• Nenhum resultado encontrado

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CREA-ES

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SÚMULA DA 4ª REUNIÃO DE DIRETORIA ORDINÁRIA

PAUTA DE REUNIÃO DE DIRETORIA 004/2017

DATA E HORA: 13/06/2017 – 16h

SÚMULA – 004/2017

DATA: 13/06/2017

PRESENÇAS: Eng. Agrônomo Helder Paulo Carnielli (Presidente), Eng. Civil José Antonio do Amaral Filho (2º Vice-Presidente), Eng. Agrônomo Rosembergue Bragança (Diretor Administrativo), Eng. Civil e Seg. do Trabalho Jorge Luís Rodrigues Costa (Diretor Financeiro), Engª. de Minas e Seg. do Trabalho Adriana Martins Di Spirito Rocha (Vice-Diretora Financeira), Eng. Agrônomo José Roberto Silva Hernandes (Vice-Diretor Administrativo).

AUSÊNCIA JUSTIFICADA: Eng. Industrial - Mecânico e Seg. do Trabalho Fred Rosalém Heliodoro (1º Vice-Presidente).

CONVIDADOS: Superintendente Eng. Agrônomo Wolmar Roque Loss, Gerente de Relacionamento Institucional Eng. Agrônomo Leonardo Coser Boynard, Procuradora Adv. Renata Aparecida Lucas, Gerente de Comunicação Lena Mara Leite Gomes, Presidente da APEA Eng. Ambiental e Seg. do Trabalho Giuliano Silva Battisti.

1.0 - ABERTURA DA REUNIÃO PELO SR. PRESIDENTE E MANIFESTAÇÃO DOS SRS. DIRETORES.

Conforme prevê o Regimento Interno do Crea-ES o Sr. Presidente Eng. Agrônomo Helder Paulo Carnielli constata o quorum regimental e declara aberto os trabalhos desta reunião, agradecendo a presença dos Diretores do Crea-ES. A seguir transfere a palavra aos demais diretores presentes. E não havendo nenhuma manifestação, prossegue para o próximo item de pauta.

2.0 - LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA

SÚMULA ANTERIOR. Aprovada por unanimidade dos votos.

3.0 – EXPEDIENTES EMITIDOS E RECEBIDOS. O Gerente de Relacionamento Institucional Eng. Agrônomo Leonardo Coser Boynard cita, para conhecimento, que no dia 1º de junho o SENGE-ES protocolou um documento informando que

(2)

CREA-ES

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

recebeu informações de sindicalizados para averiguação junto ao Conselho de possíveis irregularidades das repetidas eleições de conselheiros para compor a Diretoria do CREA-ES. Solicitaram esclarecimentos sobre o fato de que desde o ano de 2012 há conselheiros ocupando cargos da Diretoria sem obediência do interstício previsto na Resolução 1.039/2012, e pediram as informações de todos os cargos citados na Resolução. O Gerente informa ainda que está sendo feito o levantamento e, aparentemente, não há os problemas que eles citam que identificaram. Após o levantamento, o documento será encaminhado ao jurídico para análise e posterior envio ao Sindicato.

O Presidente do CREA-ES Eng. Agrônomo Helder Paulo Carnielli informa também que houve uma denúncia da AEFES com relação ao nepotismo citando, por exemplo, a filha do Conselheiro e Diretor Administrativo Eng. Agrônomo Rosembergue Bragança, que no caso, entrou para o quadro do Conselho antes mesmo dele assumir como conselheiro. A Procuradora Adv. Renata Aparecida Lucas explica que todas as providências para resposta já estão sendo tomadas pelo jurídico do CREA-ES.

4. 0 - ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS. Não há.

5.0 - ASSUNTOS INSTITUCIONAIS.

5.1 - Convidados da Diretoria para a 74ª SOEA

Aprovado, por unanimidade de votos, a participação de convidados da Presidência para a 74ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia – SOEA, com custeio de passagens aéreas, diárias e inscrição, sendo: indicação de 02 participantes para cada Entidade de Classe, sendo elas o SENGE-ES, SEE, SEEA, IBAPE-ES, SINTEC, AEFES e APEA; indicação de 01 participante para cada Entidade de Classe, sendo elas ATECNÓLOGOS, SINDITECNOLOGOS, ATAES e SINTAES; o Presidente da ABENC-ES; 02 vagas para o CREA-jr ES; o inspetor chefe e

(3)

CREA-ES

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

um inspetor indicado por cada inspetoria, podendo o inspetor chefe ser substituído no caso de impossibilidade de participação; os nomes dos Engenheiros Miguel Angelo Aguiar, Gilmar Gusmão Dadalto, Rodrigo Américo Pereira e Agno Tadeu da Silva; e mais 5 vagas a serem preenchidas. Todos os participantes, com exceção do CREA-Jr ES, devem estar devidamente em dia com o Conselho.

5.2 - Prot. 80.074/2017 – GT MEI O Superintendente Eng. Agrônomo Wolmar Roque Loss comenta que em março, na 1025ª Reunião Plenária, foi tratado o assunto de representação no GT MEI e o Conselheiro Eng. Mecânico Carlos de Laet Simões Oliveira teria interesse em participar e dizia ser um convite feito pela presidência da República para ele. Além disso, dizia que estaria sendo celebrado um protocolo entre o CONFEA e a Presidência da República para ter um representante profissional do Sistema nesse GT. O conselheiro se auto indicou para candidato a representante. Ocorre que ele provocou o Presidente do CREA-ES para que enquanto não houvesse o protocolo, não tivesse indicação por parte do CONFEA, ele teria interesse em ir representando o CREA-ES. O Presidente respondeu, conforme inclusive consta em ata desta reunião, que se houver convite do CONFEA e da Presidência da República, ele autorizaria a ida. Na primeira reunião que ele participou alegando ser do GT MEI, em Campinas/SP, era, na verdade, o Fórum das águas, um evento preparatório para um evento que ocorrerá no próximo ano. Ele foi alertado pelo Presidente do CREA-ES que seria autorizada participação nesse evento, desde que descontando da dotação orçamentária da Câmara Especializada de Engenharia Industrial - CEEI, onde cada membro tem participação em um evento. Em maio, surgiu outra convocação de reunião do GT MEI e o conselheiro solicitou diária e passagem aérea. Por solicitação do Presidente Helder Carnielli, foram buscadas informações com o GT MEI e com o CONFEA. O

(4)

CREA-ES

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

Conselho Federal respondeu que ele não foi indicado e que, quando convidado, é indicado um representante de Brasília mesmo, a custo zero para eles. Já o senhor Fábio Silva, representante da Secretaria Especial do Micro e Pequeno Empresário, agora vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e não mais a Presidência da República como era no governo Dilma e que o Conselheiro Eng. Mecânico Carlos de Laet Simões Oliveira continua afirmando ser, informou, por email, após questionado pelo CREA-ES, que não é obrigatória a participação, pois ainda não foi assinado o termo de cooperação entre o CONFEA e a Secretaria Especial. O superintendente ainda explica que, havendo o interesse do conselheiro na participação, não há problema, desde que ele arque com os custos dessa participação. No caso desse convite, ele não foi feito ao CREA-ES e sim diretamente ao conselheiro, que não está representando o Conselho nesse processo. Se houvesse o mínimo de formalidade, seria solicitado diretamente a Presidência do CREA-ES um representante para participação nesse GT. Informa ainda que na última reunião do GT o conselheiro, se esteve presente, não foi por recursos do CREA-ES. O conselheiro também levou a questão para a CEEI e foi aprovada sua participação no referido GT pela dotação da câmara. Cita também que foi criado um GT MEI aqui no CREA-ES, que nunca foi reunido, e um na Câmara Nacional da Industrial, onde se auto indicou para representar o CONFEA. No Conselho Federal, toda indicação para representação passa pela Comissão de Ética, onde pode ser acolhida ou não. O Presidente do CREA-ES Eng. Agrônomo Helder Paulo Carnielli comenta que toda essa busca de informações foi feita para evitar assinar alguma autorização e depois haver alguma denúncia. O Conselheiro e Diretor Financeiro Eng. Civil e Seg. do Trabalho Jorge Luís Rodrigues Costa comenta que se ele foi para reunião ele vai solicitar o ressarcimento.

(5)

CREA-ES

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

O Conselheiro e Diretor Administrativo Eng. Agrônomo Rosembergue Bragança sugere que seja feita a leitura desse processo em Plenário. O Conselheiro e 2º Vice-Presidente Eng. Civil José Antonio do Amaral Filho lembra o que foi dito ao Conselheiro Eng. Mecânico Carlos de Laet Simões Oliveira que, para ele participar, deveria vir um convite oficial da solicitação da participação dele, não podendo o Conselho se responsabilizar por pagamento de algo que não foi oficializado, e questiona a Procuradora sobre esse assunto. A Procuradora Adv. Renata Aparecida Lucas concorda e explica que, se a representação fosse do CREA-ES, o convite deveria vir diretamente para o Conselho, assim como normalmente vem para todas as indicações de representações. O Conselheiro e Diretor Administrativo Eng. Agrônomo Rosembergue Bragança questiona se não teria que haver uma portaria. O Superintendente Eng. Agrônomo Wolmar Roque Loss explica que para toda representação formal existe uma portaria com a composição do grupo, mas nem mesmo o termo com o CONFEA foi assinado ainda. Completa informando que, com todos os elementos reunidos, não há como autorizar despesas com essa participação.

Diante do exposto, a diretoria do CREA-ES decide aprovar, por unanimidade de votos, apenas liberar o custeio para participação de conselheiros em reuniões quando houver indicação feita formalmente pelo CREA-ES ao órgão que solicitou.

6.0 - ASSUNTOS ORÇAMENTÁRIOS E

FINANCEIROS. Não há

7.0 – ATIVIDADES DE EXTENSÃO.

7.1 - CREA Jr-ES – Apoio para participação no Encontro Nacional do CREA Júnior – R$ 8.000,00

Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio para participação no Encontro Nacional do CREA Júnior, no valor de, aproximadamente, R$ 8.000, além de seguro de vida para os

(6)

CREA-ES

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

participantes, caso não esteja incluso no contrato de locação do ônibus.

7.2 – Prot. 46.785/2017 – UFES - Apoio para Projeto Solares – R$ 4.000,00

Deferido. Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio para o Projeto Solares, no valor de, aproximadamente, R$ 4.000,00.

7.3 – Prot. 46.275/2017 – Realiza Editora e Eventos – Apoio a Expo Condomínio Completo – R$ 20.000,00

Retirado de pauta.

7.4 – Prot. 90.291/2017 – CREA Jr-ES – Apoio para participação de palestrante no CREA Jr Capacita

Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio para participação de palestrante no CREA Jr Capacita, no valor de aproximadamente, R$ 412,00, referente ao deslocamento de palestrante (Vitória x Alegre x Vitória).

7.5 – Prot. 70.231/2017 – Sociedade Brasileira de Nematologia – XXXIV Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN) – R$ 20.000,00

Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio ao XXXIV Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN), no valor de, aproximadamente, R$ 10.000,00.

7.6 – Prot. 90.201/2017 – IBAPE-ES – Curso de Patologia e Técnicas de Recuperação de Estruturas de Concreto Armado e Protendido – R$ 11.514,40

Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio ao Curso de Patologia e Técnicas de Recuperação de Estruturas de Concreto Armado e Protendido, no valor de, aproximadamente, R$ 11.514,40.

7.7 – Prot. 81.167/2017 – AEFES – 1ª Semana da Engenharia Florestal do Espírito Santo – R$ 5.000,00

Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio a 1ª Semana da Engenharia Florestal do Espírito Santo, no valor de, aproximadamente, R$ 5.000,00.

7.8 – Prot. 85.061/2017 – APEA – Projeto “Eu

sou Engenheiro! E agora?” – R$ 28.000,00 Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a inclusão do projeto “Eu sou Engenheiro! E agora?” como um sub projeto do “Da sala de aula para o mercado de trabalho”, voltado para a Engenharia

(7)

CREA-ES

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

Ambiental.

7.9 – Prot. 71.301/2017 – CCAE-UFES – 28º Semana Acadêmica de Agronomia – SEAGRO – R$ 12.000,00

Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio a 28º Semana Acadêmica de Agronomia – SEAGRO, no valor de, aproximadamente, R$ 12.000,00.

7.10 – Prot. 88.975/2017 – Campo Vivo – Debate Agro & Prêmio Campo Vivo – R$ 14.800,00

Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio ao Debate Agro & Prêmio Campo Vivo, no valor de, aproximadamente, R$ 7.400,00. A SEEA deverá estar envolvida no projeto.

7.11 – Prot. 81.490/2017 – IFES Cachoeiro de Itapemirim – III SEMIN – Semana de Estudos de Mineração & Workshop – Rochas Ornamentais do ES

Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio a III SEMIN – Semana de Estudos de Mineração & Workshop – Rochas Ornamentais do ES, com 250 pastas e blocos institucionais do CREA-ES.

7.12 – Prot. 84.955/2017 – CAT/CBMES – VIII Seminário Capixaba de Segurança Contra Incêndio e Pânico – SECIP – R$ 9.405,00

Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio ao VIII Seminário Capixaba de Segurança Contra Incêndio e Pânico – SECIP, no valor de, aproximadamente, R$ 4.702,50.

7.13 –CREA Jr-ES – Apoio para Coffee Break para o evento CREA Jr Capacita

Deferido. A Diretoria do Crea-ES decide, por unanimidade de votos, aprovar a solicitação de apoio com Coffee Break para o evento CREA Jr Capacita, no valor de, aproximadamente, R$ 2.100,00.

8.0 – INFORMES. Não há.

9.0 – OUTROS ASSUNTOS. A Gerente de Comunicação Lena Mara Leite Gomes comenta que foi proposta a criação do projeto “Café com o Presidente”, com o objetivo de prestar contas aos profissionais. A realização acabou demorando por uma série de razões e o projeto foi atualizado, mudando para “Café com

(8)

CREA-ES

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

o Presidente, O CREA-ES quer ouvir você”. Consiste em juntar grupos de profissionais, cerca de 20 de cada vez, para falar com o Presidente. Os gerentes estarão presentes e algumas outras pessoas, dependendo do assunto. O primeiro será realizado em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 21 de junho de 2017, por uma questão de logística, pois no dia 20 de junho de 2017, acontecerá o primeiro curso da proposta de interiorização de cursos, em Cachoeiro, que será sobre Patologias de Estruturas Hidrossanitárias Prediais.

Vitória, 13 de junho de 2017.

Eng. Agrônomo Helder Paulo Carnielli Presidente do Crea-ES

Eng. Civil José Antonio do Amaral Filho

2º Vice-Presidente Eng. Agrônomo Rosembergue Bragança Diretor Administrativo

Eng. Civil e Seg. do Trabalho Jorge Luís Rodrigues Costa

Diretor Financeiro

Engª. de Minas e Seg. do Trabalho Adriana Martins Di Spirito Rocha

Vice-Diretora Financeira

Eng. Agrônomo José Roberto Silva Hernandes Vice-Diretor Administrativo

Referências

Documentos relacionados

O SMA Portalware ´e um estudo de caso representativo para o projeto orientado a aspectos uma vez que, como um sistema multiagentes, ele incorpora um rico conjunto de

Um SADG faz parte, em princípio, de um conjunto de meios passivos e activos que a entidade fiscalizadora (e emissora do parecer) pode inspeccionar em simultâneo. A

Para a construção do léxico, foi utilizado um processo colaborativo que pode ser estendido para a criação de léxicos de outros domínios, assim como a

Esse resultado leva à indagação de qual o impacto da discricionariedade dos gastos em in- vestimento, discricionariedade relacionada ao comportamento de ajuste dessa

$FDSRHLUDWDPEpPIRLSUDWLFDGDSRUPXOKHUHVQR5LRGH-DQHLUR%HOpP e possivelmente em Salvador, apesar de ser associada ao mundo masculino

vastatrix, utilizando o sistema armadilha de secreção em levedura YST (Yeast Secretion Trap) para confirmação biológica da predição de secreção realizada por ferramentas

SM - SUPLEMENTAÇÃO MÍNIMA CORRESPONDE À: 20% DO SALÁRIO DE BENEFÍCIO, 5% DO BENEFÍCIO DO INSS, O VALOR DA RENDA ATUARIALMENTE CALCULADA NA DATA DE INÍCIO DA

1 - O apoio financeiro referente aos projetos mencionados no Artigo 1º não ultrapassa o montante de € 10.000,00 (dez mil euros) por candidatura aprovada. 2 – Uma vez aprovada