• Nenhum resultado encontrado

PARA SE OBTER OS MELHORES RESULTADOS, É ESSENCIAL SEGUIR EXACTAMENTE AS INSTRUÇÕES DE COLOCAÇÃO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARA SE OBTER OS MELHORES RESULTADOS, É ESSENCIAL SEGUIR EXACTAMENTE AS INSTRUÇÕES DE COLOCAÇÃO."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 Cement < 2,5% CM CaSo4 < 0,5% CM 48h 15-22° 45-65% RH www.quick-step.com i www.quick-step.com i 1 2 3 4 5 1

O pavimento deve ter sido previamente seco até ao nível ótimo de humidade da madeira. Por este motivo, os painéis de pavimento devem ser aclimatizados na respetiva embalagem durante alguns dias na divisão na qual será instalado o pavimento de madeira. Durante o verão este período deve ser, pelo menos, de 48 horas e no inverno de 4 a 5 dias. Este procedimento permitirá que o

pavimento se adapte às condições do local. As melhores condições para a instalação são com uma temperatura entre 15 e 22°C e um nível de humidade relativa do ar entre 45 e 65%.

2

Primeiro, retire qualquer revestimento não estanque (tapete, feltro de pontas, etc.). O revestimento estanque (PVC, linóleo, VCT, etc.) não precisa de ser retirado. Com uma instalação fl utuante deve ser sempre utilizada uma camada de base. Aconselhamos a utilização de camada de base Quick-Step .

3

BASE EM MADEIRA: Retire primeiro o revestimento do soalho existente. Não devem existir sinais de bolor e/ou infestações de insetos. Certifi que-se de que a base está nivelada. Pregue quaisquer peças soltas. Se o pavimento de tábuas estiver ao nível do solo, coloque primeiro uma membrana de plástico (Quick-Step Screen). Aplique um soalho nivelado (Quick-Step Softboard) por cima da membrana. Para uma preparação perfeita da base, é recomendada a colocação de uma camada de sub-pavimento Quick-Step por cima do Softboard para nivelar quaisquer irregularidades entre as tábuas de Softboard. Instale o novo pavimento com uma inclinação de noventa graus em relação à base existente. É indispensável que o vão por baixo do pavimento de tábuas seja sufi cientemente ventilado. Remova quaisquer obstáculos e certifi que-se de que exista uma ventilação sufi ciente (mínimo de 4 cm² total das aberturas de ventilação por m² de pavimento). O teor de humidade da madeira não pode ultrapassar 10%.

4

São aplicáveis instruções adicionais se existir aquecimento ou arrefecimento na base. Visite www.quick-step.com para obter mais informações.

5

Um pavimento novo em betão deve secar, pelo menos, 1 semana por 1 cm de espessura, até 4 cm. Espessuras acima de 4 cm, requerem o dobro do tempo de secagem. Por exemplo, uma base de betão de 6 cm deve secar durante, pelo menos, 8 semanas. O teor de humidade deve ser inferior a 2,5% para betonilha com cimento (método CM) e a 0,5% para betonilha com anidrite.

(2)

1 m >2 mm >1 mm 20 cm 7 8 9 6 10 11 6

Verifi que se a base é plana. Qualquer irregularidade com mais de 2 mm/m deve ser corrigida. O mesmo é aplicável para quaisquer irregularidades superiores a 1 mm sobre um comprimento de 20 cm.

7

Certifi que-se de que a base do pavimento está plana, limpa, fi rme e seca. 8

Pode instalar o pavimento de parquet fl utuante ou colar na totalidade o pavimento à base. No entanto, não deve utilizar pregos ou parafusos para fi xar as tábuas de pavimento. As tábuas de pavimento podem ser facilmente encaixadas graças à engenhosa forma do sistema de encaixe de lingueta e ranhura Uniclic® Multifi t, pelo que não é necessário colar as juntas. Apenas pode colar o pavimento diretamente sobre uma betonilha adequada para esta fi nalidade (verifi que o nivelamento, adesão, fendas, etc.), de acordo com as regras e instruções geralmente reconhecidas do setor. A base do pavimento deve estar seca, rígida e nivelada. As instruções gerais de colocação relativas ao parquet Uniclic® Multifi t da Quick-Step descritas neste documento também são aplicáveis nesta situação. Também deve proceder às mesmas medidas preparatórias (juntas de dilatação, aquecimento do pavimento, etc.).

9

Um novo pavimento de parquet também pode ser colocado por cima de um pavimento de ladrilhos existente. Neste caso, o parquet não deve ser colado ao pavimento em ladrilhos, mas sim instalado recorrendo ao método “fl utuante”.

10

Para instalar pavimentos em madeira, necessita das ferramentas standard: martelo, serra (serra elétrica, serra circular manual ou serra manual), lápis, fi ta métrica, óculos de segurança e luvas.

11

Além destas ferramentas, também necessita dos seguintes acessórios: kit de instalação (pé-de-cabra, espaçadores e um calço adaptado ao sistema Uniclic®), produtos de manutenção, cola para parquet e uma colher de trolha dentada ou sistema da camada de sub-pavimento. Se decidir colar o pavimento de parquet, recomendamos a cola para parquet da Quick-Step. Siga sempre as informações e instruções do fabricante da cola relativas ao tempo de secagem, consumo, colher de trolha dentada e similares. Estas instruções são sempre fornecidas na embalagem da cola. Se optar por uma colocação fl utuante, utilize uma camada de sub-pavimento que constitua uma base estável para o pavimento, como a camada de sub-pavimento Unisound da Quick-Step. A utilização de acessórios que não os acessórios da Quick-Step pode danifi car o pavimento da Quick-Step. Nestes casos, a garantia fornecida pela Quick-Step será anulada. Assim, aconselhamo-lo a utilizar apenas acessórios da Quick-Step, que são concebidos e testados especifi camente para serem utilizados com tábuas de pavimento da Quick-Step.

(3)

3

1 A’ 4

A’> 5 cm

2 3

1

Verifi que todos os painéis à luz do dia antes e durante a instalação. Os painéis defeituosos não devem ser utilizados. 2

Meça a divisão antes de iniciar a colocação. Certifi que-se de que a última fi la de tábuas de pavimento tenha, pelo menos, 5 cm de largura antes de concluir a colocação.

3

Assegure-se de misturar bem os painéis no momento da instalação, caso não seja feita a mistura, a colocação terminará com muitas partes claras ou escuras seguidas. Para obter o melhor efeito visual, é melhor encaixar as tábuas de pavimento no sentido da parede mais longa e paralelas à incidência da iluminação.

Verifi que se a moldura velha pode ser retirada. Pode deixar os rodapés da parede colocados e proceder ao acabamento do pavimento com os perfi s da Quick-Step ou cobrir os rodapés existentes com o rodapé de cobertura da Quick-Step.

Verifi que se as portas abrem e fecham após a instalação do pavimento com a camada de base (mínimo + 1 mm). Os painéis Uniclic® Multifi t não são adequados para espaços húmidos, tais como casas de banho e saunas.

Com os painéis Uniclic® Multifi t pode-se escolher por onde se deseja começar. Pense qual será a maneira mais fácil para colocar o pavimento. Efectuaremos uma demonstração da instalação para pessoas dextras, da esquerda para a direita. Pode-se trabalhar no outro sentido, se assim se desejar.

O sistema Uniclic® Multifi t é um sistema revolucionário para a colocação de pavimentos de madeira. As tábuas de pavimento podem ser encaixadas facilmente graças à forma engenhosa da lingueta e ranhura. O sistema Uniclic® Multifi t é único porque pode colocar as tábuas de pavimento de três formas diferentes: 1. Encaixando-as com um ângulo de 20-30° 2. Pressionando para baixo no lado curto 3. Deslizando-as horizontalmente com o calço Uniclic® ou o pé-de-cabra (prático em situações difíceis).

4

Se optar por uma colocação com cola, siga as instruções durante a aplicação da cola. Se optar por uma colocação fl utuante, deve colocar primeiro a camada de sub-pavimento ao longo da largura da divisão e depois gradualmente à medida que coloca as tábuas. É vital que utilize uma camada de sub-pavimento de nivelamento para eliminar quaisquer irregularidades na base do pavimento. Na maioria dos casos, deve ser utilizada uma membrana anti-humidade para prevenir a humidade a partir de baixo ou a condensação. Pode encontrar mais informações sobre as camadas de sub-pavimento da Quick-Step e sobre como efetuar a sua colocação na respetiva embalagem ou junto do seu representante.

(4)

10-15 mm

7 8 9 10

5 6

5

Os painéis Uniclic® não são adequados para espaços húmidos, tais como casas de banho e saunas. Com os painéis Uniclic® pode-se escolher por onde se deseja começar. Pense qual será a maneira mais fácil para colocar o pavimento. Efectuaremos uma demonstração da instalação para pessoas dextras, da esquerda para a direita. Pode-se trabalhar no outro sentido, se assim se desejar. O sistema Uniclic® Multifi t é um sistema revolucionário para a colocação de pavimentos de madeira. As tábuas de pavimento podem ser encaixadas facilmente graças à forma engenhosa da lingueta e ranhura. O sistema Uniclic® Multifi t é único porque pode colocar as tábuas de pavimento de três formas diferentes: 1. Encaixando-as com um ângulo de 20-30° 2. Pressionando para baixo no lado curto 3. Deslizando-as horizontalmente com o calço Uniclic® ou o pé-de-cabra (prático em situações difíceis). Se optar por uma colocação com cola, siga as instruções durante a aplicação da cola. Se optar por uma colocação fl utuante, deve colocar primeiro a camada de sub-pavimento ao longo da largura da divisão e depois gradualmente à medida que coloca as tábuas. É vital que utilize uma camada de sub-pavimento de nivelamento para eliminar quaisquer irregularidades na base do pavimento. Na maioria dos casos, deve ser utilizada uma membrana anti-humidade para prevenir a humidade a partir de baixo ou a condensação. Pode encontrar mais informações sobre as camadas de sub-pavimento da Quick-Step e sobre como efetuar a sua colocação na respetiva embalagem ou junto do seu representante. Ao colar o pavimento, tente caminhar o menos possível sobre a secção colada durante a colocação.

6

Comece a primeira fi la com um painel inteiro. Primeiro, serre a lingueta quer do lado comprido quer do transversal. 7

Coloque o painel, com os lados serrados, contra as paredes. Coloque as cunhas espaçadoras do kit de instalação entre os painéis e a parede. Isto permite ver se a junta de dilatação é sufi cientemente larga. 10 a 15 mm.

8

Coloque a tábua de pavimento com o lado curto contra a primeira tábua de pavimento. Pressione ligeiramente com o lado curto virado para baixo. As tábuas de pavimento encaixam entre si.

9

Posicione o calço Uniclic® sobre a junta curta entre os painéis e bata cuidadosamente até os painéis estarem totalmente alinhados. Certifi que-se de que ambas as tábuas de pavimento estão niveladas no pavimento base e de posicionar o calço conforme indicado na fi gura para evitar quaisquer danos.

10

É evidente que também é preciso serrar os painéis. Para realizar um corte limpo, serre com um modelo por baixo, se utilizar uma serra tico-tico eléctrica, uma serra pendular ou serra manual circular, e por cima, se utilizar a serra manual ou o traçador. Assegure-se de que as uniões dos painéis, em duas fi leiras sucessivas, nunca estão em linha. Assegure-se de que estão descentradas, pelo menos, a 15 cm.

(5)

5 >12m >8m >8m ONE 4 ALL GL UE 13 14 15 17 16 12 11 11

É evidente que também é preciso serrar os painéis. Para realizar um corte limpo, serre com um modelo por baixo, se utilizar uma serra tico-tico eléctrica, uma serra pendular ou serra manual circular, e por cima, se utilizar a serra manual ou o traçador. Assegure-se de que as uniões dos painéis, em duas fi leiras sucessivas, nunca estão em linha. Assegure-se de que estão descentradas, pelo menos, a 15 cm. Deslize o primeiro painel da segunda fi la pela fi la anterior. Depois deslize a terceira tábua horizontalmente e pressione-a para baixo com cuidado.

12

Nos locais onde for muito difícil instalar os painéis Uniclic® Multifi t com o maço (por exemplo, perto de uma parede, num canto, a última fi la, etc.), pode encaixá-los utilizando o pé-de-cabra e um martelo.

13

Continue desta forma até ao fi nal da divisão. 14

Com comprimentos superiores a 12 m e larguras superiores a 8 m, deve existir uma junta de dilatação intermédia. O inchamento e a retração são lineares assim, quanto maior for a superfície, maior deve ser a folga na aresta.

15

A madeira é o principal elemento deste pavimento da Quick-Step. Como a humidade na divisão pode variar, por exemplo, entre o verão e o inverno, o pavimento necessita de espaço para inchar e retrair. Por este motivo, certifi que-se de que deixa uma junta de dilatação com o mínimo de 10 a 15 mm de todos os lados do pavimento, à volta dos tubos, soleiras e por debaixo das portas. Lembre-se de que o pavimento pode mover-se numa só direção. Coloque sempre uma junta de dilatação (por exemplo, debaixo das portas) entre as diferentes divisões. Estas juntas de dilatação são vedadas com um perfi l que é fi xo ao pavimento base.

16

Retire as cunhas separadoras. 17

Coloque a moldura sobre a manga de plástico que sobe a parede, vinda do chão. Nunca fi xe a moldura ao chão. Este método permite que o soalho se expanda e se contraia por debaixo do rodapé. Nos sítios onde não é possível utilizar perfi s nem rodapés, é preciso encher as juntas de dilatação com calafetagem (Quick-Step Kit).

(6)

10-15 mm

+20 mm

10 -15 mm

1 2 3 4 5

1

Serre os painéis de maneira a deixar, após colocação, uma junta de dilatação por debaixo da porta de, pelo menos, 10 mm. Se não puder levantar o painel, utilize um maço adaptado ou um pé-de-cabra e martelo para apertar os painéis um contra o outro.

2

Nas fi las onde existem tubos, verifi que se o tubo fi ca perfeitamente alinhado com o lado transversal de dois painéis. Faça um furo com uma broca de diâmetro igual ao do tubo + 20 mm. Encaixe os painéis pelo lado transversal e faça o furo no centro da união dos dois painéis. A seguir, pode colocar os painéis no chão.

3

Proceda da seguinte forma: 1. Meça o local em que o tubo sairá da tábua. Não se esqueça da junta de dilatação 2. Faça um furo com uma broca de diâmetro igual ao do tubo 20 mm para a junta de dilatação. Perfure o painel no qual sairá o tubo 3. Prolongue o orifício até à aresta do painel 4. Coloque o painel ao redor do tubo 5. Pegue noutro painel e serre uma peça que encaixe na perfeição na parte restante do orifício e cole esta peça com cola para madeira.

4

Para um acabamento perfeito ao redor dos tubos, utilize umas rosetas (Quick-Step) ou calafetagem (Quick-Step Kit). 5

Nos locais onde for muito difícil instalar os painéis com o maço (por exemplo, por baixo de radiadores), pode encaixá-los utilizando o pé-de-cabra e um martelo.

(7)

7 i H20 1 2 3 4 5 6 7 8 1

Com uma colocação fl utuante, pode caminhar sobre o pavimento durante e imediatamente após a colocação para dar início ao acabamento. Com uma colocação com cola, siga sempre as informações e instruções do fabricante da cola relativas ao tempo de secagem. Após a colocação, uma temperatura entre 18 e 20°C e uma humidade relativa entre 35 e 60% continuam a ser importante para um pavimento de madeira. Durante os meses de inverno, o ar na divisão é normalmente muito seco. Por este motivo, é melhor colocar humidifi cadores nos radiadores para obter um nível de humidade constante. Para divisões de grandes dimensões provavelmente serão necessários humidifi cadores elétricos. Durante o verão e o outono, períodos em que existe uma humidade relativa mais elevada, a divisão deve estar bem ventilada.

2

Uma manutenção a seco pode ser efetuada com um pano de microfi bras da Quick-Step ou um aspirador. Certifi que-se de que o aspirador tenha rodas leves e uma escova especial para parquet para evitar riscos no pavimento. Nunca utilize um aspirador a vapor.

3

A manutenção húmida é absolutamente proibida. 4

Para uma limpeza ligeiramente humedecida, recomendamos o kit de manutenção da Quick-Step (consulte as instruções para estes produtos). Lembre-se de que a utilização de outros produtos de limpeza pode danifi car o pavimento. Limpe logo com um pano do chão até este fi car completamente seco. Os produtos biselados apenas devem ser limpos com um pano seco. Para os nossos pavimentos de madeira com acabamento a óleo recomendamos a utilização do óleo de cuidado da Quick-Step para prevenir que o pavimento pareça seco e sem brilho. Com o óleo de cuidado da Quick-Step pode restaurar o aspeto original do pavimento. Siga sempre cuidadosamente as instruções fornecidas com o produto.

5

Retire imediatamente qualquer água existente. 6

Proteja os pés da mobília e das cadeiras. Evite a entrada de sujidade, água e areia dentro de casa, colocando um tapete para limpar os pés à porta. Utilize cadeiras e assentos (de escritório) com rodas macias que sejam adequadas para um pavimento laminado e/ou um tapete apropriado para a secretária.

7

Nunca arraste peças de mobiliário sobre o pavimento, deve sempre levantá-las. 8

Como com qualquer outro produto natural, a luz solar pode causar variações na cor da superfície da madeira.

Referências

Documentos relacionados

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório motor, em que a ação envolve os

O facto da execução das tarefas do plano não exigirem um investimento avultado a nível das tarefas propostas é possível neste caso em concreto visto que na Empresa A

GUIÃO DE EDUCAÇÃO GÉNERO E CIDADANIA 1º ciclo... Ficha

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

O Programa Escola Integrada – PEI, implementado em 2006 pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Educação, é uma proposta de ampliação da

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No