• Nenhum resultado encontrado

31, Maio, 2014 Lição 9 Salomão Pag. 1. Lição 9 Sábado, 31 de maio de Salomão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "31, Maio, 2014 Lição 9 Salomão Pag. 1. Lição 9 Sábado, 31 de maio de Salomão"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Lição 9

Sábado, 31 de maio de 2014.

Salomão

“Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida.” 2 Coríntios 2:15 e 16.

“Que nossa influência seja um cheiro de morte para morte é um pensamento pavoroso, mas possível. Uma alma transviada, com a perda da eterna bem-aventurança – quem pode avaliar o dano?” — Prophets and Kings (Profetas e reis), p. 86.

Estudo adicional:

Spirit of Prophecy, vol. 1, pp. 390-398.

Domingo, 25 de maio

Ano bíblico: Neemias 1-4

1 • “O SENHOR DÁ A SABEDORIA”

A • Quando Salomão começou a reinar sobre Israel, o que Deus disse a ele num sonho? Qual foi o pedido de Salomão? 1 Reis 3:5-9.

5 E em Gibeão apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos e disse-lhe Deus: Pede o que quiseres que te dê. 6 E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo David, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência e lhe deste

um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. 7 Agora, pois, ó SENHOR,

meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de David, meu pai; e sou ainda menino pequeno, nem sei como sair, nem como entrar. 8 E teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. 9 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? B • O que o Senhor prometeu a Salomão depois do sábio pedido? 1 Reis 3:11-14;

Provérbios 2:6.

11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa e não pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos, mas pediste para ti entendimento, para ouvir causas de juízo; 12 eis que fiz segundo as tuas palavras, eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará. 13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. 14 E, se andares nos meus caminhos guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou David, teu pai, também prolongarei os teus dias.

(2)

C • O que todo trabalhador da vinha do Senhor deve compreender? Tiago 1:5-7. 5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. 6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. 7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.

“Os que ocupam hoje posições de responsabilidade devem procurar aprender a lição ensinada pela oração de Salomão. Quanto mais alta a posição que um homem ocupa, quanto maior a responsabilidade que tem de levar, mais ampla será a influência que exerce, e maior sua necessidade de dependência de Deus. Deve lembrar sempre que, com o chamado para o trabalho, vem o chamado para andar cautelosamente perante seus companheiros. Deve ele permanecer ante Deus na atitude de aprendiz.” — Prophets and

Kings (Profetas e reis), p. 30.

Segunda-feira, 26 de maio

Ano bíblico: Neemias 5-8

2 • TODO O QUE TEM RESPONSABILIDADES

PRECISA DE SABEDORIA

A • Como a Bíblia descreve aquele que verdadeiramente assume as responsabilidades? Mateus 24:45-47; João 21:15-17; Atos 20:28.

45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? 46 Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim. 47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.

15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. 17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

28 Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

“Quando o que tem responsabilidades deseja sabedoria mais que riquezas, poder ou fama, não ficará desapontado. Tal pessoa aprenderá do grande Mestre não somente o que fazer, mas como fazê-lo de maneira a alcançar a divina aprovação.

Por todo o tempo em que permanecer consagrado, o homem a quem Deus dotou com discernimento e habilidade não manifestará anseios por alta posição, nem procurará governar ou controlar. Necessariamente, os homens precisam assumir responsabilidades; mas em vez de disputar a supremacia, aquele que é verdadeiro líder orará por um coração entendido, a fim de poder discernir entre o bem e o mal.

(3)

A vereda dos homens que estão colocados como líderes não é fácil. Mas devem eles ver em cada dificuldade um chamado à oração. Jamais devem deixar de consultar a grande Fonte de toda a sabedoria. Fortalecidos e iluminados pelo Obreiro-Mestre, serão capacitados a permanecer firmes contra pecaminosas influências e a discernir entre o certo e o errado, o bem e o mal. Aprovarão o que Deus aprova, e empenhar-se-ão com todo o fervor contra a introdução de princípios erróneos em Sua causa.” — Prophets and Kings (Profetas e reis), p. 31.

B • O que está escrito sobre o começo do reinado de Salomão? 1 Reis 3:28; 4:29 e 34. 28 E todo o Israel ouviu a sentença que dera o rei e temeu ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.

29 E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.

34 E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.

“Durante muitos anos, a vida de Salomão foi marcada com devoção a Deus, com retidão e firme princípio, e com estrita obediência aos mandamentos de Deus. Ele promoveu todo empreendimento importante e manejou sabiamente as questões comerciais relacionadas com o reino. Sua riqueza e sabedoria, as luxuosas construções e obras públicas que ele ergueu durante os primeiros anos de seu reinado, a energia, a piedade, a justiça e a magnanimidade que revelou em palavras e obras resultaram na lealdade de seus súbditos e na admiração e homenagem dos governantes de muitas terras.” — Ibidem, p. 32.

“Ninguém compreendia melhor [que Salomão] que esses dons [poder, sabedoria e glória] foram concedidos a fim de que ele pudesse dar a conhecer Deus ao mundo.” — The

Review and Herald, 7 de dezembro de 1905.

Terça-feira, 27 de maio

Ano bíblico: Neemias 9-11

3 • O TEMPLO CONSTRUÍDO COM SABEDORIA CELESTE

A • Qual foi a obra monumental do Rei Salomão? 1 Reis 6:1, 7 e 38.

1 E sucedeu que, no ano quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive (este é o mês segundo), Salomão começou a edificar a Casa do SENHOR.

7 E edificava-se a casa com pedras preparadas; como as traziam, se edificava, de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.

38 E, no ano undécimo, no mês de bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas dependências e com tudo o que lhe convinha; e a edificou em sete anos.

“De inexcedível beleza e inigualável esplendor era o régio edifício que Salomão e seus homens construíram a Deus e a Seu culto. [...]

O local em que o templo fora construído [Monte Moriá] era, havia muito, considerado sagrado. Foi ali que Abraão, o pai dos fiéis, revelara sua disposição de sacrificar o único

(4)

filho em obediência à ordem de Jeová. Ali renovara Deus com Abraão o concerto de bênção, que incluía a gloriosa promessa messiânica feita à espécie humana, de libertação por meio do sacrifício do Filho do Altíssimo (Génesis 22:9, 16-18). Foi ali que, quando David ofereceu sacrifícios queimados e ofertas pacíficas para deter a espada punitiva do anjo destruidor, Deus lhe respondeu com fogo enviado do Céu (1 Crónicas 21). E agora os adoradores de Jeová mais uma vez ali estavam, para se encontrarem com seu Deus e renovar-Lhe os votos de fidelidade.” — Prophets and Kings (Profetas e reis), pp. 36 e 37.

B • Tão logo a magnífica construção foi concluída, o que foi levado ao templo? 2 Crónicas 5:1-5.

1 Assim, se acabou toda a obra que Salomão fez para a Casa do SENHOR; então, trouxe Salomão as coisas consagradas de David, seu pai; a prata, e o ouro, e todos os utensílios, e pô-los entre os tesouros da Casa de Deus. 2 Então, Salomão convocou em Jerusalém os anciãos de Israel e todos os chefes das tribos, os príncipes dos pais entre os filhos de Israel, para fazerem subir a arca do concerto do SENHOR, da Cidade de David, que é Sião, para o templo. 3 E todos os homens de Israel se congregaram ao rei na festa, que foi no sétimo mês. 4 E vieram todos os anciãos de Israel, e os levitas levantaram a arca 5 e a fizeram subir, com a tenda da congregação, com todos os utensílios sagrados que estavam na tenda; os sacerdotes e os levitas é que os fizeram subir.

C • Descreva a solene cerimónia feita para escoltar a arca do concerto ao templo. 2 Crónicas 5:12 e 13. Resuma a oração dedicatória de Salomão. 1 Reis 8:23-53. 12 e quando os levitas, cantores de todos eles, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum, seus filhos e seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, e com alaúdes e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas, 13 e quando eles uniformemente tocavam as trombetas e cantavam para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR, e quando levantavam eles a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos músicos, para bendizerem ao SENHOR, porque era bom, porque a sua benignidade durava para sempre, então, a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a Casa do SENHOR;

23 e disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem embaixo na terra, que guardas o concerto e a beneficência a teus servos que andam de todo o seu coração diante de ti; 24 que cumpriste com teu servo David, meu pai, o que lhe disseras; porque, com a tua boca, o disseste e, com a tua mão, o cumpriste, como neste dia

se vê. 25 Agora, pois, ó SENHOR, Deus de Israel, faz a teu servo David, meu pai, o que

lhe falaste, dizendo: Não te faltará sucessor diante de mim, que se assente no trono de Israel; somente que teus filhos guardem o seu caminho, para andarem diante de mim como tu andaste diante de mim. 26 Agora, também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo David, meu pai. 27 Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado. 28 Volve-te, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó SENHOR, meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo, hoje, faz diante de ti. 29 Para que os teus olhos, noite e dia, estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar,

(5)

do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar. 30 Ouve, pois, a súplica do teu servo e do teu povo de Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu, no lugar da tua habitação nos céus; ouve também e perdoa. 31 Quando alguém pecar contra o seu próximo, e puserem sobre ele juramento, para o ajuramentarem, e vier o juramento diante do teu altar, nesta casa, 32 ouve tu, então, nos céus, e age, e julga os teus servos, condenando ao injusto, fazendo recair o seu proceder sobre a sua cabeça, e justificando ao justo, e fazendo-lhe segundo a sua justiça. 33 Quando o teu povo de Israel for ferido diante do inimigo, por ter pecado contra ti, e se converterem a ti, e confessarem o teu nome, e orarem, e suplicarem a ti nesta casa, 34 ouve tu, então, nos céus, e perdoa o pecado do teu povo de Israel, e torna a levá-lo à terra que tens dado a seus pais. 35 Quando os céus se cerrarem, e não houver chuva, por terem pecado contra ti, e orarem neste lugar, e confessarem o teu nome, e se converterem dos seus pecados, havendo-os tu afligido, 36 ouve tu, então, nos céus, e perdoa o pecado de teus servos e do teu povo de Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que andem, e dá chuva na terra que deste ao teu povo em herança. 37 Quando houver fome na terra, quando houver peste, quando houver queima de searas, ferrugem, gafanhotos e pulgão, quando o seu inimigo o cercar na terra das suas portas ou houver alguma praga ou doença, 38 toda oração, toda súplica que qualquer homem de todo o teu povo de Israel fizer, conhecendo cada um a chaga do seu coração e estendendo as mãos para esta casa, 39 ouve tu, então, nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e faz, e dá a cada um conforme todos os seus caminhos e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens. 40 Para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais. 41 E também ouve ao estrangeiro que não for do teu povo Israel, porém vier de terras remotas, por amor do teu nome 42 (porque ouvirão do teu grande nome, e da tua forte mão, e do teu braço estendido), e vier orar a esta casa. 43 Ouve tu nos céus, assento da tua habitação, e faz conforme tudo o que o estrangeiro a ti clamar, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, para te temerem como o teu povo de Israel e para saberem que o teu nome é invocado sobre esta casa que tenho edificado. 44 Quando o teu povo sair à guerra contra o seu inimigo, pelo caminho por que os enviares, e orarem ao SENHOR, para a banda desta cidade que tu elegeste e desta casa que edifiquei ao teu nome, 45 ouve, então, nos céus a sua oração e a sua súplica e faz-lhes justiça. 46 Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares nas mãos do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro à terra do inimigo,

quer longe ou perto esteja; 47 e, na terra aonde forem levados em cativeiro, tornarem em

si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, e perversamente agimos, e cometemos iniquidade; 48 e, se converterem a ti de todo o seu coração e de toda a sua alma, na terra de seus inimigos que os levaram em cativeiro, e orarem a ti para a banda da terra que deste a seus pais, para esta cidade que elegeste e

para esta casa que edifiquei ao teu nome; 49 ouve, então, nos céus, assento da tua

habitação, a sua oração e a sua súplica, e faz-lhes justiça, 50 e perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti todas as suas prevaricações com que houverem prevaricado contra ti; e faz-lhes misericórdia perante aqueles que os têm cativos, para que deles tenham compaixão. 51 Porque são o teu povo e a tua herança que tiraste da terra do Egito, do meio do forno de ferro, 52 para que teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e à súplica

(6)

do teu povo de Israel, a fim de os ouvires em tudo quanto clamarem a ti. 53 Pois tu, para tua herança, os elegeste de todos os povos da terra, como tens dito pelo ministério de Moisés, teu servo, quando tiraste os nossos pais do Egito, Senhor JEOVÁ.

“Salomão pôs-se então de joelhos na plataforma, e aos ouvidos de todo o povo ofereceu a oração dedicatória. Levantando as mãos para o céu, enquanto a congregação permanecia ajoelhada com a face para o chão, o rei suplicou [em oração a Deus] [...].” — Ibidem, p. 40.

“Acabando Salomão de orar, ‘desceu o fogo do Céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios’. Os sacerdotes não podiam entrar no templo, porque ‘a glória do Senhor encheu a casa do Senhor. [...]’ (2 Crónicas 7:1 e 2).” — Ibidem, p. 45.

Quarta-feira, 28 de maio

Ano bíblico: Neemias 12 e 13

4 • SABEDORIA MAL EMPREGADA

A • Nos últimos anos de vida, como Salomão lamentou o mau uso de sua sabedoria? Eclesiastes 2:1-3, 7, 10 e 15.

1 Disse eu no meu coração: Ora, vem, eu te provarei com a alegria; portanto, goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade. 2 Do riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta? 3 Busquei no meu coração como me daria ao vinho (regendo, porém, o meu coração com sabedoria) e como reteria a loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu, durante o número dos dias de sua vida.

7 Adquiri servos e servas e tive servos nascidos em casa; também tive grande possessão de vacas e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim, em Jerusalém.

10 E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhos neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.

15 Pelo que eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que, então, busquei eu mais a sabedoria? Então, disse no meu coração que também isso era vaidade.

B • Em contraste com a má conduta de Salomão, qual foi o caminho trilhado por Cristo? Mateus 8:20; Atos 10:38. O que podemos aprender do estudo dos métodos de trabalho de Cristo?

20 E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

“Os que, em resposta ao chamado da hora, têm entrado no serviço do Obreiro-Mestre podem bem estudar Seus métodos. Ele tirou vantagem das oportunidades encontradas ao longo das movimentadas vias.

Nos intervalos de Suas jornadas de um para outro lado, Jesus permanecia em Cafarnaum, que passou a ser conhecida como ‘a Sua cidade’ (Mateus 9:1). Situada na

(7)

estrada de Damasco para Jerusalém e Egito e para o Mar Mediterrâneo, era essa cidade bem apropriada como centro do trabalho do Salvador. Pessoas de muitas terras passavam pela cidade, ou nela se detinham para descanso. Ali Jesus Se encontrava com pessoas de todas as nações e categorias, e assim eram Suas lições levadas a outros países e a muitas famílias. Por esse meio, era despertado o interesse nas profecias que apontavam para o Messias, a atenção era dirigida para o Salvador, e Sua missão era levada perante o mundo.” — Prophets and Kings (Profetas e reis), p. 73.

C • O que Salomão disse quando caiu em si? Eclesiastes 2:16-18. Que lição devemos aprender do erro de Salomão?

16 Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo nos dias futuros total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo! 17 Pelo que aborreci esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito. 18 Também eu aborreci todo o meu trabalho, em que trabalhei debaixo do sol, visto como eu havia de deixá-lo ao homem que viesse depois de mim.

“O conflito que temos diante de nós exige espírito de abnegação e desconfiança própria, confiança em Deus somente, e sábio uso de toda oportunidade para a salvação de almas. A bênção do Senhor será concedida a Sua igreja à medida que esta avance unida, revelando a um mundo que jaz nas trevas do erro a beleza da santidade manifesta num espírito de abnegação semelhante ao de Cristo, na exaltação do divino em vez do humano, e no amoroso e incansável serviço pelos que tanto precisam das bênçãos do evangelho.” — Ibidem, p. 74.

Quinta-feira, 29 de maio

Ano bíblico: Ester 1-4

5 • O ARREPENDIMENTO DE SALOMÃO

A • Como o Espírito Santo finalmente despertou a consciência adormecida de Salomão? 1 Reis 11:11 e 12. Que efeito a sentença do Senhor teve sobre o rei? Eclesiastes 2:11 e 13.

11 Pelo que disse o SENHOR a Salomão: Visto que houve isso em ti, que não guardaste o meu concerto e os meus estatutos que te mandei, certamente, rasgarei de ti este reino e o darei a teu servo. 12 Todavia, nos teus dias não o farei, por amor de David, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;

11 E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito; e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e

que proveito nenhum havia debaixo do sol.

13 Então, vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.

11 Pelo que disse o SENHOR a Salomão: Visto que houve isso em ti, que não guardaste o meu concerto e os meus estatutos que te mandei, certamente, rasgarei de ti este reino e o darei a teu servo. 12 Todavia, nos teus dias não o farei, por amor de David, teu pai; da mão

(8)

de teu filho o rasgarei; 13 porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo David e por amor de Jerusalém, que tenho elegido. 14 Levantou, pois, o SENHOR a Salomão um adversário, a Hadade, o edomita; ele era da semente do rei em Edom. 15 Porque sucedeu que, estando David em Edom, e subindo Joabe, o chefe do exército, a enterrar os mortos, feriu a todos os varões em Edom 16 (porque Joabe ficou ali seis meses com todo o Israel, até que destruiu a todos os varões em Edom). 17 Hadade, porém, fugiu, ele e alguns homens edomitas, dos servos de seu pai, com ele, para ir ao Egito; era porém Hadade um rapaz muito jovem. 18 E levantaram-se de Midiã, e vieram a Parã, e tomaram consigo homens de Parã, e vieram ao Egito a Faraó, rei do Egito, o qual lhe deu uma casa, e lhe prometeu sustento, e lhe deu uma terra. 19 E achou Hadade grande mercê aos olhos de Faraó; de maneira que lhe deu por mulher a irmã de sua mulher, a irmã de Tafnes, a rainha. 20 E a irmã de Tafnes lhe deu seu filho Genubate, o qual Tafnes criou na casa de Faraó; e Genubate estava na casa de Faraó, entre os filhos de Faraó. 21 Ouvindo, pois, Hadade no Egito que David adormecera com seus pais e que Joabe, chefe do exército, era morto, disse Hadade a Faraó: Despede-me, para que vá à minha terra. 22 Porém Faraó lhe disse: Pois que te falta comigo, que procuras partir para a tua terra? E disse ele: Nada, mas, todavia, despede-me. 23 Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá, 24 contra quem também ajuntou homens e foi capitão de um esquadrão, quando David os matou; e, indo-se para Damasco, habitaram ali e reinaram em Damasco. 25 E foi adversário de Israel por todos os dias de Salomão, e isso, além do mal que Hadade fazia, porque detestava a Israel e reinava sobre a Síria. 26 Até Jeroboão, filho de Nebate, efraimita de Zereda, servo de Salomão (cuja mãe era mulher viúva, por nome Zerua), também levantou a mão contra o rei. 27 E esta foi a causa por que levantou a mão contra o rei: Salomão tinha edificado a Milo e cerrou as aberturas da Cidade de David, seu pai. 28 E o homem Jeroboão era varão valente; e, vendo Salomão a esse jovem, que era laborioso, o pôs sobre todo o cargo da casa de José.

“[Cita-se 1 Reis 11:11-28.] Despertado como de um sonho por essa sentença de juízo pronunciada contra si e sua casa, Salomão começou a ver, com a consciência ativada, sua estultícia sob sua verdadeira luz. Afligido em espírito, com a mente e o corpo debilitados, ele se voltou fatigado e sedento das rotas cisternas terrenas para beber uma vez mais da Fonte da vida. [...] Longo tempo tinha ele sido perseguido pelo temor de completa ruína, pela incapacidade de abandonar a insensatez; mas agora discerniu na mensagem dada um raio de esperança.” — Prophets and Kings (Profetas e reis), p. 77.

B • Em seus escritos posteriores, contra que perigo Salomão muito se interessou em advertir especialmente a juventude? Eclesiastes 11:9; 12:13 e 14.

9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo.

13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. 14 Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

(9)

“Até que o conflito esteja terminado, haverá os que se afastarão de Deus. Satanás de tal modo configurará circunstâncias que, a menos que sejamos guardados pelo divino poder, debilitarão quase impercetivelmente as fortificações da alma. Precisamos inquirir a cada passo: ‘É este o caminho do Senhor?’ Por todo o tempo quanto durar a vida, haverá necessidade de guardar as afeições e paixões com um firme propósito. Nenhum momento nos podemos sentir seguros, exceto quando confiamos em Deus, a vida escondida com Cristo. Vigilância e oração constituem a salvaguarda da pureza.” — Ibidem, pp. 83 e 84.

Sexta-feira, 30 de maio

Ano bíblico: Ester 5-7

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL

1. Por que a resposta de Deus ao pedido de Salomão pode encorajar-nos?

2. Explique o sucesso dos primeiros anos de Salomão como rei. Qual era o motivo? 3. Muitos hoje repetem a experiência dos últimos dias de Salomão. Como?

4. Qual é o resultado emocional de levar uma vida centrada no eu?

5. Ao buscarmos prazeres e traçarmos planos para esta vida, que realidade solene devemos sempre ter em mente?

Referências

Documentos relacionados

É difícil para nós entendermos algumas coisas relativas a esta Palavra em exercício na criação do mundo, como sendo uma pessoa e algumas vezes ficam mais dúvidas que

E em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado

Art. O Núcleo de Prática Jurídica é o órgão de coordenação, supervisão, controle e acompanhamento das atividades de estágio e prática do Curso de Direito,

Esta seção tem como objetivo descrever como foram determinados os parâmetros necessários para a construção das isotermas de sorção para as amostras de farinha

• Identificar métodos e técnicas frenquentemente utilizados na análise de sentimentos; • Prover um modelo de um sistema de informação para analisar sentimentos em textos; •

Deus ratificou sua Aliança com este povo, e confiou- lhe uma missão concreta: ser um exemplo para todas as nações, uma luz na escuridão (Isaías 60:1-3)!. A intenção divina era que

Os homens precisam de buscar a Deus, reconhecendo-se pecadores, ou seja, criaturas que sabem ter desobedecido a lei e o governo de Deus, reconhecendo-se verdadeiros inimigos

Não por acaso o apóstolo Paulo relaciona o amor como um fruto do espírito (Gl 5.22-23). Já vimos então que amor é atitude, mais que sentimento, e que também é um