• Nenhum resultado encontrado

Efeito do nucleopoliedrovírus de Spodoptera frugiperda sobre a lagarta-do-cartucho. - Portal Embrapa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Efeito do nucleopoliedrovírus de Spodoptera frugiperda sobre a lagarta-do-cartucho. - Portal Embrapa"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

E F E IT O D O N U C L E O P O L IE D R O V IR U S DE Spodoptera frugiperda S O B R E A L A G A R T A -D O -C A R T U C H O

Maria Aico W ATANABE * Aline de Holanda Nunes M AIA * Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente. Caixa Postal, 69, Cep 13820-000, Jaguariúna, SP, Brasil.

R E S U M O - A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, é eficientem ente controlada pelo seu nucleopoliedrovírus, mas ainda não existe comprovação experimental de sua especificidade. Para testar o efeito deste vírus, foi realizado um experimento em que a lagarta-da-soja e o bicho-da-seda, além da lagarta-do-cartucho, foram submetidos a 0,1 mL de uma suspensão viral contendo 1,0 x 10® poliedros/m L. A sobrevivência da lagarta-do-cartucho foi significativam ente Inferior às da lagarta-da- soja e do bicho-da-seda. Não foram observadas diferenças significativas entre as sobrevivências das últimas duas espécies. Concluiu-se que o nucleopoliedrovírus de Spodoptera frugiperda atua eficientem ente sobre sua lagarta e que foi inócuo para as outras espécies estudadas.

P A L A V R A S -C H A V E A D IC IO N A IS : biopesticida viral; controle biológico; milho; lagarta-da- soja; A nticarsia gemmataiis\ bicho-da-seda; Bom byx mori.

W A T A N A B E , M . A .; M A IA , A . d e H. N . E ffe c t o f Spodoptera frugiperda n u c ie o p o ly h e d ro v iru s on fa li a rm y w o rm . C ie n tífic a , J a b o tic a b a l, v .3 1 , n .2 , p .1 5 1 - 1 5 5 , 2 0 0 3 .

. A B S T R A C T - The fail armyworm Spodoptera frugiperda is efficie n tly controlled by its nucieopolyhedrovirus, but there is not yet an experimental evidence of its specificity. To test the effect of this virus, an experiment was conducted in which the velvetbean caterpillar, the silkworm and the fall armyworm were subm itted to 0,1 mL of a viral suspension containing 1,0 x 10® polyhedra/m L. The survival of the fall armyworm was significantly inferior to those of velbetbean caterpillar and silkworm. No significant differences were observed between the survival of the last two species. It was concluded that the Spodoptera frugiperda nucieopolyhedrovirus acts e fficiently on its caterpillar and it proved to be innocuous fo r the other species tested.

. A D D IT IO N A L K E Y W O R D S : viral pesticide; biological control; maize; velvetbean caterpillar; A nticarsia gemmatalis\ silkworm; Bom byx mori.

(2)

IN T R O D U Ç Ã O

M A TE R IA L E M É TO D O S

A lagarta-do-cartucho, Spodoptera

frugiperda, é considerada a praga mais

im portante da cultura do milho (CRUZ, 1996). Na ausência de controle, chega a ocasionar 34% de perda de produção de grãos (CARVALHO, 1970; CRUZ, 1996).

Foi descoberto, em campos de milho no Paraná, um vírus de poliedrose nuclear atacando a lagarta-do-cartucho (MOSCA- RDI & KASTELIC, 1985). Posteriormente, a ocorrência dessa infecção foi confirmada em Sete Lagoas, MG (VALICENTE & CRUZ, 1991). Vários experimentos foram realizados com esse vírus, para testa r o e feito de diferentes concentrações na mortalidade de lagartas-do-cartucho que se encontravam em diferentes idades, bem como o efeito do tempo de armazenamento do vírus na manutenção da virulência (VALICENTE & CRUZ, 1991).

Os vírus de poliedrose nuclear, em sua maioria, são considerados específicos à espécie de insetos que atacam, mas, no caso do nucleopoliedrovírus de S.

frugiperda SfNPV, ainda não existem

provas experimentais dessa especificidade, nem sobre a provável maior sensibilidade da lagarta-do-cartucho a esse entomopatóge- no. Para elucidar essa questão, lagartas-do- cartucho, lagartas-da-soja {Anticarsia

gemmatalis) e bichos-da-seda {Bom byx

mori) foram tratados com 0,1 mL de sus­

pensão de SfN P V contendo 1,0 x 10 ® poliedros/m L.

Foi proposto um teste estatístico (HARDIN et al., 1996) para fazer a análise de sobrevivência de insetos, usando teste log-rank (MANTEL, 1966) para comparação de pares de tratam entos e o método Kaplan-M eier (KAPLAN & MEIER, 1958) para construção de distribuição de sobre­ vivência de diferentes espécies de insetos submetidos a determinados tratamentos, quando existem dados censurados e não- censurados.

A partir de uma formulação em pó molhável do SfNPV (nucleopoliedrovírus de

Spodoptera frugiperda) procedente da

Embrapa Milho e Sorgo localizada em Sete Lagoas, MG, preparou-se uma suspensão contendo 1,0 x 10® potiedros/m L. Doses de 0,1 mL dessa preparação foram utilizadas para tra ta r as dietas artificiais de lagarta- do-cartucho, (CRUZ, 1994) e de lagarta-da- soja (HO FFM ANN -C AM PO et al., 1985). As. lagartas foram mantidas individualmente em copos de plástico com 50 mL de capacidade fechados com tampa de acrílico, e o bicho-da-seda, mantido individualmente em placas de Petri com 9 cm de diâmetro. Os insetos das parcelas testemunha foram alimentados com dietas (lagarta-do- cartucho e lagarta-da-soja) ou folhas de amoreira (bicho-da-seda) tratadas com água destilada. Cada tratam ento foi aplicado a um lote de 20 insetos, sendo, assim, o delineamento experimental in te i­ ramente casualizado, com seis tratam entos e 20 repetições. O experimento foi realizado em condições de laboratório com tem pe­ ratura de 25 ±_ 2°C e fotofase de 12 horas. As avaliações quanto ã ocorrência de mor­ talidade foram realizadas diariamente.

Com os dados obtidos no tratam ento com SfNPV, foram construídas curvas de sobrevivência pelo método Kaplan-Meier (KAPLAN & MEIER, 1958). A homoge­ neidade dos pares de curvas de sobrevi­ vência foi avaliada pelo teste log-rank (MANTEL, 1966) conforme a proposta de HARDIN et al. (1996), determinando-se os valores de % ^ (chi-quadrado) e as respec­ tivas probabilidades. Foi feita também a determinação dos percentuais 25, 50 e 75 da distribuição dos tempos de sobrevivên­ cia.

As mortalidades na fase imatura de insetos tratados com SfN P V foram com ­ paradas com os respectivos controles pelo teste bicaudal exato de Fisher. Para a avaliação da mortalidade na fase imatura de

(3)

insetos tratados com SfNPV, foram estimadas as porcentagens de observações com censura à esquerda. As sobrevivências dos insetos tratados com SfPN V foram comparadas duas a duas pelo teste log-rank (MANTEL, 1966), estimando-se as proba­ bilidades de as estatísticas serem maiores que o valor crítico em nível de 5% de probabilidade.

R E S U LTA D O S

Chegaram à idade adulta 45% das lagartas-do-cartucho tratadas com SfNPV. O percentual, para a lagarta-da-soja, foi de 90%, e, para o bicho-da-seda, 55%. No tratam ento testemunha, chegaram à idade adulta 95% das lagartas-do-cartucho, 100% das lagartas-da-soja e 95% dos bichos-da- seda. Comparando-se as sobrevivências de cada espécie de inseto tratado com SfNPV com os respectivos controles, houve maior mortalidade em lagartas-do-cartucho tra ta ­ das com vírus que naquelas tratadas com água destilada. A probabilidade de que essa diferença seja devida ao acaso é de 1,45 x 10 . As mortalidades em outras espécies de insetos tratados com SfNPV não mos­ traram diferenças significativas em relação aos seus controles.

A comparação da curva de sobre­ vivência das lagartas-do-cartucho tratadas com SfN P V (LCNPV) e das lagartas-da- soja (LSNPV) conduziu ao valor de % ^ do teste log-rank de 9,13 (p = 0,0025), que é altam ente significativo, sendo, assim, as

curvas heterogêneas (Tabela 1). Houve sobrevivência significativamente menor de lagarta-do-cartucho que de lagarta-da-soja, mostrando o efeito mais acentuado desse vírus sobre a primeira espécie de inseto.

Comparando-se a curva de sobre­ vivência das lagartas-do-cartucho tratadas com SfNPV e a dos bichos-da-seda tratados com o mesmo vírus (BSNPV), obteve-se o valor de % ^ de 6,27 (p = 0,0123), significativo, sendo as curvas hete­ rogêneas. Isso mostra também que houve sobrevivência menor de lagarta-do-cartucho (Tabela 1 e Figura 1). Ressalte-se que os 45% de bichos-da-seda não morreram por infecção, mas por causas desconhecidas.

A comparação da curva de sobre­ vivência da lagarta-da-soja (LSNPV) com a do bicho-da-seda (BSNPV) forneceu valor de X ^ de 0,24 (p = 0,6209), que não é significativo. Assim, não se obsen/ou dife­ rença entre as sobrevivências dessas es­ pécies, sendo significativam ente maiores que a da lagarta-do-cartucho (Tabela 1 e Figura 1).

O percentual de 25% de mortalidade em lagartas-do-cartucho tratadas com SfNPV foi alcançado sete dias após o tratam ento e o percentual 50% (mediana), aos 11,5 dias. Para o bicho-da-seda, o percentual de 25% foi alcançado somente 20,5 dias após o tratamento. Quanto à mortalidade das lagartas-da-soja, não chegou ao percentual 25%, tendo chegado à idade adulta 90% das larvas submetidas ao tratam ento viral (Tabela 2).

Contraste Graus de liberdade Probabilidade ^

L C N P V 2 X LS N P V " 9,13 1 0,0025 **

LCNPV XBSNPV® 6,27 1 0,0123 *

LSNPV XB S N P V 0,24 1 0,6209

’ Valores de x ^ d o teste log-rank para homogeneidade das curvas de sobrevivência

^Valores de probabilidade menores que 0,01 são significativos em nível de 1%, valores entre 0,01 e 0,05 são significativos em nível de 5% e valores maiores que 0,05 não são significativos.

^Lagartas-do-cartucho tratadas com nucleopolledrovírus de Spodoptera frugiperda ''Lagartas-da-soja tratadas com o mesmo vírus

® Bichos-da-seda tratados com o mesmo vírus

(4)

D IS C U S S Ã O

Os resultados do presente experi­ mento mostram que SfNPV age mais acentuadamente sobre a lagarta-do- cartücho, sendo inócuo para a lagarta-da- soja e o bicho-da-seda, concordando com os resultados obtidos em experimentos

anteriores (MOSCARDl, 1983; MOSCAR- Dl, 1998); VALICENTE, F. H., CRUZ, 1991).

Todavia, é preciso ainda testar o SfNPV em doses maiores que 1,0 x 10® poliedros/m L e incluindo outras espécies de lepidópteros, para que possa ser consi­ derado específico à lagarta-do-cartucho.

Tabela 2 - Percentuais 25, 50 (mediana) e 75% de distribuição dos tempos de vida de lagartas- do-cartucho, lagartas-da-soja e bichos-da-seda tratados com nucleopoliedrovírus de

Spodoptera frugiperda

Tratamento 25% 50% 75%

L C N P V ' 7,0 11,5

-L S N P V " - -

-B S N P V 2 20,5 -

-' Lagartas-do-cartucho tratadas com nucleopoliedrovírus de Spodoptera frugiperda ^ Lagartas-da-soja tratadas com o mesmo vírus

^ Bichos-da-seda tratados com o mesmo vírus

ISO-BÛ

70-53

ec-

50-a?

AO-o ÍG-CO 1C-"1 iC 15 D/as 20 3 Û □ - a - e 5SNPV O -e -^ LCNPV ISNPV

Figura 1 - Distribuição de sobrevivência de lagarta-do-cartucho' (LCNPV), lagarta-da-soja (LSNPV) e bicho-da-seda (BSNPV) tratados com nucleopoliedrovírus de Spodoptera frugiperda

(5)

C O N C L U S Ã O

O nucleopoliedrovírus de Spodoptera

frugiperda atua eficientem ente sobre sua

lagarta e foi inócuo para as outras espécies estudadas.

REFER ENCIAS

CARVALHO, R. P. L. D a n o , flu tu a ç ã o da p o p u la ç ã o , c o n tro le e c o m p o rta m e n to d e Spodoptera frugiperda ( J . E. S m ith , 1 7 9 7 ) e s u s c e p tib ilid a d e d e d ife re n te s g e n ó tip o s d e m ilh o em co n d iç õ e s d e cam po . 1970. 170f. Tese (Doutorado em Agronomia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1970.

CRUZ, I. Determinação dos instares de

Spodoptera frugiperda em lagartas

alimentadas com diferentes dietas. In: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. R e la tó rio té c n ic o a n u a l do C e n tro N a c io n a l de P e s q u is a d e M ilh o e S o rg o . Sete Lagoas: C entro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, 1992. v.6, p.76-77, 1994. CRUZ, I. A la g a rta do c a rtu c h o na c u ltu ra d e m ilho. Sete Lagoas: Em brapa/C N PM S, 1996. 45p. (Circular Técnica, 21).

HARDIN, J. M.; WILLERS, J. L ; WAGNER, T. L. Nonparametric multiple comparisons of survivorship Distributions. J o u rn a l o f E conom ic E n to m o lo g y, College Park, V.89, p.715-721, 1996.

HOFFM ANN-CAMPO, C. B.; OLIVEIRA, E. B.; MOSCARDI, F. C ria ç ã o m ass al da la g a rta da soja Anticarsia gemmatalis. Londrina: Em brapa/CNPSo,

1985. 21 p. (Documentos, 10).

KAPLAN, E. L ; MEIER, P. Nonparametric estimation from incomplete observations. J o u rn a l o f th e A m e ric a n S ta tis tic a l A s s o c ia tio n , W ashington, v.53, p.457- 481, 1958.

MANTEL, N. Evaluation of survival data and tw o new rank over order statistics arising in its consideration. C a n c e r C h e m o th e ra p y R e p o rts , Bethesda, v.50, p.63-170, 1966. MOSCARDI, F. U tiliz a ç ã o d e Baculovirus anticarsia no c o n tro le d a la g a rta da soja Anticarsia gemmatalis. Londrina: Em brapa/CNPSo, 1983. 21 p. (Comunicado Técnico, 23).

MOSCARDI, F. Utilização de vírus entomopatogênico em campo. In: ALVES, S. B. C o n tro le m ic ro b ia n o d e insetos. Piracicaba: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 1998. p.509-539.

MOSCARDI, F.; KASTELIC, J. G.

O c o rrê n c ia d e v íru s d e p o lie d ro s e n u c le a r e v íru s d e g ra n u lö s e em p o p u la ç õ e s d e Spodoptera frugiperda a ta c a n d o soja na re g iã o d e S e rta n e ja , PR. Londrina:

Em brapa/CNPSo, 1985. 49p.

(Documentos, 15).

VALICENTE, F. H.; CRUZ, I. C o n tro le b io ló g ic o d a la g a rta do c a rtu c h o com

o Baculovirus. Sete Lagoas:

Em brapa/C N PM S, 1991. 23p. (Circular Técnica,15).

Referências

Documentos relacionados

O mesmo pode acontecer com a obra artística que é produzida em função de um mediador, ou seja, como uma representação ou um símbolo, pois o sentido não está na obra, mas fora

Encerramos o trimestre com uma posição de caixa e aplicações financeiras de alta liquidez de R$ 259,6 milhões, que servirão para: garantir a expansão e modernização das

Sendo assim, o uso de baterias automotivas de chumbo-ácido representa uma inteligente opção para obter uma fonte farta e barata de Pb para a produção de células

Pochmann (1998) amplia ainda mais esse contexto, diferenciando o desemprego em outros 4 tipos: a) Desemprego de Inserção – que atinge a população com menos de 25 anos de idade e

16 RBAC: “ REGULAMENTOS BRASILEIROS DE AVIAÇÃO CIVIL” – (a) estabelecer padrões mínimos de segurança para a aviação civil brasileira com base nos padrões e

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

Por último , testa-se se essas medidas de produtividade são associadas com a presença de multinacionais em cada setor, e como essa associação depende das

Quanto à relação entre queixa auditiva e sexo, assim como nesse estudo, também observou-se a não ocor- rência de relação entre essas duas variáveis no estudo de Marini, Halpern