• Nenhum resultado encontrado

Eleições 2020: eleitores não podem ser presos Código Eleitoral prevê três exceções. Oferta restrita eleva preços do mamão havaí no ES e na BA Pág.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eleições 2020: eleitores não podem ser presos Código Eleitoral prevê três exceções. Oferta restrita eleva preços do mamão havaí no ES e na BA Pág."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Eleições 2020: eleitores

não podem ser presos

Código Eleitoral prevê três exceções

Câncer infantil é

tema de fórum no

próximo dia 23

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza

Moto furtada em

Pancas é recuperada

horas depois pela

PM em Colatina

Pág. 07

Pág. 02

Rogério Ceni

assume o Flamengo

e pode estrear

contra o São Paulo

Oferta restrita

eleva preços do

mamão havaí

no ES e na BA

Pág. 04

Pág. 07

COMUNICADO

São Gabriel: Eleitores tem seção de votação alterada pela Justiça

Prezado eleitor de São Gabriel da Palha,

A Justiça Eleitoral informa a transferência das se-ções 134 e 149 do antigo Ginásio de Esportes para a Escola Ilda Ferreira da Fonseca.

Então, se você votava no Ginásio de Esportes, no dia 15 de novembro de 2020 deverá se dirigir à Esco-la Ilda Ferreira da Fonseca, na Rua Sete de Setem-bro, nº 427, Bairro Boa Vista.

Contamos com sua compreensão e desejamos uma boa eleição a todos.

(2)

Reflexao

~

"Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo de que aquilo que se vê não foi feito do que é visível."

Refletindo: Por mais que a humanidade

avance em seus conhecimentos, descobertas e invenções, uma análise científica de inúmeros textos e profecias bíblicas nos revela o quanto a Palavra de Deus continua sendo atual e verdadeira. Tanto a narrativa da criação registrada por Moisés quanto as mais moder-nas teorias científicas da formação do Universo apontam para a obrigatória existên-cia de um Criador.

Oração: Senhor Deus, agradeço por todas as

coisas que o Senhor criou neste mundo com tantos detalhes, com tanta perfeição, e com tanta beleza. Isso tudo mostra o amor que o Senhor tem para cada um de nós. E é incrivel pensar que o Céu será ainda mais maravilhoso. Obrigado meu Deus e Criador de todas as coisas. Oro em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

Hebreus 11:3

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN! a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani

-São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação: Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO =ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

27 99782-7496

RECEBA

DIARIAMENTE

NOSSOS

JORNAIS E NOTÍCIAS

GRATUITAMENTE

NO SEU WHATSAPP

Eleições 2020: eleitores

não podem ser presos

Desde ontem (10), nenhum eleitor pode ser preso ou detido até 48 horas após o término da votação do primeiro tur-no, no próximo domingo (15). A proibição de pri-são cinco dias antes da eleição é determinada pelo Código Eleitoral (Lei 4737/1965), que permite a detenção nos casos de flagrante delito, sentença criminal conde-natória por crime inafi-ançável ou por desrespei-to a salvo-condudesrespei-to.

O flagrante de crime é configurado quando al-guém é sur preendido

cometendo uma infração ou acabou de praticá-la. De acordo com o Código de Processo Penal, se um eleitor é detido durante perseguição policial ou se é encontrado com armas ou objetos que sugiram participação em um cri-me recente, também há flagrante delito.

Sentença criminal

Na segunda hipótese é admitida a prisão da-queles que têm sentença criminal condenatória por crime inafiançável, como, por exemplo, pela prática de racismo, tortu-ra, tráfico de drogas,

cri-mes hediondos, terroris-mo ou ação de grupos armados que infringiram a Constituição.

A última exceção é para a autoridade que desobedecer o salvo-conduto. Para tanto, o juiz eleitoral ou o presi-dente de mesa pode expe-dir uma ordem específica a fim de proteger o eleitor vítima de violência ou que tenha sido ameaçado em seu direito de votar. O documento garante liber-dade ao cidadão nos três dias que antecedem e nos dois dias que se seguem ao pleito. Quem desres-peitar o salvo-conduto poderá ser detido por até

cinco dias.

O eleitor preso em uma dessas situações deve ser levado à presen-ça de um juiz. Se o magis-trado entender que o ato é ilegal, ele pode relaxar a prisão e punir o responsá-vel. A proteção contra detenções durante o pe-ríodo eleitoral também vale para membros de mesas receptoras de vo-tos e de justificativas, bem como para fiscais de partidos políticos.

No caso de candida-tos, desde o dia 1º de no-vembro eles não podem ser presos, a menos que seja em flagrante ato cri-minoso.

Código Eleitoral prevê três exceções

Foto: divulgação

(3)

Eleições 2020: Eleitor pode justificar

ausência pelo celular através do e-Título

Como o voto é obri-gatório no país, todo eleitor que não compa-recer a sua zona eleito-ral no dia da eleição está igualmente obri-gado a justificar a au-sência, sob pena de ter suspensos diversos de seus direitos civis caso não regularize sua situ-ação na Justiça Eleito-ral.

O primeiro turno das eleições municipa-is está marcado para 15 de novembro. O se-gundo turno, onde hou-ver, ocorrerá em 29 de novembro. O horário de votação é sempre das 7h às 17h, no horá-rio local.

Uma das justificati-vas aceitas para não ter ido votar é se o eleitor comprovar que estava fora dos limites geo-gráficos de seu domicí-lio eleitoral, no dia de votação. Neste ano, em função da pande-mia do novo coronaví-rus (covid-19), o Tri-bunal Superior Eleito-ral (TSE) decidiu faci-litar esse tipo de com-provação.

Foi adicionada ao a p l i c a t ivo e - T í t u l o uma funcionalidade que permite justificar a ausência por meio do sistema de georrefen-ciamento disponível nos aparelhos celula-res. A função é capaz de identificar se o elei-tor está de fato fora de

seu domicílio eleito-ral.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Goo-gle Play, para celulares que usam o sistema operacional Android e App Store, para usuá-rios de iPhone.

A versão que trará o georreferenciamento, entretanto, ainda não foi disponibilizada pe-lo TSE. De acordo com o tribunal, isso será feito até 10 de no-vembro. Portanto, pa-ra ter acesso à ferpa-ra- ferra-menta, quem já tem o programa instalado no celular deve ficar aten-to para atualizá-lo pa-ra a versão mais recen-te após a disponibiliza-ção do serviço.

A justificativa de ausência por meio de georreferenciamento pelo e-Título estará disponível somente no dia e no horário da vo-tação. A justificativa por outras razões, co-mo co-motivos de saúde, por exemplo, também poderá ser feita no apli-cativo, mas somente depois da eleição, num prazo de 60 dias.

Em qualquer caso, o primeiro passo é bai-xar o e-Título e seguir o passo a passo mos-trado na tela para reali-zar o cadastro na plata-forma. Uma vez habi-litado, para justificar a ausência no dia da vo-tação o eleitor encon-trará a opção no botão

Mais opções, e depois em Justificativa de au-sência. O procedimen-to deve ser feiprocedimen-to para cada turno separada-mente.

Outros meios para fazer a justificação con-tinuam disponíveis, como o preenchimen-to do Requerimenpreenchimen-to de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser baixado na página do TSE e estará disponí-vel também em papel nos cartórios eleitora-is. Pela internet, é pos-sível ainda utilizar o sistema Justifica.

Conforme informa o TSE em seu portal, quem faltar ao pleito e

não regularizar sua situação junto à Justi-ça Eleitoral fica impe-dido de: - obter passaporte ou carteira de identidade; - receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de fun-ção ou emprego públi-co, autárquico ou para-estatal, bem como fun-dações governamenta-is, empresas, institutos e sociedades de qual-quer natureza, manti-das ou subvenciona-das pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, cor-respondentes ao se-gundo mês subsequen-te ao da eleição;

- participar de concor-rência pública ou admi-nistrativa da União, dos estados, dos terri-tórios, do Distrito Fe-deral, dos municípios ou das respectivas au-tarquias;

- obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de econo-mia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institu-tos e caixas de previ-dência social, bem co-mo em qualquer esta-belecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administra-ção este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

- inscrever-se em con-curso ou prova para cargo ou função públi-ca, e neles ser investido ou empossado;

- renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fisca-lizado pelo governo; - praticar qualquer ato para o qual se exija qui-tação do serviço mili-tar ou imposto de ren-da;

- obter certidão de qui-tação eleitoral, confor-me disciplina a Res.-TSE nº 21.823/ 2004;

- obter qualquer docu-mento perante reparti-ções diplomáticas a que estiver subordina-do.

Após acordo, agências lotéricas voltam a receber

boletos gerados pelo Governo do Estado

O governador do Estado, Renato Casa-grande, informou, na t a r d e d e s e g u n d a -feira (09), que os capi-xabas vão poder

vol-tar a pagar os boletos gerados pelo Governo do Estado nas agênci-as lotéricagênci-as. Confor-me publicou o gover-nador em sua conta no Twitter, o acordo feito com a Caixa

Eco-nômica Federal fez com que a retomada dos pagamentos acon-tecesse nesta terça-feira (10).

Entre os boletos que poderão ser pagos nas agências lotéricas

estão taxas para emis-são e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pagamento de IPVA, valores referentes ao ITCMD, entre outros. “É um acordo

mui-to positivo para a po-pulação, que passa a ter mais uma opção para o pagamento dos boletos, e também pa-ra o Governo do Esta-do, que aumenta a re-de re-de caixas

disponí-veis em bairros que não têm agências ban-cárias”, avalia o audi-tor fiscal e gerente de Arrecadação e Cadas-tro da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Le-andro Kuster.

Sefaz

Foto: Editora Hoje

Com o plicativo e-Título o eleitor pode justificar sua ausência por meio do sistema de georrefenciamento disponível nos aparelhos celulares

(4)

Oferta restrita eleva preços do

mamão havaí no ES e na BA

Na primeira sema-na de novembro, os preços do mamão ha-vaí subiram no norte do Espírito Santo e no sul da Bahia, se igua-lando aos do formosa – que já estavam mais elevados nas semanas anteriores. Segundo agentes consultados

p e l o H o r t i f r u-ti/Cepea, esse cenário se deve à redução da oferta no período.

As recentes chuvas atrapalharam a colhei-ta em algumas locali-dades, devido à difi-culdade para entrar com o maquinário na roça, e até atrasaram um pouco a matura-ção da fruta. Assim, o

havaí tipo 12 a 18 foi comercializado por R$ 1,08/kg na média das praças capixaba e baiana, valorização de 108% em relação à se-mana anterior. Por con-ta dos baixos preços anteriores dessa varie-dade, o consumo este-ve mais elevado que o do formosa nos últi-mos dias.

Moto furtada em Pancas é recuperada

horas depois pela PM em Colatina

Uma motocicleta foi furtada na noite de segunda-feira (09), em Pancas e localizada horas depois na noite do mesmo dia. O veí-culo foi recuperado pela Polícia Militar (PM), durante aborda-gem. Dois rapazes que estavam com a mo-to foram detidos e enca-minhados para a dele-gacia.

De acordo com a PM, os militares ao serem informados que uma motocicleta havia sido furtada, iniciaram as buscas pelos bairros da cidade para locali-zar o veículo. Os rapa-zes que furtaram a mo-to em Pancas, foram flagrados conduzindo o ciclomotor perigosa-mente na BR 259. Eles resistiram a aborda-gem e empreenderam

fuga, mas foram captu-rados pela PM.

A dupla foi detida e encaminhada para a delegacia de Polícia Civil de Colatina.

“A PM orienta a população fazer conta-to imediaconta-to com a polí-cia em caso de atitudes

suspeitas, como pesso-as empurrando moto-cicletas ou observando um veículo durante muito tempo. Todos podemos contribuir com a segurança da comunidade”, infor-mou a 3ª Cia do 8º BPM. Editora Hoje Foto: divulgação Foto: divulgação Safra ES

Racismo linguístico: o preconceito no cotidiano

Dizer que não exis-te racismo no Brasil é um discurso utilizado para inviabilizar a luta por igualdade. A discri-minação racial está pre-sente em diversas esfe-ras da sociedade, e a linguagem é uma delas. O preconceito é expres-so de inúmeras formas, inclusive de maneira velada e banalizada socialmente. O racis-mo está frequentemen-te escondido também em expressões e termos de uso corrente, mas que estão imbuídos de carga pejorativa.

A linguagem pode ser utilizada na cons-trução e manutenção de uma sociedade ex-cludente e opressora. Exemplos não faltam. É o caso da palavra de-negrir, que significa escurecer, mas que é usada negativamente como sinônimo de difa-mar. Ou a expressão

inveja branca, usada para positivar o senti-mento da inveja, como se a cor branca fosse algo puro, inocente.

A professora de Le-tras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Jurema Oliveira explica que a linguagem que usamos é um reflexo do sistema social no qual estamos inseridos. “Vocábulos como mercado negro estão inseridos na pers-pectiva de racismo lin-guístico tão recorrente. Não basta ser politica-mente correto em pú-blico, já que nas ações privadas continuamos sendo racistas”, afirma a doutora. Jurema é coordena-dora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Africanidades e Brasl i d a d e s ( N a f r i-cab/Ufes) e presiden-te-geral da Associação Internacional de Estu-dos Literários e Cultu-rais Africanos

(Afro-lic). A linguista defen-de a promoção defen-de cur-sos antirracistas em órgãos públicos e insti-tuições privadas na perspectiva de uma for-mação continuada.

“Durante décadas, o movimento negro lutou por projetos de valorização dos direi-tos da população ne-gra. No entanto, o mes-mo mes-movimento negro não teve acesso aos es-paços oficiais para pro-por ações de formação que atendessem à popu-lação branca, já que são os brancos quem promovem o racismo sistêmico e não sistê-mico”.

Segundo a professo-ra, essa conscientiza-ção é um dos passos na desconstrução social do racismo. A discri-minação e o preconcei-to perpassam diferen-tes áreas, e a linguagem representa uma parcela desse processo estrutu-ral do racismo.

Palavras e expressões racistas para excluir do

vocabulário

A coisa tá preta – expressão racista utilizada para dizer que uma situação não está boa, relacionando a cor preta a algo ruim ou desagradável.

Boçal – termo utilizado no período da escravidão para designar negros que chegavam do continente africano e que não falavam a língua portuguesa.

Cabelo ruim – expressão racista para depreciar o cabelo de pessoas negras e perpetuar o padrão de beleza do branco. Não existe cabelo bom ou ruim. O que existem são cabe-los de diferentes tipos: crespos, cacheados, lisos, ondulados.

Cor de pele – utilizado para se referir a objetos claros, beges. Como se uma pele clara fosse padrão. O termo desconsidera a diversidade racial, já que a população mundial é formada por pessoas com diferentes tonalidades de pele.

Da cor do pecado – expressão que objetifica e sexualiza o corpo de pessoas negras e as associa a algo pecaminoso.

Denegrir – significa “tornar negro, escurecer”. No entanto, é usado de forma desclas-sificatória. O termo pode ser substituído por difamar.

Dia de branco – refere a um dia de trabalho, como se apenas pessoas brancas fossem trabalhadoras. Utiliza a cor branca como algo positivo.

Inveja branca – usado para dizer que é uma inveja “positiva”, que não tem maldade. É um termo racista porque carrega a ideia de que a cor branca é algo bom, inocente. Mercado negro, magia negra, lista negra, ovelha negra – expressões que associam negro à negatividade, a algo ruim, ilegal, pejorativo.

Mulata – termo que vem da palavra mula, que vem do cruzamento de um cavalo e uma égua.

Não sou tuas negas - expressão que também tem o contexto histórico da escravidão, em que mulheres negras eram estupradas e agredidas, sem que houvesse punição. A expressão subjuga mulheres negras, como se aceitassem tratamento inferior e desu-mano.

Nhaca – termo utilizado para caracterizar odores ruins. A palavra surgiu para ofender a população negra. Inhaca é uma ilha de Maputo, em Moçambique, onde vive o povo nhaca.

Preto de alma branca – expressão utilizada por pessoas racistas para “elogiar” uma pessoa negra. Faz referência à cor branca como sinônimo de dignidade, retidão. Serviço de preto – expressão utilizada para criticar uma ação mal feita. Mais uma cla-ra demonstcla-ração de preconceito, que subjuga o esforço e desqualifica o tcla-rabalho de pessoas negras.

Ter um pé na cozinha – expressão pejorativa que remete ao período escravocrata, em que a cozinha era o único local da casa grande permitido às pessoas negras.

(5)

Especialistas discutem a importância e

impactos da rastreabilidade em vegetais frescos

Fonte de geração de 13 milhões de empre-gos e receita superior a 1 bilhão de dólares em exportação, de acordo como Anuário Brasile-iro de Horti & Fruti 2020, a cadeia de hor-tifrúti no Brasil está mudando de patamar diante da necessidade de adotar a rastreabili-dade em frutas e horta-liças. Para discutir a importância de ade-quação às regras, legis-lação, suas implica-ções e impactos, repre-sentantes de institui-ções públicas e priva-das participam de um encontro nesta terça-feira (10), às 16 horas, com transmissão pelo canal da Embrapa no Youtube.

A organização é da Embrapa Instrumen-tação (São Carlos, SP), com moderação do pesquisador Marcos David Ferreira, especi-alista em pós-colheita. Ele diz que a proposta do debate é contribuir para o esclarecimento das regras em torno da rastreabilidade de fru-tas, legumes e vegetais, os chamados FLVs. Glauco Bertoldo, diretor do Departa-mento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuá-ria e Abastecimento (Mapa), abre o debate. Ele vai abordar a im-portância da rastreabi-lidade de produtos ve-getais frescos destina-dos à alimentação hu-mana, tratar da legisla-ção, da Instrução Nor-m a t i v a C o n j u n t a ( I N C ) N º 2 d e 07/02/2018, elabora-da pelo Mapa e Agên-cia Nacional de Vigi-lância Sanitária (Anvi-sa)

Bertoldo ainda tam-bém vai esclarecer a responsabilidade, ou-tras normativas, con-ceito, exemplos, infor-mações de rotulagem, registros - caderno de campo, grupos horti-frúti com inicio de vi-gências, Plano Nacio-nal de Controle de Re-síduos e Contaminan-tes em produtos de ori-gem vegetal (PNCRC Vegetal).

Já Viviane Cremas-chi Lima, coordena-dora de Relaciona-mento com a Indús-tria, do Instituto Senai de Tecnologia em Ali-mentos e Bebidas do Estado de São Paulo, vai explorar a

impor-tância da rotulagem na rastreabilidade de fru-tas e hortaliças. Basea-dos em exigência lega-is, a coordenadora vai explicar qual é o papel fundamental dos rótu-los na rastreabilidade.

Nilson Gasconi, Executivo de Desen-volvimento Setorial na aplicação dos padrões do Sistema GS1 para o setor de alimentos, es-pecificamente em fru-tas, legumes, verduras, carnes e agronegócio vai discutir a impor-tância de identificar para rastrear, a cone-xão entre os elos da cadeia produtiva.

Segundo ele, com a globalização dos mer-cados e atendimento às legislações existen-tes, o fluxo de informa-ção dos produtos se torna essencial. “Dar identidade aos produ-tos são premissas bási-cas e fator competitivo que agrega mais infor-mações aos produtos como a Identificação Global, nº de Lote, Da-ta de Validade, etc”, diz Gasconi.

A nova legislação e os impactos e oportu-nidades para o setor de FLVs ficarão por conta de José Eduardo Bran-dão Costa,

diretor-executivo da Associa-ção Brasileira dos Pro-dutores e Exportado-res de Frutas e Deriva-dos (Abrafrutas). O diretor vai apresentar um panorama atuali-zado da fruticultura brasileira, o conceito e a importância da ras-treabilidade para a ex-portação e mercado interno, além de mos-trar como os produto-res estão se adaptando, com destaque para as dificuldades encontra-das. Ele ainda vai mos-trar como a legislação poderá impactar o con-sumo de FLVs no Bra-sil.

O pesquisador Mar-cos David Ferreira, da Embrapa Instrumen-tação, encerra as dis-cussões traçando um panorama sobre ali-mento seguro e rastre-abilidade, possibilida-des e possibilida-desafios da ado-ção desse procedimen-to no país. Ele adianta que o tema rastreabili-dade, que integra a pro-gramação do Curso T e c n o l o g i a P ó s -Colheita em Frutas e H o r t a l i ç a s http://poscolheita.cn pdia.embrapa.br/, e outros de importância para o setor serão tra-tados em formato

dife-renciado em 2021. Por meio de recursos ori-undos de emenda par-lamentar do deputado federal Vitor Lippi, a realização vai ocorrer no Ambiente Virtual d e A p r e n d i z a d o (AVA) da Embrapa. O curso, que entra em sua VII edição no pró-ximo ano, será realiza-do de 23 a 27 de agos-to.

Governo amplia prazo para a adoção

A rastreabilidade é entendida como um conjunto de procedi-mentos que permite identificar a origem e acompanhar a movi-mentação de um pro-duto ao longo da cade-ia produtiva. Por meio da rastreabilidade é possível saber qual é o produto, de onde ele veio e para onde ele vai. Considerada fun-damental para o con-trole de qualidade e segurança de alimen-tos, a obrigatoriedade de rastrear os FLVs foi determinada pela INC 2/2018 e tinha prazo final para entrar em vigor em agosto deste ano.

No entanto, uma outra INC, a de Nº 1

de 15 de abril de 2019 (1/19) ampliou em um ano os prazos de ade-quação às regras de rastreabilidade para alguns produtos, com data final para agosto de 2021. Assim, os pro-dutores rurais têm con-dições de se adequa-rem às novas regras.

Um dos principais objetivos da norma é assegurar ao consumi-dor produtos vegetais sem irregularidades no uso de agrotóxicos e contaminantes. Para facilitar a adaptação, foi estabelecido um cronograma de imple-mentação para grupos de culturas conforme a nova instrução. Um balanço divul-gado na 54ª convenção da Associação Brasile-ira de Supermercados (Abras), ocorrida no final de outubro, apon-ta que o Programa de Rastreabilidade e Mo-nitoramento de Ali-mentos (RAMA) ras-treou no ano passado 1,9 milhão de tonela-das de FLV, enquanto em 2018 o total foi de 1,4 milhão de tonela-das. O programa da Abras está atuante em 10 estados brasileiros, em 264 municípios, com 948 fornecedores.

Segmento de hortifrúti produziu 53 milhões de toneladas em 5,1 milhões

de hectares, de acordo com o Anuário Brasileiro de Horti & Fruiti 2020.

Foto: Pedro Hernandes

(6)

Fapes divulga habilitação dos editais de

apoio a programas de pós-graduação

A s c o o r d e n a ç õ e s dos mestrados e douto-rados que participam dos editais de apoio a p r o g r a m a s d e p ó s -graduação, lançados em setembro pelo Go-verno do Espírito Santo, podem conferir o resul-tado da habilitação das propostas, divulgado n e s t a s e g u n d a - f e i r a (09). O período para interposição de recur-sos administrativos gue até a próxima se-gunda-feira (16).

A F u n d a ç ã o d e Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito

Santo (Fapes) preparou um investimento de R$ 12 milhões para incenti-var a excelência em pes-quisa nos programas de pós-graduação (PPGs) presentes no Estado, avaliados com conceito entre 3 e 5 pela Coorde-nação de Aperfeiçoa-mento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os PPGs avaliados com conceitos 3 e 4 par-ticipam do Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação Capi-xabas Emergentes (Pro-apem). Serão distribuí-dos R$ 5 milhões, por meio do edital, sendo que o limite a ser

desti-nado para cada propos-ta selecionada é de R$ 600 mil, para os progra-mas de nota 4, e R$ 400 mil, para aqueles com nota 3.

Já os PPGs de nota 5 terão R$ 7 milhões dis-ponibilizados pelo Pro-grama de Apoio à Exce-lência Acadêmica da Pós-Graduação Capi-xaba (Proapex). Cada proposta poderá ser con-templada com até R$ 1,4 milhão para desen-volver o projeto. Até agora, o Estado não pos-sui nenhum programa d e p ó s - g r a d u a ç ã o (PPG) com conceitos 6 ou 7 atribuídos pela

Ca-pes, que indicam alto desempenho equivalen-te ao padrão inequivalen-ternacio- internacio-nal. Investimento em ciência Os recursos financei-ros de ambos os editais

têm origem no Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec). Os editais do Proapem e do Proapex direcionam, juntos, R$ 12 milhões para incremento da pes-quisa no Espírito Santo.

Com esse total de recursos, os PPGs

po-dem investir em itens, como:

- Bolsas de mestrado, doutorado, iniciação científica, apoio técni-co, pós-doutorado e pes-quisador visitante; - Estágios e visitas técnico-científicos; - Capital e custeio. Foto: divulgação Fapes

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

ERRATA

TOMADA DE PREÇOS Nº 004/2020 - PROCESSO Nº 01773/2020

O Município de VILA VALÉRIO/ES, torna pública a ERRATA referente ao RESULTADO DE LICITAÇÃO DA TP Nº 004/2020, publicado no dia 04/11/2020.

Onde se lê: LICITANTE VENCEDORA: CONSTRUTORA NORTE CAPIXABA LTDA nos lotes (lote 1) no valor de R$ 48.859,5650, (lote 2) no valor de R$ 105.022,2200, (lote 3) no valor de R$ 26.260,7625 no valor total de R$ 503.222,66.

Leia-se: LICITANTE VENCEDORA: CONSTRUTORA NORTE CAPIXABA LTDA nos lotes (lote 1) no valor de R$ 293.157,39, (lote 2) no valor de R$ 105.022,22, (lote 3) no valor de R$ 105.043,05, no valor total de R$ 503.222,66.

Vila Valério, 10 de novembro de 2020.

CLEBERSON DEPRÁ Presidente da CPL - PM ViVa

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO

COMUNICADO

"PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GABRIEL DA PALHA - ES", torna público que Requereu do IEMA, através do processo n° 3 7 2 8 5 6 6 1 , L i c e n ç a L A R , p a r a L O T E A M E N T O P R E D O M I N A N TEMENTE RESIDENCIAL OU UNIDADES HABITACIONAIS POPULARES na localida-de localida-de Bairro Gustavo Bone e João Colombi, Mun. de São Gabriel da Palha - ES.

CURTA A NOSSA PÁGINA

CURTA A NOSSA PÁGINA

www.facebook.com/ES1.HojeNoticias/ www.facebook.com/ES1.HojeNoticias/

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA SEDE DE SÃO GABRIEL DA PALHA – ES

Faço saber que pretendem casar-se:

1.CASSIANO JOSÉ DE LUCA SOUZA e ANA FLÁVIA MARTINELLI CASSARO

CASSIANO JOSÉ DE LUCA SOUZA, nacionalidade brasileira, profissão empresário, com trinta e oito (38) anos de idade, estado civil divorciado, natural de Vitória-ES, residente na Rua das Cotovias, 95, Morada de Laranjeiras em Serra-ES e ANA FLÁVIA MARTINELLI CASSARO, nacionalidade brasileira, profissão coordenadora de marketing, com vinte e sete (27) anos de idade, estado civil solteira, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua Argeu Rezende, 527, Santa Cecilia em São Gabriel da Palha-ES.

2. LEONI RAFALSKI BATHE e ALESSANDRA MARTINS

LEONI RAFALSKI BATHE, nacionalidade brasileira, profissão lavrador, com quarenta e quatro (44) anos de idade, estado civil solteiro, natural de Nova Venécia-ES, residente na Rua Azelino Dalcim, s/n, Gustavo Boone em São Gabriel da Palha-ES e ALESSANDRA MARTINS, nacionalidade brasileira, profissão do lar, com quarenta e três (43) anos de idade, estado civil divorciada, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua Azelino Dalcim, s/n, Gustavo Boone em São Gabriel da Palha-ES.

10 de novembro de 2020. ELOIR CARLOS AHNERT Oficial do Registro Civil

Compre, venda e troque!

Compre, venda e troque!

NO

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 067/2020

DATA DE ABERTURA: 27/11/2020 às 08 h. OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviço de segurança da informação centralizada (Backup em n u v e m c o r p o r a t i v o ) , c o n t e n d o : licenciamento, implantação remota e suporte técnico, visando atender as unidades administrativas da Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha/ES, por um período de 12 (doze) meses. O edital p o d e r á s e r r e t i r a d o n o s i t e www.saogabriel.es.gov.br. Demais informações pelo telefone 00 XX 27 3727-1366, ramal 362.

São Gabriel da Palha, em 11/11/2020.

ERLITON DE MELLO BRAZ Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GABRIEL DA PALHA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 069/2020

DATA DE ABERTURA: 25/11/2020 às 13 h.

OBJETO: Aquisição de gêneros alimentícios para os alunos da rede municipal de ensino, conforme Programa Nacional de Alimentação Escolar.. O edital poderá ser retirado no site www.saogabriel.es.gov.br. Demais informações pelo telefone 00 XX 27 3727-1366, ramal 362.

São Gabriel da Palha, em 11/11/2020.

ERLITON DE MELLO BRAZ Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GABRIEL DA PALHA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 070/2020

DATA DE ABERTURA: 26/11/2020 às 13 h.

OBJETO: Constituição de Ata de Registro de Preços, para a aquisição de kits de cestas básicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, por um período de 12 (doze) meses. O edital poderá ser retirado no site www.saogabriel.es.gov.br. Demais informações pelo telefone 00 XX 27 3727-1366, ramal 362.

São Gabriel da Palha, em 11/11/2020.

ERLITON DE MELLO BRAZ Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GABRIEL DA PALHA

(7)

Esportes

Rogério Ceni assume o Flamengo

e pode estrear contra o São Paulo

Rogério Ceni é o novo técnico do Fla-mengo. O ex-goleiro foi anunciado pelo Ru-bro-Negro nesta terça-feira (10) pela manhã, após assinar contrato até dezembro de 2021. Ele substitui o catalão Domènec Torrent, de-mitido na segunda-feira (9), após a goleada por 4 a 0 sofrida para o Atlético-MG no último domingo (8), pela Série A do Campeonato Bra-sileiro.

Os auxiliares Char-les Hembert e Nelson Simões e o preparador físico Danilo Augusto, que trabalhavam com Ceni no Fortaleza,

che-garam junto com o trei-nador – que desembar-cou no aeroporto San-tos Dumont, no Rio de Janeiro, por volta das 7h30 de segunda. Ele foi apresentado em en-trevista coletiva e, na sequência, comandou

o primeiro treinamento no Ninho do Urubu.

Ceni dirigia o Forta-leza desde 2018 – tendo uma rápida passagem de dois meses pelo Cru-zeiro, no ano passado. Pelo Tricolor do Pici, o técnico foi bicampeão

cearense e conquistou os títulos da Copa do Nordeste e da Série B do Brasileirão. Em 153 jogos pelo Leão, foram 81 vitórias, 33 empates e 39 derrotas com apro-veitamento de 60,1%.

A estreia de Ceni

pelo Flamengo pode ser contra o São Paulo – clube no qual o ex-goleiro é ídolo e onde iniciou a carreira de treinador – pela Copa do Brasil. O jogo de ida do confronto pelas quartas de final será

nesta quarta-feira (11), às 21h30, no Maraca-nã. Para isso, o técnico precisa ter o nome pu-blicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confedera-ção Brasileira de Fute-bol (CBF).

Câncer infantil é tema de

fórum no próximo dia 23

No próximo dia 23 de novembro, será reali-zado o 2º Fórum de Onco-hematologia Pe-diátrica do Espírito San-to, no formato on-line, às 16 horas, com o tema “Câncer infantojuvenil – uma responsabilidade de todos”.

P r o m ov i d o p e l a Associação Capixaba Contra o Câncer Infan-til (Acacci), em parceria com o Núcleo de Onco-hematologia Pediátrica do Hospital Infantil Nossa Senhora da Gló-ria (Hinsg), em VitóGló-ria, o fórum faz parte das ações voltadas para o Dia Nacional de

Com-bate ao Câncer Infantil, que ocorre em 23 de novembro.

Participarão do fó-rum nomes, como o presidente da Socieda-de Brasileira Socieda-de Onco-logia Pediátrica (Sobo-pe), Claudio Galvão; a

presidente da Confede-ração Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniaac), Tere-sa Fonseca; e a diretora do Hinsg, Thais Rega-do.

Alguns dos objetivos do evento são: identifi-car as dificuldades para o tratamento de crian-ças e adolescentes con-tra o câncer; despertar atenção dos gestores públicos para o tema e apresentar as melhorias

dos serviços nessa área. O fórum é uma oportu-nidade para trocas de experiências e discus-sões, visando a gerar propostas que influen-ciem na formulação de políticas públicas ne-cessárias para garantir o

diagnóstico precoce, acesso rápido e um tra-tamento de qualidade, envolvendo profissiona-is de saúde, estudantes e sociedade civil. De acordo com a oncologista pediatra do H o s p i t a l E s t a d u a l Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) e conselheira da Acacci, Gláucia Perini Zouain Figueiredo, “o câncer em crianças e adoles-centes tem alto potenci-al de cura, com mais de 85% de sobrevida nos países de primeiro mun-do. No Brasil, a sobrevi-da estimasobrevi-da pelo Insti-tuto Nacional de Cân-cer (Inca) é de 64%”, destaca a médica.

Sesa EBC Esportes

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza

(8)

Referências

Documentos relacionados

Existem dois tipos de compostos químicos utilizados como bloqueadores-UV em tecidos e malhas atualmente, os orgânicos e os inorgânicos, eles exercem a função

Nas noventa estâncias elencadas na Relação de 1858, em Santa Maria, lugar de uma pecuária pobre (pequeno número de cabeças de gado por estabelecimento),

No entanto, a análise dinâmica, apresentada no Gráfico 4.9, revela que os principais sectores em que o Algarve apresenta concentração relativa, tenderam para valores de

 Observando seus acertos e erros, identifique os exercícios que você apresentou maiores dificuldades.  Busque, em seu material, anotações, exemplos, exercícios ou

São transformações físicas endotérmicas: fusão, sublimação e vaporização (ebulição, calefação e evaporação. São Transformações físicas

a) por transporte ativo os íons Na + entram na célula objetivando atingir a isotonia. b) por difusão os íons K + entram na célula contra um gradiente de concentração. d) a saída

Alternativa A – Incorreta: apesar da divisão de circuitos limitar de modo geral a carga atendida pelos condutores, o que implica também na limitação das bitolas dos

Após 11 dias de cultivo, não houve diferença na morfologia e nos padrões de autofluorescência entre os gametófitos que foram cultivados em sala de cultivo sob luz