• Nenhum resultado encontrado

Comprimidos revestidos Forma Farmacêutica e Apresentações Comprimidos revestidos de 500 mg. Embalagem com 2 e 3 comprimidos de 500 mg.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comprimidos revestidos Forma Farmacêutica e Apresentações Comprimidos revestidos de 500 mg. Embalagem com 2 e 3 comprimidos de 500 mg."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AZITROMICINA

Medicamento genérico Comprimidos revestidos

Forma Farmacêutica e Apresentações

Comprimidos revestidos de 500 mg. Embalagem com 2 e 3 comprimidos de 500 mg. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

-COMPOSIÇÃO:

Cada comprimido de 500 mg contém:

Azitromicina diidratada (equivalente a 500 mg de Azitromicina)...524,00 mg

Excipientes q.s.p. ………...……….….. 1 comprimido

Excipientes: fosfato de cálcio dibásico anidro, celulose microcristalina, amido de milho, sílica anidra coloidal, carmelose sódica, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio. O

revestimento (Opadry) é constituído por hipromelose, lactose monoidratada, dióxido de titânio, polietilenoglicol e citrato de sódio.

-INFORMAÇÕES AOS PACIENTES:

Ação esperada do medicamento: a Azitromicina é indicada para o tratamento de infecções do trato respiratório inferior e superior, da otite média, de infecções da pele e tecidos moles, e de doenças sexualmente transmissíveis não complicadas, causadas pela clamídia e pelo gonococo.

Cuidados de armazenamento: a Azitromicina deve ser conservada em sua embalagem original, em temperatura ambiente (15°C - 30°C) e ao abrigo da luz e umidade. Prazo de validade: Desde que sejam observados os cuidados de armazenamento, este produto apresenta prazo de validade de 24 meses, a partir da data de sua fabricação. O número de lote, a data de fabricação e a validade estão impressos no cartucho. Não utilize o produto após o vencimentodo prazo de validade.

Gravidez e lactação: Informe a seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o término. Informar ao médico se está amamentando. Este medicamento não deve ser administrado durante agravidez e lactação, salvo sob rigoroso controle médico.

Cuidados de administração: Azitromicina comprimidos revestidos deve ser ingerida inteira com bastante líquido. O produto pode ser administrado a qualquer hora do dia, inclusive com as refeições. Siga a orientação do seu médico, res-peitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico, após os primeiros dias de tratamento, mesmo que esteja se sentindo melhor. Qualquer modificação da dose somente deverá ser feita sob orientação médica. Reações adversas: Informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

A Azitromicinanormalmente é bem tolerada. A maioria das reações adversas foram de origem gastrintestinal, incluindoanorexia, náuseas, vômito/diarréia e fezes amolecidas, dispepsia,

desconforto abdominal (dor/cólica), prisão de ventre e gases, sintomas estes, observados ocasionalmente.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Ingestão concomitante com outras substâncias:

Informe a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Contra-indicações e Precauções: a Azitromicina está contra-indicada a pacientes com histórico de reações alérgicas ou hipersensibilidade a azitromicina, eritromicina ou a qualquer um dos antibióticos macrolídeos, ou ainda, a qualquer componente da fórmula. Avisar ao médico caso ocorra reação alérgica durante o tratamento. A posologia de Azitromicina deverá ser totalmente orientada pelo seu médico.

Efeitos na Habilidade de Dirigir Veículos e /ou Operar Máquinas

Não há evidências de que a Azitromicina possa afetar a habilidade do paciente de dirigir veículos ou operar máquinas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS Características

A azitromicina é o primeiro antibiótico da classe denominada quimicamente como "azalídeos". Os membros desta classe de droga são derivados da classe dos macrolídeos, através da inserção de um átomo de nitrogênio no anel lactônico da eritromicina A.

(2)

Farmacodinâmica

A azitromicina tem como mecanismo de ação a inibição da síntese protéica bacteriana através de sua ligação à subunidade ribossomal 50S, impedindo assim a translocação dos peptídeos. A azitromicina demonstra atividade in vitrocontra uma grande variedade de bactérias,

incluindo:

Bactérias aeróbias Gram-positivas: Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes (estreptococos beta-hemolíticos do grupo A), Streptococcus pneumoniae, Streptococcus viridans (grupo alfa-hemolíticos) e outros estreptococos e Corynecbacterium diphtheriae. A azitromicina demonstra resistência cruzada contra cepas Gram-positivas resistentes à eritromicina, incluindo Streptococcus faecalis (enterococos) e a maioria das cepas de estafilococos meticilino-resistentes.

Bactérias aeróbias Gram-negativas: Haemophilus influenzae, Haemophilus parainfluenzae, Moraxella catarrhalis, Acinetobacter sp, Yersinia sp, Legionella pneumophila, Bordetella pertussis, Bordetella parapertussis, Shigella sp, Pasteurella sp, Vibrio cholera e

parahaemolyticus, Pleisiomanas shigelloides. A atividade contra

Escherichia coli, Salmonella enteritidis, Salmonella typhi, Enterobacter sp, Aeromonas hydrophila e Klebsiella sp é variável e testes de susceptibilidade deverão ser realizados. Proteus sp, Serratia sp, Morganella sp e Pseudomonas aeruginosa são frequentemente resistentes.

Bactérias anaeróbias: Bacteroides fragilis e Bacteroides sp, Clostridium perfringens, Peptococcus sp e Peptostreptococcus sp, Fusobacterium necrophorum e Propionibacterium acnes.

Organismos de doenças sexualmente transmissíveis: A azitromicina é ativa contra Chlamydia trachomatis e também demonstra boa atividade contra Treponema pallidum, Neisseria gonorrhoea e Haemophilus ducreyi. - Outros organismos: Borrelia burgdorferi (agente da doença de Lyme), Chlamydia pneumoniae, Toxoplasma gondii, Mycoplasma pneumoniae, Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum, Pneumocystis carinii, Mycobacterium avium-intracellulare, Campylobacter sp e Listeria monocytogenes.

Farmacocinética Absorção

Após a administração oral em humanos, a azitromicina é amplamente distribuída pelo corpo; a sua biodisponibilidade é de aproximadamente 37%.

Distribuição

O tempo necessário para alcançar os picos de concentração plasmática é de 2-3 horas. A meia-vida plasmática terminal reflete bem a meia-vida de depleção tecidual de 2 a 4 dias. Em voluntários idosos (> 65 anos) observou-se um leve aumento nos valores da área sob a curva (AUC) após um regime de 5 dias, quando comparado com o de voluntários jovens (< 40 anos), mas este aumento não foi considerado clinicamente significante, sendo que neste caso o ajuste de dose não é recomendado.

Não foi observada qualquer diminuição significante na biodisponibilidade quando

a Azitromicina comprimidos revestidos foi administrada concomitantemente a uma refeição rica em gorduras, podendo assim ser administrada a qualquer hora do dia, inclusive com as refeições.

Biotransformação

Em pacientes com insuficiência renal leve (clearance de creatinina > 40 mL/min) não há evidência de uma alteração acentuada na farmacocinética sérica da azitromicina quando comparada a pacientes com a funçãorenal normal. Não há dados farmacocinéticos registrados do uso de azitromicina em pacientes cominsuficiência renal mais grave.

Em pacientes com insuficiência hepática de grau leve (classe A) a moderado (classe B), não há evidência de uma alteração acentuada na farmacocinética sérica da azitromicina quando comparada a pacientes com a função hepática normal. Nestes pacientes a concentração de azitromicina na urina parece estar aumentada, possivelmente para compensar o clearance hepático reduzido. Os estudos de farmacocinética têm demonstrado níveis acentuadamente maiores de azitromicina nos tecidos do que no plasma (até 50 vezes a concentração máxima observada no plasma), indicando que a droga é fortemente ligada aos tecidos. A concentração nos tecidos-alvo, assim como os pulmões, amígdalas e próstata excede a CIM 90 , para a maioria dos patógenos, após dose única de 500 mg.

Eliminação

Aproximadamente 12% da dose administrada intravenosamente é excretada na urina em até 3 dias como droga inalterada, sendo a maioria nas primeiras 24 horas. Altíssimas

concentrações da droga inalterada têm sido encontradas na bile humana acompanhadas por 10 metabólitos. Comparações nas análises microbiológicas e HPLC nos tecidos sugerem que

(3)

os metabólitos não participam da atividade microbiológica daazitromicina. Em estudos animais têm sido observadas altas concentrações de azitromicina nos fagócitos. Em modelos

experimentais, maiores concentrações de azitromicina são liberadas durante a fagocitose ativa do que pelos fagócitos não estimulados. Em modelos animais isto resulta em altas

concentrações deazitromicina sendo liberadas para os locais de infecção. Dados de segurança pré clínicos

Em estudos animais com doses altas, após administração da droga em uma concentração 40 vezes maior do que a utilizada na prática clínica, observou-se que a azitromicina causa fosfolipidose reversível, geralmente sem consequências toxicológicas visíveis. Não há evidência de que isto seja relevante para uso normal daazitromicina em humanos.

INDICAÇÕES - AZITROMICINA

O produto é indicado em

infecções

causadas por organismos susceptíveis, em

infecções

do trato respiratório inferior, incluindo bronquite e

pneumonia

,

infecções

da pele e tecidos moles, em

otite média

e

infecções

do trato respiratório superior,

incluindo

sinusite

e

faringite

/tonsilite. Nas doenças sexualmente transmissíveis no homem e na mulher, a Azitromicina é indicada no tratamento de

infecções

genitais não complicadas devido à Chlamydia trachomatis. É também indicado no tratamento de

infecções

genitais não complicadas

devido à Neisseria gonorrhoeae sem resistência múltipla.

Infecções

concomitantes com Treponema pallidum devem ser excluídas.

CONGRA-INDICAÇÕES - AZITROMICINA

O uso deste agente é contra-indicado em indivíduos com história de reações alérgicas ou hipersensibilidade àazitromicina, eritromicina ou a qualquer um dos antibióticos

macrolídeos, ou ainda a qualquer componente da fórmula. Precauções e Advertências

Geral

Assim como ocorre com a eritromicina e outros macrolídeos, têm sido raramente relatadas reações alérgicas sérias incluindo

angioedema

e

anafilaxia

(raramente fatal). Algumas destas reações observadas com o uso daazitromicina resultaram em

sintomas

recorrentes e necessitaram de um maior período de observação e tratamento.

Não há dados registrados do uso de azitromicina em pacientes com

insuficiência

renal

mais grave; portanto deve-se ter cautela antes de prescrever a Azitromicina a estes pacientes (vide "Informações Técnicas -Farmacocinética").

Uma vez que a principal via de excreção da azitromicina é o

fígado

, Azitromicina deve ser utilizada com cautela em pacientes com disfunção

hepática

significante. Em pacientes recebendo derivados do ergot, o ergotismo tem sido acelerado pela co-administração de alguns antibióticos macrolídeos. Não há dados a respeito da possibilidade de uma interação entre ergot e azitromicina. Entretanto, devido à possibilidade teórica de

ergotismo, Azitromicina e derivados do ergot não devem ser co-administrados. Assim como com qualquer preparação de antibiótico, é essencial a constante observação para os

sinais

de crescimento de organismos não susceptíveis, incluindo fungos.

Gravidez

e

Lactação

Estudos reprodutivos em animais demonstraram que a azitromicina atravessa a placenta, mas não revelaram nenhuma evidência de danos ao feto. Não existem dados de secreção no leite materno. A segurança do uso da Azitromicina na

gravidez

e

lactação

ainda não foi estabelecida, portanto a droga somente deverá ser utilizada nestas pacientes quando alternativas adequadas não estiverem disponíveis.

(4)

Efeitos na Habilidade de Dirigir Veículos e /ou Operar Máquinas

Não há evidências de que a Azitromicina possa afetar a habilidade do paciente de dirigir veículos ou operar máquinas.

Interações medicamentosas e outras formas de interação

Teofilina - Não há evidência de qualquer interação farmacocinética quando a Azitromicina e a teofilina são co-administradas em voluntários sadios.

Warfarina - Em um estudo de interação farmacocinética, a Azitromicina não alterou o efeito

anticoagulante

de uma dose única de 15 mg de warfarina, quando administrada a voluntários sadios. A Azitromicina e warfarina podem ser co-administradas, mas deverá ser realizada a monitorização rotineira do tempo de protrombina.

Carbamazepina - Em um estudo de interação farmacocinética em voluntários sadios, não foram observados efeitos significantes nos níveis plasmáticos da carbamazepina ou seus metabólitos ativos em pacientes que receberam a Azitromicina concomitantemente. Ergot - A possibilidade teórica de ergotismo contra-indica o uso concomitante

da Azitromicina com derivados do ergot (vide item "Advertências e Precauções - Geral"). Ciclosporina - Na ausência de dados conclusivos de estudos farmacocinéticos ou clínicos investigando a interação potencial entre azitromicina e ciclosporina, deve-se

ter cuidado quando se utilizar estas drogas concomitantemente. Se for necessária a co-administração dessas drogas, os níveis de ciclosporina devem ser monitorizados e a dose deve ser ajustada.

Digoxina - Tem sido relatado que alguns antibióticos macrolídeos podem prejudicar

o

metabolismo

da digoxina (no intestino) em alguns pacientes. Em pacientes que estejam recebendo a Azitromicina (um antibiótico azalídeo) e digoxina concomitantemente, a possibilidade de um aumento nos níveis de digoxina deve ser considerada.

Antiácidos

- Um estudo de farmacocinética avaliou os efeitos da administração simultânea de azitromicina e

antiácidos

, não sendo observado qualquer efeito na biodisponibilidade total embora o pico de concentração plasmática fosse reduzido em até 30%. Em pacientes que estejam recebendo a Azitromicina e

antiácidos

, os mesmos não devem ser

administrados simultaneamente.

Cimetidina - Foi realizado um estudo de farmacocinética para avaliar os efeitos de dose única de cimetidina administrada duas horas antes da azitromicina. Neste estudo não foram observadas quaisquer alterações na farmacocinética da azitromicina.

Metilprednisolona - Em um estudo de interação farmacocinética em voluntários sadios, a Azitromicina não produziu nenhum efeito significante na farmacocinética da

metilprednisolona.

Zidovudina - Foi realizado um estudo preliminar para avaliar a farmacocinética e

tolerabilidade daazitromicina em pacientes

HIV

positivos tratados com zidovudina onde os mesmos receberam 1 g semanal de azitromicina durante cinco semanas. Não foram observados efeitos estatisticamente significantes nos parâmetros farmacocinéticos da zidovudina ou de seu metabólito glicuronídeo. A única diferença

estatisticamente significante observada na farmacocinética da azitromicina, foi uma redução do tempo para alcançar a concentração máxima, quando os níveis do primeiro e último dia foram comparados.

Terfenadina - Estudos farmacocinéticos não demonstraram nenhuma evidência de interação entre aazitromicina e a terfenadina. Foram relatados raros casos onde a possibilidade dessa interação não poderia ser totalmente excluída; contudo, não existem evidências consistentes de que tal interação tenha ocorrido.

Reações Adversas

A Azitromicina é bem tolerada, apresentando baixa

incidência

de reações adversas. A maioria dos efeitos observados foi de natureza leve a moderada. Um total de 0,7% dos pacientes descontinuou o tratamento devido a reações adversas.

A maioria das reações adversas foi de origem gastrintestinal,

(5)

fezes amolecidas,

dispepsia

, desconforto abdominal (dor/cólica),

constipação

e

flatulência,

sintomas

estes observados ocasionalmente. Tem sido relatada disfunção auditiva com o uso de antibióticos macrolídeos. Disfunções auditivas, incluindo perda de audição, surdez e/ou tinido (ruído auditivo) foram relatados por pacientes recebendo

azitromicina. Muitos desses eventos foram associados com o uso prolongado de altas doses

em estudos de investigação. Nos casos onde informações de acompanhamento estavam disponíveis, foi observado que a maioria desses eventos foi reversível.

Casos raros de distúrbio de paladar foram relatados.

Foram relatados

nefrite

intersticial e disfunção

renal

aguda.

Casos de disfunção

hepática

incluindo

hepatite

e

icterícia

colestática, foram relatados.

Tontura

/

vertigem

, convulsões (assim como com outros macrolídeos),

cefaléia

e sonolência também foram relatados.

Episódios transitórios de uma leve redução na contagem de neutrófilos têm sido ocasionalmente observados nos estudos clínicos, embora uma relação causal com Azitromicina não tenha sido estabelecida.

Reações alérgicas incluindo

rash

,

fotossensibilidade,

artralgia

,

edema

,

urticária

,

angioedema

e

anafilaxia

(raramente fatal) têm ocorrido (vide "Precauções e Advertências ").

Palpitações

e arritmias incluindo

taquicardia

ventricular (assim como com outros macrolídeos) têm sido relatados embora a relação causal com a azitromicina não tenha sido estabelecida.

Ocorreram raros casos de reações dermatológicas sérias incluindo

eritema

multiforme

,

síndrome

de Stevens Johnson e necrólise tóxica epidermal. Foi

relatado

astenia

e

parestesia

embora a relação causal não tenha sido estabelecida. Interações em testes laboratoriais

Ainda não se encontram disponíveis dados de interação da Azitromicina em testes laboratoriais.

Posologia

Os comprimidos de Azitromicina devem ser administrados em dose única diária. A Azitromicina comprimidos revestidos pode ser administrada a qualquer hora do dia, inclusive com as refeições, uma vez que não foi observada qualquer diminuição significante na biodisponibilidade daazitromicina quando os mesmos foram administrados

concomitantemente a uma refeição rica em gorduras. A posologia de acordo com a

infecção

está descrita abaixo:

Adultos - Para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, causadas por Chlamydia trachomatis ou Neisseria gonorrhoeae suscetível, a Azitromicina deve ser administrada em dose oral única de 1 g.

Para todas as outras indicações, a dose para adultos, jovens e crianças com peso acima de 45 kg é de 1 comprimido de Azitromicina 500 mg, administrada em dose única diária, durante 3 dias.

Crianças - A Azitromicina comprimidos revestidos somente deverá ser administrada em crianças pesando mais que 45 Kg, seguindo-se a posologia para adultos.

Pacientes Idosos - Recomenda-se a mesma dosagem para pacientes adultos.

Pacientes com

Insuficiência Renal

- As mesmas doses que são administradas a pacientes com a função

renal

normal podem ser utilizadas em pacientes com

insuficiência renal

leve (clearance de

creatinina

> 40 mL/min). Não existem dados em relação ao uso

de azitromicina em pacientes com

insuficiência renal

severa (vide item " Precauções e Advertências - Geral").

Pacientes com

Insuficiência Hepática

- As mesmas doses que são administradas a pacientes com a função

hepática

normal poderão ser utilizadas em pacientes

(6)

com

insuficiência hepática

de leve a moderada (vide item " Precauções e Advertências - Geral").

Superdosagem

Não há dados até o momento com relação a superdosagem.

Lavagem gástrica

e medidas gerais de suporte são indicadas. Comunique imediatamente a seu médico.

Pacientes Idosos

Deve-se seguir as orientações gerais descritas na bula. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Para a sua segurança, mantenha esta embalagem até o uso total deste medicamento.

Referências

Documentos relacionados

CULTURAL MACIEIRA DE SARNES 9 21 GRUPO DESPORTIVO SÃO PAIO DE OLEIROS 7 22 CLUBE CAMPISMO SÃO JOÃO DA MADEIRA 4 23 JOBRA-ASSOCIAÇÃO JOVENS DA BRANCA 3 24 FIGUEIREDOS RUNNERS

ACREDITAÇÃO ERASMUS PARA COORDENADORES DE CONSÓRCIO DE MOBILIDADE Os coordenadores de um consórcio de mobilidade acreditado podem assumir a liderança de um grupo de

O programa tem por finalidade criar oportunidades de conclusão do ensino básico para jovens de 15 a 24 anos, pertencentes às classes sociais mais vulneráveis, que não

Utilizando os conceitos de custo de uso e fra- gilidade financeira do setor público e reconhecendo que as eco- nomias têm estrutura, mostra que uma situação de fragilidade

O artigo 79.º do RJACSR dispõe que compete à Assembleia Municipal, sob proposta da Câmara Municipal, aprovar a referida Regulamentação, cuja aprovação deve

1 - A declaração periódica de rendimentos, a que se refere a alínea b) do nº 1 do artigo 102, deverá ser apresentada anualmente até último dia útil do mês de Maio, em duplicado,

Os subsistemas de armazenamento DS3950, DS4700 e DS5020 com um gabinete de expansão EXP3950, EXP520, EXP810, ou EXP5000 conectado são os únicos modelos que suportam unidades de

Pode causar sensibilização em contacto com a pele Efeitos sobre o meio ambiente : Muito tóxico para os organismos aquáticos.. Pode causar efeitos nefastos a longo prazo no