• Nenhum resultado encontrado

Paraíba, Registrado neste domingo (4), casos de Covid-19, 15 novos óbitos, sendo 13 ocorridos nas últimas 24h

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Paraíba, Registrado neste domingo (4), casos de Covid-19, 15 novos óbitos, sendo 13 ocorridos nas últimas 24h"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Paraíba, Registrado neste

domingo (4), 1.571 casos de

Covid-19, 15 novos óbitos,

sendo 13 ocorridos nas

últimas 24h

Secretaria de Estado da Saúde da

Paraíba

Registramos neste domingo (4), 1.571 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 87 (7%) são c a s o s d e p a c i e n t e s hospitalizados e 1.161 (93%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 41.259 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.055.235 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 15 novos óbitos desde a última atualização, sendo 13 ocorridos nas últimas 24h. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os dias 04 de junho e 4 de julho de 2021. Com isso, o estado totaliza 8.685 mortes. O boletim registra ainda um total de 267.873 pacientes recuperados da doença.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

(2)
(3)

www.reporteriedoferreira.com.br

Secretaria de Saúde reforça

chamamento da população para

receber vacina contra a

(4)

Influenza

Iniciada em abril deste ano, a vacinação contra a Influenza segue com baixa adesão da população. Até agora, são apenas 107.621 doses aplicadas, o que representa 34% da meta de imunizar 90% da população que compõe os grupos prioritários da Campanha. Em alerta com o índice, a Secretaria de Saúde reforça o chamamento para a vacina que protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

De acordo com o chefe da seção de imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, a vacina da gripe é de extrema importância, pois além de reforçar a imunidade, também ajuda a reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza.

“A Campanha de Imunização contra a Influenza precisa avançar e precisamos da adesão das pessoas. É sempre importante lembrar que esse imunizante garante proteção contra vírus que circulam rotineiramente e promovem sintomas muito semelhantes ao da Covid-19, somado a isso o avanço da vacina da gripe também vai n o s a j u d a r a d e s a f o g a r o s s e r v i ç o s d e s a ú d e e a o s profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que alguns dos sintomas são parecidos com os da gripe”, destaca Fernando Virgolino.

(5)

Público-alvo – Neste momento, podem receber o imunizante

gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde que atuam na rede hospitalar e especializada; professores; idosos a partir de 60 anos; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Intervalo entre as doses – Como o chamamento para a campanha

de vacinação da gripe acontece em simultâneo ao chamamento para a vacinação contra o coronavírus, é necessário respeitar um intervalo de 14 dias entre um imunizante e outro. De acordo com a nota técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina da Covid-19 deve ser priorizada e o intervalo de 14 dias serve também para outras vacinas que integram o calendário de rotina do PNI. Esse prazo entre as vacinas se faz necessário para evitar associação a eventos adversos pós-vacinação de outros imunizantes com os da Covid.

“Se uma pessoa faz parte do grupo prioritário para receber as vacinas da Covid e da Influenza, ela precisa levar em consideração que a mais importante neste momento é a da Covid, pois estamos em uma pandemia. Mas, se você já tomou sua vacina contra o coronavírus há pelo menos 14 dias, por favor, se dirija a uma das nossas salas de vacina para receber o imunizante da gripe”, recomenda o chefe da seção de Imunização.

Pontos de vacinação – As pessoas que fazem parte dos grupos

prioritários para receber a vacina contra gripe podem procurar o Centro Municipal de Imunização (CMI), na Avenida Rui Barbosa, na Torre, além das Policlínicas municipais e Unidades de Saúde da Família (USFs). Além de documento de identidade com foto e cartão SUS, é necessário comprovar que

(6)

integra o grupo prioritário do momento apresentando o contracheque ou comprovação de vinculo, bem como declaração médica para pessoas com comorbidades.

Influenza – É uma infecção viral aguda que afeta o sistema

respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias, como em 2009. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e até ao óbito. A vacina da gripe é composta por vírus inativado e protege contra três subgrupos da Influenza, o H1N1, H3N2 e Influenza B.

Texto: Rebeka Paiva Edição: Katiana Ramos Fotografia: Ivomar Gomes

Prefeitura de João Pessoa

aplica segunda dose da

Astrazeneca e Coronavac nesta

segunda-feira,28

(7)

WhatsAppMessengerFacebookTwitterCopy LinkOUTROS

A Prefeitura de João Pessoa dedica esta segunda-feira (28) da campanha de imunização contra a Covid-19 para a aplicação da segunda dose dos imunizantes da Astrazeneca (Fiocruz), para quem tomou a primeira dose há 90 dias, e Coronavac (Butantan), para quem recebeu a dose inicial há mais de 28 dias.

A aplicação para quem vai tomar a Astrazeneca acontecerá em quatro ginásios pela cidade, das 8h às 12h, além do drive thru montado no Mangabeira Shopping, das 8h às 15h, onde pedestres também poderão ser vacinados. Já os que vão receber a dose de reforço da Coronavac (Butantan) serão atendidos no Lyceu Paraibano, das 8h às 12h.

Agendamento e documentação – A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas deverão agendar previamente sua vacinação através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado, com agilidade e todos os cuidados sanitários necessários. Quem tiver dificuldade para agendamento pode procurar um dos postos de vacinação para receber orientações e encaminhamento para a vacinação.

A documentação necessária para quem vai tomar a segunda dose é apenas o cartão de vacinação e documento oficial com foto.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado,

(8)

respectivamente.

Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira os postos de segunda dose de vacinação nesta segunda-feira (28):

Astrazeneca/Fiocruz – para quem completou 90 dias da 1ª dose 8h às 15h

Mangabeira Shopping (drive thru e pedestres) 8h às 12h

-Escola Municipal Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas) -Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

-Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

-Escola Municipal Olivio Ribeiro Campos (Bancários)

Coronavac/Butantan – para quem completou 28 dias da 1ª dose 8h às 12h

(9)

www.reporteriedoferreira.com.br

Em consonância com o Estado,

decreto da PMJP disciplina

abertura

de

bares

e

restaurantes

Na imagem a diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Aline Grisi

Em consonância do que já publicado hoje pelo Governo do Estado, o decreto da Prefeitura de João Pessoa em relação as medidas preventivas à Covid-19, vai trazer poucas mudanças. Durante entrevista ao Programa Sessenta Minutos do Sistema

(10)

de João Pessoa, Aline Grisi adiantou que bares e restaurantes vão funcionar até as 21 horas.

Ela disse que o Busto de Tamadaré ficara aberto até as 17 horas de segunda a sexta-feira e ficará fechado durante o final de semana.

Mais detalhes sobre do decreto da Prefeitura de João Pessoa a qualquer momento.

Redação

Cajazeiras – Imposto de Renda

Solidário fortalece Fundo dos

Direitos da Criança e do

Adolescente

Valeu a iniciativa da gestão municipal, de mobilizar a sociedade cajazeirense em torno do fortalecimento das

(11)

políticas públicas de apoio às crianças e adolescentes, com a realização da campanha do Imposto de Renda Solidário.

Por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, a Prefeitura de Cajazeiras chamou o contribuinte para doar até 3% do seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O resultado foi um aumento de pouco mais de 18 mil reais arrecadados em 2020 para mais de 90 mil reais em 2021.

Para a secretária de Desenvolvimento Humano, Simone Macambira, foi fundamental para o êxito da campanha a colaboração do contador Neto Meireles, bem como a participação de todos os envolvidos e, principalmente, da adesão dos profissionais liberais, empresários, funcionários públicos e outros setores dos contribuintes.

“Assim, a gestão Zé Aldemir com o apoio de todos poderá desenvolver projetos importantes de inclusão social para nossas crianças e adolescentes”, destacou a secretária.

www.re´porteriedoferreira.com.br

Emlur concentra serviços de

capinação e roçagem em sete

bairros da Capital

(12)

A Autarquia Especial Municipal d e L i m p e z a U r b a n a ( E m l u r ) iniciou serviços de capinação e roçagem em sete bairros de João Pessoa, nesta segunda-feira (7). E s t ã o s e n d o c o n t e m p l a d o s Esplanada, Gramame, Jaguaribe, C r i s t o R e d e n t o r , V a r j ã o e Castelo Branco. A ação envolve o trabalho de aproximadamente 300 agentes de limpeza.

De acordo com o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, as ações serão realizadas em todas as ruas dos bairros. “Já realizamos esse trabalho concentrado nessas localidades e estamos retornando. Recentemente, fizemos capinação e roçagem nos grandes corredores viários de João Pessoa e, agora, retomamos nos bairros, atendendo várias regiões”.

No bairro Esplanada, os serviços de capinação e roçagem são feitos por 35 agentes de limpeza. Já em Gramame, são cinco equipes, somando 90 trabalhadores. Outras cinco equipes são responsáveis pelos bairros de Jaguaribe, Varjão e Cristo Redentor, onde também está sendo finalizado o serviço no entorno do Viaduto Eduardo Campos. No Castelo Branco, também há cinco equipes na limpeza urbana.

Vacinação – Em paralelo à execução dos serviços, os agentes de limpeza estão sendo vacinados contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (7), a imunização está sendo aplicada na sede da Emlur. Na última quinta-feira (3), mais de 400 agentes foram vacinados contra o Coronavírus. Ainda haverá uma terceira data de aplicação da primeira dose para não gerar aglomeração, nem prejudicar a prestação dos serviços de limpeza urbana.

(13)

O Tribunal de Justiça da

Paraíba manteve válido o

decreto estadual em João

Pessoa

O Tribunal de Justiça da Paraíba a c a t o u , n e s t e s á b a d o ( 5 ) o recurso da Procuradoria Geral do Estado e manteve válido o decreto estadual em João Pessoa.

O Estado entrou com um Agravo de Instrumento contra a decisão do juiz, que manteve o artigo do Decreto Municipal. A base da decisão é o entendimento do Supremo Tribunal Federal, de que nesses casos, vale a regra mais restritiva para conter a pandemia.

De acordo com a determinação, bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares de João Pessoa só poderão funcionar das 6h às 16h, com ocupação de 30% da capacidade local, prevalecendo as medidas do decreto estadual.

“Porém, os estabelecimentos não poderão abrir nos finais de semana durante a vigência do decreto, só sendo permitido o funcionamento através de delivery e retirada no local. a decisão agravada acolheu em parte a tutela de urgência formulada pelo Estado da Paraíba, reconhecendo que o Decreto editado pelo Município de João Pessoa contraria o Decreto

(14)

Estadual no ponto em que autoriza a abertura de academias e de escolas de esportes, afastando a incidência dessa norma, mas mantendo, contudo, a regra estabelecida no Decreto Municipal que permitiu o funcionamento de bares e restaurantes das 06h às 21h, enquanto o Estadual determinou o fechamento desses estabelecimentos às 16h.”, diz o documento que o Notícia Paraíba teve acesso.

Já nos finais de semana está permitido o funcionando no sistema delivery e takeway, como determina as diretrizes do decreto estadual.

A decisão foi deferida pelo Desembargador Arnóbio Alves Teodósio, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

O decreto entrou em vigência na última quinta-feira (3) e as medidas serão válidas até o dia 18 de junho.

www.reporteriedoferreira.com.br Fonte: Notícia Paraíba

Difusora Rádio Cajazeiras e

sua Verdadeira História

Difusora Rádio Cajazeiras e

sua Verdadeira História

19 de março de 2020

(15)

Difusora

Rádio

Cajazeiras

completa 50 anos

(31-Maio-2014)

Câmara Municipal

presta homenagem

A Câmara Municipal de Cajazeiras realizou no sábado ( 31 ) sessão especial em comemoração ao aniversário de 50 anos da Difusôra Rádio Cajazeiras, comemorado no dia 31 de Maio de 2014. A propositura foi do presidente da casa Nilson Lopes Meireles Filho (Nilsinho) que justificou a homenagem como um agradecimento a todo serviço prestado pela emissora nesse meio século de existência.

Durante a sessão foram prestadas várias homenagens, dentre elas, ao empresário José Cavalcante, como também a outras figuras importantes que fazem parte da história da rádio que é a “pioneira” da cidade. Ermerina de Souza Assis, Rogério de Souza Assis e Gutemberg Assis ( filhos de Mozart de Souza Assis- proprietário da Difusora Rádio Cajazeiras) e o funcionário fundador Iêdo Ferreira.

A Difusora Rádio Cajazeiras é uma

das pioneiras do Sertão Paraibano.

Fundada em 5 de agosto de 1938 como

difusora ( amplificadora ) e em 19

de março de 1964 como estação de

rádio, tem um dos índices de maior

(16)

audiência da região no alto

Sertão.

PRIMEIROS DIRETORES: Mozart de Souza Assis ( proprietário ) Jessé de Souza Assis ( irmão e diretor) José Adegildes Batos ( diretor comercial )

Manoel Paulino ( diretor artistico )

FUNCIONÁRIOS FUNDADOR DA DIFUSORA RÁDIO CAJÁZEIRAS ( DRC )

SONOPLASTAS : Iêdo Ferreira da Silva, Paulo Roberto da Silva ” Jiquiri “, Gutemberg Assis (filho de Mozart) Robstaine Bastos (filho de Adegildes ), Alvino ( filho de dona Milica da Pensão (onde os funcionários da rádio faziam refeições ), Luiz Gonçalves , Julimar Dias , Poty , Rosalvo ( irmão do mastro Rivaldo Santana ) Gilberto Cabrinha ( irmão de Giquiri ) Edson Weber, Mário Bembem, Lafayette, Luiz Alves (morava ao lado do cemitério) Iracy Alves e Maria Amélia ( Primeiras mulheres sonoplastas )

OPERADOR DE TRANSMISSOR : JOSÉ FREIRE

LOCUTORES: Mailson da Nóbrega, José Gonçalves, Rubens Farias de Albuquerque, Antonio Augusto de Albuquerque ” Pinguim “, Maria José Lima, Lacy Nogueira, Lírida Inêz, Eliza Ribeiro, Valmir Lima de Sousa, Pedro Gomes, Francelino Soares, Walter Cartaxo, Luiz Melo ( DRE ) Ozamir Tavares, José Ribeiro, Eurivo Donato, Assis Coêlho ( apresentava o Programa Clube da Criança com Lacy Nogueira aos domingos ) Antonio Assunção ( João Pessoa ) Spence Hatman ( João Pessoa ) Tadeu Nascimento ( João Pessoa ), Emidio Neto, Carlos Alencar, Gilson Souto Maior, Fassis ( Funcionário B.Brasil), Wellington Balbino, José Gomes ” Badinho “, José Vicente e Gerson Carlos ( repentistas ) Antonio Eugênio Ramos Neto( Bahia ) Gildete Sobreira -esposa do Dr. Dino Sobreira ( tinha Programa Social aos sábados)

(17)

REDATORES: José Alexandre, Arruda Neto, Jucier Lima, e Antonio Augusto ” Pinguin ” Iracles Pires (colunista)

DISCOTECÁRIAS; Maria do Socorro, Aldacyra Soares, Jandira Vilante.

A sessão solene na Câmara Municipal de Cajazeiras, teve inicio às 18h30 e todo o espaço físico daquele poder legislativo foi tomado por autoridades e convidados.

REPÓRTER IÊDO FERREIRA I ê d o F e r r e i r a -J o s é A d e g i l d e s B a t o s e F r

(18)

a n c e l i n o S o a r e s ( T o d o s f u n d a d o r e s d a D i f u s o r a R á d i o C a j a z e i r a s ) O t e m p o f o i p a

(19)

s s a n d o , o p ú b l i c o o u v i n t e c o m e ç o u a a u m e n t a r e a p o t ê n c i a d o t r a n s m i s s o r t a m b

(20)

é m . D e 2 5 0 w a t t s , p a s s o u p a r a 1 . 0 0 0 , d e p o i s p a r a 1 0 . 0 0 0 e f i n a l m e n t e p a r a 2 0 . 0 0 0 w a t t

(21)

s ( 2 0 k W ) , p r e v a l e c e n d o e s s a p o t ê n c i a a t é h o j e , e x p a n d i n d o o s o m d a e m i s s o r a p o r

(22)

b o a p a r t e d o e s t a d o e a l g u m a s c i d a d e s d o C E , R N e P E , p r ó x i m a s à d i v i s a c o m a P a

(23)

r a í b a.

Além do transmissor, mudaram também o prefixo e a frequência. O prefixo passou de ZYJ-022 para ZYI-673, com o qual permanece até os dias atuais. A frequência saiu de 1540 kHz e foi para 1070 kHz, ainda em AM.

MOZART DE SOUZA ASSIS 2- JOSÉ ADEGILDES BATOS E FRANCELINO SOARES.

A Difusora Rádio Cajazeiras exibiu o jornalista Wilson Furtado, que foi eleito repórter constituinte da Associação de Imprensa do Distrito Federal e ganhou notoriedade por cobrir a o v i v o d i r e t o d e B r a s í l i a o i n í c i o d a A s s e m b l e i a Constituinte, passando à frente de outras grandes emissoras do Sudeste e Sul.

(24)

REPÓRTER IÊDO FERREIRA- FUNDADOR DA DIFUSORA RADIO CAJAZEIRAS www.reporteriedoferreira.com.br

Cícero acompanha vacinação de

pessoas 55+, operadores do

transporte de passageiros e

agentes de limpeza

(25)

João Pessoa iniciou nesta quinta-feira (3) a vacinação do público em geral a partir dos 55 anos, se destacando como uma das cidades com maior avanço na aplicação das doses contra a Covid-19. Também marca este dia o início da imunização de dois grupos fundamentais nas atividades diárias dos munícipes: os agentes de limpeza e os operadores do transporte coletivo urbano. O início da aplicação foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, que visitaram alguns postos de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. “Chegando vacina, nosso compromisso é aplicar nas pessoas. Está comprovado que mesmo a primeira dose já ajuda a imunização e por isso o nosso esforço. Recebemos as doses às 7h30 e já estávamos com 15 postos e mais quatro drives preparados para iniciar a aplicação. Chegando mais vacinas, nossa meta é avançar rápido para os 50 anos”, afirmou o prefeito, que desde cedo percorreu pontos como a Escola Escritor Luiz Augusto Crispim, no Bairro dos Ipês, e Leonel Brizola, em Tambauzinho.

(26)

vacinavam. Eles entram na prioridade a partir desta quinta junto aos operadores do transporte coletivo. “Estamos tendo um olhar para estes grupos que possuem muito contato com outras pessoas pela natureza do seu serviço. É mais um esforço da gestão para fazer o que é o melhor para as pessoas”, explicou Cícero.

A moradora do Portal do Sol Edna Barbosa, de 59 anos, se vacinou na Escola Leonel Brizola e comemorou o momento. “Estou sentindo alívio. Estava super preocupada, pois vemos que a população não tem respeitado as exigências. Hoje fico aliviada”, afirmou.

Para atender à população, foram disponibilizados 19 postos de imunização, sendo 15 ginásios e mais quatro pontos de drive thru: Mangabeira Shopping, Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (Água Fria) e Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Castelo Branco). Todos os postos funcionam até as 21h.

Também está tendo sequência a vacinação de profissionais da educação com mais de 18 anos e a aplicação da segunda dose

(27)

para quem tomou a Coronavac (Butantan) há 28 dias e a Astrazeneca (Fiocruz) há 90 dias. Nesse caso, o atendimento será das 8h às 12h no Lyceu Paraibano (Coronavac) e na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba ou Escola Chico Xavier (Astrazeneca).

Transporte coletivo – A nova fase da Campanha de Imunização da Prefeitura contra a Covid-19 incluiu os motoristas de ônibus da Capital – categoria cujo serviço é considerado essencial, que não parou durante a pandemia e está entre as mais vulneráveis ao risco de contaminação. A vacinação dos profissionais continua nesta sexta-feira (4), com uma unidade móvel instalada em um ônibus, na empresa Transnacional, no bairro José Américo, das 8h às 12h. A unidade vai percorrer outras empresas de ônibus da cidade.

Durante os dois dias, a Prefeitura de João Pessoa estima que serão imunizados cerca de 700 profissionais das empresas Transnacional, Reunidas e Santa Maria, que encaminharam uma lista com os nomes dos profissionais.

Entre os primeiros que receberam o imunizante da Aztrazeneca nesta quinta-feira, Carlos Roberto, da Transnacional, tem 49 anos, sendo que cinco deles dedicados ao trabalho como motorista. “A gente que trabalha diretamente com o público, o risco de se contaminar é muito grande, e essa sempre foi uma preocupação que todos os motoristas carregaram”, relatou o profissional, que recebeu o imunizante dentro de um ônibus adaptado pela Prefeitura de João Pessoa para atender aos motoristas. “Esperei muito por esse momento, de receber a primeira dose e poder trabalhar com mais segurança”, concluiu.

(28)

No atendimento aos motoristas, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) confere o nome do profissional na lista encaminhada pelas empresas, faz o cadastro das informações e realiza a imunização logo na sequência. Esse procedimento está acontecendo de maneira célere e dentro dos protocolos de segurança com relação ao distanciamento e higiene.

Agentes de limpeza – Outra importante categoria para o ordenamento da cidade, os agentes de limpeza, também começa a ser beneficiada com a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira. A equipe da Secretaria de Saúde montou um posto volante na sede da Emlur, a partir das 9h.

Os agentes agradeceram pela atenção e revelaram alívio por receber o imunizante que representa mais proteção para continuar fazendo o trabalho no dia a dia. “Eu trabalho coletando o material das papeleiras, que têm resíduos que vêm de vários lugares. A cidade, inclusive, recebe muitos turistas, que também trazem materiais e deixam aqui, que a gente acaba tendo contato”, afirmou Jovino Maciel, que é agente de limpeza e trabalha na coleta de lixo na região da orla da Capital.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas deverão realizar agendamento prévio através do

(29)

a p l i c a t i v o V a c i n a J o ã o P e s s o a o u d o s i t e vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, aberto por volta das 19h que antecede ao dia da vacinação, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança.

Documentação exigida – Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidades é preciso cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição. Os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contracheque ou declaração da empresa onde trabalha. Já os trabalhadores da educação precisam apresentar também cópia do contracheque e da declaração da instituição de ensino que comprove a função exercida na Capital.

As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidas para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

(30)

Leo

Bezerra

destaca

importância de parceria da

Prefeitura com o Estado para

obras de mobilidade em João

Pessoa

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, comentou, neste sábado (29), a importância das parcerias firmadas entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a execução de obras de mobilidade com grande impacto para a Capital. A principal

delas será a nova ligação entre a BR-101 e as cidades de Santa Rita e Bayeux, pelo Bairro das Indústrias, além do viaduto que conecta a BR-101 e a entrada da Avenida das Indústrias.

Na manhã de ontem, Leo integrou a comitiva composta pelo governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena, que visitou os locais onde as obras serão iniciadas. As obras devem ser iniciadas em 90 dias e estão orçadas em R$ 30 milhões.

“Ao lado do governador João Azevêdo, o prefeito Cícero, deputado federal Aguinaldo Ribeiro visitamos localidades que receberão obras de mobilidade urbana integrando os municípios de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita. As ações citadas demonstram o empenho, compromisso e trabalho da gestão estadual e municipal, que conjuntamente trabalham para trazer

(31)

benefícios à população”, destacou Leo.

“É fundamental termos a responsabilidade com um problema que interfere na rotina da população, que é a mobilidade. Estamos trabalhando juntos, estudando os projetos, cada um fazendo a sua parte e, com certeza vamos avançar muito nessa questão, principalmente aperfeiçoando a ligação entre os municípios”, destacou o prefeito Cícero Lucena.

Outra obra que vai complementar esta ligação é o viaduto que dará acesso à BR-101 para quem vem da Avenida das Indústrias. O terceiro local visitado pelo grupo foi o trecho da BR-230 em frente ao Centro Administrativo Municipal, onde uma intervenção deverá ser iniciada em 2022. “Um viaduto que ligará os bairros do Cristo, Geisel e José Américo será construir para sanar problemas nessas localidades”, afirmou. www.reporteriedoferreira.com.br

Referências

Documentos relacionados

Ainda para avaliar a importância do tempo de sono, outro estudo, conduzido por Overland B e colaboradores, (103) com acréscimo de actígrafo ao monitor de variáveis ventilatórias,

Efeitos do período de competição das plantas daninhas sobre o número médio de sementes por vagem, número médio de vagens por pl an ta e peso médio de 100 sementes de amen

• Platina que se qualifica 12 meses com volume Rubi (mínimo de 15.000 pontos de Grupo por mês) no mercado no ano fiscal. • Diamante com 6 linhas qualificadas nos 12 meses ou •

Desta forma poderemos ajustar potenciais clássicos, como o potencial de Buckingham (12-6), para obter os parâmetros necessários para obtenção das posições médias

3º Grupo Frente, Itatiaia Country Club, Resende, Rio de Janeiro, Brazil 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, MAM, Sao Paulo, Brazil 4º Grupo Frente, CSN, Volta Redonda, Rio

Relacionado a isso, pode-se dizer que, de certa forma, as ações colaborativas são uma espécie de protótipo, afinal de acordo com o texto “Cómohacerun

A relação entre os perímetros braquial e cefálico é utilizada como indicador do estado nutricional protéico-calórico e per- mite, não só identificar os recém-nascidos

teórico a empregá-la em seu trabalho sobre o verso russo em estudo com- parativo com o verso tcheco (1923). Mas, afinal, se se está falando tanto em estrutura, o que eles entendiam