• Nenhum resultado encontrado

Olá, aluno(a)! Olá, família! Mais uma semana se passou e o ânimo não pode faltar.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Olá, aluno(a)! Olá, família! Mais uma semana se passou e o ânimo não pode faltar."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

1

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Educação Infantil – CRECHE

Unidade de Ensino:

C.E.I.E.M.Dr. ANTÔNIO RODRIGUES TEIXEIRA Professor(es):Franciele, Ana Paula,

Érica,Thamiris,Rayana, Amanda, Danielle, Mari, Thaís, Elizangela. Aluno(a):

Ano/Turma: Creche III

Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós. Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala,pensamento e imaginação.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Período de Complementação: De 01/06 a 12/06/2020 Turno: Manhã / Tarde Dias Trabalhados: 9 dias Carga horária: 36 horas Justificativa:

A Educação na Rede de Ensino Municipal em Iguaba Grande segue as orientações do Conselho Nacional de Educação – CNE , através do parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado EM 28/4/2020, homologado pelo Ministério da Educação em 30/04/2020 e publicado no DOU em 04/05/2020, que traça diretrizes para a reorganizaçãodo calendário escolar e a aplicação de atividades não presenciais.

Dessa forma, destaca-se a importância da organização do Material de Complementação da Aprendizagem de forma adequada, a fim de atender o Parecer do CNE, garantindo a qualidade exigida pelo órgão e o cômputo das atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual em razão da Pandemia da Covid -19.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Olá, aluno(a)! Olá, família!

Mais uma semana se passou e o ânimo não pode faltar.

Nós, moradores da Princesinha da Região dos Lagos, nossa querida Iguaba Grande, temos tudo para superar esse e qualquer outro desafio. Não é verdade? Vamos pensar positivo, seguir as orientações dos órgãos de saúde, porque a cada dia que ficamos em casa, teremos uma menor quantidade de vírus circulando e contaminando as pessoas.

Nós Iguabenses, não gostamos de ficar em casa, adoramos explorar a nossa cidade e circular por ela. Mas, ela continua nos esperando, linda e acolhedora para que muito em breve possamos continuar a nossa vida normalmente e com saúde.

Neste dia 8 de junho, não podemos deixar de festejar, pois é o Aniversário de Nossa Querida Iguaba Grande: 25 Anos. Mesmo distantes uns dos outros, prestamos nossa homenagem ao Município de Iguaba Grande.

Esse é um bom momento para manifestarmos o amor que temos por nossa cidade e pelas pessoas que gostamos, os nossos familiares, amigos e vizinhos, pois desejamos reencontrar a todos depois que voltarmos à vida normal. Então, se você quer ajudar ainda mais para reduzirmos a circulação do vírus entre as pessoas, envie mensagens para os seus familiares que não moram com você, poste no grupo da família, converse por mensagens de vídeo ou de texto com os seus colegas para que todos fiquem em casa o máximo que puderem. Assim teremos mais pessoas envolvidas nessa missão e, daqui a pouco, estaremos todos de volta, juntos, em nossa acolhedora cidade.

Receba o nosso carinho...Até breve!!!

Fred de Carvalho Ferreira

(2)

2

HOMENAGEM A IGUABA GRANDE

ENCANTAMENTO (DEDICADO A IGUABA GRANDE)

Abro a Janela e deixo A suave brisa entrar, Sinto em mim

Um suave murmúrio tocar...

Meus olhos se regalam Com tua beleza

Iguaba Grande, Dos Lagos, princesa!

Lagoa tão calma Oh, suave momento! Seu sussurro me embala, Doce encantamento!

Abro a janela

E observo a água transparente Bela cidade,

Como tua calma é atraente! Ana Flor do Lácio –03/032011 -

Ana Maria Ferreira tem a felicidade de ter duas pátrias: Portugal, onde nasceu a

7/9/1966, e o Brasil, onde veio morar em 2009, na cidade do Rio de Janeiro. Graduada em Letras-Inglês; pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura; escritora; professora e palestrante.

De sua produção bibliográfica constam: 2080 textos (poesias, crônicas, contos, redações, análise de obras, E-books e artigos) sob o pseudônimo Ana Flor do

Lácio; coautoria do livro A Duquesa e os Mosqueteiros (2012); prefácios e

apresentações de livros de autores do Brasil e de Portugal.

“Bons Pais e Pais Brilhantes”

“Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração.

Bons pais dão presentes, Pais brilhantes dão seu próprio ser. Bons pais atendem, dentro das suas condições, os desejos dos seus filhos. Fazem festas de aniversário, compram tênis, roupas, produtos eletrônicos, proporcionam viagens. Pais brilhantes dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo...

Bons pais corrigem erros, Pais brilhantes ensinam a pensar. Você quer ser um pai ou uma mãe brilhante?

Tenha coragem de falar sobre os dias mais tristes da sua vida com seus filhos. Tenha ousadia de contar sobre suas dificuldades do passado. Fale das suas aventuras, dos seus sonhos e dos momentos mais alegres de sua existência.

Humanize-se. Transforme a relação com seus filhos numa aventura. Tenha consciência de que educar é penetrar um no mundo do outro. Se você quiser causar um impacto enorme no universo emocional e racional dos seus filhos, use de criatividade e sinceridade. Surpreenda-os! Você conquistará os inconquistáveis!”

(3)

3 COMO FORAM SUAS EXPERIÈNCIAS COM AS ATIVIDADES

COMPLEMENTARES NESTE PERÍODO?

Se possível, após o preenchimento, fotografe essa pagina e envie à escola. Contamos com a sua colaboração!

Escola Aluno

Ano de escolaridade: Turma:

1. As atividades são suficientes para seu(sua) filho(a) nesse período de complementação?

( ) sim ( ) não ( ) às vezes

2. Tem conseguido interagir com o(a) professor(a) de seu(sua) filho(a)? ( ) sim ( ) não ( ) às vezes

3. Registre aqui, como tem sido a experiência com seu filho nas atividades não presenciais:

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ _____________________________________________________

4. Quais foram as maiores dificuldades encontradas nesse período com as atividades complementares?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 5. Se desejar registre as suas observações:

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ Nome do responsável: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(4)

4

A ROTINA PARA AS CRIANÇAS NAEDUCAÇÃO INFANTIL

O estabelecimento de rotinas é um dos aspectos fundamentais para dar segurança à criança. É assim também que ela desenvolve habilidades e aprende a lidar com as solicitações do ambiente e com o meio social em que vive respeitando as diversidades.

Nossa preocupação é com esse momento em que estamos vivendo, ausentes das Unidades de Ensino, com as aulas suspensas, onde o inesperado aconteceu, quebrando a rotina de todas as famílias.

Com o objetivo de tentar manter uma rotina mínima sobre a hora de dormir e acordar, os horários das refeições e as brincadeiras dirigidas, individuais e coletivas na família, que estamos elaborando esse material de Complementação da aprendizagem. A FAMÍLIA E A ESCOLA FORMAM UMA EQUIPE.

É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

Cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir nossas crianças a um futuro melhor.

(5)

TEMA/PROJETO:

Iguaba Grande: Nossa cidade, nossa história.

JUSTIFICATIVA:

Nesse mês de junho nossa cidade completa 25 anos, sendo assim torna-se fundamental que as crianças conheçam a história da cidade que vivem, sendo o papel da nossa escola trabalhar a valorização do patrimônio histórico cultural presentes em cada localidade com o propósito de apresentar elementos históricos da cidade em que os alunos vivem, utilizando diferentes estratégias, proporcionando a valorização e o respeito pela cidade, reconhecendo-se também como membro desse contexto e participante da construção dessa história , além de conscientizar sobre o que vivemos atualmente em nossa cidade e em todo o país com a pandemia do coronavírus.

OBJETIVOS:

Conscientizar sobre a propagação dacovid 19 e importância da higienização das mãos.

Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. (EI2O01)

Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. (EI02EF01)

Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlenda, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias, receitas, etc)

Familiarizar-se com as manifestações culturais de sua cidade e com produções que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, como brincadeiras, músicas, histórias, jogos e obras de artes;

Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. (EI02ET07)

Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. (EI02CG01)

Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. (EI02CG07)

Formular e responder sobre fotos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. (EI02EF04)

Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. (EI02EF09)

Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. (EI02CG05)

MATERIAIS NECESSÁRIOS:Folha A4, giz de cera, tinta guache, pedaço de papelão;

caneta; barbante ou lã; tesoura.; bacia (pote, caixa); fotografia, imagem ou desenho; areia ou fubá, Tesoura e cola, clipe de metal, molde de peixinho, barbante, graveto e durex.

Receita de bolo:3 xícaras de farinha de trigo,2 xícaras de açúcar, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó,3 cenouras grandes,1 xícara de óleo e 4 ovos. Atividades xerocopiadas.

(6)

DESENVOLVIMENTO:

O mês de Junho é muito especial, poisse comemora o aniversário da nossa cidade Iguaba Grande que completará 25 anos e nada mais justo do que aproveitamos essa data para contar aos nossos pequenos um pouquinho de sua história. Para iniciarmos o assunto, apresentaremos um video falando um pouco da história de Iguaba, acompanhado de atividadescomplementares, músicas e com muita brincadeira entre família.

ATIVIDADES:

Videoaula com a professora Ana Paula. Leitura / Atividade: Vamos conhecer a aventura perigosa do corona?

Atividade xerocopiada – quebra-cabeça: bandeira do município de Iguaba Grande.

As cores da bandeira do município de Iguaba Grande: Azul, branco e laranja. Videoaula com a professora Franciele.

Dobradura do barco: Vídeo: Palavra cantada - A canoa virou. Videoaula com a professora Thamires.

Brincadeira dirigida: Pescaria. Videoaula com a professora Érica.

Receita de bolo de cenoura para prestigiar o nosso município. Videoaula com a professora Érica.

Letra inicial do nome. Vídeo: Toda coisa tem nome

Atividade xerocopiada: Forma Geométrica. Atividade: Areia mágica. Atividade xerocopiada: Numeral 2 – dois peixinhos na nossa lagoa.

OBSERVAÇÕES:Responsáveis,as atividades propostas devem ser realizadas de

acordo com os materais disponíveis em casa. O objetivo das atividades é proporcionar aos nossos pequenos momentos divertidos e que auxiliemem seu desenvolvimento, além de maravilhosos momentos em família que devem ser vivenciados por eles.

(7)

VÍDEO:

Videoaula com a professora Ana Paula. https://youtu.be/k-zisAFEG9Y

Videoaula com a professora Franciele. https://youtu.be/owSh5tnZBiA

Bento e Totó – O Patinho Colorido (desenho infantil).

https://youtu.be/ZL9pTiY1RPg

Vídeo: Palavra cantada - A canoa virou. https://youtu.be/_vmxj-adiPo

Videoaula com a professora Thamires.https://youtu.be/dUtYhTQBFJ4

Videoaula com a professora Érica. https://youtu.be/h-GbD_iFUEQ

Videoaula com a professora Érica. https://youtu.be/F7eXuz4j7Kc

Vídeo:Toda coisa tem nome –(Fernando Salem)https://youtu.be/wUT2_eiGQ-U

Vídeoaula com a professora Franciele. https://youtu.be/HNZ2AGJFFOc

Canção do número 2 / Canções infantis/ - https://youtu.be/Wwl0txKbcq4

(8)

PRIMEIRA SEMANA:

Paisagens e pontos turísticos de Iguaba Grande. Videoaula com a professora Ana Paula.https://youtu.be/k-zisAFEG9Y Leitura / Atividade: História do livro – Família CEI com você no combate ao coronavírus.

Para iniciarmos a semana iremos assistir ao vídeo sobre paisagens e pontos turísticos de Iguaba Grande e em seguida o responsável deverá ler a historinha do livro “Família CEI com você no combate ao coronavírus” e na sequência realizar as atividades descritas no livro. Caso o responsável tenha fotos impressas ou no celular de passeios feitos com a criança em alguns locais de nossa cidade de IguabaGrande, mostrar como referência.

1º DIA

01/06/2020

(9)

Atividade xerocopiada – Quebra-cabeça: bandeira do município de Iguaba Grande.

Nesta atividade o responsável irá apresentar a bandeira do município de Iguaba e em seguidarecortar a bandeira colorida em três partes falando o nome de cada cor e depois mostrar a bandeira em branco para a criança eauxiliá-la para colar na seguinte sequência: 1° laranja, 2° branco e 3° azul. Depois de montar, pegue uma outra folha (jornal, folha A4 e revista) faça um canudo de papel e é só brincar e se divertir com a criança.

Apresentando as cores da bandeira do município de Iguaba Grande: Azul, branco e laranja. Videoaula com a professora Franciele. Brincando com as cores. https://youtu.be/owSh5tnZBiA

Assistir vídeo musical: Bento e Totó – O patinho colorido. https://youtu.be/ZL9pTiY1RPg

Nesta aula de hoje iremos relembrar as cores da bandeira do município de Iguaba e outras cores. E para começar, vamos assistir a videoaula com a professora Franciele e na sequência vamos dançar no ritmo do patinho colorido. Junte a família e vamos dançar!

2º DIA

02/06/2020

3º DIA

03/06/2020

(10)

Vídeo: Palavra cantada - A canoa virou. https://youtu.be/_vmxj-adiPo

“O barco é o meio de transporte utilizado pelos pescadores e moradores para o pescado de peixes e camarões na laguna de Iguaba Grande.” Na aula de hoje vamos assistir ao vídeo da professora Thamires, ensinando a confeccionar um barco de dobradura.

https://youtu.be/dUtYhTQBFJ4

Depois escutar a cantiga “A canoa virou” brincar de faz de conta com a criança, utilizando uma bacia com água, coloque o barco de papel na água. Em outro momento, o responsável irá confeccionar um peixe de papelão ou papel com a letra inicial do nome da criança e com furinhos ao redor para passar o barbante (ou lã) por dentro (Alinhavo). Para que a brincadeira se torne mais divertida o responsável poderá confeccionar um peixe para ele e juntos se divertirem.

4º DIA

04/06/2020

5º DIA

05/06/2020

(11)

Brincadeira dirigida: Pescaria. Videaula com a professora Érica. https://youtu.be/h-GbD_iFUEQ

A pesca é uma tradição do município de Iguaba Grande. Converse com as crianças sobre essa tradição e comente a existência da casa do pescador.

Na aula de hoje vamos nos divertir: O responsável deverá recortar alguns peixinhos em cartolina ou folha ofício, depois fazer um furo na ponta e colocarum clip. Para a vara de pescar, pegar um graveto ou fazer um canudo de papel, barbante e um clip de metal, amarrado na ponta. Improvise uma pequena lagoa e pronto! Hora da pescaria!

O equilíbrio é uma excelente maneira de exercitar a coordenação motora. E também um jeito muito gostoso de brincar e realizar contagem dos peixinhos. Sempre tendo cuidado com os nossos pequenos para não colocar nada na boca.

(12)

SEGUNDA SEMANA:

Comemorando o aniversário de Iguaba Grande: Hoje iremos celebrar o aniversário da cidade, então vamos fazer uma deliciosa receita de bolo de cenoura para prestigiar o nosso município e juntos cantaremos parabéns. Assistir videoaula com a professora Érica.https://youtu.be/F7eXuz4j7Kc

Após a aula você pode fazer o seu bolo e enviar uma foto para o facebooK da nossa escola.

RECEITA DO BOLO DE CENOURA:

INGREDIENTES

3 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar

1 colher (sobremesa) de fermento em pó 3 cenouras grandes

1 xícara de óleo 4 ovos

MODO DE PREPARO

Em um liquidificador, adicione cenouras descascadas e picadas, o óleo e os ovos.

Depois reúna com a farinha de trigo, o açúcar e o fermento em pó, e leve para assar em forno médio (180º C) preaquecido por aproximadamente de 35 a 40 minutos.

6º DIA

08/06/2020

(13)

Atividade: Letra inicial do nome. Vídeo: Toda coisa tem nome – (Fernando Salem) https://youtu.be/wUT2_eiGQ-U

Na aula de hoje vamos aprender a letra do nosso nome e para começar iremos assistir ao vídeo “ Toda coisa tem nome” e em seguida o responsável poderá escrever a letra inicial do nome da criança numa folha Brancae auxiliá-la passando tinta no dedinho para depois passar por cima da letra inicial, ou rasgar pedacinhos de jornal/revista e colar no contorno para decorar ou colorir com giz de cera

Hoje, o responsável vai preparar uma bacia (pote/ caixa) com areia ou fubá e colar com durex na borda da bacia, fotografia, imagens ou desenhos da laguna de Iguaba Grande relembrando com a criança momentos alegres. Em seguida, a criança vai produzir do seu jeitinho as ondas da laguna fazendo com o dedinho o movimento da onda em traços ondulados na areia mágica. Após a brincadeira o responsável deverá auxiliar a criança na pintura dos triângulos, atividade xerocopiada.

8º DIA

10/06/2020

7º DIA

09/06/2020

(14)

Videoaula com a professora Franciele. https://youtu.be/HNZ2AGJFFOc

Canção do número 2 / canções infantis/ - https://youtu.be/Wwl0txKbcq4

Na aula de hoje iremos começar assistindo ao vídeo com a professora Franciele apresentando o numeral dois (2) e na sequência assistir ao vídeo - canção dos números. Depois o responsável irá auxiliar a criança na realização da atividade xerocopiada - Numeral 2 – dois peixinhos na nossa lagoa.

9º DIA

12/06/2020

(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

BANDEIRA DE IGUABA GRANDE

RECORTE A BANDEIRA COLORIDA E COLE NA BANDEIRA EM BRANCO, OBEDECENDO A SEQUÊNCIA DAS CORES:

LARANJA, BRANCO E AZUL:

(21)

PASSE O DEDINHO NA TINTA, PINTE O NUMERAL 2 E OS PEIXINHOS.

DOIS

(22)

VAMOS COLORIR?

• PINTE NAS CORES, VERDE E LARANJA A FORMA GEOMÉTRICA TRIÂNGULO.

(23)

REFERÊNCIAS https://youtu.be/k-zisAFEG9Y https://youtu.be/owSh5tnZBiA https://youtu.be/ZL9pTiY1RPg https://youtu.be/_vmxj-adiPo https://youtu.be/dUtYhTQBFJ4 https://youtu.be/h-GbD_iFUEQ https://youtu.be/F7eXuz4j7Kc https://youtu.be/wUT2_eiGQ-U https://youtu.be/HNZ2AGJFFOc https://youtu.be/Wwl0txKbcq4 https://pt.wikipedia.org/wiki/Iguaba_Grande#/media/Ficheiro:Bandeira_de_Iguaba_Grande.gif blob:https://web.whatsapp.com/5db5b875-eddb-4932-b6f0-5f7ac1164212 https://www.guialagos.tur.br/regiao-dos-lagos/iguaba-grande/turismo/casa-do-pescador-2/ https://www.tudogostoso.com.br/receita/24580-bolo-de-cenoura-simples.html https://pin.it/4L5QCg4 23

Referências

Documentos relacionados

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

O que prevalece é a busca de lucros cada vez maiores, não importando que para isso ela tenha de subornar, colocar centenas de lobistas no Congresso de seus países,

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

a) Tamanho do programa CNC gerado por cada sistema CAM - Para a análise do tamanho do programa CNC gerado em cada sistema CAM, utilizou-se o mesmo programa usado para

Em 1889, Arthur Cayley publicou um artigo com uma f´ormula para a contagem de ´arvores geradoras (spanning) de um grafo completo. O presente trabalho constitui-se de uma breve

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Luis Rocha, na sequência da intervenção anterior, disse que, embora apenas ele tivesse estado presente na reunião mencionada, tinha deixado claro que a sua posição era a

apresentar documentação falsa para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, não celebrar o contrato ou instrumento equivalente, falhar