• Nenhum resultado encontrado

Informativo. Projetos. Pesquisadores. Colações Virtuais. Obras no Câmpus. Incubadora de Inovações. de Combate à COVID-19.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo. Projetos. Pesquisadores. Colações Virtuais. Obras no Câmpus. Incubadora de Inovações. de Combate à COVID-19."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Informativo

Informativo do Câmpus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

2ª Edição Ano 2020

Obras

no Câmpus

Projetos

de Combate à COVID-19

Novos

bolsistas

Pesquisadores

Contemplados em Editais

Incubadora

de Inovações

Destaque no

Enade

Colações

Virtuais

(2)

2

2

OBRAS NO CÂMPUS

APUCARANA

Mesmo durante a suspensão das atividades presenciais na UTFPR, obras e reformas ocorreram no Câm-pus Apucarana. As principais obras e reformas nesse período foram:

Pintura externa do Bloco B, tro-ca da cobertura, pintura da estrutura e troca da cobertura de policarbona-to entre os blocos B e C: Foi removida a textura antiga e deteriorada pelo tempo da parte externa do Bloco B e, em seu lugar, foi aplicada textura emborrachada, com as cores padrão da UTFPR Apucarana. O telhado, seus rufos e calhas foram trocados. A es-trutura de vidro existente entre os Blocos B e C foi retirada em virtude de possível ocorrência de instabilidade e acidentes. Em seu lugar, serão ins-talados vidros temperados fechando o trecho externo da rampa de acesso ao C, em ambos os lados, para evitar que os usuários se molhem se hou-ver ocorrência de chuvas. A estrutura do telhado foi pintada e a cobertura de policarbonato que estava danifica foi trocada.

Pintura interna e externa do bloco C, troca da cobertura, reformas internas, alterações na parte elétri-ca, pintura da estrutura e troca da cobertura de policarbonato entre os blocos A e B: Foi removida a textu-ra antiga e deteriotextu-rada pelo tempo da parte externa do Bloco C e, em

seu lugar, foi aplicada textura emborrachada, com as cores padrão da UTFPR Apucarana. O telhado, seus rufos e calhas foram trocados, em decorrência de in-filtrações recorrentes. A textura interna das paredes e tetos foi removida e trocada por pintura lisa embor-rachada na cor branca, de forma a melhorar a ilumi-nação do prédio, nas salas e no corredor. As portas e suas maçanetas foram trocadas. O acesso à PROMODA será modificado, retirando o balcão antigo e os vidros/ portas que estão danificados e instalando uma nova porta de blindex. Os Laboratórios C-4 e C-6 sofreram mudanças na parte elétrica, conforme solicitação dos professores, assim como as demais salas terão algu-mas tomadas adicionais. A cobertura que foi retirada no momento da pintura externa dos blocos A e B foi recolocada, sendo que sua estrutura foi repintada, e o policarbonato que estava deteriorado, foi trocado.

Acessibilidade Blocos A, B, C e D: O paver antigo e irregular, adjacente aos blocos A,B,C e D, foi retirado e trocado por novos, sendo instalado paver tipo po-dotátil para acessibilidade, interligando a entrada do Câmpus até as entradas principais de cada um desses blocos. Os rebaixamentos para cadeirantes foram re-feitos de acordo com a norma de acessibilidade, inclu-sive na parte externa do Câmpus. A entrada do bloco A foi revitalizada, contando com nova rampa de aces-so e execução de jardinagem.

(3)

33

3

Adequação da entrada e saída do estacionamento do Bloco M, in-terligação de acesso aos Blocos L e M, adequação da rampa acessível ao RU, adequação da entrada de pedestres junto ao bloco K: Essa obra foi reali-zada de forma a prover acessibilida-de da nova entrada da UTFPR, acessibilida-desacessibilida-de o calçamento externo em frente à faixa de pedestres, próxima ao ponto de ônibus, até o bloco M, com uma passarela ampla e provida de grelhas para escoamento de água da chuva, além de passarelas entre os blocos L e M e para acesso ao Restaurante Uni-versitário, todos contando com piso podotátil. Para que isso fosse possí-vel também foram instalados corri-mãos na entrada. O estacionamento teve suas vagas pintadas, sendo que foram reservadas vagas para cadei-rantes e idosos, todos sinalizados com pintura no piso e placas indica-tivas. O acesso ao estacionamento foi ampliado, de forma a ter acesso pelo portão próximo à APAE. As cance-las para entrada de carros estão em funcionamento. Grades e portões na entrada foram instalados, de forma a viabilizar o funcionamento definitivo da nova entrada do Câmpus.

Execução do CSCIP - Código de Segurança Contra Incêndio e Pâ-nico: Iniciada em Outubro, a execu-ção do projeto de incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros, tem seu término previsto para fevereiro de 2021. Os blocos receberão sistemas de hidrantes e alarme de incêndio, as sinalizações e iluminações de emer-gência serão readequadas de acordo com o projeto aprovado, as portas de acesso aos blocos serão trocadas por portas de vidro temperado de abrir

para o lado de fora, contando com barra anti-pânico e logotipo da UTFPR. Serão readequadas duas centrais de gás, uma que atende a cantina do bloco B e outra que atende o Bloco J. Os corrimãos serão trocados por peças com o diâmetro que atenda tanto as normas do Corpo de Bombeiros quanto de acessibilidade. Os for-ros de PVC e de isopor dos blocos D, E-RU, L e M serão removidos, sendo que no D e E-RU serão trocados por forro resistente ao fogo, e nos blocos L e M as lajes e vigas serão revestidas com pintura acrílica, facilitando a manutenção da parte elétrica e de lógica.

Superpostes: Dos 24 superpostes do Câmpus, 16 deles estavam com as lâmpadas queimadas. Essas lâmpadas que eram de vapor de sódio (iluminação amarela) foram trocadas por lâmpadas de vapor metá-lico (iluminação branca), o que favorece a distribuição da iluminação na área externa do Câmpus.

Estacionamento

(4)

4

4

PESQUISADORES DO CÂMPUS APUCARANA SÃO

CONTEMPLADOS COM RECURSOS DE CAPITAL

EM EDITAIS DA PROPPG

Edital 25K - Apoio à infraestrutura de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico: Três pro-postas de Grupos de Pesquisa do Câmpus Apucarana liderados pelos pesquisadores Fabrício Maestá, Rafael Zola e Alessandro Martins foram contemplados no Edi-tal 26/2020 – 25K da PROPPG. O objetivo do EdiEdi-tal foi contribuir com a consolidação da infraestrutura institu-cional de Pesquisa e incentivar a atuação dos Grupos de Pesquisa da UTFPR, mediante a concessão de auxílio fi-nanceiro para despesas de capital a serem aplicadas em um Projeto de Pesquisa ou Desenvolvimento Tecnológi-co, desenvolvido entre os Pesquisadores integrantes da proposta. Nesse edital os grupos de pesquisa consegui-ram trazer para o nosso Câmpus um total de R$ 74,5 mil em recursos de capital, que foi utilizado para a aquisição de equipamentos previstos nos projetos, incluindo um supercomputador que foi cedido para o LAMAP pelo Grupo de Pesquisa em Física dos Cristais Líquidos.

Edital 300K – Programa para excelência em pes-quisa e inovação: Pesquisadores do Câmpus Apucarana em conjunto com pesquisadores do Câmpus Londri-na, vinculados aos programas de pós-graduação PP-GEA, PPGEQ e PPGCEM, foram contemplados no Edital 09/2020 - 300K da PROPPG/PROREC. O foco do edital foi prover recursos para a aquisição e/ou manutenção de equipamentos estratégicos, prioritariamente de médio e grande porte, de modo a ampliar as potencialidades de Pesquisa e de Desenvolvimento Tecnológico e Inova-ção da UTFPR e que estão preferencialmente vinculados a Laboratórios Multiusuários homologados institucio-nalmente. As propostas foram elaboradas com a par-ticipação de vários grupos de pesquisas dos dois Câm-pus, com a necessidade de informar sobre a utilização e impacto no uso dos equipamentos pretendidos na pro-posta. Duas propostas foram contempladas, totalizando R$ 580 mil em recursos de capital, que foram investidos em equipamentos para o Laboratório Multiusuário do Câmpus Apucarana. Os equipamentos adquiridos fo-ram um DLS (Dynamic Light Scattering), um Analisador

Automático de Área Superficial e Ta-manho de Poros e uma Estação de Qualidade do Ar com Sensores Me-teorológicos.

O DLS é um equipamento mo-derno e possibilitará avanços tec-nológicos nas áreas de materiais, eletrônica, energia renovável, na-nofotônica, medicina e alimentos. Filmes finos de polímeros têm sido extensivamente estudados em dis-positivos optoeletrônicos tipo tran-sistores, emissores de luz (LEDs), sensores, fotovoltaicos orgânicos, revestimentos de filmes (plásticos na área de alimentos), liberação controlada de fármacos, superfícies para medicina regenerativa, e outras aplicações. Com medidor zeta é um dispositivo completo para caracte-rização de suspensões coloidais de partículas sólidas, proteínas e polí-meros ou emulsões. Ele é capaz de medir distribuição de tamanho das partículas, massa molecular, mo-bilidade e distribuição de carga de superfície de partículas. Por meio do valor do potencial Zeta, pode-se avaliar a estabilidade de dispersões que contenham partículas nas esca-las micro e nanométrica.

(5)

55

5

O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO (LAMAP) AGORA CONTA

COM DOIS BOLSISTAS TÉCNICO

No mês de outubro a DIRPPG publicou em conjunto com a Direção- Geral, o Edital 06/2020, para selecionar dois bolsistas técnico de nível superior, com recursos próprios, visando atender as demandas do Laboratório Multiusuário do Câmpus (LAMAP).

O LAMAP atua prestando serviços para a comunidade interna e externa disponibilizando a sua infraestrutura de análise e apoio técnico qualificado para promover avanços nas pesqui-sas científicas e tecnológicas que são desenvolvidas por pesquisadores do Câmpus.

Os estudantes do curso de pós-graduação de Engenharia Química (PPGEQ) do Câmpus Apucarana, Lucas Gama e Ana Isabela Zavilenski, foram selecionados para desenvolverem ati-vidades técnicas do laboratório. Desejamos um ótimo trabalho!

A utilização multiusuária dos equipamentos deverá seguir as regras e procedimentos do LAMAP, os quais se encontram disponíveis, com mais detalhes, no endereço:

https://sites.google.com/site/labmultiap

Esse equipamento pode atender demandas de empresas que precisam realizar a caracterização de seus produtos. Pode-se estreitar laços com empresas, resul-tando novas parcerias. Além do mais, o DLS possibilita ao aluno contato direto com um equipamento de pon-ta, proporcionando a formação de recursos humanos mais capacitados.

O Analisador Automático de Área Superficial e Tamanho de Poros é um equipamento de suma impor-tância no desenvolvimento de pesquisas envolvendo materiais adsorventes, no campo da Química, Química Ambiental e Engenharia Química, materiais porosos e suas formações superficiais, no campo da Engenharia Têxtil e na análise de materiais de construção, no cam-po da Engenharia Civil. Trata-se de um imcam-portante equi-pamento para a caracterização de materiais porosos e

importante também para que seja determinada a potencialidade de aplicação destes materiais em di-versas áreas.

Foi adquirido também uma estação de qualidade do ar com sensores meteorológicos para mo-nitoramento em tempo real. Tecni-camente o equipamento permite medir em tempo real as concen-trações de gases e partículas no ar, além das variáveis meteorológicas. Esse equipamento foi instalado no Laboratório Multiusuário do Câm-pus de Londrina.

(6)

6

6

EQUIPAMENTOS

PARA PESQUISA

Está em fase de compras uma estação meteorológica que será ins-talada na UTFPR Câmpus Londrina e um equipamento para fisissorção de N2 para o Laboratório Multiusu-ário do Câmpus Apucarana. O in-vestimento total será acima de R$ 300.000,00, conquistados por meio do Edital 09/2020 - PROPPG/PRO-REC - PROGRAMA PARA EXCELÊNCIA EM PESQUISA E INOVAÇÃO – PEPI. A proposta foi elaborada por docentes do Programa de Pós Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) e do Programa de Pós Graduação em En-genharia Ambiental (PPGEA).

CÂMPUS APUCARANA

DISPONIBILIZA 3

COTAS DE BOLSAS

DE MESTRADO PARA

PROGRAMAS DE

PÓS-GRADUAÇÃO

A Diretoria de Pesquisa e Pós--Graduação (DIRPPG) em acordo com a Direção-Geral (DIRGE) do Câmpus Apucarana disponibilizaram, com re-cursos próprios, uma cota de bolsa no valor de R$1.500,00 para cada pro-grama de pós-graduação do Câmpus, com vigência de 12 meses. A inicia-tiva faz parte da política do Câmpus para fomentar a pós-graduação. Os contemplados do PPGEQ, PPGCEM e PPGEA se dedicarão integralmente às atividades acadêmicas e de pesqui-sa relacionadas a sua dissertação e àquelas promovidas pelo Programa de Pós-Graduação.

O professor Aloysio Gomes de Souza Filho assu-miu em setembro deste ano, a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias – DIREC. Aloysio estava afastado para concluir o Doutorado em Engenharia Têxtil na Universidade do Minho, em Portugal. Durante seu afastamento, participou da Plataforma

Internacio-nal Fibrenamics de pesquisa e inovação, que interage

com mais de 300 parceiros (empresas), possuindo 45 patentes, 50 produtos inovadores e projetos de pes-quisa e desenvolvimento, que servirá de inspiração para aplicação no Câmpus.

Após seu retorno assumiu a DIREC, onde reali-zou: um feedback da avaliação do setor pelo usuário externo, propondo melhorias; momentos para discus-são dos papéis individuais dos membros da equipe, com suas atribuições/responsabilidades chamado “Conhecendo a DIREC e seus Departamentos”, que de-verá ser replicado para a comunidade; a reestrutura-ção dos acessos ao SEI, para a melhoria dos fluxos de processos; bem como a elaboração do Planejamento Estratégico da DIREC.

Foi lançado um Edital de apoio a Projetos para o Combate à COVID-19, no valor de R$ 12.000,00, com a disponibilização de 10 bolsas, por um período de três meses. Também foi criado um grupo de apoio à Curricularização das Atividades de Extensão, com os professores responsáveis PRAExt e equipe, bem como com os professores responsáveis pelos Estágios Su-pervisionados de cada curso, para a melhoria da co-municação e celeridade.

Para a implantação da Incubadora de Inovações do Câmpus Apucarana, programada para o início do próximo ano, a DIREC está realizando a Capacitação de Mentores, no qual disponibilizou vagas para todas as coordenações, áreas de administração/gestão/marke-ting, além dos parceiros externos: UFPR, IFPR, UNES-PAR, FAP, Sebrae e Conecta.

Além das reuniões rotineiras com a equipe, a DI-REC tem participado de reuniões e lives com o Sebrae, Conecta, Consórcio de Inovação e para a implantação do Sistema Regional de Inovação do Vale do Ivaí – SRI.

(7)

77

7

DIREC ORGANIZA EVENTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

PARA A INDÚSTRIA

OPORTUNIDADES PORTUGAL – BRASIL

A DIREC organizou e realizou no dia 18 de novembro uma live com empresários do setor de têxtil/confecções, eletroeletrônica e química de Apucarana e região e a Plataforma Interna-cional Fibrenamics, da Universidade do Minho/Portugal, para tratar de Inovação Tecnológica para a Industria.

A Fibrenamics, coordenada pelo professor Dr. Raul Fangueiro, desenvolve atividades de

pesquisa e desenvolvimento, com transferência de tecnologia, e já realizou 81 projetos, num financiamento de cerca de 10 milhões de euros.

O evento contou com o apoio do Sebrae, através do consultor e professor Tiago Cunha, do Conecta, ACIA e empresários, como Jayme Leonel e Wanderlei Faganello. Além do professor Aloysio, participaram também os professores Fabrício Maestá, Diretor da Agência de Inovação da UTFPR, Murilo Moisés, representando o Núcleo de Inovação Industrial e Márcia Alves, repre-sentando o Hotel Tecnológico.

A reunião, que foi limitada a 25 participantes, para permitir a participação por vídeocon-ferência, teve como objetivo integrar os setores industriais, apresentar os projetos desenvolvi-dos pela Fibrenamics e pelo Núcleo de Inovação do Câmpus Apucarana, bem como fomentar futuras parcerias em projetos de pesquisa e de inovação tecnológica para as indústrias. Novas reuniões já estão sendo articuladas e programadas pela equipe, como forma de ampliar a inte-ração do Câmpus Apucarana da UTFPR com as demais indústrias.

(8)

8

8

CÂMPUS APUCARANA

PARTICIPA DA

IMPLANTAÇÃO DO

SISTEMA REGIONAL DE

INOVAÇÃO DO VALE DO

IVAÍ – SRI

O Câmpus Apucarana, por meio da Direção-Geral e a DIREC, participou da implantação do Sistema Regional de Inovação do Vale do Ivaí – SRI. Para tal, foram realizadas várias reuniões de articulação com os demais parceiros e proposição, o qual contou também com a participação do servidor Anderson de Freitas Vietro.

Além do apoio da UTFPR, o SRI conta com os seguintes parceiros: Sebrae, UFPR, IFPR, UNESPAR, FAP, Conecta e CODESI (Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã).

O SRI tem por missão promover e estimular a Inovação e o Empreendedorismo no Vale do Ivaí por meio da articulação entre poder público, sociedade civil organizada, iniciativa privada e instituições de ensino, visando o desenvolvimento regional. Seu objetivo geral é contribuir para o desenvolvimento regional do Vale do Ivaí por meio da Inovação e do Empreendedoris-mo.

Segundo o professor Aloysio, esta é mais uma ação de interação com as demais institui-ções, entidades e indústrias, que somadas às ações da UTFPR, buscam fomentar o desenvolvi-mento regional do Vale do Ivaí por meio da Inovação e do Empreendedorismo.

SELEÇÃO DE BOLSISTAS - PROEM

Por meio do Edital PROREC 06/2020 o PROEM Apucarana conquistou duas cotas de Bolsa-auxílio PROEM disponibilizadas pela Agência de Inovação da UTFPR. Foram selecionados os aca-dêmicos Sabrina Santos do curso de Engenharia Civil e Pedro Parra do curso de Engenharia de Computação. Eles substituirão os acadêmicos Mateus Pedrozo e João Victor Camilles, ambos do Curso de Engenharia Civil, que auxiliaram nas atividades do PRO-EM em 2020. Os bolsistas auxiliarão nas atividades de divulgação das ações do PROEM e nas rotinas administrativas vinculadas ao DEPET, ao PROEM e à IUT e os futuros empreendimentos incuba-dos. Damos as boas-vindas aos novos bolsistas e agradecemos imensamente o trabalho realizado pelos que encerram seus con-tratos!

Bolsistas Proem UTFPR 2020

A equipe do PROEM Apucarana se coloca a disposição para dúvidas e esclarecimentos e convida toda a comunidade a seguir as nossas redes sociais: Instagram: @PROEM.AP Face-book: PROEMUTFPRAPUCARANA

(9)

99

9

ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO DE EXTENSÃO

Em Outubro ocorreu a finalização da elaboração do Manual de Procedimentos, Trâmites e Operacionalizações das Atividades dos Departamentos de Extensão (DEPEXs) da UTFPR. O manual foi preparado pela Comissão constituída através da Portaria do Reitor nº 801A, de 30 de junho de 2020, com a participação da servidora Maria Rosa Santos Silva, e tem por finalidade orientar os servidores que atuam nos DEPEX’s sobre legislações, normas, regulamentos, rotinas, procedimentos e sistemas que são utilizados para operacionalização dos trabalhos do Departa-mento. O Manual encontra-se disponível para a comunidade universitária.

Durante o período de agosto a outubro de 2020, as ações de extensão submetidas junto ao DEPEX foram apenas eventos de extensão, conforme relação a seguir:

- Biossegurança na Indústria Têxtil- coordenadora: Caroline Apoloni Cionek - Departa-mento: COENT-AP;

- I Evento da Engenharia Elétrica – coordenador: Bruno de Nadai Nascimento - Departa-mento: COELT-AP

- Live: Universidade+Empresas – coordenador: Fabricio Maestá Bezerra - Departamento:

COENT-AP;

- Wakanda e a Consciência Negra – coordenadora: Elvira Barbosa da Silva - Departamento: DAHUM-AP;

- Roda de conversa sobre a pessoa com deficiência – coordenadora: Simone Alves da Silva – Departamento: DAMAT-AP;

- Oficinas de motivação e conscientização ambiental e social na COCAP-Apucarana-coor-denador: Márcio Roberto Ghizzo - Departamento: DAHUM-AP;

- 7° Café com Insights – coordenadora: Samira da Silva Mendes - Departamento: COENT--AP;

- II ENIPE - Encontro de Integração do Programa de Educação - PPGEN - Câmpus Apuca-rana, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Dois Vizinhos e Londrina - coordenadora: Angélica Cristina Rivelini - Departamento: COLIQ-AP;

- Motivação e Liderança – coordenadora: Márcia Cristina Alves - Departamento: COECI-AP.

GRUPO DE APOIO A CURRICULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

DE EXTENSÃO

Para implantar a curricularização da extensão, o Câmpus Apucarana criou um Grupo de Apoio, com os professores responsáveis pelas Atividades de Extensão - PRAExt dos cursos e equipe, sob a coordenação da professora Dra. Sônia Cristina Soares Dias Vermelho e vice-coor-denação da servidora Maria Rosa Santos Silva, da DIREC. O grupo reúne-se semanalmente para estruturar esse processo. As reuniões acontecem com os coordenadores de projetos e docentes interessados em curricularizar alguma ação de extensão. O cronograma prevê que em 2021, com o retorno das atividades presenciais, o Câmpus já tenha um conjunto significativo de pro-jetos registrados e preparados para entrarem na fase de execução e que possam ser integrados aos projetos pedagógicos dos cursos.

(10)

10

10

TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA PARA COMBATE À

COVID-19 – EDITAL 01/2020 - DIREC-AP

O Edital 01/2020 DIREC-AP contemplou 8 proje-tos de servidores do Câmpus Apucarana da UTFPR com ações voltadas para a prevenção e combate à pandemia da COVID-19. Foram disponibilizados recursos no valor de R$ 16.000,00, sendo até R$ 2.000,00 por projeto, que foram utilizados em aquisição de materiais e bolsas a estudantes. Os recursos fazem parte do orçamento de custeio do Câmpus.

A seguir, elencamos os resultados obtidos com os projetos:

Projeto: Produção de sabões em barra e líquido para distribuição à famílias em situação de vulnerabili-dade

O Projeto Sabonete Solidário surgiu como uma ação de enfrentamento à pandemia do coronavírus ten-do como foco a população vulnerável ten-do município de Apucarana e região. Financiado por editais de apoio a projetos para o combate ao COVID-19 na UTFPR, mais de 5 toneladas de produtos de higiene pessoal e lim-peza já foram produzidos e entregues em Apucarana, Pirapó, Arapongas, Califórnia, Faxinal, Inajá,

Mandagua-ri, Marilândia do Sul e Munhoz de Melo. Fazem parte do projeto as professoras Ana Maria Ferrari, Ana Cláudia Ueda, Andrea Sartori Jabur, Luciana de Souza Moraes e Valqui-ria Aparecida dos Santos Ribeiro. O Projeto conta com a colaboração de 3 alunos bolsistas.

Instituições sociais, Organiza-ções Não Governamentais, Apaes e famílias de baixa renda estão entre os grupos beneficiados. Os discen-tes Bruno Borges, Felipe Vanjura e Laís Sato, veem o projeto como uma oportunidade de fazer o bem e ajudar o próximo, principalmen-te nesprincipalmen-te principalmen-tempo de pandemia. “In-felizmente, muitas famílias estão passando por dificuldades, e saber que conseguimos ajudá-las é uma sensação indescritível. Fazer sabões e sabonetes, é, para nós, mais do que produzir materiais de higiene e ganhar experiência em nossa área, é ser cidadão e aprender muito so-bre ética, moral e solidariedade. Por isso, este projeto é muito importan-te e significa muito para todos nós”, afirmam os estudantes.

O projeto é coordenado pela professora Ana Maria Ferrari, que acredita que sempre há uma con-tribuição a ser feita em prol da so-ciedade, e que cabe a cada um de nós fazer aquilo que está ao nosso alcance da melhor maneira possível.

(11)

1111

11

Projeto: Produção de máscaras caseiras para atender à comunidade de Apucarana

Sob a coordenação da professora Rosimeiri Na-omi Nagamatsu, foram produzidos 3 modelos dife-rentes de máscaras: bico de pato, franzido e 3D. Um total de 5787 máscaras foram fabricadas e doadas às seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Califór-nia, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região – CISVIR e profissionais da área de saúde de Apucarana.

Projeto: Moda e saúde na prevenção ao Corona-vírus

Com a coordenação da professora Patricia Apa-recida de Almeida foram produzidos e distribuídos mais de 4.000 aventais hospitalares para o Hospital Evangélico de Londrina, Hospital da Providência de Apucarana, Centro de Saúde da cidade de Califórnia e Lar São Vicente De Paulo.

Projeto: Confecção de Máscaras de proteção para combate ao corona-vírus

Sob a coordenação do professor Thales Eugêncio Portes de Almeida fo-ram produzidas um total de 826 viseiras utilizando a tecnologia de impressoras 3D. Foram distribuídas às instituições: AMS - Apucarana, APAE - Apucarana, ADEFIAP - Apucarana, APAE - Cambira, APAE - Novo Itacolomi, APAE - Califór-nia, Saúde - CalifórCalifór-nia, APAE - Arapon-gas, Hospital da Providência - Apuca-rana, CISVIR - ApucaApuca-rana, CIPA AMS - Apucarana, APAE - Marilândia, APAE - Ivaiporã, Casa da Misericórdia, APAE - Faxinal, ACEA - Apucarana, Hospi-tal João de Freitas - Arapongas e UBS (AMS - Apucarana).

Aventais Hospitalares

Máscaras de Proteção

(12)

12

12

Projeto: Desenvolvimento de sistema positive en-d-expiratory pressure (PEEP) para ventilador pulmonar

O projeto nasceu com a intenção de produzir um sensor de fluxo, item essencial para ventilação mecâni-ca, e transformou-se no próprio ventilador pulmonar, atendendo as necessidades de combate à COVID-19. O sistema PEEP foi montado e validado. Realizada a aqui-sição de fluxostato, caixa de montagem para a nova estrutura do ventilador com o sistema PEEP e servome-canismo do sistema pneumático. Obtido considerável avanço no desenvolvimento no protótipo do ventilador pulmonar. Projeto sob coordenação do professor Willian Ricardo Bispo Murbak Nunes.

Projeto: Interface homem-má-quina com display gráfico aplicado a ventilador pulmonar para comba-te à COVID-19

Sob a coordenação do profes-sor Carlos Matheus Rodrigues de Oliveira foi elaborado o firmware do microcontrolador bem como a comunicação do mesmo com a tela gráfica. Em seguida foi elaborado um esboço técnico do respirador envolvendo a estrutura física. O Pro-jeto ajudou a tornar a transferência tecnológica do Ventilador Pulmonar mais próxima, visto que preencheu lacunas que antes poderiam impos-sibilitar o processo de certificação.

Projeto: Kit do Afeto

Coordenado pelo professor Celso Tetsuro Suno, por meio desse projeto foram produzidas 900 máscaras de tecido modelo “bico de pato” e doadas aos pacientes em tratamento no Centro de Oncologia do Hospital da Providência de Apucarana-PR.

Monitoramento de pressão PEEP / Visão interna do ventilador pulmonar

IHM do Ventilador Pulmonar

(13)

1313

13

TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA PARA COMBATE À

COVID-19

EDITAL 02/2020 - DIREC-AP

Visando dar continuidade ao apoio de transferência tecnológica para combate à CO-VID-19, em função da pandemia, a DIREC lançou também o Edital 02/2020 DIREC-AP no valor de R$ 12.000,00, com a disponibilização de 10 bolsas, por um período de três meses. Os recur-sos fazem parte do orçamento de custeio do Câmpus.

Todos os projetos submetidos foram contemplados, sendo os seguintes:

- Avaliação de atividade bactericida em nanofibras de acetato de celulose - Coordena-dor: Fábio Scacchetti

- Inovar – Ventilador Pulmonar - Coordenador: Willian Nunes - Projeto Sabonete Solidário - Coodenadora: Ana Maria Ferrari

- Produção e distribuição de máscaras na prevenção e na propagação da COVID-19 - Co-ordenadora: Rosimeiri Naomi Nagamatsu

Os projetos estão em desenvolvimento, sendo mais uma forma de interação e contribui-ção da UTFPR à sociedade, principalmente neste momento importante de combate à pande-mia da COVID-19.

Projeto: Câmara de baixo custo de desinfecção por radiação ultravioleta

Com os recursos advindos do Edital 01/2020 –DI-REC-AP, o professor Cícero Hildenberg Lima de Oliveira, viabilizou o desenvolvimento da câmara de desinfecção de baixo custo, que foi repassada ao Departamento de Serviços Gerais do Câmpus Apucarana devido ao grande volume de encomendas recebidas pelo Departamento, para esterilização de pacotes. A tecnologia poderá ser

replicada de forma rápida median-te demanda da mesma. Está sendo mantido contato com uma empre-sa da região para a transferência de tecnologia do Ventilador Pulmonar mais próxima, visto que preencheu lacunas que antes poderiam impos-sibilitar o processo de certificação.

(14)

14

14

CAPACITAÇÕES DE

EQUIPE GESTORA E

MENTORES

Durante os dia 05 e 26 de agosto de 2020 os servidores Anderson de Freitas Vietro e Marcia Cris-tina Alves participaram do Workshop “Remodela-gem dos Ambientes de Inovação” com o consultor Luiz Fernando Gere. A realização do Workshop foi uma iniciativa da Diretoria da Agência de Inovação (DIRAGI) para capacitar os servidores e redesenhar as estruturas e processos dos ambientes de inova-ção da UTFPR visando adequainova-ção ao modelo de Certificação CERNE da Anprotec, entidade nacio-nal responsável pela certificação e avaliação do de-sempenho de incubadoras, parques tecnológicos e outros habitats de inovação.

A partir desse Workshop foi constituída uma comissão de trabalho por meio de Portaria da Rei-toria para a padronização e adequação das normas e regulamentos da Incubadora de Inovações da UTFPR. A comissão de revisão do regulamento da IUT realiza reuniões semanais por videoconferên-cia, conta com o apoio do consultor Luiz Fernando Gere e é composta por servidores de diversos Câm-pus da UTFPR.

VEM AÍ A INCUBADORA DE INOVAÇÕES DA UTFPR

APUCARANA!

Foi instalado, mediante Portaria nº 188/2020 da Direção-Geral do Câmpus, um Grupo de Trabalho para a implantação da Incubadora de Inovações (IUT) da UTFPR no Câmpus de Apucarana. A comissão é composta por quatro servidores: Anderson de Freitas Vietro, Adenilson Bueno dos Santos, Aloysio Gomes de Souza Filho e Már-cia Cristina Alves. A comissão é responsável pela realiza-ção de estudos e apresentarealiza-ção de planejamento para a implantação da IUT em 2021. A mesma será responsável pela publicação, ainda em 2020, de edital de seleção de projetos para a pré-incubação e incubação de empreen-dimentos inovadores para o ciclo de 2021.

A instalação da IUT Apucarana será possível em virtude dos esforços para qualificação de equipe gesto-ra e de mentores internos e externos realizadas ao lon-go de 2020.

Capacitação do PROEM

(15)

1515

15

PROGRAMA HABITATS PR DE INOVAÇÃO

De agosto até dezembro de 2020 a equipe gesto-ra da IUT Apucagesto-rana participa do Proggesto-rama Habitats PR de Inovação, uma iniciativa do SEBRAE Paraná que visa a estruturação, desenvolvimento e fortalecimento de novos ambientes promotores de inovação (como incu-badoras e aceleradoras de empresas, espaços colabora-tivos, parques tecnológicos, centros de inovação). Parti-cipam desse programa diversas instituições públicas e privadas do Paraná.

Em Apucarana temos duas instituições partici-pantes da IUT, a UTFPR e o Hub de inovação do Conec-ta Apucarana, ambos em estruturação. O grupo UTFPR Norte e Noroeste é composto pelas incubadoras dos Câmpus de Apucarana, Campo Mourão e Londrina. O grupo está desenvolvendo com o consultor Luiz Fernan-do Gere as práticas-chave Fernan-do processo de incubação, em conformidade com instituições nacionais e interna-cionais, visando atualizar e tornar dinâmico os proces-sos de incubação e graduação de empreendimentos inovadores. Em Apucarana a IUT atuará no desenvolvi-mento de empreendidesenvolvi-mentos de base tecnológica e de estímulo à economia solidária mediante a utilização de tecnologias sociais.

Entre os meses de outubro e dezembro de 2020 aconteceram dois workshops para o repasse metodoló-gico da plataforma Evolução em suas etapas Identidade e Maturidade, visando a capacitação de gestores e men-tores para o acompanhamento dos empreendimentos que forem selecionados em edital para o ciclo 2021 de incubação na IUT Apucarana.

A metodologia foi desenvolvida pela empresa Open Educação, empresa especializada na consultoria a

ambientes promotores de inovação, e a sua contratação foi possível pela obtenção de recursos pelo Câmpus Apucarana junto à Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitá-rias (PROREC). O repasse está sendo executado de forma remota pelo consultor empresarial Robson Cres-tani, da Open Educação.

As duas etapas do repasse me-todológico envolvem a capacitação de 20 servidores da UTFPR Apucara-na (professores de diversas coorde-nações, técnicos administrativos e equipe da DIREC) e de 18 mentores externos, professores de diversas instituições parceiras, integrantes do Sistema Regional de Inovação do Vale do Ivaí (IFPR, FAP, UNESPAR, UFPR, CONECTA APUCARANA, SE-BRAE e ACIA).

Esse time de mentores inter-nos e exterinter-nos serão responsáveis pela capacitação, acompanhamen-to e avaliação dos empreendimen-tos do ciclo 2021 da IUT Apucarana. Além do repasse, está sendo feito o planejamento de execução do ciclo de mentorias e estabeleci-mento de rotinas e processos da in-cubadora de forma a permitir a sua futura certificação CERNE.

Agradecemos a toda a equipe de mentores por sua participação!

(16)

16

16

CURSOS DO CÂMPUS APUCARANA SÃO DESTAQUES NO

ENADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou em 20/10/2020 o resultado da edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

No Câmpus Apucarana da UTFPR, o Curso de Engenharia Civil obteve conceito máximo ‘5’, enquanto o Curso de Engenharia Química obteve conceito ‘4’, e o Curso de Engenharia Têxtil ficou com conceito ‘3’.

Em todo país, foram avaliados 6.360 cursos de estabelecimentos privados e 2.008 do en-sino público. O índice nacional aponta que, mesmo em menor número, as instituições públicas representam 81,4% dos cursos com notas máximas, enquanto as organizações privadas corres-pondem a 18,6%.

Sobre o Enade: O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o ren-dimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habili-dades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, sendo obrigatório. A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. O Enade atribui uma nota entre ´1´ e ´5´, sendo esta última considerada a mais alta e as abaixo de ´3´ tidas como insatisfatórias. Nesta edição, foram avaliados os cursos das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia, ci-ências agrárias, cici-ências da saúde e afins.

CÂMPUS APUCARANA

RECEBE VISITA DO NOVO

REITOR E VICE-REITOR

A Equipe Diretiva do Câmpus Apu-carana da UTFPR recebeu dia 27/10/2020 a visita do novo Reitor, professor Marcos Schiefler e do vice-Reitor, professor Heron Oliveira, para uma reunião de apresentação de de-mandas e necessidades do Câmpus, além de ser repassado informações importantes no proces-so de transição da Reitoria. O Diretor-Geral do Câmpus Apucarana, profesproces-sor Marcelo Ferreira, ressalta que “foi uma conversa muito produtiva e de alinhamentos em prol de nosso Câmpus”. A Equipe Diretiva do Câmpus deseja sucesso à nova gestão.

(17)

1717

17

CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU

Devido à pandemia do Coronavírus e a necessidade de preservar a saúde da comunidade acadêmica, este ano não tivemos a tão esperada cerimônia de Colação de Grau Magna da for-ma tradicional como ocorre todo semestre. Porém o sonho dos forfor-mandos 2019/2º e 2020/1º, não deixaram de ser realizados. Com cerimônias on line e mais simples que as tradicionais, po-rém não menos importante, a Direção-Geral do Câmpus Apucarana realizou Colações de Grau em Gabinete e Magna de maneira remota, atendendo normativa interna da UTFPR.

Aos servidores do Gadir e Derac coube a missão de se adaptar a nova realidade organi-zando as cerimônias e apoiando os formandos. Desta vez, o destaque vai também aos servido-res da Cogeti que deram toda a assistência necessária em cada umas das cerimônias. Mais uma vez a Direção-Geral agradece o empenho de todos e parabeniza os formandos, desejando-lhes sucesso em sua carreira profissional.

Colação em Gabinete 20/11/2020 Colação em Gabinete 22/09/2020

Colação Magna 29/10/2020

Referências

Documentos relacionados

The strict partition problem is relaxed into a bi-objective set covering problem with k-cliques which allows over-covered and uncovered nodes.. The information extracted

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a