• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA DE TERAPIAS ORIENTAIS DE SÃO PAULO TATIENE MAYUMI ISHIHARA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA DE TERAPIAS ORIENTAIS DE SÃO PAULO TATIENE MAYUMI ISHIHARA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ESCOLA DE TERAPIAS ORIENTAIS DE SÃO PAULO TATIENE MAYUMI ISHIHARA

UTILIZAÇÃO DE AURICULOTERAPIA E ELETROTERAPIA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE FACULDADES.

SÃO PAULO 2017

(2)

1 ESCOLA DE TERAPIAS ORIENTAIS DE SÃO PAULO

UTILIZAÇÃO DE AURICULOTERAPIA E ELETROTERAPIA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE FACULDADES.

UTILIZATION OF AURICULOTHERAPY AND ELETROTHERAPY IN THE TREATMENT OF ANXIETY IN STUDENTS FROM COLLEGES.

UTILIZACIÓN DE AURICULOTERAPIA Y ELETROTERAPIA EN EL TRATAMIENTO DE LA ANSIEDAD EN ESTUDIANTES DE FACULTADES.

1

Tatiene Mayumi Ishihara Profª: ²Lucienne Colombo Martini RESUMO

Através desta revisão bibliográfica, foi feita uma pesquisa sobre as técnicas de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no tratamento de ansiedade, sendo feita uma análise sobre os pontos mais utilizados. Os artigos científicos utilizados nesta revisão envolviam estudantes, de faculdades, em que o nível de ansiedade foi mensurado e a utilização de técnicas para comprovar o uso de tais pontos para ajudar a diminuir o nível de ansiedade.

Palavras chaves: Ansiedade, Acupuntura, CAM e TCM.

ABSTRACT

Through this bibliographical review, a research was done on the techniques of Traditional Chinese Medicine (TCM) in the treatment of anxiety, being made an

Este Trabalho de Conclusão de Curso faz parte do Programa de Pós Graduação Lato Sensu da ETOSP desenvolvido em 2017.

¹Pesquisadora: Graduada em Biomedicina, e-mail: tati_ishihara@hotmail.com.

²Orientadora: Graduada em Ciências Biomédicas, Especialização em Acupuntura, Mestrado em Farmacologia e Doutorado em Farmacologia e Toxicologia, e-mail:luciennecmartini@gmail.com.

(3)

2 analysis on the most used points. The scientific articles used in this review involved students from colleges where the level of anxiety was measured and the use of techniques to prove the use of such points to help decrease the level of anxiety. Keywords: Anxiety, Acupuncture, CAM and TCM.

RESUMEN

A través de esta revisión bibliográfica, se realizó una investigación sobre las técnicas de Medicina Tradicional China (MTC) en el tratamiento de ansiedad, haciendo un análisis sobre los puntos más utilizados. Los artículos científicos utilizados en esta revisión incluían a estudiantes, de facultades, en los que el nivel de ansiedad se midió y la utilización de técnicas para comprobar el uso de tales puntos para ayudar a disminuir el nivel de ansiedad.

Palabras claves: Ansiedad, Acupuntura, CAM y TCM.

INTRODUÇÃO

Segundo Wen (1985), a acupuntura visa à regularização dos órgãos afetados por meio de um suporte funcional, as agulhas, exercendo um efeito terapêutico. Para Maciocia (1996), para incluir a MTC precisamos adaptar as técnicas a medicina ocidental, pois são culturas e estilos de vidas completamente diferentes um do outro.

Nos dias de hoje o que chama mais atenção são as patologias de ordem mental ansiedade, estresse, depressão, entre outros; afetando desde crianças até adultos. Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada em Abril de 2016, do ano 1990 até 2013 houve um aumento de 50% de casos de ansiedade, mais ou menos 10% da população mundial sofre de ansiedade. A Associação Americana de Psiquiatria (em inglês, Diagnostic and Statistical

Manual of Mental Disorders com sigla DSM) criou um manual de todas as patologias

de ordem mental em 1918, reunindo informações estatísticas de hospitais e pesquisadores. Em 1994, este manual teve a maior revisão lançando DSM-IV onde a patologia Ansiedade foi amplamente discutida; a última revisão feita foi em 2013. (DSM-V, 2013).

(4)

3 OBJETIVOS

Objetivo geral: fazer um comparativo das técnicas de MTC no tratamento da ansiedade em estudantes de faculdades, por meio de artigos científicos.

Objetivo específico: observar as técnicas utilizadas, por meio de artigos científicos, no tratamento de ansiedade; e fazer um comparativo de quais técnicas e pontos obteve mais resultados.

METODOLOGIA

Neste artigo, modelo de revisão bibliográfica, foi feita uma pesquisa relacionada ao uso da MTC no tratamento de ansiedade e estresse, em estudantes. Foi utilizado artigos científicos, entre os anos de 2012 e 2015, retirados dos sites

The National Center for Biotechnology Information (NCBI), SCieLO e BMJ journals

(British Medical Journal).

DESENVOLVIMENTO

A MTC é uma ciência milenar em que consiste na observação do ser humano como um todo e não observar apenas a doença.

Em 2013, a OMS publicou um guia sobre estratégias referente à Medicina Tradicional e a Medicina Complementar; WHO traditional medicine strategy: 2014 -2023. Neste guia, a OMS pretende usar a medicina não convencional para manter a saúde da população através de três objetivos:

1) construir uma base de informações e formar políticas nacionais; 2) reforçar a segurança, qualidade e a efetividade através da regulamentação;

3) promover a cobertura de saúde universal integrando a medicina tradicional e medicina complementar junto com as próprias medidas de saúde em um sistema nacional de saúde.

Tem como bases os princípios de Yin – Yang (forças opostas que se complementam, onde um não existe sem o outro), cinco elementos (ou cinco

(5)

4 movimentos), Zang - Fu e o Tao (viver o agora, presente). (AUTEROCHE; NAVAILH, 1992 e FISCHER, 1999).

Segundo Churchill et al (2003, apud PILKINGTON et al 2007) a definição de ansiedade pode ser um sentimento de pânico, apreensão, desastre iminente ou tensão. Também está incluso síndrome do pânico, fobias, estresse, entre outras causas emocionais, quanto mais estressada a pessoa piora a ansiedade.

Segundo Maciocia (2010), a medicina ocidental divide a ansiedade em seis distúrbios: Distúrbios de ansiedade generalizada (estado crônico), Distúrbio do pânico, Distúrbio obsessivo-compulsivo, Distúrbio de estresse pós-traumático, Fobia social e Fobias específicas.

Na visão oriental não existe uma palavra equivalente a “ansiedade”, mas há sinais e sintomas que são equivalentes e podem ser divididos em três tipos: Medo e palpitação (Jing Ji) – fatores externos, Pulsações de pânico (Zheng Chong) – fatores internos e Qi rebelde do Vaso Penetrador – Chong Mai (Li Ji) - "Urgência interna”. (MACIOCIA, 2010).

Nas duas primeiras, pode ocorrer a palpitação e depois um desconforto abdominal (plenitude, distensão ou dor hipogástrica/epigástrio/ na área umbilical, entre outros) seguido por uma sensação de calor na face, falta de ar, suspiros; levando a crer que se trata do Qi rebelde do Chong Mai.

Para Maciocia (2010), além do estresse, medo, preocupação, entre outras emoções, a constitucional da pessoa e a dieta também influenciam no indivíduo a desenvolver ansiedade. Emocional: estagnação de Qi > Calor (agitação da mente) -> deficiência de Xue/Yin (privamento da mente).

RESULTADOS

Uma pesquisa científica realizada por Prado et al (2012), utilizaram o método de auriculoterapia e consideraram a técnica como "[...] um tratamento seguro, rápido, de baixo custo e facilmente adaptável [...]".

Foram selecionados setenta e um alunos, com níveis de ansiedade mediados entre baixo até altíssimo e divididos em três grupos: grupo controle (GC): vinte e cinco alunos, sem tratamento, grupo de auriculoterapia (AA): vinte e quatro alunos e o grupo placebo (GP): vinte e dois alunos, utilização de pontos Sham.

(6)

5 Segundo Itoh & Kitakoji (2007), acupuntura sham é a utilização de agulhas, em pontos aleatórios, que não possuem uma função relacionada à patologia.

No GA e no GP foram feitas doze sessões com duração entre cinco a dez minutos, no entanto, no primeiro grupo foram utilizados dois pontos: Shenmen (relaxa a mente) e Tronco Cerebral (ponto relaxante); e no segundo grupo foram utilizados Punho e Ouvido externo. Foi feita aplicação de agulhas auriculares.

O GA apresentou 20,97% de melhora significativa após oito sessões, porém o GP também apresentou uma melhora de 13,74%, o que intrigou os pesquisadores. Foi feita uma pesquisa nos mapas de auriculoterapia descobriu que em alguns mapas o ponto da Insônia está próximo ao ponto do Punho; e perto do ponto Ouvido Externo, tem um ponto chamado Interferon existente no mapa das escolas francesas.

Outro estudo realizado por Dias et al (2012) onde sessenta e quatro estudantes de medicina, do segundo ano de faculdade, realizaram alguns questionários para avaliar o nível de estresse – ansiedade; e foram filtrados para vinte e seis estudantes. Treze formaram o GC, sem tratamento, e outros treze formaram o grupo da eletroacupuntura (GE).

Cada paciente passou por oito sessões de eletroacupuntura com estímulo elétrico de 2Hz por vinte minutos em uma amplitude confortável para o paciente. As agulhas foram conectadas em pares com os eletroestimuladores: E36 (Zunsali) - E36, labilidade emociona; CS6 (Neiguan) - CS6, ansiedade, insônia, pânico; VB 14 (Yangbai) lado esquerdo - Shenmen (orelha) e VB 14 (lado direito) - Coração (orelha). VG20 (Baihui), ansiedade, depressão; e Shishencong foram conectados entre eles.

Segundo a pesquisa, 75% dos estudantes do GE sentiram uma melhoram no sono contra 23% do GC, além disso, mostrou que eletroacupuntura ajudou nos casos de ansiedade e depressão.

A pesquisadora Vieira (2013) reuniu sessenta e nove estudantes de duas instituições, de Portugal, e responderam a alguns questionários para depois formarem três grupos: GC (sem tratamento), GP (auriculoterapia Sham) e AA. Esta pesquisa foi realizada antes dos exames das instituições começarem e 5 minutos antes de cada sessão, 30 minutos depois e 48 horas depois das sessões eram aferidas a pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória.

(7)

6 Pontos utilizados, ponto "diazepam", segundo Vieira (2013), é equivalente ao R6 (Zhaohai) - possui um efeito sedativo; ponto parênquima pulmonar, equivalente ao P7 (Lieque) - ponto ansiedade; equivalente ao P1 (Zhongfu) - ponto psicossomático, equivalente ao ponto Mo do CS17 (Shangzhong); e ponto da alegria, equivalente ao C7 (Shenmen).

Já o GP utilizaram pontos sem nenhum efeito para reduzir a ansiedade como: ponto da articulação do pé direito, ponto articulação mão direita, ponto ombro, ponto da articulação do pé esquerdo e ponto de articulação da mão esquerda.

Além da utilização da auriculoterapia, foi utilizada a técnica de observação da língua, sendo observados 5 minutos antes da sessão e 48h após a sessão, e avaliadas em uma escala de menos três (-03) até três (03).

De acordo com Vieira (2013), depois de 30 minutos de cada sessão o nível de ansiedade apresentou uma baixa, mas não significativa o suficiente, diferente dos dados coletados depois de 48 horas, onde teve uma redução significativa, em relação ao GP e GC.

Cinquenta e quatro estudantes de medicina do Japão participaram de um estudo de Horiuchi et al (2015), onde cada um deles teve a instrução de localizar os pontos e fazer pressão. O único critério de exclusão utilizado neste foi era se o estudante possuía algum histórico de doença psiquiátrica.

Foram separados em dois grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo de Intervenção (GI), para medir o nível de ansiedade de cada estudante respondeu um questionário, foi utilizado o POMS (Profile of Mood States).

Os pontos foram VB-12 (Wangu), ID-17 (Tianrong) e IG-18 (Futu) bilaterais; sendo pressionados por cinco segundos, três vezes ao dia (ao despertar, depois do almoço e quando for dormir), por duas semanas.

No final, os pesquisadores perceberam que os estudantes do GI não só o nível de ansiedade diminuiu, mas os níveis de tensão, estresse, depressão, raiva e fadiga; e teve um aumento no vigor. O GC teve efeito ao contrário, apresentou um aumento nos níveis de ansiedade, fadiga, estresse, entre outros; e o vigor diminuiu.

(8)

7 DISCUSSÃO

Nos casos em que a técnica de auriculoterapia foi utilizada, os estudantes apresentaram uma redução do nível de ansiedade. Mas os estudantes do grupo placebo que utilizaram a técnica de pontos Sham, também apresentaram uma redução dos níveis de ansiedade, não significativo como os grupos de auriculoterapia.

Outra parte que chama atenção foi a utilização de pontos Sham, que nada mais é do que a utilização de agulhas em pontos que não possuem nenhuma relação com o efeito desejado, por exemplo no primeiro caso: utilizaram ponto do Punho no grupo sham e mesmo assim demonstraram uma redução no nível de ansiedade. Pesquisaram a cartografia chinesa e francesa, levando os pesquisadores a observarem que perto do ponto do punho existe um ponto para Insônia. (PRADO

et al, 2012).

A técnica que obteve um maior número, em porcentagem, na redução da ansiedade foi a eletroacupuntura. Para Silvério-Lopes (2013), a eletroacupuntura tem vantagem em relação às outras técnicas da MTC, por utilizar estímulos elétricos que despolarizam a membrana celular mais rápido e obtendo um estímulo mais forte.

CONCLUSÃO

A técnica de auriculoterapia mostrou a efetividade no tratamento da ansiedade e também por ser considerada uma técnica barata e simples, no entanto o que dificulta a sua utilização é a divergências entre os pontos de mapas auriculares diferentes. Como ocorreu nos artigos em que utilizaram a auriculoterapia e os pontos Sham, mesmo não colocando pontos relacionados à ansiedade obtiveram uma redução da ansiedade.

(9)

8 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS - DSM-5. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al; Revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli et al. Porto Alegre - RS: ARTMED, 2014. 5º ed. 948p.

AUTEROCHE, B.; NAVAILH, P. O DIAGNÓSTICO NA MEDICINA CHINESA. São Paulo: Andrei, 1992. 421p.

DIAS, M. et al. Effects of electroacupuncture on stress-related symptoms in medical students: a randomised controlled pilot study. Acupuncture in Medicine. 2012; 30:89–95. doi: 10.1136. Disponível em: <http://aim.bmj.com/content/acupmed/30/2/89.full.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2017.

FISCHER, T. Wu Wei - A ARTE DE VIVER DO TAO. São Paulo: Editora Árvore da Terra Ltda, 1999. 125p.

HORIUCHI, S. et al. Mood Changes by Self-Administered Acupressure in Japanese College Students: A Randomized Controlled Trial. Global Journal of Health Science. 2015 Jul; 7(4): 40–44. doi: 10.5539/gjhs.v7n4p40. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/arti cles/PMC4802122/?tool=pubmed>. Acesso em: 07 abr. 2017.

ITOH, K.; KITAKOJI, H. Acupuncture for Chronic Pain in Japan: A Review. Evid Based Complement Alternat Med. 2007 Dec; 4(4): 431–438. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2176146/>. Acessado em: 07 abr. 2017.

MACIOCIA, G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa - Um Texto Abrangente para Acupunturistas e Fitoterapeutas. São Paulo: Roca, 1996. 344p.

--- A Prática da Medicina Chinesa - Tratamento das Doenças com Acupuntura e Ervas Chinesas. 2º ed. São Paulo: Roca, 2010.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA Nº 971, 03 MAIO, 2006. Disponível em: <http://bvsms. saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0971_03_05_2006.html>. Acesso em: 09 abr. 2017.

PILKINGTON K, Kirkwood G, Rampes H, et al. Acupuncture for anxiety and anxiety disorders – a systematic literature review. Acupuncture in Medicine. 2007. Disponível em: <http://aim.bmj.com/content/25/1-2/1.full.pdf+html>. Acesso em: 21 mar. 2017.

(10)

9 PRADO, J. M.; KUREBAYASHI, L. F. S.; SILVA, M. J. P. Eficácia da auriculoterapia na redução de ansiedade em estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.46, n.5, p.1200-1206, 2012. Disponível em: <http://www.producao.usp.br/ bitstream/handle/BDPI/38468/S0080-62342012000500023.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 mar. 2017.

VIEIRA, A. R. S. Efeito da acupuntura auricular na ansiedade de estudantes universitários antes da época de exames - Estudo Prospetivo, Randomizado, Controlado e Cego. Dissertação (Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa) Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, Portugal, 2013. Disponível em:<https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/70912/2/30658.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.

WEN, T. S. ACUPUNTURA CLÁSSICA CHINESA. São Paulo: Editora Cultrix, 1985. 230p.

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. Investing in treatment for depression and anxiety leads to fourfold return. Abril, 2016. Disponível em: <http://www.who.int/media centre/news/releases/2016/depression-anxiety-treatment/en/>. Acesso em: 09 abr. 2017.

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. Report of the working group on auricular acupuncture nomenclature. França, Nov. 1990. Disponível em:<http://apps.who.int/medicine docs/documents/s7144e/s7144e.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2017.

Referências

Documentos relacionados

Não podem ser deduzidas dos nossos dados quaisquer informações sobre uma dada característica específica, nem sobre a aptidão para um determinado fim. Os dados fornecidos não eximem

Inicialmente foram feitas observações da paisagem no que diz respeito aos seus atributos naturais (clima, relevo, cobertura vegetal, recursos hídricos, uso e

Alteração geométrica no teto a jusante de comporta do sistema de en- chimento e esvaziamento para eclusa de na- vegação: simulação numérica do escoamento e análise das pressões

Um tratamento de câncer infantil em que os cui- dadores são acompanhados pelo serviço de psicologia, pode tornar o tratamento um processo menos ambiva- lente de se vivenciar,

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Por lo tanto, la superación de la laguna normativa existente en relación a los migrantes climático consiste en una exigencia para complementación del sistema internacional