• Nenhum resultado encontrado

MUNDO CORPORATIVO! Todos os dias, a formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. Era produtiva e feliz.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUNDO CORPORATIVO! Todos os dias, a formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. Era produtiva e feliz."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MUNDO CORPORATIVO!

Todos os dias, a formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no

trabalho. Era produtiva e feliz.

O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se

ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada! E

colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita

experiência, como supervisora.

A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e

saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a

preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os

arquivos e controlar as ligações telefônicas.

O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também

gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em

reuniões. A barata, então, contratou uma mosca e comprou um computador com

impressora colorida.

Logo, a formiga, produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela

movimentação de papéis e reuniões!

O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a

área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma

cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira

especial.

A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente

(sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano

estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde

trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais

chateada.

A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um

estudo de clima. Mas o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a

unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a

coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um

diagnóstico da situação.

A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso

relatório, com vários volumes que concluía: "há muita gente nesta empresa".

E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?

A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.

Moral da história:

Tenho certeza que você está pensando: "já vi esse filme em algum

lugar!"

(2)

MARÇO – Nº245/2008

ANO XVIII –

Data 21/02/2008

01 - DECLARAÇÃO SIMPLIFICADA

Foram estabelecidos os prazos excepcionais para a entrega de declaração simplificada. Em relação aos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional, ocorridos durante o 2º semestre do ano-calendário de 2007, a declaração deverá ser entregue até 30-5-2008.

Nas hipóteses de extinção, cisão total, cisão parcial, fusão, incorporação ou exclusão do Simples Nacional, a declaração simplificada anual deverá ser entregue:

a) até 30-5-2008, para os eventos ocorridos durante o 2º semestre de 2007; e b) até 31-3-2009, para os eventos que ocorrerem durante o ano-calendário de 2008. Com relação aos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional, ocorridos durante o 1º semestre do ano-calendário de 2007, a declaração teve seu prazo de entregua até 31.10.2007.

02 - DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

São exigências previstas no art. 176 da Lei das S.A. nº 6.404/76, a observância obrigatória às sociedades por ações, às demais sociedades tributadas pelo Imposto de Renda com base no lucro real, que ao fim de cada exercício social, a diretoria das sociedades fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras:

a) balanço patrimonial;

b) demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; c) demonstração do resultado do exercício;

03 - DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EXIGIDAS PELO RIR/99

O art. 274 do RIR/99 determina às empresas tributadas pelo Imposto de Renda com base no lucro real que, ao fim de cada período de incidência do imposto, o contribuinte deverá apurar o lucro líquido mediante a elaboração, com observância das disposições da lei comercial:

a) do balanço patrimonial;

b) da demonstração do resultado do período de apuração; c) da demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.

04 - RECEITAS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - I

A SRRF – Superintendência Regional da Receita Federal, 9ª Região Fiscal, aprovou a Solução de Consulta 461 de 28.12.07 onde definiu que os optantes pelo Simples Nacional, cuja atividade for os serviços de dedetização, desinsetização, desratização e desentupimento são serviços de conservação cuja receita é tributada pelo Anexo V.

05 - RECEITAS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - II

A SRRF – Superintendência Regional da Receita Federal, 10ª Região Fiscal, aprovou a Solução de Consulta 194 de 31.10.2007, onde definiu que as pessoas jurídicas que exerçam as atividades de instalação de portas, janelas, teto, divisórias e armários embutidos de qualquer material, pode optar pelo Simples Nacional. Nesse caso o recolhimento dos tributos se dará na forma do Anexo IV, conforme a Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18, § 5º, IV.

(3)

06 - RETENÇÃO NOS PAGAMENTO DE COMISSÕES

A pessoa jurídica que pagar ou creditar a outra pessoa jurídica, importâncias a título de comissão, corretagem ou qualquer outra remuneração pela representação comercial ou pela mediação na realização de negócios civis e comerciais, deverá efetuar a retenção do Imposto de Renda na fonte, à alíquota de 1,5%.

(c-ir047)

07 - SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ( ST ) – AUTO PEÇAS

Recomendamos a nossos clientes que verifiquem nosso Boletim Especial 243-A que trata exclusivamente do assunto Substituição Tributária para empresas de Auto Peças. O referido Boletim encontra-se disponível em nossa Home Page.

08 - REPRESENTANTE COMERCIAL - PEDIDO DE RESCISÃO - MULTA INDENIZATÓRIA

A lei dos dos representantes comerciais é omissa ao tratar do assunto da indenização quando o rompimento do contrato se dá por iniciativa do representante. Sucede que, ante a controvérsia existente, o assunto acabou parando nos tribunais e, neste sentido, a posição do judiciário é que, não cabe indenização caso a rescisão tenha sido proposta, sem justificado motivo, pelo representante comercial. O julgamento de um destes casos assim refere: "Em que pese a norma legal em comento não ser clara na sua redação quanto ao rompimento unilateral do contrato, sem motivação, pelo representante, tenho que a indenização somente tem lugar quando a ruptura é feita por parte do representado." (Apelação Cível nº 599166485 - Des. Manuel José Martinez Lucas - TJRS 24/11/99 - 15a. Câmara Cível)

09 - VÍNCULO EMPREGATÍCIO – TRABALHO A DOMICÍLIO

Muito se tem falado sobre novas formas de contratação de trabalhadores, bem como alternativas para fugir-se dos encargos trabalhistas oriundos da relação de trabalho entre empregador e empregado. Calcado nesta idéia, e nos princípios da realidade econômica na qual vivemos, globalização de mercado, empresas tem adotado práticas completamente distantes do que preceitua a nossa legislação trabalhista. Neste sentido, destacamos importante Decisão proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a qual demonstra a interpretação da Justiça do Trabalho a cerca destes novos modelos de contratação, os quais não consagram o registro do empregado.

“É empregado quem trabalha no seu próprio domicílio para empresa, com continuidade, submetida à estipulação de quantidade, qualidade e prazo de entrega das tarefas executadas, sob remuneração tarifada por unidade de serviço prestado e com absorção do tempo do trabalhador por uma única ou poucas empresas ou intermediários, inteligência dos artigos 2º, 3º e 6º da Consolidação das Leis do Trabalho. ( TRT – 8ª R. – 3ª T – RO 2.808 – Rel. Juiz José Maria Quadros de Alencar – DOE – 15.9.98 ).“

10 - GRAVAÇÃO TELEFÔNICA - POSSIBILIDADE

A possibilidade e legalidade da gravação de conversas telefônicas tem sido tema bastante corriqueiro em nosso noticiário. No entanto, tal expediente começa a despertar interesse de alguns empresários que, com foco no controle de seu negócio, estão buscando esta nova ferramenta de auxílio.

Analisando a matéria e em que pese as garantias constitucionais consagradas no artigo 5º da Constituição Federal deve-se ter presente que somente pode ser considerada violadora a gravação se não autorizada por ambas as partes. Assim, para as empresas interessadas em tal expediente, o correto seria promover uma cláusula em seu contrato de trabalho autorizando tal situação de modo expresso.

Por outro lado, já há entendimento no sentido de que tal situação (autorização via contrato) não seria necessária, posto que, os meios empregados são da própria empresa, ou seja, linha telefônica, central, o aparelho e, neste período, o empregado estar subordinado ao empregador. De todo o modo, a fim de evitar qualquer discussão sobre a legalidade do procedimento, conveniente seria uma autorização específica para esta finalidade, o que, desde logo, chancelaria o procedimento.

(4)

11 - TELEFONISTA - RECEPCIONISTA - JORNADA REDUZIDA

Empregada contratada para exercer a função de recepcionista acumulada com a de telefonista não se beneficia da jornada reduzida prevista no art. 227 da CLT, na medida em que não sofre o mesmo desgaste físico, sobretudo auditivo, do telefonista de mesa ou de empresas do ramo da telefonia, ainda que em face do acúmulo das funções, tenha uma sobrecarga de trabalho. (TST - RR 719093 - 4ª T. - Rel. Min. Ives Gandra Martins Filho - DJU 27.09.2002)

12 - APROJUR -

Material anexo.

- Revendedora da Avon tem contrato de trabalho reconhecido em juízo; - Associação leva a Fausto dados sobre vendedores de cosméticos; - Vale refeição com desconto simbólico não integra salário;

- Vendedora do Baú ganha reconhecimento de vínculo de emprego.

13 - PREPARAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

Prazos necessários para preparação, elaboração e devolução da documentação após entrega do movimento na Aprove.

Dep. Pessoal:

Folha de Pagamento 2 dias úteis

Férias, Admissão, Demissão, 13º Salário 3 dias úteis Dep. Fiscal

Registro e elaboração do ICMs, IPI, PIS,

Cofins, IRRF, ISSQN, IVVC. 2 dias úteis

Autorização de notas Fiscais ( AIDOF ) 5 dias úteis Dep. Societário

Certidões Negativas 7 dias úteis

Todos os Dptos.

Cálculo de Guias em atraso 3 dias úteis

14 - DECLARAÇÃO FÍSICA - CPF DO DEPENDENTE

Será obrigatória fazer constar nas declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas o número do CPF para os dependentes que em 31.12.2007 forem maiores de 18 anos. Caso não conste o número do CPF nestas condições, a declaração não será validade, e conseqüentemente deixara de ser recepcionada pela RFB

15 - OBRIGADO A ENTREGAR A DECLARAÇÃO

Estão obrigados a entrega da declaração do Impostos de Renda, os contribuinte que:

1 - Recebeu rendimentos tributáveis na declaração, cuja soma foi superior a R$ 15.764,28;

2 - Recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;

3 - Participou, em qualquer mês, do quadro societário de empresa como titular, sócio ou acionista, ou de cooperativa;

4 - Obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

(5)

5 - Obteve receita bruta da atividade rural em valor superior a R$ 78.821,40; ou pretenda compensar, no ano-calendário de 2007 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2007;

6 - Teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 80.000,00;

7 - Passou, em qualquer mês, à condição de residente no Brasil e assim permaneceu até 31 de dezembro;

NOTÍCIAS

Aniversários do mês:

08/03 - Diana Bittencourt de Assis

CURIOSIDADES

Barbie volta ao mundo.

A famosa boneca Barbie, lançada em 1959, foi criada por Ruth Handler, uma das fundadoras da Mattel. O nome do brinquedo milionário é uma homenagem à filha de Handler, Bárbara, que inspirou sua mãe quando costumava brincar com bonecas adultas de papel. Desde seu

lançamento a boneca já teve mais de um bilhão de unidades vendidas, número tão gigantesco que se elas fossem colocadas em fila, com os pés de uma sobre a cabeça da outra, dariam mais de sete voltas ao redor da Terra.

Gentilmente remetido por Andréia Levien Neutzling

FRASES

Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos... envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal. Os anos enrugam o rosto; renunciar ao ideal enruga a alma. Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grandioso. Receptivo às mensagens da natureza, do homem, do infinito. (Mac Arthur)

Gentilmente remetido por Luciano K.L. Biehl

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ?

LAMBUJA – Forma local para lambugem, que é a forma dicionada; vantagem, ganho adicional : "Tu leva esse produto e de lambuja eu te dou aquele". Parecido com "inhapa".

(Extraído do Dicionário de Porto-Alegrês – pg. 95).

FONTE UTILIZADAS :

Referências

Documentos relacionados

2016: SEMINÁRIO EM ANTA GORDA: INÍCIO DO PLEITO PARA CÂMARA SETORIAL E PROGRAMA Seminário e reuniões na SEAPI para construção.. do

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Este trabalho tem como finalidade mostrar o que é JavaScript Isomórfico, quais suas finalidades, quais as características que o diferem de uma abordagem de desenvolvimento

A escolha do tema foi centrado em Custos – atentando para a forma de mensuração e os reflexos nos resultados com fins gerenciais - nascendo do bojo das

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Falamos so- bre os métodos dos elipsóides, embora este método seja muito ineficiente na resolução prática de problemas de prograrnaç-ã.o linear, ele tem um val()r