• Nenhum resultado encontrado

EURONEXT E MERCADO ALTERNEXT PREÇÁRIO 2017 ENTRADA EM VIGOR:1 DE JANEIRO DE 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EURONEXT E MERCADO ALTERNEXT PREÇÁRIO 2017 ENTRADA EM VIGOR:1 DE JANEIRO DE 2017"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

POLICIE

S

A

ND

MA

N

AGE

M

EN

T

POLICIE

S

A

ND

MA

N

AGE

M

EN

T

POLICIE

S

A

ND

MA

N

AGE

M

EN

T

POLICIE

S

A

ND

MA

N

AGE

M

EN

T

POLICIE

S

A

ND

MA

N

AGE

M

EN

T

EURONEXT E MERCADO ALTERNEXT

PREÇÁRIO 2017

(2)

SOBRE A EURONEXT

A Euronext é a primeira bolsa pan-europeia, da qual fazem parte as bolsas da Bélgica, França, Holanda, Portugal e Reino Unido. Criada em 2000, a Euronext reúne mercados existentes desde o início do século XVII. É a principal bolsa na Zona Euro, com mais de 1300 emitentes, e uma capitalização bolsista total de 3,1 biliões de euros. Tem ainda uma representação inigualável no benchmark EURO STOXX 50® com mais de 24 blue chips incluídas neste índice, bem como uma base sólida e diversificada de clientes nacionais e internacionais.

A Euronext opera mercados a contado e de derivados, regulamentados e transparentes, oferecendo aos seus participantes uma ampla variedade de serviços que vão ao encontro das necessidades dos mesmos. Estes serviços incluem facilitar as ofertas públicas e disponibilizar mecanismos de negociação para produtos do mercado a contado e de derivados, dados de mercado, bem como serviços de liquidação e custódia. Entre os produtos que disponibiliza, incluem-se ações, ETF’s, warrants e certificados, obrigações, derivados, matérias-primas e índices. A Euronext utiliza também a sua experiência no fornecimento de tecnologia e serviços de gestão a terceiros.

Um único Livro de Ofertas Central na Euronext permite que os investidores negoceiem, compensem e liquidem, de forma uniformizada em todos os mercados. Conjuntamente com a tecnologia de ponta de negociação aquele permite um ganho de eficiências para os clientes. Em conjunto, melhoram a liquidez, diminuem os custos e facilitam o acesso ao mercado de capitais, tornando a qualidade do mercado da Euronext inigualável.

No seu papel de financiadora da economia local, a Euronext tem uma oferta de mercado diversificado, nomeadamente o Alternext e o Free Market, mercados regulados pela Euronext. Adicionalmente oferece ainda o EnterNext, que facilita o acesso das pequenas e médias empresas aos mercados de capitais.

ÍNDICE

1 DEFINIÇÕES E INTERPRETAÇÃO ... 3 2 COMISSÕES DE ADMISSÃO ... 7 3 COMISSÕES ANUAIS ... 13 4 EVENTOS SOCIETÁRIOS ... 16 ANEXO 1 ... 18

(3)

1.

DEFINIÇÕES E INTERPRETAÇÃO

1.1 DEFINIÇÕES

Os termos iniciados em maiúsculas que sejam utilizados, mas não estejam aqui definidos, terão o

significado que lhes é atribuído pelo Regulamento I da Euronext (tal como periodicamente alterado) e, para efeitos do presente Preçário, os termos abaixo indicados têm o seguinte significado:

Admissão Global:

Uma Admissão Inicial ou uma Admissão Subsequente. Admissão Inicial:

Uma admissão inicial de Valores Mobiliários à cotação ou à negociação em qualquer Mercado da Euronext. Admissão Subsequente:

Uma admissão subsequente à cotação ou à negociação num mercado Euronext de novos Valores

Mobiliários; entendendo-se que a emissão e admissão à cotação e à negociação num Mercado Euronext de (i) novos Valores Mobiliários Representativos de Capital, sejam ou não fungíveis com Valores Mobiliários Representativos de Capital existentes, e (ii) novos Valores Mobiliários Representativos de Dívida emitidos e admitidos como parte de um programa existente no(s) Mercado(s) da Euronext Competente(s), serão consideradas como Admissão Subsequente.

Capitalização Bolsista:

A respeito de qualquer Valor Mobiliário Representativo de Capital num dia específico:

a. O montante equivalente ao preço desse específico Valor Mobiliário Representativo de Capital cotado em qualquer Mercado Euronext, multiplicado pela quantidade desses Valores Mobiliários Representativos de Capital admitidos à cotação ou à negociação em qualquer Mercado Euronext num certo momento; ou

b. No caso de um IPO, (Y) o montante equivalente ao preço de subscrição desse Valor Mobiliário Representativo de Capital específico multiplicado pelo número daqueles Valores Mobiliários Representativos de Capital específicos a serem admitidos à cotação ou à negociação em qualquer Mercado da Euronext ou (Z) caso não haja um procedimento de subscrição do qual resulte um preço de subscrição, o montante equivalente ao preço de abertura desse Valor Mobiliário Representativo de Capital específico multiplicado pelo número daqueles Valores Mobiliários Representativos de Capital específicos admitidos à cotação ou à negociação em qualquer Mercado da Euronext; ou Relativamente a um Valor Mobiliário Representativo de Dívida, o montante equivalente ao montante nominal emitido na emissão relevante de Valor Mobiliário Representativo de Dívida.

Centralização:

O processo pelo qual uma Entidade Gestora de Mercados da Euronext é responsável pela centralização de ordens relativas a uma oferta pública (aberta ou de preço fixo), a uma oferta pública de aquisição ou a um sales facility, relativamente a Valores Mobiliários já admitidos ou a admitir à cotação em qualquer mercado (regulado ou não), operado pela mesma Entidade Gestora de Mercado.

Prémio de Emissão

Uma emissão de Valores Mobiliários Representativos de Capital para os atuais titulares, livre de encargos, na proporção da sua participação nos Valores Mobiliários Representativos de Capital.

Certificados de Depósito ou de Registo:

Valores Mobiliários incorporando a atribuição de direitos específicos inerentes aos Valores Mobiliários Subjacentes, emitidos por uma entidade distinta do Emitente dos Valores Mobiliários Subjacentes.

(4)

Certificados de Investimento:

Valores Mobiliários regidos pela lei francesa cuja emissão tenha sido aprovada por uma assembleia-geral extraordinária de accionistas do Emitente relevante e que representam direitos financeiros inerentes a novas Acções emitidas do Emitente relevante ou a Acções existentes que tenham sido divididas (consoante o caso).

Certificados Imobiliários:

Instrumentos de dívida emitidos na Bélgica de acordo com um regime fiscal específico, incorporando direitos sobre os rendimentos, as receitas e o preço de venda de um ou vários bens imóveis (incluindo navios e aeronaves) determinados no momento da emissão dos certificados imobiliários.

Comissão Anual:

A comissão anual devida por um Emitente pela circunstância de os seus Valores Mobiliários serem admitidos à cotação ou à negociação em qualquer Mercado Euronext, sendo tal Comissão Anual devida pelo ano civil completo (excepto se previsto diferentemente neste Preçário) na medida em que o Valor Mobiliário relevante esteja admitido à negociação no Mercado da Euronext relevante a 31 de Dezembro do ano precedente.

Comissão de Admissão:

A comissão de admissão devida por um Emitente em virtude de os seus Valores Mobiliários serem admitidos à cotação ou à negociação em qualquer Mercado da Euronext em conexão com uma Admissão Inicial ou uma Admissão Subsequente (consoante o caso).

Emitente:

Qualquer entidade cujos Valores Mobiliários estão para ser ou foram admitidos à cotação ou à negociação em um ou mais Mercados da Euronext.

Emitente Doméstico:

Um Emitente constituído na Bélgica, França, Países Baixos, Reino Unido ou Portugal. Emitente Não Doméstico:

Um emitente constituído num país que não a Bélgica, França, Países Baixos, Reino Unido ou Portugal. Entidade Gestora de Mercados da Euronext:

Euronext Amsterdam N.V., Euronext Brussels S.A./N.V., Euronext Lisbon – Sociedade Gestora de Mercados, S.A., Euronext Paris S.A. e Euronext London Limited.

Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente:

Euronext Amsterdam N.V., Euronext Brussels S.A./N.V., Euronext Lisbon – Sociedade Gestora de Mercados, S.A., Euronext Paris S.A. e Euronext London Limited.

Evento Societário Acessório:

Um evento societário comum e acessório relacionado com a admissão de Valores Mobiliários à cotação ou à negociação em qualquer Mercado Euronext (designadamente, o anúncio de um pagamento de

dividendos, alteração de compartimento, alteração da classificação sectorial, alteração do grupo de negociação, suspensão ou retoma da negociação, alteração da denominação social, alteração do liquidity provider, stock split ou reverse stock split).

Evento Societário Relevante:

Qualquer evento societário extraordinário (como alteração do mercado de referência) ou uma combinação específica de Eventos Societários subsequentes (como uma consolidação accionista) para Valores

Mobiliários admitidos à cotação ou negociação em qualquer Mercado da Euronext. IPO:

(5)

Uma Admissão Inicial por via de (i) uma oferta pública e uma subscrição pública (ii) uma oferta institucional e uma subscrição institucional (ou uma combinação de (i) e (ii)) ou (iii) uma admissão à negociação técnica. Mercado da Euronext:

Qualquer mercado regulamentado Euronext) e/ou mercado Alternext. Mercado Regulamentado Euronext:

Qualquer mercado regulamentado operado por uma Entidade Gestora de Mercados Euronext. Mercado Alternext:

Qualquer sistema de negociação multilateral operado por Entidade Gestora de Mercados da Euronext sob a designação comercial “Alternext” (ou outro nome equivalente).

Montante Admitido:

Relativamente a um Valor Mobiliário específico, num dia concreto, o montante equivalente ao preço de abertura desse Valor Mobiliário específico na data de admissão multiplicado pelo número desses Valores Mobiliários específicos admitidos à cotação ou à negociação em qualquer Mercado da Euronext.

Valores Mobiliários:

Quaisquer instrumentos transaccionáveis de uma das seguintes categorias: i. Valores Mobiliários Representativos de Capital;

ii. Valores Mobiliários Representativos de Dívida;

iii. Stock warrants (i.e. excluindo warrants autónomos, como sejam os warrants emitidos por entidades como bancos ou instituições financeiras) ou valores mobiliários similares conferindo ao detentor o direito a adquirir qualquer dos valores mobiliários acima referidos ou qualquer cabaz de tais valores mobiliários ou a receber um montante pecuniário determinado por referência a um preço ou valor futuro de quaisquer de tais valores mobiliários ou cabazes;

iv. Unidades em organismos de investimento colectivo ou unidades de participação noutros veículos de investimento; ou

v. Quaisquer outros valores mobiliários que, sujeitos às normas nacionais relevantes, a Euronext decida serem elegíveis para negociação em qualquer Mercado da Euronext.

Valores Mobiliários Representativos de Capital:

Quaisquer instrumentos transaccionáveis de uma das seguintes categorias:

i. Acções e outros valores mobiliários transaccionáveis equivalentes a Acções (excluindo, de forma a evitar dúvidas, obrigações convertíveis que (ainda) não tenham sido convertidas em Acções);

ii. Certificados de Depósito; iii. Certificados de Investimento; iv. Certificados de depósito globais; ou

v. Valores mobiliários de depósito globais (global depository securities). Valores Mobiliários Representativos de Dívida:

Quaisquer instrumentos transaccionáveis de uma das seguintes categorias.

vi. Obrigações (incluindo obrigações convertíveis que (ainda) não tenham sido convertidas em Instrumentos de Capital);

vii. Notes;

viii. Instrumentos monetários de mercado; ix. Certificados Imobiliários; ou

x. Quaisquer outros instrumentos representativos de dívida. Valores Mobiliários Representativos de Dívida de Curto Prazo:

Valores Mobiliários Representativos de Dívida com maturidade igual ou inferior a um (1) ano (incluindo, sem limitação, instrumentos monetários de mercado).

(6)

Valores Mobiliários Representativos de Dívida de Médio/Longo Prazo:

Valores Mobiliários Representativos de Dívida com maturidade superior a um (1) ano.

1.2 INTERPRETAÇÃO

1.2.1 Este Preçário é redigido na(s) língua(s) da jurisdição de cada uma das Entidades Gestoras de Mercados da Euronext Competentes. As diferentes versões fazem fé em termos paritários. 1.2.2 Este Preçário poderá ser alterado periodicamente desde que a Entidade Gestora de Mercados da

Euronext Competente informe previamente essa alteração (por exemplo, colocando a versão alterada no website da Euronext).

1.2.3 Todos os montantes mencionados neste Preçário são-no sem impostos, taxas ou quaisquer outros encargos a pagar por qualquer Pessoa.

1.2.4 Todos os montantes mencionados neste Preçário estão expressos em Euros. Se os Valores Mobiliários forem denominados noutra moeda que não o Euro, a conversão para Euros será

calculada pela Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente utilizando as taxas de câmbio aplicáveis publicadas pelo Banco Central Europeu.

1.2.5 Este preçário é aplicável aos Mercados Regulamentados Euronext e aos mercados Alternext e

mutatis mutandis aos mercados Easynext operados pela Euronext Brussels e pela Euronext Lisbon.

Em conformidade, as normas sobre comissões previstas neste Preçário são-no sem prejuízo de quaisquer disposições sobre comissões aplicáveis aos valores mobiliários

e/ou aos mercados pelas Entidades Gestoras de Mercados da Euronext não cobertas por este Preçário (incluindo, sem limitar, programas de papel comercial, warrants autónomos e notes estruturadas) e publicadas pela Euronext.

1.2.6 Comissões de Centralização da Euronext Lisbon

Não obstante qualquer outra disposição prevista neste Preçário, as disposições sobre comissões aplicáveis pelos serviços de Centralização efectuados pela Euronext Lisbon – Sociedade Gestora de Mercados, S.A. (“Euronext Lisbon”) estão estabelecidas exclusivamente no Anexo 1 (Comissões de

(7)

2.

COMISSÕES DE ADMISSÃO

2.1 GERAL

2.1.1 Os Emitentes devem pagar uma Comissão de Admissão por cada Admissão.

2.1.2 A Comissão de Admissão é devida desde o momento em que Valores Mobiliários são admitidos, mesmo que condicionalmente, à negociação em qualquer Mercado da Euronext. A Euronext pode exigir ao Emitente que pague parte da Comissão de Admissão antecipadamente.

2.1.3 Planos de stock options para trabalhadores e stock splits

Não haverá lugar ao pagamento de Comissão de Admissão pelos Emitentes para Valores Mobiliários já admitidos à cotação ou à negociação em conexão com (i) o exercício de opções conferidas aos trabalhadores no âmbito de uma plano stock options para trabalhadores ou (ii) (reverse) stock splits. De forma a evitar quaisquer dúvidas, cada Emitente deverá pagar uma Comissão de Admissão relativamente à alocação gratuita de Valores Mobiliários a trabalhadores ou de aumentos de capital, reservados a trabalhadores, que não sejam parte de um exercício de uma opção conferida ao abrigo de um plano de stock options para trabalhadores.

2.1.4 Admissões à negociação múltiplas

Se um Emitente requerer a admissão ou estiver admitido à negociação em mais do que um Mercado da Euronext, esse Emitente só pagará uma Comissão de Admissão para os Valores Mobiliários relevantes à Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente que constitua o seu Mercado de Referência de acordo com o Regulamento I da Euronext.

2.1.5 Comissão de gestão

Cada Emitente que requeira a Admissão de Valores Mobiliários Representativos de Capital pagará à Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente uma comissão de gestão de € 10.000 relativamente a acções standard (p.e. revisão de documentos como prospectos, formulários de admissão, documentos societários) a serem efectuadas pela Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente em conexão com uma Admissão. Tal comissão de gestão será devida desde o momento da submissão de (draft) formulário de admissão ou da ocorrência de qualquer reunião preparatória.

Se, em face da complexidade de uma Admissão de Valores Mobiliários Representativos de Capital, a Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente tiver que efectuar actos adicionais e os seus trabalhadores tiverem que despender tempo adicional na Admissão em causa, a Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente poderá cobrar, ao Emitente em causa, uma comissão de gestão adicional proporcional ao tempo despendido com esses actos.

A Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente poderá facturar a Comissão de Gestão em qualquer momento, após o preenchimento da minuta do formulário de candidatura ou a reunião preparatória.

A comissão de gestão será deduzida à Comissão de Admissão a pagar pelo emitente, desde que o processo de admissão seja completado durante o período de 12 meses após a data inicial relativamente à qual a comissão de gestão se torna devida.

2.1.6 Admissão à negociação técnica

Cada Emitente deverá pagar uma Comissão de Admissão de € 40.000, se os Valores Mobiliários desse Emitente forem admitidos à cotação e/ou à negociação num Mercado Euronext, sem que seja feita uma oferta pública ou colocação privada e quando esses Valores Mobiliários do Emitente tiverem sido admitidos à cotação e/ou negociação por um período de pelo menos 12 (doze) meses (i) num Mercado Regulado (ou, se fora do Espaço Económico Europeu, um mercado com padrões

(8)

equivalentes), se a admissão à cotação e/ou à negociação se reportar a um Mercado Regulamentado Euronext, ou (ii) um sistema de negociação multilateral, com o significado que lhe é atribuído pela DMIF (ou, se fora do Espaço Económico Europeu, num mercado equivalente), oferecendo

transparência equivalente e proteção contra o abuso de mercado, se a admissão à negociação disser respeito ao Mercado Alternext. Esta secção 2.1.6 deve ser lida sem prejuízo da secção 2.2.2

(Transferência) relativa às comissões a pagar associadas com a transferência de um mercado de bolsa

(tanto regulamentado como não regulamentado) operado por uma Entidade Gestora de Mercados da Euronext.

Se um Emitente obter o capital através de uma oferta pública ou colocação privada seis (6) meses antes ou 12 (doze) meses depois da data em que os seus Valores Mobiliários foram admitidos à cotação ou à negociação num Mercado da Euronext sem realização de oferta pública ou colocação privada, tal Emitente pagará uma comissão suplementar baseada na tabela inscrita na Secção 2.2.1

(Tabela de Comissão de Admissão Inicial) (com compensação pela Comissão de Admissão já paga

pelo Emitente em causa pela Admissão inicial).

2.1.7 Conversão de Valores Mobiliários Representativos de Dívida em Valores Mobiliários Representativos de Capital

Cada Emitente pagará inicialmente uma Comissão de Admissão, a respeito de qualquer Admissão de Valores Mobiliários Representativos de Dívida convertível em Valores Mobiliários Representativos de Capital, baseada na tabela inscrita na Secção 2.3.1 (Tabela de Comissão de Instrumentos

de Dívida). Na conversão de Valores Mobiliários Representativos de Dívida em Valores Mobiliários

Representativos de Capital e na relevante Admissão de tais Valores Mobiliários Representativos de Capital, os Emitentes deverão pagar uma Comissão de Admissão para tais Valores Mobiliários Representativos de Capital baseada na tabela inscrita na Secção 2.2.3 (Tabela de Comissão de

Admissão Subsequente).

De forma a evitar dúvidas relacionadas com os Valores Mobiliários Representativos de Dívida

convertíveis em Valores Mobiliários Representativos de Capital , a base de cálculo do Valor Admitido deverá corresponder ao valor igual ao preço de abertura dos Valores Mobiliários Representativos de Capital, na data da Admissão, multiplicado pelo número de Valores Mobiliários admitidos à cotação e/ou à negociação no Mercado Euronext relevante.

2.1.8 Se um cancelamento subsequente de Valores Mobiliários for parte de ou uma condição para uma transacção relativamente a uma Admissão, p.e. coup d’accordéon tal como conhecido na jurisprudência francesa e belga e tal cancelamento subsequente de Valores Mobiliários (como parte de ou uma condição para uma transacção relativa a uma Admissão) for informado adequadamente aos investidores e à Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente, a Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente pode decidir ajustar a Comissão de Admissão a pagar pelo Emitente em causa compensando o número de Valores Mobiliários cancelados com o número de Valores Mobiliários admitidos à negociação.

2.1.9 Limite superior para emitente não domésticos

O montante de comissões a pagar por emitentes não domésticos relativos a admissões subsequentes de valores mobiliários representativos de Capital, admissões de Valores Mobiliários Representativos de Dívida, serviços de centralização operados pelas Entidades Gestoras de Mercados da Euronext e comissões anuais, têm um limite anual agregado de € 750.000.

(9)

2.2 VALORES MOBILIÁRIOS REPRESENTATIVOS DE CAPITAL 2.2.1 Tabela de Comissão de Admissão Inicial

Cada Emitente deverá pagar uma Comissão de Admissão relativamente a uma Admissão Inicial dos seus Valores Mobiliários Representativos de Capital baseada na tabela de comissões inscrita abaixo. TABELA DE COMISSÃO DE ADMISSÃO INICIAL

2.2.2 Transferência

Se os Valores Mobiliários Representativos de Capital de um Emitente forem excluídos de negociação de um mercado (regulamentado ou não) for gerido por uma Entidade Gestora de Mercados da Euronext e, simultaneamente, tais Valores Mobiliários forem admitidos à cotação ou à negociação num Mercado da Euronext, o Emitente deverá pagar uma Comissão de Admissão baseada na tabela inscrita na Secção 2.2.1 (Tabela de Comissão de Admissão Inicial) com um desconto de cinquenta por cento (50%) na Comissão de Admissão..

2.2.3 Tabela de Comissão de Admissão Subsequente

Cada Emitente deverá pagar uma Comissão de Admissão relativa a cada Admissão Subsequente dos seus Valores Mobiliários Representativos de Capital baseada na tabela inscrita abaixo.

TABELA DE COMISSÃO DE ADMISSÃO SUBSEQUENTE

CAPITALIZAÇÃO COMISSÃO DE ADMISSÃO COMISSÃO MÁXIMA

Até 10.000.000 € 10.000 € 10.000 De 10.000.001 a 100.000.000 0,05% € 55.000 (€ 10.000 + 45.000) De 100.000,001 a 500.000.000 0,04% €215.000 (€55.000 + €160.000) De 500.000.001 a 1.000.000.000 0,03% 365.000 (€215.000 + €150.000) De 1.000.000.001 a 2.500.000.000 0,02% €665.000 (€365.000 + €300.000) Acima de 2.500.000.000 0,01% € 2.000.000

MONTANTE ADMITIDO COMISSÃO COMISSÃO MÁXIMA

Até 10.000.000 0,1% € 10.000 (mín. € 100) De 10.000.001 a 100.000.000 0,04% €46.000 (€10.000+€36.000) De 100.000.001 a 250.000.000 0,035% €98.500 (€46.000 + €52.500) De 250.000.001 a 500.000.000 0,03% €173.500 (€98.500 + €75.000) De 500.000.001 a 1.000.000. 000 0,025% € 298.000 (173.500 + €125.000) De 1.000.000.001 a 2.000.000.000 0,015% €448.500 (€298.500 + €150.000) Acima de 2.000.000.000 0,0075% € 1.000.000

(10)

2.2.4 Valores Mobiliários Não Fungíveis

Cada Emitente deverá pagar uma Comissão de Admissão baseada na tabela de comissões inscrita na Secção 2.2.3 (Tabela de Comissão de Admissão Subsequente) com respeito a novos Valores Mobiliários Representativos de Capital que não sejam fungíveis com Valores Mobiliários

Representativos de Capital já admitidos à negociação e que, por isso, sejam admitidos numa linha separada (tal como acções que não conferem direito ao mesmo dividendo ou acções que são classificadas em diferente categoria, p.e. acções preferenciais).

2.2.5 Centralização

Para além da Comissão de Admissão, cada Emitente deverá pagar uma comissão se a Entidade Gestora de Mercado da Euronext realizar serviços de Centralização, relativamente a uma Admissão de Valores Mobiliários Representativos de Capital. O montante a pagar é igual ao preço de subscrição deste Valor Mobiliário específico, multiplicado pelo número de Valores Mobiliários a admitir

à cotação e/ou negociação e colocados junto de investidores de retalho, multiplicado por 0,55%, com uma comissão mínima de € 10.000. A comissão mínima de € 10.000 é devida

independentemente da admissão dos Valores Mobiliários do Emitente ter sido concluída ou não. 2.2.6 Stock Dividend e Prémio de Emissão

A Comissão de Admissão para uma Admissão Subsequente de Valores Mobiliários Representativos de Capital, apenas relacionada com o pagamento de stock dividend ou Prémio de Emissão

(conforme o caso), está limitada, cada uma, a um máximo de €350.000 por ano. 2.2.7 Oferta de Troca

Se um Emitente executar uma oferta de troca e se do início e subsequente reinício da oferta de troca relevante, no prazo de 1 (um) mês, resultarem consecutivas Admissões Subsequentes de Valores Mobiliários Representativos de Capital do Emitente relevante, a Comissão de Admissão de cada consecutiva Admissão Subsequente, a pagar pelo Emitente relevante, será calculada agregando o Montante Admitido relacionado com essas Admissões Subsequentes e aplicando a tabela de comissões definida em 2.2.3 (Tabela de Comissão de Admissão Subsequente) relativamente a esse Montante Admitido agregado.

2.3 VALORES MOBILIÁRIOS REPRESENTATIVOS DE DÍVIDA

2.3.1 Tabela de Comissão de Valores Mobiliários Representativos de Dívida de Médio/Longo Prazo Cada Emitente deverá pagar uma Comissão de Admissão com respeito a Valores Mobiliários Representativos de Dívida de Médio/Longo Prazo baseada na tabela de comissões inscrita abaixo. TABELA DE COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS REPRESENTATIVOS DE DÍVIDA DE MÉDIO/LONGO PRAZO

DÍVIDA STAND ALONE EMISSÃO

DE VALORES MOBILIÁRIOS PROGRAMA

1. COMISSÃO €150

per tranche of €25 mio

€700 por admissão

COBRANÇA MÁXIMA 25 tranches

(11)

* Cada ano iniciado é cobrado como um ano civil integral.

Valores Mobiliários Representativos de Dívida com um cupão step-up serão facturados com base na maturidade esperada dos Valores Mobiliários Representativos de Dívida em causa.

Para programas de dívida a comissão de admissão de 700€ deixará de ser cobrada após a 20.ª emissão; a emissões subsequentes no mesmo ano não será cobrada a comissão de admissão.

2.3.2 Os Emitentes só deverão pagar uma Comissão de Admissão se os Valores Mobiliários

Representativos de Dívida em causa forem admitidos à cotação ou à negociação em qualquer Mercado da Euronext. Para evitar quaisquer dúvidas, os Emitentes não terão que pagar qualquer comissão para registar um programa sem admitir à negociação qualquer Valor Mobiliário

Representativo de Dívida ou para fazer o reconhecimento mútuo (passaporte) de um programa. 2.3.3 Tabela de Comissão de Valores Mobiliários Representativos de Dívida de Curto Prazo

Cada Emitente deverá pagar uma Comissão de Admissão com respeito a Valores Mobiliários Representativos de Dívida de Curto Prazo baseada na tabela de comissões inscrita abaixo.

TABELA DE COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS REPRESENTATIVOS DE DÍVIDA DE CURTO PRAZO

2. COMISSÃO ANUAL

MMONTANTE ADMITIDO (EM

€MIO) COMISSÃO €50 €525 €100 €550 €250 €575 €500 €600 > €500 €625 COBRANÇA MÁXIMA 20 anos COMISSÃO ANUAL MÁXIMA €12,500 COMISSÃO MÁXIMA (1 + 2) €16,250 €13,200

PROGRAMA DE ADMISSÃO COMISSÃO

Cada programa admitido num Mercado da Euronext

€ 10,000

ADMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

(12)

* Emissões subsequentes e fungíveis são cobradas da mesma forma e são incluídas dentro do montante inicial dos € 300 (se aplicável).

2.3.4 Admissões à negociação múltiplas

Se os Valores Mobiliários Representativos de Dívida forem admitidos à cotação ou à negociação em mais do que um Mercado da Euronext, a Comissão de Admissão a pagar pelo Emitente será baseada no Valor Mobiliário Representativo de Dívida a ser admitido à negociação num Mercado da Euronext. A Comissão de Admissão será devida e paga pelo Emitente à Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente que constitua o Mercado de Referência.

2.3.5 Centralização de Valores Mobiliários Representativos de Dívida Pública

Adicionalmente à Comissão de Admissão, cada Emitente deve pagar uma Comissão baseada na tabela abaixo, se a Entidade Gestora de Mercados da Euronext prestar serviços de Centralização, relativamente à Admissão de Valores Mobiliários Representativos de Dívida.

TABELA DE COMISSÃO DA CENTRALIZAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS REPRESENTATIVOS DE DÍVIDA

A comissão é paga imediatamente após a publicação dos resultados da Centralização pela Entidade Gestora de Mercados da Euronext competente.

2.4 OUTROS VALORES MOBILIÁRIOS 2.4.1 Estruturas closed end

A Comissão de Admissão devida relativamente a Valores Mobiliários emitidos por um veículo com uma estrutura closed end (“Emitente Closed End”) será a mesma que a Comissão de Admissão a pagar relativamente à Admissão de Valores Mobiliários Representativos de Capital.

2.4.2 Stock warrants

Cada Emitente deverá pagar uma Comissão de Admissão de € 1.000 por emissão de stock warrants para os quais tenha solicitado a admissão à cotação ou à negociação num Mercado da Euronext. Por milhão (montante) admitido no Mercado da

Euronext calculado numa base prorata temporis

€ 6,50 com um mínimo de € 300 por Valor Mobiliário*

MONTANTE DA CENTRALIZAÇÃO COMISSÃO

Até 25.000.000 € 10,000

De 25.000.001 a 50.000.000 € 20,000

De 50.000.001 a 100.000.000 € 40,000

Acima de 100.000.000 € 40.000 + 0,3% da quantia da Centralização para além de € 100.000.000

(13)

3.

COMISSÕES ANUAIS

3.1 GERAL

3.1.1 Cada Emitente deverá pagar Comissões Anuais. As Comissões Anuais serão facturadas na última semana de Janeiro para os 12 meses com início ou Naquele ano. As comissões pro rata cobradas nos termos da secção 3.2.3 serão facturadas em conjunto com as Comissões de Admissão relevantes. De forma a evitar dúvidas, não será exigido a um Emitente o pagamento de uma Comissão Anual pro

rata se os seus Valores Mobiliários forem excluídos de um Mercado da Euronext e simultaneamente

admitidos num outro Mercado da Euronext.

3.1.2 Sem prejuízo das Secções 3.2 (Valores Mobiliários Representativos de Capital), 3.3 (Valores

Mobiliários Representativos de Dívida) e 3.4 (Outros Valores Mobiliários), para os Emitentes que

tenham mais de uma categoria de Valores Mobiliários (i.e. uma linha secundária, tal como acções preferenciais) admitidos à cotação ou à negociação em qualquer Mercado da Euronext, a Comissão Anual devida por cada categoria adicional de Valor Mobiliário (i.e. cada linha) será de € 2.500. Se os Valores Mobiliários forem temporariamente negociados numa linha separada em conexão com um diferente dividendo a ser pago por um Emitente, não será devida comissão a respeito de tal linha separada.

3.2 VALORES MOBILIÁRIOS REPRESENTATIVOS DE CAPITAL

3.2.1 Tabela de Comissão Anual de Valores Mobiliários Representativos de Capital

Sem prejuízo da secção 3.2.2 (Emitentes não Domésticos Especiais) cada Emitente deverá pagar uma Comissão Anual baseada na tabela de comissões (Tabela de Comissão Anual de Valores Mobiliários

Representativos de Capital) inscrita abaixo.

TABELA DE COMISSÃO ANUAL DE VALORES MOBILIÁRIOS REPRESENTATIVOS DE CAPITAL

* Número de Valores Mobiliários Representativos de Capital da mesma categoria existente à data da Admissão Inicial ou a 31 de Dezembro.

1. NÚMERO DE VALORES MOBILIÁRIOS

REPRESENTATIVOS DE CAPITAL* COMISSÃO COMISSÃO MÁXIMA*** Até 2.500.000 € 2.940 De 2.500.001 a 5.000.000 € 3.990 De 5,000,001 a 10.000.000 € 9.240 De 10.000.001 a 50.000.000 € 14.910 De 50.000.001 a 100.000.000 € 19.530 Acima de 100.000.000 € 24.150

2. CAPITALIZAÇÃO BOLSISTA** COMISSÃO VARIÁVEL

> € 150.000. 000 € 10 por cada milhão de Capitalização Bolsista que exceda € 150.000.000

(14)

** A Capitalização Bolsista deverá ser calculada para o ano em que o Emitente é admitido à negociação num Mercado da Euronext pela primeira vez com base no preço de fecho da data da Admissão Inicial e para os anos subsequentes com base no último preço de fecho do ano em causa.

*** Sujeito à Secção 3.2.4 no que concerne a admissões à negociação múltiplas.

3.2.2 Emitentes não Domésticos Especiais Cada Emitente não Doméstico que:

i. No início do ano relevante não esteja incluído num 100 maiores emitentes por capitalização bolsista e cujos Valores Mobiliários Representativos de Capital estejam admitidos à cotação ou à negociação regulamentada, ou

ii. Tenha sido admitido à cotação ou à negociação em um Mercado Regulamentado Euronext ou Mercado Alternext através do fast path;

pagará uma Comissão Anual de €16.000. 3.2.3 Comissão Anual pro rata

A Comissão Anual a pagar pelos Emitentes no ano da respectiva Admissão Inicial deverá ser calculada numa base pro rata. A Comissão Anual pro rata deverá ser equivalente ao número de dias –

calculados desde o dia da Admissão Inicial até e incluindo 31 de Dezembro do ano da Admissão Inicial – dividido por 365 e multiplicando o resultado pela Comissão Anual relevante com base nas secções 3.2.1 e 3.2.2.

3.2.4 Admissões à Negociação Múltiplas

Se os Valores Mobiliários Representativos de Capital forem admitidos à cotação ou à negociação em mais do que um Mercado da Euronext, o Emitente deverá pagar:

i. À Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente que constitua o seu Mercado de Referência, 100% da Comissão Anual aplicável; e

ii. À Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente que constitua a sua segunda admissão à negociação, 50% da Comissão Anual aplicável.

Para cada Admissão adicional à cotação ou à negociação em qualquer Mercado Euronext desses Valores Mobiliários Representativos de Capital não serão cobradas Comissões Anuais. O montante agregado de Comissões Anuais a pagar por um Emitente será facturada pela Entidade Gestora de Mercados da Euronext que constitua o Mercado de Referência para aquele Emitente.

3.3 VALORES MOBILIÁRIOS REPRESENTATIVOS DE DÍVIDA

3.3.1 Não será exigido o pagamento de uma Comissão Anual por Valores Mobiliários Representativos de Dívida clássica aos Emitentes excepto se tal for explicitamente prescrito em anúncio publicado pela Euronext.

3.3.2 Cada Emitente deverá pagar uma Comissão Anual de € 2.500 por linha para Valores Mobiliários Representativos de Dívida ligados com Valores Mobiliários Representativos de Capital (tais como convertíveis) por si emitidos.

3.3.3 Se os Valores Mobiliários Representativos de Dívida forem admitidos à cotação ou à negociação em mais do que um Mercado da Euronext, a Comissão Anual a pagar pelo Emitente será baseada nos Valores Mobiliários Representativos de Dívida a serem admitidos à cotação ou à negociação num Mercado da Euronext. A Comissão Anual será devida e paga pelo Emitente à Entidade Gestora de Mercados da Euronext Competente que constitua o Mercado de Referência.

(15)

3.4 OUTROS VALORES MOBILIÁRIOS 3.4.1 Estruturas closed end

A Comissão Anual a pagar com respeito a Valores Mobiliários emitidos por um Emitente Closed End será a mesma do que a Comissão Anual paga a respeito de Valores Mobiliários Representativos de Capital (Tabela de Comissão Anual de Valores Mobiliários Representativos de Capital).

3.4.2 Stock warrants

Cada Emitente deverá pagar uma Comissão Anual de € 2.500 por cada categoria relevante de stock warrants emitida por si e admitidos à negociação num Mercado da Euronext.

(16)

4

EVENTOS SOCIETÁRIOS

4.1 EXCLUSÃO DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS REPRESENTATIVOS DE CAPITAL

4.1.1 Cada Emitente (incluíndo emitentes closed-end) deverá pagar uma comissão de € 10.000 para excluir de negociação qualquer categoria dos seus Valores Mobiliários Representativos de Capital ou

unidades de participação ou participações de um Mercado Euronext.

4.1.2 A exclusão de negociação referida na Secção 4.1.1 não será paga se (i) a exclusão da negociação resultar de uma aquisição e a sociedade adquirente requerer uma Admissão Inicial à cotação ou à negociação dos seus Valores Mobiliários Representativos de Capital em qualquer Mercado Euronext; ou (ii) os Valores Mobiliários Representativos de Capital a excluir de negociação tenham sido

trocados por novos Valores Mobiliários Representativos de Capital de um Emitente que já esteja admitido à negociação em qualquer Mercado Euronext e para a qual uma Admissão Subsequente seja pedida.

4.2 EVENTOS SOCIETÁRIOS 4.2.1 Eventos Societários Acessórios

Os Eventos Societários Acessórios processados por qualquer Entidade Gestora de Mercados da Euronext são considerados como parte integrante dos serviços relacionados com uma admissão em qualquer Mercado Euronext e aos emitentes não é exigido pagar qualquer comissão sobre esses Eventos Societários Acessórios.

4.2.2 Eventos Societários Relevantes

Os Emitentes deverão pagar uma comissão de € 10.000 no processamento de cada Evento Societário Relevante por qualquer Entidade Gestora de Mercados da Euronext.

4.3 OFERTAS PÚBLICAS NA EURONEXT PARIS S.A. 4.3.1 Comissão fixa

Sem prejuízo da Secção 4.1.2 (Comissão variável), será paga uma comissão fixa baseada na tabela abaixo pelo Emitente relevante ou pela(s) pessoa(s) relevante(s) que faça(m) uma oferta pública de aquisição de Valores Mobiliários admitidos ou a serem admitidos à cotação ou à negociação em qualquer mercado (regulamentado ou não) gerido pela Euronext Paris S.A.:

TABELA DE COMISSÃO FIXA DE CENTRALIZAÇÃO

4.3.2 Comissão variável

Será paga uma comissão variável com base na tabela abaixo pelo Emitente relevante ou por qualquer pessoa que faça uma oferta pública em relação a Valores Mobiliários admitidos ou a serem admitidos à cotação ou à negociação num Mercado da Euronext gerido pela Euronext Paris S.A. e para cuja oferta a Euronext Paris S.A. realize serviços de Centralização. A base para o cálculo será o número de

TIPO DE CENTRALIZAÇÃO MONTANTE POR CATEGORIA DE VALORES

MOBILIÁRIOS TARGET

Sem Centralização € 2.000 (máximo de € 10.000)

(17)

Valores Mobiliários em causa na oferta pública de Valores Mobiliários e centralizados pela Euronext Paris S.A. multiplicado por:

i. O preço da oferta pública para os Valores Mobiliários em causa;

ii. O preço de oferta de recompra para os Valores Mobiliários em causa; ou

iii. A paridade de troca multiplicada pelo preço de fecho do Valor Mobiliário oferecido em troca no dia anterior ao registo da oferta de troca ou, se o Valor Mobiliário oferecido não estiver admitido à negociação, o preço de fecho do Valor Mobiliário que constitui o target da oferta pública no dia anterior ao registo da oferta pública.

As percentagens seguintes serão aplicáveis para calcular a comissão variável a pagar com respeito à Centralização dos serviços realizada pela Euronext Paris S.A., sem prejuízo de uma comissão mínima de € 10.000 ser devida em qualquer caso.

De forma a evitar dúvidas, se uma oferta pública se dever a diferentes valores mobiliários e/ou incluir opções de implementação (por exemplo, opção de liquidação financeira e/ou liquidação física), a expressão “Centralização” e comissões aplicáveis utilizadas na presente secção serão consideradas aplicáveis a cada linha valor mobiliário diferente e/ou opções permitidas na oferta pública relevante. Deste modo, se várias opções estiverem disponíveis para escolha para os titulares dos valores mobiliários e ou valores mobiliários diferentes estiverem abrangidos pela oferta pública relevante, as comissões de Centralização serão devidas para cada opção e/ou valor mobiliário diferente para o qual seja prestado o serviço de Centralização pela Entidade Gestora de Mercados da Euronext.

Similarmente, a comissão mínima de €10.000 aplicável aos serviços de Centralização será aplicável a cada opção diferente e/ou valor mobiliário diferente da oferta pública que desencadeou o serviço de Centralização.

Sem prejuízo do anterior, caso uma oferta pública seja estruturada com períodos diferentes onde uma Centralização seja executada no final de cada período, as comissões de Centralização serão devidas relativamente a cada período distinto para o qual os serviços de Centralização sejam prestados por uma Entidade Gestora de Mercados da Euronext, sendo certo que nenhuma agregação de volumes dos períodos diferentes será feita.

TABELA DE COMISSÃO VARIÁVEL DE CENTRALIZAÇÃO*

* Numa base cumulativa

PERCENTAGEM MONTANTE

0,0375% € 75.000.000

0,01875% € 75.000.001 a € 150.000.000

(18)

ANEXO 1

COMISSÕES DE CENTRALIZAÇÃO DA EURONEXT LISBON

* Relativamente à(s) instituição(ões) financeira(s) adquirente(s) dos Valores Mobiliários em causa em nome do investidor a percentagem será aplicada ao montante da oferta processado através do Serviço de Centralização disponibilizado pela Euronext Lisbon. Relativamente à(s) instituição(ões) financeira(s) alienantes dos Valores Mobiliários em causa em nome do Emitente será aplicada uma percentagem sobre o montante total da oferta pública processada através do Serviço de Centralização disponibilizado pela Euronext Lisbon.

** Relativamente à(s) instituição(ões) financeira(s) que actuem em nome do detentor alienante dos Valores Mobiliários a percentagem será aplicada sobre o montante da oferta processado através do Serviço de Centralização disponibilizado pela Euronext Lisbon. Relativamente à(s) instituição(ões) financeira(s) que actuem em nome do oferente a percentagem será aplicada sobre o montante total da oferta pública processado através do Serviço de Centralização disponibilizado pela Euronext Lisbon.

COMISSÃO (BASE MONTANTE DA OFERTA) APLICAÇÃO OFERTAS PÚBLICAS Oferta pública de Distribuição de Valores Mobiliários representativos de capital

0,05% Comissão a pagar pela(s) instituição(ões) financeira(s) adquirente(s) dos Valores Mobiliários Representativos de Capital em causa em nome do investidor e pela(s) instituição(ões) financeira(s) alienante(s) dos Valores Mobiliários Representativos de Capital em nome do Emitente* Oferta pública de Distribuição de Valores Mobiliários representativos de dívida

0,03% Comissão a pagar pela(s) instituição(ões) financeira(s) adquirente(s) dos Valores Mobiliários Representativos de Dívida em causa em nome do investidor e pela(s) instituição(ões) financeira(s) alienante(s) dos Valores Mobiliários Representativos de Divída em nome do Emitente*

Ofertas públicas de aquisição

0,03% Comissão a pagar pela(s) instituição(ões) financeira(s) que actuem em nome do oferente e pela(s)

instituição(ões) financeira(s) que actuem em nome do detentor alienante dos Valores Mobiliários**/*** Um mínimo de € 10.000 é devido pelo oferente. Comissão mínima

por utilizador

€ 5 As comissões devidas por qualquer instituição financeira que faça uso dos Serviços Centralizados disponibilizados pela Euronext Lisbon estão sujeitas a uma comissão mínima independentemente do tipo de ofertas Comissão mínima para

ofertas públicas

€10.000 É devida uma comissão mínima de €10.000 em ofertas públicas pela parte relevante (excluindo as comissões devidas pela realização de sessões especiais de mercado regulamentado), independentemente da oferta pública ter sido concluída ou não.

SESSÕES ESPECIAIS DE MERCADO REGULAMENTADO

Ofertas públicas de distribuição

(19)

*** Em ofertas públicas de aquisição que tomem a forma de ofertas de troca e nas quais o oferente é também o emitente dos Valores Mobiliários a serem entregues, a comissão máxima a pagar é de € 100.000, a ser paga proporcionalmente por todos os utilizadores do Serviço de Centralização disponibilizado pela Euronext Lisbon.

**** Se o Emitente pretender fazer uma sessão pública de apresentação dos resultados apurados através do Serviço de Centralização disponibilizado pela Euronext Lisbon, será devida uma comissão fixa de € 12.000.

No caso de realização de uma sessão especial de mercado regulamentado com características específicas, poderá ser cobrada pela Euronext Lisbon uma comissão de desenvolvimento.

(20)

CONTACTOS

LINHA DE APOIO Bélgica +32 2 620 0587 França +33 1 8514 8587 Holanda +31 20 721 9587 Portugal +351 2 1060 8587 Reino Unido +44 207 660 8587

Ou envie-nos um e-mail para: MyQuestion@euronext.com

O nosso website: www.euronext.com

O conteúdo desta publicação é unicamente informativo e não constitui uma recomendação para efectuar investimentos. O conteúdo desta publicação é prestado “como se apresenta”, sem representação ou garantia de qualquer natureza. Apesar de todo o cuidado para assegurar a exactidão do conteúdo, a Euronext não garante a sua fiabilidade ou a sua completude. A Euronext não se considera responsável por qualquer perda ou dano de qualquer natureza, resultante do uso, actuação ou confiança depositada na informação facultada. Nenhuma informação constante ou mencionada nesta publicação constitui base para a celebração de qualquer contrato. A criação de direitos e de obrigações referentes a instrumentos financeiros que são negociados nos mercados geridos pelas sucursais da Euronext só podem resultar das regras aplicáveis ao operador de mercado em questão. A Euronext é titular de todos os direitos ou benefícios resultantes ou referentes a esta publicação. Não pode ser efectuada qualquer redistribuição ou reprodução sem a autorização prévia e escrita da Euronext.

À data de 30 outobre 2015 a Euronext declina qualquer obrigação de actualizar estas informações. A Euronext refere-se à Euronext N.V. e suas subsidiárias. A informação relativa às marcas e aos direitos de propriedade intelectual da Euronext consta em https://www.euronext.com/terms-use.

Referências

Documentos relacionados

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

Mediante o impacto do paciente com o ambiente do centro cirúrgico, a equipe de enfermagem deve estar voltada para o aspecto humano do atendimento, centrando suas

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de

Compreendem os cereais para grão, leguminosas secas para grão, prados temporários e culturas forrageiras, batata, culturas industriais, culturas hortícolas (extensivas e

O Relatório como instrumento de Comunicação Escrita, Organização do Relatório, Tipos de Relatórios (Relatórios de gestão, prestação de contas, levantamento de