• Nenhum resultado encontrado

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2012 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 6º PERIODO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2012 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 6º PERIODO)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG

2º SEMESTRE 2012

ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 6º PERIODO)

1. ANÁLISE INSTITUCIONAL I

EMENTA: Pesquisa de campo, investigação diagnóstica e análise institucional. Elaboração de diagnóstico institucional e a construção de uma proposta de intervenção que considere a relação entre aspectos individuais e aspectos grupais. A relação entre instituído e instituinte, relações de poder e hierarquização, ritos institucionais, cultura e clima organizacionais, relação saúde mental e trabalho, relações interpessoais e estratégias de subjetivação das características institucionais (institucionalização). A prática do psicólogo voltada para interdisciplinaridade e troca com outros campos do saber pautada nos princípios técnicos e éticos.

Professor Orientador Principais locais de Estágio

Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Aédel Nagib

(1 grupo)

7º Batalhão da Policia

Militar - Entrevista coletiva, explanando sobre especificidades do estágio e avaliando afinidades , interesses e disponibilidades. 3º feira 18:30 as 20:30 Cyntia Paixão (1 grupo) 1) IEPE Psicologia Empresarial 2) Empresa O Boticário 3) Empresa Prata Forte 4) Fábrica Rekoba (Nova Serrana)

Empresa Atos RH (Itaúna)

- Interesse pela área de Psicologia Organizacional 3º feira 07:30 as 09:30 Jomara Gorgozinho (1 grupo) 1)Supermercado ABC 2) Hospital São Judas 3)Guiper confecções 4) Colégio Roberto Carneiro

5) Líder Interiores.

-Continuidade do estágio -Interesse pela área

3º feira 18:30 as 20:30

2) PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA I 2.1 ABORDAGEM PSICANALÍTICA

EMENTA: A clínica psicanalítica em instituições de saúde mental, de atenção básica à saúde, em hospitais e outros campos de atenção à saúde, em âmbito individual e coletivo. As entrevistas preliminares, o diagnóstico e o processo terapêutico. A associação livre, atenção flutuante, transferência e intervenção do analista. O atendimento individual e em grupo e a atuação do Psicólogo em equipes multiprofissionais. A clínica psicanalítica e o atendimento emergencial. Princípios técnicos e éticos da atuação do Psicólogo, a interdisciplinaridade e intersetorialidade. Prevenção e promoção da saúde. Psicanálise e saúde pública.

(2)

Professor Orientador Principais locais de

Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão

Alexandre Simões (1grupo)

1) Delegacia de Mulheres 2) SEMUSA/ Posto de Saúde São José 3) Hospital Santa Lúcia 4) CAPS-ad Itaúna - estar cursando, ao menos, Psicopatologia I e, preferencialmente, Abordagem Psicanalítica I. Após o início do estágio, o aluno deverá elaborar um plano de ação, indicando as possibilidades clínicas de atuação em campo Terça-feira 07:30 as 09:30

Joana D´Arc de Carvalho (1grupo)

1)Projeto Acamados Paróquia Santo Antônio

-te r cursado

Psicopatologia I e estar cursando Psicopatologia II

- Fazer terapia (item classificatório) Terça-feira 18:00 as 20:00 Rogéria Gontijo (1grupo) 1) Paróquia Nossa Senhora de Fátima(B. Porto Velho)

2) Paróquia Bom Jesus (B. Niterói) 3) Paróquia São Sebastião (Nova Serrana) 4) Paróquia São Sebastião (Cláudio) 5) Creches das Obras Assistenciais Santo Antônio

6) Centro socioeducativo de Divinópolis

7) APAE (Itaúna, Pará de Minas e Nova Serrana) 8) Pronto Atendimento (São Gonçalo)

- Desempenho nas disciplinas que se inscrevem como pré-requisito para execução do estágio, ou seja, nota. - entrevista coletiva - entrevista individual

Terça-feira Manhã (a definir com o grupo)

2.2- PSICOLOGIA SOCIAL E SAUDE COLETIVA

EMENTA: O processo de construção da identidade nos contextos grupais e institucionais. A psicologia social e as intervenções na infância, adolescência, idade adulta e com idosos. As possibilidades de atuação do psicólogo em diversos contextos e a questão ética. A prática do psicólogo voltada para interdisciplinaridade e troca com outros campos do saber. A construção social da saúde e do adoecimento em âmbito individual e coletiva, diagnóstico e formas de intervenção. A atuação do Psicólogo na prevenção e de promoção de saúde em diferentes contextos, inclusive na saúde pública.

Professor Orientador Locais de Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Eloísa Borges (1 grupo) Vila Vicentina (Divinópolis e Cajuru) PSF Jardinópolis PSF e CRAS (Cajuru) – Preferência de continuidade do estágio – Entrevista (caso necessário) Terça-feira 07:30 as 09:30 André (1 grupo) PSF Belvedere ADEFON APAM (Pitangui)

Associação Pão da Alma

– Carta de intenção Terça-feira 07:30 as 09:30

(3)

3. PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO I

EMENTA: A intervenção psicológica em serviços de atenção básica, em hospitais, escolas e organizações informais. O acompanhamento a grupos, de crianças, adolescentes, adultos e idosos. O plantão psicológico em saúde coletiva. O trabalho em equipes inter e multiprofissionais, integrando o saber psicológico à prática de outros profissionais e às interfaces entre a saúde e a educação.Conhecer e identificar necessidades de intervenção de caráter preventivo e terapêutico, primando pela ética em todos os momentos.

Professor Orientador Locais de Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Cristina Gontijo (1 grupo) 1) CEMEI (Carmo do Cajuru) 2) CEAE 3) UAPS NAÇÕES 4) Vila Vicentina (Cajuru) 5)Centro de Convivência Dr. Peri Tupinambás (Itaúna)

6) GEEC

7) Escola Municipal Raio de Sol

-Interesse pela área escolhida;

caso necessário, entre­ vista coletiva;

terão prioridade os alu­ nos que continuam o es­ tágio no mesmo local.

Terça-feira 07:30 as 09:30

4. NEUROPSICOLOGIA / AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA0

EMENTA: Esse estágio ao lado de demandar o conhecimento geral sobre a avaliação psicológica, propõe-se a explorar de maneira aprofundada o referencial teórico-técnico da perspectiva cognitiva, Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia. O estágio objetiva introduzir e ampliar o conhecimento e a investigação prática do aluno acerca do desenvolvimento cognitivo, afetivo e dos distúrbios de aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

Professor Orientador Locais de Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Marilene Cortez (1 grupo) 1) Centro Municipal de Convivência do Idoso de Divinópolis 2) CMEI's Centros Municipais de Educação Infantil 3) Escolas Municipais (36 escolas) 4) Pequeno Mundo (ADAP) – Ter cursado as disciplinas de Processos Psicológicos Básicos I e II e Neuropsicologia Testes e avaliação Quarta-feira 16h00 às 18h00 Patrícia Amaral (1 grupo) 1) CMEI's Centros Municipais de Educação Infantil 2) Escolas Municipais - Preferência para Escola Municipal Antonieta Fonseca, no Bairro Terra Azul 3) Projeto Pescar - Gerdau (somente continuidade dos estagiários atuais) – Ter cursado as disciplinas Neuropsicologia e Psicologia do Desenvolvimento I. – Prioridade para estagiários que queiram dar continuidade ao estágio. – Interesse em Psicologia Infantil e Educacional. Terça-feira 07:30 as 09:30

(4)

ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO ÊNFASE (ALUNOS DO 8º E 10º PERÍODOS)

1. PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA II 1.1 ABORDAGEM PSICANALÍTICA

EMENTA: A Clínica psicanalítica em instituições de saúde mental, de atenção básica á saúde, em hospitais e outros campos de atenção à saúde, em âmbito individual e coletivo. As entrevistas preliminares, o

diagnóstico e o processo terapêutico. A associação livre, atenção flutuante, transferência e intervenção do analista. O atendimento individual e em grupo e a atuação do Psicólogo em equipes multiprofissionais. A clínica psicanalítica e o atendimento emergencial. Princípios técnicos e éticos da atuação do Psicólogo, a interdisciplinaridade e intersetorialidade. Prevenção e promoção da saúde. Psicanálise e saúde pública.

Professor Orientador Principais locais de

Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Cleyton

(03 grupos)

1) Mitra Diocesana Senhor Bom Jesus 2) CAPS-ad Itaúna 3) Delegacia de Mulheres 4) Paróquia Nossa Senhora Aparecida 5) Paróquia N. Sra. Do Carmo – Carmo do Cajuru 6) Centro Sócio-Educativo de Divinópolis 7) APAC – Itaúna 8)PSF – Nova Serrana 9) Hospital Manoel Gonçalves – Itaúna − Ter cursado a disciplina Psicanálise I − Já ter cursado ou estar cursando Psicanálise II. − Critérios de desempate: Cursar no semestre do estágio disciplinas na área clínica na teoria psicanalítica, e entrevista. Terça-feira 07:30 as 09:30 18:30 as 20:30 20:30 as 22:30 Joana D´Arc (2 grupos) 1) Paróquia Santo Antônio

Fazer terapia( item classificatório) Terça-feira 07:30 as 09:30 20:00 as 22:00 Rogéria Gontijo (2 grupos) 1) Paróquia Nossa Senhora de Fátima(B. Porto Velho)

2) Paróquia Bom Jesus (B. Niterói) 3) Paróquia São Sebastião (Nova Serrana) 4) Paróquia São Sebastião (Cláudio) 5) Creches das Obras Assistenciais Santo Antônio

6) Centro socioeducativo 7) APAE (Itaúna, Pará de Minas e Nova Serrana) 8) Pronto Atendimento (São Gonçalo)

- ter cursado disciplinas de Psicodiagnóstico e abordagem Psicanalítica I e II Terça-feira Manhã (a combinar) 18:30 as 20:30

(5)

1.2 ABORDAGEM COGNITIVA

EMENTA: A teoria cognitiva e o atendimento psicológico em contextos escolares, hospitalares, clínicos e em outras realidades institucionais. Avaliação psicológica, o diagnóstico, o vínculo terapêutico e o processo psicoterapeutico. A psicoterapia cognitiva e sua aplicação a indivíduos e grupos, em diferentes contextos, inclusive na saúde pública. A atuação do Psicólogo em equipes multiprofissionais. A psicoterapia cognitiva em situação de atendimento psicológicos emergencial. Aspectos éticos e técnicos da atuação do Psicólogo.

Professor Orientador Principais locais de

Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão

Patrícia Amaral (2 grupos) 1) CMEI's Centros Municipais de Educação Infantil 2) Escolas Municipais -Preferência para Escola Municipal Antonieta Fonseca, no Bairro Terra Azul 3) Centros Municipais de Saúde - para Atendimento Clínico - Ter cursado as disciplinas Psicologia cognitiva, Psicoterapia Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento.

- Interesse por Psicologia Infantil e Educacional. Quinta-feira 14h30 às 16h30 16h30 às 18h30 Marilene Cortez ( 01 grupo) 1) Paróquia Catedral 2) Abrigo 3) CMEI's Centros Municipais de Educação Infantil 4) Escolas Municipais (36 escolas) 5) Pequeno Mundo (ADAP)

Ter cursado as disciplinas de Processos Psicológicos Básicos I e II, Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Testes e Avaliação Quinta-feira 16h00 às 18h00

1.3. ABORDAGEM EXISTENCIAL/ FENOMENOLÓGICA.

EMENTA: A utilização do método fenomenológico no encontro com o outro em diferentes contextos: saúde, educação e organização. O desenvolvimento da pesquisa com base na concepção de homem da abordagem. A prática do psicologo voltada para a interdisciplinaridade e troca com outros campos do saber pautada nos princípios técnicos e éticos.

Professor Orientador Locais de Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Michele Mileib

(3 grupos )

Hospital Santa Lúcia Hospital Manoel Gonçalves (Itaúna) Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Quarta Igreja Batista Posto de Saúde Planalto

- Entrevista em grupo - Carta de justificativa da escolha Terça-feira 07:30 as 09:30 18:30 as 20:30 20:30 as 22:30 1.4. ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

EMENTA: Técnicas baseadas na teoria da aprendizagem social. Técnicas cognitivas e de autocontrole. Terapias comportamentais e acompanhamento de casos clínicos através da avaliação, conceitualização cognitiva e intervenção psicoterapêutica em diversos transtornos psicopatológicos conforme a aplicação dos modelos cognitivos comportamentais.

Professor Orientador Locais de Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Jadir Silva

(2 grupos )

Paróquia São Cristóvão Consultório

Casa Dia_ Clínica de Dependente Químico

- Entrevista coletiva verificando interesse para o conteúdo .

Terça-feira 07:30 as 09:30 18:30 as 20:30

(6)

1.5. PSICOLOGIA SOCIAL E SAUDE COLETIVA

EMENTA: A psicologia social clínica e suas especificidades: crianças, adolescentes, adultos e idosos. A clínica do social, o plantão psicológico e o atendimento psicológico emergencial. As possibilidades de atuação do Psicólogo em seus diversos contextos e a questão ética. A prática do Psicólogo voltada para a interdisciplinaridade e a troca com outros campos do saber. A construção social da saúde e do adoecimento no âmbito individual e coletivo, diagnóstico e formas de intervenção. A atuação do Psicólogo na prevenção e promoção da saúde em diferentes contextos, inclusive na saúde pública.

Professor Orientador Locais de Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Eloísa Borges (2 grupos) Vila Vicentina (Divinópolis e Cajuru) PSF Jardinópolis PSF e CRAS (Cajuru) – Preferência de continuidade do estágio – Entrevista (caso necessário) Terça-feira 18:30 as 20:30 20:30 as 22:30 André (1 grupo) PSF Belvedere ADEFON APAM (Pitangui)

– Carta de intenção Terça-feira 18:30 as 20:30

1.6. PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO

EMENTA: A intervenção psicológica em serviços de atenção básica, em hospitais, escolas e organizações informais. O acompanhamento a grupos, de crianças, adolescentes, adultos e idosos. O plantão psicológico em saúde coletiva. O trabalho em equipes inter e multiprofissionais, integrando o saber psicológico à prática de outros profissionais e às interfaces entre a saúde e a educação. Conhecer e identificar necessidades de intervenção de caráter preventivo e terapêutico, primando pela ética em todos os momentos.

Professor Orientador Locais de Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Cristina Gontijo (1 grupo) 1) CEMEI (Carmo do Cajuru) 2) CEAE 3) UAPS NAÇÕES 4) Vila Vicentina (Cajuru) 5)Centro de Convivência Dr. Peri Tupinambás (Itaúna)

6) GEEC

7) Escola Municipal Raio de Sol

-Interesse pela área escolhida;

caso necessário, entre­ vista coletiva;

Terça-feira 18:30 as 20:30

2.PSICOLOGIA JURÍDICA

EMENTA: A intervenção pontual nos conflitos judiciais, o diagnóstico diferencial, a perícia, o estudo de caso, o trabalho multidisciplinar. A interface com o Direito, a Educação e a Saúde. A atuação do Psicólogo pautada em princípios técnicos e éticos em situações de conflitos com a Lei, abordagens a jovens infratores, responsabilidade e culpa, violência contra mulher, atendimento a toxicômanos e demais situações de acompanhamento e assistência jurídicas aos cidadãos.

Professor Orientador Locais de Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Rita Francischetto (1 grupo) 1)Delegacia de Mulheres (Divinópolis e Para de Minas) 2) Defensoria ´Pública (Divinópolis) - Justificativa escrita do interesse na área que deverá ser entregue junto com a ficha de inscrição

Terça-feira 07:30 AS 09:30

(7)

3) APAC Feminina e Masculina (Itaúna) 4) CSE (Divinópolis) 5)Floramar (Divinópolis)

3.AVALIAÇÃO PSICOLOGICA

EMENTA: Utilização das técnicas e dos instrumentos de avaliação psicológica nos aspectos cognitivos, psicomotores afetivo emocionais e da personalidade . O estágio objetiva introduzir e ampliar o conhecimento e a investigação prática do aluno acerca do desenvolvimento cognitivo, afetivo da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. A prática do Psicólogo voltada para a interdisciplinaridade e troca com outros campos do saber pautada nos princípios técnicos e éticos.

Professor Orientador Locais de Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Jomara Gorgozinho

(1 grupo)

1)Supermercado ABC 2) Hospital São Judas 3)Guiper confecções 4) Colégio Roberto Carneiro

5) Líder Interiores.

-Continuidade do estágio -Interesse pela área

Terça- feira 20:30 as 22:30 Jadir Silva (1 grupo) Clínica do DETRAN Empresa Codil Rede União de Supermercado - Entrevista coletiva verificando interesse para o conteúdo .

Terça-feira a combinar

4. PSICOLOGIA E ABORDAGEM DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO

EMENTA: A observação e utilização de instrumentos de pesquisa e análise acerca do adoecimento mental do trabalhador no contexto institucional. A prática do psicólogo voltada para a interdisciplinaridade e a troca com outros campos do saber pautadas na concepção e conceitos da Psicodinâmica do trabalho. Possibilidades de prevenção do adoecimento psíquico e promoção da saúde mental a partir da análise da organização do trabalho.

Professor Orientador Locais de Estágio Critérios de seleção Dia / Horário Supervisão Cyntia Paixão (1 grupo) 1) Secretaria Municipal de Assistência Social 2) Secretaria Municipal de Educação

3) Tênis Lindi (Nova Serrana)

-Preferência pela continuidade do estágio -Interesse pela área

3º feira 18:30 as 20:30

Referências

Documentos relacionados

Os anti-histamínicos (anti-H1) de segunda geração são considerados primeira linha de tratamento das rinites alérgicas e via de administração pode ser oral ou tópica nasal.. Os

This framework comprises the following steps: (1) signal is acquired during the DBS surgery for a group of patients, i.e., the training set; (2) features are extracted from

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Pacientes que não toleram a dose intravenosa total de SELOKEN injetável (15 mg) devem iniciar o tratamento oral com cuidado, utilizando-se uma dose menor.. Insuficiência renal: não