• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO 2017 HABILIDADES QUE PRECISAM DE REVISÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "SIMULADO 2017 HABILIDADES QUE PRECISAM DE REVISÃO"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

SIMULADO 2017

REVISÃO DAS HABILIDADES DE MENOR DESEMPENHO

Analisando os primeiros dados do Simulado 2017, apresentamos os descritores que obtiveram percentual de acerto inferior a 50%. As habilidades neles descritas precisam de revisão imediata nas turmas de 5º e de 9º Ano.

Antes da revisão, deve haver a devolutiva das provas do Simulado, verificando o professor, junto a seus alunos, que lógica utilizaram para marcar as opções de resposta erradas, de forma a poderem demonstrar onde houve a falha e quais as possibilidades que permitiriam ao aluno chegar à resposta desejada. Este exercício constitui estratégia eficiente de recuperação da aprendizagem.

Em Língua Portuguesa, é importante que o professor: utilize grande variedade de tipologia textual, realize leitura comentada de textos em sala de aula e volte a trabalhar as habilidades com baixo desempenho, algumas das quais já deveriam estar consolidadas no 9º Ano.

Em Matemática, é essencial que o professor: trabalhe a interpretação de problemas, desenvolva o raciocínio lógico-matemático, verifique as operações matemáticas feitas pelo aluno para chegar ao resultado e exercite com os alunos a escrita de como chegaram ao resultado encontrado.

Nos resultados a seguir, estão assinalados em amarelo os descritores que apresentaram resultado fraco nos dois anos de escolaridade. Apresentamos, também, algumas orientações sobre o trabalho com as habilidades previstas nesses descritores.

5º ANO /LP

QUESTÃO CÓDIGO DESCRITOR %

ACERTO 10 iD11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. 39,2 11 iD7 Identificar conflito gerador do enredo e os elementos que

constroem a narrativa. 26,8

14 iD2

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

25,4 15 iD3 Inferir o sentido de uma palavra ou uma expressão. 44,7 17 iD10 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor

e o interlocutor de um texto. 36,1

19 iD12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,

(2)

- Análise dos descritores:

Questão 10 - Descritor: iD11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

A questão 10 avaliou uma das habilidades que mais apresentam dificuldade para os alunos: distinguir um fato da opinião relativa ao fato. Apenas cerca de 40% dos alunos a acertou, ao marcar a opção B.

Conforme orienta o MEC/INEP (in: PDE PROVA BRASIL/2011), “essa habilidade é avaliada por meio de um texto, no qual o aluno é solicitado a distinguir as partes dele referentes a um fato e as relativas a uma opinião relacionada ao fato apresentado, expressa pelo autor, narrador ou por algum personagem.

Os alunos precisam perceber que opinião é uma manifestação de julgamento sobre alguém ou alguma coisa, é o modo de ver alguém ou alguma coisa, envolvendo uma atribuição de qualidade, enquanto fato é a narrativa de um acontecimento, de uma ação, de uma constatação, mesmo que no mundo da ficção.

“Para trabalhar em sala de aula a habilidade de estabelecer a diferença entre fato e opinião sobre o fato, sugerimos que o professor recorra a gêneros textuais variados, especialmente os que apresentam estrutura narrativa como contos (fragmentos) e crônicas. Os textos argumentativos também se prestam para trabalhar essa habilidade. Porém, é importante que o professor leve o aluno a compreender as situações criadas pelos instrumentos gramaticais, como as expressões adverbiais e as denotativas, em vez de limitar o trabalho à mera referencialidade ou influência externa de intromissão do locutor/produtor/narrador no texto.”(in: PDE – PROVA BRASIL/2011)

Questão 11 – Descritor: iD17: Identificar conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

A questão pedia a qualificação da atitude da personagem diante de um fato e apenas cerca de 25% dos alunos acertou, ao marcar a opção D. Importante notar que mais de 30% dos alunos assinalou a opção B. É preciso, pois, que o professor retome o estudo da narrativa, com foco na descrição dos personagens, pois a falta de entendimento dela é que levou os alunos às opções incorretas.

Como sugere o MEC/INEP, o professor “deve partir de textos simples em que pode ser observada, com maior facilidade, a estrutura organizacional dos textos, solicitando que ele indique as partes que os compõem. Paulatinamente, ele deve ir utilizando textos mais complexos e solicitar produções nas quais ele explicite o início, o desenvolvimento e o fim de narrativas, com suas dinâmicas geradoras”. (in: PDE – PROVA BRASIL/2011)

Cabe salientar que esse descritor pode abordar:

(3)

c) identificar acontecimento/fato que desencadeia o desenlace/desfecho narrativo, bem como o clímax e o equilíbrio.” (MEC/INEP – Nota Técnica para Explicação dos Descritores da Matriz de Referência da Prova Brasil)

Questão 14 - Descritor: iD2: Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.

A habilidade cobrada neste item é básica para o entendimento de um texto, além de ser necessária à escrita de um texto fluente. O resultado mostra que os alunos apresentam grande dificuldade nela: apenas um quarto dos alunos acertou, ao assinalar a opção C (convites). Chama a atenção o fato de que a maioria dos alunos 60,6% - marcou a opção B (convidados, expressão que só vai aparecer no 2º parágrafo do texto).

Isto nos faz enfatizar a necessidade de retomada desse tópico pelo professor. Conforme sinaliza o MEC (in: PDE PROVA BRASIL/2011), “o professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve levá-los a perceber a relação que as palavras, frases e parágrafos de um texto mantêm entre si. Os textos verbais de gêneros variados prestam-se a esse tipo de exercício. Sugere-se que sejam trabalhadas nos textos as relações de sentido que se estabelecem entre os enunciados que compõem o texto, fazendo com que a interpretação de um elemento qualquer seja dependente da do outro.

É preciso ainda, conforme aponta o MEC (in: PDE - PROVA BRASIL/2011), perceber que “diferentes partes de um texto podem estar interligadas por uma expressão que se repete literalmente ou que é substituída por um pronome, um sinônimo, um hiperônimo, por exemplo. Por essas vias, nada no texto está solto. Tudo continua e se articula numa rede de relações, de forma que o texto resulta numa unidade, num todo articulado e coerente”.

Questão 15 Descritor: iD3 - Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão. Nesta questão, menos de 50% dos alunos acertou, ao marcar a opção C, porém cerca de 25 por cento dos alunos assinalou a opção B.

Como sugere o MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011), para desenvolver essa habilidade, é preciso que “os professores trabalhem com os alunos os sentidos que as palavras e as expressões podem adquirir em determinado contexto. Em razão disso, a atividade de leitura não pode considerar o texto como depósito de significados (sinônimos e antônimos).

(4)

Questão 17 - Descritor: iD10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

No percentual de marcação em cada opção, percebe-se que cerca de 1/3 dos alunos assinalou o gabarito (B) e outro 1/3 marcou a opção A (distrator).

Nesta situação, é preciso perguntar: Qual foi o raciocínio dos que acertaram? Qual foi o raciocínio que conduziu os alunos a respostas equivocadas? Perceber o raciocínio dos alunos é essencial para que o professor possa rever com êxito as habilidades que ainda não foram aprendidas. E mais: para ter certeza de qual raciocínio o aluno utilizou, é necessário que, na devolutiva da prova, o professor pergunte isso aos alunos!

Vejamos como o MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011) orienta o que itens dessa habilidade podem abordar:

“Essa habilidade é avaliada em textos nos quais o aluno é solicitado a identificar o locutor e o interlocutor nos diversos domínios sociais, como também são exploradas as possíveis variações da fala: linguagem rural, urbana, formal, informal, incluindo as linguagens relacionadas a determinados domínios sociais, como cerimônias religiosas, escola, clube etc.

Com este item, podemos avaliar a habilidade do aluno em identificar as marcas linguísticas que evidenciam o domínio social, ou seja, o ambiente em que a palavra “tá” é mais comumente empregada em vez de “está”: se na escola ou em conversa com os amigos. O aluno também é solicitado a identificar se essa mesma marca linguística “tá” é normalmente estudada nas gramáticas ou encontrada nos livros técnicos.”

É preciso, pois, que o professor oriente o aluno para a necessidade de perceber o sentido das opções em seu contexto.

Sugere o MEC/INEP (in: PDE PROVA BRASIL/2011) que “o professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com larga utilização das variantes linguísticas. Temos, como exemplo, letras de música onde aparecem variantes de pronomes de tratamento, tirinhas, especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário, narrativas etc.

No entanto, é de fundamental importância que o professor, ao lidar com alunos que utilizam exemplos da língua não-padrão, identifique as diferenças e conscientize os alunos quanto a essas diferenças.”

Questão 19 - Descritor: iD12: Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

(5)

Essa situação sinaliza a necessidade de retomar essa habilidade com os alunos, explicando-lhes o papel dos elementos coesivos e como perceber a ideia que trazem para o texto.

Os elementos coesivos (conjunções, preposições, advérbios) apontam diversas relações semânticas (causalidade, comparação, condição, adição, oposição, tempo, lugar etc.) que tecem o texto. Os alunos precisam identificá-los e compreender sua função textual, o que favorece a apreensão da coerência do texto. E vão necessitar desse conhecimento para a construção de seus próprios textos.

5º ANO/MAT

QUESTÃO CÓD. DESCRITOR %

ACERTO

29/7 iD5

Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.

42,3

30/8 iD7 Resolver problemas significativos, utilizando unidades de

medida padronizadas, como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml. 38,8

31/9 iD20

Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

23,7

32/10 iD23 Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e

moedas do Sistema Monetário Brasileiro. 28,6

33/11 iD26 Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%,

50%, 100%). 26,6

34/12 iD21 Identificar diferentes representações de um mesmo número

racional. 17,1

35/13 iD22 Identificar a localização de números racionais representados na

forma decimal na reta numérica. 33,7

36/14 iD11 Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de

figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. 47,3 37/15 iD15 Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas

diversas ordens. 21,3

38/16 iD7 Resolver problemas significativos, utilizando unidades de

medida padronizadas, como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml. 44,5 40/18 iD18 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de

números naturais. 36,4

(6)

- Análise dos descritores:

Questão 29 – Descritor: Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.

Esta questão apresenta resultado preocupante: enquanto 42,3% dos alunos acertou, marcando a opção B, outros 42,1% errou, assinalando a opção A, o que aponta a necessidade de o professor voltar a trabalhar essa habilidade com os alunos.

Como explica o MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011), esse descritor “avalia a habilidade de o aluno reconhecer a manutenção ou a alteração do perímetro e da área de um polígono em ampliações ou reduções da figura, com o apoio de malhas quadriculadas. As situações-problema podem trazer, também, a transferência da figura de um lugar a outro ou ainda a realização de um giro na posição dela”.

E sugere: “É importante que o aluno utilize o recurso da malha quadriculada para construir essa habilidade. O professor poderá sugerir que o aluno faça desenhos de figuras geométricas em cadernos quadriculados e os reproduza em tamanhos di-ferenciados. Essas atividades contribuem para que o aluno desenvolva a ideia de proporcionalidade, pois ele tem a oportunidade de contar os quadradinhos corres-pondentes aos lados das figuras e concluir em quantas vezes a figura foi ampliada ou reduzida”.

Questões 30 e 38 – Descritor: iD7 - Resolver problemas significativos, utilizando unidades de medida padronizadas, como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.

Esta questão visa verificar se o aluno sabe lidar com a correspondência de medidas, ou seja, a transformação de uma medida em outra.

Essa correspondência de medidas, que precisa ser revista com todas as turmas, pode ser facilmente trabalhada no concreto, por meio de um copo de medidas, daqueles que são usados na cozinha para o preparo de receitas. Além disso, é preciso mostrar aos alunos como ler o enunciado de um problema. Ainda na resolução de problemas, duas boas atividades são pedir ao aluno para escrever como resolveu o problema, ou seja, o passo a passo do raciocínio, e registrar, tanto nos exercícios quanto nas provas, as operações matemáticas realizadas.

(7)

Deve-se trabalhar também o estabelecimento da relação entre a medida de uma dada grandeza e um número. Este é um aspecto de fundamental importância, porque é também por meio dele que o aluno ampliará seu domínio numérico e compreenderá que as medidas têm um caráter de precisão que deve ser respeitado. Logo os decimais são quase uma constante nas medidas. Isso gera necessidade de esse tema ser tratado na escola com forte apoio na percepção real e concreta de cada tipo de medida e unidade”.

Questão 31 Descritor: iD20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

A questão, que pedia uma operação simples para resolver o problema a multiplicação, teve índice de acerto de apenas 24% (opção D), enquanto a opção A foi marcada por quase 60% dos alunos! Esta opção era o resultado da soma dos dois números apresentados no problema.

Observa o MEC/INEP (in: PDE PROVA BRASIL/2011): “Um grande número de situações práticas do cotidiano do aluno deve ser trabalhado em sala de aula para que os alunos percebam a ideia de divisão, ou partilha, como subtrações sucessivas, assim como a multiplicação, como adições sucessivas. O aluno deve ser, também, estimulado a criticar os resultados obtidos, verificando que o resultado de uma multiplicação (com números naturais positivos) não pode ser menor que cada um dos números envolvidos e o inverso quanto à divisão”.

Questão 32 Descritor: iD23 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.

A questão exigia, para resolver o problema, três operações (uma multiplicação, uma subtração e uma divisão) com números decimais, mas, antes disso, era necessário entender o enunciado do problema. Nem 30% dos alunos acertou a opção correta: B. Os demais alunos dividiram-se quase que igualmente entre as três outras opções. Essa habilidade precisa ser trabalhada a partir do concreto (usando-se moedas) e é necessário que o professor investigue se os alunos compreenderam o enunciado do problema. Analisar enunciados de problemas é o primeiro passo para o aluno poder resolvê-los.

Como explica o MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011): Essa habilidade é avaliada por meio da resolução de problemas que se relacionam ao cotidiano, associados à manipulação de dinheiro. Podem ser exploradas as operações de adição e subtração com decimais que representam quantidades monetárias e as operações de multiplicação e divisão de um decimal que representa quantidades monetárias por um número natural.

(8)

(imitação de dinheiro), refletindo sobre os procedimentos que fazem, de forma a possibilitar a compreensão de quais podem ser as operações envolvidas; levar para a sala de aula folhetos de propaganda de produtos de supermercado ou de móveis e de eletrodomésticos para simular situações reais de compra, venda, troco, exercício de escolha de objetos para compra, obedecendo a limites e critérios para os valores envolvidos.”

Questão 33 Descritor: iD26 - Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

A questão demandava duas operações: o cálculo de 25% dos alunos com menos de 10 anos e a subtração do total de alunos menos o resultado desse cálculo. Cerca de 27% dos alunos acertaram, ao marcar a opção B, mas cerca de 60% dos alunos dividiram-se entre as opções A e D. Investigar o porquê dessas marcações é ponto de partida para o professor, conhecendo o raciocínio feito pelos alunos, poder ensiná-los com maior chance de sucesso.

O MEC/INEP explica que “esta habilidade é avaliada por meio de situações -problema contextualizadas, presentes no cotidiano do aluno. É oportuno explorar os conceitos de desconto e lucro em compras”. E sugere: “Inicialmente, o professor pode selecionar diferentes conjuntos que apresentem um total de cem objetos. Por exemplo: bolas, brinquedos, roupas etc. É possível com isso fazer uma leitura apropriada do conceito de porcentagem. Por exemplo: no conjunto de 100 bolas, 50 delas correspondem a cinquenta por cento e lê-se 50%. Dessa forma, o professor vai manipulando quantidades para apresentar os percentuais destacados. Atividades mais elaboradas devem ser introduzidas no decorrer do processo. São inúmeros os problemas oriundos do contexto do aluno que podem ser explorados: porcentagem de alunos, porcentagem de questões de prova, porcentagem de reajuste salarial, porcentagem de aprovação de determinado candidato etc.”.

Questão 34 Descritor: iD21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.

Esta questão, que pedia para identificar a representação decimal de uma fração, teve apenas 17% de acerto! Importante sinalizar que 66% dos alunos marcou a opção B, entendendo que ½ é igual a 1,2. É preciso que o aluno saiba fazer a operação adequada para transformar uma fração num decimal ou em percentual.

Como sugere o MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011), faz-se necessário desenvolver “atividades nas quais, a partir de números racionais na forma fracionária, efetue-se a divisão do numerador pelo denominador, obtendo-se o correspondente decimal. Este decimal, por sua vez, quando multiplicado por 100, representa a forma percentual do número racional”.

(9)

A questão, que solicitava a marcação da reta numérica com os números colocados na devida ordenação, foi acertada por apenas 1/3 dos alunos que marcaram a opção B. Os demais dividiram-se quase que de forma igualitária, entre as demais opções.

Esse assunto deve ser retomado com os alunos e é preciso mostrar que os números racionais possuem diversas formas de representação, como as frações e os decimais. Se eles souberem associar estas formas, poderão mais facilmente compreender a localização de um número racional na reta numérica. É preciso, pois, mostrar, por exemplo, que 2/3 corresponde a 0,666667; logo, tem de estar entre 0 e 1. E que -3 sobre 2 corresponde a 1,5; logo, tem de estar entre -2 e -1.

Para desenvolver essa habilidade, o MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011) sugere que “durante o desenvolvimento dessa habilidade, o professor pode utilizar instrumentos de medição que contenham subdivisões. Por exemplo: termômetro, régua, trenas, fitas métricas. Situações-problema elaboradas com estes suportes evidenciam a forma decimal dos números. O professor pode, também, construir com seus alunos uma grande reta numérica e fixá-la em uma parede da sala e sugerir que os alunos acrescentem diversos números racionais a ela.

Questão 36 – Descritor: iD11 - Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

A questão, que pedia a medida do contorno de uma cruz desenhada numa malha quadriculada, teve quase 50% de acerto (gabarito – opção A), mas cerca de 1/3 dos alunos marcou a opção C, confundindo perímetro com área.

Cremos que, ao desenvolver essa habilidade em sala de aula, devem ser apresentadas situações-problema contextualizadas e, sempre que possível, trabalhar com o concreto. As malhas quadriculadas são de grande utilidade para isso.

O próprio MEC/INEP, em seu manual PDE PROVA BRASIL/2011, sinaliza: “Algumas atividades são importantes durante o processo de construção do conceito de perímetro. Atividades que mostrem como se mede uma corda, uma folha de cartolina, uma folha de papel A4, o piso da própria sala de aula podem ser executadas facilmente em sala. Cabe destacar que a habilidade prevê o cálculo de perímetro contando os lados dos quadrados formados em malha quadriculada. Assim, a construção de malhas quadriculadas pelo próprio aluno e o desenho de figuras poligonais para o cálculo de perímetros, devem ser bastante exercitados em sala de aula.

Questão 37 Descritor: iD15 - Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

(10)

O MEC/INEP (in: PDE PROVA BRASIL/2011) especifica esse descritor: “Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno decompor os números naturais em suas ordens: unidades, dezenas, centenas e milhares.

Essa habilidade deve ser avaliada por meio de problemas contextualizados que explorem a decomposição numérica, como, por exemplo, saber que o número 324 comporta 3 centenas, 2 dezenas e 4 unidades. Os números usados nos problemas devem ser variados em magnitude e na colocação dos zeros.

Há uma série de atividades relacionadas a essa habilidade que podem ser ex-ploradas pelo professor. Essas atividades devem tratar basicamente de reconhecer o número, identificá-lo e quantificá-lo em termos de unidades, dezenas, centenas, uni-dade de milhar, dezena de milhar e assim por diante. O reconhecimento de valores em notas fiscais, recibos, extratos bancários, contas a pagar são alguns exemplos que podem facilitar a construção da ideia central.”

Sinalizamos que, ao trabalhar essa habilidade, o professor deve utilizar o ábaco, o material dourado e o quadro valor de lugar, além de discutir o significado de dezena, centena etc.

Questão 40 – Descritor: iD18 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

Esta questão, que exigia apenas duas operações (a soma dos peixes e sua multiplicação pelo número de aquários), foi acertada por apenas 36% dos alunos. Interessante notar que 58% dos alunos dividiram-se igualmente entre as opções A e B. Cremos que aqui interferiu, mais uma vez, a questão da compreensão do que é solicitado pelo problema.

O MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011) sugere que, “para calcular corretamente uma multiplicação ou uma divisão, é importante que o aluno não só memorize passos a seguir, mecanicamente, mas compreenda a finalidade dessas operações e possa encontrar procedimentos para chegar aos resultados. Isso dará a eles a segurança sobre o que devem fazer e a possibilidade de analisarem criticamente os resultados obtidos. Para desenvolver essa habilidade, o professor pode propor atividades como: trabalhar estratégias para cálculo mental na multiplicação, usando aproximação e compensação; trabalhar multiplicação por decomposição; entre outras”.

Questão 41 Descritor: iD8 - Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

Esta questão, que pedia a transformação de dias em horas, teve acerto de apenas 41% (gabarito: B). Note-se que cerca de 25% dos alunos assinalou a opção A, demonstrando que, mesmo sabendo a operação a fazer, erraram na conta.

(11)

estimulando-se, por exemplo, a contagem do tempo decorrido entre o início e o fim de um evento.

Sobre o trabalho com essa habilidade, o MEC/INEP (in: PDE PROVA BRASIL/2011) orienta:

Há uma variedade muito grande de modelos de relógio. O professor pode utilizar esse leque de modelos para iniciar o trabalho com unidades de medidas de tempo. É interessante contextualizar cada relógio com suas respectivas épocas. A ampulheta é um ótimo exemplo de medição de tempo utilizada pelos antepassados; uma outra experiência simples é a do relógio de sol, que utiliza a projeção da sombra para marcar o tempo. Outros tipos de relógios utilizados que podem enriquecer a aprendizagem são: pêndulo, relógio de bolso, relógio digital etc.

Uma outra etapa da aprendizagem dessa habilidade diz respeito à ideia de múltiplos e submúltiplos. O aluno deve identificar, por meio de contagens simples, que uma semana tem sete dias, um dia possui vinte e quatro horas, uma hora tem sessenta minutos e um minuto tem sessenta segundos”.

9º ANO/LP

QUESTÃO CÓD. DESCRITOR %

ACERTO 36/10 fD17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da

pontuação e de outras notações. 49,4

37/11 fD8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos

para sustentá-la. 32,3

39/13 fD10 Identificar conflito gerador do enredo e os elementos que

constroem a narrativa. 39,1

40/14 fD14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. 43,6 41/15 fD15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,

marcadas por conjunções, advérbios, etc. 43,6 42/16 fD21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões

relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. 46,3 44/18 fD3 Inferir o sentido de uma palavra ou uma expressão. 25,6 46/20 fD17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da

pontuação e de outras notações. 41,0

47/21 fD9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. 40,3 Obs.: 36/10 – O primeiro número é o da questão na prova./O segundo número é o da questão no DESESC.

- Análise dos descritores:

(12)

Este item pedia que o aluno reconhecesse o sentido que o uso de determinado sinal de pontuação atribui ao texto. Na questão 36, que pedia o efeito de sentido das reticências, quase 50% dos alunos acertou marcando a opção B, mas 31% marcou a opção A. Já na questão 46, que abordava vários sinais de pontuação, cerca de 40% dos alunos assinalou a opção A (gabarito). O restante dos alunos dividiu-se quase que igualmente entre as outras três opções de resposta (distratores).

O desenvolvimento dessa habilidade pede que o professor, ao discutir textos em sala de aula, chame a atenção dos alunos para os sinais de pontuação e demais notações, estimulando seus alunos a deduzir que sentido trazem para o texto. É preciso que o aluno perceba que, “além de estarem vinculados intimamente à coerência do texto, esses sinais (de pontuação) podem acumular outras funções discursivas, como aquelas ligadas à ênfase, à reformulação ou à justificação de certos segmentos. Nessa perspectiva, a pontuação tem de ser vista muito mais além; isto é, não são simples sinais para separar ou marcar segmentos da superfície do texto” (in: PDE PROVA BRASIL/2011). E sugere: “Ao longo do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com gêneros textuais que utilizam largamente esses recursos, como propagandas, reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar orientando-os efeitorientando-os de sentido dorientando-os sinais de pontuação (travessão, interrogação, exclamação, reticências, etc.) e das notações (itálico, negrito, caixa alta, entre outros) como elementos significativos para construção de sentidos.” (in: PDE – PROVA BRASIL/2011).

Questão 37 - Descritor: fD8 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Nota-se que apenas cerca de 1/3 dos alunos acertou a questão deste descritor, mas quase 45% assinalou a opção A. É preciso entender por que os alunos foram atraídos para a opção marcada, pois só assim o professor pode desconstruir o erro e apontar as pistas que conduzem à correta intepretação do texto.

Vejamos como o MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011) orienta o que itens dessa habilidade podem abordar:

“Expor uma tese, naturalmente, exige a apresentação de argumentos que a fundamentem. Ou seja, os argumentos apresentados funcionam como razões ou como fundamentos de que a tese defendida tem sentido e consistência. Nas práticas sociais que envolvem a proposição de um certo posicionamento ou ponto de vista, a estratégia de oferecer argumentos – não por acaso chamada de argumentação – é um recurso de primeira importância.

Um item relacionado a esse descritor deve levar o aluno a identificar, em uma passagem de caráter argumentativo, as razões oferecidas em defesa do posiciona-mento assumido pelo autor.

(13)

primeiramente, reconheça o ponto de vista que está sendo defendido e relacione os argumentos usados para sustentá-lo.”

É necessário que o professor, ao ler um texto argumentativo, discuta com seus alunos qual a posição do autor quanto ao assunto tratado e que argumentos são usados para defendê-la.

Como explica o MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011), este descritor pede que se identifiquem “os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação entre a tese e seus argumentos.

O professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver a habilidade de identificar as teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-las. Essa tarefa exige que o leitor, primeiramente, reconheça o ponto de vista que está sendo defendido para depois relacionar os argumentos usados para sustentá-lo. O grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais de uma tese”.

Questão 39 - Descritor: fD10 - Identificar conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Ver comentário da Questão 11 do 5º Ano.

Questão 40 - Descritor: fD14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Ver comentário da Questão 10 do 5º Ano.

Questão 41 - Descritor: fD15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

Ver comentário da Questão 19 do 5º Ano.

Questão 42 Descritor: fD21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Esta questão, que pedia a análise de dois textos para identificar se as posições neles defendidas eram semelhantes ou distintas, foi acertada por cerca de 46% dos alunos que assinalaram a opção B, mas pouco mais de 20% marcaram a opção A.

Conforme sinaliza o MEC/INEP (in: PDE PROVA BRASIL/2011), dois ou mais textos que desenvolvem o mesmo tema podem ser confrontados para se procurar perceber os pontos em que tais textos divergem. Também pode acontecer de um único texto apresentar opiniões distintas em relação a um mesmo fato. A habilidade para estabelecer esses pontos divergentes é de grande relevância na vida social de cada um, pois, constantemente, somos submetidos a informações e opiniões distintas acerca de um fato ou de um tema”.

(14)

autônomo, dotado da capacidade de se posicionar e transformar a realidade ao inferir as possíveis intenções do autor marcadas no texto e ao identificar referências intertextuais presentes no texto”.

Questão 44 – Descritor: fD3 - Inferir o sentido de uma palavra ou uma expressão. Ver comentário da Questão 15 do 5º Ano.

Questão 47 – Descritor: fD9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Essa questão, que pedia a identificação do que é ideia principal e o que é secundário num texto, foi acertada apenas por cerca de 40% dos alunos. Note-se que os demais alunos dividiram-se de forma quase igual entre as três outras opções de resposta, o que deve levar o professor a verificar o que levou os alunos a fazerem essas opções.

O MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011), esclarece que “um item voltado para a avaliação dessa habilidade deve levar o aluno a distinguir, entre uma série de segmentos, aqueles que constituem elementos principais ou secundários do texto. É comum, entre os alunos, confundir “partes secundárias” do texto com a “parte principal”. A construção dessa competência é muito importante para desenvolver a habilidade de resumir textos. Perceber essa hierarquia das informações, das ideias, dos argumentos presentes em um texto constitui uma habilidade fundamental para a constituição de um leitor crítico e maduro.

(15)

9º ANO/MAT

QUESTÃO CÓD. DESCRITOR %

ACERTO 9 fD30 Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica. 44,3 10 fD12 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de

figuras planas. 10,4

11 fD31 Resolver problema que envolva equação do 2° grau. 28,5 12 fD21 Reconhecer as diferentes representações de um número

racional. 28,5

13 fD32 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade

observada em sequências de números ou figuras (padrões). 28,7 14 fD35 Identificar a relação entre as representações algébrica e

geométrica de um sistema de equações do 1º grau. 33,2 15 fD22 Identificar fração como representação que pode estar associada

a diferentes significados. 12,6

16 fD24

Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal,

identificando a existência de “ordens” como décimos,

centésimos e milésimos.

27,9

17 fD32 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade

observada em sequências de números ou figuras (padrões). 39,8 18 fD13 Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras

planas. 30,4

19 fD20

Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

35,1

- Análise dos descritores:

Questão 9 – Descritor: fD30 Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

A questão, que solicitava ao aluno a substituição das variáveis da expressão por números inteiros dados, teve índice de acerto de 44% (gabarito B), o que é aquém do esperado. Note-se que quase 30% dos alunos foi na opção C. Cabe salientar que, na resolução de expressões algébricas, a questão dos sinais costuma ser o dificultador para os alunos.

(16)

Questão 10 Descritor: fD12 - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

Ver comentário da Questão 36 do 5º Ano. Interessante ver que quase 60% dos alunos assinalou a opção A: calcularam a área, em vez do perímetro, ou não souberam

interpretar o problema, ou “chutaram” a primeira opção? Esta é uma habilidade que já deveria

estar consolidada no 9º Ano.

Questão 11 – Descritor: fD31 - Resolver problema que envolva equação do 2° grau.

A questão, que pedia a identificação do valor de “x” numa equação a partir da área de

um quadrado, teve índice incrivelmente baixo de acerto: apenas 29% dos alunos marcou o gabarito, a opção A. Interessante ver que cerca de 55% dos alunos se dividiu entre as opções B e C: dificuldade no entendimento do problema ou erro de cálculo?

Instrui o MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011) que “as atividades em sala de aula para facilitar essa habilidade devem iniciar-se com representações simples de sentenças matemáticas que expressam uma situação do contexto e, gradativamente, evoluir para a construção de equações do 2º grau”.

Questão 12 – Descritor: fD21 - Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

A questão solicitava a transformação de um número decimal em sua forma fracionária. Apenas 29% dos alunos assinalou a opção correta: A. Chama a atenção que cerca de 54% dos alunos dividiu-se entre as opções C e D. Por quê? Dialogar com os alunos na devolutiva da prova auxiliará o professor a localizar onde está a dificuldade deles.

Aconselha o MEC/INEP (in: PDE PROVA BRASIL/2011) a utilização de “atividades nas quais, a partir de números racionais na forma fracionária, efetua-se a divisão do numerador pelo denominador, obtendo-se o correspondente decimal. Este decimal, por sua vez, quando multiplicado por 100, representa a forma percentual do número racional”. E, para passar de decimal para fração, deve-se transformar o decimal em décimos, colocando-o sobre 10, e, se necessário, simplificar a fração.

Questões 13 e 17 Descritor: fD32 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).

(17)

de 40%, que marcaram a opção B, mas quase 30% assinalou a opção A (distrator). Será que compreenderam o que é uma regularidade em sequências? Ou falharam por não dominarem as operações com sinais?

O MEC/INEP (in: PDE PROVA BRASIL/2011) explica que “essa habilidade, que requer essencialmente raciocínio, pode ser desenvolvida com atividades, inicialmente simples, nas quais trabalha-se com o dobro de um número, o triplo, o consecutivo, até chegar a relações mais complexas. O desenvolvimento do raciocínio para itens desse tipo requer a resolução de um grande número de exemplos.

Questão 14 – Distrator: fD35 - Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações do 1º grau.

A questão, que solicitava a indicação do gráfico cartesiano que representava um dado sistema, foi acertada apenas por 1/3 dos alunos, que cravaram a opção A. Cerca de 58% dos alunos dividiu-se entre as opções B e D (distratores).

Diz-nos o MEC/INEP (in: PDE – PROVA BRASIL/2011) que “o professor deve mostrar que a solução de um sistema do primeiro grau pode ser expressa por um par ordenado e esse par representa um ponto no sistema cartesiano. O ponto corresponde à interseção de duas retas que são as representações gráficas das equações do sistema proposto”.

Questão 15 Distrator: fD22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

A questão, que pedia a identificação de vários sentidos de uma mesma fração, teve índica de acerto muito baixo: apenas cerca de 13% dos alunos marcou a opção B, o gabarito. Mas quase 68% dos alunos assinalou a opção C (distrator), não percebendo que a primeira situação podia ser representada por 2/5, enquanto a última não podia.

Para desenvolver essa habilidade, sugere o MEC/INEP o uso de diversas atividades nas quais, inicialmente, os alunos devem representar frações utilizando materiais concretos (recortando em cartolina, isopor etc.) e, posteriormente, escrever as frações correspondentes às situações-problema propostas.

Questão 16 – Descritor: fD24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.

(18)

Questão 18 Descritor: fD13 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

A questão, que solicitava o cálculo da área de um retângulo, foi acertada por apenas 30% dos alunos, que marcaram a opção C (gabarito). O que surpreende é que mais de 50% dos alunos assinalou a opção B (distrator), confundindo área com perímetro. Essa é uma habilidade que já devia estar dominada por alunos que estão no 9º Ano.

Segundo o MEC/INEP, deve o professor, para desenvolver tal habilidade, “v aler-se de exemplos concretos como o piso e as paredes da sala de aula para fixar o cálculo de área de retângulos e mostrar que a área de um triângulo é obtida como metade da área de um retângulo (dividindo este por uma de suas diagonais). Outros polígonos podem ser desmembrados em retângulos e triângulos para o cálculo de sua área. Para o cálculo de áreas de setores circulares, esses devem ser apresentados como frações do círculo”.

Questão 19 – Descritor: fD20 - Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

A questão, que pedia o cálculo da diferença de dois números numa escala, sendo um deles negativo, teve acerto de apenas 35% dos alunos, que marcaram a opção D (gabarito). Cumpre ressaltar que quase 50% dos alunos assinalou a opção B (distrator), ignorando o sinal de negativo de um dos números. Essa habilidade também já deveria estar consolidada no 9º Ano.

(19)

Antonio Augusto Alves Mateus Filho Assessor II da E/SUBE

Danielle de Almeida González Grifo de Sousa Gerente de Avaliação

Selma Regina Alves Kronemberger Eliane Cristina Arnosti Santos Pellegrino Assistentes Aline Lima Vieira Ana Lucia Seabra Cátia Valéria Fernandes da Silva Letícia Maria de Souza Côrtes Priscila Matos Resinentti Rachel Vilas Boas de Souza de Siqueira Equipe

Rio de Janeiro Setembro/2017

Referências

Documentos relacionados

Casas da comunidade Escola Posto de Saúde Associação de Moradores Igrejas Clube de Mães ONG´s Creches Comércio Indústrias Governo Casas da comunidade Escola Posto de

Um chiclete ou toco de cigarro jogado na rua atrai outro chiclete ou toco de cigarro. Uma garrafa pet atirada na pista pela janela de um carro induz a que outro

[r]

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

Devido às características do Sistema Brasileiro, o Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Potência (POSHP) pode ser clas- sicado como um problema de

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A opção por um ou outro tipo de massalote - ou mesmo a utilização dos dois tipos numa mesma peça - como pode ser observado na Figura V.7, implica no conhecimento