• Nenhum resultado encontrado

O QUE JESUS FARIA? Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O QUE JESUS FARIA? Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I

greja

B

atIsta

F

undamentalIsta

C

rIstoé

V

Ida

www.cristoevida.com

Ano XXIV - nº 910 • Fortaleza, 14 de outubrode 2012

O QUE JESUS FARIA?

Nosso testemunho tem que ser impactante, pois nossa vida é breve e vivemos num mundo que nos observa. Assim podemos glorificar a Deus em nossa vida, ou TRISTEMENTE servir de vergonha ao Nome do SENHOR Jesus Cristo.

Vamos reler o texto acima. É incrível ele afirmar que, mesmo em meio à injustiça, podemos, pelo nosso proceder, agradar a Deus e honrar Seu Nome.

Viver contente é um difícil aprendizado ao seguir os passos de Jesus.

O apóstolo Paulo testemunhou que “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” - Filipenses 4:11. Isto é difícil! Até mesmo Paulo, um herói da fé, teve de aprender a estar contente. Logo, não era uma coisa natural e normal.

Vejamos o exemplo de Paulo. Escrever aos irmãos que estava contente é verdadeiramente assombroso. Pois, ele estava preso em Roma. Acusado de traição e outros crimes graves, ele havia apelado ao próprio César. Naquele momento, Paulo estava preso num fétido calabouço. Ele poderia ter todo o direito de ser uma pessoa impaciente e infeliz, amargurada, cheia de desejos de vingança. Mas, ao contrário disso, ele escreveu aos filipenses para dizer que havia aprendido a estar contente.

De que maneira ele aprendeu isto?

1 - Aprendeu a aceitar o que quer que lhe acontecesse (vs.12)

2 – Aprendeu a receber com gratidão qualquer ajuda que seus amigos cristãos pudessem lhe oferecer (vs.14-18). 3 – Aprendeu a reconhecer que Deus estava suprindo todas as suas necessidades (vs.19).

O contentamento não é natural. Nosso espírito competitivo nos faz comparar, reclamar e cobiçar. Poucos de nós estão numa situação semelhante à de Paulo, mas, todos nós enfrentamos dificuldades nas quais podemos aprender a confiar em Deus e estar contentes.

Tempo de Memorização e Tempo de Oração Este texto é um dos Devocionais de nosso Retiro de Jovens que está acontecendo em Pajuçara. Agradeçamos a Deus por nossos jovens e

oremos por eles.

“Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas”

(2)

ao rebanhode deus - Pr. José Nogueira

-OS AmIg-OS dE mOISéS

Três pessoas são mencionadas nominalmente nesse relato bíblico sobre a ajuda a Moisés naquela batalha contra os amalequitas: Josué, Arão e Hur.

Houve certamente muitas outras pessoas que ajudaram naquela batalha que era importante e crucial para Israel. Contudo, os três nomes citados servem de referência ao que cada uma representou naquele momento para Moisés.

Josué era o general de Moisés, seu fiel escudeiro, discípulo firme que seguia os passos de seu tutor. Ele recebeu as ordens de Moisés e desceu ao vale para liderar as lutas que precisavam ser travadas e mantidas. Ele é apresentado na Palavra de Deus como um homem de fé, de coragem e muito leal (em Êxodo 11:24-30, há um episódio bem interessante que mostra como Josué queria proteger Moisés até de problemas internos da congregação de Israel).

O outro nome citado é Arão, que era o irmão mais velho de Moisés, e que foi chamado para ser o sacerdote de Israel. Ao ficar com Moisés, em cima do outeiro, para orar pelo povo, Arão estava cumprindo seu dever de interceder pelas lutas e vida do povo de Deus. Mas, quando ele ficou junto de Moisés, segurou os braços cansados de Moisés, e amparou-o naquele momento tenso e necessário, Arão estava indo além de sua função, ele estava sendo consolador, fortalecedor e sustentador de seu irmão. Arão pode muito bem simbolizar aqueles que fazem mais do que o dever, que se prontificam a ir além do esperado, que surpreendem pelo bem.

11 E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. 12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por

isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos,

um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.13 E assim Josué desfez a Amaleque

(3)

1 – Pr. José Nogueira e Guida 2 – Ismênia

03 – Hayneide Silva Oliveira 04 – Romildo e Graça 05 – Rosa Meire Lopes 06 – Paulinho e Nac 07 – Henrique Cesar 08 – Fátima Linhares 09 – Catarina 10 – Cléo e Meire 11– Elpídio Guarda Leal 12 – Paulinha e D. Luzanira 13 – Maria Eudalice 14 – Rafael e Cleia 15 – Juliana e Giuvan 16 – Melo e Valéria 17 – Marcus e Lúcia 18 – Lena Lima 19 – Lemos 20 – Givanildo e Selma 21 – Vinicius e Arlene 22 – Cadete e Herbênia 23 – Raphael Teixeira 24 – Socorro (Amor) Teixeira 25 – Lívio e Cleide 26 – Claudio Franco 27 – Raphael Costa 28 – Nonato Rodrigues 29 – Renata Barros 30 – Rita de Cássia 31 – Erik Melo 32 – Marilene e Ripardo 33 – Assis e Camila 34 – Isis Petropouleas 35 – Bruno e Laíse 36 – Pedro Alípio 37 – Raíssa Teles 38 – Jefferson Vieira 39 – Marlúcia 40 – Bruno e Rose 41 – Janderson e Geritza 42 – Áurea Rolim 43 – Samuel e Lia 44 – Hugo Lima 45 – Eloísa 46 – Graça Aragão 47 – Eliete Costa 48 – Sandra Rocha 49 – Vickson Bezerra 50 – Bonifácio e Ilzanir 51 – Átila e Mariana 52 – Sidney e Adelita 53 – Matheus Paiva 54 – Luciano e Nenen 55 – Teixeira e Wera 56 – Ronaldo Barbosa 57 – Herbert e Daniele 58 – Karlos e Paulinha 59 – Heraldo e Leidiane 60 – Josué e Mairla 61 – Eridan Gonçalves 62 – Antonia Duarte 63 – Helder Linhares 64 – Eliane Farias 65 – Jocélio e Zildânia 66 – Eriedna 67 – Emerson Gonçalves 68 – Beatriz Fontenele 69 – Carlos e Tana Aguiar 70 – Liduina Lôtfi 71 – Davi Lustosa 72 – Ligy e Alexandre Paulo 73 – Maria Marlene 74 – Anne Karoline 75 – Pedro Henrique 76 – Rebeka Milka 77 – Márcia e Ingrid 78 – Rômulo e Diana 79 – Maria Júlia 80 – Ricardo e Léia 81 – Eurides Vasconcelos 82 – Hellen Maria 83 – Claudio e Zoélia 84 – Edna Viana 85 – Neide Viana 86 – Débora Marculayne 87 – Mônica Loecy 88 – Luiz Claudio e Claudiana 89 – Maria Valdeci 90 – Mara Celi 91 – Otílio e Samara 92 – Helany e Ary 93 – João Pedro 94 – Maria Vaudenir 95 – João Lucas 96 – Jaime e Vanessa 97 – Ozênia e Maurício 98 – Marlene dos Santos 99 – Lúcia Oliveira 100 – Alexandre Aquino 101 – Camila Benício 102 – Carlos Aurélio e Jozélia 103 – Paulo Felipe A. Ferreira 104 – Lóide 105 – Igor e Raíza 106 – Rafaela Simião 107 – Vancláudia Barros 108 – Auristela Araújo 109 – Aragão e Jane 110 – Dona Áurea Lemos 111 – Vanuza Rodrigues 112 – Lourdes Holanda 113 – Linda e Mota O terceiro personagem é Hur. Ele é descrito como cooperador de Moisés, em Êxodo 24:12-14. Pouco se sabe sobre Hur. Josefo, historiador judeu, o identificou como marido de Miriã.

Todavia, fiquemos apenas com os relatos bíblicos para extrair lições espirituais da atitude de Hur. Ele era realmente um dos homens de confiança de Moisés que viu naquele fatídico momento uma oportunidade de ser Provérbios 17:17 (“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”). Ele entra na história bíblica justamente por causa dessa importância de ser um verdadeiro amigo de Moisés, gerado e nascido num momento de angústia.

A grande lição é que os problemas e angústias são excelentes oportunidades de conhecer quem realmente somos. E de conhecer como realmente reagimos, pois como nos comportamos serve para demonstrar o nosso coração, nossa sensibilidade e nossa fé. Esta tem sido a nossa inspiração para a Campanha de Climatização da Massada, que mais irmãos se alistem nessa luta de apoio.

Participe, irmão, entre nessa luta,

estamos fazendo a obra de Deus

Neemias 2:20.

CONTE COMIGO

ESTAREI JUNTO, ORANDO E DANDO UMA OFERTA MENSAL

Meu nome: ________________________________________________ Meus telefones: ____________________________________________

(4)

Nunca pensei que aprenderia tantas lições ao estudar sobre o Princípio das Primícias na Bíblia Sagrada. Confesso que estou boquiaberto diante dessa enormidade de ensinos sobre este assunto na Palavra de Deus. E admito que também estou um pouco envergonhado por não ter antes me aprofundado sobre a riqueza e bênçãos que Deus expõe ao ensinar e exemplificar a importância das Primícias.

Já vimos que as Primícias (o melhor e a primeira parte) devem ser consagradas a Deus. Também notamos que quando consagramos a primeira parte a Deus, todo o nosso restante é automaticamente abençoado pelo SENHOR.

Também, relendo os textos de nossos Informissões, nos lembraremos de textos bíblicos que ensinam que ofertar as Primícias é uma forma significativa e prática de honrar a Deus, e que Deus honra a quem O honra.

E aprendemos, no último Informissões, que nada da cidade de Jericó poderia ser tomado pelo povo de Israel, pois Jericó foi a primeira cidade conquistada após a entrada na Terra de Canaã, assim ela se tornou as PRIMÍCIAS para Deus. Quando Acã, pegou dos tesouros de Jericó, a Bíblia diz que ele roubou, pois tomou para si algo que pertencia por direito de primícias ao SENHOR.

Também vimos que as Primícias têm um duplo significado: ao serem devolvidas ao SENHOR, elas são abençoadas, porque são CONSAGRADAS a Deus. Mas, quando são retidas, são amaldiçoadas, por terem sido usurpadas de quem elas realmente pertenciam, ou seja, do SENHOR Deus.

Em nossa leitura de hoje, queremos observar um detalhe despercebido quando lemos, em Gênesis 4:3-4, sobre as ofertas de Caim e Abel:

“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou.” Sem entrar no mérito do tipo de oferta que Caim e Abel ofereceram (pois certamente este detalhe também é importante), notamos que Caim trouxe sua oferta “no fim de uns tempos” (como é traduzida esta expressão em outras versões da Bíblia). Enquanto Abel trouxe sua oferta das Primícias (dos primeiros frutos – os primogênitos – dos seus rebanhos).

O Pr. John MacArthur comenta que, ao contrário de Caim, a oferta de Abel foi agradável a Deus de forma tríplice: 1- Ofereceu a oferta certa; 2 – Ofertou no tempo certo (do melhor e prioritariamente, como primícias); 3 – Fez de modo certo (de coração).

De modo inverso, podemos facilmente perceber o tríplice erro de Caim.

Damos graças a Deus, porque, como crentes que amam e honram ao SENHOR Deus, nossa natureza é de Abel, que ofertou de modo correto, aceitável e agradável a Deus:

“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala” Hb 11:4

Leiamos as letras Cáf e Lamed do lindo acróstico do Salmo 119.

A ImPORTÂNCIA

dAS PRImÍCIAS

(5)

notas & notíCias

dIA dOS VIVOS

dIA 02 dE NOVEmBRO

Estamos planejando uma campanha evangelística para alcançar de forma objetiva e impactante os arredores próximos de nossa igreja.

Precisamos de cada membro da igreja para que possamos alcançar este alvo e assim cumprir a ordem de Jesus Cristo de espalhar a semente da Palavra de Deus. Alistamos alguns passos e itens de nossa campanha, a fim de todos possam tomar conhecimento e participar:

1 – Continuemos a orar: Vamos interceder por esse projeto, rogar ao SENHOR que nos prepare, que abençoe todos os passos, e que nos use para a Sua Glória.

2 – Temos um alvo de preparar 3 mil réplicas do Túmulo de Jesus, para serem entregues na manhã do dia 02/11. Precisamos da ajuda dos irmãos. O seminarista Bruno Magalhães está liderando essa missão. Fale com ele e ajude.

3 – Vamos alcançar 3 mil lares mais próximos da igreja. O irmão Claudio Magalhães está com a difícil tarefa de organizar as equipes, conforme os mapas das regiões mais próximas da igreja. Aliste-se com ele.

4 – Vamos fazer na manhã do dia 02, uma grande concentração em nossa igreja, em que vamos bem cedo ter uma reunião de oração, distribuição das equipes, café da manhã, e saída para a entrega das réplicas e convites.

5 – No dia 02, à noite, teremos uma grande programação evangelística sobre a Ressurreição de Jesus, explicando e aplicando o sentido do túmulo vazio.

Você é sábio? Seja sábio!

“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” Provérbios 11:30

Túmulo (vazio) de Jesus, em Jerusalém – Israel

LEITURA PARA CONSAGRAÇÃO - OUTUBRO

Dia 14: Carlos e Tana. Dia 21:Eliete e Lena;

(6)

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIstoé VIda

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(9912-0017 e 8899-0476) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

seManada igreJa Domingo

- 9 horas: Escola Bíblica Dominical (EBD) - 16 horas: Ensaio do Coral Cristo é Vida - 18 horas: Culto de Louvor e Adoração

Segunda-Feira

19 horas – Curso de Inglês (Sem. Ronaldo) Terça-Feira

19 horas - Koinonia (Reunião de Comunhão e Oração). Quarta-Feira

A partir das 17 horas – Dia da Ajuda Mútua Sexta-Feira

- 15 horas – CBD (Teologia e Aconselhamento Bíblico) - 19:30 – CTBPL: Vida Pessoal com Deus

Sábado

8 e 16 horas: Grupos de Evangelismo Pessoal - 15 horas: EBEC (Evangelismo e Edificação de Crianças)

- 19 horas: Programação da Mocidade

AgENdA dA IgREJA

OUTUBRO

Dia 20 (sábado) – 19 h: Casamento de Mariana & Átila Dia 27 (sábado) - 18 h: Chá de Panela de Geritsa e Janderson Dia 28 (domingo) – Nesse fim de semana está prevista uma Viagem

Missionária ao Assentamento Picos – Santa Quitéria.

NOVEMBRO

Dia 02 (sexta-feira) – Dia dos Vivos: Programação Especial Evangelística (manhã e noite)

Dia 04 (domingo) – 9 h: Dia das Primícias Celebração da Ceia do SENHOR.

Dia 10 (sábado) – 10 h: Casamento de Janderson & Geritza Dia 15 (quinta-feira) – Culto de Ações de Graça pelo Aniversário da Lena

Dia 17 (sábado) – 17:30 h: Chá de Baby – Lia e Samuel Dia 22 (quinta-feira) – 19 h: Dia de Ações de Graça

Dia 24 (sábado) – Casamento de Márcia e Jailson Dia 25 (domingo) – EBD e Culto: Ênfase nas Profecias Bíblicas sobre Israel

Dia 30/11 a 02/12 – Retiro de Casais.

DEZEMBRO

1-2 (sábado/domingo) – Cont. Retiro de Casais 08 (sábado) – Jogos EBEC

09 (domingo) – Dia da Bíblia (segundo domingo de dezembro) 12 (quarta-feira) – Culto de Ações pelos 15 anos da Amanda

(Mauricio & Ozênia)

15 (sábado) – 19 h: Mocidade – Eleição para Liderança de 2013 16 (domingo) – 9 h: Assembleia da Igreja

18 h: Formatura do CTBPL

22 (sábado) – 19 h: Culto de Ações de Graça pela Formatura e 18 anos da Raquel

23 (domingo) - 18 h: Cantata de Natal do Coral Infanto-Juvenil 25 (terça-feira) 19 h: Cantata de Natal do Coral Cristo é Vida 30 (domingo) – 18 h: Culto Especial com o Coral Cristo é Vida

Referências

Documentos relacionados

Como já ficou dito, o interesse do modelo de análise exposto passa, em larga medida, pela possibilidade de articular descrição de textos e descrição de géneros, sem

A explanação para isto está no fato de que no MQL, a velocidade de mistura ar-óleo entra na região de corte com a mesma velocidade periférica do rebolo, assim acontece a quebra

É necessário juntar o documento comprovativo da doação e do cumprimento das obrigações fiscais (Atenção! A faculdade de remeter documentos digitalizados está reservada

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O objetivo desse estudo é comparar a qualidade de vida de médicos e enfermeiros que trabalham em UTI Pediátrica e Neonatal; e, também, avaliar se há diferença entre a qua- lidade

Quando os Cristais são colocados a menos de 20 cm do nosso corpo, com uma intenção real, eles começam a detectar o que está a mais no físico, no emocional, no mental e no

Use uma técnica adequada para a remoção das luvas (sem tocar a superfície exterior da luva) para evitar o contacto da pele com o produto.. Descarte as luvas contaminadas após o

Observou-se que o bambu seco mineralizado apresentou valores superiores de resistência mecânica à tração e compressão comparadas ao bambu seco.. Palavras-chave: