vejamos o que vem a ser a tragédia grega.

TRAGÉDIA GREGA

A tragédia grega está relacionada a o culto a Dionísio, deus grego responsável pelas festas e pelo vinho, e a exuberância. Tal culto era clandestino pelo fato dele ser um deus estrangeiro, o que levava a população se revoltar contra os seus governantes.

O vocábulo “tragédia” provavelmente derivou-se de “tragoidia”, uma palavra formada por duas outras: “trágos”, que se traduz por “bode”, e “õidé”, que quer dizer “canto”. Assim, etimologicamente, tragédia significa “canto do bode”. De acordo com uma das interpretações que procuram explicar a causa dessa origem, conta-se que Dioniso, em Ícaro, havia ensinado aos homens, pela primeira vez, a arte de cultivar vinhas. Assim que as videiras cresceram, um bode, acusado de tê-las destruído, fora castigado com a morte. Após persegui-lo e esquartejá-lo, os homens, sobre a sua pele, começaram a dançar e a beber até caírem desmaiados. Esse acontecimento, ao que parece, passou a fazer parte dos rituais dionisíacos e a ser rememorado anualmente. Haja vista que, durante os festivais, após um bode ser oferecido a Dioniso, cantava-se e dançava-se até a exaustão. Tais cantores e dançarinos travestiam-se em “sátiros, que eram concebidos pela imaginação popular como ‘homens-bodes’” (SANTOS, 2005, pp.3,4).

(3)

As cantigas não eram só de alegria, mas também de tristeza, pois lembrava o desaparecimento de Dionísio do mundo mortal. Sendo assim as cantigas em coro a Dionísio passaram a ser visto como uma tragédia.

Com o tempo a tragédia parou de se tratar apenas da lenda de Dionísio e ganhou força com outras mitologias. Entre os maiores dramaturgos trágicos que surgiram durante esse período (522 a 405 a. C.) estão Ésquilo, Eurípides e Sófocles. Apesar de muitas obras terem se perdido com o passar do tempo as que conseguiram sobreviver no decorrer do tempo são muito apreciadas pelo seu grande valor cultural.

Algo muito comum nas tragédias gregas é a presença de um destino previsto que não se pode escapar. Para falar mais a respeito dele trataremos da obra de Édipo rei.

A PRESENÇA DO DESTINO EM ÉDIPO REI

Édipo rei é uma das obras mais importantes escritas por Sófocles que ainda existe nos dias de hoje (2014) e que faz parte de uma trilogia composta também por Antígona e Édipo em Colono.

A obra se resume em homem, Édipo, que foi predestinado a matar o pai e a casar-se com a mãe, mas ao saber disso tentaria evitar ao máximo seu cumprimento; o que faz com que a presença do destino seja frequente na obra.

O Oráculo havia informado a mãe de Édipo que um dia seu filho mataria seuspai e se casaria com sua própria mãe!

“O SERVIDOR – Ela tinha medo de um oráculo dos deuses. ÉDIPO - O que ele anunciava?

O SERVIDOR- que um dia a criança mataria seus pais” (SÓFOCLES, 2013, p.74).

Querendo escapar do destino Jocasta, mãe de Édipo preferia ter seu filho morto enquanto ainda era um bebê do que vê-lo sendo um assassino dos próprios pais. Contudo, o servo que deveria matá-lo entregou para o rei de Corinto, onde cresceu pensando que estava sendo criado pelos seus pais legítimos.

Ele só veio desconfiar que era vítima de uma maldição em uma refeição quando um bêbado falou que ele era o filho suposto.

Durante um banquete, no momento do vinho, na embriaguez, um homem chamou-me “filho suposto”. A expressão me incomodou, foi

(4)

difícil suportar aquele dia, e logo no dia seguinte fui interrogar meu pai e minha mãe (SÓFOCLES, 2005, p.50)

Ao saber que ele iria matar o pai e casar com a mãe, ele imediatamente fugiu da cidade de Corinto para evitar seu destino, não sabendo que ao fugir da casa de seus pais – adotivos- esta indo de encontro aos seus pais legítimos.

Durante a fuga ele se deparou em uma encruzilhada com Laio, seu pai, que ele não conhecia. Nessa encruzilhada ocorreu um desentendimento e Édipo acabou matando o próprio pai, cumprindo uma parte de seu destino.

O guia e o próprio velho procuram afastar-me com violência. Encolerizado, golpeio o que pretende tirar-me do caminho, o condutor. Mas o velho me ver, espera o estante em que passo perto dele e de seu carro me desfere na cabeça um golpe com seu duplo chicote. Ele pagou caro por esse gesto! Num instante, atingido pelo bastão que eu empunhava, ele cai de costa do carro e rola pelo chão- e eu mato todos eles.(SÓFOCLES, 2013, p.51).

Assim sendo, Édipo segue seu caminho, não sabendo que o homem que matara era seu pai. Ao chegar em Tebas encontrou a cidade com um enorme problema, um monstro, a Esfinge, estabelecera-se na porta da cidade propondo um enigma. Como ninguém sabia responder, a Esfinge ia matando um por um. Jocasta tinha oferecido sua mão a quem livrasse a cidade desse monstro.

Infelizmente, Édipo soube o enigma e livrou a cidade daquele mal, mas como presente teve casou com a rainha, que era sua mãe.

Em nenhum dos dois momentos Édipo soube o que tinha feito, ele não sabia que era filho adotivo do rei de Corinto, o que fez com que suas atitudes fossem justificadas. No entanto, o destino de cumpria mais uma vez.

Sua mãe, Jocasta pensando que o destino não tinha se cumprido chegou até a dizer que seu marido, Laio, morreu por bandidos, não sabendo que ele foi morto por Édipo.

Outrora um oraculo chegou a Laio, não de Apolo, mas de seus sacerdotes. O destino que o esperava era morrer pela mão de um filho que nasceria dele e de mim. Ora, Laio foi abatido por bandidos estrangeiros no cruzamento de dois caminhos segundo consta; por outro lado, três dias depois de ter nascido a criança Laio mandou prender seus tornozelos e mandou abandoná-la em um monte deserto. Deste modo, Apolo não pode fazer com que seu filho matasse seu pai nem que Laio, como temia, morresse pela mão de

(5)

seu filho. E era esse o destino que vozes proféticas nos comunicavam! (SÓFOCLES, 2013, p.46).

Ao saber do ocorrido, Édipo mandou chamar o homem que foi encarregado de levar a criança para o deserto para morrer e descobre que ele não fez o que tinha sido ordenado. Também descobre que ele, Édipo, era filho de Laio e assassino de seu próprio pai.

Édipo –Oh! Ai de mim! Então no final tudo seria verdade! Ah! Luz do dia, que eu te veja aqui pela última vez, já que hoje me revelo o filho de quem não devia nascer, o esposo de quem não devia ser, o assassino de quem não devia matar!(SÓFOCLES, 2013, p.75).

Sua esposa e mãe ao saber do ocorrido acaba se enforcando. Quanto a Édipo, decepcionado com seu destino prefere viver longe da cidade e cego, para não ver o triste caminho que sua vida tomou.

CONCLUSÃO

A obra Édipo Rei é rica em predestinação e existem diferentes partes que provam que por mais que Édipo evitasse seu cruzamento, ele sempre estava por perto.

Não só Édipo como seus pais tentaram fugir do que já estava previsto acontecer e o resultado foi que eles viveram distantes, no entanto, nos momentos que se cruzaram, mesmo sem se conhecerem, cumpriram o proposito que estava prescrito.

Portanto, é possível afirmar que na tragédia grega, por mais que se evite cruzar com o destino ele sempre estará por perto. No caso de Édipo, a tentativa de manter a distância de seus pais adotivos o levou a se aproximar de seus pais legítimos e a cometer o assassinato e o incesto.

REFERÊNCIAS

GOULART, Rildo Rodrigues. Édipo rei: as relações entre Édipo e Jocasta. São Paulo, 2009. (Dissertação de mestrado).

SANTOS, Anselmo Castro. A relação entre religião e poder presente na obra “antígona” de Sófocles. In: SEGUNDO SEMINÁRIO DE ESTUDOS CULTURAIS. Anais eletrônicos... São

Cristóvão, 2011. Disponível em:

(6)

SANTOS, Adilson dos. A tragédia grega: um estudo teórico. Revista Investigações.

Pernambuco. n.1, 2005. Disponível em:

<http://www.revistainvestigacoes.com.br/Volumes/Vol.18.N.1_2005_ARTIGOSWEB/A-tragedia-grega-um-estudo-teorico_ADILSON-DOS-SANTOS.pdf>. Acesso: 18 mai. 2014.

Referências

Documentos relacionados

Composição, conforme reivindicação 14 ou 15, caracterizada pelo fato de que a referida pelo menos parte da estrutura conformacional primária de uma quitinase de

Assim, por ter este projeto a finalidade de discutir o fenômeno formativo em Sófocles a partir das tragédias Édipo Rei e Antígona, em que o autor apontou o conflito entre

De sua Tragédia, a parte conhecida como a trilogia tebana é composta por Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona, embora esteja posta topologicamente como derradeira na diacronia

Polinices foi à Ática para implorar o apoio de seu pai, pois seu irmão não queria respeitar vez o rodízio de poder em Tebas?. Creonte também vai a

--- APRESENTANTE: Senhor Vereador Norberto Barradas --- PROPOSTA: Aprovar a minuta de contrato a estabelecer entre o Agrupamento de Escolas, o Município de Santiago do Cacém e

Para avaliar a qualidade dos serviços, utilizou-se a Escala SERVQUAL, cuja característica é possibilitar a comparação entre as expectativas que os clientes têm sobre a prestação de

Apesar de contar com a ampla maioria dos parlamentares, seja levando em conta apenas a coalizão presidencial ou considerando-a em conjunto com os partidos que apoiam o Governo

Were evaluated the weight loss, time and intensity of symptoms, operative time, conversion rate, complication rate, length of hospitalization.. The majority (42%) had