• Nenhum resultado encontrado

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Programa de Pós-Graduação em

Ensino de Matemática

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO

PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2021

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPG Ensino de Matemática/UFRGS, de acordo com deliberação da Comissão Coordenadora de Pós-Graduação, comunica a abertura do processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática para o primeiro semestre letivo de 2021. O processo de seleção será regido pelas normas a seguir descritas e conduzido pela Comissão de Seleção, devendo o resultado final ser homologado pela Comissão Coordenadora de Pós-Graduação.

I – Vagas

Número de vagas: 33, distribuídas nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática como segue:

Linha Formação de professores de Matemática e novas tendências: 7 vagas

Linha Ensino e Aprendizagem de Matemática e Estatística: 8 vagas

Linha Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Matemática: 18 vagas

Do total de vagas, 3 (três) são reservadas para candidatas/os autodeclaradas/os negras/os, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas travestis e transexuais, conforme Resolução nº. 002/2017.

O Programa não se compromete a preencher todas as vagas.

II – Inscrição

Período de inscrição

As inscrições, acompanhadas dos documentos exigidos, devem ser feitas por meio do e-mail mat-ppgensimat@ufrgs.br no período de 23 a 30 de abril de 2021.

(2)

Documentos que devem ser anexados junto ao e-mail de inscrição

1. Formulário de inscrição devidamente preenchido, disponível no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/ppgemat, no link Seleção;

2. Cópia digitalizada do Diploma de Curso de Licenciatura em Matemática ou outro curso superior que habilite à docência em Matemática;

3. Cópia digitalizada do Histórico Escolar da Graduação;

4. Cópia digitalizada do Currículo Lattes atualizado e registrado na Plataforma Lattes do CNPq;

5. Cópia digitalizada de documento de identidade;

6. Uma fotografia recente de rosto;

7. Cópia digitalizada do comprovante de pagamento da taxa de inscrição

Além destes documentos, deverão ser enviados os materiais referentes à primeira etapa do processo de seleção, que são

8. Vídeo de apresentação, referente à primeira etapa do processo de seleção;

9. Projeto de pesquisa, referente à primeira etapa do processo de seleção.

Observações

1. Além da documentação supracitada, as/os candidatas/os autodeclaradas/as indígenas ou quilombolas deverão anexar à inscrição: (i) Para indígenas, declaração da liderança ou declaração da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) ou de agência equivalente com reconhecimento oficial; (ii) Para quilombolas, declaração da liderança ou registro do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) ou de agência equivalente com reconhecimento oficial;

2. As/os candidatas/os estrangeiros deverão anexar, obrigatoriamente, à sua inscrição os seguintes documentos em PDF:

1. Formulário de inscrição devidamente preenchido, disponível no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/ppgemat, no link Seleção;

2. Cópia digitalizada do Diploma de Curso de Licenciatura em Matemática ou outro curso superior que habilite à docência em Matemática;

3. Cópia digitalizada do Histórico Escolar da Graduação;

(3)

5. Cópia digitalizada de documento de identificação com foto, podendo ser o passaporte;

6. Uma fotografia recente de rosto;

7. Cópia digitalizada do Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

8. Vídeo de apresentação, referente à primeira etapa do processo de seleção;

9. Projeto de pesquisa, referente à primeira etapa do processo de seleção.

VALOR: R$ 90,00

Acesse o endereço http://www.ufrgs.br/ppgemat, no link Seleção/taxa de inscrição, para ver instruções de pagamento.

Isenção de taxa

Para solicitar isenção de taxa o candidato deve encaminhar, de 23 a 25 de abril de

2021, junto com os demais documentos exigidos no e-mail de inscrição, o documento

ANEXO – Isenção de Taxa, contendo o formulário de pedido de isenção de taxa e que pode ser encontrado no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/ppgemat, no link Seleção. A divulgação dos resultados da análise dos pedidos de isenção de taxa será feita no dia 26 de abril de 2021.

Observações

Candidatos estrangeiros residentes fora do país e candidatos estrangeiros, sem inscrição no cadastro de pessoas físicas da Receita Federal estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Homologação das inscrições

Somente será considerada aceita a inscrição que atender a todos os requisitos exigidos e contiver todos os documentos solicitados. As inscrições homologadas provisoriamente serão divulgadas no dia 03 de maio de 2021 no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/ppgemat, no link Seleção.

Os candidatos com inscrição não homologadas poderão entrar com recurso de 03 a 05

de maio de 2021 por via eletrônica para o endereço mat-ppgensimat@ufrgs.br. A

homologação das inscrições será publicada no dia 05 de maio de 2021 no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/ppgemat, no link Seleção.

(4)

Não haverá devolução da taxa de inscrição.

O/A candidato/a com deficiência, idosa(o), gestante e lactante deverá informar, em um campo especifico reservado na ficha de inscrição e por meio de autodeclaração que deverá ser anexada junto com os demais documentos informando o tipo de adaptação necessária (de acessibilidade e de tecnologia assistiva), que requererá nas diferentes etapas do processo seletivo. Serão oferecidas condições adequadas à realização da seleção, condicionada à informação registrada na ficha de inscrição e levando em consideração critérios de viabilidade e razoabilidade.

III – RESERVA DE VAGAS

Do número total de vagas definido neste edital, 3 (três) vagas estão reservadas para candidatas/os autodeclaradas/os negras/os, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas travestis e transexuais.

Em caso de inexistência, insuficiência ou não aprovação, no processo seletivo, de número de candidatas/os autodeclaradas/os previstos, as vagas serão redistribuídas para a ampla concorrência, por linha de pesquisa.

No momento da inscrição, a/o candidata/o em reserva de vagas deverá assinalar o segmento pelo qual pretende concorrer à reserva de vagas. As/os candidatas/os inscritas/os para a reserva de vagas deverão submeter o termo de autodeclaração devidamente assinado junto ao requerimento de inscrição no processo seletivo.

IV – Processo de seleção

O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado será realizado em duas etapas.

Primeira etapa

A primeira etapa consiste na entrega e análise de um Projeto de Pesquisa e de um vídeo de apresentação com duração máxima de 10 minutos. Tanto o Projeto, quanto o vídeo deverão ser enviados para o email mat-ppgensimat@ufrgs.br até a data máxima de 30 de abril de 2021. O Currículo Lattes enviado também será analisado nesta etapa.

Sobre o Projeto de Pesquisa

O Projeto de Pesquisa será avaliado de acordo com os critérios apresentados no Anexo

(5)

O projeto deve ser escrito em português e, rigorosamente, seguir o seguinte formato (excetuando-se capa, cabeçalho/rodapé e citação transcrita): fonte Times New Roman; tamanho 12pt; espaço entre linhas de 1,5pt; margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm cada. A capa deve conter título do projeto, nível, linha de pesquisa e o nome completo do candidato. Máximo de 10 páginas para as seções 1 a 6 descritas abaixo, as quais, necessariamente, deverão fazer parte do projeto:

Capa

1- Resumo (máximo 10 linhas);

2- Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental (evidenciar a relevância da proposta e demonstrar familiaridade com o tema proposto e com a literatura pertinente);

3- Problema, objetivos ou questões de pesquisa (delimitação clara do(s) objetivo(s) ou questão(ões) a ser(em) investigada(s) e do propósito da investigação);

4- Aportes teóricos que podem dar sustentação à proposta investigativa.

5- Metodologia e procedimentos (indicar e justificar opção metodológica; indicar claramente os procedimentos e etapas de desenvolvimento do projeto. Ou argumentar sobre a impossibilidade de definição, a priori , da metodologia e de seus procedimentos);

6- Cronograma e exequibilidade.

Referências conforme as normas vigentes da ABNT

O Projeto de Pesquisa será avaliado de acordo com os critérios apresentados no Anexo

A deste Edital.

Obs.: Serão desclassificados os projetos que excederem o número de páginas ou não seguirem o formato estabelecido.

Sobre o vídeo de apresentação

O vídeo deverá ter duração máxima de 10 minutos e abordar dois temas principais. O primeiro é a apresentação do projeto de pesquisa. Este tema deve ocupar no máximo 8 minutos do vídeo. O segundo item a ser abordado no vídeo deve ocupar no máximo 2 minutos e consiste na resposta à pergunta: Por que desejo cursar o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul?

(6)

Sobre o Currículo Lattes

O Currículo Lattes será analisado conforme os critérios definidos no Anexo B.

Sobre a avaliação da primeira etapa

A primeira etapa, representa um total de 80 pontos. Nesta etapa serão utilizados os seguintes instrumentos e critérios de avaliação:

1. Análise da escrita do Projeto de Pesquisa (50 pontos) e apresentação do vídeo (10 pontos).

2. Análise do Currículo Lattes, considerando a produção intelectual comprovada (20 pontos).

Para que o candidato avance para a segunda etapa, é necessário que atinja, minimamente, os índices abaixo:

Projeto de Pesquisa: Nota mínima é 30 pontos

Vídeo: Nota mínima é 6 pontos

Sobre a entrega do Projeto de Pesquisa e do Vídeo

O Projeto de Pesquisa e o vídeo deverão ser enviados para o e-mail mat-ppgensimat@ufrgs.br até a data máxima de 30 de abril de 2021, junto com os demais documentos de inscrição

Sobre a divulgação dos resultados da primeira etapa

A divulgação da lista provisória com os candidatos classificados na primeira etapa do processo de seleção será feita no dia 05 de maio de 2021 no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/ppgemat, no link Seleção.

Os candidatos não classificados na primeira etapa terão até 48 horas, a contar da data de divulgação dessa lista provisória, para entrarem com recurso solicitando revisão da avaliação. O recurso deve ser enviado para o email mat-ppgensimat@ufrgs.br.

No dia 07 de maio de 2021 ocorrerá a divulgação dos resultados dos recursos e da lista final com os classificados da primeira etapa. Os candidatos classificados na primeira etapa passam para a segunda etapa.

(7)

Segunda etapa

A segunda etapa, representa um total de 20 pontos. Esta etapa consiste na entrevista que os candidatos darão aos representantes da Comissão de Seleção. Estas entrevistas serão realizadas na modalidade virtual e ocorrerão entre os dias 10 a 14 de maio de

2021. Os candidatos serão previamente comunicados sobre a data e hora exatas na

qual a entrevista será feita. As entrevistas terão duração máxima de 25 minutos.

Resultado final

A lista provisória do resultado final será publicada no dia 17 de maio de 2021, sendo divulgada a listagem dos candidatos selecionados no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, http://www.ufrgs.br/ppgemat. Os candidatos não classificados poderão entrar com recurso até o dia 18 de maio de 2021.

A lista do resultado final será publicada no dia 21 de maio de 2021, sendo divulgada a listagem dos candidatos selecionados no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/ppgemat, no link Seleção.

V – Início do período letivo

O início das atividades letivas do ano acadêmico de 2021 será de acordo com o

Calendário Acadêmico definido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

VI – Matrícula

Os candidatos selecionados deverão efetuar suas matrículas no período de

02/07/2021 a 07/07/2021.

VII – Comissão de Seleção

A Comissão de Seleção será nomeada pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Ensino de Matemática/UFRGS.

(8)

VIII – Cronograma

Inscrição 23/04 a 30/04/2021

Solicitação de isenção de taxa 23/04 a 25/04/2021

Divulgação dos resultados da análise dos pedidos de isenção de taxa

26/04/2021

Data máxima para envio dos documentos de inscrição, do Projeto de Pesquisa e do vídeo de apresentação

30/04/2021

Homologação provisória da inscrição 03/05/2021

Interposição de recursos quanto à homologação das inscrições

03/05 a 05/05/2021

Homologação final da inscrição 05/05/2021

Divulgação do resultado provisório da primeira etapa

05/05/2021

Solicitação de recursos do resultado provisório da primeira etapa

05/05 a 06/05/2021

Divulgação do resultado final da primeira etapa 07/05/2021

Seleção – segunda etapa 10/05 a 14/05/2021

Divulgação da lista provisória do resultado final 17/05/2021

Solicitação de recursos do resultado final 18/05 a 20/05/2021

Divulgação da lista do resultado final 21/05/2021

Período de Matrícula 02/07 a 07/07/2021

Encerramento da vigência do edital 07/07/2021

IX – Disposições Gerais

A vigência desse Edital encerra-se em 07 de julho de 2021.

As despesas de locomoção e estadia para a seleção e realização do Mestrado não são de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Os casos omissos ou situações não previstas nestas normas serão resolvidos pela Comissão Coordenadora de Pós-Graduação.

Porto Alegre, 16 de março de 2021.

Marcus Vinicius de Azevedo Basso Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

(9)

Anexo A

Critérios para avaliação dos projetos apresentados no processo seletivo e pontuação.

Projeto de Pesquisa: máximo de 100 pontos, distribuídos da maneira a seguir:

CRITÉRIO PONTUAÇÃO

Resumo Máximo de 2,5 pontos

Problema de Pesquisa Máximo de 7,5 pontos

Objetivos Máximo de 2,5 pontos

Revisão de literatura Máximo de 10 pontos Fundamentação teórica e metodológica Máximo de 15 pontos

Cronograma Máximo de 2,5 pontos

Relevância da pesquisa Máximo de 7,5 pontos Exequibilidade Máximo de 2,5 pontos

Os itens acima serão avaliados de acordo com os critérios:

- Clareza;

- Objetividade;

- Revisão ortográfica e estrutura do texto;

- Coerência entre problema da pesquisa, objetivos, metodologia e literatura;

- Segue as normas ABNT de citação direta e indireta, apresentação (formatação) e referências;

- Projetos que ultrapassarem o máximo de páginas indicadas no edital serão desclassificados.

(10)

Anexo B

Os critérios para avaliação do Currículo Lattes se dividem em três campo: Formação, Experiência e Publicações. Cada campo terá uma pontuação máxima de 100. As notas de Formação, de Experiência e de Publicações serão somadas. O resultado será multiplicado por 2 e dividido por 30, para que a nota deste quesito seja equivalente a 20 pontos.

Formação: máximo de 100 pontos, distribuídos da seguinte maneira:

• Se houver curso de Especialização em educação/ensino de Matemática– atribuir 10 pontos;

• Se houver curso de Especialização em outra área – atribuir 5 pontos;

• Se houver cursos de outra natureza como os de Aperfeiçoamento, Extensão Universitária ou línguas com carga horária igual ou superior a 180h - atribuir 5 pontos (até 15 pontos, no máximo)

• Observação: não serão computados cursos de curta duração, minicursos oferecidos em eventos, disciplinas cursadas como aluno especial em PPG. Se houve duas ou mais graduações para um candidato, computa-se apenas a de maior valor.

Experiência: máximo de 100 pontos, distribuídos da seguinte maneira:

• Experiência com docência em Matemática na Educação Básica ou Ensino Superior (10 ponto por ano até 100 pontos, no máximo)

• Experiência com docência em áreas distintas da Matemática na Educação Básica ou Ensino Superior (5 pontos por ano até 50 pontos, no máximo)

• Projetos de Pesquisa ou Extensão, Iniciação científica, PIBID, Monitorias. Participante (5 pontos por semestre) Coordenador (10 pontos por semestre) oficialmente registrados.

• Experiência com gestão (direção de escola, coordenação de curso, chefia departamento, direção de instituto) (5 pontos por ano)

• Observação: se duas ou mais atividades de gestão? foram realizadas concomitantemente, atribuiu-se apenas a pontuação para uma delas, a de maior valor.

Publicações: máximo de 100 pontos

• 40 pontos por artigo em revista científica, livro ou capítulo de livro.

• 10 pontos por publicação completa ou resumo expandido em anais de evento. • Observação: não serão atribuídos pontos para resumos em anais de eventos, participação em eventos, publicações em magazines.

Referências

Documentos relacionados

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e