• Nenhum resultado encontrado

REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO SOB A ÓTICA, DOS CONCEITOS: MUNDO VIVIDO E DIALOGISMO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO SOB A ÓTICA, DOS CONCEITOS: MUNDO VIVIDO E DIALOGISMO."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

1

Espaços de Socialização de Coletivos (ESCs) - REPRESENTAÇÕES E FORMAÇÃO DOS TERRITÓRIOS

REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO SOB A ÓTICA, DOS CONCEITOS: MUNDO VIVIDO E DIALOGISMO.

Salete KOZEL Departamento de Geografia UFPR skozel@ufpr.br

RESUMO

O objetivo deste é refletir sobre a representação do espaço tendo como parâmetros o conceito de mundo vivido perpassando pela percepção e os sentidos relacionando com a representação sócio-espacial proveniente da visão dialógica a partir do conceito de enunciado. Destacando os mapas mentais como um sistema de representação dialógico, cujos significados se constroem na interlocução.

Palavras- Chave: Representação, Dialogismo, Mundo Vivido INTRODUÇÃO

As representações podem ser analisadas como provenientes do simbólico, decorrentes da apreensão de significados e subjetividades. O termo “representação” segundo Debarbieux (1998) é definido como o processo pelo qual são produzidas formas concretas ou idealizadas, dotadas de particularidades que podem também se referir a um outro objeto ou fenômeno relevante. E a “imagem” no entender desse autor é conceituada como uma forma de representação explícita por uma pessoa ou grupo sobre um determinado fenômeno, uma categoria particular e singular advinda da representação do “real visível” ou do vivido simbólico.

O real e o simbólico se misturam, se interpenetram, fazendo com que o mundo cultural tenha diversas formas, assim este contexto se evidencia na corporeidade, dos sentidos, movimentos e linguagens.

Na presente proposta o mundo cultural é considerado não apenas como uma soma de objetos, mas como uma forma de linguagem referendada no sistema de relações onde estão imbricados valores, sentimentos, atitudes e vivências e essas imagens passam a ser entendidas como mapas mentais.

A imagem percebida de acordo com Debarbiex (1995) passa a ser apenas uma faceta da representação, indissociável de tudo que a envolve como o sujeito e a

(2)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

2

linguagem. A linguagem aparece como uma semantização que os sujeitos fazem de seu espaço vivido ou uma modalidade privilegiada de representação. Essa linguagem é referendada por signos que são construções sociais.

Assim, optamos por um referencial teórico-metodológico capaz de estabelecer o diálogo com as teorias fenomenológicas e sociolingüística sobre o espaço e sua apreensão/representação.

O aporte fenomenológico nos permite a reflexão sobre como a consciência apreende as essências a partir dos fenômenos percebidos, não como conteúdo, mas como estrutura do conhecimento. O foco está no sentido que o sujeito apreende as coisas, assim. as imagens a princípio se formam na consciência individual e posteriormente podem ser representadas por meio de signos formando uma imagem. Considerando as formas sígnicas como advindas da percepção e representação sócio-espaciais, propomos como referencial Mikhail Bakhtin (1986) que permite analisar os signos (representados nos mapas mentais) como enunciados. Os mapas mentais como construções sígnicas requerem uma interpretação/decodificação, lembrando que estão inseridas em contextos sociais, espaciais e históricos coletivos referenciando particularidades e singularidades.

Apresentaremos a dimensão bakhtiniana de signo a partir do conceito de enunciado, evidenciando o sistema semiológico como expressão da sociedade numa visão dialógica. Para Bakhtin (1986), todo sistema de representação se constitui em dialogismo, onde os significados estão na interlocução, pois o signo só existe dentro de um contexto que lhe dá sentido.

REPRESENTAÇÃO E MUNDO VIVIDO

A Geografia sempre esteve associada às imagens, num primeiro momento com o sentido de transmitir informações sobre os espaços desvendados, e posteriormente como forma de comunicação/representação do espaço físico, mensurável ou do espaço vivido subjetivo, passando a ser denominados “Mapas” quando os registros são impressos num suporte plano bidimensional. Esses registros eram praticados entre os grupos humanos desde a mais remota época, pela necessidade de referenciar suas rotas, caminhos e

(3)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

3

territórios, integrando o vivido e as práticas sócio-culturais, incorporando ao longo dos tempos, novos valores. (KOZEL, 2001)

Quando falamos de estudos de percepção dentro do contexto da representação geográfica, Oliveira (2002) nos remete a cognição. Ela reforça a importância da percepção e da cognição aliadas a representação, destacando a relevância dos estudos qualitativos para se conhecer a percepção e cognição de moradores e usuários de lugares.

Para a autora acima citada a cognição estaria ligada à percepção que cada um constrói da realidade, construindo o objeto de conhecimento, de maneira a apreender o mecanismo desta construção, formando o símbolo do próprio objeto, como uma espécie de imitação interiorizada. O processo de desenvolvimento mental passa por etapas que se realizam, em função das experiências e do meio onde o indivíduo adquire mais informações que refletem diretamente na percepção. O espaço não é somente apreendido através dos sentidos, ele referenda uma relação estabelecida pelo ser humano emocionalmente de acordo com as suas experiências espaciais. Assim o espaço não é somente percebido, sentido ou representado, mas, também vivido. As imagens que as pessoas constroem estão impregnadas de recordações, significados e experiências.

Nessa perspectiva surgem as pesquisas de William Kirk(1952), Peter Gould e White(1973), (percepção avaliativa) sobre as preferências espaciais estabelecidas em espaços topográficos percorridos no cotidiano e escolha de itinerários, visando o planejamento urbano e regional. Desses estudos surge o termo carta mental. De acordo com Amorim (1987) “foram tentativas de se trazer para o campo das técnicas cartográficas clássicas e atuais as representações e imagens que os homens tinham dos lugares, paisagens e regiões do mundo; a essas representações geográficas do espírito humano”.

Entre os pesquisadores que se detiveram aos estudos da percepção ambiental referendada nas representações (mapas mentais) podemos citar ainda Kevin Lynch, arquiteto dedicado ao entendimento das paisagens urbanas.

A abordagem humanista na geográfica se estrutura a partir da década de 50 tendo como base o estudo do indivíduo frente ao mundo se fundamentando na abordagem fenomenológica e no existencialismo. Assim a geografia passa a privilegiar

(4)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

4

a subjetividade, intuição, sentimentos, experiências e simbolismos, acentuando assim o as particularidades e singularidades visando a compreensão do mundo e do ser humano. O espaço, antes visto como homogêneo, passa a ser interpretado como “espaço vivido pelas experiências humanas, cada ser humano em sua individualidade. Por isso, ressignificam categorias como a “paisagem” e o “lugar” que passam a fazer parte dos debates sobre a objetividade e a subjetividade na geografia (TUAN, 1983).

Esta nova pluralidade das concepções espaciais encontra suas origens, em Edward RELPH (1979), Fundamentado no livro L’homme et la terre de Eric DARDEL. Esse autor nos apresenta o espaço geográfico como a fusão de várias categorias que se imbricam, sobretudo pela imaginação. Na década de 1940 John K. Wright publicou “Terrae Incognitae: o lugar da imaginação”,postulando que todos os seres humanos de certa forma são geógrafos e que existem terras pessoais física e simbolicamente. O resgate das idéias de Wright foi feito por David Lowenthal na década de 1960, no artigo Geografia, experiência e imaginação: introdução a uma epistemologia geográfica, retomando os postulados humanistas da geografia, de como os aspectos afetivos podem interferir na compreensão do espaço geográfico. Sua trajetória é marcada pelo seu interesse na percepção dos seres humanos sobre o meio ambiente e como contribuem para a sua transformação.

Assim a geografia humanista- cultural, se estrutura em aportes fenomenológicos, sobretudo com os estudos de Relph, Buttimer, Tuan e Guelke.

O conceito de mundo vivido surge com a aproximação da geografia com a fenomenologia e o existencialismo apontando para um novo campo epistemológico. A concepção de mundo vivido de Buttimer (1982) nos faz compreender que os dados primários para a percepção estão ligados ao comportamento em uma relação ‘corpo-mente’, sendo que a perspectiva da experiência expandiria esta relação para o patamar ‘pessoa-mundo’. Para a autora o mundo-vivido não é “um mero mundo de fatos e negócios... mas um mundo de valores, de bens, um mundo prático. Está ancorado num passado e direcionado para um futuro; é um horizonte compartilhado, embora cada indivíduo possa construí-lo de um modo singularmente pessoal”.

Partilhando da mesma terminologia, Relph (1979) chama a atenção para um mundo-vivido cultural, onde passamos a maior parte da nossa vida diária e está cheio de

(5)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

5

significados para nós: espaços, ruas, edifícios, paisagens. Este faz parte do ‘mundo social e cultural’ repleto de intersubjetividade, diferindo-se do ‘mundo natural’ que nos é dado e está pré-determinado antes de nascermos. Estes mundos se distinguem apenas tematicamente, pois na experiência estão inter-relacionados.

Segundo Tuan (1980) a percepção se dá através dos sentidos (mecanismos biológicos), entretanto a cultura influencia a forma de perceber, construir uma visão de mundo e de ter atitudes em relação ao ambiente. Descreve como as características culturais dos diferentes grupos humanos interferem no modo de perceber o ambiente, porém combinadas a elas, destaca o importante papel da sensibilidade biológica humana neste processo perceptivo.Os seres humanos atribuem significado e organizam o espaço de acordo com os símbolos que constroem a partir de sua percepção.

Destacando que a cultura é fator preponderante, pois.... “A cultura é desenvolvida unicamente pelos seres humanos. Ela influencia intensamente o comportamento e os valores humanos”.

Portanto, a apreensão do espaço relaciona-se às diferentes perspectivas que se fazem presentes na visão de mundo de cada ser humano. As experiências que os seres humanos têm dos elementos do espaço se constituem diferencial no momento de sua representação.

Essa multiplicidade de sentidos que um mesmo “lugar” contém tanto para os seus moradores como para visitantes está ligada, sobretudo ao que se denomina de imaginação criadora, que ressalta a fabulação como vetor a partir do qual todo ser humano conhece o mundo que habita. O espaço percebido pela imaginação não pode ser o espaço indiferente, é um espaço vivido. E vivido não em sua positividade, mas com todas as parcialidades da imaginação.

As representações provenientes das imagens mentais não existem dissociadas do processo de leitura que se faz do mundo. E nesse aspecto os mapas mentais são considerados como uma representação do mundo real visto através do olhar particular de um ser humano, passando por seu aporte cognitivo, sua visão de mundo e intencionalidades.

(6)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

6

A representação não substitui o objeto, mas seleciona determinados detalhes do objeto e se fazem a partir de uma concepção ou escala de valores que o emissor da representação tem do objeto representado. Segundo FERRARA, (1999) a “representação se faz através de signos... o que representa algo para alguém; supõe, portanto, um objeto que é representado e um receptor a quem se dirige a representação”.

Na perspectiva de entendermos a representação do espaço como dialógica nos deteremos na construção do signo sob a ótica bakhtiniana.

De acordo com Bakhtin (1996) Um signo somente pode existir quando pessoas estão inseridas num contexto social, em um determinado momento histórico; pois as palavras são neutras, os contextos é que lhe dão significado.

A abordagem Bakhtiniana não admite o signo como centro do processo, como unidade monológica e fixa. Ao refletir sobre as questões relacionadas ao conhecimento, a linguagem e os sujeitos, Bakhtin construiu seu próprio sistema de pensamento, transcendendo as teorias até então elaboradas.

Apesar dessas reflexões estarem se referindo enfaticamente a linguagem falada e escrita por meio das palavras, é pertinente pensarmos a partir da língua, nas diversas formas de linguagem que vem permeando o sistema de comunicação no momento atual. E nesse aspecto busca-se compreender os signos e conseqüentemente as representações materializadas através dos mapas mentais, pois segundo Bakhtin,... “os homens materializam a realidade utilizando ferramentas que lhe são exclusivas: os Signos. Estes signos não se incorporam a uma consciência vazia. A própria consciência é uma construção de signos, visto que ela é algo que se constrói de fora”. Assim, todo tipo de linguagem é uma construção sígnica, portanto um produto social, oriundo da necessidade de comunicação social, sendo que a consciência também é um produto social.

Os signos podem ser construídos por intermédio de imagens, formas, odores, sabores, porém seu caráter significativo prescinde de uma forma de linguagem para ser comunicado. Todas as funções mentais superiores, específicas do homem, integram a órbita de sua consciência, e são processos intermediados pelos signos, que são adquiridos durante o desenvolvimento do homem em sociedade, mediados pela atividade social. A linguagem é um veiculo de significados e valores sociais e o signo,

(7)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

7

ao refletir a realidade, manifesta a visão social da realidade, interpretada por alguém pela sua vivência social.

Portanto, pensar o signo sob a perspectiva sociológica, requer voltar o olhar para a complexidade e diversidade que reflete esse universo social, que embora referendem o individual, o particular, se constitui em um conjunto de práticas e valores sociais, referindo-se a “visão de mundo” de um grupo ou classe social.

Conforme Castro,1 em seus estudos sobre Bakhtin, os signos nascem com a função de significar, denominar os novos objetos e conceitos gerados pela complexificação das novas relações sociais gerais, e àqueles relativos as mais diversas áreas do campo social, e tudo que passa a ter significado, se torna convenção, um elemento do mundo exterior, constituindo assim o processo de interação social, proveniente de indivíduos devidamente socializados.

Para Bakhtin não existe um enunciado absolutamente próprio, ele se encontra na intermediação entre os sujeitos: destinador e destinatário, porque o enunciado é essencialmente dialógico. O vivido só se semiotiza quando é expresso, em caso contrário não será uma experiência humana, mas uma mera resposta fisiológica a um estímulo do meio, que não se diferencia do animal, portanto, expressar, externar um enunciado é um produto das inter-relações sociais.

O enunciado, a convivência, a vida, toda expressão humana resulta do dialogismo, as fronteiras entre os enunciados como unidades dialógicas, estão abertas e em contínua construção quando em contato com o exterior, e com o outro.

O ser humano, sua consciência e cultura são únicos em sua identidade, porém, são produtos incorporados de outras consciências, outras culturas, mediadas pela comunicação que se instala no centro das relações.

O método Bakhtiniano se constitui nessa inter-relação entre os sujeitos, perpassada por valores, cujos significados são construídos por meio dos discursos, ou “dialogismos”.

Os discursos ao serem incorporados se constituem em signos que se transformam em enunciados ou representações nas diferentes formas de linguagem.

1

Castro, G. Em busca de uma lingüística sociológica: contribuições para uma leitura de Bakhtin. Curitiba, setor de Ciências Humanas, letras e Artes da UFPR, 1993 (Dissertação de Mestrado)

(8)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

8

Para Bakhtin, tanto o método, como o objeto das ciências humanas são dialógicos, produtos do diálogo entre interlocutores e diálogo entre discursos; pois é impossível conceber linguagem sem o ser humano em suas relações sociais. Para ele “ser significa comunicar-se ... pois a vida é dialógica por natureza”.2

O sujeito como ser social interage com outro ser social em forma de enunciados e estabelece diálogo entre discursos, que vem a se constituir numa antropologia filosófica ou Dialogismo. Porém, no conceito de dialogismo, o sujeito se torna histórico e social por incorporar diferentes vozes ou discursos dos outros, e este tecido de muitas vozes se entrecruzam, se completam, polemizam entre si, como interior e com o exterior. Isto se explica pelo conceito de signo anteriormente explicitado, pois, os significados se constroem a partir dos diferentes discursos que podem contestá-los ou incorporá-los, acrescentando-os ao cabedal histórico cultural.

Bakhtin, citado por Faraco3, ressalta que “... a vida é dialógica por natureza. Viver significa participar de um diálogo... o homem participa deste diálogo com toda sua vida: com os olhos, lábios, mãos, alma, espírito, com todo seu corpo, e com seus atos”.Penetrar nessa intrincada rede de relações pressupõe construção e ação de uma consciência e isso requer diferentes linguagens, verbais ou não verbais.

Essa Teoria pode contribuir para que as dicotomias entre homem e signo possam ser rompidas, permitindo refletir além das estruturas formais dos códigos sacralizados em modelos que tudo prevê e definem, na relação entre significado e significante, abrindo uma possibilidade inovadora de perceber o signo como construção dialógica e social, permitindo ver o significante como algo aberto, constantemente criado e recriado pelas ações e interações humanas.

Todas as atividades humanas, por mais diversificadas que sejam, estarão sempre vinculadas a um tipo de linguagem. Quando se utiliza uma determinada forma de linguagem, se constroem Enunciados, próprios e únicos, emanados pelos seus integrantes.

O Enunciado reflete as finalidades e especificidades de cada área, não só enfatizando o seu conteúdo, mas seu estilo e construção, portanto, os mapas mentais também refletem esse conceito por suas especificidades e pertinências.

2

Todorov, T. Mikhail Bakhtine. Le principe dialogique. Paris, Seuil, 1981, p.312

3

(9)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

9

Portanto a codificação dos signos que formam a imagem não é apenas uma representação individual, mas coletiva, na medida em que compartilha valores e significados com comunidades e redes de relações, referendando um signo social.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante das reflexões apresentadas pretendemos evidenciar os mapas mentais como um aporte teórico-metodológico de grande valia para investigações sobre as representações do espaço, sobretudo para as análises voltadas a geografia humanista-cultural.

As representações nessa perspectiva assumem um caráter de “Cartografia Cultural”, ao incorporar aspectos da Geografia humanista-cultural estabelecendo ligações com a percepção/cognição representação e nessa proposta se respaldando na teoria lingüística.

Pensar os mapas mentais como uma forma de linguagem nos permite ir além da referencia ao lugar e ao mundo vivido cujas bases teóricas se encerram na fenomenologia.

Os mapas mentais como enunciados produtos de relações dialógicas estabelecidas entre EU e o OUTRO proporciona uma análise mais ampla do individuo no contexto social e cultural em que está inserido.

Trabalhar com as subjetividades e na interface do conhecimento representa um grande desafio, sobretudo por correr o risco de que a nossa pesquisa seja desqualificada por incoerência e falta de “cientificidade”.

REFERÊNCIAS

AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno; CARTER, Harold & KOHLSDORF, Maria E.: Percepção ambiental – Contexto teórico e aplicações ao tema urbano. Belo Horizonte, IGC-UFMG, 1987.

BAILLY,Antoine.(org)Les concepts de la géographie humaine. Paris:Masson/A.Colin,1998

(10)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

10

fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: HUCITEC,1986 (original em russo 19290

BERDOULAY, Vicent. Des Mots et des lieux. La dinamique du discours géographique. Paris: CNRS,1988

BACHELARD, G. A Poética do Espaço. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998. BUTTIMER, Anne: The Practice of Geography. London, Longman, 1983

CASTRO, G. ;FARACO, Carlos Alberto;TEZZA, Cristovão (Orgs.) . Vinte ensaios sobre Milkhail Bakhtin. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

CLAVAL,Paul: Épistemologie de la Géographie. Paris: Éditions Nathan,2001 DARDEL, Eric: L’Homme et la Terre – Nature de la réalité géographique. Paris, CTHS, 1990 (première edition: 1952)

DEBARBIEUX, Bernard. Les problématiques de l’image et de la représentation en géographie In: BAILLY,Antoine.(org)Les concepts de la géographie humaine. Paris:Masson/A.Colin,1998

DI MÉO, Guy. Géographie Sociele et territoires.Paris: Éditions Nathan,1998 DUCAN, James; LEY, D. Place,Culture Representation. Londres:Routledge.1993 FARACO,C.A; CASTRO,G ; TEZZA,C (orgs) Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Ed da UFPR, 1996

FARACO et all. Uma introdução a Bakhtin. Curitiba:Hatier, 1980

FRÉMONT,Armand. La Région, espace vécu.Paris: Champs/ Flammarion,1999 GOULD, Peter; WHYTE, R. Mental Maps. Harmondsworth: Penguin Books,1974 HARLEY,J.B. A nova história da Cartografia In: Correio da Unesco.São Paulo,FGV. 19(8) 4-9,1991

KOZEL, S. Mapas mentais – uma forma de linguagem: perspectivas metodológicas. In: _____.; COSTA E SILVA, J.; GIL FILHO, S. F. (orgs.). Da Percepção e cognição à representação:Reconstruções teóricas da Geografia Cultural e Humanista. São Paulo: Terceira Margem, 2007. p.114-138

_____. MENDONÇA, F.(orgs) Elementos de Epistemologia da Geografia contemporânea. Curitiba: Ed.da UFPR, 2002

MONDADA,Lourenza. Espacio y lenguaje In: D.Hiernaux,A.Lindon (eds) Tratado de Geographia Humana, Barcelona: Anthropos, 2006

(11)

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

11

OLIVEIRA, Lívia de. Percepção da paisagem geográfica: Piaget Gibson e Tuan. In: Geografia editada pela Associação de Geografia Teórica. Volume 1. Rio Claro, SP.: AGETEO, 1976.V.25.

_____. Percepção e Representação do Espaço Geográfico. In: DEL RIO, Vicente; OLIVEIRA, Lívia (orgs). Percepção Ambiental – a experiência brasileira. São Paulo: UFSCar,1999.

RELPH, Edward. As Bases Fenomenológicas da Geografia. Geografia. Rio Claro, v.4, n.7, abril de 1979, p.3 / p.17.

SEEMAN, Jörn: Mapas e Percepção ambiental: do mental ao material e vice-versa. Olam Cienc.Tec Rio Claro,v.03,n.1,p.200-223,set.2003

SERPA, A.(org) Espaços Culturais: vivências, imaginações e representações. Salvador: EDUFBA, 2008

TUAN, Yi-Fu. Topofilia – Um estudo de percepção, atitudes e valores do meio ambiente (Tradução de Lívia de Oliveira). São Paulo, DIFEL

_____. Escapism, Johns Hopkins University Press, 1998

Referências

Documentos relacionados