• Nenhum resultado encontrado

EDITAL RETIFICADO DO PROCESSO SELETIVO 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL RETIFICADO DO PROCESSO SELETIVO 2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE DOUTORADO EM BIOLOGIA ANIMAL

EDITAL RETIFICADO DO PROCESSO SELETIVO 2015

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGBAN) da UFES vem, por meio deste Edital, convocar os candidatos interessados a se inscreverem no processo de seleção de alunos para o curso de Doutorado em Biologia Animal, para início no ano de 2015.

1. CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (com cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Animal) teve sua formação através da organização de pesquisadores da UFES com vários interesses em comum. O grupo desenvolve projetos integrados e multidisciplinares envolvendo a formação de recursos humanos especializados na área de Biologia Animal. Esse programa tem como o objetivo formar profissionais em diferentes sub-áreas da Biologia Animal, como Sistemática, Biogeografia, Biologia Evolutiva, Ecologia, Genética e Biologia da Conservação. Esses profissionais devem atender a demanda local e nacional, e estar preparados para atuar em um mercado de trabalho dinâmico e em expansão, que inclui empresas privadas, órgãos públicos e organizações não-governamentais da área ambiental. Busca-se uma formação sólida tanto nos aspectos teóricos quanto práticos da Biologia Animal, através de uma estruturação acadêmica que envolve disciplinas obrigatórias que investem na formação básica do aluno em metodologia científica e análises de dados, assim como métodos de coleta de dados em campo. Com tais habilidades, o aluno estará apto a desenvolver seu projeto com clareza, planejamento e avaliação contínua das etapas a serem cumpridas, e assim, manter o Tempo Médio de Titulação (TMT) em 48 meses.

2. LINHA DE PESQUISA

O PPGBAN está organizado em uma linha de pesquisa, Zoologia Integrada e Comparada, como base filosófica e prática nas Ciências Biológicas, tanto na pesquisa como em educação. Pretende a integração entre os vários níveis de organização biológica, de moléculas a ecossistemas, contemplando também a diversidade zoológica nos ecossistemas aquáticos e terrestres.

O nome da linha de pesquisa reflete o reconhecimento de que o estudo dos sistemas biológicos deva ser realizado através de uma abordagem multidisciplinar, integrando uma variedade de disciplinas que se completam umas às outras, de forma a contemplar a biocomplexidade.

O foco é na integração entre as disciplinas de sistemática, ecologia, genética, biogeografia e comportamento animal, com o emprego de diversas metodologias ao nível molecular, celular e do organismo para investigar questões sobre a evolução e organização da diversidade zoológica, e promover o seu conhecimento e conservação.

3. ORIENTADORES E NÚMERO DE VAGAS POR DOCENTE

Para o ano de 2015, o PPGBAN apresenta 13 docentes orientadores de doutorado, assim como o número máximo de vagas por docente:

 Agnaldo Silva Martins – agnaldo.ufes@gmail.com (2 vagas)  Ana Paula Cazerta Farro – anafarro@yahoo.com.br (1 vaga)  Angelo Fraga Bernardino – angelofraga@gmail.com (1 vaga)  Alexandre Pires Aguiar – hympar@gmail.com (2 vagas)  Frederico Falcão Salles – ffsalles@gmail.com (1 vaga)  Jean-Christophe Joyeux – jcj.ufes@gmail.com (1 vaga)  Karen Barbara Strier – kbstrier@facstaff.wisc.edu (1 vaga)  Leonora Pires Costa – leonoracosta@yahoo.com (1 vaga)  Marcelo Teixeira Tavares – tavares.mt@gmail.com (2 vagas)  Maurício Hostim Silva - mhostim@gmail.com (1 vaga)  Sérgio Lucena Mendes – slmendes1@gmail.com (2 vagas)  Valéria Fagundes – vfagunde@gmail.com (1 vaga)

(2)

 Yuri Luiz Reis Leite – yuri_leite@yahoo.com (1 vaga)

Detalhes das áreas de atuação de cada docente podem ser encontrados no site <http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN>.

4. CRONOGRAMA

Data Horário Atividades

1 a 17/10/2014 8 – 15 h Período de inscrição para o processo seletivo PPGBAN - 2015

22/10/2014 Até 15 h Publicação da lista de deferimento das

inscrições

23 e 24/10/2014 8 – 15 h Período de interposição de recurso à administrativo para inscrições indeferidas 29/10/2014 Até 15 h Lista final de deferimento das inscrições 12/11/2014 13 – 17 h Prova escrita de interpretação e análise

crítica de texto(s) científico(s)

18/11/2014 Até 15 h Divulgação do resultado preliminar do

processo seletivo

19 a 21/11/2014 8 – 15 h Período para interposição de recurso administrativo em primeira instância 24 a 25/11/2014 8 – 15 h Período para interposição de recurso

administrativo em segunda instância

28/11/2014 Até 15 h

Divulgação do resultado homologado do processo seletivo e da classificação dos candidatos

5. LOCAL DA PROVA

Centro de Ciências Humanas e Naturais - UFES Campus de Goiabeiras

Av. Fernando Ferrari 514, Vitória, ES

Obs. A sala onde ocorrerá a prova será informada no ato da inscrição.

Será avaliada a possibilidade de execução das provas em outra Instituição de Ensino Superior, fora do estado do Espírito Santo, mediante solicitação prévia do candidato, por escrito, até o dia 17 de outubro de 2014.

6. VAGAS

São oferecidas 15 vagas para a seleção 2015 do curso de doutorado do PPGBAN. A distribuição das vagas obedecerá à ordem de classificação dos candidatos aprovados no processo seletivo, respeitado o número máximo de vagas oferecidas pelo orientador. O aluno aprovado, cujo orientador indicado já tiver todas as suas vagas preenchidas, poderá ser admitido no Curso mediante o aceite de outro orientador que tenha vaga disponível.

7. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

a. Ser mestre formado em curso do país, credenciado pela CAPES ou equivalente de outros países; ou ser aluno regular finalista matriculado em curso de mestrado no país credenciado pela CAPES (neste caso, se aprovado, o candidato deverá apresentar no ato da matrícula documentação que ateste que cumpriu todas as condições ou requisitos necessários para a obtenção do grau de mestre).

b. Ter curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq <http://lattes.cnpq.br>.

c. Indicar um orientador do PPGBAN com a devida anuência, mediante apresentação de carta de

anuência de orientador, conforme modelo disponível no site

<http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN>. 8. INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

(3)

8.1. Toda documentação abaixo deve ser entregue na secretaria do PPGBAN no ato da inscrição, impreterivelmente:

a. Ficha de Inscrição, devidamente assinada, disponível no site <http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN>;

b. Diploma de Mestrado (cópia a ser autenticada na secretaria ou autenticada em cartório, caso enviada por correio); ou documentação que ateste que cumpriu todas as condições ou requisitos necessários para a obtenção do grau de mestre (no caso dos candidatos ainda sem diploma); ou declaração de ser aluno regular e finalista de curso de mestrado (no caso de alunos que não completaram o mestrado);

c. Carta de anuência do orientador, devidamente assinada por um docente do PPGBAN, disponível no site <http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN>;

d. Cópia simples de um documento de identificação com foto (carteira de motorista ou cédula de identidade; passaporte ou outro documento equivalente no caso de candidatos estrangeiros); e. Currículo Lattes com cópias de documentos comprobatórios encadernados e organizados

sequencialmente em diferentes seções de acordo com os 4 itens da listagem do Anexo I e devidamente identificados de acordo com os subitens desse mesmo anexo. Apresentar cópia integral dos artigos científicos publicados ou aceitos para publicação. Para artigos aceitos, deverá ser anexada, também, a carta de aceite definitivo da revista. Os trabalhos submetidos não serão pontuados. Lembrando-se que “apresentação de trabalhos em congressos” e seus respectivos “resumos” são itens diferentes e devem ter comprovação própria.

8.2. O local e prazo limite para entrega dos documentos mencionados acima é:

Secretaria Integrada dos Programas de Pós-Graduação Prédio Bárbara Weinberg – CCHN

Av. Fernando Ferrari 514, Goiabeiras, CEP: 29075-910, Vitória, ES Horário de funcionamento da secretaria: 8 às 15 horas.

Prazo: 17 de outubro de 2014 até as 15 horas, horário de Brasília.

8.3. Os documentos podem ser entregues por terceiros, diretamente na secretaria do PPGBAN (mediante apresentação de procuração, devidamente registrada em cartório); ou por correio (desde que os documentos cheguem à secretaria até a data de 17 de outubro de 2014, impreterivelmente). Nesse último caso, recomenda-se o uso de entrega via SEDEX, para conferência do dia e horário de entrega da documentação.

8.4. Candidatos portadores de necessidades especiais para o processo seletivo deverão informar a secretaria no ato da inscrição.

9. DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES

9.1. Os pedidos de inscrição serão avaliados de acordo com sua adequação aos requisitos para inscrição (item 7), documentação exigida (item 8.1) e cumprimento do prazo limite para inscrição (item 8.2).

9.2. O deferimento das inscrições será divulgado, conforme calendário acima, no site do PPGBAN <http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN>.

9.3. Os candidatos terão o prazo de dois dias úteis para recorrer do resultado do deferimento das inscrições, conforme cronograma (item 4), apresentando por escrito seus questionamentos, entregue diretamente na secretaria do PPGBAN.

10. PROCESSO DE SELEÇÃO

10.1. Comissão de seleção

O processo seletivo será avaliado por uma comissão de seleção, composta por docentes do PPGBAN, e consiste na nota de avaliação curricular e na nota da prova de conhecimento específico. Os membros da comissão de seleção serão os responsáveis pela elaboração da prova escrita e pela análise curricular.

10.2. Avaliação Curricular

(4)

exclusivamente em função do que estiver devidamente documentado na comprovação curricular, e variará de 0,0 a 10,0 pontos.

b) A nota será calculada segundo tabela de pontuação estabelecida pela comissão (Anexo II).

10.3. Prova de conhecimento específico na área de biologia animal

a) É uma prova escrita, com duração máxima de 4 (quatro) horas, de compreensão e análise crítica de texto(s) científico(s), com caráter eliminatório, com nota mínima de 5,0 (cinco pontos), e classificatório, com nota variando de 0,0 a 10,0 pontos.

b) Será avaliada a capacidade do aluno de compreensão do(s) texto(s) e de uma análise crítica de um ou mais textos científicos na área de biologia animal, apresentados na linguagem científica internacional (inglês), podendo ser artigos ou capítulos de livros na íntegra ou parciais.

c) O(s) texto(s) e respectivas questões serão apresentados aos candidatos ao início da prova. d) Os candidatos deverão responder às questões em português. No caso de candidatos estrangeiros, cuja língua nativa não seja o português, as respostas poderão ser redigidas em inglês ou espanhol.

e) Para avaliação das questões serão considerados os seguintes itens: I. clareza na argumentação;

II. conteúdo;

III. capacidade de interpretação de tabelas e/ou gráficos; IV. análise crítica do(s) tema(s) abordado(s);

V. qualidade da redação (ortografia, gramática e construção do texto). 10.4. Cálculo da Nota final

a) Somente candidatos com nota mínima 5,0 (cinco pontos) na prova de conhecimento específico seguirão para o cálculo da nota final.

b) A nota final do candidato deverá ser calculada com base na fórmula:

Nota final = (2 x nota da prova de conhecimento específico) + nota avaliação curricular 3

c) Será elaborada uma lista de candidatos aprovados, por ordem de classificação segundo a nota final, respeitado o limite de vagas de cada orientador (item 3).

d) O resultado da seleção será divulgado conforme cronograma (item 4) no site do PPGBAN <http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN>.

e) Os candidatos terão o prazo de dois dias úteis para recorrer do resultado do resultado da seleção, conforme cronograma (item 4), apresentando por escrito seus questionamentos, entregue diretamente na secretaria do PPGBAN.

f) No caso de candidato desclassificado por falta de vaga para o orientador, poderá ser solicitada a alteração de orientador durante o período de recurso administrativo previsto no cronograma (item 4), desde que haja vaga disponível e que o novo orientador apresente carta de anuência (item 8.1.d).

g) A nota final e a lista dos aprovados, por ordem de classificação, serão homologadas em reunião de Colegiado do PPGBAN.

h) O resultado final da seleção será divulgado conforme cronograma (item 4) no site do PPGBAN <http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN>.

11. CASOS OMISSOS

Os casos omissos ou interpretações discrepantes acerca de sua aplicação serão resolvidos no âmbito das comissões de Seleção e da Coordenação do PPGBAN.

12. FORMULÁRIOS E OUTRAS INFORMAÇÕES

Os formulários para inscrição e aceite de orientador estão disponíveis no site <http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN>.

Outras informações poderão ser obtidas junto à Coordenação do PPGBAN, através do e-mail ppgban@yahoo.com.br ou no site <http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN> ou pelo telefone: +55 (27) 3357-9500 ramal 5216.

Vitória, 30 de setembro de 2014 A Coordenação

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CURSO DE DOUTORADO EM BIOLOGIA ANIMAL

ANEXO I – EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015 Lista de itens a serem pontuados na avaliação curricular

(encadernar os comprovantes nesta ordem) 1. Atividades de Ensino

1. Exercício de magistério no ensino superior

2. Exercício magistério no ensino médio e pré-vestibular

3. Exercício de magistério no ensino básico e preparatório para ensino médio 4. Exercício de monitoria

5. Orientação de iniciação científica e trabalhos de conclusão 2. Publicação Científica e Didática

1. Livro ou Capítulo de livro

2. Artigo completo em periódico científico Qualis A ou B (publicado ou aceito) 3. Artigo completo em periódico científico não Qualis A ou B (publicado ou aceito) 4. Notas ou comunicações curtas em periódicos científicos (publicado ou aceito) 5. Artigo científico completo em anais de eventos (congresso, simpósio, etc.) 6. Resumo expandido em anais de eventos (congresso, simpósio, etc.) 7. Resumo em anais de eventos (congresso, simpósio, etc.)

8. Artigos de divulgação científica

9. Organização de livros especializados e anais de eventos

10. Apostilas, manuais, livros e capítulos de material didático e paradidático 3. Atividades Técnicas e de Extensão

1. Participação em consultorias (como executor responsável)

2. Participação em consultorias (como colaborador ou membro de equipe) 3. Participação em projetos de pesquisa (como Coordenador)

4. Prestação de serviços especializados na área biológica

5. Participação em eventos científicos (como organizador ou monitor) na área biológica 6. Apresentação de trabalhos em eventos científicos (congresso, simpósio, etc.) 7. Ministração de cursos de formação complementar (extensão e capacitação) 8. Ministração de palestra (incluindo conferência e mesa redonda)

9. Participação em bancas de trabalhos de conclusão 4. Formação complementar

1. Participação em cursos extracurriculares na área biológica 2. Curso de especialização (para graduados) na área biológica 3. Exercício de iniciação científica na área biológica

4. Curso especialização (360 horas e monografia)

5. Exercício de estágio (pesquisa/extensão) na área biológica

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE DOUTORADO EM BIOLOGIA ANIMAL

ANEXO II – EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015 Tabela de pontuação da avaliação curricular

Atividades Pontos

Limite de pontos I. Atividades de Ensino (limite 30 pontos)

Exercício de magistério no ensino superior 6 pontos por semestre (mínimo) 24

Exercício magistério no ensino médio e pré-vestibular 4 pontos por semestre (mínimo) 16

Exercício de magistério no ensino básico e preparatório para

ensino médio 3 pontos por semestre (mínimo) 12

Exercício de monitoria 2 ponto por semestre (mínimo) 12

Orientação de iniciação científica e trabalhos de conclusão 2 ponto por semestre (mínimo) 12 II. Publicação Científica e Didática (limite 30 pontos)

Livro ou Capítulo de livro 6 pontos por artigo 24

Artigo completo em periódico científico Qualis A ou B (publicado ou

aceito) 6 pontos por artigo 24

Artigo completo em periódico científico não Qualis A ou B

(publicado ou aceito) 3 pontos por artigo 12

Notas ou comunicações curtas em periódicos científico (publicado ou aceito)

3 pontos por nota ou

comunicação 12

Artigo científico completo em anais de eventos (congresso,

simpósio, etc.) 3 pontos por artigo 12

Resumo expandido em anais de eventos (congresso, simpósio,

etc.) 2 pontos por resumo 8

Resumo em anais de eventos (congresso, simpósio, etc.) 1 pontos por resumo 6

Artigos de divulgação científica 3 pontos por artigo 12

Organização de livros especializados e anais de eventos 2 pontos por item 8

Apostilas, manuais livros e capítulos de material didático e

paradidático 3 pontos publicação 12

III. Atividades Técnicas e de Extensão (limite 20 pontos)

Participação em Consultorias (como executor responsável) 0,5 pontos por 40 horas 12

Participação em Consultorias (como colaborador ou membro de

equipe) 0,3 pontos por 40 horas 7

Participação em projetos de pesquisa (como Coordenador)

0,5 pontos por 40 horas ou 3

pontos por semestre 12

Prestação de serviços especializados na área Biológica

0,5 pontos por 40 horas ou 3

pontos por semestre 12

Participação em eventos científicos (como organizador ou monitor)

na área Biológica 0,3 por atividade 1,2

Apresentação de trabalhos em eventos científicos (congresso,

simpósio, etc.) 1 ponto por apresentação 6

Ministração de cursos de formação complementar (extensão e

capacitação) 1 ponto por 8 horas de atividade 6

Ministração de palestra (incluindo conferência e mesa redonda) 0,5 ponto por atividade 3

Participação em Bancas de trabalhos de conclusão 0,5 ponto por atividade 3

IV. Formação complementar (limite 20 pontos)

Participação em cursos extracurriculares na área Biológica 0,2 ponto por 8 horas de atividade 4 Curso de especialização (para graduados) na área Biológica 1 ponto por 40 horas de atividade 9

Exercício de iniciação científica na área Biológica 2 pontos por semestre 12

Curso Especialização (360 horas e monografia) 12 pontos por curso 12

Exercício de estágio (pesquisa/extensão) na área Biológica

0,5 por 40 horas

(10horas/semana x 4=mês) 8

Participação em reuniões científicas (como ouvinte) na área

Referências

Documentos relacionados

Os candidatos aprovados em cada categoria de vagas do item 1.1 serão classificados em ordem decrescente de acordo com a nota final. O preenchimento das vagas em cada categoria do

Desse modo, frequentar um cemitério no Seridó é também (re)ler as páginas de uma história local, contada a partir de um reservatório de informações sobre a

Os vouchers referentes aos Prêmios estipulados nos itens “c” e “d” da cláusula 1.5 deverão ser utilizados junto às respectivas lojas dentro do período de 01 (um) ano de

primeira página, média visibilidade para reportagens, charges, fotos, ilustrações e colunas assinadas, baixa visibilidade para artigo assinado, editorial e carta do leitor; ii)

Nosso trabalho está em concordância com a literatura demonstrando que dos 60 casos avaliados 53 foram c-erbB-2 positivos (88,3%). Diversos marcadores biológicos adicionais tais como

• Hóspedes femininos – Retorno e silêncio até às 23h • Transporte para PUC/CMUC – ônibus 4110 ou 4111 na Rua Padre Eustáquio em frente Caixa Econômica Federal, descer

2 — As condições de funcionamento dos cursos e respetivos regimes do número anterior são aprovadas pelo Presidente do ISEL, sob proposta da AD âncora do curso, com parecer do CTC e

Os motivos para realismo eram vários outros, como a lembrança de dois anos antes quando o Brasil foi eliminado na Copa das Confederações, na França, na primeira fase,