• Nenhum resultado encontrado

Revista Brasileira de Odontologia Legal RBOL PERFIL PROFISSIONAL DOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ÉTICA E ODONTOLOGIA LEGAL- ABOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revista Brasileira de Odontologia Legal RBOL PERFIL PROFISSIONAL DOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ÉTICA E ODONTOLOGIA LEGAL- ABOL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RBOL X 2012: 1(1):xx-xx

_______________________________________________________________

Revista Brasileira de Odontologia Legal – RBOL

_______________________________________________________________ Odontologia Legal

PERFIL PROFISSIONAL DOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO

BRASILEIRA DE ÉTICA E ODONTOLOGIA LEGAL- ABOL

Professional profile of the Brazilian Association of Ethics and Legal Odontology – ABOL members

Jeidson Antônio Morais MARQUES*, Mona Lisa Cordeiro Asselta da SILVA**, Jamilly de Oliveira MUSSE***

* Professor Doutor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil; Presidente da ABOL.

**Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

***Professora Doutora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil; Perita Odontolegista DPT/BA.

_______________________________________________________________

Informação sobre artigo

Recebido: 10 Out 2011 Recebido corrigido: 09 Jun 2012 Aceito em: 13 Jul 2012

Autor para correspondência

Jeidson Antônio Morais Marques Rua Franco Manoel da Silva, 437

Bairro Cidade Nova. Feira de Santana - BA marques_jam@hotmail.com

_______________________________________________________________ RESUMO

A Odontologia Legal é uma especialidade que tem se tornado cada vez mais presente nos Institutos Médicos Legais Brasileiros. Sua valiosa contribuição para a sociedade pode ser exemplificada com o grande número de perícias que levam à resolução de crimes. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil dos membros da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL), desde sua criação até o momento atual. Foi utilizado o banco de dados disponível no site da entidade, localizando os nomes dos associados. A partir desta lista, foram consultados os currículos dos mesmos a partir da Plataforma Lattes, do CNPQ. Foram localizados 267 membros, desde sua criação, em 1996. A partir dos dados coletados foi feita a avaliação do gênero, modalidade associativa, formação e atuação profissional, além da distribuição por Estado brasileiro. Pôde-se concluir que a maior parcela dos associados é do sexo masculino e tem como principal atuação profissional a docência. Os membros efetivos são em maior número e o Estado que concentra maior quantidade de membros da ABOL é São Paulo, seguido pela Bahia.

PALAVRAS-CHAVE Odontologia Legal

(2)

RBOL X 2012: 1(1):xx-xx

INTRODUÇÃO

A Odontologia Legal é a especialidade que tem como objetivo a pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais reversíveis ou irreversíveis1. Dentre as áreas de competência do odontolegista encontram-se perícias em foro civil, penal, trabalhista e administrativo2.

A Odontologia Legal tem ocupado, cada vez mais, posição de destaque, seja pela sua contribuição à Odontologia, pautando, discutindo e orientando a conduta Ética e Profissional, bem como, prestando grandes contribuições para a sociedade, especialmente no campo da identificação humana.

Destaque ainda maior observa-se em casos de Desastres de Massa, nos quais os achados odontológicos permitem comparações e a identificação de vítimas. A partir dos prontuários odontológicos, radiografias, odontogramas, fichas clínicas, relatórios e outros documentos odontológicos confeccionados em

vida, pode-se chegar com segurança na identificação de vítimas, com baixo custo e em intervalos de tempo menores que outros exames utilizados.

A história da Odontologia Legal no Brasil não data de muitos anos. A partir de diversas publicações científicas, livros3,4,5,6,7 , eventos científicos, etc., a Odontologia Legal tem ocupado um espaço cada vez maior na sociedade brasileira e mundial. O número crescente de Peritos Odontolegistas, especialistas, mestres e doutores comprovam esta evolução4.

No dia 10 de outubro de 1996 foi criada a Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL). Teve como primeiro nome: Sociedade Brasileira de Ética e Odontologia Legal (SOL), sendo posteriormente modificada8.

Na Rua Teodoro Sampaio, no Instituto Oscar Freire, na cidade de São Paulo, professores de Ética e/ou Odontologia Legal e alguns Peritos Odontolegistas se reuniram e fundaram uma sociedade de caráter associativo e cultural, sem fins lucrativos com o fim de congregar os integrantes das categorias acima enumeradas8.

(3)

RBOL X 2012: 1(1):xx-xx Na sua primeira composição,

teve como primeiro Presidente, o Professor Moacyr da Silva, Professor Titular do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; Secretária, Professora Ida Tecla Prellwitz Calvielli, e Tesoureiro, o Professor Dalton Luiz de Paula Ramos8.

O objetivo deste estudo foi descrever o perfil dos membros da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL), desde sua criação até o momento atual.

MATERIAL E MÉTODO

Foi realizado um estudo descritivo a partir do banco de dados disponível no site da entidade (www.portalabol.com.br), localizando os nomes dos associados. A partir desta lista, foram consultados os currículos dos mesmos disponíveis para consulta no Sistema Plataforma Lattes, do CNPQ. A coleta foi realizada durante os meses de abril e julho de 2011. Foram localizados 267 membros, desde sua criação, em 1996.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir dos dados coletados, foi feita a avaliação do gênero (Figura 01), modalidade associativa (Figura 02), formação (Figura 03) e atuação profissional (Figura 04), além da distribuição por Estado brasileiro (Figura 05).

Figura 01. Distribuição por gênero dos associados da ABOL, julho, 2011.

Embora o quadro associativo da ABOL seja composto em sua maior parte pelo gênero masculino, o número de mulheres é cada vez maior, tanto na Odontologia Legal como na Odontologia, em diversas especialidades9.

Conforme a Figura 02, quase a totalidade dos Estados Brasileiros apresentam associados da ABOL, estando a maior concentração deles no Estado de São Paulo. Isto se pode justificar pelo grande centro de formação de Recursos Humanos na área de Odontologia Legal, que é neste Estado.

(4)

RBOL X 2012: 1(1):xx-xx

Figura 02. Distribuição dos associados da ABOL de acordo com os Estados Brasileiros, 2011.

Figura 03. Distribuição dos membros de acordo com a categoria (ME-Membro Efetivo, MA – Membro Acadêmico, MH – Membro Honorífico, MF- Membro Fundador) , 2011.

Figura 04. Distribuição dos membros da ABOL de acordo com a formação acadêmica (ESP.OL – Especialista em Odontologia Legal, ESP.AA- Especialista em Áreas Afins, MS – Mestre, DR- Doutor, CD- Cirurgião-Dentista), 2011.

(5)

RBOL X 2012: 1(1):xx-xx As categorias dos associados

são, conforme o Estatuto da ABOL: Membro Fundador (MF), composto pelos profissionais presentes na data da fundação da entidade; Membro Efetivo (ME), estando quase a totalidade dos associados nesta categoria; Membro Aspirante (MA), incluindo os Alunos de graduação e Pós-graduação; Membro Honorífico (MH), que inclui 1% dos membros.

Ao avaliar a formação acadêmica, pôde-se observar que a maioria é composta de Especialistas em Odontologia Legal (ESP.OL), Mestres (MS) e Doutores (DR). São

encontrados ainda especialistas em Áreas Afins (ESP. AA), contemplando a bioética, área do Direito, Odontologia do Trabalho, etc. Entre eles, 7% são cirurgiões-dentistas (CD), sem curso de Pós-graduação e 2% é composto por graduandos em Odontologia.

Ao avaliar a atuação profissional, observa-se que 55,5% dos membros são docentes, 11,1% é de odontolegistas, atuando nos Institutos Médicos Legais (IML). Ainda 20,6% são Cirurgiões-dentistas que atuam na clínica odontológica, pública ou privada.

Figura 05. Distribuição gráfica dos associados, segundo sua ocupação, 2011. CONCLUSÃO

Pôde-se concluir que a maior parcela dos associados é do sexo masculino e tem como principal atuação profissional a docência. Os

membros efetivos são em maior número e o Estado que concentra maior quantidade de membros da ABOL é São Paulo, seguido pela Bahia.

(6)

RBOL X 2012: 1(1):xx-xx

ABSTRACT

Legal Odontology is a specialty that has become more present in the Brazilian Institutes of Forensic Medicine. Its valuable contribution to the society can be illustrated by the large number of forensic analyses that lead to crime solving. The aim of this study was to describe the profile of the members of the Brazilian Association of Ethics and Legal Odontology (ABOL), from its creation to the present. It was used the database available on the entity´s website, to identify the members. From this list, it was consulted their curricula available on the CNPq Lattes Platform. The search located 267 members since ABOL´s creation, in 1996. From the data collected it was assessed gender, membership type, formation and professional activities, as well as distribution over the Brazilian state. It was concluded that the largest part of the associates are male and teaching is their main professional activity. The effective members are concentrated mostly in the State of São Paulo, followed by Bahia.

KEYWORDS Legal Odontology REFERÊNCIAS

1. Arbenz GO. Introdução à Odontologia Legal. São Paulo: Atheneu; 1988. 2. Couto RC. Perícias Em Medicina e

Odontologia Legal. 1ª Ed. Medbook, 2011.

3. Silva RHA. . Orientação Profissional para o Cirurgião-Dentista: ética e Legislação. 1. ed. São Paulo: Grupo Gen - Editora Santos, 2010. 594 p. 4. Marques JAM, Galvão LCC, Silva M.

Marcas de Mordidas. UEFS: Feira de Santana. 2007

5. Silva M. Compêndio De Odontologia Legal. São Paulo: Medsi; 1997.

6. Vanrell Jp. Odontologia Legal & Antropologia Forense. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002

7. Silva M, Zimmermann RD, Paula FJ.

(Org.). Deontologia odontológica: ética e legislação. 1 ed. São Paulo-SP: Santos, 2011. 592.p.

8. ABOL. Associação Brasileira de Oodntologia Legal. Ata de Fundação. Disponível em: www.portalabol.com.br. Acessado em: 27 set. 2011.

9. Costa, Simone De Melo; Duraes, Sarah Jane Alves; Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de. Feminização do curso de odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, v.15, suppl.1, p. 1865-1873.

Referências

Documentos relacionados

Na discussão do sujeito 2 com o pesquisador, em um primeiro momento o sujeito deixa claro que o papel do professor é motivar o aluno, porém no decorrer de sua resposta,

Com a introdução do evento na simulação, obtivemos novos dados que vão de encontro às expectativas, nomeadamente no sistema de tráfego, tais como o aumento de tráfego na

João Ortigão Costa por nos ter concedido esta interessante entrevista, que vai permitir aos nossos leitores e associados conhecer uma empresa de sucesso, de

A existência destes dois estados implica que se devem associar dois eventos à entidade autocarro: um evento que representa o instante da mudança do estado PARADO para

(21) Tal instrumento consta de 34 facetas, sendo duas questões gerais de qualidade de vida, que não foram utilizadas no presente es- tudo, e as demais 32, que foram utilizadas

Na hipótese prevista na subcláusula anterior, o Segurado, se tiver interesse, solicitará a reintegração do Limite Máximo de Garantia da Apólice ou do Limite Máximo de

Preconceito racial e discriminação racial são duas coisas diferentes. O preconceito é um sentimento, fruto de condicionamento cultural ou de uma deformação mental, mas

No entanto, não há garantia de que este tratamento tributário será sempre aplicável ao FUNDO devido a possibilidade de ser reduzido o prazo médio de sua