• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Julho 2013 Parte 1 de 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Julho 2013 Parte 1 de 3"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Julho 2013

Parte 1 de 3

Estamos a viver os últimos dias proféticos, os dias que antecedem a vinda gloriosa do Rei Eterno, Yeshua ben David, O que virá para reinar eternamente sobre todas as nações da Terra. Nisto cremos porque a Sua Palavra o diz.

Ao longo de toda esta Palavra de santidade e de verdade, encontramos uma multidão de ensinamentos que confortam o nosso coração/mente e alimentam a nossa fé e esperança no Elohim de Abraão, Isaac e Jacob, O Mesmo que nos entregou a Sua Vontade escrita pela mão dos Seus servos, Vontade essa que alimenta o nosso espírito, pois, como Ele mesmo disse: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de

Elohim”. Sabemos que todas as criaturas buscam incessantemente o seu alimento físico

diário, mas poucos, muito poucos, buscam o alimento espiritual que é derramado do Alto…para prejuízo dos que assim procedem.

Um dos grandes ensinamentos que perpassam ao longo de toda a História do homem e da própria Palavra do Eterno, a Bíblia Sagrada, é o que respeita aos vários períodos da vida do povo que YHWH separou para Si – Israel, formado por 12 tribos.

Embora este estudo esteja predominantemente centrado nos acontecimentos relacionados com o Reino do Norte (Efraim/Israel), as chamadas 10 tribos perdidas da Casa de Israel, não podemos deixar de lado os acontecimentos que afectaram o Reino do Sul (Judá), pois ambas as Casas fazem parte do povo que YHWH chamou para Si para ser um povo santo/separado.

(2)

Devido às inúmeras peripécias e castigos que ambas as Casas sofreram ao longo da História, estas duas “irmãs” acabaram separando-se no ano 931 a.C., mas YHWH conservou sempre um remanescente fiel, de todas essas tribos, onde quer que eles viessem a habitar. Quem são estes? São os que buscam servir ao Altíssimo conforme à Sua Vontade (a Sua Lei/Torá e as palavras dos profetas do Altíssimo), andando em Seus caminhos e aceitando Yeshua, O Filho, O Enviado, como Salvador das suas vidas.

Centra-se este raciocínio no que O Eterno nos diz através do seu servo em:

Isaías 8:16, 20 – “Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos…À

lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles”.

Estes mesmos princípios são os que depois nos aparecem confirmados na figura dos que se hão-de salvar (a tal grande multidão que foi mostrada numa visão a João, que trajavam vestidos brancos e cujo número nenhum homem podia contar – Apocalipse 7:9-10). Qual é o denominador comum que os une a todos?

Apocalipse 14:12 – “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que

guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

Temos assim estes dois princípios ou pilares pelos quais o homem se pode chegar ao Todo-Poderoso YHWH, sempre e só através da aceitação do sacrifício de Yeshua, YHWH na carne.

Mas falemos então deste “remanescente” ou resto que manteve a sua fidelidade a toda a Palavra do Eterno e por ela viveu, ensinando-a. Fazem parte deste remanescente os que são chamados, eleitos e fiéis, de que nos fala Apocalipse 17:14. Não podemos concordar com os pastores que ensinam nalgumas igrejas evangélicas que “uma vez salvos, sempre

salvos”, pois sabemos que muitos voltam para trás e o seu estado torna-se pior do que

era quando aceitaram a Palavra da Salvação por Yeshua.

Assim sendo, a Palavra fala-nos de um “resto” ou “remanescente”. Por isso Yeshua nos tranquilizou dizendo: “não temas ó pequeno rebanho, porque ao Pai agradou dar-vos o

reino” – Lucas 12-32. Sim, o rebanho dos fiéis é verdadeiramente pequeno quando

comparado com as grandes multidões que são arrastadas pelos grandes movimentos religiosos…da era da apostasia em que vivemos, pois o que hoje se vive não passa de um “cristianismo de fachada” e não aquele que se deixa ensinar nos mandamentos, juízos, testemunhos e estatutos de YHWH – a Sua Lei/Torá eterna pela qual O Filho viveu.

Assim, tendo presente que o número dos que se hão-de salvar é um número restrito (embora o número dos salvos ao longo da História venha a constituir uma multidão como foi mostrado a João), então olhemos para o povo com o qual foram feitas alianças e lhe foi dada uma promessa – a promessa feita a Abraão e à sua descendência.

(3)

Não a toda a descendência de Abraão, Isaac e Jacob segundo a carne, mas à descendência que busca os preceitos de vida de YHWH e aceitam O Filho como O Salvador das suas vidas – estes são a verdadeira Israel de YHWH. Esta afirmação torna-se perfeitamente clara quando lemos as palavras de Paulo em:

Romanos 9:3-8 – “Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo,

por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; que são israelitas, dos quais é a adopção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência”.

Paulo é muito claro quando escreve que nem por serem descendência de Abraão muitos israelitas são filhos. Porquê? Porque só um remanescente é que é verdadeiramente dedicado a servir YHWH, O Elohim de Abraão, Isaac e Jacob, e só um remanescente confia na salvação de YHWH – no Seu Filho Yeshua (Yeshua significa “Salvação de YAH” ou “YAH salva”).

Assim sendo podemos compreender melhor as palavras que Paulo escreveu aos dispersos que estavam em Roma:

Romanos 9:27 – “Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número

dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo”.

Romanos 11:26 – “E assim todo o Israel [de YHWH] será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacob as impiedades”.

O próprio Adonai Yeshua ensinou este princípio quando respondeu a alguns que se ufanavam de serem descendência de Abraão pela carne e lhes respondeu que se O Pai quisesse até das pedras poderia suscitar filhos a Abraão – Mateus 3:9; Lucas 3:8.

Eis porque a verdadeira Israel de YHWH (a que se salva) é composta somente por pessoas de todas as tribos, nações e línguas que procuram caminhar segundo os conselhos/instruções de YHWH (a Sua Lei/Torá) e aceitam o sangue vivificador do sacrifício de Yeshua, O Cordeiro de YHWH – O Salvador das nossas vidas. Por isso não será de estranhar que o factor comum aos salvos assente no que nos é revelado em:

Apocalipse 12:17 e 14:12 – “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer

guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo…Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em

(4)

Sim, este remanescente santo é o que guarda os mandamentos de YHWH (a Sua Lei/Torá) e têm o testemunho de Yeshua, conforme nos é ainda dito em Isaías 8:16, 20. Um dos apelos do Elohim de Abraão, Isaac e Jacob acerca da Sua Israel encontra-se expresso em:

Jeremias 31:7-10 – “Porque assim diz YHWH: Cantai sobre Jacob com alegria [as 12 tribos], e exultai por causa do chefe das nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, YHWH, ao teu povo, o restante de Israel. Eis que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; entre os quais haverá cegos e aleijados, grávidas e as de parto juntamente; em grande congregação voltarão para aqui. Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogénito. Ouvi a palavra de YHWH, ó nações, e anunciai-a nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho”.

Estes grandes acontecimentos terão plena concretização nos dias do governo milenar de Yeshua, O Rei vindouro.

Comecemos então por entender como é que, perante as constantes e graves desobediências do povo de Israel e dos seus reis, YHWH suscitou sobre eles as maldições que estavam previstas na Lei/Torá (Deuteronómio 28:15-68). E não há qualquer dúvida que O Eterno executou estas maldições sobre os filhos da desobediência – neste caso, toda a Israel, como sabemos.

1.Reis 11:10-13 – “E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não

seguisse a outros deuses; porém não guardou o que YHWH lhe ordenara. Assim disse YHWH a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos teus dias não o farei, por amor de David, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei; porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido”.

Cumprindo toda a Sua Vontade, YHWH castigou a descendência de Salomão (Salomão foi poupado no tempo do seu reinado, por amor a David Seu servo), dividindo o reino em duas partes em 931 a.C.: O Reino do Norte, passou a ser liderado por Jeroboão (as 10 tribos do Norte, com capital em Samaria) e o Reino do Sul, cujo rei foi Roboão, com capital em Jerusalém.

Isaías 10:21-23 – “Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os

restantes de Jacob. Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça. Porque determinada já a destruição, o Senhor YHWH dos Exércitos a executará no meio de toda esta terra”.

(5)

Esta destruição/castigo veio em 722 a.C. quando o Reino do Norte foi levado cativo pela Assíria e foi espalhado entre as nações, acabando por ir “servir ao pau e à pedra”, como estava profetizado em Deuteronómio 28:36, 64.

No meio desta provação (a divisão do reino em 931 a.C.), ainda houve um esforço de unificação da parte de Roboão. Sabemos pela Palavra que Roboão intentou levantar um exército para ir contra o Reino do Norte, mas foi persuadido por YHWH a desistir do seu intento, pois O Eterno lhe fez saber que aquela divisão era obra Sua.

1.Reis 12:15-17 – “O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta

vinha de YHWH, para confirmar a palavra que YHWH tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate. Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com David? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó David. Então Israel se foi às suas tendas. No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou Roboão”.

No meio da rebeldia do Reino do Norte, alguns houve de várias das tribos que o compunham que não aceitaram o que Jeroboão fizera e voltaram para Jerusalém juntamente com os Levitas. Assim, este remanescente passou a estar em Jerusalém, representando, de certo modo, as 10 tribos do Norte. Muitos destes decidiram abandonar o território do Norte, as suas terras e bens, para se manterem fiéis à adoração ao Eterno em Jerusalém.

2.Crónicas 11:14-17 – “Porque os levitas deixaram os seus arrabaldes, e a sua

possessão, e vieram a Judá e a Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os lançaram fora para que não ministrassem a YHWH. E ele constituiu para si sacerdotes, para os altos, para os demónios, e para os bezerros, que fizera. Depois desses também, de todas as tribos de Israel, os que deram o seu coração a buscarem a YHWH Deus de Israel, vieram a Jerusalém, para oferecerem sacrifícios a YHWH Deus de seus pais. Assim fortaleceram o reino de Judá e corroboraram a Roboão, filho de Salomão, por três anos; porque três anos andaram no caminho de David e Salomão”.

Os Levitas mudaram-se igualmente para Jerusalém onde permaneceram os que queriam manter a sua fidelidade ao culto de YHWH no Templo. Pelo contrário, Jeroboão pecou gravemente contra O Altíssimo, mandando erigir outros locais de adoração nos altos de Samaria, nomeando sacerdotes que não eram de Levi, mandando erigir dois bezerros para adoração, fazendo ali oferendas, etc., tudo isto em clara violação dos preceitos divinos contidos na Lei/Torá. Por isso foram severamente punidos e levados em cativeiro para outras nações, acabando a servir aos ídolos dessas nações pagãs (foram servir ao

pau e à pedra). Também no meio destas grandes provações, todo o povo que foi forçado

a largar a sua habitação na terra de Israel acabou perdendo a sua identidade enquanto israelitas. Todos estes perderam o respeito pela Lei/Torá que lhes fora dada pela mão de Moisés e, por isso mesmo, perderam a sua identidade, o seu referencial como povo do

(6)

Com o tempo, e nas gerações seguintes, foram sendo assimiladas pelos povos com quem passaram a viver, em terra estranha, tendo-se miscigenado com as pessoas dessas terras. Porém, YHWH não se esqueceu deles.

Eles que até ali foram considerados como “Lo-Ami” (“Não Meu povo”), aqueles de quem YHWH disse que não teria misericórdia (“Lo-Ruama”)1, voltarão a ser povo do Altíssimo e a alcançar a misericórdia do Eterno. Porém, com o tempo, após a missão de Yeshua e dos Seus apóstolos e seguidores, toda a Casa de Efraim/Israel vem sendo chamada ao arrependimento e a voltar para O Todo-Poderoso Elohim YHWH. Por isso Yeshua disse que “não veio senão para as ovelhas perdidas da Casa de Israel”. Compreendamos o propósito do Pai: Ele deseja voltar a juntar estas duas casas que presentemente ainda estão divididas.

Nos dias da aflição e da tribulação de Jacob, i.e. nos dias em que Jerusalém estiver novamente cercada de exércitos, e quando a destruição for grande e os dias insuportáveis devido à pressão dos seus inimigos, quando a situação se tornar desesperada, então Israel olhará para cima e buscará a ajuda e salvação do Elohim de seus pais Abraão, Isaac e Jacob. Então O Todo-Poderoso YHWH os socorrerá no dia da angústia e YHWH voltará a apiedar-se do Seu povo:

Zacarias 13:8-9 – “E acontecerá em toda a terra [de Israel], diz YHWH, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: YHWH é o meu Deus”.

Sim, os dias da reconciliação voltarão. Serão os dias do governo de Yeshua ben David, quando O Rei voltar a trazer os Seus escolhidos dos quatro cantos da Terra e voltar a juntar as duas varas (Efraim/Israel e Judá) na Sua mão para que se façam uma só vara e não mais sejam divididas (Ezequiel 37:15-28). Quando é que essa promessa irá ser cumprida? No reino milenar de Yeshua, quando Ele vier a reinar sobre todas as nações da Terra.

Como já vimos, em todo o processo de divisão da nação de Israel após a morte de Salomão, houve sempre um remanescente de todas as 12 tribos que se mantiveram fiéis a YHWH. Como é que eles manifestaram essa fidelidade? Abandonando o caminho da desobediência de Jeroboão e achegando-se aos que cultuavam a YHWH em Jerusalém.

2.Crónicas 15:9-10 – “E reuniu a todo o Judá, e Benjamim, e com eles os

estrangeiros de Efraim e Manassés, e de Simeão; porque muitos de Israel tinham passado a ele, vendo que YHWH seu Deus era com ele. E ajuntaram-se em Jerusalém no terceiro mês; no ano décimo do reinado de Asa”.

1

Ao lermos o livro de Amós vemos que este servo do Altíssimo profetizou contra a Casa de Israel, O Reino do Norte. Porém as suas palavras não foram escutadas. Mas é no profeta Oseias que encontramos as referências da prostituição da Casa de Israel, quando ao profeta é ordenado que casasse com uma mulher de prostituições e aos filhos que nasceram dessa união pôs YHWH os nomes de “Lo-Ami” (“não Meu povo”)

(7)

Na realidade, todos nós temos de fazer as nossas opções de vida, sendo delas responsáveis e respondendo em juízo por todas elas. Por isso YHWH colocou dois caminhos perante todo o ser humano: o caminho da vida (ganharemos a vida se andarmos por ele) e o caminho da morte (ganharemos a morte se andarmos por ele). A Palavra também nos diz que o salário do pecado é a morte, assim como sabemos que pecado = iniquidade = transgressão da Lei/Torá do Altíssimo. Por isso a escolha é só nossa. Fomos criados com livre arbítrio e somos ensinados que colheremos do que semearmos. A escolha do caminho só depende de nós...mas o juízo é do Eterno.

Todos os que optaram por permanecer na rebeldia de Jeroboão (no Reino do Norte) sofreram severo castigo. Hoje, apesar de estarmos espalhados entre as nações, só muito poucos estão a ouvir o chamamento do Eterno e a arrependerem-se…só um remanescente.

Temos vindo a falar de um remanescente, um resto (poucos) como sendo o povo eleito, a Israel de YHWH, aqueles de quem O Eterno diz que “muitos serão chamados mas poucos

serão escolhidos”. Ora, é importante dizer que este remanescente é, todo ele composto

por elementos das 12 tribos de Jacob/Israel. Não fiquemos surpreendidos com esta afirmação pois devemos entender, antes de mais, que se não estivermos enxertados na boa oliveira que é Israel, como nos ensina Paulo na sua carta aos Romanos 11, cuja raiz é Yeshua, não estaremos aptos a fazer parte do povo eleito!!!

O que a Palavra de YHWH nos ensina é que há Um Só Elohim e um só povo salvo, e na Sua Palavra nos firmamos para apontar que o povo que se há-de salvar é aquele que foi chamado, que ouviu a Sua voz e executou a Sua Vontade (a Sua Lei/Torá e as palavras dos Seus profetas), e que aceitou o sacrifício do Cordeiro Yeshua e O aceitou como Salvador das suas vidas. Sim, isto é o que a Palavra de YHWH nos ensina.

O nosso entendimento com base nas Escrituras e nos Escritos Apostólicos revela-nos duas categorias de pessoas que buscam servir O Eterno, todas elas abençoadas:

1. Os que serão instantaneamente transformados (1.Coríntios 15:51-54), quer estejam no pó da terra há milhares de anos ou há poucos ou estejam vivos na vinda do Rei Yeshua (Isaías 25:8-9), e que irão ao encontro do Senhor nos ares (1.Tessalonicenses 4:16-18), com novos corpos celestiais (Romanos 8:17-18), como os anjos (Lucas 20:36), revestidos da imortalidade que só ao Eterno YHWH pertence (a Esposa do Cordeiro), sobre os quais a morte já não terá poder e semelhantes ao Rei vindouro (1.João 3:2); e

2. Os que serão poupados na tribulação do fim dos dias e que entrarão no reino milenar de Yeshua com os seus corpos naturais, os quais estarão ainda sujeitos à morte. Sobre estes últimos leiamos a profecia que se encontra em:

(8)

Sofonias 3:12-15 – “Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e

eles confiarão no nome de YHWH. O remanescente de Israel não cometerá iniquidade [transgressão da Lei/Torá2], nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante. Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. YHWH afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; YHWH, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum”.

Continua na Parte 2 de 3 -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

2

Nos dias do reino milenar de Yeshua cumprir-se-ão as palavras de Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:10; 10:16, pois cada um terá como padrão de vida toda a Lei/Torá do Eterno. Ela estará gravada nas suas

Referências

Documentos relacionados

Embora o contexto escolar fosse constantemente marcado pela vivência da sexualidade dos jovens, assim como de casos de gravidez, tais realidades presentes e explícitas na

Objetivou-se tomar o contexto das emoções como elemento central na análise das experiências afetivo-sexuais vividas por essas jovens, o que implicou a interpretação dos

JUROS, ENCARGOS, AMORTIZAÇÕES E REFINANCIAMENTO DÍVIDA RESTANTE DO ORÇAMENTO.. Comparativo Aumento do Orçamento LOA 2016 X

- Os bens imóveis poderão ser pagos em, no máximo, 10 parcelas, sendo que o valor de cada parcela não poderá ser inferior à 10% do valor da avaliação do bem, os quais podem ser

Na Figura 17, na Figura 18 e na Figura 19 se encontram as composições químicas do Carbono, Silício e Manganês, respectivamente, sendo elas as previsões mínima e

RESEX Mata Grande REBIO do Gurupi TI Sororó TI Xambioá TI Geralda/ Toco Preto TI Urucu-Juruá TI Governador TI Funil TI Anambé TI Amanayés TI Morro Branco TI Kraolândia APA do

Temos a vista panorâmica da Terra Indígena São Jerônimo, localizada no município de São Jerônimo da Serra, onde habitam Guarani, Kaingang e Xetá.. Logo abaixo temos algumas

106 A admissão de estudantes aos Cursos de Graduação, por meio de transferência escolar voluntária de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para a UFPB, para curso idêntico