• Nenhum resultado encontrado

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Publicação: 09/2012 Rev. 000 de 05/2012

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Nome do produto: Adesivo Epoxi Líquido 10min – Componente A

Nome da empresa: SIM Ferragens

Endereço: Rua São Paulo, 462

Jardim América – Caxias do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil CEP: 95050-450

Telefone da Empresa: +55 (54) 3029-0099

E-mail: contato@simferragens.com.br

Site: www.simferragens.com.br

2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Perigos mais importantes: O produto pode ser tóxico ao homem e ao meio ambiente se não utilizado conforme as recomendações.

Perigos físico-químicos: Produto não inflamável. Não apresenta perigo de incêndio ou de explosão e outros perigos relacionados ao produto.

EFEITOS DO PRODUTO: Produto irritante para os olhos e pele.

Efeitos adversos à saúde humana: Pode causar irritação e sensibilização em contato com a pele e irritação em contato com os olhos.

Inalação: Pode causar irritação das vias respiratórias. Olhos: Irritante para os olhos.

Pele: Irritante para a pele, pode causar sensibilização.

Ingestão: Se ingerido poderá causar irritações e distúrbios gastrointestinal. Efeitos Ambientais: Não prontamente biodegradável e pode contaminar a água. Perigos específicos: Não há outros perigos relacionados ao produto.

Perigo de Saúde: 2 (NFPA) 2 (HMIS)

Perigo de Fogo: 1 (NFPA) 1 (HMIS)

Perigo de Reatividade: 0 (NFPA) 0 (HMIS)

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

Este produto químico é um mistura.

Natureza Química: Adesivo à base de resina epóxi.

Ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo:

Nome Químico ou genérico Concentração (%) CAS nº. EINECS

bisfenol-A-resina epoxi (epicloridrina)

(2)

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Contato com pele: Lave com sabão e água, caso ocorra irritação procurar um médico.

Contato com os olhos: Lave com água corrente por pelo menos 15 minutos, mantendo as pálpebras afastadas. Procure uma assistência médica.

Ingestão: Não induzir vômito. Lavar a boca com bastante água e procure um médico imediatamente.

Inalação: Remova o acidentado para local fresco e arejado. Se a respiração estiver difícil conduza respiração artificial e se necessário, oxigênio. Procure socorro médico se os sintomas persistirem.

Quais ações devem ser evitadas: Não aplicar respiração boca a boca caso o paciente tenha ingerido o produto.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Perigos específicos: Produto não inflamável. Ponto de Inflamação: > 100ºC (TCC)

Temperatura de auto-ignição: Não determinado

Meios de extinção apropriados: dióxido de carbono (CO2), pó químico seco, espuma química ou água em spray (forma de neblina).

Meio de extinção inadequado: Jato de água diretamente sobre o produto em chamas, pois ele pode espalhar-se violentamente e aumentar a intensidade do fogo.

Procedimentos especiais de combate ao fogo: as pessoas expostas aos produtos gerados através da combustão devem estar equipadas com equipamentos de proteção respiratória.

Proteção dos bombeiros: Usar respirador autônomo aprovado (MSHA/NIOSH), principalmente em áreas fechadas ou pouco ventiladas.

Riscos de fogo ou explosão: deve-se utilizar água para manter o resfriamento do que se encontra próximo do fogo.

Produtos perigosos formados na combustão: em caso de combustão incompleta, é possível ocorrer à formação de hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono (CO2), além de gases tóxicos e irritantes.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Medidas em caso de derramamentos e vazamentos: Os salpicos podem ser absorvidos com areia, terra ou outro material.

Remoção de fontes de ignição: Eliminar fontes de ignição; isolar e sinalizar o local; manter uma ventilação adequada; informar as autoridades competentes.

Precauções ao meio ambiente: Evite que o produto atinja o curso de água de rios, córregos, solo / subsolo. Em caso de atingir as águas, solo ou canalizações, comunicar as autoridades responsáveis. Conter vazamentos com material absorvente (areia/terra/serragem).

Métodos para limpeza: Limpar com papel toalha ou tecido para posterior descarte (deve ser de acordo com a legislação local vigente).

(3)

Resíduos de produto: Efetuar a disposição como resíduo químico líquido tóxico, insolúvel em água. Consultar legislação ambiental vigente no local.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

MANUSEIO:

Medidas técnicas apropriadas: Utilizar equipamentos de proteção necessários para evitar o risco de contato com as mãos, pele, olhos. Utilizar em local ventilado, evitar a inalação de vapores, não comer, beber e não fumar enquanto estiver manipulando este produto, lave bem as áreas expostas com água e sabão. Misturar as quantidades em partes iguais e aplicar o produto de acordo com as instruções do rótulo ou da ficha técnica do produto.

Prevenção de incêndio e explosão: Não apresenta perigo de incêndio ou de explosão e outros perigos relacionados ao produto. No entanto, mantenha afastado do calor e chamas.

Orientações para manuseio seguro: Utilizar óculos de segurança, sapatos, roupas adequadas; luvas de PVC. Ver seção 8 para maiores detalhes.

Precauções: Evite a respiração dos vapores gerados durante manuseio e use somente com ventilação adequada. Mantenha afastado do calor e chamas. Evite o contato com olhos, pele e roupas. Mantenha os recipientes fechados e não reutilize as embalagens. Evite as condições extremas de temperatura para armazenamento. Condicione a ±25ºC. Manter fora do alcance das crianças e animais domésticos.

ARMAZENAMENTO:

Condições de armazenamento adequadas: Armazenar em área coberta, seca e arejada. Manter as embalagens sobre estrado longe de água e umidade, observando o empilhamento máximo permitido. Condicionamento ideal a ±25ºC.

Cuidados: Manter afastado de comida, bebida e rações para animais. Manter longe de crianças e animais domésticos.

8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO NECESSÁRIOS:

Medidas Gerais e Controle de Engenharia: Quando aplicável utilizar ventiladores, circuladores de ar, exaustores; providenciar uma ventilação adequada ao local de trabalho.

LIMITES DE EXPOSIÇÃO:

Nome Químico Limite de Exposição Tipo Efeito Referência

bisfenol-A-resina epoxi (epicloridrina)

(peso molecular médio <700) 0.1pppm TLV – TWA --- ACGIH

INDICADORES BIOLÓGICOS:

Nome Químico Limite de Exposição Tipo Efeito Referência

bisfenol-A-resina epoxi (epicloridrina)

(peso molecular médio <700) Não estabelecido BEI --- ACGIH

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL:

Medidas gerais de proteção e higiene: As medidas usuais de precaução devem ser respeitadas quando manusear produtos químicos. Manter afastado de alimentos, bebidas e alimentos. Remover imediatamente o

(4)

vestuário contaminado e sujo. Lavar as mãos antes dos intervalos e no fim do trabalho. Evitar o contato com os olhos e a pele. Não fumar. Manter as boas práticas industriais de higiene e segurança.

Proteção respiratória: Não é necessário. No caso de ventilação insuficiente utilizar equipamento respiratório adequado.

Proteção para os olhos: Usar óculos de proteção.

Proteção para as mãos: Utilizar luvas de polietileno, polipropileno, nitrílica, neoprene ou outro material impermeável. A escolha adequada das luvas não depende apenas do material, mas também de outras características qualitativas e varia de fabricante para fabricante.

Proteção para pele e corpo: Roupa protetora. Utilizar avental e sapatos.

9. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

Estado físico: Líquido

Cor (visual): Incolor

Densidade (g/cm3): 1,16

Odor: Característico

Viscosidade a 25ºC (cPs): 12.000 a 15.000

Solubilidade em Água: Praticamente insolúvel

Ponto de Fulgor (TCC), (ºC): >100

Ponto de ebulição (ºC): > 150

Teor de Sólidos: 100%

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Substâncias ou materiais incompatíveis: Oxidantes fortes; agentes indicadores e iniciadores de radical livre. Estabilidade: Produto estável sob condições adequadas de manuseio e armazenamento.

Reações perigosas: Não há reações perigosas conhecidas.

Produtos perigosos na ocorrência de decomposição: O incêndio ou combustão incompleta pode produzir gases tóxicos e irritantes além de monóxido de carbono e dióxido de carbono e formação de hidrocarbonetos. Condições a evitar: ácidos e bases fortes e outros agentes fortemente oxidantes; calor, chamas, umidade.

11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

EFEITOS IRRITANTES PRIMÁRIOS:

Na pele: Irritante para a pele e membranas mucosas. Sobre os olhos: Efeito irritante.

Toxicidade oral aguda: LD50 10000 ~ 11400 peso corporal mg / kg. Sensibilização: É possível sensibilização através do contato pele. Mutagenecidade: Não disponível.

Efeitos Agudos Locais: Pode causar irritação dérmica, ocular, do trato gastrintestinal e outros sintomas conforme descrito no Item 2 desta ficha.

(5)

Toxicidade crônica: A exposição repetida a concentrações elevadas do produto, pode causar irritações da pele, olhos e do trato respiratório. Não são conhecidos efeitos crônicos tais como carcinogenicidade ou efeitos reprodutivos em decorrência da exposição crônica aos componentes da formulação.

12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

ECOTOXICIDADE:

Toxicidade para organismos aquáticos: Não são disponíveis dados de toxicidade aos organismos aquáticos. Sua presença pode transmitir qualidades indesejáveis à água, prejudicando seu uso, além de causar efeitos tóxicos à vida aquática. Pode afetar o solo e, por percolação, degradar a qualidade das águas de lençol freático.

Mobilidade: Todas as medidas devem ser tomadas respeitando as exigências dos órgãos ambientais locais. Persistência e Degradabilidade: Produto não prontamente biodegradável.

Bioacumulação: ND

Impacto Ambiental: Evitar a contaminação da terra, canalização ou águas superficiais. Produto praticamente insolúvel em água.

Efeitos ambientais e impactos do produto: Evitar que vazamentos atinjam os cursos d’água, uma vez que é praticamente insolúvel. Tóxico para organismos aquáticos. Não prontamente biodegradável.

13. CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

Produto: O descarte de produtos com validade vencida, embalagens danificadas entre outros fatores não podem ser eliminados no lixo doméstico a fim de evitar contaminações (ver seções anteriores).

Resíduos de produto: Independente da quantidade deve ser mantida na embalagem original e não descartar as sobras do produto de forma indevida. Efetuar a disposição como resíduo químico líquido tóxico, não solúvel em água. Consultar legislação ambiental vigente no local.

Embalagem usada: Não queime nem enterre as embalagens. Observe a Legislação Estadual e Municipal específicas. Consulte o Órgão Estadual ou Municipal de meio ambiente.

Recomendações: Incineração. Consultar a legislação local vigente.

14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

TRANSPORTE TERRESTRE: ADR/RID - TRANSPORTE AÉREO: IATA - TRANSPORTE MARÍTIMO: IMDG Produto não enquadrado na Resolução em vigor sobre transporte de produtos perigosos.

( RTPP – Resolução 420/2004 ANTT).

15. REGULAMENTAÇÕES

Decreto 96.044/88 do Ministério do Transporte

RTPP – Regulamento para o Transporte de Produtos Perigosos

Resolução 420/04 – ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre ABNT NBR 14725-4:2009 – Associação Brasileira de Normas Técnicas

Lei N° 6.514, de 22 de dezembro de 1977 – Norma regulamentadora (NR) aprovadas pela portaria N° 3.214, de 8 de junho de 1978.

(6)

Frases de Risco: R36/38 = Irritante para os olhos e pele

R43 = Pode causar sensibilização em contato com a pele.

R51/53 = Tóxico para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos negativos alongo prazo no ambiente aquático.

Frases de Segurança: 2 = Manter fora do alcance das crianças.

24/25 = Evitar o contato com a pele e os olhos.

26 = Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com água em abundancia e consultar um médico.

37 = Usar luvas adequadas.

46 = Em caso de ingestão, consultar imediatamente o médico e mostrar a embalagem ou rótulo do produto.

57 = Utilizar um recipiente adequado para evitar a contaminação ambiental. ROTULAGEM ESPECIAL DE CERTAS PREPARAÇÕES:

Contém componentes epoxídicos. Ver as informações fornecidas pelo fabricante. Contém produto de reação: bisfenol-A-(epicloridrina) resinas epoxídicas (peso molecular médio <700). Pode desencadear uma reação alérgica.

FRASES ESPECÍFICAS:

- Contém componentes verídicos. Ver as informações fornecidas pelo fabricante.

EINECS: Todos os componentes deste produto são alistados em EINECS ou são, de outra maneira, isentos das exigências da notificação do EU.

MANTENHA FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS

16. OUTRAS INFORMAÇÕES

As indicações dadas baseiam-se no estado atual de nossos conhecimentos. Qualquer outro uso do produto que envolva o uso combinado com outro produto ou outros processos é responsabilidade do usuário.

Os indivíduos que manuseiam este produto devem ser informados das precauções de segurança recomendadas e devem ter acesso a estas informações.

Abreviaturas:

N.A: Não Aplicável N/D: Não Determinado

N.R.: Não Relevante NR: Norma Regulamentadora

VOC: Composto orgânico volátil. ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas

ONU (UN): Sigla para Organização das Nações Unidas

NFPA: Sigla inglesa para National Fire Protection Assn – Associação Nacional de Proteção de Incêndio. HMIS: Sigla inglesa para Hazard Materials Identification System – Sistema de Identificação de Risco de Materiais.

(7)

ACGIH: Sigla inglesa para American Conference of Governmental Industrial Hygienisis - Organização Americana de higiene Industrial.

OSHA: Sigla inglesa para Occupational Safety na Health Administration – Administração ocupacional da saúde e segurança.

TWA: Sigla inglesa para Time Weighted Average – Média de tempo por peso.

IATA: Sigla Inglesa para International Air Transport Association – Associação Internacional de Transporte Aéreo.

TLV: Sigla inglesa para Threshold Limit Value-Limite de tolerância

EPA: Sigla inglesa para Environmental Protection Agency- Órgão de Proteção Ambiental dos EUA

EINECS: Sigla inglesa para European Inventory of Existing Chemical Substances - Inventário Europeu das Substâncias Químicas Existentes.

IMDG: Mercadorias perigosas do comércio Marítimo.

MAK: Concentração máxima por local de trabalho, em ml/mm3 = ppm

STEL: Limite para curta exposição (15 minutos). PEL: Limite de tolerância total da substância.

LEL: Lower exposive limit (Limite inferior de explosão) UEL: Upper explosive limit ( Limite superior de flamabilidade)

WGK: Classe de perigo para a água WGK 1: Ligeiramente perigoso para a água

WGK 2: Perigoso para a água WGK 3: Muito perigoso para a água

IPVS: Substância imediatamente perigosa à vida e à saúde.

LC – 50: Concentração letal capaz de matar 50% dos animais testados (rato, no caso). TSCA: Ata de Controle de Substância Tóxica.

Referência bibliográficas:

Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT) do Ministério dos Transportes (Resolução nº. 420, de 12 de Fevereiro de 2.004), e Relação de produtos Perigosos no Âmbito Mercosul (Decreto 1797 de 25 de janeiro de 1996).

Esta FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico) está em conformidade com a NBR 14725.

IMPORTANTE: as informações contidas nesta Ficha de Segurança foram obtidas em fontes respeitáveis. A SIM Ferragens não se responsabiliza pelo uso indevido das informações ou pela utilização, aplicação ou processamento inadequados do produto aqui descrito. Os usuários deverão permanecer atentos aos possíveis riscos decorrentes da utilização imprópria do produto.

Referências

Documentos relacionados

Após a ocorrência de um sinistro, o capital seguro ao abrigo desta cobertura ficará, até ao vencimento do contrato, automaticamente reduzido do montante

A Empresa Gestora garante o pagamento das despesas inerentes à defesa civil do Tomador do Seguro, por factos imputáveis ao animal seguro, quando o pedido exceda o valor do capital de

DIAMOND HEART ALAN WALKER FEAT... SWITCH IGGY

KATY

ASSINATURA DO RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES

DUSK TILL DAWN ZAYN FEAT... TRAICAO A QUEIMA ROUPA CRISTIANO

SUPER HUMAN CHRIS BROWN FEAT... SHE WOLF DAVID

FINESSE BRUNO MARS FEAT... DOWNTOWN