• Nenhum resultado encontrado

PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DE LÍQUENS COMO BIOINDICADORES DE POLUIÇÃO EM CRICIÚMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DE LÍQUENS COMO BIOINDICADORES DE POLUIÇÃO EM CRICIÚMA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DE LÍQUENS COMO BIOINDICADORES

DE POLUIÇÃO EM CRICIÚMA

Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos

Michele Mezari Oliveira Graziela Giacomazzo

Introdução

Apresenta-se nesse resumo, o relato de uma prática de ensino tendo a pesquisa como princípio educativo orientador articulado com os estudos e reflexões possibilitadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado – da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O trabalho foi desenvolvido no contexto do Ensino Médio, na disciplina de Biologia com a turma do 2ª Série do Colégio Marista no Município de Criciúma – Santa Catarina. O estudo focalizou a compreensão do conceito de líquens, dentro do conteúdo curricular obrigatório ‘fungos’ a partir da temática interdisciplinar ‘poluição e meio ambiente’.

Assumir a pesquisa como um princípio educativo alinha-se com as perspectivas teóricas que concebem a aprendizagem a partir da problematização em um contexto real, ou seja, a partir da realidade dos estudantes. Contudo, as instituições escolares parecem estar organizadas a partir da convicção de que o conhecimento é transmitido e não construído. Dessa forma, evidencia-se especial importância às atividades de memorização e repetição, deixando pouco lugar para a atividade exploradora e criativa dos alunos. (DELVAL, 2010, p.115).

O pensamento de Delval (2010) se relaciona com o sentimento inicial que tangenciou o trabalho, a necessidade de instigar essa atividade exploradora e investigativa dos estudantes. Nesse estudo entende-se a pesquisa escolar como uma das estratégias pedagógicas que consideram o aluno sujeito ativo no processo de aprendizagem. Marques (2010 p.61) diz que, “Se aprender é proceder a uma síntese, ensinar, consequentemente, é criar situações que promovam essa síntese, entre aquilo que o aluno já construiu previamente e as novidades que estão sendo trazidas”.

(2)

Desenvolvimento

Os estudantes foram provocados a pensar em um problema de pesquisa e a investigar sobre o mesmo. O estudo desenvolvido por uma das equipes, teve por objetivo, investigar a presença de liquens em quatro Bairros do Município de Criciúma e relacionar esta presença a qualidade do ar, já que os liquens, funcionam como bioindicadores ambientais. Estudos mostram que há comprometimento no desenvolvimento dos liquens, quando na presença de poluição. Por isso, decidimos investigar a presença de liquens através de um levantamento em árvores localizadas em quatro (04) Bairros do Município de Criciúma, a fim de identificar a área mais afetada pela poluição. Após o levantamento, verificaram-se as possíveis causas da poluição em alguns dos pontos investigados. A partir das constatações e dos estudos realizados na disciplina, os estudantes elaboraram sugestões de melhoria para a qualidade do ar em Criciúma, buscando aprimorar o conhecimento sobre a preservação do meio ambiente.

Os liquens são associações de fungos e algas ou fungos e cianobactérias, ou seja, uma associação mutualística formada por um ser vivo autotrófico e um ser vivo heterotrófico. De acordo com Bagliano (2012), os liquens são extremamente sensíveis a alterações do ambiente e são os melhores bioindicadores conhecidos dos níveis de poluição aérea, por serem sensíveis à poluição ambiental. Sendo assim sua presença indica ar menos poluído e sua ausência a ocorrência de poluição. Segundo Marcelli (1996 apud COCEARE, 2001, p.21), “a poluição do ar é uma das principais responsáveis pela diminuição da diversidade de liquens tanto nos centros urbanos e/ou industrializados como ao redor deles”.

Optou-se em realizar a pesquisa no Município de Criciúma, pois por muito tempo, foi um dos polos do processo de extração do carvão mineral, utilizando-se da prática de mineração à céu aberto, pelo qual há liberação de muitas substâncias poluentes. Além disso, na região, existem muitas indústrias cerâmicas e siderúrgicas, que também lançam poluentes atmosféricos. Entre outros fatores que, com o decorrer dos anos, vem aumentando cada vez mais, como por exemplo, o aumento de automóveis nas ruas da cidade. Todos estes fatores contribuem para o aumento da poluição atmosférica e podem afetar diretamente o desenvolvimento dos liquens.

(3)

A cidade de Criciúma se localiza no Extremo Sul Catarinense, possui uma área de 235,627km2, tem um clima subtropical, com temperatura média entre 15ºC e 30ºC e está a uma altitude de 46 metros acima do mar. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2013, Criciúma possui uma população de 202.395 habitantes (NASPOLINI FILHO, 2014).

Os Bairros escolhidos para o levantamento foram Pinheirinho, Próspera, Pio Corrêa e Morro Cechinel. O levantamento ocorreu durante o mês de agosto de 2014. No Bairro Pinheirinho, fizemos o levantamento dos liquens presentes em árvores localizadas no pátio da UNESC. No Bairro Próspera, levantou-se as árvores da Praça da Chaminé, localizada as margens da Avenida Centenário. O ponto escolhido no Bairro Pio Corrêa foi a Praça São Marcelino Champagnat, em frente ao Colégio Marista de Criciúma e no Bairro Morro Cechinel nas proximidades do Clube Boliche. Foram analisadas em cada local, 20 espécies vegetais aleatoriamente e observada a presença de liquens em árvores que possuíam espessura do caule entre 0,75 cm de diâmetro a 1,20 cm de diâmetro, conforme ilustração a seguir:

Figura 1: Levantamento da presença de liquens em árvores do bairro Morro Cechinel em Criciúma, SC

Fonte: Michele Mezari Oliveira (2014)

(4)

Com o resultado do levantamento nos quatro Bairros selecionados, os alunos analisaram os dados e observou-se que há diferença na concentração de liquens nas regiões estudadas.

Os Bairros: Pio Corrêa, Próspera e Morro Cechinel apresentaram o mesmo percentual de liquens. Do total de 20 árvores levantadas, 15 apresentavam os liquens em uma grande concentração.

Figura 2: Líquen encontrado no bairro Morro Cechinel, município de Criciúma, SC

Fonte: Michele Mezari Oliveira (2014)

No Bairro Pinheirinho encontramos uma menor concentração de liquens nas árvores analisadas. Do total de 20 árvores, encontramos liquens em 10 destas. Analisando os resultados observaram-se as possíveis diferenças entre o Bairro Pinheirinho e os demais Bairros estudados, tais como: O bairro Pinheirinho é uma região próxima a grandes áreas utilizadas para extração do carvão; O antigo lixão, onde eram estocados o lixo dos municípios de Criciúma, Siderópolis e Forquilhinha, localiza-se em Forquilhinha, município vizinho ao bairro Pinheirinho; Há industrias siderúrgicas e também instituições educacionais, por onde circulam cerca de 12 mil pessoas todos os dias, ou seja, a circulação de automóveis, ônibus e outros meios de transporte é muito intensa. Todas essas atividades liberam poluentes. Os liquens como absorvem facilmente estes poluentes acabam sendo eliminados.

Nos outros três Bairros: Próspera, Pio Corrêa e Morro Cechinel, encontramos a mesma quantidade de árvores que possuíam liquens. Das 20 árvores levantadas em cada local, 5 não possuíam liquens. Este resultado surpreendeu as expectativas dos estudantes por acreditarem apriori que o Bairro Próspera teria uma menor

(5)

quantidade de árvores liquenizadas. Essa crença devia-se ao fato de a área analisada ter um intenso fluxo de veículos. O que diferenciou o resultado nesses três Bairros foi à presença de liquens de colorações diferentes. Em todos os Bairros analisados encontramos liquens de coloração acinzentada, esverdeada ou esbranquiçada, sendo que no Bairro Morro Cechinel encontramos liquens de coloração avermelhada. Esses liquens de coloração avermelhada são mais difíceis de serem encontrados e por isso indicam que, quando estão presentes, o ar não está poluído.

Figura 4: Líquen vermelho, bioindicador da qualidade do ar, identificado nas árvores levantadas no bairro Morro do Céu em Criciúma, SC

Fonte: Michele Mezari Oliveira (2014)

Considerações Finais

Essa atividade de pesquisa com estudantes da 2ª Série do Ensino Médio evidenciou a importância de desenvolver práticas pedagógicas, considerando que a aprendizagem significativa ocorre a partir de um processo de construção do conhecimento. Sendo assim, espera-se que o aluno desenvolva autonomia intelectual na aprendizagem.

De acordo com Severino (2012 p. 31), “o estudo no Ensino Médio deve ser uma iniciação ao estudo individual, com autonomia pessoal, como processo de busca e investigação [...]”

Sendo assim, entende-se a importância da pesquisa no âmbito do Ensino Médio para o processo de aprendizagem. Delval (2010) afirma que, “o professor não

(6)

deve limitar-se a proporcionar as explicações a que a ciência chegou, tem que situar o seu aluno diante dos problemas e incitá-lo a buscar por si mesmo e encontrar soluções”.

Para finalizar, sabe-se que há a crescente necessidade de formar o estudante investigador, mas para isso, é necessário que tanto professores e alunos sejam inseridos na pesquisa, conforme indicou Freire (2011), “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no corpo do outro”.

Os resultados mostram que essa atividade propicia elaborações conceituais complexas levando os estudantes a elaborar sínteses (MARQUES, 2010) o que demanda primeiramente estudo investigativo e análise conceitual.

Referências

BAGLIANO, Roger Vinicius. Líquens e suas utilizações como indicadores ambientais. Portal Educação, 2012. Disponível em:

<http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/15828/liquens-e-suas-utilizacoes-como-indicadores-ambientais> Acesso em: ago 2014.

BECKER. Fernando, MARQUES. Tania Beatriz Iwaszko (Orgs.). Ser professor é

ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010. (2.ed.atual.ortog.)

COCEARE, Daniela Maria Bertero. Estudo da determinação de elementos-traço

em líquens para monitoração ambiental. 2001. 122f. Dissertação (Ciências na

área de Tecnologia Nuclear – Aplicações). Instituti de Pesquisas Energéticas e Nucleares – autarquia associada a Universidade de São Paulo, São Paulo.

Disponível em: <

http://pelicano.ipen.br/PosG30/TextoCompleto/Daniela%20Maria%20Bertero%20Coc caro_M.pdf>. Acesso em: ago 2014.

DELVAL, Juan. Aprender investigando. In: BECKER. Fernando, MARQUES. Tania Beatriz Iwaszko (Orgs.). Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010. (2.ed.atual.ortog.) p.115-128.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática

educativa. 43.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MARCELLI, M. P. Biodiversity assessment in lichenized fungi; the necessary naive roll makers. In: BIODIVERSITY in Brazil: a first approach. São Paulo: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, 1996, p.93-107.

MARQUES. Tania Beatriz Iwaszko. Professor ou Pesquisador? In: BECKER. Fernando, MARQUES. Tania Beatriz Iwaszko (Orgs.). Ser professor é ser

(7)

NASPOLINI FILHO. Archimedes. Sobre a História. Portal da Prefeitura Municipal

de Criciúma, 2014. Disponível em:

<http://www.criciuma.sc.gov.br/site/turismo/p/sobre_a_historia> Acesso em: 03 set 2014.

SEVERINO, Antonio Joaquim; SEVERINO, Estevão Santos. Ensinar e aprender

Referências

Documentos relacionados

I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;.. II –

Este trabalho pretende contribuir com o desenvolvimento do Turismo em Caverna, Espeleoturismo, a partir da avaliação da percepção de qualidade de serviços pelos visitantes

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

“O aumento da eficiência e o plano de produção fizeram com que a disponibilidade das células de fabricação aumentasse, diminuindo o impacto de problemas quando do

Contudo, sendo um campo de pesquisa e de atuação muito específico e novo no Brasil, ainda existe uma série de dificuldades para a eleição de parâmetros de conservação