• Nenhum resultado encontrado

Laudo de Avaliação. Imóvel situado na Rua Alberto de Oliveira 355, Condomínio Maracanã, Santo André SP.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Laudo de Avaliação. Imóvel situado na Rua Alberto de Oliveira 355, Condomínio Maracanã, Santo André SP."

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

Laudo de Avaliação

Imóvel situado na Rua Alberto de Oliveira 355, Condomínio Maracanã, Santo André – SP.

Finalidade: Valor de Mercado e Valor de Liquidação Forçada Contratante: Banco Santander.

Data de referência: Setembro de 2016

(2)

SÍNTESE DO TRABALHO

Solicitante: Banco Santander.

Endereço: Rua Alberto de Oliveira, 355, Jardim Carla, Santo André – SP.

Finalidade: Valor de Mercado e Valor de Liquidação Forçada.

Especificações: Grau de Fundamentação II e Grau de Precisão III

Data: 28.09.2016

Resumo dos valores

Valor de Mercado: R$ 330.000,00 Valor de Venda Forçada: R$ 202.000,00

* Não foi possível realizar a vistoria interna no Imóvel.

* O avaliando atualmente aparenta não estar ocupado, fomos informados que a Srª Tatiane, antiga moradora deixou o local a cerca de três semanas. Vide item 3.2.

(3)

Í N D I C E 1. OBJETO DA AVALIAÇÃO. 2. FINALIDADE. 3. VISTORIA. 4. DIAGNÓSTICO DO MERCADO. 5. METODOLOGIAS EMPREGADAS. 6. TRATAMENTO DE DADOS.

7. GRAUS DE FUNDAMENTAÇÃO E PRECISÃO.

8. DETERMINAÇÃO DO VALOR DO BEM.

9. CONCLUSÃO.

10. CONSIDERAÇÕES COMPLEMENTARES IMPORTANTES.

11. ENCERRAMENTO.

A N E X O S

1. Quadro de elementos comparativos, planilha de cálculo, fotografias e croqui de localização dos elementos comparativos.

2. Documentação do imóvel. 3. Questionário ambiental.

(4)

1. OBJETO DA AVALIAÇÃO.

1.1. O imóvel avaliando está classificado como sendo “Imóvel Residencial”, localizado Rua Alberto de Oliveira 355, Condomínio Maracanã, Santo André – SP

1.2. O roteiro de trabalho a ser realizado no presente Laudo de Avaliação pela empresa é o seguinte:

1.2.1. Vistoria do imóvel avaliando, bem como de suas circunvizinhanças, colhendo os elementos e pesquisas necessárias para a sua elaboração.

1.2.2. Avaliação do imóvel em estudo, determinando o seu valor de venda mediante as aplicações da NBR 14653 – Avaliação de bens – Parte 2 vigente até esta data, apresentando os resultados através do presente Laudo Técnico.

1.3. A empresa efetuou o seu trabalho com minuciosa vistoria externa ao imóvel avaliando, bem como procedeu às necessárias diligências e estudos comparativos no sentido de apurar o seu justo valor.

1.4. Procurou-se justificar as conclusões, fornecendo-se as bases para julgamento dos critérios e os elementos que pareceram indispensáveis à perfeita compreensão dos números adotados, embora evitando-se fundamentação muito prolixa dos dados coligidos e analisados.

(5)

1.5. Na presente avaliação, assume-se que as dimensões constantes da documentação oferecida à empresa estão corretas, que os títulos de propriedade são bons e que as informações fornecidas por terceiros são de boa fé e confiáveis.

1.6. A empresa não assume responsabilidade sobre a matéria legal ou de engenharia, excluídas as implícitas para o exercício de suas honrosas funções precipuamente estabelecidas em lei, código ou regulamento.

1.7. Não foram efetuadas investigações específicas no que concerne aos defeitos em títulos, invasões, hipotecas, superposições de divisas e outros que não são objetos desta avaliação.

1.8. Não faz parte do escopo do presente trabalho a realização de estudos ou investigações relacionadas à existência de contaminações do solo ou outros passivos ambientais, exceto a investigação cujos resultados são apresentados no questionário de avaliação ambiental anexo ao presente trabalho.

2. FINALIDADE.

Segundo informações prestadas pelo interessado, trata-se de uma avaliação com a finalidade de “Valor de Mercado e Valor de Liquidação Forçada”.

(6)

3. VISTORIA.

3.1. Ao signatário foi fornecida a seguinte documentação referente ao imóvel avaliando:

- Cópia da matrícula 24.673, do Cartório de Registro de Imóveis de Santo André, onde consta uma área de terreno de 135,25m² e área construída de 221,00m². Documento datado de 07/04/2016;

- Cópia da Certidão de Valor Venal, onde consta a área de terreno 135,00m² e área construída 221,00m², Documento datado de 15/01/2016;

3.2. O imóvel objeto deste estudo e da presente avaliação foi vistoriado externamente em 19/09/2016, data em que fomos até o local para tentativa de vistoria interna. O avaliando, atualmente, aparenta não estar ocupado, em contato com os vizinhos Sr. Pedro (no número 375) e com o vizinho Sr. Euki (no numero 365), onde ambos informaram a Srª Tatiane, antiga moradora havia deixado o local a cerca de três semanas.

3.3. Trata-se de local dotado dos seguintes melhoramentos públicos: redes de água e esgoto, energia elétrica iluminação pública, rede de telefone, pavimentação asfáltica, coleta de lixo e transporte coletivo.

3.4. Trata-se de um imóvel residencial, localizado Rua Alberto de Oliveira 355, Condomínio Maracanã, Santo André –SP

(7)

3.5. Identificação do imóvel: Terreno:

• Área: 135,25m² • Formato: regular;

• Situação: meio de quadra; • Topografia: Declive.

Edificações:

No ato da vistoria constatamos residência térrea de 221,00m² de acordo com a já citada na matrícula 24.673, que aparentemente coincide com o existente no local. O imóvel possui idade aparente de 25 anos, regular estado de conservação e pode ser classificado, de acordo com o estudo “Valores de Edificações de Imóveis Urbanos – IBAPE/SP” como sendo “Casa Padrão Médio”.

3.6. Para efeito de cálculo, utilizaremos a com área de terreno de 135,25 m² e área construída de 221,00 m², conforme consta na

(8)

cópia da matrícula 24.673, do Cartório de registro de imóveis de Santo André - SP.

ILUSTRAÇÕES FOTOGRÁFICAS DO IMÓVEL

Vista parcial frontal do imóvel Outra vista parcial frontal do imóvel

(9)

Vista parcial da garagem do imóvel Vista parcial do corredor do porão de entrada do imóvel

4. DIAGNÓSTICO DO MERCADO.

4.1. O município de Santo André está localizado na região do ABC paulista, entre os municípios de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Zona Leste de São Paulo, possui uma área de 175 km² e uma população estimada de 673.000 habitantes.

(10)

4.2. O imóvel avaliando está localizado no Condomínio Maracanã. Os principais acessos a microrregião são: Avenida Valentim Magalhães, Avenida Capitão Mario de Toledo, Estrada do Pedroso.

4.3. A região é servida por várias linhas de ônibus municipais e intermunicipais. E com a estações da linha 10 – Turquesa da CPTM: Capuava a cerca de aproximadamente, 5km e a estação Mauá, a cerca de aproximadamente 6,5km de distância.

4.4. O bairro Condomínio Maracanã apresenta uso residencial. A região é caracterizada pela divisão social, onde vivem pessoas de classe média e baixa renda em favelas, residências de baixo padrão construtivo e conjuntos habitacionais populares. Distribuídos pelo bairro constatamos residências térreas e assobradas, em geral de médio a baixo padrão construtivo, com idade aparente entre a 15 e 20 anos. Coexistem no bairro prestadores de serviços e comércios de âmbito local.

(11)

4.5. Atualmente é média a oferta e baixa a procura por imóveis no segmento de mercado do imóvel em estudo.

4.6. Tendo em vista o exposto anteriormente atribuímos ao imóvel avaliando baixa liquidez.

5. METODOLOGIAS EMPREGADAS.

5.1. Para a determinação do justo, real e atual valor do imóvel ora avaliando, valeu-se dos métodos correntes adotados pela moderna técnica avaliativa, bem como das Normas para Avaliações de Imóveis do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE.

5.2. Nas avaliações existem, fundamentalmente, quatro métodos básicos de avaliação:

(12)

o comparativo de dados de mercado. o do custo.

o da capitalização da renda. o método evolutivo.

5.3. O método comparativo de dados de mercado consiste em se determinar o valor do imóvel pela comparação com outros similares, pelo preço de venda, tendo em vista as suas características semelhantes e admitindo-se que todos os que produzem a mesma renda tem valor igual ou guardam proporcionalidade linear. No processo comparativo, a comparação entre o imóvel em exame e os pesquisados é feita levando-se em conta as características intrínsecas de cada um e adaptando-se as diversas condições de fórmulas próprias. Consideram-se também os coeficientes de transposição, de profundidade, de testada, de depreciação e outros.

5.4. O método do custo – substituição ou reprodução, baseia-se essencialmente na manipulação de orçamentos sumários ou pormenorizados visando à obtenção do preço da construção para o terreno, lança mão dos métodos comparativos e da previsão de encargos.

5.5. O método da capitalização da renda apura o valor do imóvel pela capitalização da renda real ou prevista líquida, como se fosse aplicada no mercado normal, mediante a utilização de taxas convenientes de renda e de operação. Dada a sua grande sensibilidade, posto que pequenas oscilações das taxas empregadas apresentam grande variação dos valores obtidos,

(13)

este método é particularmente indicado para controle dos demais.

5.6. O método evolutivo consiste na conjugação de métodos, a partir do valor do terreno, considerados os custos de reprodução das benfeitorias devidamente depreciados.

5.7. No caso vertente, o método mais recomendável seria o evolutivo, com a composição de dois métodos é:

5.7.1. O comparativo de dados de mercado, para a apuração do valor básico unitário de metro quadrado de terreno, cuja avaliação foi feita segundo o critério do metro quadrado médio, aplicando-se os fatores de valorização ou desvalorização, em consonância com as Normas para Avaliações de Imóveis do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE. Para tanto procedeu-se uma cuidadosa pesquisa de elementos, colhida em imobiliárias desta região.

5.7.2. O método do custo – substituição ou reprodução, baseia-se esbaseia-sencialmente na manipulação de orçamentos sumários ou pormenorizados visando à obtenção do preço da construção para o terreno, lança mão dos métodos comparativos e da previsão de encargos.

5.8. Será utilizado o método do Tratamento por Fatores para parcela do terreno, que consiste em transformar as características do imóvel avaliando e dos elementos comparativos em fatores,

(14)

possíveis de serem relacionados. Serão utilizados 6 elementos comparativos, e os seguintes fatores de homogeneização:

Oferta: Em um mercado imobiliário de concorrência normal, via de regra, os valores de oferta, nem sempre, são os valores que, efetivamente, os imóveis são negociados. Em geral existe margem para negociação, que consiste na aplicação de um desconto de 15% sobre os valores de oferta dos elementos comparativos, para que o resultado da avaliação reflita exatamente o valor de negociação do imóvel em estudo e não seu valor de oferta.

Fator Índice Fiscal: Também conhecido como “fator de transposição”, consiste em atribuir índices aos logradouros onde estão localizados os imóveis (tanto o avaliando quanto os elementos comparativos), de forma que estes índices reflitam a valorização do logradouro na região onde estão localizados os imóveis.

Fator Topografia: Relaciona a topografia do imóvel avaliando com topografia dos elementos comparativos.

(15)

Fator Frente: Relaciona a testada do imóvel avaliando com as testadas dos elementos comparativos.

Fator profundida: Relaciona a profundidade do imóvel avaliando com as profundidades dos elementos comparativos.

Fator área: Normalmente, imóveis com áreas construídas pequenas tendem a apresentar valores unitários de locação maiores e imóveis com áreas construídas elevadas tendem a apresentar valores unitários de locação menores. Para relacionar este efeito é utilizada a seguinte fórmula:

Far = (Ap/Aa)n, onde:

Far = Fator área;

Ap = área do elemento comparativo; Aa = área do imóvel avaliando;

n = coeficiente de ponderação da área, sendo este igual a 0,125 quando a diferença entre as áreas for superior a 30% da área do imóvel avaliando e igual 0,25 quando a diferença entre as áreas for inferior a 30% da área do imóvel avaliando.

5.9. Todos os fatores utilizados no calculo, participam da análise matemática com 100% de peso, tendo em vista que todos são referentes ao terreno e o mesmo é avaliado pelo método comparativo.

(16)

5.10. As próprias peculiaridades do imóvel avaliando, desaconselham o emprego de quaisquer outros métodos avaliativos, ainda que só a título de verificação.

6. TRATAMENTO DE DADOS.

6.1. A pesquisa abrangeu 6 elementos comparativos que participaram efetivamente do cálculo do valor do imóvel, constantes da tabela do ANEXO 01, coletados entre o dia 19/08 e 20/08/16.

(17)

8. DETERMINAÇÃO DO VALOR DO BEM.

8.1. A seguir procederemos à determinação do valor de venda do imóvel. Determinaremos os valores a partir dos dados fornecidos pelo contratante, informações obtidas na pesquisa de mercado e com base em hipótese adotadas e justificadas.

8.2. Conforme planilha de cálculo constante no ANEXO 01 do presente trabalho, o valor total do imóvel é de:

(18)

Vi = R$330.890,59

(Trezentos e trinta mil e oitocentos e noventa reais e cinquenta e nove centavos)

Ou, em números redondos:

Vi = R$ 330.000,00

(Trezentos e trinta mil reais)

Valor válido para Setembro/16

8.3. Valor de venda forçada do imóvel:

Em se tratando de valor e, em face de atual conjuntura econômica que atravessa o país, mesmo mostrando estabilidade, a liquidez de um imóvel com estas características oferece um prazo maior, e assim é oportuno caracterizar a diferença fundamental entre VALOR DE VENDA FORÇADA E VALOR DE MERCADO.

Quando falamos de valor de mercado, nos referimos à quantia mais provável pela qual um determinado bem seria transacionado em um mercado livre, dentro de um prazo plausível com concorrência perfeita, tendo o vendedor e o comprador bons conhecimentos acerca desse bem e desse mercado.

(19)

Já o valor de venda forçada é a quantia em dinheiro paga pela propriedade sob condições imediatas e existentes numa determinada data.

Portanto, atualmente o preço de venda é inferior ao valor de mercado, principalmente levando-se em consideração as observações expostas no item “Diagnóstico de Mercado” do presente trabalho, podendo o signatário estimar em até 39% (trinta e cinco por cento) menor, resultando para a avaliação em questão:

Vl = R$ 330.890,59 x 0,61 = R$ 202.123,33

Ou, em números redondos:

Vi = R$ 202.000,00

(Duzentos e dois mil reais)

O percentual de desconto de 39% (fator de liquidez igual a 0,61), para a determinação do valor de liquidez, foi determinado considerando um prazo para comercialização de 3,70 anos e taxa anual de desconto correspondente à taxa Selic, atualmente igual a 14,25% ao ano.

O percentual, portanto, será igual a:

(20)

9. CONCLUSÃO.

9.1. Face a todas as considerações expostas nos itens anteriores e as características do imóvel avaliando, temos que o valor de mercado do imóvel em estudo é de:

Vi = R$ 330.000,00 (Trezentos e trinta mil reais)

Valor válido para a data da presente avaliação – Setembro/16

9.2. Conforme exposto em 8.3 do presente trabalho, o valor de liquidação forçada do imóvel é igual a:

Vi = R$ 202.000,00 (Duzentos e dois mil reais)

Valor válido para a data da presente avaliação – Setembro/16

10. CONSIDERAÇÕES COMPLEMENTARES IMPORTANTES.

10.1. A empresa atesta que a presente avaliação obedeceu criteriosamente, os seguintes princípios fundamentais:

10.1.1. Os honorários profissionais da empresa, não estão sujeitos às conclusões deste Laudo de Avaliação.

(21)

10.1.2. A empresa não tem no presente, nem contempla para o futuro, interesse algum ao bem objeto desta avaliação.

10.1.3. A empresa não tem nenhum interesse ou inclinação pessoal em relação à matéria envolvida neste Laudo de Avaliação.

10.1.4. No melhor conhecimento e crédito da empresa, as análises, opiniões e conclusões expressas no presente trabalho são baseadas em dados, diligências, pesquisas e levantamentos verdadeiros e corretos.

10.1.5. A presente avaliação e o respectivo Parecer Técnico foram elaborados com a estrita observância dos postulados dos Códigos de Ética Profissional do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e do IBAPE/SP (Resolução 205 de 20 de setembro de 1.971).

10.1.6. O presente Laudo de Avaliação foi elaborado pelo signatário e ninguém a não ser o próprio avaliador, preparou as análises e conclusões.

11. ENCERRAMENTO.

11.1. Nada mais havendo a esclarecer, encerramos o presente Laudo de Avaliação que é composto por 22 (vinte e duas) folhas impressas por computador apenas de um lado, todas numeradas

(22)

e devidamente rubricadas, sendo a última datada e assinada, mais 3 (quatro) anexos, também rubricados pelo signatário.

11.2. A empresa coloca-se ao inteiro dispor de Vossa Senhoria para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Santo André, 28 de setembro de 2016

GALACHE ENGENHARIA LTDA.

CGC n.º 02.358.652/0001-28 CREA 1009817

ENG.º TALES R. SÁNCHEZ GALACHE Diretor-Técnico

(23)

ANEXO 01

QUADRO DE ELEMENTOS COMPARATIVOS, PLANILHA DE CÁLCULO, FOTOGRAFIAS E CROQUI DE LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS.

(24)
(25)
(26)
(27)

ILUSTRAÇÕES FOTOGRÁFICAS DOS ELEMENTOS COMPARATIVOS

ELEMENTO COMPARATIVO Nº 01 ELEMENTO COMPARATIVO Nº 02

ELEMENTO COMPARATIVO Nº 03 ELEMENTO COMPARATIVO Nº 04

(28)

MAPA DE LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS COMPARATIVOS

(29)

ANEXO 02

(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)

ANEXO 03

LIC - LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS – Versão 2.1

(39)

1. DADOS GERAIS DO IMÓVEL

1.1. Identificação do Imóvel:

1.2. Endereço: Cidade: UF:

1.3. Uso atual do imóvel: Uso pretendido: 1.4. Coordenadas Geográficas:

1.5.

2.

2.1.

Citar as fontes consultadas: Orgão Ambiental Estadual: Orgão Ambiental Municipal:

2.2. Teve acesso a alguma avaliação ambiental no imóvel? Se sim, favor encaminhar cópia. Quando? 2.3.

Citar as fontes consultadas: Orgão Ambiental Estadual: Orgão Ambiental Municipal:

3. IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS FONTES DE CONTAMINAÇÃO

3.1. Há indícios de que no imóvel existiu ou existe:

Rua Alberto de Oliveira 355, Condomínio Maracanã Santo André Residencial

Outros. Descrever: Residêncial

Fontes de Informação: Observações e/ou justificativa:

As informações foram obtidas em consulta ao site da CETESB - SP

O imóvel em estudo trata-se de uma residência. A análise foi feita de forma visual.

Explosão ou incêndio, vazamento ou derramamento de substâncias químicas, odor de gás e/ou combustível.

Manchas no solo, odores de substâncias químicas, alterações na vegetação, ocorrência de animais mortos, gosto ou cheiro estranho na água.

Armazenamento de baterias automotivas ou industriais usadas, derivados de petróleo (combustíveis), pesticidas, herbicidas e outros biocidas, tintas, vernizes, solventes ou detecção de substâncias tóxicas. Se sim, que tipo?

Produtos químicos armazenados em recipientes de 20L ou maiores (bombonas, tambores ou sacos). Quais produtos?

Os logradouros que perfazem o polígono onde está localizado o imóvel avaliando estão cadastrados em alguma lista pública oficial de áreas contaminadas? (Realizar busca no site do IBAMA, nos órgãos ambientais estaduais e municipais, Ex: CETESB/SP, FEAM/MG, INEA/RJ, Município de São Paulo).

CETESB - SP

Passado Presente Ocorrências no imóvel

Corpos d’água (rio, poço, lago, lagoa). Se poço de água, possui outorga?

LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS – Versão 2.1

Imóvel Residencial

SP Residencial

Descarte de efluentes no solo ou esgoto a céu aberto.

Nota: Caso a resposta seja “sim”, favor pular para o item 6, indicando “sim” na pergunta 6.1.

Foto aérea ou imagem de satélite (Google Earth): Inserir fotos aéreas e/ou imagens do presente e/ou passado do imóvel, conforme disponibilidade, no Anexo I. 23º41'36.00"S 46º29'37.41"O

IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS DO IMÓVEL REFERENTES AO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO

O imóvel está cadastrado em alguma lista pública oficial de áreas contaminadas? (Realizar busca no site do IBAMA, nos órgãos ambientais estaduais e municipais, Ex: CETESB/SP, FEAM/MG, INEA/RJ, Município de São Paulo).

CETESB - SP

Data 28/09/16

Respiros, bocais de enchimento, tubulações saindo do solo ou poços de monitoramento.

Não Sim

Não Sim. Que tipo?

Não existe lista pública de áreas contaminadas

Não

Não existe lista pública de áreas contaminadas

Sim. Qual o endereço do imóvel na vizinhança?

(40)

3.2.

3.3. No entorno do imóvel avaliando, indicar se há atividades potencialmente poluidoras como:

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO IMÓVEL

4.1.

5.

Foi utilizado busca junto ao site da CETESB-SP, de áreas contaminadas entorno do imóvel.

Fontes de Informação:

As informações foram obtidas de forma visual.

Observações e/ou justificativa:

Informar quais fontes de consulta e documentos foram utilizados como base para a elaboração deste levantamento: Outros. Descrever: Residência

Hospital ou outro serviço de saúde. Descrever:

Comércio. Que tipo: Armazenamento de resíduos. Descrever resíduos:

Armazenamento de baterias automotivas ou industriais usadas, derivados de petróleo (combustíveis), pesticidas, herbicidas e outros biocidas, tintas, vernizes, solventes ou detecção de substâncias tóxicas. Se sim, que tipo?

Bota-Fora, armazenamento de entulho, lixão, aterro sanitário, ferro-velho ou cemitério.

Indústrias. Quais?

Posto de gasolina, abastecimento de veículos ou tanque de combustível. Indicar abaixo se o imóvel teve uso passado ou tem uso presente para quaisquer dos seguintes fins:

Passado Presente Uso do imóvel

Fontes de Informação: As informações foram obtidas de forma visual.

Foi observada alguma atividade desativada no entorno, como por exemplo, posto de combustível, indústria, oficina mecânica, etc.?

Oficina mecânica, troca de óleo, galvanoplastia, lavanderia, tinturaria. Oficina mecânica, troca de óleo, galvanoplastia, lavanderia, tinturaria.

Bota-Fora, armazenamento de entulho, lixão, aterro sanitário, ferro-velho ou cemitério.

Observações e/ou justificativa: Foi encontrado a 130m do aval, terreno desocupado onde constatamos descarte e acumulo de vários tipos de detritos e a cerca de 50 metros córrego linderio a lava rápido.

Armazenamento de resíduos. Descrever resíduos:

Outros. Descrever:

Armazenamento de baterias automotivas ou industriais usadas, derivados de petróleo (combustíveis), pesticidas, herbicidas e outros biocidas, tintas, vernizes, solventes ou detecção de substâncias tóxicas. Se sim, que tipo?

Posto de gasolina, abastecimento de veículos ou tanque de combustível.

Existe Informação

não acessível Atividade

LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS – Versão 2.1

No entorno* do imóvel avaliando, foram observadas potenciais fontes de contaminação, como por exemplo: descarte de efluentes no solo ou esgoto a céu aberto, manchas no solo, odores de substâncias químicas, alterações na vegetação, ocorrência de animais mortos, vazamento ou derramamento de substâncias químicas, odor de gás e/ou combustível, etc.?

* Entende-se como entorno as situações demonstradas nos croquis presentes no Anexo II. Para áreas industriais considera-se como entorno o raio de 100 metros m a partir dos limites do imóvel.

Caso afirmativo, indicar:

Indústrias. Quais? Mineradora. Qual?

(41)

6. PRESSUPOSTOS E CONDIÇÕES LIMITANTES 6.1. 6.2. 6.3. 7. 7.1.

7.2. Indícios de Contaminação na Vizinhança:

ANEXO I

Foto Aérea e/ou imagem de satélite do imóvel (presente e/ou passado), conforme disponibilidade. Nome do Responsável pelo preenchimento

Galache Engenharia Ltda

Nome da Empresa representada

Assinatura do Responsável pelo preenchimento

02.358.652/0001-28

CNPJ da empresa representada

RESUMO:

Indícios de Contaminação no Imóvel:

Foi encontrado a 300m do imovel avaliando na Rua Jacarandás, um esgoto a céu aberto.

LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS – Versão 2.1

O presente relatório é resultado de observações visuais do avaliador e baseado na documentação descrita no item 5, que tem como objetivo nortear o Banco para a realização de Diagnósticos e Perícias ambientais para os casos por ele identificados. O presente levantamento aponta apenas os indícios de contaminação, os quais podem ser posteriormente averiguados pelo Banco.

Eventuais passivos ambientais não foram considerados para valoração do imóvel. Estes passivos podem ser mensurados apenas após um diagnóstico ambiental amplo que apontem as causas e mitigação dos eventos ambientais.

Tales Rogério Sánchez Galache

Não Sim

Informação insuficiente (obrigatório justificar). Justifique:

Não Sim

Informação insuficiente (obrigatório justificar). Justifique:

AVAL

AVAL

Terreno desocupado

(42)

SITUAÇÃO 1

SITUAÇÃO 2

ANEXO II

LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS – Versão 2.1

Imóveis a serem Levantados IMÓVEL AVALIANDO Im ó ve is a s er em L ev an ta d o s Im ó ve is a s er em L ev an ta d o s

Imóvel a ser levantado

Im ó ve is a s er em L ev an ta d o s

Imóveis a serem Levantados IMÓVEL AVALIANDO Im ó ve is a s er em L ev an ta d o s

Imóveis a serem Levantados Imóvel a ser levantado

(43)

SITUAÇÃO 3

SITUAÇÃO 4

LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS – Versão 2.1

ANEXO II

Imóveis a serem Levantados IMÓVEL AVALIANDO Im ó ve is a s er em L ev an ta d o s

Imóveis a serem Levantados

Im ó ve is a s er em L ev an ta d o s

Imóvel a ser levantado Imóvel a ser levantado

IMÓVEL AVALIANDO Im ó ve is a s er em L ev an ta d o s

Imóveis a serem Levantados

Im ó ve is a s er em L ev an ta d o s

Imóveis a serem Levantados

Imóvel a ser levantado Imóvel a ser levantado

Imóvel a ser levantado Imóvel a ser

Referências

Documentos relacionados

Os alimentos podem ser contaminados por agentes biológicos (como bactérias, fungos, helmintos e protozoários), químicos (como os venenos) e físicos (como pedras, pregos, etc...), mas

É importante observar que nos termos do art. 42 do RIPI/2010, quando não forem satisfeitos os requisi- tos que condicionam a suspensão, o imposto torna-se imediatamente exigível,

objetivando promover a cooperação acadêmica entre ambas as instituições, em áreas 83.. de mútuo interesse, por meio do intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes,

No dia da realização das provas não será permitido ao candidato permanecer com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, pager, walkman, telefone celular, relógio do tipo data bank,

• Caso o Alto Forno queira bloquear a descarga do caminhão na Usina por algum motivo, clicar em abrir mudar o status do caminhão para bloqueado e informar qual o motivo

ACES LOCAL UNIDADE MORADA HORÁRIO EQUIPA ACESSO À CONSULTA SISTEMA MARCAÇÃO ACES I Lisboa Norte USF do Parque - Centro de Saúde Alvalade DICAD Unidade de Desabitua ção -

Para participar da colação remota o aluno solicita o protocolo no Ŭlife (menu > serviços > solicitações online) e após o deferimento a participação do aluno está

municípios, e que seria muito importante que este fedkback com as prefeituras fosse feita antes do início da próxima quadra chuvosa, informou ainda que o cadastro será mais