• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE GESTÃO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE GESTÃO 2016"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE

GESTÃO

2016

Econ. Paulo Roberto Polli Lobo Presidente

(2)

COMPOSIÇÃO DO PLENÁRIO

Durante todo o exercício de 2016 o CORECON/SC desenvolveu seus trabalhos com o apoio de Conselheiros e uma equipe técnica competente e focada em resultados. Conheça abaixo a Gestão 2016 do CORECON/SC:

GESTÃO 2016

Conselheiros Efetivos

Conselheiros Suplentes

Horst Schroeder Adriano Lima Medeiros Marly C. S. de Carvalho Cesar Augusto Fabre

Eduardo José Volante Frederico Santos Damasceno Paulo Roberto de Jesus Ivoneti da Silva Ramos Waldemar Bornhausen Neto Marcos Antonio da Silva Nelson Castello Branco Nappi

Paulo Roberto Polli Lobo Nilton Leitempergher Alexandre Antônio Benedetto Flores

Equipe Técnica

Rodrigo Nivaldo Martins – Gerente Executivo Isabela Sbaraini de Albuquerque - Assistente Administrativo

Luiz Gonzaga Corrêa - Contabilidade Luiz Fernandes Costa - Contínuo

(3)

COMISSÕES DE TRABALHO

O CORECON/SC a fim de dar maior dinâmica aos vários projetos que estão em andamento criou as Comissões de Trabalho. Cada uma, com seu respectivo presidente e demais membros. Conheça abaixo as Comissões de 2016:

TOMADA DE CONTAS

COMPETÊNCIAS PARTICIPANTES

Examinar e acompanhar as demonstrações de receita e despesa do COFECON, conferindo a regularidade das despesas efetivas, inclusive dos bens patrimoniais permanentes; emitir pareceres conclusivos sobre a prestação de contas e os balancetes trimestrais do Sistema COFECON-CORECONs; exercer o papel de controle interno do Sistema.

Paulo Roberto de Jesus

Waldemar Bornhausen Neto

Alexandre Antônio Benedetto Flores

LICITAÇÃO

COMPETÊNCIAS PARTICIPANTES

Efetivar os processos de aquisição de bens e de contratação de serviços, de acordo com os parâmetros definidos pela Lei Federal nº 8.666/93.

Marly Célia Souza de Carvalho

Nelson Castello Branco Nappi

Nilton Leitempergher

ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO E AVALIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

COMPETÊNCIAS PARTICIPANTES

Organizar os eventos relativos as Semana do Economista o Estado de Santa Catarina. Fazer, promover, organizar e executar eventos ligados à área (palestras, cursos, seminários...).

Paulo Roberto de Jesus Francisco Melo de Aquino Flávio Lopes Perfeito

AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO

COMPETÊNCIAS PARTICIPANTES

Acompanhar, coordenar e avaliar os trabalhos desenvolvidos no setor de fiscalização.

Paulo Roberto de Jesus

(4)

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

COMPETÊNCIAS PARTICIPANTES

Organizar e coordenar o Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas e Organizar e coordenar o Prêmio Catarinense de Economia e a Gincana de Economia.

Marly Célia Souza de Carvalho

Ivoneti da Silva Ramos

Horst Schroeder

Francisco Melo de Aquino

Enesul e Econesul

COMPETÊNCIAS PARTICIPANTES

Organizar os eventos relativo a Semana do economista no Estado de Santa Catarina Fazer, promover, organizar e executar eventos ligados à área (palestras, cursos, seminários,...)

Paulo Roberto Polli Lobo Paulo Roberto de Jesus

Alexandre Antônio Benedetto Flores Flávio Lopes Perfeito

(5)

INDICADORES DE GESTÃO

Cresce número de registros decorrentes do trabalho de fiscalização do CORECON/SC:

(6)

PARTICIPAÇÃO EM FORMATURAS

Durante todo o ano de 2016 o CORECON/SC se fez representar através de membros da diretoria, conselheiros e de seus delegados regionais, em solenidades de formatura em todas as regiões do Estado. Abaixo a segue a relação completa:

Instituição Data Representante

UNIVILLE 20/08/2016 Horst Schroeder UFSC

08/04/2016 Paulo Roberto Polli Lobo 10*09/2016 Paulo Roberto Polli Lobo UDESC

17/03/2016 Ivoneti da Silva Ramos 18/08/2016 Eduardo José Volante UNIDAVI 27/02/2016 Marcelo Vianna Custódio

UNESC

09/03/2016 Dirnei Machado 06/08/2016 Dirnei Machado UNOCHAPECÓ 15/10/2016 Frederico Damasceno

(7)

I ENCONTRO DOS ECONOMISTAS DO CONE SUL – ECONESUL E

XXI ENESUL

O I ECONESUL e o XXI ENESUL tiveram como objetivos, reunir os representantes dos Conselhos Regionais de Economia dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e os representantes dos Conselhos de Classe do CONE SUL (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), bem como os profissionais liberais e estudantes de economia, a fim de promover o debate dos fundamentos econômicos das atuais políticas macroeconômicas que subsidiam o andamento da conjuntura econômica do Brasil e dos demais países integrantes do Cone Sul, com foco no inter-relacionamento das políticas macroeconômicas adotadas nas relações comerciais.

Paralelamente, analisar a estrutura dos cursos de Economia, com base em suas grades curriculares e propor, em conjunto, as melhorias necessárias, com foco no mercado de trabalho, nacional e na área de abrangência do Cone Sul. Este ENCONTRO ganhou consistência e força como um importante fórum de discussão com os profissionais especializados que foram convidados, diante dos temas que tenham afetado e afetarão o desempenho local, regional e nacional da economia brasileira e dos países do Cone Sul.

(8)

O ENESUL é um encontro dos Economistas da Região Sul realizado anualmente em sistema de rodízio entre os Conselhos Regionais de Economia dos três Estados da Região Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Nesta vigésima primeira edição esteve sob a responsabilidade do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina-CORECON/SC.

O ECONESUL é a um encontro de Economistas, a ser realizado anualmente, envolvendo representantes dos países integrantes do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). Neste ano, foi realizada a sua primeira edição, sob a responsabilidade técnica do Conselho Federal de Economia – COFECON, integrado ao ENESUL.

Diante da dinâmica econômica observada na economia internacional e seus reflexos na economia brasileira e sul-americana, os três Conselhos Regionais de Economia da Região Sul decidiram para esta vigésima primeira edição do ENESUL, em razão da realização conjunta do I ECONESUL, abordar temas que dizem respeito aos ASPECTOS MACROECONÔMICOS DAS ECONOMIAS DO CONE SUL e seus reflexos para a Economia Brasileira e, em especial, para os estados da Região Sul.

O tema permitiu analisar a evolução histórica do relacionamento econômico entre os países do Cone Sul e o Brasil, seus pressupostos básicos e as fases de sua evolução,

(9)

região (política econômica dos governos frente aos cenários nacionais e internacional).

Neste ano de 2016 os eventos foram realizados na cidade de Florianópolis/SC, numa importante parceria com o Conselho Federal de Economia e o Sindicato dos Economistas no Estado de Santa Catarina.

A escolha da cidade de Florianópolis para a realização deste Evento deveu-se a sua natural vocação turística, em especial nos últimos anos, se firmando no campo do turismo de negócios e de eventos, além de sua importância como porta de entrada para as atividades econômico-comerciais dos países do Cone Sul e sede administrativa do Governo do Estado de Santa Catarina.

(10)

XIX ENCONTRO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – ECCE

O Conselho Regional de Economia de Santa Catarina, em parceria com a Udesc Esag – Curso de Ciências Econômicas, realizaram no dia 04 do corrente, o XIX Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas do Estado de Santa Catarina, evento que tem como objetivo reunir coordenadores, chefes de departamento, professores e estudantes dos cursos de Ciências Econômicas de Santa Catarina para a discussão de temas pontuais para o desenvolvimento dos cursos, bem como exposição e trocas de novas ideias.

Palestra - “Desafios da profissão de economista” com o Conselheiro Federal Economista Luiz Alberto de Souza Aranha Machado.

(11)

1ª Mesa de Trabalho - Tema: O impacto das pesquisas da área econômica na sociedade: práticas, experiências e resultados.

2ª Mesa de Trabalho - Tema: Programas/Projetos de Extensão: disseminação das ações e relatos de parcerias entre as universidades.

3ª Mesa de Trabalho – Palestra: “Economia Colaborativa” com o Professor da UFSC Armando de Melo Lisboa.

3ª Mesa de Trabalho – Palestra: “Economia Colaborativa” com o Professor da UFSC Armando de Melo Lisboa.

(12)

II GINCANA ESTADUAL DE ECONOMIA

No dia 17 de junho de 2016 ocorreu na UDESC/ESAG, em Florianópolis, a II Gincana Estadual de Economia para estudantes, como etapa classificatória da Gincana Nacional. Estiveram presentes 9 duplas das seguintes universidades: UNIVILLE, UFSC, UNESC, FURB, UDESC/ESAG e os 18 alunos fizeram uma disputa acirrada em busca do primeiro lugar.

Organizada em 3 Etapas, na primeira tivemos os seguintes confrontos: UNIVILLE x UFSC; UNIVILLE x UNESC; FURB x ESAG e ESAG x UFSC passando para a segunda etapa os vencedores que tornaram a se enfrentar, agora com a seguinte formação: UNESC x UNIVILLE e FURB x UFSC. Nesta etapa tivemos como vencedores a UNESC e a UFSC que se enfrentaram na final tendo como vencedora a dupla da UNESC - que já tem vaga garantida na Gincana Nacional de Economia e em segundo lugar a UFSC. Na classificação para terceiro e quarto lugares temos, respectivamente, a FURB e a UNIVILLE.

(13)

I GINCANA REGIONAL SUL DE ECONOMIA

O CORECON/SC, no intuito de aproximar os estudantes de Economia dos Conselhos, promoveu a I Gincana Regional Sul de Economia em parceria com as IES dos Estados do PR, SC e RS visando estimular a integração entre os alunos dos cursos de Ciências Econômicas além de oportunizar o desenvolvimento e aplicação, por meio de jogos digitais, dos conceitos econômicos e macroeconômicos.

Com a ausência do RS, estiveram presentes graduandos em Ciências Econômicas dos Estados do PR e SC que foram classificados em 1º e 2º lugares nas Gincanas Estaduais de Economia em 2016 nas suas respectivas eliminatórias.

Após confronto direto entre todas as duplas, tivemos como vencedores as alunas LETÍCIA FERNANDES e LORENA BRITO FERNANDES (PR) e em segundo lugar, também do Paraná, GIAN CARLOS MAGALHÃES e BRUNA CARLA DIAS. Ocupando o terceiro e quarto lugares ficaram, respectivamente, GUSTAVO KURMANN e MAICON LUIZ BRAND; TAINARA BERTOLDI e TAMARA DOS ANJOS, duplas se Santa Catarina.

(14)

.

RELATÓRIO FINANCEIRO 2016

Tabela 2 – Evolução da Receita e Despesa Correntes:

Período

Receita

Despesa

Saldo Financeiro do Exercício

2010 R$ 460.621,85 R$ 515.853,46 -R$ 55.231,61

2011 R$ 488.034,55 R$ 463.907,85 R$ 24.126,70

2012 R$ 469.807,41 R$ 417.723,47 R$ 52.083,94

2013 R$ 541.294,42 R$ 523.647,44 R$ 17.646,98

2014 R$ 543.436,59 R$ 505.007,96 R$ 38.428,63

2015 R$ 611.566,21 R$ 538.953,38 R$ 72.612,83

2016 R$ 658.860,54 R$ 599.477,90 R$ 59.382,64

Fonte: Depto de Contabilidade.

Gráfico 1 – Evolução da Receita e Despesa Correntes:

Fonte: Depto de Contabilidade. -R$ 100.000,00 R$ -R$ 100.000,00 R$ 200.000,00 R$ 300.000,00 R$ 400.000,00 R$ 500.000,00 R$ 600.000,00 R$ 700.000,00 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 Receita Despesa Saldo Financeiro do Execício

Referências

Documentos relacionados

ao setor de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, com clones pertencentes ao Instituto Agronômico de Campinas

poderiam saborear as praças, os jardins públicos e as festas não apenas para exibirem os últimos avanços da moda como também para se mostrarem aptas ao novo tempo, ao se

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Abordar também que a provedoria não se dá apenas de pais para filho, mas também e principalmente, devemos ser capazes de servir quando as circunstâncias nos solicitarem..

No acórdão Oosthoek’s Uitgeversmaatschappij ( 70 ), que o Governo austríaco refere nas suas observações, o Tribunal de Justiça concluiu, relativamente à compatibilidade de

O novo acervo, denominado “Arquivo Particular Julio de Castilhos”, agrega documentação de origem desconhecida, mas que, por suas características de caráter muito íntimo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments