• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO. Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO. Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná |

www.sindusconpr.com.br

INFORMATIVO

03.MARÇO.2010

Sinduscon-PR abre as inscrições para os

cursos de Inclusão Digital e Inglês Básico

Estão abertas as inscrições para os cursos de Inclusão Digital e Inglês Básico, oferecidos pelo

Sinduscon-PR, gratuitamente para os filhos e dependentes dos profissionais da construção civil.

Mais detalhes na página 08.

veja

nesta

edição

03

02

06

Cursos e eventos

Reunião com Associados

Uso do Solo

Entidade realizará nova edição do curso de Gerenciamento de Obras.

Secretário Estadual de Obras Públicas participa de reunião, dia 9/3, no Sinduscon-PR.

(2)

Diretoria Executiva Gestão 2007/2010 Presidente

Hamilton Pinheiro Franck 1° Vice - presidente Normando Antônio Baú

1° Vice - presidente Administrativo Ubiraitá Antônio Dresch

2° Vice - presidente Administrativo Fredy Henrique Chevalier 1° Vice - presidente Financeiro Sérgio Gugelmin Motter 2° Vice - presidente Financeiro Waldemar Trotta Junior

Vice – presidentes de Áreas Técnicas Política e Relações do Trabalho Euclésio Manoel Finatti Responsabilidade Social Gabriel Raad

Indústria Imobiliária

Hugo Peretti Neto (Relações com o Mercado)

Nelson Luiz Campos Figueiredo (Habitação de Interesse Social)

Obras Públicas

José Eugênio Souza de Bueno Gizzi Tecnologia

Renato Cláudio Keinert Junior Prestação de Serviços Sérgio Buerger Meio Ambiente Tiago Colaço Guetter Conselho Fiscal

Erlon Donovan Rotta Ribeiro Geraldo Vieira

Roberto Damiani Cardoso Hamilton do Vale Pansolin João Carlos Perussolo José Roberto Pegoraro

Delegados representantes junto ao Conselho da FIEP

Hamilton Pinheiro Franck Ramon Andrés Doria Fredy Henrique Chevalier Gustavo Daniel Berman Conselho Consultivo

Julio César de Souza Araújo Filho Ramon Andres Doria

Eliel Lopes Ferreira Júnior Gustavo Daniel Berman José Luiz Schuchovski Sérgio Bromfman Felippe Arns

Hélio Brüggemann de Campos Erlon Donovan Rotta Ribeiro Renato Volpi Júnior Moisés Artur Berger Alcy Vilas Boas Volmir Selig Amilcar Rafael Greca

Sérgio Augusto Campos Figueiredo Carlos Ney Santos Benghi João Cesar Fernandes Pessoa

Publicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná

Administração:

Rua: João Viana Seiler, 116 – Parolin Fone (41) 3051 4300

CEP 80.220.270 – Curitiba – PR sinduscon@sindusconpr.com.br www.sindusconpr.com.br Edição:

Assessoria de Comunicação do Sinduscon-PR Jornalista responsável: Fabiane Ribas (DRT: PR 4004) Diagramação e editoração: Invente Comunicação Impressão: JEDS Comp. Gráfica

INFORMATIVO in fo rm at iv o si n du sc on

CURSOS E EVENTOS

Comat/CBIC abre inscrição para Prêmio

CBIC de Inovação Tecnológica

Obras Públicas do Estado é tema de

reunião no Sinduscon-PR dia 9 de março

Fórum Internacional de

Arquitetura e Construção

Curso de Ergonomia Aplicada à

Construção Civil foi adiado

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC abre as inscrições para a 17ª edição do Prêmio CBIC de Inovação Tecnológica – Concurso Falcão Bauer. Em 2009, o concurso premiou trabalhos de pesquisa com comprovada eficiência em modernização do processo construtivo, industrialização, aumento da produtividade, redução dos custos, redução do custo homem/hora por metro quadrado, sustentabilidade, racionalização dos recursos naturais, além de redução e reutilização dos resíduos da construção. Os interessados em conhecer os trabalhos premiados da 16ª edição, bem como dos concursos anteriores, devem entrar em contato com a Comat/CBIC pelo telefone (62) 3095-5183 ou e-mail carlos@sinduscongoias.com.br.

O secretário de Estado de Obras Públicas, Júlio Araújo Filho, participará da primeira reunião do Sinduscon-PR com os associados da entidade, a ser realizada no dia 9 de março, na sede social, localizada na Rua da Glória, 175, no Centro Cívico. Na oportunidade, ele irá explanar sobre os investimentos do Estado para 2010, as principais obras e licitações previstas. O presidente do Sinduscon-PR, Hamilton Franck, falará sobre os destaques do plano de ação da entidade para este ano.Também estarão presentes profissionais do escritório Nelson Willians & Advogados Associados, para falar sobre a não incidência da contribuição previdenciária (20%) sobre acidente, auxílio-doença, salário maternidade, férias e adicional de férias. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone 3051-4335.

Será realizado no dia 11 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção. O evento debaterá as oportunidades e estratégias para o futuro de construtoras e incorporadoras. Destaque para os debates sobre as “Oportunidades de Negócios e Desafios para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016” e “Renovações Urbanas: requalificação de áreas urbanas degradadas – case diagonal Sul, São Paulo (SP) e Porto Maravilha (RJ)”. O fórum, que será realizado das 10h às 18h, conta com apoio institucional da CBIC.

O Curso de Ergonomia Aplicada à Construção Civil, que seria realizado no início de março, foi adiado para o mês de abril, entre os dias 12 e 15. Tão logo todos os detalhes do treinamento estejam fechados, novas informações serão enviadas para os associados o Sinduscon-PR.

(3)

in fo rm at iv o s in du sc on 03

CURSOS E EVENTOS

Curso será ministrado nos dias 19 e 20 de março, na entidade

Devido ao sucesso da primeira edição do curso de Gerenciamento de Obras, realizado neste ano, o Sinduscon-PR abriu inscrições para nova turma. Ministrado pelo engenheiro, Mestre em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná, Mozart Bezerra da Silva, o curso será nos dias 19 e 20 de março, na sede da entidade localizada na Rua da Glória, 175, no Centro Cívico. Na sexta-feira, acontece das 18h30 às 22h30 e no sábado, 9h às 13h e das 14h às 18h.

A intenção é treinar engenheiros e arquitetos a gerenciar obras de construção civil, abordando as técnicas de gerenciamento que são utilizadas para garantir que as metas de escopo, prazo e custo das obras exigidas pelo cliente sejam atingidas. No gerenciamento, são tomadas as decisões relacionadas com as diretrizes do projeto e do planejamento e, na execução da obra, é responsável pelo controle do andamento da obra, esforçando-se para obter os resultados planejados diante dos vários tipos de mudanças que podem ocorrer, inclusive as oportunidades e ameaças consideradas no gerenciamento dos riscos. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 3079 5909 ou envie um e-mail para info@spazioidea.com.br.

Sinduscon-PR realizará nova edição do curso

de Gerenciamento de Obras

Programa do Curso

CONCEITOS PRELIMINARES DE GERENCIAMENTO • Conceitos preliminares: Gerenciamento geral, Gerenciamento de projetos, Processos de

gerenciamento, Ciclo de vida, Habilidades do gerente e tipos de gerenciamento.

• Seleção dos projetos a gerenciar: A qualidade do cliente, a concorrência, a estratégia e a qualificação empresarial e a previsão de lucratividade do projeto. • A avaliação dos serviços de gerenciamento pelo cliente.

• Planejamento x Realidade: os desafios do gerenciamento.

GERENCIAMENTO DE CUSTOS E PRAZOS

• O processo de orientar e gerenciar a execução da obra. • Monitoramento e controle do trabalho.

• A técnica do Valor Agregado.

• Controle de custos e prazos no MS Excel

• Dicas de controle de custos e prazos no MS Project. • Exercício: Desafio aos alunos de atingir as metas de custo e prazo do planejamento, enfrentando os desafios da realidade com o gerenciamento.

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS E RISCOS

• O escopo do projeto: memorial descritivo, caderno de encargos, edital, especificações e normas de execução. • Controle integrado das mudanças no escopo: ações preventivas, ações corretivas e reparo de defeitos. Identificação de mudanças ocorridas e solicitação e aprovação de novas mudanças.

• Gerenciamento de riscos: como lidar com as consequências da insuficiência de informações e como gerenciar as oportunidades e ameaças decorrentes da tomada de decisão gerencial.

(4)

No próximo mês, o Sinduscon-PR irá realizar o curso de Orçamento de Obras, nos dias 23 e 24 de abril, na sede da entidade (Rua da Glória, 175, Centro Cívico). O objetivo do curso é desenvolver as técnicas de elaboração de estimativas detalhadas de custos e do processo de orçamentação de obras de construção civil.

O engenheiro Mozart Bezerra da Silva irá apresentar as técnicas de orçamento tradicionalmente aplicadas nas empresas do setor, enriquecidas com sugestões para a obtenção de maior precisão e rapidez. Independentemente de haver um planejamento detalhado ou um bom gerente para monitorar e controlar o andamento da obra, quase sempre é necessário elaborar ou ajustar um orçamento para propor, contratar e medir os serviços de construção executados.

Mais informações e inscrições pelo telefone (41) 3079-5909 ou pelo email info@spazioidea.com.br.

Inscrições abertas

para o V Fórum Urbano

Mundial

Estão abertas as inscrições para as atividades de capacitação do V Fórum Urbano Mundial que terá início no dia 22 de março, no Rio de Janeiro, pela Agência Habitat das Nações Unidas e pelo governo federal. O objetivo é reunir parceiros governamentais, da sociedade civil e do setor privado, em torno dos grandes desafios colocados pela crescente urbanização. Participarão

do evento especialistas urbanos, pensadores, acadêmicos, líderes comunitários e ativistas. O evento será realizado de 22 a 26 de março e discutirá “O direito à cidade: unindo o urbano dividido”.

82º Enic debaterá

sustentabilidade em

junho

Considerado o maior evento do setor na América Latina, o 82º Encontro

Nacional da Indústria da Construção (Enic) será realizado de 9 a 11 de junho, no Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso, em Alagoas. Promovido pelo Sinduscon-AL, com apoio da Ademi-AL e realização da CBIC, o evento terá como tema central “Inovação Tecnológica, sustentabilidade e engenharia de um grande país”. Participam do Enic grandes nomes do cenário nacional que debaterão os desafios e os caminhos para que o setor da construção se mantenha como forte elemento de estabilidade econômica e social do país. Mais informações pelo telefone (51) 3061-3000 ou e-mail enic@ capacita.com.br. Programe-se. in fo rm at iv o si n du sc on

CURSOS E EVENTOS

Programe-se para o curso de Orçamento de Obras

Programa do Curso

• Processamento do orçamento. Demonstração de uso de programa. Bancos de dados. Análise probabilística. Ajustes no orçamento. Criação de cenários. Relatórios do orçamento.

• Composição do preço unitário dos serviços. Consumo unitário. Cotação de preços de insumos. Encargos Sociais. Custo horário de mão-de-obra e equipamentos. Taxa de BDI. Terceirização de mão-de-obra. Redução da carga tributária. • Quantificação dos serviços da obra. Uso de formulários. Revisão e fundamentação com auxílio de bancos de dados. • Apresentação comercial do orçamento. Como inserir despesas indiretas, equipamentos, riscos explícitos, riscos genéricos e lucro do construtor na planilha orçamentária.

• Detalhamento da taxa de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI). Administração Local. - Administração Central. Despesas Financeiras. Despesas Tributárias. Despesas Comerciais. Contingências.

• Detalhamento dos custos horários de mão-de-obra e de equipamentos. CLT. Acordos Coletivos de trabalho. Custos de propriedade de equipamentos: depreciação, juros de capital e manutenção.

(5)

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançaram a Sondagem da Construção Civil. O indicador, mensal, inclui a construção civil no acompanhamento regular da atividade industrial realizado pela CNI. O trabalho contém, entre outros dados, informações sobre o nível de atividade, evolução do emprego, margem de lucro, situação financeira do setor, além das expectativas dos empresários do segmento.

Esta primeira sondagem revela que a Indústria da Construção Civil encerrou o ano de 2009 aquecida. O nível de atividade aumentou em dezembro se comparado ao mês anterior. Como conseqüência, o número de empregados aumentou no quarto trimestre do ano. De acordo com a pesquisa, o principal problema enfrentado pela construção civil no último trimestre de 2009 foi a elevada carga tributária, seguida da falta de mão-de-obra qualificada e as condições climáticas.

Pela Sondagem, os empresários do setor, de uma forma geral, estão satisfeitos

com a margem de lucro operacional de suas empresas. Confirmando o fim da crise para o segmento, os empresários mostraram-se satisfeitos com a situação financeira da empresa. Foi demonstrado otimismo com a possibilidade do aumento do nível de atividade nos próximos meses, inclusive com novos empreendimentos.

As empresas, segundo a pesquisa, planejam comprar mais insumos e matérias-primas e contratar mais trabalhadores. “O grande vetor do otimismo é o Minha Casa, Minha Vida. Estamos formalizando a construção dessas casas para até três salários mínimos. A contratação de 1 milhão de casas com certeza vai ocorrer até o fim do ano e os outros setores da construção também estão aquecidos. Este é um processo que vai ter continuidade”, afirma o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Vice-presidente do

Sinduscon-PR irá

debater no 1º Encontro

Marcado

O Sindimóveis-PR (Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado do Paraná), em parceria com a Unimóveis (Universidade Corporativa do Sindimóveis), irá promover o primeiro Encontro Marcado sobre o Mercado Imobiliário: Raio-X para 2010.

O evento, que acontece no dia 4 de março, às 19 horas, na Associação Comercial do Paraná, vai contar com a presença de três especialistas – Daniel Fuzetto, presidente do Sindimóveis-PR; Normando Baú, vice-presidente do Sinduscon-PR, e Gerson Carlos da Silva, presidente da Rede Imóveis-PR. Eles irão debater sobre as tendências, oportunidades e perspectivas do setor imobiliário para este ano.

Interessados em participar do encontro devem efetuar inscrição no valor de R$ 25,00. Mais informações pelo telefone (41) 3095-5500. in fo rm at iv o s in du sc on 05

PESQUISA

CBIC e CNI lançam sondagem da construção

civil: indicador traça radiografia do setor

(6)

in fo rm at iv o si n du sc on

PALESTRAS TÉCNICAS

O setor da construção civil está aquecido e tende a bater todos os recordes neste ano. Para acompanhar este ritmo de crescimento e estar atento a todos os detalhes e novidades da legislação urbana, o Sinduscon-PR vai promover quatro palestras técnicas, ainda no primeiro semestre de 2010. Este é mais um serviço exclusivo aos associados, a fim de orientar os empresários da construção.

A arquiteta Mariane Erbano Romeiro, do Plantão Técnico da entidade, irá conduzir as palestras, que eventualmente contarão com convidados do poder público, de acordo com o tema abordado, para enriquecer as discussões e trazer mais esclarecimentos aos participantes.

“Serão assuntos do cotidiano que geram dúvidas. Muitas vezes o desconhecimento ou má interpretação da legislação pode prejudicar a maximização da capacidade construtiva de um determinado terreno”, explica a arquiteta.

Viabilidade Técnica

A primeira palestra, prevista para o mês de março, será sobre Viabilidade Técnica. A intenção é auxiliar os associados na coleta e compreensão das informações vindas dos órgãos públicos (secretarias de Urbanismo, Obras Públicas e Meio Ambiente) para a adequada análise de viabilidade de um terreno. Também serão abordadas questões de flexibilização da lei e os principais decretos.

“Vamos fazer uma prática de como realizar a viabilidade técnica, abordando a aplicação da legislação pura de uso do solo. Às vezes o empresário recebe uma proposta ‘irrecusável’ de um determinado lote e não sabe que no terreno havia, por exemplo, um bosque que foi desmatado ou um processso de ação fiscal, o que pode prejudicar totalmente a implantação do empreendimento. Então, a intenção é orientar os participantes sobre as informações importantes e onde buscá-las antes adquirir algum bem”, explica Mariane.

Potencial Construtivo

A segunda palestra será sobre Potencial Construtivo, os diversos tipos e sua aplicabilidade. Desta forma o empresário poderá saber como maximizar a capacidade construtiva do terreno, quais as leis que regem o assunto, a aplicabilidade e as vantagens. Enfim, poderá avaliar a relação custo x benefício para o empreendimento.

Novo Decreto da Cohab e Áreas

Verdes

A terceira palestra promovida pelo Sinduscon-PR irá abordar o novo Decreto 854/2009 da Cohab-CT (Companhia de Habitação de Curitiba), que trata da implantação de conjuntos habitacionais de quatro pavimentos em zoneamento ZR-2, através de parceria com a companhia.

E Áreas Verdes será o tema da quarta palestra. Serão abordadas questões como: permeabilidade do solo, necessidade de projetos específicos de drenagem e contenção de cheias, o conceito de fundos de vale e suas áreas não edificáveis, áreas de preservação permanente (APP) e áreas cadastradas como bosque. Tais informações certamente irão auxiliar os associados na avaliação de imóveis e sua capacidade construtiva das áreas de preservação permanente, faixas não edificáveis de fundo de vale, a fim de garantir maior compreensão do potencial construtivo destas áreas.

Sinduscon-PR promoverá palestras técnicas na

área de Legislação Urbana

Plantão Técnico no Sinduscon-PR

Os associados que desejarem tirar dúvidas quanto a projetos e procedimentos junto a administração pública podem entrar em contato pelo telefone (41) 30514300 ou enviar email para urbanismo@sinduscon-pr.com. br para agendar atendimento com a arquiteta, no Sinduscon-PR (Rua João Viana Seiler, 116, Parolin). Ela atende os associados da entidade todas as terças-feiras à tarde, das 14 às 18 horas.

(7)

in fo rm at iv o s in du sc on 07

Bancos terão que oferecer

alternativas de seguradoras para

assinatura de contratos

Conforme matéria publicada no site O Dia Online, desde o dia 19 de fevereiro, os bancos que operam com crédito imobiliário pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) têm de oferecer pelo menos duas alternativas de seguradoras na hora da assinatura do contrato.

A nova regra prevê que sejam apresentadas duas empresas: a que já trabalha com a instituição e uma segunda. Além disso, o interessado na compra do imóvel poderá buscar outra seguradora de sua confiança. A medida tem o objetivo de reduzir o valor da despesa que, dependendo da idade do mutuário, chega a R$ 500 do total da prestação da casa própria. O seguro é obrigatório nos financiamentos pelo SFH e cobre as despesas com Morte e Invalidez Permanente (MIP) e Danos Físicos ao Imóvel (DFI).

A Resolução 3.811 de 2009, do Conselho Monetário Nacional (CMN), prevê que a nova legislação vale para contratos novos e os que estão em vigor no País. A resolução determina que a instituição financeira que conceder o crédito tem direito de analisar a seguradora apresentada pelo mutuário. Nesse caso, o prazo de análise é de 15 dias e haverá cobrança de taxa com valor máximo de R$ 100.

Membros da COP/CBIC discutem

revisão da Tabela do Sinapi em março

A Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC está finalizando a primeira etapa do trabalho de estudo da Tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), desenvolvido pela Pini Engenharia de Custos. O estudo, segundo o presidente da COP/CBIC, Arlindo Moura, será discutido em março pelos membros da Comissão e posteriormente apresentado à Caixa Econômica Federal.

Setor da Construção gerou 54,3 mil

empregos formais em janeiro de 2010

MÃO-DE-OBRA

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que em janeiro de 2010 foram gerados 181.419 empregos formais no País. Esse resultado representa um crescimento de 0,55% em relação a dezembro de 2009. Nos últimos 12 meses, foram criados 1.278.277 postos de trabalho, equivalente a uma expansão de 4,01%.

O setor da Construção foi destaque mais uma vez, com a geração de 54.330 postos (2,40%). Em 12 meses, o setor gerou 220.191 novas vagas, o que representou a maior variação relativa entre os setores da economia (11,31%) em relação ao seu estoque anterior.

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, a alta de janeiro ilustra o ritmo que se estenderá por todo o ano. “Há muito tempo não tínhamos essa perspectiva de continuidade, quer dizer, de que o cenário futuro é ainda melhor que o presente”, diz.

Para Simão, porém, a mão-de-obra pode ser um gargalo ao crescimento. “Isso já está ocorrendo, mas pontualmente, em vagas mais especializadas, como engenheiro e mestre de obras. Precisamos investir num modelo mais avançado tecnologicamente, que demande menos mão-de-obra”, considera.

(8)

in fo rm at iv o si n du sc on

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Aulas têm ínicio no dia 16 de

março

O Sinduscon/Seconci vai promover a 2ª edição do curso de Inclusão Digital, gratuito, destinado a dependentes, esposas e funcionários da construção civil, associados ao Seconci. Em parceria com o SESI, o curso terá início no dia 16 de março, prosseguindo até 17 de junho, nas terças e quintas-feiras, com uma duração total de 80 horas/aula.

Esta é uma oportunidade para os alunos aprimorarem os conhecimentos em informática e ampliarem as perspectivas no campo profissional. Para que mais pessoas tenham acesso às informações sobre o curso, a entidade solicita aos empresários que comuniquem seus funcionários, para que eles motivem seus familiares a participarem dos treinamentos.

Haverá turmas no período da manhã,

das 9 às 12 horas, à tarde, das 14h30 às 17h30, e à noite, das 18h30 às 21h30, sendo o período da manhã e da tarde, reservado para filhos de trabalhadores a partir de 14 anos, e o período da noite para esposas e funcionários da construção civil. Os alunos recebem o material didático e vale-transporte para custear as despesas de locomoção. A proposta é favorecer o acesso aos recursos tecnológicos para quem nunca teve oportunidade de estudar informática. O curso irá abordar noções de digitação, além de orientar os alunos na utilização das principais ferramentas do Windows (Word, Excel, Power-Point). Oportuniza também acesso à Internet, viabilizando o primeiro contato dos alunos com as novas tecnologias, um trabalho com foco na cidadania e responsabilidade social.

As aulas serão realizadas no Sinduscon/Seconci, Rua João Viana Seiler, n°116 no Parolin. Inscrições e

informações com Lia, pelo telefone: 3051-4355, ou pelo e-mail: seconci@ sindusconpr.com.br.

Curso de Inglês Básico

Atendendo a sugestões de alunos dos cursos anteriores, neste ano o Sinduscon/Seconci está oferecendo também o curso de Inglês básico, nas sextas-feiras. O curso será realizado em CD-ROM, e se destina a pessoas que nunca tiveram contato com a língua inglesa. As aulas serão realizadas no mesmo laboratório de Inclusão Digital, em três períodos: manhã, das 9 às 12 horas; tarde, das 14h30 às 17h30, e noite, das 18h30 às 20h30, com início dia 19 de março. Os alunos podem realizar somente o curso de inglês básico ou aproveitar para realizar os dois cursos, (Inclusão Digital e Inglês) que são em dias alternados. Inscrições e informações com Lia, pelo telefone: 3051-4355, ou pelo e-mail: seconci@sindusconpr. com.br.

(9)

in fo rm at iv o s in du sc on 09

GÁS NATURAL

Paraná tem mais de 6 mil residências com gás natural

Recorde de conversões foi

registrado em janeiro

Os números deste início de ano da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) mostram ótimos resultados para o segmento residencial. Em janeiro, a empresa registrou recorde de ligações: 318 unidades domiciliares passaram a utilizar o gás natural e, com isso, passa a ter mais de 6,6 mil clientes residenciais. “É o melhor janeiro do segmento residencial desde 2002, quando entramos nesse mercado”, afirma o gerente do setor, Mauro Melara.

Se comparado ao mesmo período do ano passado, há um crescimento de 300% de novos clientes no mês. E, se a comparação for feita com o mesmo período de 2008, o crescimento é ainda maior, ultrapassa 400% em número de residências que passaram a utilizar o gás natural. As taxas de crescimento se elevam se comparadas ano a ano. O alto índice registrado é fruto de parcerias firmadas entre a Compagas e construtoras que executam obras nas regiões onde a companhia tem a rede de distribuição de gás natural. Das 318 unidades ligadas, 180 são de edifícios novos, ou seja,

que foram construídos com a rede canalizada do combustível como parte do projeto e que agora estão sendo entregues aos proprietários com toda infraestrutura necessária para uma vida confortável e segura. “Optar pelo gás natural durante a construção do imóvel é mais vantajoso. Nesta fase conseguimos implantar a rede interna do combustível juntamente com o andamento da obra, o que se torna

mais viável, tanto no projeto, quanto no aspecto econômico”, afirma Melara. A Compagas foi a primeira distribuidora do sul do país a comercializar o gás natural para residências. Hoje, são mais de 6,6 mil domicílios com gás natural no estado, o que representa 198 edifícios com o combustível. Entre os bairros atendidos estão Batel, Água Verde, Bigorrilho, Mossunguê, Campina do Siqueira, Mercês e Vila Izabel.

Daqui para frente o objetivo da Compagas é conquistar mais clientes mês a mês. A meta é encerrar 2010 com 8,4 mil residências. Para isso, a empresa deu início à construção de dois ramais do Projeto Curitiba Nordeste (André de Barros e Avenida São José), que possibilitarão ampliar a área de atuação da companhia e atingir mais bairros da capital paranaense. A Compagas fornece desde 1998 o gás canalizado a indústrias. Em 2000 passou a fornecer o gás natural vindo do gasoduto Bolívia Brasil.

Hoje, atende cliente dos segmentos comercial, veicular, residencial, industrial, cogeração, gás natural comprimido e geração de energia em nove municípios do Paraná.

(10)

in fo rm at iv o si n du sc on

NOTAS

Petrobrás pede liminar

para manter contratação

de obras por licitação

simplificada

No Mandado de Segurança (MS) 28626, impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF), a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) pleiteia o direito de realizar licitação de obras e serviços por processo simplificado, sem se ater ao disposto na Lei 8.666/93, que estabelece as normas gerais sobre licitações e contratos no serviço público.

A empresa alega que, com o advento da Emenda Constitucional (EC) nº 9/95, que alterou o regime de monopólio estatal do petróleo no país, antes exercido com exclusividade pela Petrobrás, para atribuir sua execução a empresas estatais e privadas, a estatal passou a atuar em livre competição nesse novo mercado.

Assim, o decreto presidencial nº 2745, de agosto de 1998, regulamentou o Procedimento Licitatório Simplificado, decorrente do comando legal previsto no artigo 67 da Lei nº 9478/98, este já decorrente da Emenda Constitucional nº 9/95, abrindo condições para a Petrobrás atuar plenamente no novo cenário competitivo, liberada dos pesados encargos extraempresariais que sua natureza, até então monopolista, lhe impunha. Fonte: STF de 23/02/2010.

Terceirização: a polêmica

sobre as novas regras

As novas regras da terceirização, que estão sendo discutidas no Congresso Nacional a partir de um anteprojeto elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, é o tema de reportagem especial da equipe de TV do Tribunal Superior do Trabalho.

No vídeo, o tema é discutido por diversas autoridades e especialistas, como os ministros Aloysio Correa da Veiga e Vantuil Abdala, do TST, e Carlos Lupi (Trabalho e Emprego); os deputados federais Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e Sandro Mabel (PR-GO), e o economista José Pastore. Em outro vídeo, é apresentada uma decisão da Quarta Turma que, ao aprovar voto do ministro Barros Levenhagen, negou recurso de uma empresa tomadora de serviços, mantendo o reconhecimento de vínculo direto de um empregado terceirizado.

Convênio desvirtuado

caracteriza fraude à

legislação trabalhista

Existência de relação de emprego entre os operadores de telemarketing e a Telerj S/A, “mascarada” pela utilização formal de cooperativa, caracterizaram fraude à

legislação trabalhista.

Assim o ministro Emmanoel Pereira, relator do recurso de revista julgado pela Quinta Turma de Tribunal Superior do Trabalho, resumiu o que aconteceu no convênio firmado entre a concessionária de telefonia e a Fundação Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que previa consultoria especializada e assessoria técnica, mas que se constituiu apenas em intermediação de mão de obra barata, sem reconhecimento de direitos trabalhistas.

Confeci/Creci promove

debate sobre a Copa do

Mundo de 2014 em Brasília

O Sistema Confeci/Creci (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis de todo o Brasil) realizará nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, a segunda edição do Encontro Brasileiro de Corretores de Imovéis (II Enbraci). Paralelamente, será realizado o I Mercosul Imóveis, evento de caráter internacional que apresentará um panorama do mercado imobiliário no Cone Sul. Na pauta do evento, constam temas como “Baixa Renda e os Programas de Governo como Oportunidades de Negócios”, “Mercado Hoteleiro e Imobiliário-Turístico e a Copa de 2014”, e “Extinção ou Defesa do Laudêmio de Marinha”, entre outros.

(11)

in fo rm at iv o s in du sc on 11

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Grupo de Trabalho

discutirá gargalos técnicos

e jurídicos do Fator

Acidentário de Prevenção

Representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), Sérgio Watanabe, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), Antonio de Sousa Ramalho, participaram, no dia 23, em Brasília, de audiência com o ministro da Previdência Social, José Pimentel, sobre o Fator Acidentário de Prevenção (FAP).

O objetivo era fomentar a discussão de questões específicas do setor da construção, relativas ao FAP. O setor pediu ao ministro a abertura de um canal de comunicação entre o Ministério e a Indústria da Construção, no que se refere à discussão e análise dos gargalos técnicos e jurídicos do FAP. O ministro acatou a sugestão e autorizou a formação de um grupo de trabalho, composto por representantes do setor empresarial e dos trabalhadores, sob a coordenação do próprio Ministério da Previdência. Dentre os assuntos a serem tratados por esse grupo estão questões como as dos registros de acidentes de trajeto entre o domicílio do trabalhador e a empresa; da rotatividade da mão-de-obra e da cota de deficientes. O ministro José Pimentel informou, também, que o Governo Federal baixará um decreto dando efeito suspensivo às contestações e recursos administrativos apresentados pelas empresas, o que fará com que essas empresas continuem a recolher com base na alíquota anterior até o julgamento definitivo do recurso interposto.

Segundo dados fornecidos pelo Ministério, foram interpostos cerca de 7 mil recursos administrativos, de um total de 72.628 empresas que tiveram ônus com a implantação do novo sistema FAP. O objetivo do Ministério é que o grupo de trabalho seja efetivamente instituído e que ocorra a sua primeira reunião após a análise e julgamento dos recursos administrativos pendentes no órgão, o que deverá ocorrer em 15 dias.

Liminares desobrigam

empresas das novas regras

do SAT

Há, até o momento, pelo menos 30 liminares – coletivas ou individuais – que desobrigam empresas das novas regras do Seguro de Acidente do Trabalho (SAT), cujo tributo venceu no dia 22 de fevereiro. Pelo menos sete entidades de classe conseguiram na Justiça decisões que beneficiam seus associados e filiados. Entre elas, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp).

Em todas as ações os contribuintes contestam a criação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP). O mecanismo foi adotado para aumentar ou reduzir o valor de contribuição ao SAT, com base nos índices de cada empresa. O FAP varia de 0,5 a dois

pontos percentuais, o que significa que a alíquota pode ser reduzida à metade ou dobrar, chegando a 6% sobre a folha de salários.

Além da criação do FAP, o governo reenquadrou as 1.301 atividades econômicas previstas na legislação nas alíquotas do SAT - que variam entre 1% e 3% e levam em consideração estatísticas de acidentes de trabalho, gravidade dos acidentes e custos para a Previdência Social.

Além da suspensão da cobrança do SAT, o Sinicesp também obteve na liminar uma ordem para que a Receita Federal se abstenha de criar obstáculos para gerar a Certidão Negativa de Débitos (CND) dessas empresas. Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que as mudanças vão gerar aumento de carga tributária para mais da metade das companhias do País.

(12)

OPINIÃO

Construção Civil não está sujeita ao

recolhimento do diferencial de alíquota

do ICMS

De longa data as construtoras se defrontam com a exigência de diferencial de alíquota do ICMS quando da aquisição de insumos oriundos de alguns outros Estados da federação, que entendem deter o direito de exigir o referido diferencial, sob o fundamento de que os materiais de construção enquadram-se no conceito jurídico de mercadoria.

Em outras oportunidades, já nos manifestamos no sentido de ser incabível a exigência do diferencial de alíquota do ICMS (diferença entre a alíquota interna e a alíquota interestadual) em tais casos. E a razão está em que as construtoras, quando adquirem materiais de construção (e mesmo equipamentos, máquinas e peças) não o fazem na condição de comerciante, mas sim de consumidores finais e tão somente para emprego ou instalação na obra, ou para compor seu ativo fixo. Em essência, as construtoras são prestadoras de serviços e, pois, sujeitas ao ISS (imposto sobre serviços).

Passados vários anos de discussão perante o Poder Judiciário, a matéria houve de ser resolvida recentemente. Em sessão de 09 de dezembro de 2009, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou o Recurso Especial nº 1.135.489 e consolidou o entendimento de que as empresas de construção civil, quando adquirem em outros Estados materiais a serem empregados como insumos nas obras que executam, não podem ser obrigadas ao recolhimento de diferencial de alíquota de ICMS cobrada pelo Estado destinatário.

Entendeu o STJ, com base em precedentes do Supremo Tribunal Federal que: “as empresas de construção civil (em regra, contribuintes do ISS), ao adquirirem, em outros Estados, materiais a serem empregados como insumos nas obras que executam, não podem ser compelidas ao recolhimento de diferencial de alíquota de ICMS cobrada pelo Estado destinatário”, como consta da ementa do acórdão, que foi publicado em 01 de fevereiro de 2010. Ainda, o relator Ministro Luiz Fux esclareceu que a atividade de construção civil deve estar exclusivamente sujeita à incidência do Imposto sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios, sendo que quaisquer bens necessários a essa atividade, como equipamentos, ativo fixo, materiais e peças, não devem ser tipificados como mercadorias para fins de incidência do ICMS.

Como se trata de julgamento proferido com base na Lei dos Recursos Repetitivos, todos os demais recursos pendentes de julgamento no STJ seguirão essa orientação jurisprudencial. Além disso, muito provavelmente as instâncias inferiores também adotarão o mesmo entendimento.

Espera-se que, com esta decisão do STJ, os Estados que vinham insistindo na cobrança do diferencial de alíquota do ICMS deixem de fazê-lo, o que acarretará maior segurança jurídica nas relações comerciais entre construtoras e fornecedores estabelecidos em outros Estados da federação.

Reinaldo Chaves Rivera: advogado; professor de Direito Tributário da Unicuritiba, consultor do Sinduscon-Pr.

Empresários propõem adiar votação

da redução da jornada de trabalho

para 2011

Em encontro realizado com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer (PMDB/SP), empresários da indústria e do comércio defenderam o adiamento para 2011 da discussão e votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que reduz de 44 para 40 horas a carga horária de trabalho semanal. A preocupação é que questões ligadas à eleição possam contaminar o debate entre patrões e empregados. A PEC está pronta para votação em Plenário e conta com apoio dos sindicalistas, que têm pressionado os deputados a votá-la o mais rápido possível. No início deste mês, líderes de sindicatos trabalhistas, como os presidentes da CUT, Artur Henrique; e da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), pediram a votação da proposta ao presidente Michel Temer. Na ocasião, Temer propôs a redução da jornada de 44 para 42 horas. Fonte: CBIC Legislativo.

Bate recorde o volume de financiamento

com recursos da poupança em janeiro de

2010

O volume de financiamento para a compra de imóveis, com recursos das cadernetas de poupança, atingiu R$ 2,88 bilhões em janeiro de 2010, superando em 51,9% o resultado de janeiro de 2009, e em 77,3% o de 2008. Esse foi o melhor desempenho observado na história do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Porém, se comparado ao último semestre de 2009, os financiamentos com recursos da poupança registraram queda de 16,1%, uma vez que naquele período o volume era de R$ 3,43 bilhões, em média. Em janeiro de 2010, foram financiadas 22.894 unidades habitacionais, quantia 29,6% superior à registrada em janeiro de 2009. Em 12 meses, foram financiadas 307,91 mil unidades, novo recorde histórico do SBPE. O anterior, de 304,17 mil unidades em 12 meses, ocorreu em abril de 2009. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Fórum de Custos em Infraestrutura de

Transportes debate Tabela Sicro 3

Os membros do Fórum Brasileiro de Custos em Infraestrutura de Transportes, que integra a COP/CBIC, debateram no último dia 9, em Brasília, o estudo que visa a revisão da Tabela Sicro (Tabela Sicro 3). O coordenador geral de Custos de Infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Silvio Mourão, apresentou, na ocasião, o atual estágio do Sicro 3. Sílvio detalhou suas inovações e explicou os critérios que serão adotados na formação dos custos das obras. O Fórum terá um acesso exclusivo na página eletrônica da CBIC, o que facilitará a troca de informações entre seus membros. A próxima reunião será no dia 16 de março, em Brasília.

Comissão do Meio Ambiente discute

Programa de Construção Sustentável em

março

Os membros da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC discutem em março o Programa de Construção Sustentável da entidade. A reunião será no dia 9, das 12h30 às 16h30, na sede da Câmara, em Brasília. Na ocasião, serão apresentados os temas prioritários para o programa, as contribuições dos estados e o cronograma de ações. Além disso, também será apresentada a Pesquisa sobre Sustentabilidade na Indústria da Construção. O debate sobre o tema será das 12h30 às 15h.

Referências

Documentos relacionados

O Folheto Quinzenal de Avisos aos Navegantes é editado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), em português, com um anexo em inglês, e contém uma seção de Avisos-rádio,

Additionally some Radio Navigational Warnings in force are presented as well as other general information important to mariners, except the information that affects nautical charts

2 - Mariners are requested to send information above detailed to Centro de Hidrografi a da Marinha (CHM), by FAX (21)-2189-3210, e-mail: segnav@chm.mar.mil.br (exclusive to

HT 0138/2010 – ESTA CAPITANIA INFORMA QUE, DEVIDO AO ROMPIMENTO DOS CABOS ENTRE CONVESES DOS PROTETORES DOS PILARES DA REFERIDA PONTE, A TRANSPOSIÇÃO DEVERÁ SER REALIZADA POR TEMPO

Seção III – Correções às Cartas Náuticas: apresenta os Avisos Temporários, Preliminares e Permanentes, com vistas à atualização das cartas náuticas afetas à

4377 Blue Marine Polido AZUL COBALTO 4383 Toronto Polido CINZA OUTONO 4384 Pulpis Bege

Com estes parâmetros diretivos, seus pressupostos e método simbólico de aproximação da cristologia que visa responder perguntas sobre Jesus e seu relacionamento com Deus, e

Apesar de estes resultados serem com padrões cartesianos ao invés de polares, são interessantes na medida em que os nossos resultados para filtros radiais em coordenadas polares