• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER COMPONENTE CURRICULAR: ANO/SÉRIE:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER COMPONENTE CURRICULAR: ANO/SÉRIE:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER COMPONENTE CURRICULAR: LITERATURA

ANO/SÉRIE: 2º ANO PROFESSORES (AS) RESPONSAVEIS: Natália Vasconcelos e Valdir Negrão.

3º Período – Aula 01 TEMÁTICAS COMUNS     V A L E L E M BRAR    Álvares de Azevedo

(2)

A poesia egocêntrica e sentimental do Romantismo brasileiro atingiu seu nível mais expressivo na obra dos poetas que escreveram nas décadas de 1840 e 1850, dentre os quais se destacam Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela.

Voltados inteiramente para dentro de si mesmos, esses poetas fizeram de seu mundo interior o centro do universo e expressaram em versos pessimistas um profundo desencanto pela vida. Seus poemas falam quase sempre de morte, solidão, tédio, tristeza e melancolia, configurando uma visão trágica da existência, que foi chamada de "Mal do século".

Visto que a realidade nada trazia de expectativas, o artista romântico preferiu escapar desse mundo real através da imaginação ou da busca pela morte. Essa tendência ficou conhecida como evasão ou escapismo.

Despreocupado com a realidade exterior do mundo, o romântico deixa-se levar ao mais intenso culto do "eu", criando uma poesia profundamente marcada pelo egocentrismo e pelo individualismo. Essa concentração do romântico em si mesmo; essa preocupação com suas próprias dores e sofrimentos íntimos levam-no ao exagero sentimental e ao uso constante da primeira pessoa, projetando no eu-lírico as angústias e desejos do próprio poeta.

Escrita por poetas que morreram muito jovens, quase adolescentes, a poesia dessa geração expressa frequentemente um sentimentalismo exagerado e artificial, em que há pouco de trabalho artístico. Essa tendência poética, que recebeu o nome de Ultrarromantismo, teve como fonte inspiradora a obra de alguns poetas europeus, sobretudo a do inglês Byron e a do francês Musset.

Os poemas reunidos no livro Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo, representam o que há de melhor dentro da poesia do “Mal do século” na literatura romântica brasileira. Coube a esse jovem, de aparência quase adolescente, traduzir em sua obra a falta de expectativas de toda uma geração de sonhadores e sofredores.

(3)

Nesse sentido, sua poesia consegue resgatar a mágoa e a dor de uma época em que os jovens viram seus sonhos transformarem-se no exercício cotidiano do pesadelo e do tédio. É nesse mundo de pessimismo e tristeza que o poeta encontra matéria pura para seus versos, marcados pela desventura amorosa, pela melancolia, por uma dor de viver que ultrapassa, sem dúvida, os limites da razão e mergulha num abismo de solidão, delírio e boemia.

AMAR E MORRER (SENTIMENTALISMO) - Álvares de Azevedo pareceu procurar o mesmo caminho de tantos outros jovens, quase adolescentes, que viam na morte prematura a única saída para evitar o tédio da velhice. Mesmo o amor parece profundamente interligado à morte. Amar e morrer parece ter sido a máxima que orientou, ou desorientou, a poética de Álvares de Azevedo.

Virgem morta [...]

Lá bem na extrema da floresta virgem, Onde na praia em flor o mar suspira, E, quando geme a brisa do crepúsculo Mais poesia o arrebol transpira;

Nas horas em que a tarde moribunda As nuvens roxas desmaiando corta, No leito mole da molhada areia Manso repousem a beleza morta. Irmã chorosa a suspirar desfolhe No seu dormir da laranjeira as flores, Vistam-na de cetim, e o véu de noiva Lhe desdobrem da face nos palores. [...]

AULA 02

AMOR IDEALIZADO - A mulher, na concepção romântica do "Mal do século", ou é um ser idealizado e inatingível no plano físico ou é exatamente o oposto. É vista a partir de antíteses: anjo ou demônio, virgem pura ou prostituta, santa ou decaída. No exagero romântico, não há lugar para o meio termo, é sempre tudo ou nada.

(4)

A descrição mórbida da mulher, a qual aparece como alvo de um amor idealizado e inatingível do eu-lírico é um tema constante na poesia de Álvares de Azevedo.

Sonhando [...]

Na praia deserta que a lua branqueia, Que mimo! que rosa, que filha de Deus! Tão pálida — ao vê-la meu ser devaneia, Sufoco nos lábios os hálitos meus!

Não corras na areia, Não corras assim! Donzela, onde vais? Tem pena de mim!

A praia é tão longa! e a onda bravia As roupas de gaza te molha de escuma; De noite — aos serenos — a areia é tão fria, Tão úmido o vento que os ares perfuma! És tão doentia!

Não corras assim! Donzela, onde vais? Tem pena de mim!

A brisa teus negros cabelos soltou, O orvalho da face te esfria o suor;

Teus seios palpitam — a brisa os roçou, Beijou-os, suspira, desmaia de amor! Teu pé tropeçou...

Não corras assim! Donzela, onde vais? Tem pena de mim! [...]

EXALTAÇÃO À VIDA BOÊMIA – Enaltecendo um estilo de vida desregrado, Álvares de Azevedo dominado por uma visão de mundo caracterizada pelo pessimismo e pelo tédio, engrandece a busca do modo errante, despreocupado, vagabundo de viver; onde comer, beber e amar são as únicas coisas que importam.

Vagabundo [...]

Eu durmo e vivo ao sol como um cigano, Fumando meu cigarro vaporoso;

(5)

Ando roto, sem bolsos nem dinheiro; Mas tenho na viola uma riqueza: Canto à lua de noite serenatas,

E quem vive de amor não tem pobreza.

Não invejo ninguém, nem ouço a raiva Nas cavernas do peito, sufocante,

Quando a noite na treva em mim se entornam Os reflexos do baile fascinante.

[...]

OBSESSÃO PELA MORTE - FUGA DA REALIDADE - É dentro de uma poesia de descrença e de pessimismo que devemos enxergar a obra de Álvares de Azevedo, esquecendo mesmo a aparente imaturidade formal de certos poemas, na verdade apenas uma forma de repúdio à herança lusíada, e procurando visualizar de que maneira o poeta pareceu transformar a emoção em matéria de arte. Vista a partir dessa ótica, a morte deixava de ser para ele algo assustador ou tenebroso e passava a ser considerada como amiga, companheira e confidente em todas as horas:

Lembrança de Morrer [...]

Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espirito enlaça à dor vivente,

Não derramem por mim nem uma lágrima Em pálpebra demente.

Nem desfolhem na matéria impura A flor do vale que adormece ao vento: Não quero que uma nota de alegria Se cale por meu triste passamento. Eu deixo a vida como deixa o tédio Do deserto, o poento caminheiro - Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre de um sineiro; [...]

Esse foi o clima mórbido e doentio que acabou contaminando toda a produção poética dessa fase. Profundas são as marcas de

(6)

pessimismo dominante, melancolia, solidão, desejo de evasão, doença, morte, tédio, medo do amor e dor de viver nessa geração romântica.

Em linhas gerais, os temas principais de Álvares de Azevedo não escapam da temática geral do Romantismo. O amor (idealizado e inatingível), a morte, a solidão, o saudosismo da infância, o ceticismo, o sonho e a desilusão. A temática da morte prematura, que parecia antever o que aconteceria com o próprio autor é outra constante em Lira dos Vinte Anos. É forte também a temática da fuga, ou escapismo. O jovem romântico byroniano desilude-se no choque entre o "eu” e a "sociedade", buscando como válvula de escape a morte, a solidão ou o isolamento na natureza, preferindo lugares em ruínas, ou locais tristes e solitários.

O Romantismo foi um movimento literário de grande repercussão na literatura ocidental, e, particularmente no Brasil, constitui uma etapa decisiva na formação de nossa literatura e vida cultural. Vale ressaltar que textos atuais também podem apresentar características muito semelhantes às características da poesia romântica da Segunda Geração. Como exemplo, podemos citar as músicas “Pais e Filhos” e “Há tempos” da Banda Legião Urbana, o que torna possível a intertextualidade entre poesias de Álvares de Azevedo e textos contemporâneos.

SÍNTESE DAS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO DA SEGUNDA GERAÇÃO  MELANCOLIA;  PESSIMISMO;  REVOLTA;  DESILUSÃO;  TÉDIO;  ULTRARROMANTISMO;  MAL DO SÉCULO;

 A IDEALIZAÇÃO DA MULHER (VIRGEM, ANJO...);  A ATMOSFERA NOTURNA E MISTERIOSA;

(7)

 O SENSUALISMO ERÓTICO;

 A EVASÃO DO EU-LÍRICO ATRAVÉS DO SONHO OU DA IMAGINAÇÃO;

 A PRESENÇA DA MORTE;

 A DESCRIÇÃO MÓRBIDA DA MULHER;  EGOCENTRISMO;

 INTIMISMO;

 EXALTAÇÃO DO AMOR (SENTIMENTALISMO);  SUBJETIVISMO.

ATENÇÃO!

PARA A COMPLEMENTAÇÃO DO ESTUDO DO ASSUNTO AQUI TRATADO RECOMENDAMOS AOS ALUNOS OS VÍDEOS INDICADOS ABAIXO:

VÍDEOS DISPONÍVEIS EM: 01

https://www.youtube.com/watch?v=vn8TZJdi-Qo

02

https://www.youtube.com/watch?v=gt-aAAEeL28

REFERÊNCIA

(8)

ATIVIDADES

NOME DO ALUNO (A): ___________________________________________ ANO/TURMA:__________

01.

Teu romantismo bebo, ó minha lua, A teus raios divinos me abandono, Torno-me vaporoso ... e só de ver-te Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira dos vinte anos)

Nesse excerto, o eu lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu lírico manifesta a:

(A) ironia romântica.

(B) tendência romântica ao misticismo. (C) melancolia romântica.

(D) aversão dos românticos à natureza. (E) fuga romântica para o sonho.

02. Sobre o Ultrarromantismo ou Segunda geração do Romantismo, é incorreto afirmar:

(A) Entre as principais influências literárias do grupo de jovens poetas dessa fase do romantismo, estão o inglês Lord Byron, o italiano Giacomo Leopardi e os franceses Alphonse de Lamartine e Alfred de Musset.

(B) Uma de suas principais características é o espírito do mal do século, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia no apego a certos valores decadentes, como a bebida e o vício, na atração pela noite e pela morte.

(C) Entre as principais características do Ultrarromantismo estão o nacionalismo, o indianismo, o regionalismo, a pesquisa histórica, folclórica e linguística, além da crítica aos problemas nacionais.

(9)

(D) Seus principais representantes foram os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. A publicação do livro Poesias, de Álvares de Azevedo, foi considerada o marco desse movimento literário.

(E) Também conhecido como segunda geração do romantismo, o Ultrarromantismo apresenta características como egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.

03. A produção de Álvares de Azevedo é, no Brasil, a maior expressão: (A) do culto à natureza.

(B) do cientificismo. (C) da arte pela arte.

(D) do culto ao "bom selvagem". (E) do “Mal do século”.

04.

Sombras do vale, noites da montanha Que minh’alma cantou e amava tanto, Protegei o meu corpo abandonado, E no silêncio derramai-lhe canto! Mas quando preludia ave d’aurora E quando à meia-noite o céu repousa, Arvoredos do bosque, abri os ramos... Deixai a lua prantear-me a lousa!

O que dominantemente aflora nos versos acima e caracteriza o poeta Álvares de Azevedo como ultrarromântico é

(A) a devoção pela noite e por ambientes sombrios e misteriosos.

(B) o sentimento de autodestruição e a valorização da natureza tropical. (C) o acentuado pessimismo e a valorização da religiosidade mística. (D) o sentimento byroniano de tom elegíaco e humorístico-satânico. (E) o sonho adolescente e a supervalorização da vida.

(10)

05.

Adeus, meus sonhos!

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro! Não levo da existência uma saudade! E tanta vida que meu peito enchia Morreu na minha triste mocidade! Misérrimo! votei meus pobres dias À sina douda de um amor sem fruto... E minha alma na treva agora dorme

Como um olhar que a morte envolve em luto. Que me resta, meu Deus? morra comigo A estrela de meus cândidos amores, Já que não levo no meu peito morto Um punhado sequer de murchas flores! (Álvares de Azevedo)

Considere as seguintes afirmações fundamentadas nesse texto.

I. O poema exibe traços românticos na temática escolhida, centrando-se na antítese “vida e morte”.

II. A designação “romantismo egocêntrico” advém do destaque dado ao subjetivismo pela 2ª geração romântica, à qual se filia o texto.

III. O eu lírico simula a aproximação da morte, marcando o texto de pessimismo e sentimento de desilusão amorosa.

Deve-se concluir que é correto o que se afirma em (A) I, apenas.

(B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III.

Referências

Documentos relacionados

O aumento da função cerebral é causado pelo grande número de impulsos que são transmitidos do centro da vigília do sistema, reticular ativador para o córtex cerebral

Marandú apresentam maior acúmulo de folha, relação folha:colmo , maior produção de material verde no resíduo de massa seca, e menor acúmulo de material morto.. As intensidades

C.( Participante Externo/Co-Autor ) , 2011.Seleção de Contratos de Prestação de Serviços de Telecomunicações: Um Estudo de Caso com Demanda Fuzzy e Tarifa Ajustável; Anais do

Os pontos fortes do estudo referem-se: à contribuição científica, que demanda ainda de investigações sobre a qualidade do sono na população de adolescentes

De acordo com as autoras, a Educação Ambiental vem sendo conceituada de várias formas como, por exemplo: um processo educativo por meio do qual o indivíduo constrói

Em relação à justificativa da não adesão ou da não utilização dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil naquelas escolas que desejam aderir à publicação,

Apresentação ininterrupta de imagens imóveis ou estáticas durante um longo período pode causar o efeito de “imagem queimada” no seu ecrã, também conhecido como

Este estudo busca identificar os fatores que influenciam companhias listadas na BM&FBovespa a pagar dividendos acima do mínimo obrigatório estabelecido em lei