• Nenhum resultado encontrado

A psicomotricidade e a educação física adaptada no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista/ Psychomotricity and adapted physical education in the development of children with autistic spectrum disorder

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A psicomotricidade e a educação física adaptada no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista/ Psychomotricity and adapted physical education in the development of children with autistic spectrum disorder"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

A psicomotricidade e a educação física adaptada no desenvolvimento de crianças

com transtorno do espectro autista

Psychomotricity and adapted physical education in the development of children

with autistic spectrum disorder

DOI:10.34117/bjdv6n5-244

Recebimento dos originais: 13/04/2020 Aceitação para publicação: 13/05/2020

Jailma Sousa Melo

Graduada pela Universidade do Estado do Pará

Endereço: Rodovia Mario Covas, 1500 Fit Coqueiro I torre B4 AP 11, Coqueiro, Ananindeua-PA, Brasil

E-mail: jailma.sousa@hotmail.com

Simone de La Roque

Doutora em Doenças Tropicais, pela Universidade Federal do Pará Instituição: Universidade do Estado do Pará

Endereço: Barão do Triunfo, 1929 AP 2004, Belém-PA, Brasil E-mail: silarocquec@hotmail.com

Rodolfo de Azevedo Raiol

Mestre em Gestão pela Universidade Lusónfa de Humanidades e Tecnologias Instituição: Centro Universitário do Estado do Pará

Endereço: Avenida Alcindo Cacela, 1523, Belém-PA, Brasil E-mail: rodolforaiol@gmail.com

Andrew Matheus Lameira Sampaio

Graduado pela Universidade do Estado do Pará

Endereço: Cidade Nova VI, WE 83, 951, B Coqueiro, Ananindeua-PA, Brasil E-mail: jailma.sousa@hotmail.com

Jamila Mariana Martins da Cruz

Acadêmica de Educação Física da Universidade do Estado do Pará Endereço: Travessa Vileta, 3400, Marco, Belém-PA, Brasil

E-mail: mila.mariana05@gmail.com

RESUMO

A pesquisa de campo, descritiva e abordagem qualitativa, objetivou avaliar a influência da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Questionou-se se a psicomotricidade enfatizada durante as atividades lúdicas na educação física adaptada influenciaria positivamente no desenvolvimento global de crianças com TEA. A coleta de dados se fez através de ficha de registro observacional dos aspectos psicomotores e bateria de avaliação psicomotora proposta por Mattos e Kabarite (2005), com adaptações de LÚRIA (1987). A análise dos dados esteve de acordo com observações dos aspectos psicomotores coletados ao longo das atividades proposta. Como considerações finais observou-se que a pesquisa realizada indica que a utilização da psicomotricidade nas aulas de educação física adaptada pode ser uma excelente

(2)

estratégia para o alcance de melhores resultados no desenvolvimento global e de crianças com TEA. Acredita-se que a contribuição deste estudo para a ciência está em mostrar que é possível favorecer o desenvolvimento psicomotor de alunos com TEA durante as aulas de educação física. Assim, ressalta-se que se o professor incorporar em suas aulas a psicomotricidade, certamente estará utilizando um excelente recurso pedagógico.

Palavras-chave: Psicomotricidade, Educação Física Adaptada, Transtorno do Espectro Autista. ABSTRACT

The field research, descriptive and qualitative approach, aimed to evaluate the influence of psychomotricity on the development of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD). It was questioned whether the psychomotricity emphasized during recreational activities in adapted physical education would positively influence the global development of children with ASD. Data collection was done through an observational record form of psychomotor aspects and a battery of psychomotor assessment proposed by Mattos and Kabarite (2005), with adaptations by LÚRIA (1987). The data analysis was in accordance with observations of the psychomotor aspects collected during the proposed activities. As final considerations, it was observed that the research carried out indicates that the use of psychomotricity in adapted physical education classes can be an excellent strategy for achieving better results in global development and for children with ASD. It is believed that the contribution of this study to science is to show that it is possible to favor the psychomotor development of students with ASD during physical education classes. Thus, it is emphasized that if the teacher incorporates psychomotricity in his classes, he will certainly be using an excellent pedagogical resource.

Keywords: Psychomotricity, Adapted Physical Education, Autism Spectrum Disorder

1 INTRODUÇÃO

O autismo é denominado como um transtorno de espectro que se manifesta em torno do terceiro ano de vida da criança, causando prejuízos na interação social, alterações na comunicação e padrões limitados ou estereotipados de comportamentos e interesses (KLIN, 2006).

Historicamente a literatura aponta que o termo autismo foi concebido inicialmente no ano de 1911 pelo psiquiatra Eugen Bleuler, para descrever o afastamento do mundo exterior observado em indivíduos com esquizofrenia, por acreditar que tais indivíduos apresentavam déficit na comunicação, imaginação e perda de contato com a realidade. Sendo considerado por muitos outros autores como uma característica essencial de esquizofrenia o qual por muitos anos se definiu o autismo em um quadro de esquizofrenia infantil (CARRERA, 2014).

A Educação Física Adaptada é a educação que transforma as atividades tradicionais da educação física em atividades seguras e adequadas as capacidades funcionais de criança com necessidades especiais (STRAPASSON, 2002). Assim a educação física adaptada se utiliza de técnicas, métodos e formas de organizar os conteúdos da educação física com o propósito de atender as necessidades educativas especiais da criança com TEA (CIDADE; FREITAS, 2002).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (1999), a psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem e a sua relação ao seu mundo interno e externo por

(3)

meio do seu corpo em movimento. Pode estar relacionada ao processo de amadurecimento, no qual o próprio corpo do sujeito origina as aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. A psicomotricidade sustenta-se em três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

AZAMBUJA (2005) declara que a psicomotricidade pode ajudar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, pois a ação psicomotora é uma técnica que visa promover o desenvolvimento global e o conhecimento do seu próprio corpo, através das atividades lúdicas. Nesse sentido, instigou-nos saber se a psicomotricidade como um método de intervenção poderia ser capaz de melhorar alguns dos déficits que se manifestam em crianças com Transtorno do Espectro Autistas (TEA).

Esta pesquisa objetivou avaliar o desenvolvimento de crianças com TEA, através do uso da psicomotricidade nas aulas de atividades físicas adaptada, observando quais dentre os aspectos psicomotores: desenvolvimento da coordenação global, esquema corporal, equilíbrio, noção espacial e temporal, seriam mais evidenciados no processo de desenvolvimento global de crianças diagnosticadas com TEA a partir de um programa de atividades lúdicas composto por 18 sessões de atividades física psicomotoras.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA

A primeira descrição de autismo infantil ocorreu em 1943 pelo psiquiátrico Leo Kanner em seu artigo intitulado “Distúrbios Autisticos do Contato Afetivo” em que após observar grupo de onze crianças, notou a presença de algumas características em comum o qual denominou como “solidão autística extrema” que seria a dificuldade que essas crianças apresentavam em desenvolver contato afetivo e social. Kanner também detectou linguajar anormal, atrasos na aquisição da fala, aspectos físicos aparentemente normais, uma excelente função da memória e extrema necessidade em manter uma rotina e um ambiente sem alterações (MATSUKURA & SORAGNI, 2013).

Historicamente como aponta a literatura à biografia do autismo é marcada por uma série de alterações, segundo o autismo foi inserido em 1968 na categoria de psicose no Manual Diagnóstico e Estático de transtorno Mental (DSM II) como um quadro de esquizofrenia, permanecendo assim até 1980 quando então foi classificado pelo DSM III como distúrbio invasivo do desenvolvimento. Em 1991 foi nomeado pelo DSM IV como distúrbio global do desenvolvimento por configurar prejuízos invasivo e severo em diversas áreas do desenvolvimento (DIAS, 2015).

De acordo com Oliveira (2014) nos últimos anos muito se avançou em pesquisas científicas em busca da explicação da sua natureza etiológica e na melhoria da qualidade de vida de pessoas com TEA, porém sua causa ainda é mal conhecida e compreendida pela ciência. atenta que ainda

(4)

hoje o diagnóstico é impreciso e não é possível afirmar geneticamente sobre a incidência da síndrome. O autismo está inserido no grupo de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID), por apresentarem precocemente atrasos e desvios no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas, comportamentais (KLIN, 2006).

O avanço nas pesquisas e no diagnóstico do TEA ainda é fundamentalmente clinico e baseado nos critérios estabelecidos pela DSM – V (Manual de Diagnóstico e Estatístico da Sociedade Norte Americana de Psiquiatria) que serve como instrumento de orientação para o diagnostico clinico e pelo CID – 10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) que lista o transtorno do espectro autista conforme indicado nas Diretrizes de Atenção a Reabilitação de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) (BRASIL, 2014).

O diagnóstico que definem o autismo está relacionado na deficiência de interação social e na capacidade de iniciar ou manter uma conversação, retardo na linguagem verbal, deficiência em se comunicar através da linguagem corporal, e nos padrões de comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados (KLIN, 2006).

Em consoante a nova revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais da em sua V edição (2014), o autismo que antes era classificado como “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, descreve-se hoje como, Transtorno do Espectro Autista (TEA). A utilização do novo termo se dá pela variabilidade de características e intensidades a um grupo heterogêneo de doenças que varia de acordo com o nível de gravidade.

Classificado e denominado como um Transtorno do Neurodesenvolvimento passou a englobar atualmente transtornos antes denominados de autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno degenerativo da infância, e transtorno Asperger, todos em único grupo, passando a ser classificado de acordo com nível de gravidade que pode se apresentar de forma leve, moderada e grave, com déficits persistentes nas habilidades comunicativas, sociais e comportamentais (DSMV, 2014).

2.2 PSICOMOTRICIDADE

O termo psicomotricidade surge em um discurso médico, especificamente no campo da neurologia no início do século XIX, a partir da necessidade de identificar e nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras (LUSSAC, 2008). Nesse mesmo contexto, Fernandes e Barros (2015) dizem que, o termo psicomotricidade surgiu em Paris, capital da França e teve como principal precursor, o neurologista Ernest Dupré no ano 1907. Em seus estudos

(5)

clínicos, evidenciando a Síndrome da Debilidade Motora, realizou várias observações clínicas e detectou que existia uma estreita relação entre anomalias psicológicas e anomalias motrizes, levando em consideração a recordação do corpo passado, a valorização do corpo presente e a reabilitação do corpo futuro.

O grande pioneiro da psicomotricidade vista no campo científico foi o médico, psicólogo e pedagogo Henry Wallon que estudou o desenvolvimento neurológico de recém-nascido e da evolução psicomotora da criança. Wallon dizia que o movimento é a única expressão e o primeiro instrumento do psiquismo (FONSECA, apud, FALCÃO, 2005).

Segundo AZAMBUJA (2005), a psicomotricidade é a ciência que se utiliza do movimento corporal para através da educação, atingir outras aquisições mais elaboradas. O corpo é comunicação pura é por intermédio dele que transmitimos nossas emoções, sejam elas quais forem, são expressas por meio das mais diferentes formas de movimentos dos mais simples e involuntários aos mais complexos e elaborados.

De acordo com FALCÃO (2010) a psicomotricidade pretende transformar o corpo num instrumento de relação e expressão com o outro, criando condições que facilitarão a inter-relação entre a criança e a aprendizagem, através do seu corpo em movimento, ou seja, dirigindo o indivíduo em sua totalidade em seus aspectos motores, emocionais, afetivos, intelectuais e expressivos, dentro de um contexto sócio histórico cultural, permitindo a criança melhor sentir-se no espaço, no tempo, no mundo dos objetos.

O trabalho da Educação Psicomotora prevê a formação de uma base indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que, por meio de jogos e atividades lúdicas a criança se conscientize sobre seu corpo. Assim, a psicomotricidade é considerada o alicerce de maturação do indivíduo, o que a torna de fundamental relevância no processo de desenvolvimento infantil, por envolver os aspectos emocionais, cognitivos e de movimentos, de forma organizada, coordenada, temporal e sequencial (SANTOS & COSTA 2015).

Em consoante Le Boulch (2001), afirma que educação psicomotora deve ser considerada uma educação de base na escola primária indispensável, pois prepara todos os aprendizados pré-escolares, permitindo a criança a tomar consciência do seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, dominar o tempo, adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. A educação psicomotora permite prevenir inadaptações difíceis de corrigir quando já estruturadas.

(6)

2.3 EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E SUA RELAÇÃO COM A PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Resumidamente a educação física adaptada não diferencia da educação física em seus conteúdos, e sim nas condutas relacionadas da atuação do professor, que irá adaptar regras, estratégias metodológicas e de aplicabilidade dos conteúdos visando atender os educandos com necessidades educativas a participação nas atividades (SOARES et al., 1992).

A psicomotricidade é uma ferramenta utilizada pela educação física que tem como proposito promover o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, pois através das atividades psicomotoras é possível desenvolver satisfatoriamente todos os elementos psicomotores (AQUINO, et al 2012). Neste sentido a psicomotricidade e a sua relação com a educação física está fundamentada nas necessidades básicas indispensáveis ao desenvolvimento da crianças, juntas por intermédio de jogos e brincadeiras, influenciam positivamente no processo de maturação do indivíduo, uma vez que assegura a base de formação do desenvolvimento motriz, afetivo e psicológico, permitindo a conscientização da realidade do corpo das crianças (MOLINARI e SENS, 2003).

QUADRO 1 - DEMOSTRATIVO DOS ELEMENTOS PSICOMOTORES

Elementos

Psicomotores Definição Autor

Coordenação Motora Global

É a capacidade que o indivíduo tem de controlar e organizar e integrar grandes grupos musculares. Buscando a harmonia nos deslocamentos

FERREIRA (2000)

Esquema Corporal

É a tomada de consciência e organização da estruturação dos segmentos corporais.

LE BOULCH (2008)

Equilíbrio

O equilíbrio é base de toda coordenação corporal. O qual reúne um conjunto de aptidões estáticas e dinâmicas que engloba o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de deslocamento do corpo.

FONSECA (1995)

Noção Espacial

Orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de orientar-se diante de um espaço e de localiza os objetos em relação a si própria.

FONSECA (1995) Noção

Temporal

Organização temporal é a capacidade de avaliar o tempo

(7)

situar-se em relação aos acontecimentos e a duração dos mesmos.

STAES (1991)

Fonte: Ferreira (2000); Le Bouche (2008); Fonseca (1995); Meur & States (1991).

A educação psicomotora favorece que a criança tenha consciência dos elementos do seu corpo, promovendo o desenvolvimento das habilidades coordenativas, gestos e movimentos de uma forma harmônica para um maior domínio na lateralidade, no espaço e no tempo (LE BOULCH, 2001).

Portanto a educação física é um dos principais meios para o desenvolvimento da criança, e são através dos jogos psicomotores presentes nas atividades lúdicas que a criança se desenvolve plenamente, tornar-se um ser integral, pois o brincar, no desenvolvimento infantil possibilita seu crescimento de forma global, fornecendo oportunidades para que através das brincadeiras possa vivenciar diversas situações que utilize seu corpo, sua imaginação, seus sentimentos e que venha estabelecer uma relação consigo mesma, com outro e com o mundo que o cerca, para que assim venha se desenvolver os aspectos afetivos, social, motor e cognitivo (AZAMBUJA, 2005).

3 METODOLOGIA

Esta pesquisa de Campo, Descritiva e de natureza Qualitativa, baseou-se nos de Gil (2008). O estudo foi realizado no Laboratório de Atividades Físicas Adaptadas - LAFAD do Campus III da Universidade do Estado do Pará, tendo como amostra 04 (quatro) crianças na faixa etária de 07 (sete) a 12 (doze) anos, do sexo masculino e com diagnóstico de TEA. Os critérios de inclusão foram: apresentarem diagnóstico médico de TEA; faixa etária de 07 (sete) a 12 (doze) anos; de ambos os sexos; inscritas no LAFAD; apresentarem no mínimo 80% de frequência.

O procedimento de intervenção ocorreu por meio de 09 (nove) sessões/aulas atividades de atividades físicas de caráter lúdicas que após de realizadas foram repetidas fim de comparar se houve desenvolvimento dos elementos psicomotores totalizando um número de 18 sessões. O período de aplicação do programa ocorreu a partir do dia 05 de abril de 2018 até 14 de maio de 2018, o qual foi realizado 03 (três) vezes na semana, com duração média de 50 minutos, com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento da coordenação global, esquema corporal, equilíbrio, noção espacial e temporal.

Cada sessão desenvolveu-se da seguinte maneira:

1ª parte: ocorreu a análise observacional por meio de atividades lúdicas-avaliativas para o elemento

psicomotor a ser desenvolvido; 2ª parte: Intervenção - Visando reforço no domínio do elemento psicomotor avaliado; 3ª parte: reavaliação – Verificar se houve mudança no domínio do elemento psicomotor.

(8)

QUADRO 2 - Programa de intervenção - Proposições de sessões/aulas

Atividades Objetivos

Sessão 01. Reconhecendo as partes essenciais do corpo Desenvolver o esquema corporal.

Sessão 02. O mestre mandou. Desenvolver a noção espacial Sessão 03. Andando seguindo o ritmo Desenvolver a noção temporal Sessão 04. Pulo certeiro (pular dentro do círculo) e andando

sobre a corda

Desenvolver o equilíbrio.

Sessão 05. Vivo morto e imitando os animais Coordenação global Sessão 06. Quebra cabeça das partes do corpo humano e onde

está o meu (citar parte do corpo)

Desenvolver o esquema corporal

Sessão 07. Atividade de compreensão perceptiva temporal e espacial.

Desenvolver a noção espacial e temporal.

Sessão 08 Jogo da amarelinha e atividade de compreensão perceptiva temporal e espacial.

Desenvolver o equilíbrio

Sessão 09 Circuito psicomotor Coordenação global, equilíbrio e noção espacial e temporal. Sessão 10. Reconhecendo as partes essenciais do corpo Desenvolver o esquema

corporal.

Sessão 11. O mestre mandou Desenvolver a noção espacial Sessão 12. Andando seguindo o ritmo Desenvolver a noção temporal

Sessão 13. Pulo certeiro (pular dentro do círculo) e andando sobre a corda

Desenvolver o Equilíbrio.

Sessão 14 Vivo morto e imitando os animais Coordenação global

Sessão 15. Quebra cabeça das partes do corpo humano e onde está o meu (citar parte do corpo)

Esquema corporal

Sessão 16 Atividade de compreensão perceptiva temporal e espacial.

Desenvolver a noção espacial e temporal.

Sessão 17 Jogo da amarelinha Desenvolver o equilíbrio. Sessão 18 Circuito psicomotor Coordenação global, equilíbrio

(9)

Para coleta de dados utilizou-se ficha de registro observacional dos aspectos psicomotores e bateria de avaliação psicomotora proposta por Mattos e Kabarite (2005), com adaptações e conforme os pressupostos teóricos de LÚRIA (1987).

Está pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da Universidade Estadual do Pará – Curso de Educação Física - Campus III (CAAE: 85650618.1.0000.5167), de acordo com as normas da resolução 196/96 do Conselho Nacional de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Todos os responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assim como também os menores assinaram o Termo de Assentimento Livre Esclarecido.

Quadro 3. Resultados comparativos dos elementos psicomotores coletados individualmente no marco zero ou 1ª sessão/aula e na última sessão

Aluno Elementos Psicomotores Esquema Corporal Noção Espacial Noção Temporal Equilíbri o Coord. Global Esquema Corporal Noção Espacia l e Tempor al Equilíbri o *Circuito Coord. Global *S 1ª 10ª 2ª 11ª 3ª 12ª 4ª 13ª 5ª 14ª 6ª 15ª 7ª 16ª 8ª 17ª 9ª 18ª A 4 8 4 6 2 6 4 6 2 4 10 10 8 10 4 4 2 10 B 2 8 6 8 4 10 4 4 6 8 10 10 8 10 4 6 8 10 C 6 8 10 10 6 10 4 8 8 8 10 10 10 10 8 10 10 10 D 8 10 10 10 8 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 8 10

*O circuito foi composto pelos elementos (equilíbrio, orientação espacial, temporal e Coordenação global). *S – Sessões.

(10)

Ao analisar os elementos psicomotores propostos pela pesquisa através do diário de campo e da bateria de avaliação psicomotora observou-se que antes da intervenção, dois alunos apresentaram inicialmente um alto grau de deficiência na apropriação do esquema corporal, porém, ao longo das intervenções das atividades físicas psicomotoras percebeu-se um aumento substancial na percepção do seu corpo e na conscientização dos segmentos corporais.

Na sessão que se avaliou o equilíbrio, percebeu- se um alto índice de dificuldade dos alunos A, B e C em realizar as atividades que exigia utilização deste elemento, chegando ao final do teste apenas os alunos C e D com uma evolução satisfatória.

Nos estudos de Vasconcelos (2007), cujo objetivo foi avaliar os efeitos de um programa de psicomotricidade no desenvolvimento da coordenação crianças com transtorno do espectro autista, conclui-se que as crianças apresentaram um equilíbrio muito deficitário. No entanto, apesar de não se observarem diferença estaticamente significativa foi possível observar melhorias ao final do programa. Esses resultados foram semelhantes aos que encontramos na nossa pesquisa.

Na sessão que se propôs avaliar a noção espacial e temporal dois alunos também apresentaram dificuldade em realizar as atividades que requeriam o domínio noção espaço-temporal, porém, ao final do teste reavaliativo todos os alunos desta pesquisa tiverem excelentes resultados.

Tais resultados corroboram com os estudos de (AQUINO etal, 2012; LE BOULCH, 2001), citados como referências nesta pesquisa, os quais enfatizam que a psicomotricidade aliada à educação física por meio de jogos e atividades lúdicas é indispensável à evolução dos elementos psicomotores da criança, pois a partir do conhecimento do seu próprio corpo, aprendem a situar-se no espaço, dominar seu o tempo, adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos.

Na sessão que se avaliou o equilíbrio percebeu-se um alto índice de dificuldade dos alunos A, B e C em realizar as atividades que exigia a utilização deste elemento psicomotor, chegando ao final do teste reavaliativo apenas os alunos C e D com uma evolução satisfatória. O que vem a comprovar com teste de coordenação motora e preferencial manual

Na atividade denominada “circuito psicomotor” realizada propositalmente na última sessão em que os alunos já haviam trabalhado os elementos psicomotores nas outras atividades, apenas um aluno teve dificuldade realizar o circuito, porém ao final teste comparativo todos os alunos obtiveram excelente desempenho ao realizar esta atividade, pois demonstrarão harmonia e integração das suas capacidades motoras ao se deslocarem ao longo do circuito. O que vem a comprovar ser um importante instrumento facilitador de desenvolvimento para as crianças com TEA nas aulas de educação física.

(11)

Segundo Santos e Costa (2015), a psicomotricidade aliada à educação física, desenvolve a criança por completo, por ser uma ação educativa que se utiliza movimento natural com a finalidade de normalizar, completar ou aperfeiçoar o desenvolvimento global da criança.

Tomando como referência os resultados obtidos individualmente, foi possível constatar que os alunos participantes da pesquisa apresentaram ao longo das atividades físicas de caráter lúdico propostas, melhoras significativas nos aspectos sociais, motores e afetivos. Este resultado concorda com os estudos de AZAMBUJA (2005) quando diz que a psicomotricidade pode ser um instrumento facilitador capaz de promover a criança autista através de brincadeiras o desenvolvimento das suas capacidades motoras, facilitando a Inter-relação com o mundo externo.

4 CONCLUSÃO

Conclui-se neste estudo que o programa de intervenção psicomotora com atividades físicas adaptada de caráter lúdico utilizados nesta pesquisa pode influenciar positivamente no desenvolvimento global de crianças com TEA, pois ao longo das intervenções percebeu-se que os alunos da pesquisa tiveram avanço positivo no desenvolvimento dos elementos psicomotores e também uma maior concentração e segurança ao realizar as atividades e na inter-relação com os monitores do laboratório. Portanto, acredita-se que de fato a utilização da psicomotricidade junto às aulas de educação física adaptada é capaz de promover o desenvolvimento de crianças com TEA.

Neste sentido, a contribuição deste estudo para a ciência está em mostrar que é possível favorecer o desenvolvimento psicomotor de alunos com TEA durante as aulas de educação física, se o professor incorporar em suas aulas a psicomotricidade, certamente estará utilizando um recurso pedagógico de grande relevância.

Nesse sentido, espera-se que mais estudos sejam direcionados ao assunto a fim de contribuírem com os avanços no desenvolvimento de crianças com TEA nas aulas de educação física.

REFERÊNCIAS

Associação Americana de Psiquiatria, APA. DSM V – Manual diagnóstico e estatístico de

transtornos mentais. 5. ed.rev. – Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em:

<https://aempreendedora.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em: 06 de Novembro de 2017. Associação Brasileira de Psicomotricidade. Disponível em:

(12)

<https://psicomotricidade.com.br/historico-da-psicomotricidade/<http://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/> Acesso em 04 de maio de 2017.

AZAMBUJA. M. E.D. O Autismo Infantil na Psicomotricidade. 69 f. 2005, Monografia (Curso de Psicomotricidade) – Universidade Cândido Mendes Projeto a Vez do Mestre. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/monopdf/7/MARIA%20ELISA%20DUARTE%20DE%20AZAMBUJA.p df> Acesso em 13 de Novembro de 2018.

AQUINO. M.F.S. etal. Psicomotricidade como Ferramenta da Educação Física na Educação

Infantil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte, São Paulo,

v.4, n.14, p.245-257. Jan/Dez. 2012 INSS 1984-4956.

CARRERA. G. Transtorno de Aprendizado e Autismo. São Paulo. Grupo Cultural, 2014.

CIDADE, R.E. FREITAS, P.S. Noções Sobre Educação Física e Esportes para Pessoas

Portadoras de Deficiência. Uberlândia-MG, 1997.

DIAS, S. Asperger e sua síndrome em 1944 e na Atualidade. Revista Latioamaricana Psicopatologia Fundamental. São Paulo. V.18, n.2, p 307 313. Jun. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v18n2/1415-4714-rlpf-18-2-0307.pdf > Acesso em 25 de março de 2018.

FARIA, A.J. MAZZONETTO, F.W. A Importância da Educação Física no Ensino Infantil. Revista Digital. Buenos Aires. Edição 20, nº 203, abril, 2015. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd203/a-educacao-fisica-no-ensino-infantil.htm> Acesso em 18 de Março de 2018.

FALCÃO, H.T. Psicomotricidade na pré-escola: aprendo com o movimento. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) – Fundação Oswaldo Aranha Centro Universitário, Volta Redonda.

FERNANDES, D. G. D, BARROS, C. L. Psicomotricidade: Conceito e História. Revista Conexão Eletrônica. Três Lagoas. MS. V.12, n.1, Ano 2015. Disponível em:

<http://revistaconexao.aems.edu.br/wp-content/plugins/download-attachments/includes/download.php?id=1155> Acesso em 06 de março de 2018. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FONSECA. V. Manual de Observação Psicomotora: significação psiconeurológica dos Fatores Psicomotores. Porto Alegre. Artes Médicas, 1995.

KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira. Psiquiatria. São Paulo, v. 28, n.1 p.3-11, maio. 2006. Disponível em:

(13)

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000500002>. Acesso em: 19 de março. 2018.

LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor: Do nascimento até os 6 anos.7ª Edição. Porto Alegre: Artemed, 2001.

______ LE BOULCH, Jean. O corpo na escola no século XXI: práticas corporais. São Paulo. Phorte, 2008.

LURIA AR. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas; 1987.

LUSSAC, R.M.P. Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e intervenção profissional. Revista digital. Ano 13. Num 126. 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd126/psicomotricidade-historia-e-intervencao-profissional.htm> Acesso em 27 de março de 2018.

MATTOS, VL. KABARITE A. A construção do perfil psicomotor: um olhar além do desempenho. Coleção Resumida - Perfil Psicomotor. Rio de Janeiro: Editora Rio; 2005.

MATSUKURA, T.S. SORAGNI, M. Terapia Ocupacional e Autismo Infantil: Identificando Praticas de Intervenção e Pesquisas. Revista Baiana de Terapia Ocupacional. Maio; 2(1): 29-40.

2013. Disponível em:

<https://www5.bahiana.edu.br/index.php/terapiaocupacional/article/download/206/212> Acesso em 12 de Abril de 2018.

MEUR, A. STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo. Manole, 1991.

MINISTERIO DA SAUDE. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do

Espectro do Autismo (TEA). 2014. Disponível em:

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf> Acesso em 04 de abril de 2018.

MOLINARI, A.M; SENS, S.M. A Educação Física e sua Relação com a Psicomotricidade. Rev. PEC, Curitiba, v.3, n.1, p.85-93, jul. 2002-jul. 2003.

OLIVEIRA, C. Um retrato do autismo no Brasil. Revista Espaço Aberto da USP: São Paulo, Edição 170. 2014. Disponível em: <http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um-retrato-do-autismo-no-brasil> Acesso em 23 de novembro de 2017.

FERREIRA, C.A.M. Psicomotricidade da educação infantil à gerontologia. São Paulo Vozes. Lovise , 2000.

SANTOS. A. COSTA. G.M. A psicomotricidade na educação infantil: um enfoque psicopedagógico. Rev. Educação do Ideau, Alto Uruguai, v.10, n.22, p., jul. 2015-dez. 2015.

(14)

Semestral. Disponível em: <https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/278_1.pdf> Acesso em 16 de novembro de 2017.

STRAPASSON, A. M. Educação física adaptada. Bioatividade, Ano 1, Número 1. Rio Verde-GO: FESURV, 2002.

VASCONCELOS, T. Efeitos de um Programa Psicomotor em Indivíduos com Perturbações do

Espectro do Autismo: três Estudos de caso. 137 f. 2007, Monografia – Faculdade de Desporto da

Universidade do Porto. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/14814/2/38621.pdf Acesso em 18 de abril de 2017.

Referências

Documentos relacionados

Para efeito de aferição das competências e de avaliação do desempenho profissional, o/a concorrente terá de solucionar um problema concreto do mercado de

Crianças diagnosticadas com o Transtorno Global do Desenvolvimento apresentam desempenho psicomotor inferior ao esperado para idade cronológica.. Palavras-chave: Perfil

Este estudo teve como objetivo principal monitorar a fauna de cavernas areníticas do município de Altinópolis, São Paulo, trazendo dados sobre sua diversidade;

Em aulas de Educação Física, do projeto de Psicomotricidade Relacional do Curso de Educação Física, estudamos as relações interpessoais e o desenvolvimento do

É possível que os pacientes com asma quase fatal tenham uma resposta lenta ao tratamento, pois, durante o estudo, tiveram um maior número de exacerbações; porém, ao final de um

Em relação ao perfil dos pesquisados, verifica-se que os respondentes são pessoas altamente qualificadas (60,8% tem formação lato sensu/MBA) e que esse não é

• Presente no mínimo nos quartos-de-final nas suas últimas três presenças no EURO, a Itália nunca perdeu com a Turquia nos dez encontros anteriores (V7 E3) e sofreu apenas

1951, p. Ribeiro, construída a partir de dados indiretos, é determinante no pensamento dos autores a este respeito. Mesmo anos mais tarde, V. Leisner irá aprofundar aquela ideia mas