• Nenhum resultado encontrado

Economia alagoana cresceu 2,94%, aponta estimativa da Seplag

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Economia alagoana cresceu 2,94%, aponta estimativa da Seplag"

Copied!
136
0
0

Texto

(1)

Economia alagoana cresceu 2,94%,

aponta estimativa da Seplag

EVOLUÇÃO DO PIB

Enquanto a economia brasileira apresentou leve crescimento de 1% no PIB, a estimativa de Alagoas teve aumento de 2,94%

Texto de Igor Gouveia Após realizar e analisar le-vantamentos econômicos sobre Alagoas, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Pa-trimônio (Seplag) apresentou ontem (13), à imprensa, os da-dos que compõem a estimativa trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) alagoano para o ano de 2017.

Em conformidade com o panorama atual da economia brasileira, que apresentou um leve crescimento de 1% no PIB para o período, a estimativa de Alagoas registrou aumento de 2,94%. O índice acompanha o crescimento real da economia do Estado, por meio da evolução física de seus principais seto-res de atividade: agropecuária, indústria e serviços.

Segundo os dados, o Valor Adicionado (V.A.) para a agro-pecuária alagoana, que

com-preende o valor gerado com a atividade produtiva, tendo sub-traído o consumo intermediário, registrou alta de 19,91%. Para o País, o índice, segundo o IBGE, foi de 13,0%.

“De modo geral, houve uma alta em algumas culturas do setor em 2017. A laranja, por exemplo, registrou alta de 20,53%. Outras que se des-tacaram foram o milho, com 454,43%; o fumo, com 239,10%; o abacaxi, com 119,04%; e o fei-jão, com 118,98%. Tal panorama é explicado, sobretudo, pelas altas registradas nos cultivos desses itens”, explica o secre-tário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

Ainda conforme a estimati-va, o V.A do setor de serviços, no período analisado, apresentou uma alta relativa de 1,83%. Isso se deu, principalmente, devi-do ao desempenho no subsetor de comércio, cujo resultado em

2017 foi de 7,06%.

“Alagoas se destacou bas-tante quando analisamos o panorama econômico de ser-viços. O comércio alagoano, por exemplo, foi destaque em 2017 e chegou a ter o segundo melhor desempenho do país”, ressalta Fabrício Marques Santos.

Indústria

Em contrapartida, o estudo apontou que na indústria houve uma redução em seu desempe-nho. Por conta de baixas nos subsetores como construção civil, indústria extrativista e indústria de transformação, o V.A desse setor registrou queda de 3,89%. A baixa também foi percebida em outros estados, a exemplo da Bahia, Pernambuco e Ceará.

“Esta queda é explicada pela conjuntura econômica atual, que reflete na retração do setor. Reduções do ritmo

das obras colaboraram para a diminuição da atividade da in-dústria da construção civil, que apresentou resultados negati-vos de 8,00% em 2017. Citam-se ainda a queda nas produções de petróleo e gás natural, que afetaram o subsetor da indús-tria extrativista mineral, e a con-tração no subsetor da indústria de transformação, ocasionada pelas dificuldades no segmen-to sucroenergético do Estado”, aponta Marques.

Os dados completos da pesquisa, assim como outras informações acerca de índices sociais e econômicos alagoanos, encontram-se disponíveis para consulta no site www.dados. al.gov.br. Vale lembrar que os dados e resultados são prelimi-nares e, por isto, estão sujeitos a retificações, quando o resultado das contas regionais definitivas em conjunto com o IBGE forem divulgadas oficialmente.

Minne Santos

Secretário Fabrício Marques apresentou à imprensa os dados que compõem a estimativa trimestral do PIB alagoano em 2017

EDICAO IMPRESSAO E PUBLICACAO DE ALA:04308836000109 COMPANHIA DE EDICAO IMPRESSAO E PUBLICACAO DE ALA:04308836000109 Dados: 2018.06.13 22:41:05 -03'00'

(2)

Governo convoca aprovados no concurso

da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

REFORÇO NA SEGURANÇA

Curso de formação deve começar na primeira semana de julho e ocorrerá em Maceió e Arapiraca

Texto de Severino Carvalho

O Diário Oficial do Esta-do (DOE) de ontem (13) traz o despacho do governador Renan Filho autorizando a convocação dos aprovados nos concursos da Polícia Militar de Alagoas (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), realizados no final de outubro do ano passado. As duas instituições (PM e CBM) vão promover o cha-mamento de todos os apro-vados no último concurso e a expectativa o curso de formação já seja iniciado na primeira semana de julho. Os 10 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar aprova-dos farão o curso de forma-ção no Estado da Paraíba. Já os 140 praças da corpora-ção e os mil da PM serão ca-pacitados em Alagoas. Como forma de prestigiar não só a capital como também o inte-rior, o curso de formação será ofertado para 180 praças em Arapiraca e 820 em Maceió.

Márcio Ferreira

Nova convocação irá garantir o reforço de mais mil homens nos quadros da PM e 150 no CBM

Defensoria no Cárcere atenderá quase 800

reeducandos do sistema prisional

PROMOÇÃO DA JUSTIÇA

Texto de Victor Costa

Fazer com que a pena cum-prida seja proporcional ao de-lito praticado é fundamental para promover a ressocializa-ção. Ciente dessa importância, a Secretaria de Estado da Res-socialização e Inclusão Social (Seris) e Defensoria Pública implantaram o programa De-fensoria no Cárcere, em 2015. O tempo passou e a iniciativa cresceu, assegurando

justi-ça, transparência e celeridade processual.

Esta semana, serão aten-didos os 790 internos provi-sórios na Penitenciária de Segurança Máxima, localiza-da no Complexo Prisional, em Maceió. Defensores públicos e agentes penitenciários tra-balham integrados para apre-sentar a situação processual e traçar um diagnóstico sobre o perfil socioeconômico dos custodiados alagoanos.

De acordo com o chefe da Penitenciária, agente pe-nitenciário Sérvio Freitas, os atendimentos geram mais tranquilidade para a gestão da unidade. “A presença do Estado assegura a justiça no cumprimento das penas. Te-mos uma equipe de prontuá-rio que faz o acompanhamen-to processual dos internos, e o trabalho dos defensores soma bastante neste sentido”, salienta.

Além da atenção proces-sual, Freitas explica a mo-bilização dos agentes peni-tenciários para assegurar o atendimento dos defensores públicos sem intercorrên-cias. “Conversamos com os representantes dos módulos e explicamos a importância do programa. Em seguida é feita a extração e conduzimos os internos com segurança até a sala de atendimento”, finaliza.

Após a convocação dos aprova-dos nas vagas oferecidas pelo

concurso de 2017, o Governo do Estado fará uma avaliação

econômica e financeira para efetivar os candidatos aptos.

(3)

AL busca em modelo adotado por PE manter

empregos no setor sucroenergético

NOVO FÔLEGO

Reunião em Recife discutiu o modelo exitoso de política tributária adotado pelo Estado vizinho para o setor

Texto de Severino Carvalho

Com objetivo de manter os empregos existentes no setor su-croenergético alagoano e gerar novos postos de trabalho - por meio da elevação da produção e da competitividade -, represen-tantes do segmento econômico se reuniram ontem (13), no Palá-cio do Campo das Princesas, em Recife (PE), com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. O encontro foi articulado pelo governador de Alagoas, Renan Filho, que participou das dis-cussões em torno do modelo exitoso de política tributária adotado pelo Estado vizinho. Por meio da Lei 15.584/2015, regulamentada pelo decreto 44.650/2017, chamada de ‘Le-gislação do Açúcar e do Álcool Etílico Hidratado Combustível’, Pernambuco conseguiu soerguer o setor sucroenergético em meio a uma das maiores crises que afligiram o setor, a partir de 2015. A competitividade cresceu, empregos foram mantidos e usi-nas de cana-de-açúcar que ha-viam fechado as portas voltaram a moer, elevando a produção. “A política adotada por Pernam-buco é uma fórmula de sucesso, principalmente porque privile-gia a manutenção e a geração de empregos, por meio do aumento da competitividade. É isso que Alagoas busca. Fi-zemos isso em outros setores e, agora, estamos estudando a possibilidade de fazer isso tam-bém na produção do açúcar e do álcool para a economia alagoana avançar ainda mais”, afirmou Renan Filho, que esteve acom-panhado do secretário de Esta-do da Fazenda, George Santoro. Paulo Câmara explicou que, após ampla discussão com o setor sucroenergético, o Gover-no de Pernambuco conseguiu Márcio Ferreira Encontro reuniu em Recife representantes da indústria, agricultura, comércio, trabalhadores e plantadores de cana

construir uma política tributária que tem dado bons resultados, tanto na geração de emprego como na manutenção do fun-cionamento das usinas, sem afetar a arrecadação do Estado. “Mantivemos a arrecadação em patamares na forma que foi pactuada. Isso está sendo mui-to importante para atravessar-mos esse período de crise e tem ajudado o setor e a economia de Pernambuco. O governador Renan Filho veio aqui conhe-cer essa experiência e tenho certeza que abrirá um debate importante em Alagoas, para que o setor possa também se-guir forte, gerando emprego e melhorando a economia”, decla-rou o governador Paulo Câmara.

Setorial

Com o objetivo de fortale-cer o setor sucroenergético, o Governo de Alagoas instalou, em março deste ano, a Câmara Setorial da Agroindústria Ca-navieira do Estado de Alagoas. O fórum tem como meta orien-tar, discutir políticas

estraté-gicas e diretrizes relativas à produção, beneficiamento, in-dustrialização e comercializa-ção da cana e seus derivados. O modelo adotado por Pernam-buco será levado ao debate pela Câmara Setorial alagoana. O secretário da Fazenda daquele Estado, Marcelo Barros, expli-ca que a Legislação do Açúexpli-car e do Álcool Etílico Hidrata-do Combustível se baseia no chamado crédito presumido. “O modelo começou há alguns anos e vem sendo aperfeiçoa-do”, enfatizou o secretário. O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sinda-çucar), Pedro Robério de Melo, destacou a importância do en-contro em Recife, que reuniu os representantes da indústria, agricultura, comércio, trabalha-dores e plantatrabalha-dores de cana. Ele acredita ser possível, a partir do modelo adotado por Pernambuco e estudado por Alagoas, criar uma uniformização da política fiscal em todo o Nordeste em defesa do setor e dos empregos

mantidos por este importante segmento da economia regional. “A lógica desse modelo que está instalado aqui foi permitir a oportunidade ao empresário de escolher o mercado que estiver mais competitivo na-quele momento. Ou seja, se o mercado externo, por razões do câmbio ou dos preços interna-cionais do açúcar, não estiver satisfatório, ele pode migrar para a produção de açúcar e de etanol para o mercado in-terno, de forma mais compe-titiva”, citou Pedro Robério. Em 2010, o setor sucroener-gético alagoano chegou a processar 25 milhões de to-neladas de cana-de-açúcar. Entretanto, nos últimos oito anos, o segmento registra bai-xas sucessivas na produção, que despencou cerca de 50% desde então. A queda drástica é atribuída, segundo o setor, a três anos consecutivos de seca, à falta de recursos para investimentos, à política de preços e a problemas relacio-nados à gestão.z

(4)

Fluxo internacional no Aeroporto Zumbi

dos Palmares cresce quase 300% em maio

TURISMO

No acumulado do ano, quase doze mil estrangeiros já desembarcaram em Alagoas, número 122% maior que 2017

Texto de Thiago Tarelli

O ano de 2018 tem se des-tacado pelo crescimento do número de turistas estrangei-ros em Alagoas. Quem atesta essa informação é a Infraero, entidade administradora do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que revela que o fluxo internacional cresceu 297,01% em maio deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Já no acumulado do ano, o número também é signifi-cativo, com quase doze mil estrangeiros desembarcando e embarcando no Zumbi dos

Palmares. O crescimento é de 122,44% no comparativo com 2017, quando passaram por lá pouco mais de cinco mil pas-sageiros internacionais.

Maio é o 14º mês consecu-tivo de crescimento no fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, consi-derada a principal porta de entrada de turistas no Estado. O fluxo total, que inclui viajan-tes nacionais e internacionais, também cresceu neste mês, com 8,05% de evolução em comparação ao mesmo perío-do perío-do ano passaperío-do, registranperío-do mais de 153 mil pessoas.

Nestes cinco meses de

2018, mais de 901 mil pessoas passaram pelo aeroporto, nú-mero 5,56% maior do que no mesmo período do ano passa-do, quando este índice foi de 853 mil passageiros.

A promoção do destino dentro e fora do País tem sido um grande diferencial para a atração de turistas para o Estado, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

“Estamos trabalhando com afinco na promoção e di-vulgação do Destino Alagoas dentro e fora do País. Ainda esta semana realizaremos

uma grande ação de marketing na Argentina, aproximando o mercado alagoano do principal emissor internacional para o Estado. Com essa e outras medidas iremos fomentar um crescimento ainda maior destes índices. Estamos em constante negociação com as companhias aéreas, e onde não temos voos diretos para o Estado temos boas conexões que não passam de duas ho-ras em outho-ras capitais. Tudo isso é um diferencial para a escolha do destino, porque tornamos a viagem mais cur-ta para Alagoas”, explica o secretário.

Kaio Fragoso

(5)

Poder Executivo

. .

ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

DECRETO Nº 59.336, DE 13 DE JUNHO DE 2018.

ABRE À SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA, O CRÉDITO SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 2.357.143,90 (DOIS MILHÕES E TREZENTOS E CINQUENTA E SETE MIL E CENTO E QUARENTA E TRÊS REAIS E NOVENTA

CENTAVOS) PARA REFORÇO DE DOTAÇÕES CONSIGNADAS NO

ORÇAMENTO VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere o Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.986 de 23 de Janeiro de 2018 e o que consta no Processo Administrativo nº 1700-2415/2018. DECRETA

Art. 1º Fica aberto à Secretaria de Estado da Segurança Pública, o crédito Suplementar no valor de R$ 2.357.143,90 (dois milhões e trezentos e cinquenta e sete mil e cento e quarenta e três reais e noventa centavos), para reforço de dotações orçamentárias indicadas no anexo I deste decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de anulação parcial de dotações orçamentárias indicadas no anexo II deste decreto.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 13 de junho de 2018, 202º da Emancipação Política e 130º da República.

JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO

ANEXO I Suplementação (Anexo ao Decreto nº 59.336, de 13 de junho de 2018) em R$ 1,00 Código

Orçamentário Especificação Planejamento Região

Nat. Da Despesa/Fonte de Recursos Valor 19033 06.181.0221.06181022 13196 06.181.0221.06181022 13196 SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA - SSP SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA IMPLANTAÇÃO, AMPLIAÇÃO E MANUTENÇÃO DO VIDEOMONITORAMENTO IMPLANTAÇÃO, AMPLIAÇÃO E MANUTENÇÃO DO VIDEOMONITORAMENTO TODO ESTADO TODO ESTADO 3391/110 4491/110 2.357.143,90 2.357.143,90 507.476,72 1.849.667,18 ANEXO II Anulação (Anexo ao Decreto nº 59.336, de 13 de junho de 2018) em R$ 1,00 Código

Orçamentário Especificação Planejamento Região

Nat. Da Despesa/Fonte de Recursos Valor 19033 06.181.0221.06181022 13196 06.122.0220.06122022 03210 SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA - SSP SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA IMPLANTAÇÃO, AMPLIAÇÃO E MANUTENÇÃO DO VIDEOMONITORAMENTO MODERNIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA TODO ESTADO TODO ESTADO 3390/110 4490/110 2.357.143,90 2.357.143,90 2.244.121,00 113.022,90

(6)

DECRETO Nº 59.337, DE 13 DE JUNHO DE 2018.

ABRE AO FUNDO ESTADUAL DE SAÚDE, O CRÉDITO SUPLEMENTAR NO

VALOR DE R$ 26.000.000,00 (VINTE E SEIS MILHÕES DE REAIS) PARA

REFORÇO DE DOTAÇÕES CONSIGNADAS NO ORÇAMENTO VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere

o Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.986

de 23 de Janeiro de 2018 e o que consta no Processo Administrativo nº 1700-3093/2018.

DECRETA

Art. 1º Fica aberto ao Fundo Estadual de Saúde, o crédito Suplementar no valor de R$

26.000.000,00 (vinte e seis milhões de reais), para reforço de dotações orçamentárias

indicadas no anexo I deste decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão

de anulação parcial de dotações orçamentárias indicadas no anexo II deste decreto.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 13 de junho de 2018, 202º da

Emancipação Política e 130º da República.

JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO

ANEXO I Suplementação (Anexo ao Decreto nº 59.337, de 13 de junho de 2018) em R$ 1,00 Código

Orçamentário Especificação Planejamento Região

Nat. Da Despesa/Fonte de Recursos Valor 27524 10.301.0205.10301020 54319 10.301.0205.10301020 54348 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE - SESAU FUNDO ESTADUAL DE SAÚDE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO ORDENADORA DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE - RAS IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO TODO ESTADO TODO ESTADO 3341/100 3390/100 26.000.000,00 26.000.000,00 2.800.000,00 23.200.000,00 ANEXO II Anulação (Anexo ao Decreto nº 59.337, de 13 de junho de 2018) em R$ 1,00 Código

Orçamentário Especificação Planejamento Região

Nat. Da Despesa/Fonte de Recursos Valor 13017 04.122.0004.04122000 42056 SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO - SEPLAG SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO EMENDAS

PARLAMENTARES TODO ESTADO 4440/100

26.000.000,00 26.000.000,00

(7)

Estado de Alagoas DIÁRIO OFICIAL

SECRETÁRIO - CHEFE DO GABINETE CIVIL

FRANKLIN ADRIANO CARDOSO DE BARROS

Secretário Executivo de Gestão Interna, respondendo pelo Expediente PROCURADOR - GERAL DO ESTADO

FRANCISCO MALAQUIAS DE ALMEIDA JÚNIOR

CONTROLADORA - GERAL DO ESTADO

MARIA CLARA CAVALCANTE BUGARIM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUARIA, PESCA E AQUICULTURA

ANTONIO DIAS SANTIAGO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

FERNANDO SOARES PEREIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO

ROGÉRIO MOURA PINHEIRO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO

ÊNIO LINS DE OLIVEIRA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA

MELLINA TORRES FREITAS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

PAULO DOMINGOS DE ARAÚJO LIMA JUNIOR - Cel. PM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

LAURA CRISTIANE DE SOUZA

SECRETÁRIA DE ESTADO DO ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

CLÁUDIA ANICETO CAETANO PETUBA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA

GEORGE ANDRÉ PALERMO SANTORO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA

FERNANDO FORTES MELRO FILHO

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO

MOSART DA SILVA AMARAL

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS

CLÁUDIO ALEXANDRE AYRES DA COSTA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA MULHER E DOS DIREITOS HUMANOS

CLAUDIA ELIZABETH SOUZA SIMÕES

SECRETÁRIO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

SECRETÁRIA DE ESTADO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

ESVALDA AMORIM BITTENCOURT DE ARAÚJO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE

CARLOS CHRISTIAN REIS TEIXEIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO

ARTHUR JESSÉ MENDONÇA DE ALBUQUERQUE

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E TURISMO

RAFAEL DE GÓES BRITO

GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

PODER EXECUTIVO

ÍNDICE

PODER EXECUTIVO

Dagoberto Costa Silva de Omena

Diretor-presidente

Jarbas Pereira Ricardo

Diretor administrativo-financeiro

José Otílio Damas dos Santos

Diretor comercial e Industrial

www.imprensaoficialal.com.br

Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió / AL - CEP: 57080-000 Tel.: (82) 3315.8334 / 3315.8335

Preço

Pagamento à vista por cm² R$ 6,16

Para faturamento por cm² R$ 7,40

Publicações

Os textos deverão ser digitados em Word (normal), em fonte Times New Roman, tama-nho 8 e largura de 9,3 cm, sendo encaminhados diretamente ao parque gráfico à Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió/AL, no horário das 08h às 15h ou pelo e-mail materias@imprensaoficialal.com.br.

Reclamações sobre matérias publicadas deverão ser feitas no prazo máximo de 10 dias.

Atos e Despachos do Governador... 01

Gabinete do Governador...04

Procuradoria Geral do Estado ... 06

Sec. de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social ...09

Sec. de Estado da Segurança Pública ...09

Sec. de Estado da Ressocialização e Inclusão Social ...19

Sec. de Estado da Educação ... 20

Sec. de Estado da Fazenda ...23

Sec. de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio ...36

Sec. de Estado da Infraestrutura ...38

Sec. de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos ... 39

Sec. de Estado de Prevenção à Violêcia ...39

Sec. de Estado da Saúde ...62

Sec. de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo ... 68

Perícia Oficial de Alagoas - PO/AL ...69

Delegacia Geral da Polícia Civil ...70

Comando Geral da Polícia Militar ...70

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ...71

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ...73

EVENTOS FUNCIONAIS ...90

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL ...115

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL ...117

PREFEITURAS DO INTERIOR ...125

(8)

O EXCELENTÍSSIMO SENHOR JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO, GOVERNADOR DO ESTADO, EM DATA DE 13 DE JUNHO DE 2018, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS: PROC.2102-372/17, de RAFAEL PETERSON SOARES SANTOS =

Como propõe. Lavre-se o Decreto. Em seguida, remetam-se os autos à Perícia Oficial do Estado de Alagoas para as demais providências a seu cargo.

PROC.1800-1223/17, da SEDUC = Com fundamento no Parecer PGE/ PLIC/SEINFRA nº 50/2018 e no Despacho PGE/PLIC/CD nº 939/2018, aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 1290/2018, às fls. 905/908, todos da Procuradoria Geral do Estado, e uma vez efetivada a homologação da licitação realizada na modalidade Concorrência nº 21/2017 - T1 - CPL/AL e posterior adjudicação, ambos os procedimentos realizados pelo Secretário de Estado da Infraestrutura, conforme o art. 16 do Decreto Estadual nº 37.984, de 28 de janeiro de 1999, à empresa CONSTRUTORA ALFA LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 04.020.209/0001-78, autorizo a celebração do contrato, cujo objeto é a execução das obras e serviços de construção de uma Escola Estadual com 12 salas, com quadra coberta, localizada no Município de Campo Alegre/AL, de que trata o Processo Administrativo nº 1800-1223/2017. Remetam-se os autos à SEDUC para as providências cabíveis, ficando a Secretária de Estado da Educação autorizada a representar o Estado de Alagoas na celebração do Contrato, devendo, antes do ajuste, juntar os documentos, devidamente atualizados, de regularidade jurídica, fiscal e trabalhista da empresa a ser contratada que se encontrarem com seu prazo de vigência expirado.

PROC.1800-1224/17, da SEDUC = Com fundamento no Parecer PGE/ PLIC/SEINFRA nº 19/2018 e no Despacho PGE/PLIC/CD nº 340/2018, aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 470/2018, às fls. 762/765, todos da Procuradoria Geral do Estado, e uma vez efetivada a homologação da licitação realizada na modalidade Concorrência nº 18/2017 - T1 - CPL/AL e posterior adjudicação, ambos os procedimentos realizados pelo Secretário de Estado da Infraestrutura, conforme o art. 16 do Decreto Estadual nº 37.984, de 28 de janeiro de 1999, à empresa W&L CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 21.162.446/0001-92, autorizo a celebração do contrato, cujo objeto é a execução das obras e serviços de construção de uma Escola Estadual com 12 salas, com quadra coberta, localizada no Município de Poço das Trincheiras/AL, de que trata o Processo Administrativo nº 1800-1224/2017. Remetam-se os autos à SEDUC para as providências cabíveis, ficando a Secretária de Estado da Educação autorizada a representar o Estado de Alagoas na celebração do Contrato, devendo, antes do ajuste, juntar os documentos, devidamente atualizados, de regularidade jurídica, fiscal e trabalhista da empresa a ser contratada que se encontrarem com seu prazo de vigência expirado.

================================================= JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais Protocolo 361661

. . . .

Gabinete Civil

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE GESTÃO INTERNA DO GABINETE CIVIL, FRANKLIN ADRIANO C. DE BARROS, EM DATA DE 13 DE JUNHO DE 2018, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROCs.1101-2187/18 do GC = DESPACHO Nº 2.589/18; e 1101-2165/18 do GC = DESPACHO Nº 2.590/18.

DESPACHO: Autorizo. Retornem os autos à SPOFC para adoção das

providências de estilo.

PROCs.1101-2161/18 do GC = DESPACHO nº 2.591/18; 1101-2137/18 do GC = DESPACHO Nº 2.592/18; 1101-1751/18 do GC = DESPACHO Nº 2.593/18; e 1101-1325/18 do GC = DESPACHO Nº 2.594/18.

DESPACHO: Remetam-se os autos ao CPOF, na SEPLAG, para deliberação sobre a solicitação.Voltando.

PROC.1101-2306/18 do MPE = DESPACHO Nº 2.595/18 - Considerando o teor do Ofício nº 174/2018-GPRE/AL/RTMR, de fls. 02-04, da Procuradora Regional Eleitoral, evoluam os autos à douta PGE para a orientação jurídica adequada, nos termos da Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991.Voltando, com brevidade, tendo em vista o prazo de 10 (dez) dias úteis consignado na inicial, acompanhado de minuta de ofício de resposta do Chefe do Poder Executivo.

PROC.1800-5252/18 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.596/18 - Retornem os autos à PGE para conhecimento e manifestação sobre o teor da Despacho PGE/PJ nº 902/2018, de fls. 15, uma vez que o seu conteúdo apresenta-se como satisfativo, possuindo natureza de despacho jurídico ou de parecer, que necessitam de aprovação da Coordenação da Procuradoria Especializada e/ou do Procurador-Geral do Estado, em conformidade com o disposto nos arts. 40 e 45, § 2º, do Decreto Estadual nº 4.804, de 24 de fevereiro de 2010, e no art. 1º, I, da Portaria PGE nº 73/2018, de 2 de março de 2018, publicada no Diário Oficial do Estado em 14 de março de 2018.Ato contínuo, em sendo o caso de cumprimento de decisão judicial, remetam-se os autos à SEPLAG para elaboração de planilha contendo o detalhamento do impacto financeiro na folha de pagamento do Poder Executivo.Ao final, retornem para superior consideração governamental.

PROC.1206-228/18 da PM/AL = DESPACHO Nº 2.597/18 - Considerando o disposto no art. 152, II, da Constituição Estadual, bem como no art. 4º, III, da Lei Complementar Estadual nº 7, de 18 de julho de 1991, que determinam ser função institucional da PGE exercer a consultoria jurídica ao Chefe do Executivo Estadual, remetam-se os autos à PGE para análise e manifestação quanto ao pedido formulado pelo interessado.Ato contínuo, encaminhe-se o processo à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio - SEPLAG para elaboração de planilha contendo o detalhamento do impacto financeiro na folha de pagamento do Poder Executivo.

PROC.1206-546/18 da PM/AL = DESPACHO Nº 2.598/18 - Remetam-se os autos à SEPLAG para ciência do Despacho Jurídico PGE/PA/ CD-00-1498/2018 e do Despacho SUB PGE/GAB nº 1408/2018, ambos da Procuradoria Geral do Estado, às fls. 51/59, e elaboração de planilha contendo o detalhamento do impacto financeiro na folha de pagamento do Poder Executivo.Após, retornem para superior consideração governamental.

PROC.1101-1741/18 do GC = DESPACHO Nº 2.599/18 - Considerando o DESPACHO s/n de fls. 80, da lavra do Superintendente de Planejamento, Orçamento Finanças e Contabilidade deste Gabinete Civil;Considerando o Despacho de fls. 79, da lavra da Gerência de Planejamento e Orçamento deste Gabinete Civil, informando a adequação da despesa à LOA/2018 com disponibilidade Orçamentária e Financeira no elemento de despesas 3390.39.16 (Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica) no Programa de Trabalho nº 04.122.0004.2001 “Manutenção das Atividades do Órgão”, Plano Orçamentário nº 000274, evoluam os autos à AMGESP para, na qualidade de entidade gerenciadora, ciência e providências ulteriores que o caso requer.

PROC.20105-1688/18 (Ap.1101-1831/18) de MARCONE J DE SOUZA = DESPACHO Nº 2.600/18 - Tendo em vista o DESPACHO SUB PGE/GAB nº 1535/2018, retornem os autos à GGPC para ciência de seu Titular e para as demais medidas de seu cargo.

(9)

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE INTEGRAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DO GABINETE CIVIL, ADRUALDO CATÃO, EM DATA DE 13 DE JUNHO DE 2018, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS: PROC.1101-2213/18 de RICARDO B VITÓRIO = DESPACHO Nº

2.564/18 - Considerando o teor do pleito formulado às fls. 02-04, e anexos, de fls. 05-17, e a natureza da matéria, evoluam os autos à douta PGE para a orientação jurídica adequada, nos termos da Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991. Voltando. PROC.1101-1836/18 da SEDETUR = DESPACHO Nº 2.565/18 -

Voltem os autos à SEDETUR para que tome ciência que o OFÍCIO nº 282/2018-GS/SEDETUR, foi recebido no Gabinete do Governador, por meio de sua assessoria, arquivando-se em seguida, tendo em vista a especificidade da matéria, nos termos da Lei Delegada nº 47, de 10 de agosto de 2015.

PROC.1101-2117/18 da OAB/AL = DESPACHO Nº 2.566/18 - Evoluam-se os autos à JUCEAL para que Evoluam-se pronuncie sobre a matéria. PROC.1101-2176/18 da CÂM M DE M GRANDE = DESPACHO Nº

2.567/18 - Tendo em vista a o OFÍCIO Nº 388/2018, encaminhem-se os autos à SETRAND para ciência de encaminhem-seu Titular e providências que julgar pertinentes no âmbito de sua competência, oficiando-se diretamente ao interessado, arquivando-se em seguida.

PROC.1101-2222/18 de JOSÉ D DA SILVA = DESPACHO Nº 2.568/18 - Considerando a natureza da matéria, evoluam os autos à SETRAND para ciência e pronunciamento do Titular daquela pasta quanto ao teor do Ofício UNADRECIP Nº 001/2018, de fls. 02-03 e anexos, fls. 04-110, e demais medidas a seu cargo, oficiando-se diretamente ao interessado, e arquivando-se em seguida.

PROC.1101-801/18 do MT = DESPACHO Nº 2.569/18 - Tendo em vista a especificidade da matéria, retornem os autos à SEDETUR para arquivamento, nos termos da Lei Delegada nº 47, de 10 de agosto de 2015.

PROC.1101-2224/18 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.570/18 - Evoluam os autos à SELAJ para ciência e pronunciamento da Titular daquela Pasta quanto ao teor do Ofício nº 597/2018/GP, de fls. 02, e possibilidade de atendimento do pedido.

PROC.1101-2216/18 da CÂM MUN DE ATALAIA = DESPACHO Nº 2.571/18 - Tendo em vista a o OFÍCIO Nº 39/2018-G.P.C.M. encaminhem-se os autos à SETRAND para ciência de seu Titular e providências que julgar pertinentes no âmbito de sua competência, oficiando-se diretamente ao interessado, arquivando-se em seguida.

PROC.1101-2219/18 da CÂM MUN DE ARAPIRACA = DESPACHO Nº 2.572/18 - Tendo em vista a o OFÍCIO Nº 211/2018, encaminhem-se os autos à SEAGRI para ciência de encaminhem-seu Titular e providências que julgar pertinentes no âmbito de sua competência, oficiando-se diretamente ao interessado, arquivando-se em seguida.

PROC.1101-5298/17 do TCE/AL = DESPACHO Nº 2.573/18 - OFICIE-SE ao egrégio TCE para ciência das informações prestadas pela SEPLAG, as fls. 12 e pela SEFAZ, fls. 14. Ao final, ARQUIVEM-SE os autos.

PROC.1101-2200/18 do GFDPPT = DESPACHO Nº 2.574/18 - Tendo em vista a o OFÍCIO Nº 01/2018, encaminhem-se os autos à SECULT para ciência de seu Titular e providências que julgar pertinentes no âmbito de sua competência, oficiando-se diretamente ao interessado, arquivando-se em seguida.

PROC.1101-1623/18 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.575/18 - Tendo em vista o DESPACHO PGE/PJ/PMAL Nº 050/2018, sigam os autos à SEPLAG para ciência de seu titular e para a elaboração de impacto financeiro. Voltando, com brevidade, tendo em vista tratar-se de cumprimento de determinação judicial.

PROC.1101-2214/18 da CÂM UM DE ATALAIA = DESPACHO Nº 2.576/18 - Tendo em vista a o OFÍCIO Nº 37/2018-G.P.C.M., encaminhem-se os autos à SETRAND para ciência de seu Titular e providências que julgar pertinentes no âmbito de sua competência, oficiando-se diretamente ao interessado, arquivando-se em seguida.

PROC.1101-1517/18 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.577/18 - Tendo em vista o DESPACHO PGE/PJ/PMAL Nº 049/2018, sigam os autos à SEPLAG para ciência de sei titular e para a elaboração de impacto financeiro.Voltando, com brevidade, tendo em vista tratar-se de cumprimento de decisão judicial.

PROC.1101-1507/18 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.578/18 - Tendo em vista o DESPACHO PGE/PJ/PMAL Nº 056/2018, sigam os autos à SEPLAG para ciência de sei titular e para a elaboração de impacto financeiro.Voltando, com brevidade, tendo em vista tratar-se de cumprimento de decisão judicial.

PROC.1101-2215/18 da CÂM MUN DE ATALAIA = DESPACHO Nº 2.579/18 - Tendo em vista a o OFÍCIO Nº 38/2018-G.P.C.M., encaminhem-se os autos à SETRAND para ciência de seu Titular e providências que julgar pertinentes no âmbito de sua competência, oficiando-se diretamente ao interessado, arquivando-se em seguida.

PROC.1101-2164/18 do IRA = DESPACHO Nº 2.580/18 - Tendo em vista o Despacho de fls. 06, da Gerência de Planejamento e Orçamento, informando a impossibilidade de atendimento ao pleito formulado, arquivem-se os presentes autos.

PROC.1101-0498/18 do MP = DESPACHO Nº 2.581/18 - Tendo em vista a natureza da matéria, encaminhem-se os autos à SEPLAG para arquivamento nesse órgão, nos termos do Decreto Estadual nº 1.789, de 16 de março de 2004.

PROC.1101-2207/18 da FMA = DESPACHO Nº 2.582/18 - Tendo em vista o OFÍCIO nº01/2018, encaminhem-se os autos à SEAGRI para ciência de seu titular e providências que julgar pertinentes, oficiando-se diretamente ao interessado, arquivando em seguida. PROC.1101-2221/18 do SINDPOL = DESPACHO Nº 2.583/18 -

Cientificado ao Chefe do Poder Executivo, por intermédio de sua assessoria, do pedido de reunião de que trata o Ofício nº 125/2018 - SINDPOL-AL de fls. 2, arquivem-se os presentes autos. PROC.1101-1664/18 do MUN DE B DA MATA = DESPACHO Nº

2.584/18 - Tendo em vista a pertinência da matéria, retornem os autos à SSP para arquivamento, nos termos do DESPACHO GC Nº 1.849/2018, parte final, de fls. 03.

PROC.1101-2271/18 do MUN DE BARRA DE SANTO ANTÔNIO = DESPACHO Nº 2.585/18 - Tendo em vista o Ofício: smt nº27/2018, encaminhem-se os autos à SEMARH para ciência de seu titular e para as demais providências, oficiando-se diretamente ao interessado.

PROC.1101-4228/17 do IMA = DESPACHO Nº 2.586/18 - Tendo em vista o decurso do lapso temporal, sem manifestação do interessado, retornem os autos ao IMA para arquivamento.

PROC.60030-945/17 da FAPEAL = DESPACHO Nº 2.587/18 - Tendo em vista o decurso do lapso temporal, sem manifestação do interessado, retornem os autos à FAPEAL para arquivamento, nos termos da Lei Delegada nº 47, de 10 de agosto de 2015.

PROC.1101-2032/18 do DETRAN/AL = DESPACHO Nº 2.588/18 - Retornem os autos ao DETRAN/AL, a pedido.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais Protocolo 361663

(10)

. .

Procuradoria Geral do Estado

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

O PROCURADOR GERAL DO ESTADO, FRANCISCO MALAQUIAS DE AL-MEIDA JUNIOR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 12 DE JUNHO DE 2018 O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S):

PROC: 2000-1599/2018. - INTERESSADO (A): SESAU . - ASSUNTO: REQUE-RIMENTO. - DESPACHO PGE/GAB N° 2126/2018 - Aprovo o Despacho PGE--PLIC-CD nº 1846/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 1117/2018, conclusivo pela possibilidade jurídica da adesão pretendida, desde que atendidas as condicionantes apontadas na referida manifestação jurídica de fls. 104/106. Ressalte-se que, antes da assinatura do contrato, caso se trate de aquisição de material permanente, os autos devem ser encaminhados ao CPOF, caso se trate de aquisição de material de consumo deve o ordenador de despesa do órgão atestar que os bens a serem adquiridos são destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais da Secretaria. Reitero a recomendação de que, tendo a aprovação ocorrido de forma condicionada, a autori-dade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, sigam os autos à SE-SAU para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 1204-1126/2018 - INTERESSADO: JOSÉ DE OLIVEIRA SILVA FILHO. - ASSUNTO: DIVERSOS ASSUNTOS. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 2143/2018 - Aprovo o Despacho PGE/CGI-CD nº 292/2018, emanado da Coordenação da Coordenadoria Geral do Interior, entendendo pela necessidade de atualização do valor do débito em comento, bem como, pela notificação do interessado para apre-sentação da forma de pagamento pretendida, sob pena de prosseguimento da exe-cução. Destarte, remetam os autos à Procuradoria Judicial para os fins devidos, voltando.

PROC: 4105-1586/2016 - INTERESSADO: AMGESP - ASSUNTO: PROCESSO LICITATÓRIO - DESPACHO PGE/ GAB. N° 2146/2018 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PLIC/CD nº 1883/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, conclusivo pela regularidade dos atos da fase externa, ensejando a realização dos atos de homologação e assinatura da ata pretendida, desde que cumpridas as condicionantes apontadas no sobredito despa-cho. Ressalte-se que, antes da assinatura do contrato, caso se trate de aquisição de material permanente, os autos devem ser encaminhados ao CPOF, caso se trate de aquisição de material de consumo deve o ordenador de despesa do órgão atestar que os bens a serem adquiridos são destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais da Secretaria. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à AMGESP para as providências ulteriores. PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, Maceió/AL, 13 de junho de 2018. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela Resenha

O PROCURADOR GERAL DO ESTADO, EM EXERCÍCIO, ALEX RAMIRES DE ALMEIDA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 13 DE JUNHO DE 2018, OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC: 1204-001192/2018 - INTERESSADO: KLEBERSON ANDRÉ DOS SAN-TOS ROCHA. - ASSUNTO: REQUERIMENTO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 2158/2018 - Em breve análise do processo judicial promovido pelo requerente, de nº 0704938-07.2016.8.02.0001, depreende-se não ter havido trânsito em julgado da decisão proferida nos autos, ao contrário do alegado no requerimento de fls. 2 do presente processo administrativo, no qual o interessado junta, às fls. 07, cópia de cumprimento de Acórdão de processo diverso, com autor distinto. Observa-se, ainda, a falta de assinatura do interessado no requerimento exordial do processo administrativo, sem que haja referência de qualquer meio para contato. Dessa for-ma, indefiro o requerimento formulado, ainda mais que o cumprimento de sentença judicial deve ser pleiteado pelas vias processuais adequadas.

PROC: 1204-001191/2018 - INTERESSADO: LUCIANO MARQUES DOS SANTOS. - ASSUNTO: REQUERIMENTO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 2139/2018 - Em breve análise do processo judicial promovido pelo requerente, de nº 0715981-72.2015.8.02.0001, depreende-se não ter havido trânsito em julgado da decisão proferida nos autos, ao contrário do alegado no requerimento de fls. 2

do presente processo administrativo, no qual o interessado junta, às fls. 07, cópia de cumprimento de Acórdão de processo diverso, com autor distinto. Observa-se, ainda, a falta de assinatura do interessado no requerimento exordial do processo administrativo, sem que haja referência de qualquer meio para contato. Dessa for-ma, indefiro o requerimento formulado, ainda mais que o cumprimento de sentença judicial deve ser pleiteado pelas vias processuais adequadas.

PROC: 1204-001331/2018 - INTERESSADO (A): SSP/AL. - ASSUNTO: DI-VERSOS ASSUNTOS. - DESPACHO PGE/GAB N° 2167/2018 - Aprovo o Pa-recer PGE/ASS n° 073/2018, oriundo da Assessoria Especial da Procuradoria Ge-ral do Estado, o qual, pelas razões e fundamentos expostos, responde a consulta formulada, com a ementa abaixo transcrita: CONSULTA. SUBSTITUIÇÃO TO-TAL DA PLOTAGEM DOS VEÍCULOS DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA. PORTARIA GS/SECOM Nº 37, DE 9 DE ABRIL DE 2018. DESNECESSIDADE. O VOCÁBULO “PLOTAGEM” DEVE SER COM-PREENDIDO APENAS COMO OS SÍMBOLOS, MARCAS, LOGOTIPOS, SLOGANS E ETC QUE CARACTERIZAM E IDENTIFICAM O ATUAL GO-VERNO. Destarte, encaminho os autos à SSP para ciência, retornando, em seguida, para arquivamento.

PROC: 41506.189/2018 - INTERESSADO: ITEC. - ASSUNTO: CONTRATA-ÇÃO DE EMPRESA. -DESPACHO PGE/ GAB. N° 2172/2018 - Conheço e apro-vo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1158/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indire-ta, devendo os autos ser enviados ao ITEC para cumprimento das condicionantes exaradas no referenciado despacho, em seguida, voltando à PAI, para nova mani-festação.

PROC: 5501.2700/2018 - INTERESSADO: DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM – DER - ASSUNTO: TERMO ADIVITO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 2127/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1849/2018, da la-vra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE-PLIC-CD nº 99/2018, conclusivo pela possibilidade de celebração do Segundo Termo Aditivo ao Contrato nº 19/2016 – CPL/AL, desde que atendidas as recomendações e condicionantes apontadas nas sobreditas mani-festações jurídicas. Reitero a recomendação de que, tendo a aprovação ocorrido de forma condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusi-va pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprova-ção. Destarte, sigam os autos à SEINFRA para adoção das medidas pertinentes. PROC: 1400.2814/2017 - INTERESSADO: SEAGRI - ASSUNTO: LICITAÇÃO - DESPACHO PGE/ GAB. N° 2147/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC/CD nº 1904/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE-PLIC nº 1156/2018, conclusivo pela regularidade dos atos da fase interna, estando apto a prosseguimento, desde que atendidas as condicionantes exaradas na manifestação jurídica de fls. 137/139. Res-salte-se que, antes da assinatura do contrato, caso se trate de aquisição de material permanente, os autos devem ser encaminhados ao CPOF, caso se trate de aquisição de material de consumo deve o ordenador de despesa do órgão atestar que os bens a serem adquiridos são destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais da Secretaria. Reitero a recomendação de que, tendo a aprovação ocorrido de for-ma condicionada, a autoridade consulente responde de forfor-ma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida ob-servância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à SEAGRI para as providências ulteriores.

PROC: 2000-8713/2018 - INTERESSADO: SESAU. - ASSUNTO: REQUERI-MENTO. - DESPACHO PGE/GAB. N° 2168/201 - Aprovo o Despacho PGE--PLIC-CD nº 1911/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 1153/2018, con-clusivo pela viabilidade jurídica de celebração do termo aditivo pretendido, desde que atendidas as condicionantes exaradas na manifestação de fls. 54/55. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decor-rente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das reco-mendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à SESAU para as providências ulteriores.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, Maceió/AL, 13 de junho de 2018. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

(11)

O SUBPROCURADOR GERAL DO ESTADO, EM EXERCÍCIO, ALEX RA-MIRES DE ALMEIDA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 13 DE JUNHO DE 2018, OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC: 20105-4711/2015 - INTERESSADO: RAFAEL DA SILVA SALES - AS-SUNTO: APOSENTADORIA ESPECIAL. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1618/2018 - Conheço e aprovo, em parte, o Despacho Jurídico PGE/PA/SUB-CD nº 1045/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o entendimento manifestado no Parecer PGE/PA/SUBUNIDADE PRE-VIDENCIÁRIA nº 908/2018, no tocante à concessão da aposentadoria especial ao servidor interessado, com fundamento no artigo 40, § 4°, II, da Constituição Federal, na Lei Complementar nº 51/1985 (com as alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 144/2014) e na Lei Complementar Estadual n° 28/2010. Res-salta-se que o entendimento acerca da incidência ou não da integralidade nos pro-ventos de aposentadoria especial de Policiais Civis já foi sedimentado no âmbito desta Procuradoria Geral do Estado, através do Despacho PGE/GAB nº 1323/2013, nos autos do processo administrativo 1204.608/2013, conferindo o direito à apo-sentadoria especial com direito à integralidade, ou seja, iguais à totalidade da re-muneração de seu cargo efetivo por ocasião de sua aposentação, nos termos do art. 40, §4º, da Constituição Federal de 1988, combinado com o art. 1º, inciso I, da Lei Complementar Federal n. 51/1985, na redação dada pela Lei Complementar nº 144/2014, sem paridade. Dessa forma, vão os autos ao Gabinete Civil para as providências ulteriores.

PROC: 5101.6019/2017 - INTERESSADO: DETRAN. - ASSUNTO: MANU-TENÇÃO DE EQUIPAMENTO. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1612/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1103/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o entendimento exarado no Parecer nº 031/2018, conclusivo pela possibilidade jurídica de prosseguimento do certame licitatório, desde que cumpridas as condicionantes ali exaradas. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à DETRAN para as providências ulteriores.

PROC: 4104-264/2015 - INTERESSADO (A): LAELSON LIMA DOS SANTOS. - ASSUNTO: AUMENTO DE CARGA HORÁRIA. - DESPACHO SUB PGE/ GAB N° 1526/2018 - Conheço do Despacho Jurídico PGE/PA nº 582/2018 (fl. 34/35) conclusivo pelo deferimento condicionado do pleito de aumento de carga horária ao atendimento das limitações da LC nº 101/2000 (LRF), na esteira do PARECER Nº 120/2015 – CJUR-UNEAL (fls. 17/22), para dele discordar, opinan-do pelo indeferimento opinan-do pediopinan-do tenopinan-do em vista que o aumento de carga horária resultará em acréscimo remuneratório, restando o Estado de Alagoas impedido, no momento, de majorar seu gasto com pessoal conforme DESPACHO GSEF Nº 3181/2018 (fls. 29/31). À UNEAL.

PROC: 4101.13412/2017 - INTERESSADO: UNCISAL. - ASSUNTO: AQUISI-ÇÃO DE EQUIPAMENTOS. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1609/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1122/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Ad-ministração Indireta, o qual acolhe o entendimento exarado no Parecer COJUR/ UNCISAL nº 367/2018, conclusivo pela aprovação da contratação pleiteada, desde que cumpridas as condicionantes de legalidade exaradas no sobredito parecer. Aler-to que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a auAler-toridade con-sulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à UNCI-SAL para as providências ulteriores.

PROC: 4101.19384/2017 - INTERESSADO: UNCISAL. - ASSUNTO: AQUI-SIÇÃO DE MOBILIÁRIO. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1608/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1155/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Ad-ministração Indireta, o qual acolhe o entendimento exarado no Parecer COJUR/ UNCISAL nº 352/2018, conclusivo pela aprovação da contratação pleiteada, desde que cumpridas as condicionantes de legalidade exaradas no sobredito parecer. Aler-to que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a auAler-toridade con-sulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à UNCI-SAL para as providências ulteriores.

PROC: 41010-3097/2018 - INTERESSADO: UNCISAL. - ASSUNTO: AQUISI-ÇÃO DE REAGENTES PARA EXAMES DE GASOMETRIA COM CESSÃO DE APARELHO. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1610/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1156/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração In-direta, o qual acolheu o entendimento exarado no Parecer COJUR/UNCISAL nº 351/2018, conclusivo pela possibilidade jurídica de prosseguimento do certame licitatório, desde que cumpridas as condicionantes ali exaradas. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à UNCISAL para as providências ulteriores.

PROC: 1800-8043/2005. - INTERESSADO: SEDUC. - ASSUNTO: COMUNICA-ÇÃO DE FALTAS DE SERVIDOR. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1606/2018 - Conheço e aprovo o Parecer PGE/PA nº 1463/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclusivo pelo deferimento do fei-to, com a ementa abaixo transcrita: ADMINISTRATIVO. CONSTITUCIONAL. SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCI-PLINAR. ABANDONO DE CARGO NA CONFORMIDADE DO ARTIGO 140, DA LEI ESTADUAL Nº 5.247/1991. CARACTERIZADO O “ANIMUS ABAN-DONANDI”. APRESENTAÇÃO DE DEFESA ESCRITA PARA CUMPRIMEN-TO DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITÓRIO NA FORMA DO ARTIGO 5º, L IV E LV DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. RELATÓRIO FINAL PELA DE-MISSÃO DO SERVIDOR. ACOLHIMENTO DO RELATÓRIO DA CODE-MISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR – CPAD/ SEE. REMESSA FINAL AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO. PELO DEFE-RIMENTO. Desta forma, vão os autos à SEDUC para as providências ulteriores. PROC: 4101-1205/2016 - INTERESSADO: ULISSES LEITE DUARTE - AS-SUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/GAB N° 1626/2018 - Diante da inclusão da categoria profissional e lotação de trabalho da servidora interessada dentre as elencadas como passíveis de percepção de adi-cional de periculosidade no laudo elaborado pela Comissão Especial, devidamente constituída pela Portaria SEGESP nº 450/2007, publicado no DOE de 27/06/2008, conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1161/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Ad-ministração Indireta, o qual acolheu o Despacho PGE/PAI Nº 026/2018, conclusivo pela concessão de adicional de periculosidade ao servidor interessado, com base nos valores fixados na Lei Estadual 7.817 de 19 de setembro de 2016, retroativo à data de requerimento, respeitado o lustro prescricional, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, re-metam-se os autos à SEPLAG para as providências necessárias.

PROC: 41506.0192/2018. - INTERESSADO: ITEC. - ASSUNTO: AQUISIÇÃO DE ELETRODOMÉSTICOS. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1611/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD Nº1170/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer Jurídico PA/ITEC nº 045/2018, conclusivo pela possibilidade da aquisição pretendida, visto que se enquadra na hipótese legal de dispensa de licitação, nos termos do artigo 24, II, da Lei 8.666/93. Desta forma, evoluam os autos ao ITEC para adoção das medidas cabíveis. PROC: 4104-10392/2017 - INTERESSADO: MARIA HELENA DE MELO ARAGÃO. -ASSUNTO: PROGRESSÃO HORIZONTAL. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1587/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/ CD nº 1150/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual, diante da implantação da progressão funcional à remuneração do servidor sem a prévia supervisão desta Procuradoria Geral do Estado, considera inoportuna e desmotivada a submissão da manifestação jurídica da Procuradoria Autárquica nesta fase processual. Dessa forma, remetam-se os autos à UNEAL para apresentação de justificativa ao não cumprimento do dever de supervisão técnica previsto na Lei Complementar nº 07/91, voltando à PAI/PGE.

PROC: 4104.9637/2017 - INTERESSADO: JAQUELINE BARBOSA DA SILVA. - ASSUNTO: PROGRESSÃO HORIZONTAL. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1598/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1149/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual, diante da implantação da progressão funcional à remuneração do servidor sem a prévia supervisão desta Procuradoria Geral do Estado, considera inoportuna e desmotivada a submissão da manifestação jurídica da Procuradoria Autárquica nesta fase processual. Dessa forma, remetam-se os au-tos à UNEAL para apresentação de justificativa ao não cumprimento do dever de supervisão técnica previsto na Lei Complementar nº 07/91, voltando à PAI/PGE.

(12)

PROC: 4104.3368/2017 - INTERESSADO: LUIZ EMANOEL VIEIRA DA SIL-VA. - ASSUNTO: PROGRESSÃO HORIZONTAL. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1593/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1148/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual, diante da implantação da progressão funcional à remuneração do servidor sem a prévia supervisão desta Procuradoria Geral do Estado, considera inoportuna e desmotivada a submissão da manifestação jurídica da Procuradoria Autárquica nesta fase processual. Dessa forma, remetam-se os autos à UNEAL para apresentação de justificativa ao não cumprimento do dever de supervisão técnica previsto na Lei Complementar nº 07/91, voltando à PAI/PGE.

PROC: 4104-3949/2017 - INTERESSADO: RUDSON NASCIMENTO SANTOS. - ASSUNTO: PROGRESSÃO VERTICAL. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1595/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1152/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual, diante da implantação da progressão vertical à remuneração do servidor sem a prévia supervisão desta Procuradoria Geral do Estado, considera inoportuna e desmotivada a submissão da manifestação jurídica da Procuradoria Autárquica nesta fase processual. Dessa forma, remetam-se os au-tos à UNEAL para apresentação de justificativa ao não cumprimento do dever de supervisão técnica previsto na Lei Complementar nº 07/91, voltando à PAI/PGE. PROC: 4104-10485/2017 - INTERESSADO: RUBENS PESSOA DE BARROS. - ASSUNTO: PROGRESSÃO HORIZONTAL. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1594/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1151/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual, diante da implantação da progressão funcional à remuneração do servidor sem a prévia supervisão desta Procuradoria Geral do Estado, considera inoportuna e desmotivada a submissão da manifestação jurídica da Procuradoria Autárquica nesta fase processual. Dessa forma, remetam-se os au-tos à UNEAL para apresentação de justificativa ao não cumprimento do dever de supervisão técnica previsto na Lei Complementar nº 07/91, voltando à PAI/PGE. PROC: 4101.19415/2017 - INTERESSADO: SULOG/UNCISAL. - ASSUNTO: AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1613/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1171/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Ad-ministração Indireta, o qual acolhe o entendimento exarado no Parecer COJUR/ UNCISAL nº 358/2018, conclusivo pela aprovação da contratação pleiteada, des-de que cumpridas as condicionantes des-de legalidades-de exaradas no sobredito parecer. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autorida-de consulente responautorida-de autorida-de forma pessoal e exclusiva pela omissão autorida-decorrente autorida-de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à UNCISAL para as providências ulteriores.

PROC: 1800.3902/2010. - INTERESSADO: SEDUC - ASSUNTO: SITUAÇÃO DE SERVIDOR - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N°1619/2018 - Aprovo o Des-pacho Jurídico PGE/PA Nº 589/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, que, por suas razões e fundamentos jurídicos, opi-na pela perda do objeto decorrente do falecimento do citado servidor público e conseqüente declaração da extinção da punibilidade. Dessa forma, vão os autos à SEDUC para as providências ulteriores.

PROC: 20105.10/2018 - INTERESSADO: PAOLA RACHEL CAVALCANTE EUGÊNIO - ASSUNTO: ABONO PERMANÊNCIA. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1616/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/SUB-CD nº 1034/2018, emanado da Subcoordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o entendimento manifestado no Parecer PGE/PA nº 1477/2018, conclusivo pela concessão do abono permanência à parte interessada, diante do preenchimento dos requisitos para aposentadoria especial, disciplinada na Lei Complementar nº 51/1985, com as alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 144/2014, e na Lei Complementar Estadual n° 28/2010, devendo ser observadas as demais reco-mendações exaradas nas manifestações jurídicas supramencionadas. Dessa forma, vão os autos à SEPLAG para adoção das providências ulteriores.

PROC: 4101-1206/2016 - INTERESSADO: JÚLIA GABRIELA SILVEIRA NU-NES - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/GAB N° 1615/2018 - Diante da inclusão da categoria profissional e lotação de trabalho da servidora interessada dentre as elencadas como passíveis de per-cepção de adicional de periculosidade no laudo elaborado pela Comissão Especial, devidamente constituída pela Portaria SEGESP nº 450/2007, publicado no DOE de 27/06/2008, conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1163/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurí-dicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Despacho PGE/PAI Nº 024/2018, conclusivo pela concessão de adicional de periculosidade ao servidor interessado,

com base nos valores fixados na Lei Estadual 7.817 de 19 de setembro de 2016, re-troativo à data de requerimento, respeitado o lustro prescricional, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para as providências necessárias.

PROC: 4101-1207/2016 - INTERESSADO: CAMILA RODRIGUES DA SILVA - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/ GAB N° 1614/2018 - Diante da inclusão da categoria profissional e lotação de trabalho da servidora interessada dentre as elencadas como passíveis de percep-ção de adicional de periculosidade no laudo elaborado pela Comissão Especial, devidamente constituída pela Portaria SEGESP nº 450/2007, publicado no DOE de 27/06/2008, conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1162/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurí-dicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Despacho PGE/PAI Nº 023/2018, conclusivo pela concessão de adicional de periculosidade ao servidor interessado, com base nos valores fixados na Lei Estadual 7.817 de 19 de setembro de 2016, re-troativo à data de requerimento, respeitado o lustro prescricional, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para as providências necessárias.

PROC: 1700.418/2018 - INTERESSADO: DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTA-DO DE ALAGOAS - ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS – CON-CURSO PMAL 2017 – LRIANNY NORBERTO DE OLIVEIRA - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1602/2018 - Retornam os autos à Procuradoria Geral do Es-tado para análise meritória do PARECER PGE/PA 00 – 1017/2018 (fls. 54/57), após o atendimento dos esclarecimentos solicitados através do DESPACHO SUB PGE/GAB Nº 1.251/2018 (fl. 58). No entanto, em consulta ao sítio eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, verificou-se que a Defensoria Pú-blica judicializou a questão objeto destes autos (processo judicial nº 0705950-85.2018.8.02.0001), tendo obtido provimento liminar em favor da assistida (deci-são anexa). Assim optando, o pedido formulado nesta via administrativa deve ser sobrestado, em razão do entendimento consolidado na Súmula Administrativa nº 31/2012 da Procuradoria Geral do Estado, com o seguinte enunciado: “Ressalvados os casos de desistência da ação judicial, não se conhece do pedido referente a ques-tão posta em juízo, devendo o feito administrativo ser sobrestado. De igual modo, a ação judicial superveniente impõe o sobrestamento do processo administrativo de interesse do (a) requerente.” Ante o exposto, determino o sobrestamento des-te processo administrativo, devendo-se aguardar o trânsito em julgado da decisão judicial e, posteriormente, cumprir definitivamente o que for decidido pelo Poder Judiciário. À SEPLAG.

PROC: 4104.13730/2017 - INTERESSADO: JOSE JOSIMAR BARBOSA SAN-TOS. - ASSUNTO: RETROATIVO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DES-PACHO SUB PGE/ GAB. N° 1592/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1147/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer CJUR/UNEAL nº 288/2017, conclusivo pelo deferimento do pagamento retroati-vo em referência. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das providências cabíveis.

PROC: 4101.934/2018 - INTERESSADO: JADILMA MAFRA BARBOSA. - ASSUNTO: RETROATIVO DE MUDANÇA DE CLASSE. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1590/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PAI/CD nº 1145/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Despacho COJUR/ UNCISAL nº 118/2018, conclusivo pelo deferimento do pagamento retroativo em referência. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das provi-dências cabíveis.

PROC: 4101-23635/2017 - INTERESSADO: MARIA CÍCERA DE BARROS. - ASSUNTO: CONCESSÃO DE ABONO PERMANÊNCIA - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1604/2018 - Aprovo o Despacho PGE/PAI nº 018/2018, devida-mente apreciado pela Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Ser-viços Jurídicos da Administração Indireta, conclusivo pela remessa dos autos à UNCISAL, para análise e pronunciamento.

PROC: 4101-5977/2017 - INTERESSADO: SÉRGIA MARIA DO CARMO. - ASSUNTO: MUDANÇA DE CLASSE. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1603/2018 - Aprovo o Despacho PGE/PAI nº 017/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o entendimento exarado no Parecer COJUR/ UNCISAL nº 329/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito versado no presente processo, diante do preenchimento dos requisitos legais. Quanto aos efeitos finan-ceiros, estes devem ser delimitados seguindo os parâmetros abaixo descritos: a) quando os certificados utilizados forem apresentados por ocasião do requerimento, os efeitos financeiros devem ser contabilizados a partir da data de protocolo; b) se os certificados aproveitados forem trazidos aos autos em momentos diferentes

(13)

no curso do procedimento, deve ser considerada a data de juntada do último título. Desta forma, vão os autos à SEPLAG para adoção das providências pertinentes. PROC: 20105-7169/2017. - INTERESSADO: EDNA GLÁUCIA LINS DA SIL-VA - ASSUNTO: ABONO PERMANÊNCIA. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1596/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/SUB-CD nº 1029/2018, provindo da Subcoordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o entendimento manifestado no Parecer PGE/PA nº 1461/2018, conclusivo pela concessão do abono permanência ao servidor interessado, diante do preen-chimento dos requisitos para aposentadoria especial, disciplinada na Lei Com-plementar nº 51/1985, com as alterações introduzidas pela Lei ComCom-plementar nº 144/2014, e na Lei Complementar Estadual n° 28/2010. Ressalte-se que, os efeitos financeiros deverão ser contabilizados a partir do mês subsequente ao protocolo do requerimento. Dessa forma, vão os autos à SEPLAG para adoção das providências ulteriores.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, Maceió/AL, 13 de junho de 2018. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela Resenha

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO

HOMOLOGO a decisão da Comissão Permanente de Lici-tação/AMGESP, para à prestação de serviços na elaboração ou revisão de cálculos em processos cíveis ou trabalhistas, em que figure como autor ou réu o Estado de Alagoas, suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista, de acordo com o constante no Termo de Referência, modalidade Pregão Eletrônico nº AMGESP-11.241/2018, julgamento realizado em sessão, destinados a Procuradoria Geral do Estado de Alagoas, conforme especificações constantes do Termo de Referência, sofrendo análise de sua fase externa, de acordo com Pare-cer PGE/PLIC nº 198/2018, Despacho PGE-PLIC-CD nº 1.673/2018, e Despacho PGE/GAB nº 2.004/2018. DETERMINO que sejam adotadas as medidas cabíveis para contratação do vencedor do Pregão Eletrônico nº AMGESP 11.241/2018, rea-lizado na sede da AMGESP, que teve como empresa vencedora Metrópole Solu-ções Empresariais e Governamentais EIRELI, CNPJ 07.843.902/0001-39. Valor anual do Contrato R$ 78.000,00 (setenta e oito mil reais).

Procuradoria Geral do Estado de Alagoas, 07 de junho de 2018. Francisco Malaquias de Almeida Junior

Procurador-Geral do Estado

. .

Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

PORTARIA/SEADES Nº 257/2018

O SECRETÁRIO DE ESTADO, no uso de suas atribuições legais, com embasa-mento no(a) Decreto Nº 4.076, de 28 de novembro de 2008/ Decreto Nº 43.794, de 15 de setembro de 2015, e no Processo nº 13020-1077/2018, RESOLVE con-ceder diárias em favor do servidor:

MARIA EUNICE DE JESUS

Cargo: CONSELHEIRA DE SEGURANÇA ALIMENTAR CPF: 776.531.494-72

RG: 1.086.046 SSP AL N° DE DIÁRIAS: 2,5 diária(s)

VALOR UNITÁRIO: R$ 350,00(reais) VALOR TOTAL: R$ 875,00 (reais) PERÍODO: de 18/06/2018 até 20/06/2018 DESTINO: BRASÍLIA-DF

OBJETIVO: REUNIÃO PLENARIA DO CONSEA

As despesas decorrentes da presente portaria correrão através do Programa de Trabalho - 08122000423850000 - Manutenção do Conselho Estadual de Assis-tência Social

Estado - Fonte 0110, Elemento de Despesa 3390-36, outros Serviços de Terceiros SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTENCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, Maceió/AL, 12 de junho de 2018.

FERNANDO SOARES PEREIRA SECRETÁRIO DE ESTADO

SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

AVISO DE COTAÇÃO Nº 30/2018

O Estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência e De-senvolvimento Social, inscrita no CNPJ sob o nº 03.583.043/0001-35, representada neste ato pelo Secretário de Estado, informa que está recebendo cotações de preços para o seguinte processo: Processo nº 13020-001009/2018.

Prazo para envio de propostas e documentação de regularidade fiscal: 05 (cinco) dias úteis, a partir da publicação deste aviso.

Objeto: Aquisição de produtos de Consumo: Café, Açúcar e Adoçante para atender as necessidades desta Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social

Obs.: As empresas interessadas terão acesso ao termo de referência através do email compras.seades@outlook.com ou diretamente no Setor de Compras à Ave-nida Comendador Calaça, 1399, Poço, Maceió/AL, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Mais informações pelo telefone (82) 3315-2872 Maceió, 13 de Junho de 2018.

FERNANDO SOARES PEREIRA Secretário de Estado

. .

Secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas - SSP

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

PORTARIA Nº516/GSEP/2018

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE POLÍTICAS DA SEGURANÇA PÚ-BLICA, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, tendo em vista o que esta-belece o art. 4º do Decreto nº 17.760, de 16 de janeiro de 2012, em combinação com o Anexo I da Lei nº7.313, de 20 de dezembro de 2011 e a previsão contida no Decreto nº 23.086, de 22 de outubro de 2012, alterado pela Lei nº 7.550 publicada no dia 14 de Outubro de 2013 e considerando o que consta no processo de nº 01206-01696/2018. I - RESOLVE conceder aos servidores infra mencionados, todos do serviço ativo da POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS, lotados no(a) 3º BPM, a in-denização no valor de R$ 600,00, rateada igualmente entre eles, por terem no dia 07/01/2018, no exercício regular de suas atribuições e em função dela, apreen-dido e encaminhado à autoridade policial competente a(s) arma(s) de fogo abai-xo relacionada(s), em situação irregular, na forma da Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 e do Decreto Federal nº 5.123, de 1º de julho de 2004: Servidores

Servidor Cargo CPF Valor Individual DANIEL SILVA LESSA DE

CARVALHO CB 06779732419 R$ 150,00 RICHARD RODRIGUES DE

FRANÇA SD 07094341466 R$ 150,00 ARIEL OLIVEIRA SANTOS

NETO SD 08382538495 R$ 150,00

RICARDO DAVID PEREIRA

LIMA SD 06523777421 R$ 150,00

Armas

Tipo Número Valor PISTOLA .380 KVE91692 R$ 600,00

II - As despesas decorrentes da presente Lei correrão por conta da seguinte dotação orçamentária: P.T:0612200042001; RP:210; AÇÃO:2001; Natureza das despesa: 33.90.31-Premiações; Fonte 0100, conforme art. 7º, da Lei 7.313/2011. PUBLIQUE-SE

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA, em Maceió - AL, 30 de maio de 2018.

Manoel Acácio Júnior

Referências

Documentos relacionados

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA DEFESA SOCIAL E RESSOCIALIZAÇÃO, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, tendo em vista o que estabelece o art... II - As despesas

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE POLÍTICAS DA SEGURANÇA PÚBLICA, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, tendo em vista o que estabelece o

Pelo nosso conhecimento, este é o primeiro estudo a demonstrar que a vacina contra influenza pandêmica em pacientes com SAF primária não serve de gatilho para tromboses

O Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa/Língua Espanhola e respectivas Literaturas está estruturado com uma carga horária de 3.305 (três mil

Meu envolvimento com a pesquisa também não desapareceu durante o período de um ano (julho de 1985 a julho de 1986) em que, naquele início do processo de

Alimentacaoi De modo geral, a alimentagao do povo brasileiro e pobre de alimentos protetores: proteínas, especialmente as de^origem animal -, bem como de lipidios, vitaminas e de

No ano seguinte, Green e colaboradores (1993) realizaram um teste para avaliar o tipo de ligação entre os anticorpos anti-norovírus e VLPs e, anti-norovírus e

Valmir dos Santos, representante do Conselho Municipal de Saúde de Santa Isabel, declarando-se morador e vizinho do aterro, contestou os dados apresentados pelo EIA/RIMA