• Nenhum resultado encontrado

Estatísticas e retrospectos da Educação a distância no Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estatísticas e retrospectos da Educação a distância no Brasil"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)Revista de Educação Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009. ESTATÍSTICAS E RETROSPECTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. Augusto Sousa da Silva Filho Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte. RESUMO. augustofilho@ufmg.br. A educação a distância caminha lado a lado com as novas tecnologias de comunicação e informação. Com o surgimento da rede mundial de computadores a educação a distância encontrou o ambiente ideal para o seu crescimento. Desta forma, existe a necessidade de discussões sobre a forma de utilização da educação a distância pelas instituições de ensino, no sentido de coibir as instituições meramente mercantilistas e primar-se pela qualidade no ensino da educação a distância. O Brasil já percebeu que a educação a distância pode ser um importante parceiro para alcançar brasileiros nas regiões mais distantes e lhe proporcionar uma educação de qualidade. Este artigo mostra um retrospecto da educação a distância no Brasil, além de estatísticas de crescimento da educação a distância no Brasil nos últimos anos. Palavras-Chave: educação a distância; tecnologias de comunicação; estatísticas descritivas; censo escolar.. ABSTRACT Distance education goes hand in hand with the new technologies of communication and information. With the emergence of the World Wide Web distance education found the ideal environment for their growth. Thus, there is a need for discussions on how to use distance education institutions in order to curb the purely mercantilist institutions and distinguish itself by the quality of teaching in distance education. Brazil has already realized that distance education can be an important partner in Brazil to reach more distant regions and provide a quality education. This article shows a flashback of distance education in Brazil, and growth statistics of distance education in Brazil in recent years. Keywords: distance education; communication technologies; descriptive statistics.. Anhanguera Educacional Ltda. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 2000 Valinhos, São Paulo CEP 13.278-181 rc.ipade@aesapar.com Coordenação Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Informe Técnico Recebido em: 19/2/2010 Avaliado em: 13/3/2011 Publicação: 18 de agosto de 2011. 165.

(2) 166. Estatísticas e retrospectos da Educação a distância no Brasil. 1.. INTRODUÇÃO Cada vez mais o telefone celular, a internet, o e-mails, o MSN, Skype, as redes sociais, e outras ferramentas de comunicação fazem parte da vida dos jovens. O que para eles é visto com extrema naturalidade. É natural que a educação formal já se veja diante da prerrogativa da necessidade da utilização dessa tecnologia no processo de aprendizagem e diante destas novas tecnologias a educação a distância tem apresentado um grande salto. O seu crescimento tem mostrado direções no sentido de contribuir para a formação de profissionais que estejam aptos para a nova realidade do mercado de trabalho. As universidades já se deram conta desta realidade e promovem cursos de graduação à distância e pós-graduação proporcionando acesso à educação superior para alunos em diversas partes do Brasil. Historicamente, toda essa evolução da tecnologia de comunicação, tem suas origens no povo chinês, pois foram os primeiros a fazerem a impressão de um livro, mas foi Johannes Gensfleisch, conhecido como Johannes Gutenberg, no ano de 1397 o criador do processo de impressão com tipos móveis, ou seja, a tipografia. A sua invenção proporcionou o surgimento do jornal, em 1609, um instrumento de circulação de informação que ao longo dos séculos ganhou difusão e diversificação. Em 1837, Samuel Morse inventou o telégrafo, contribuindo para o avanço da tecnologia, pois sua descoberta impulsionou a criação do telefone, por Alexander Granhan Bell. O sistema de telefonia é contemporaneamente fundamental ao funcionamento do mundo digital. “Inventor é um homem que olha para o mundo em torno de si e não fica satisfeito com as coisas como elas são. Ele quer melhorar tudo o que vê e aperfeiçoar o mundo. É perseguido por uma idéia, possuído pelo espírito da invenção e não descansa enquanto não materializa seus projetos”. Alexander Graham Bell.. Em 1839 os franceses Louis Daguerre e Joseph Nièce dão surgimento a fotografia. Santaella comenta: Foi a fotografia que tornou pela primeira vez evidente, colocando na face dos nossos olhos, a irremediável separação entre signo e objeto. Fez ruir a ilusão da representação, dissolvendo a miragem de uma relação idílica entre o signo que representa e o objeto representado. Depois da fotografia, nossa consciência de linguagem se tornou maliciosa. (SANTAELLA, 1992, p.96).. Em 1895, os irmãos Lumiére dão início ao cinema, apresentando a primeira sessão de projeção em Paris. A partir da criação da fotografia e do cinema passou a ser possível utilizar tais técnicas nas instituições escolares permitindo desta forma, a. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(3) Augusto Sousa da Silva Filho. 167. interpretação da realidade, abordagens temáticas, assim como diversas interligações que se fazem possíveis via análise, debate e interação mediatizada. Em 1840, o italiano Guglielmo Marconi, dá inicio a era do rádio. A sua invenção ganhou em popularidade, pois o poder de penetração do rádio era e ainda contínua sendo muito grande e somando a isso ao fato de que os ouvintes não necessitavam ser alfabetizados para que compreendessem o que era veiculado, o que não pode ser dito da imprensa que quando de sua invenção era um meio de comunicação restrito a uma minoria alfabetizada. O maior salto qualitativo tecnológico nas comunicações pode ser caracterizado pelo surgimento da televisão, agregando sons e imagens (rádio e cinema). No entanto a televisão só começou a sua era definitiva como instrumento de comunicação em massa a partir da década de 40, com a sua produção em larga escala. Com antenas de transmissão e sinais via satélite, a televisão pode ser considerada o maior meio de comunicação em massa do século XX. Todas as descobertas descritas anteriormente são de fundamental importância e as suas descobertas abriram caminho para a revolução tecnológica atual, caracterizada pelo advento do computador pessoal. O período histórico em que vivemos é marcado por uma crescente capacidade de comunicação entre as pessoas de todo o planeta, graças ao avanço da informática e a criação da rede mundial de computadores. Esta nova revolução nas comunicações influencia de forma significativa os métodos educacionais de ensino, tornado-os abertos a novas discussões e novas abordagens de ensino.. 2.. TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A cada dia todos os professores e alunos se vêem cercados por novas tecnologias de comunicação e informação. É necessário que o professor se mantenha informado e atualizado com as novas tecnologias que o cercam. Para Santos: Estamos num momento especial na história da Educação, num ínterim entre o giz e o computador. Essa transição gera expectativas, impõe novas posturas para se organizar e gerenciar uma escola, uma sala de aula, pessoas. É importante re-situar as funções do professor, de seu trabalho no tempo, aproveitando suas experiências, frutos de uma história, e que indicam a necessidade de se adotar novas posturas para que as mudanças emergentes do mundo sejam acompanhadas. A adoção de novas posturas pertence a todos que estão comprometidos com a ação educativa.. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(4) 168. Estatísticas e retrospectos da Educação a distância no Brasil. A utilização das novas tecnologias de educação em sala de aula deve ser encarada pelo professor como uma forma de auxílio em suas explanações. O professor do século XXI deve ser capaz de utilizar as novas tecnologias como um parceiro e transformar as suas aulas em focos de conhecimento baseados nas velhas formas de educar e nas novas tecnologias. Como as novas tecnologias aplicadas à educação caminham a passos mais largos do que podemos acompanhar é sempre bom estarmos apoiados nas experiências de colegas, de modo que possamos nos preparar para utilizar as ferramentas da melhor forma possível. O conhecimento mínimo de internet, msn, e-mails, sistemas operacionais, editores de texto e planilhas eletrônicas é de fundamental importância para o professor do século XXI. Os tutoriais de apoio são sempre bem vindos e fazem parte da bibliografia básica de muitas disciplinas ministradas. Neste novo cenário, o professor deve sempre recorrer à ajuda de colegas e alunos e principalmente ter em mente que essa parceria não é sinal de fraqueza, pois o professor sempre terá o respeito da turma à medida que demonstre conhecimentos profundos em sua área de atuação.. 3.. HISTORICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Pinheiro (2002) nos coloca como marco inicial da educação a distância as cartas escritas no início da era cristã para disseminar a boa nova do senhor, evoluindo para a invenção da imprensa por Guttenberg, talvez o grande marco inicial para a disseminação da palavra escrita, já que antes, todos os livros eram copiados manualmente demandando tempo e dinheiro. Ainda segundo Pinheiro (2002), as mensagens escritas, constituíram-se na primeira estratégia de estabelecer comunicação personalizada quando a distância não permitia o encontro dos interlocutores. No início do século XX até a Segunda guerra mundial, várias experiências foram adotadas, ocasião em que as metodologias aplicadas ao ensino por correspondência se desenvolveram melhor, e que posteriormente, foram fortemente influenciadas pela introdução de novos meios de comunicação de massa, como o rádio, que deu origem a projetos importantes, principalmente no meio rural. Almeida comenta: Na Segunda Guerra Mundial, soldados americanos já estudavam a distância. “Foi no pós-guerra, com a necessidade de formar profissionais rapidamente para que dessem. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(5) Augusto Sousa da Silva Filho. 169. conta de reconstruir os países da Europa, principalmente, que a educação a distância teve um grande impulso”.. Em meados dos anos 60 teve início na França e Inglaterra ações no campo da educação secundária e superior relacionadas a educação a distância, com destaque para a University of London. A University of London tem mais de 40 mil alunos em 180 países. Os seus alunos já foram agraciados com cinco prêmios Nobel. O mais ilustre, o expresidente da África do Sul, Nelson Mandella, fez o curso de Direito por correspondência diretamente da prisão. No quadro a seguir é apresentado a evolução histórica da EAD, segundo Moore (1996). Quadro 1. Gerações da Educação a Distância. Geração. Início. Características. 1 a.. Até 1970. Estudo por correspondência, no qual o principal meio de comunicação eram materiais impressos, geralmente um guia de estudo, com tarefas ou outros exercícios enviados pelo correio.. a. 2.. 1970. Surgem as primeiras universidades abertas, com design e implementação sistematizadas de cursos a distância, utilizando além do material impresso, transmissões por televisão aberta, rádio e fitas de áudio e vídeo, com interação por telefone, satélite e TV a cabo.. 3 a.. 1990. Esta geração é baseada em redes de conferência por computador e estações de trabalho multimídia.. Logo, através da rede mundial de computadores a educação a distância encontrou espaço para o seu maior crescimento. A internet é sem dúvida o maior veículo de informação, e através desta info-via a educação a distância encontra o cenário ideal para o seu crescimento.. 3.1. Limites da Educação a Distância Segundo o site da PUC/VIRTUAL-MG, o Ensino a Distância, especialmente através do ensino virtual, que utiliza essencialmente a Internet como meio de comunicação entre professor/aluno e aluno/aluno, guarda uma característica de extrema flexibilidade, uma vez que a relação pedagógica não se dá de forma síncrona, nem em relação ao tempo, nem ao espaço. O aluno tem o poder de estabelecer seus próprios horários de estudo e o ritmo que desejar aplicar ao seu aprendizado. No entanto, esses limites não podem ser absolutamente individualizados, pelo menos quando a aprendizagem está apoiada em processos interativos. Professores, grupos de alunos e tutores devem ter alguns parâmetros de dedicação àquele curso específico. Assim, dentro dos limites prefixados de. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(6) 170. Estatísticas e retrospectos da Educação a distância no Brasil. início e final de curso, datas de entrega de atividades, o aluno pode ir conduzindo seus estudos de acordo com sua disponibilidade de horário. Há ainda o fator geográfico, ou seja, no ensino virtual, o aluno pode fazer o curso em casa, no trabalho na praia ou em outra cidade ou país, desde que tenha acesso a Internet. Ainda existem outras formas de ensino a distância, no entanto, apresentam menor flexibilidade, como aquelas que utilizam a videoconferência ou a televisão, que exigem o deslocamento do aluno em uma determinada hora, para um determinado local. Mesmo essas, no entanto, permitem que o aluno, através de vídeos gravados, assista à aula perdida ou a revejam para melhor compreensão ou fixação. Em comparação a educação presencial a educação a distância tem mostrado avanços significativos. O governo do Brasil tem mostrando um certo grau de amadurecimento criando a Universidade Aberta do Brasil, que funciona na prática como uma instituição que visa o apoio às iniciativas das universidades públicas na formação de professores e como ponto entre as empresas privadas e as universidades com vista na formação profissional. Segundo Moran, “Ainda existe o preconceito, no entanto, hoje há muito mais compreensão de que a educação a distância é fundamental para o país”. Temos mais de 200 instituições de ensino superior atuando de alguma forma em educação a distância. O grande crescimento dos últimos anos é um indicador sólido de que a educação a distância é mais aceita do que antes. Com isso, o Brasil passou da fase importadora de modelos, para a consolidação de modelos adaptados à nossa realidade. Os cursos por tele-aulas tornam a EAD menos “distante” dos presenciais, porque ampliam e multiplicam a aula ao vivo e isso diminui a sensação de individualismo e solidão que muitos alunos sentem em cursos só baseados em conteúdos impressos ou na WEB. Ainda segundo Moran, há cursos baseados em colaboração, em participação real e grupal na aprendizagem. O foco em projetos colaborativos também se desenvolve com rapidez e traz um dinamismo novo para a EAD. Outros se apóiam em cases, em análise de situações concretas, o que lhes confere uma ligação grande com o mercado e com uma pedagogia participativa”.. 3.2. A Universidade Aberta do Brasil A universidade aberta do Brasil foi criada pelo ministério da educação em 2005, para articulação e integração de um sistema nacional de educação superior a distância, visando. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(7) Augusto Sousa da Silva Filho. 171. sistematizar as ações, programas e projetos pertencentes às políticas públicas voltadas para a ampliação da oferta de ensino superior de qualidade e gratuito no Brasil. Universidade Aberta do Brasil (UAB) é a denominação genérica para a rede nacional voltada para pesquisa e para a educação superior, formadas pelo conjunto de instituições públicas de ensino superior e centros federais de educação tecnológica, articulados e integrados com a rede de pólos de apoio presencial para educação a distância.. Figura 1. O que é universidade Aberta?. Segundo o site da Universidade Federal do Rio Grande, os pólos de apoio presencial são criados e mantidos pelos municípios e estados Cada pólo pode receber cursos a distância de diferentes instituições, permitindo atender a todo o território nacional, com a interiorização do ensino superior. O atendimento do aluno nas etapas presenciais ocorrerá nos pólos, onde funcionarão salas de aula, bibliotecas e laboratórios. Segundo o site da Universidade Aberta do Brasil, a Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, envolvendo estudantes e professores no desenvolvimento de atividades educativas em lugares ou tempos diversos. No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de Dezembro de 1996. Em 3 de abril de 2001, o Conselho Nacional de Educação estabeleceu as normas para a pós-graduação lato e stricto sensu.. Níveis Educacionais Segundo o site da Universidade Aberta do Brasil, a oferta de cursos de graduação e educação profissional em nível tecnológico exige da instituição interessada credenciar-se junto ao Ministério da Educação, solicitando, para isto, a autorização de funcionamento para cada curso que pretenda oferecer. O processo é analisado na Secretaria de Educação Superior (SESu), por uma Comissão de Especialistas na área do curso em questão e por especialistas em educação a Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(8) 172. Estatísticas e retrospectos da Educação a distância no Brasil. distância. O parecer dessa comissão será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação. O trâmite, portanto, é o mesmo aplicável aos cursos presenciais. A qualidade do projeto da instituição será o foco principal da análise.. Figura 2. Níveis Educacionais, segundo o Ministério da Educação.. Educação Básica O programa da Universidade Aberta Brasil não tem como objetivo oferecer cursos a distância do nível básico. Mas para efeito de legislação entenda como acontece o processo de oferta de cursos à distância para este nível educacional. As instituições credenciadas para a oferta de educação à distância poderão solicitar autorização junto aos órgãos normativos dos respectivos sistemas de ensino para oferecer os ensinos fundamental e médio à distância, exclusivamente para: •. A complementação de aprendizagem ou. •. Em situações emergenciais.. Graduação Segundo a Universidade Aberta do Brasil, a base da educação superior oferece cursos de graduação, seqüenciais e de extensão. Dentre as diferenças entre eles cita-se a titulação que pode determinar continuidade da carreira acadêmica (pós-graduação) e a modalidade da formação profissional. A Secretaria de Educação Superior é a secretaria responsável pelos cursos Lato Sensu conhecidos pelas especializações, residência médica e MBA. A Capes é a entidade responsável por receber, protocolar e avaliar as propostas de cursos de. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(9) Augusto Sousa da Silva Filho. 173. mestrado e/ou de doutorado apresentadas pelas instituições interessadas em obter o reconhecimento, pelo MEC/CNE, de cursos de pós-graduação Stricto Sensu.. Pós-Graduação A possibilidade de cursos de mestrado, doutorado e especialização a distância foi credenciada em 3 de abril de 2001. Ficou determinado que os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) a distância serão oferecidos exclusivamente por instituições credenciadas para tal fim pela União e obedecem às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento estabelecidos no referido Decreto. Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso.. 4.. EXIGÊNCIAS DA EAD Para Pontes, o uso da educação a distância em cursos do ensino fundamental, médio ou superior no Brasil já tem uma longa história, iniciando com o ensino por correspondência, passando mais recentemente por cursos de extensão e pós-graduação, já utilizando as tecnologias de comunicação mais recentes. No ensino regular isso só ocorre com o uso da internet, especialmente no ensino superior. No entanto, ainda há uma pergunta trazida à discussão, e que tem respostas diversas: a educação a distância é igualmente aplicável em todos os níveis de ensino? A educação a distância obtém os melhores resultados quando é aplicado em adultos. Isso é divido a condição que a diferencia do ensino presencial: “a distância inerente ao método de ensino”. Com a falta de contato físico regular entre professor e aluno, existe uma série de capacidades e atitudes que não se pode exigir, por exemplo, de uma criança do ensino fundamental: disciplina, autonomia, iniciativa, responsabilidade quanto ao cumprimento de tarefas e prazos, capacidade de compreensão e expressão escrita indispensável à comunicação mediada por computador, entre várias outras. É importante distinguir o uso das tecnologias na escola, o computador, materiais de estudo, jogos conectados ou em discos (CD, DVD), da educação à distância, em sentido estrito. Programas de informatização das escolas – como a implantação de laboratórios,. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(10) 174. Estatísticas e retrospectos da Educação a distância no Brasil. computadores na sala de aula e outros aspectos de infra-estrutura digital, assim como a projetada distribuição de laptops para crianças do ensino público – não se enquadram exatamente na modalidade de ensino a distância. Para Pontes, tanto na modernização digital da escola como na implantação de sistemas de educação à distância, não se trata apenas de tecnologia. Um dos equívocos que se tem cometido com freqüência é, primeiro implantar a infra-estrutura tecnológica para depois definir o que fazer com ela. Para que um projeto pedagógico funcione com qualidade exigível é necessário que a implantação de um programa institucional de educação a distância leve em conta uma série de aspectos e exigências. Como a característica mais marcante na educação a distância é a separação física entre o professor e os alunos é necessário o planejamento para cursos a distância, baseadas no planejamento sistemático, desenvolvimento e adaptações com vista na necessidades identificadas nos alunos e no requerimentos do conteúdo.. 5.. ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. De acordo com o censo realizado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 97 instituições ofereceram, em 2007, cursos de graduação a distância. São 19 instituições de ensino superior a mais em relação às registradas no ano de 2006. É possível observar que o número de cursos de graduação a distância aumentou de maneira significativa nos últimos anos. Comparado ao ano de 2006, foram criados 59 novos cursos a distância, representando um aumento de 16,9% no período. O número de vagas oferecidas em 2007 chegou a quase o dobro das oferecidas em 2006, com um aumento de 89,4%, ou seja, uma oferta de 727.520 vagas a mais. O crescimento no número de vagas da educação a distância deu prosseguimento a um aumento que se observa desde 2003. Nesse período registrou-se uma variação de 6.314% no número de vagas ofertadas. Contudo, até o momento do censo 2007, o número de inscritos e o número de ingressos não acompanhou o mesmo ritmo de crescimento. Enquanto em 2006 foram registrados 0,53 candidatos para cada vaga, no ano posterior, essa relação foi de 0,35.. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(11) Augusto Sousa da Silva Filho. 175. Tabela 2. Evolução do Número de IES, Cursos, Vagas e Inscritos na EAD no Brasil –2002-2007. Ano. IES. %Δ. Cursos. %Δ. Vagas. %Δ. Inscritos. %Δ. 2002. 25. -. 46. -. 24.389. -. 29.702. -. 2003. 38. 52,0. 52. 13,0. 24.025. -1,5. 21.873. -26,4. 2004. 47. 23,7. 107. 105,8. 113.079. 370,7. 50.706. 131,8. 2005. 73. 55,3. 189. 76,6. 423.411. 274,4. 233.626. 360,7. 2006. 77. 5,5. 349. 84,7. 813.550. 92,1. 430.229. 84,2. 2007. 97. 26,0. 408. 16,9. 1.541.070. 89,4. 537.959. 25,0. Segundo os resultados deste censo, com relação ao ano de 2006, o total de ingressantes apresentou um aumento de 42,4% em 2007. O total de matrículas teve um crescimento estável nos últimos anos e, em 2007, chegou ao número de 369.766 matrículas. Esse número de matrículas a distância representa 7% do total das matrículas dos cursos de graduação, incluindo os presenciais. No ano de 2006, esse percentual esteve em torno dos 4,2%. A quantidade de concluintes em educação a distância apresentou um aumento de 15,5% em relação ao ano de 2006, com 5.992 concluintes a mais. Tabela 3. Evolução do Número de Ingressos, Matrículas e Concluintes na EAD – Brasil –2002-2007. Ano. Ingressos. %Δ. Matriculas. %Δ. Concluintes. %Δ. 2002. 20.685. -. 40.714. -. 1.712. -. 2003. 14.233. -31,2. 49.911. 22,6. 4.005. 133,9. 2004. 25.006. 75,7. 59.611. 19,4. 6.746. 68,4. 2005. 127.014. 407,9. 114.642. 92,3. 12.626. 87,2. 2006. 212.465. 67,3. 207.206. 80,7. 25.804. 104,4. 2007. 302.525. 42,4. 369.766. 78,5. 29.812. 15,5. Figura 3. Resultado das principais variáveis – Censo de Educação Superior – MEC – 2007. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(12) 176. Estatísticas e retrospectos da Educação a distância no Brasil. Por meio da análise do gráfico da Figura 3 é possível perceber que desde 2002 até 2007 o número de cursos a distância (categoria administrativa) oferecidos por instituições privadas vem crescendo de forma constante. Muito embora as instituições federais apareçam bem baixo do total de cursos oferecidos por instituições privadas observa-se um crescimento deste segmento nas instituições federais. As instituições Estaduais e Municipais apresentam tímidos crescimentos, o que caracteriza a existência de espaço para um maior incentivo e planejamento por parte deste segmento, o que resultará em um maior crescimento do EAD.. Figura 4. Resultado das principais variáveis – Censo de Educação Superior – MEC – 2007.. O gráfico da Figura 4 mostra o número de cursos de graduação presencial e graduação a distância por segmento administrativo, segundo o censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. E através da análise do gráfico observa-se que as instituições privadas prevalecem com o maior número relacionado a criação de cursos presenciais e a distância. As instituições Estaduais, Municipais e Federais mostraram que não houve crescimento do número de cursos de graduação presencial e a distância de forma digna de nota. É necessário que haja um melhor planejamento por parte do governo no sentido de criar-se estas necessidades nas instituições federais, estaduais e municipais de ensino.. 5.1. Censo de 2008 Muito embora os valores apresentados a seguir seja apenas uma versão preliminar do último Censo da Educação Superior realizada no Brasil, já é possível observarmos um crescimento acentuado na Educação a distância se comparado com o último Censo Educacional realizado em 2007.. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(13) Augusto Sousa da Silva Filho. 177. De acordo com os novos dados, 115 instituições ofereceram, em 2008, cursos de graduação a distância. São 18 IES a mais em relação às registradas no ano de 2007. É possível observar que o número de cursos de graduação a distância aumentou de maneira significativa nos últimos anos. Comparado ao ano de 2007, foram criados 239 novos cursos a distância, representando um aumento de 58,6% no período. O número de vagas oferecidas em 2008 registrou um aumento de 10,3%, ou seja, uma oferta de 158.419 vagas a mais. O crescimento no número de vagas da educação a distância deu prosseguimento a um aumento que se observa desde 2003. Nesse período registrou-se uma variação de mais de 70 vezes o número de vagas ofertadas. Outro aspecto que se destaca é a razão entre inscritos e vagas, enquanto em 2007 foram registrados 0,35 candidatos para cada vaga, no ano seguinte, essa relação foi de 0,41. Ainda em relação ao ano de 2007, o total de ingressantes apresentou um aumento de 42,2% em 2008. O total de matrículas apresentou um crescimento alto nos últimos anos e, em 2008, chegou ao número de 727.961 matrículas, quase dobrando o número de matrículas em relação ao ano anterior. Esse número de matrículas em cursos a distância representa 14,3% do total das matrículas dos cursos de graduação, incluindo os presenciais. No ano de 2007, esse percentual esteve em torno dos 7%. A quantidade de concluintes em educação a distância também apresentou um forte aumento de 135% em relação ao ano de 2007.. 6.. CONSIDERAÇÕES FINAIS O Brasil vive um momento importante em sua história educacional. O país se deu conta que os diversos meios de comunicação e tecnologia são de fundamental importância para que haja uma educação de melhor qualidade e que atendam cada vez mais a brasileiros outrora esquecidos na imensidão deste país. A educação a distância vive o seu momento de maior crescimento e com o apoio das novas tecnologias a sua utilização é cada vez mais difundida nas instituições de ensino particulares, federais e municipais. De acordo com o último censo educacional realizado, cerca de 97 instituições ofereceram cursos de graduação a distância. Desta forma é possível observar que o número de cursos de graduação a distância aumentou de maneira significativa nos. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(14) 178. Estatísticas e retrospectos da Educação a distância no Brasil. últimos anos. Comparado ao ano de 2006, foram criados 59 novos cursos a distância, representando um aumento de 16,9% no período. Neste cenário de crescimento na educação a distância e aplicações de novas tecnologias em sala de aula, o professor ainda tem o seu papel de educador em destaque, desde que saiba usar as novas tecnologias como suporte.. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologia na escola. ETD: Educação Temática Digital, v.10, p.186202, 2009. BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília, 2007. IDE, Institute for Distance Education. A conceptual Planning Tool. 1997. University System of Maryland Institute for Distance Education. Disponível em: <http://www.usmd.edu/usm/faqs/>. Acesso em: 15 out. 2009. INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo 2007. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/superior/censo/2007/Resumo_tecnico_2007.pdf>. Acesso em: 24 out. 2009. LIBÂNEO, José Carlos; Oliveira, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educacao escolar: políticas, estruturas e organização. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1997. MOORE, Michel G.; KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view. Belmont (USA): Wadsworth Publishing Company, 1996. 290 p. MORAN, José Manuel. Avaliação do Ensino Superior a Distância no Brasil. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/avaliacao.htm>. Acesso em: 24 out. 2009. PINHEIRO, Marco Antônio. Estratégias para o Desing Instrucional de Cursos pela Internet: Um estudo de Caso. 2002. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/7292409/Estrategias-Para-oDesign-Instrucional-de-Cursos>. Acesso em: 24 out. 2009. PONTES, Elicio. Novas Tecnologias e educação a distância. Universidade de Brasilia, Faculdade de Educação. Texto elaborado para a conferência Estadual de Educação em Quixadá. out. 2007. PUC VIRTUAL – Educação sem distância. Saiba um pouco mais sobre a Educação a Distância Disponível em: <http://ead01.virtual.pucminas.br/pmv/conteudo/faq.htm>. Acesso em: 24 out. 2009. ROSINI, Alessandro Marco. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo: Thomson, 2007. SANTAELLA, Lúcia. Cultura das Mídias. São Paulo: Razão Social, 1992. p. 96. SANTOS, Maria Lucia. Do giz a era digital. São Paulo: Editora Zouk, 2003. SCHWARZ, Rosangela Rodrigues. Modelos de Educação a distância. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/ead/arquivos/File/Textos/Rosangela.doc>. Acesso em: 24 out. 2009. UAB. Universidade Aberta do Brasil, Ministério da Educação, Portaria Normativa da E.A.D. Disponível em: <http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=102&Itemid=57>. Acesso em: 15 set. 2009.. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(15) Augusto Sousa da Silva Filho. 179. UNIVERSIDADE Federal do Rio Grande - FURG, Sistema Universidade Aberta do Brasil. Disponível em: <http://www.uab.furg.br/file.php/1/11_conheca/oqueeh.htm>. Acesso em: 15 out. 2009. VASCONCELOS, Juliene Silva. A educação a distância/EaD e o contexto educacional brasileiro pós-LDB. In: SILVA, Maria V.; MARQUES, Mara Rúbia Alves (Org.). LDB: balanços e perspectivas para educação brasileira. São Paulo: Alínea, 2008. Augusto Sousa da Silva Filho Estatístico, especialista em didática e Metodologia do Ensino Superior pela AESA (Anhanguera), pósgraduando em Gestão da Qualidade Integrada ao Meio Ambiente pela PUC-MG e mestrando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professor da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte – (Unidade Antônio Carlos) e da Faculdade de Minas – Faminas, além de ser pesquisador nas áreas de séries temporais e matemática computacional.. Revista de Educação • Vol. XII, Nº. 14, Ano 2009 • p. 165-179.

(16)

Referências

Documentos relacionados

Conhecer e compreender os mecanismos que envolvem as quatro operações é de suma importância no dia a dia de qualquer cidadão e fundamental para avançar em qualquer conhecimento

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

American Academy of Ophthalmology- Policy Statement- Vision Requirements for Driving,

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

Após a leitura da frase apresentada na Tabela 14 no TP, o termo que me ocorreu inicialmente como tradução para “Genuss” foi &#34;degustação”; embora não tivesse