• Nenhum resultado encontrado

V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR LETRAS/ESPANHOL - GÊNERO MUSICAL CALLE 13

Vânia Ribeiro e Natália Mendes dos Santos(PIBIC/CNPq-UENP)1, Nerynei Meira Carneiro Bellini (Orientadora), e-mail: nerynei@uenp.edu.br. 1Bolsistas

de Iniciação à Docência PIBID/UENP.

Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus de Jacarezinho/ Centro de Letras, Comunicação e Artes.

Ensino, Subprojeto Interdisciplinar Letras Espanhol-Português.

Palavras- chave: Gêneros Discursivos, Plano de Trabalho Docente; Latino América.

Introdução

O Subprojeto Interdisciplinar Letras Espanhol-Português, eixo temático de Espanhol, associado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, intenta gerar aprendizados tanto na formação dos alunos em Letras (bolsistas do PIBID) quanto de alunos do centro de Línguas Modernas Estrangeiras (CELEM) de Jacarezinho, a partir do estudo da língua e cultura hispânica, evidenciando a relevância da miscigenação da identidade de pessoas latino-americanas.

Este trabalho tem por objetivo apresentar um Plano de Trabalho Docente pautado por (GASPARIN, 2009), pelos Bolsistas de Iniciação à Docência (BID), que atuam no Colégio Estadual Rui Barbosa, do município de Jacarezinho, sob a supervisão da Professora Márcia. O plano, exposto mais à frente, refere-se a uma canção do grupo Calle 13, de nome Latinoamérica, na qual os cantores são de diferentes países da América Latina.

Revisão de Literatura (Gêneros discursivos e Plano de Trabalho Docente)

(2)

Duarte e Perfeito (2014) postulam que os gêneros discursivos, de diferentes âmbitos, elegidos em ambientes escolares específicos, constituem o ponto de articulação disciplinar no ensino básico (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). “E os textos-enunciado são entendidos como objeto de ensino, visto serem estudados, lidos, falados, analisados como enunciados concretos e não como gêneros”. (DUARTE; PERFEITO, 2014, p. 32).

Neste intuito, o enunciado da canção Latinoamérica, da banda Calle 13, tematiza a cultura latino americana, a qual foi direcionado para a sala de aula, beneficiando-se a produtividade dos alunos nas dimensões dos gêneros1 (sua construção composicional e estilo) e de suas circunstâncias de produção.

Conforme exposto anteriormente, as atividades foram incitadas seguindo o modelo didático de Gasparin (2009), que, ao construir o Plano de Trabalho Docente, estabelece uma proposta de deslocamento didático voltada para as “três etapas do método dialético de construção do conhecimento: prática/teoria/prática”.

Plano de Trabalho Docente para a música Latinoamérica, de Calle 13

1. Prática social inicial (Atividades para serem desenvolvidas oralmente) 1.1 Anúncio dos conteúdos

- Música LatinoAmérica do grupo musical Calle 13; - A biografia dos autores da banda Calle 13,

- O contexto de produção;

-O conteúdo temático, notadamente as características, origem e identidades dos cantores.

1.2 Vivência cotidiana do conteúdo

Nota para o professor: As atividades apresentadas a seguir objetivam indicar ao docente o que os alunos conhecem sobre o conteúdo selecionado.

- Vocês já conheciam a música? - De que forma o conheceram? - A que gênero pertence à música? - O que vocês sabem sobre os cantores?

- Vocês conhecem alguma coisa relacionada a cultura latino-americana? - Qual a importância do conhecimento de culturas latinas?

1

(3)

Nota para o professor: A seguir, o educador deve fazer alguns questionamentos aos alunos sobre o que eles gostariam de saber a mais sobre o conteúdo apresentado, marcando as sugestões na lousa.

2. Problematização (As perguntas serão projetadas em slides e discutidas coletivamente)

2.1 Dimensão conceitual

- A canção Latinoamérica é gênero musical. Você sabe quais as principais características desse gênero?

- Você sabe o que significa as palavras cultura e latino-americana? (Ler e discutir a letra da música)

- O que você sabe sobre a cultura dos países latino-americanos?

2.2 Dimensão histórico-cultural

Você sabe quando surgiu a primeira música e quem a escreveu?

2.3 Dimensão social

- Qual a finalidade social da música Latinoamérica? Por que ela foi escrita?

- Em nosso meio social, quais seriam os protagonistas e personagens da música?

3. Instrumentalização (Nesta fase, as atividades devem ser respondidas por escrito, com a ajuda do professor – em duplas ou individualmente).

Atividades a serem realizadas antes do trabalho escrito: Ouvir repetidas vezes a letra da música Latinoamérica. Fazer oralmente a leitura da música e apresentar slides sobre a biografia do compositor e dos cantores da música.

3.1 Exemplos de questões referentes ao contexto de produção - Quem é o produtor deste gênero musical?

- Quem, normalmente, ouve esse tipo de música? - Qual a finalidade social desse gênero?

- Em que época ou momento a música foi escrita?

3.2 Exemplos de questões referentes ao conteúdo temático

- A partir do título da música, você pode dizer qual o tema/assunto tratado? No decorrer da música, esse tema/assunto se confirmou?

(4)

- A utilização da internet e dos sites de pesquisa rápida como o Google e Wikipédia podem contribuir para a veiculação e conhecimento desses tipos de músicas?

Nota para o Professor: Logo após resolver as questões, o professor deverá apresentar a música em questão e também slides com a letra da mesma.

4. Catarse

- Qual a finalidade social do gênero estudado?

- Qual é, afinal, o tema tratado na música Latinoamérica? - Quem são os possíveis destinatários deste gênero musical? - Qual a importância da cultura latino-americana?

- Por que o compositor da música retratou as diferentes culturas e etnias em uma música?

- Você considera relevante para o conhecimento do aluno brasileiro aprender sobre os países da América Latina? Explique.

Nota para o professor: Para encerrar as atividades, sugerimos que todos os alunos cantem a música para aprender a pronúncia da língua espanhola.

5. Prática Social Final

- Considerar a cultura latino-americana como parte integrante da identidade cultural brasileira;

- Identificar o processo de mestiçagem na formação da cultura e identidade brasileira.

Considerações Finais

Diante do apresentado, buscou-se, neste trabalho, mostrar algumas maneiras de se trabalhar um gênero tão notório e comum que envolva a cultura espanhola, ressaltando sua relevância na diversidade latino-americana e o modo como está enraizada em nossa história. Por meio de aulas ministradas junto ao Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), pudemos promover reflexões a respeito das identidades e caminhos para a valorização da cultura e história de povos latinos.

Espera-se, por fim, que os alunos universitários, em processo de formação docente, juntamente com os discentes da escola pública, vivenciem experiências e ações efetivas no contexto escolar para, posteriormente, gerarem práticas sociais significativas a eles e, também, à comunidade local onde estão inseridos.

(5)

BAKHTIN, M; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CALLE 13. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/calle-13/. Acessado em 17 de setembro de 2017.

DUARTE, P.C.O; PERFEITO, A. M. Uma proposta de análise linguística via texto-enunciado do gênero discursivo conto de fadas. In: SCOPARO, Tania Regina Montanha Toledo; MIQUELETTI, Eliane Aparecida; FRANCISCO, Eva Cristina; GABRIEL, Fábio Antonio (Org.). Estudos em linguagens: diálogos linguísticos, semióticos e literários. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.

Referências

Documentos relacionados

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

O que a lei não pode suportar, o que ela sente como uma ameaça intolerável, é a existência de uma violência que lhe seja exterior, ao contrário da violência (Gewalt) que vem de

Durantes as intervenções, foram debatidos: a origem do Universo pelo Big Bang, a formação da Terra, o surgimento de vida, a evolução das espécies; o gênero humano,

Após delimitado os temas no início do semestre de 2017, durante as semanas subsequentes, houve o preparo das atividades, com confecção dos planos de aula, seleção de material e

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

As ideias de Freire (2011), que mobilizam o conceito de contexto, nos fizeram perceber a importância de clarificar o que se desvelava na turma observada, com intuito

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released