• Nenhum resultado encontrado

II 100 MILHAS DE KART DE PATROCÍNIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "II 100 MILHAS DE KART DE PATROCÍNIO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

II 100 Milhas de Kart de Patrocínio - 2013 – Regulamento Particular - 1/7

II 100 MILHAS DE KART DE PATROCÍNIO - 2013

REGULAMENTO PARTICULAR

O KART CLUBE DE PATROCÍNIO - KCP, sob a supervisão da FEDERAÇÃO MINEIRA DE AUTOMOBILISMO – FMA, fará realizar a competição aberta denominada II 100 MILHAS DE KART DE PATROCÍNIO - 2013, de acordo com o CÓDIGO DESPORTIVO DO AUTOMOBILISMO – CDA, o REGULAMENTO NACIONAL DE KART 2013 – RNK e este regulamento particular.

1 – DAS AUTORIDADES

1.1 Autoridades Governamentais: 1.1.1 Prefeito Municipal de Patrocínio: 1.1.2 Secretário...

1.2 Autoridades Desportivas

1.2.1 Presidente da CBA: Cleyton Tadeu Correia Pinteiro 1.2.2 Presidente da FMA: Pedro Sereno de Mattos 1.2.3 Presidente do CTDM: Antônio Manoel dos Santos 1.2.4 Presidente do CKP:

1.3 Autoridades da Prova:

1.3.1 Comissários Desportivos - FMA: 1.3.2 Comissário Desportivo - KCP: 1.3.3 Comissário Desportivo KCP: 1.3.4 Diretor da prova:

1.3.5 Diretor adjunto:

1.3.6 Comissário Técnico – FMA: 1.3.7 Comissário Técnico - KCP: 1.3.8 Secretário(a):

1.4 Cronometragem: 1.5 Serviço médico:

2 – DA PROVA

2.1.1 A prova terá a duração de três horas. 2.1.2 Categoria: Fórmula 4 – F4;

2.1.3 Calendário: Etapa única, de 15 e 16 de junho de 2013;

2.1.4 Local: Kartódromo Felipe Massa – PATROCÍNIO – MG, no traçado oficial e no sentido anti-horário, com chicane;

2.1.5 Inicio das inscrições: 20 de maio de 2013, conforme artigo 4.1.2

3 – DAS NORMAS GERAIS

3.1 A disputa desta será aberta a todos os kartistas das categorias PJK, PK, PGK, PSK “B” e PSK “A”, com idade superior a onze anos, independentemente de suas origens ou das federações a que estiverem filiados, e desde que portadores da Cédula Desportiva Nacional válida para 2013.

(2)

II 100 Milhas de Kart de Patrocínio - 2013 – Regulamento Particular - 2/7

3.2 Toda reclamação somente poderá ser analisada e considerada, quando apresentada: 3.2.1 Por escrito;

3.2.2 De acordo com o disposto no Capítulo IX do CDA.

3.3 Será terminantemente proibida a entrada na pista, de qualquer pessoa não autorizada / credenciada, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos regulamentos.

3.3.1 Será de total responsabilidade do piloto e seu representante legal, a conduta de qualquer membro do time, cabendo-lhe simultaneamente, as sanções previstas nos regulamentos.

4 – DA INSCRIÇÃO

4.1 No ato da inscrição serão exigidos: 4.1.1 Cédula Desportiva 2013.

4.1.2 Pagamento da taxa de inscrição nos valores abaixo, independentemente do número de pilotos inscritos: 4.1.2.1 De 20 / 05 a 10 / 06: R$ 2.000,00 (Dois mil reais);

4.1.2.2 Após 11/06: R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais);

4.1.3 Com o pagamento da inscrição o piloto terá direito ao uso de um motor da marca HONDA, Modelo GX 390, locado pela empresa RBC Preparações Ltda., um jogo de pneu da marca MG, selo vermelho e o combustível para a prova e uma credencial de Box para seu auxiliar;

4.1.4 Para fazer a inscrição, entrar em contato pelo fone: 34 8804.0594 com Chicão ou pelo site:

www.kartclubepatrocinio.com.br

4.1.5 Para pagamento da inscrição o piloto deverá depositar o valor correspondente no Banco Bradesco, AG: 1892 - Conta: 15.613-2 em nome de Regina Glória da Silva Lima, CNPJ:07.853.493/0001-51. Favor enviar o comprovante para o e-mail: reporterpatrocínio@gmail.com

5 – DO NÚMERO DE PARTICIPANTES

5.1 Serão admitidos na prova no máximo 30 times, podendo cada um inscrever no máximo dois pilotos. 5.1.1 Não será aceita a substituição de pilotos depois de formalizada a inscrição;

5.1.2 Para a confirmação do evento, será exigido o número mínimo de 15 karts para a largada.

6 – DO ACESSO À PISTA

6.1 Somente terão acesso à pista para qualquer atividade, os karts equipados com o sensor da cronometragem, fixado como determina o RNK 2013. Receberá sinalização com bandeira preta, o piloto cujo kart estiver em desacordo com esta determinação.

6.1.1 A organização deverá fornecer jalecos ou pulseiras identificados com um número para cada kart, sendo somente

um por time. Os auxiliares identificados terão a obrigação de retirar e ou empurrar qualquer kart que necessitar e que estiver mais próximo do que outro auxiliar, sob pena de punição para o(s) piloto(s) que o(s) auxiliar(es) representar(em).

7 – DO USO DO BOX

7.1.1 A entrada no Box somente poderá ser feita através da zona de desaceleração, devendo o piloto levantar o braço, sinalizando a sua intenção, e assegurando-se que poderá fazê-lo sem risco para si e para os outros concorrentes. 7.1.2 Durante os treinos livres e de aquecimento o piloto deverá dirigir-se à entrada dos boxes, e parar antes da faixa

“PARE”, onde deverá desligar o motor de seu kart para ser conduzido até seu Box. Após a manutenção ou troca de pilotos, deverá ser conduzido ainda com o motor desligado até a linha de partida na saída do Box.

7.1.3 Durante a corrida, o piloto deverá se dirigir ao parque fechado de pesagem localizado junto à entrada do Box. Após a pesagem do conjunto, o kart, com o motor desligado, deverá ser conduzido até a área frontal de seu Box, para manutenção e/ou troca de pilotos. Em seguida, o conjunto deverá ser conduzido ao parque fechado de abastecimento localizado junto à saída do Box, ainda com seu motor desligado.

7.1.4 Durante a corrida, o kart não poderá em nenhuma hipótese ser conduzido ao interior do Box, ficando o time infrator sujeito às penalidades a serem aplicadas pelos comissários desportivos.

7.1.5 Em hipótese alguma a pista de rolamento dos boxes poderá ser utilizada no seu sentido contrário. 7.1.6 Será proibido fazer funcionar o motor no interior da área dos boxes.

7.1.7 Mecânicos, auxiliares, chefes de time, etc., somente poderão ingressar e / ou permanecer na área dos boxes, usando calçado fechado.

(3)

II 100 Milhas de Kart de Patrocínio - 2013 – Regulamento Particular - 3/7

8 – DA MANUTENÇÃO

8.1 Toda manutenção deverá ser feita exclusivamente na área frontal dos boxes.

8.1.1 O kart levado ao abastecimento não poderá sofrer qualquer tipo de manutenção, salvo quando autorizado por um Comissário Técnico.

8.1.2 Será proibida qualquer manutenção durante a tomada de tempo e no "grid" de largada.

8.1.3 Na hipótese de um kart necessitar ser removido por quebra, avaria ou falta de combustível durante a prova, o time deverá comunicar à direção de prova, sua intenção de levá-lo para o Box. A direção de prova determinará então a sinalização da pista com bandeira branca no PSDP e com bandeira amarela no trecho em que estiver acontecendo a remoção, devendo o conjunto kart/piloto ser levado primeiramente ao parque de pesagem, para depois ser encaminhado à área frontal de seu Box.

8.1.4 O piloto, por seus próprios meios, poderá fazer a manutenção em seu kart na pista, desde que em lugar seguro e sem auxílio externo, e apenas durante a corrida.

9 – DOS PNEUS

9.1 Somente poderão ser utilizados para a tomada de tempo e prova, pneus fornecidos pela organização, que serão identificados e entregues através de sorteio, para serem montados pelo time no Parque Fechado e devolvidos à organização para a devida guarda.

9.1.1 Somente poderá ser trocado 1(um) pneu por furo ou avaria, desde que autorizado pelo Comissário Técnico e este pneu deverá ser lacrado. Qualquer outro pneu que venha ser utilizado implicará na eliminação do time. 9.2 Para a tomada de tempo os karts deverão ser encaminhados ao Parque Fechado, nos horários previstos, sem os

pneus. Após o ingresso dos karts, os pneus serão retirados do depósito, para a respectiva montagem. Ao término da primeira sessão de tomada de tempo, os karts deverão ser conduzidos do parque de pesagem ao parque de abastecimento, em regime de parque fechado. Após a segunda tomada de tempo e a devida liberação pelo comissário técnico, os pneus serão obrigatoriamente devolvidos ao depósito, antes da retirada dos karts do Parque Fechado. Qualquer procedimento contrário ao acima estabelecido implicará na punição do time, e os pneus não mais serão válidos para a utilização na tomada de tempo ou na prova.

9.2.1 Serão identificados e montados obrigatoriamente, um jogo de pneus do tipo “slick” e um jogo de pneus do tipo “wet”.

10 – DO ABASTECIMENTO

10.1 O combustível será fornecido pela organização, devendo este ser acomodado em local pré-determinado. O abastecimento somente poderá ser realizado através do recipiente cedido pela organização diretamente ao tanque do kart, sendo liberado o uso de funil;

10.2 Será proibido, sob pena das sanções previstas:

10.2.1 Usar combustível que não seja o fornecido pelos organizadores, ou adulterar o mesmo; 10.2.2 Transportar ou portar recipientes de qualquer espécie na área de abastecimento; 10.2.3 Retornar com o kart ao Box, depois de abastecido;

11 – DA TOMADA DE TEMPO

11.1.1 Serão realizadas duas sessões de tomada de tempo de quinze minutos para cada grupo, com a participação de qualquer um dos pilotos do time.

11.1.2 Cada sessão será efetuada em grupo de no máximo de 15 karts.

11.1.2 A composição dos grupos para a tomada de tempo será determinada através de sorteio. 11.1.3 Aos pilotos retardatários não será permitida a tomada de tempo.

11.1.4 Os times concorrentes que não conseguirem completar pelo menos uma volta em nenhuma das sessões de tomada de tempo, terão as suas posições no "grid" determinadas por sorteio, logo após o último piloto classificado por tempo.

12 – DA LARGADA

12.1 A largada será do tipo “Le Mans” sendo unicamente permitida a presença de um membro do time devidamente identificado com jaleco ou pulseira, para segurar o kart, não sendo permitido empurrar o conjunto piloto/kart.

(4)

II 100 Milhas de Kart de Patrocínio - 2013 – Regulamento Particular - 4/7

13 – DA PROVA E DA FORMAÇÃO DO "GRID" DE LARGADA

13.1 A prova terá uma bateria única com três horas de duração mais uma volta.

13.2 O "grid" de largada será determinado pela tomada de tempo, devendo ser considerado o melhor tempo do time.

13.3 A cada troca de pilotos, o piloto substituído deverá assinar a súmula junto à balança. O time que exceder o tempo limite de pilotagem de seu piloto ou não cumprir a obrigatoriedade de assinar a súmula no prazo máximo de dez minutos após o instante de sua pesagem, será punido pelos comissários com um “Time Penalty” de cinco minutos.

13.3.1 Em hipótese alguma, a troca de pilotos poderá acontecer na área de balança ou abastecimento, sob pena de aplicação das sanções previstas.

13.4 O tempo máximo de pilotagem será de trinta minutos, com vinte minutos de descanso.

13.4.1 Mesmo se um piloto estiver inscrito em dois times diferentes, o intervalo para descanso será obrigatório e respeitado e o desrespeito a esta determinação implicará na exclusão dos dois times envolvidos.

13.5 A prova poderá ser neutralizada a critério do diretor de prova, por motivo de acidente, bloqueio total ou parcial da pista. Nesse caso, será apresentada uma placa no PSDP com os dizeres “PROVA NEUTRALIZADA” e outra com os dizeres “BOX FECHADO”, Juntamente com essas placas, todos os postos de sinalização apresentarão a bandeira amarela agitada, devendo todos os pilotos reduzir a marcha de seus karts, e seguir em fila indiana, até que seja apresentada no PSDP, a bandeira quadriculada verde e amarela, acompanhada da placa “BOX ABERTO” e que sejam retiradas as bandeiras amarelas.

13.5.1 No momento em que forem apresentadas as placas “PROVA NEUTRALIZADA” e “BOX FECHADO”, será proibido o acesso aos boxes. Em caso de problemas técnicos, o time que ingressar no Box durante a apresentação da placa “BOX FECHADO” será punido com um “Time Penalty” de um minuto, a ser cumprido após a liberação do Box.

13.5.2 Caso seja necessária a interrupção da prova, será apresentada uma bandeira vermelha, acompanhada da placa “BOX FECHADO”, devendo todos os pilotos se dirigir em velocidade reduzida até o grid de largada e ali pararem.

13.5.3 Em caso de interrupção da corrida, nenhuma manutenção poderá ser feita no grid e a nova largada deverá acontecer com os mesmos pilotos que estiverem conduzindo os karts no momento da paralisação.

13.5.4 Nesse, caso o tempo de pilotagem será neutralizado e o tempo da corrida seguirá sendo contado. Será então autorizada nova largada em fila indiana, obedecendo aos critérios do CDA para esse procedimento.

14 – DA VISTORIA TÉCNICA

14.1 Serão lacrados previamente conforme a programação a ser divulgada, os seguintes equipamentos: 14.1.1 Motor: uma unidade.

14.1.2 Pneus: dois jogos, sendo um do tipo “slick” e um do tipo “wet”.

14.2 Ao término da tomada de tempo e da corrida, todos os karts serão pesados e vistoriados a critério dos Comissários Técnicos, ficando retidos no Parque Fechado, até a liberação desses oficiais.

14.2.1 Durante a prova, toda vez que um kart entrar nos boxes, ele será pesado e somente após a pesagem ele será liberado para a troca de pilotos e manutenção;

14.3 Após o término das sessões de tomada de tempo e da prova, os equipamentos lacrados ficarão à disposição dos Comissários Técnicos para serem vistoriados a qualquer momento, mesmo que já tenha sido procedida a divulgação dos resultados.

14.3.1 Na área destinada à vistoria técnica, somente a presença do piloto será permitida. Será proibida a permanência de mecânicos e auxiliares, salvo quando solicitada.

14.4 Os lastros poderão ser fixados no kart através de engate rápido, desde que aprovados pelos comissários Técnicos.

(5)

II 100 Milhas de Kart de Patrocínio - 2013 – Regulamento Particular - 5/7

15 – DAS PENALIDADES:

15.1 Além das penalidades previstas no CDA e no RNK serão aplicadas as seguintes: 15.1.1 Ultrapassagem sob bandeira amarela: “Time Penalty” de um minuto;

15.1.2 Corte de pista: “Time penalty” de dois minutos;

15.1.3 Desrespeito a bandeira preta c/ circulo laranja: “Time penalty” de dois minutos; 15.1.4 Falta de peso até 5.000 gramas: “Time penalty” de dois minutos;

15.1.5 Falta de peso acima de 5.000 gramas: Exclusão ou Desclassificação; 15.1.6 Funcionar motores na área dos boxes: “Time Penalty” de dois minutos; 15.1.7 Atitude antidesportiva: “Time Penalty” de três minutos;

15.1.8 Falta de assinatura do piloto na súmula de pesagem: “Time Penalty” de cinco minutos; 15.1.9 Tempo limite de pilotagem excedido: “Time Penalty” de cinco minutos;

15.1.10 Manutenção na pista: “Time Penalty”de cinco minutos;

15.1.11 Não cumprimento do intervalo de trinta minutos de descanso: “Time Penalty” de cinco minutos, e o piloto infrator deverá ainda cumprir o tempo de descanso regulamentar.

16 – DA CLASSIFICAÇÃO FINAL E DA PREMIAÇÃO

16.1 Será declarado Campeão da "II 100 MILHAS DE KART DE PATROCÍNIO - 2013", o time que obtiver a melhor classificação na prova.

16.1.1 Serão distribuídos troféus para os pilotos integrantes dos times classificados do 1º ao 5º lugares, e para o piloto "pole-position".

16.1.2 Serão distribuídos os seguintes prêmios:

16.1.2.1 Campeão: 1 chassi MEGA KART 2013 16.1.2.2 Vice-campeão: R$ 3.000,00 (três mil reais) 16.1.2.3 3º Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais)

16.1.2.4 4º Lugar: R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) 16.1.2.5 5º Lugar: R$ 1.000,00 (hum mil reais)

17 – DAS RESPONSABILIDADES

17.1 O KART CLUBE DE PATROCÍNIO, a FEDERAÇÃO MINEIRA DE AUTOMOBILISMO e os patrocinadores envolvidos no evento, eximem-se de toda e qualquer responsabilidade civil ou penal, por infrações cometidas ou acidentes causados durante os treinos e as provas. Essa responsabilidade será exclusivamente daquele(s) que as tenha(m) cometido ou daquele(s) que tenha(m) se envolvido em acidente(s), ou ainda de seu(s) representante(s) legal(is).

18 - DOS CASOS OMISSOS

(6)

II 100 Milhas de Kart de Patrocínio - 2013 – Regulamento Particular - 6/7

CAPÍTULO II

REGULAMENTO TÉCNICO

19 – DO REGULAMENTO TÉCNICO

19.1 O motor será o Honda GX 390, 4 tempos, 13 HP, autorizado CBA, monocilíndrico, refrigerado a ar, com partida de acionamento por corda.

19.1.1 O motor será entregue devidamente lacrado pela organização nas condições previstas no artigo 14.1.1. A violação de qualquer um dos lacres resultará na desclassificação sumária do piloto.

19.1.2 A coroa deverá ser de 41 dentes, devendo ainda manter o seu diâmetro primitivo.

19.1.3 Embreagem – Homologada CBA para a categoria, sem retrabalho com 13 dentes, mantendo ainda seu diâmetro primitivo.

19.1.4 Silencioso – Será entregue junto com o motor e lacrado, sendo proibida a sua troca, sob pena de desclassificação da atividade.

19.1.5 Vela – Será proibida a sua troca.

19.1.6 Padrão de referência ― Para o motor, o carburador, a flange e o escapamento, serão tomadas como padrão de referência para as vistorias técnicas, as peças homologadas e lacradas à disposição da FMA.

19.1.7 Especificações e procedimento de sorteio ― O motor da marca HONDA, modelo GX 390, completo, com o carburador, a vela, o filtro e o escapamento, será entregue ao piloto através de sorteio. O piloto ficará responsável pelo motor a partir do momento em que recebê-los da organização, até o momento de sua devolução.

19.1.8.1 Se os motores forem danificados durante testes realizados sobre cavalete, o piloto será responsável pelo reparo do mesmo e deverá indenizar integralmente a organização do evento.

19.1.8.2 Quaisquer danos externos no motor ou escapamento, também serão de responsabilidade do piloto.

19.1.8.3 O motor será sorteado pelo Comissário Técnico, no parque fechado, no horário determinado pelo regulamento particular, na presença de no mínimo dois Comissários Desportivos, sendo permitida a presença de um representante do time e de demais interessados.

19.1.8.4 A organização disponibilizará um número de 20% (vinte por cento) de motores extras para uma eventual troca. A troca, através de sorteio dos motores ainda disponíveis, somente será efetuada no caso do motor cujo reparo não puder ser executado no local, ou de quebra, e desde que autorizada pelo Comissário Técnico.

20 – CONDIÇÕES PARA EVENTUAIS TROCAS DE MOTORES

20.1 A RBC Preparações de Motores disponibilizará um número de 30 (trinta) motores para a prova e uma eventual troca poderá ser feita desde que haja disponibilidade. A prioridade para troca será para o motor cujo reparo não puder ser executado no local. As demais trocas somente poderão ser efetuadas se houver disponibilidade do motor, e desde que autorizada pelo Comissário Técnico da FMA.

20.2 Se a troca for procedida após o treino livre do sábado, ou após o aquecimento, ou entre a tomada de tempo e a corrida e durante a corrida, e desde que o lacre não tenha sido adulterado ou rompido, o piloto terá sua posição de largada na corrida, devidamente preservada, exclusivamente em razão de uma das seguintes situações:

20.2.1 Se houver quebra do pistão; 20.2.2 Se houver quebra da biela; 20.2.3 Se houver a fusão da biela;

20.2.4 Se houver a quebra do eixo da biela;

20.2.5 Se houver quebra da arruela de encosto da biela; 20.2.6 Se a rosca da porca da curva espanar.

20.3 Se a troca for solicitada por qualquer outro motivo que não os descritos nos itens 20.2.1 a 20.2.6 do artigo 20, o piloto deverá ter seu kart posicionado para a largada, conforme parágrafo único deste inciso, além de responder pelo disposto no artigo 6º do deste regulamento.

(7)

II 100 Milhas de Kart de Patrocínio - 2013 – Regulamento Particular - 7/7

21 – DO PESO DO CONJUNTO KART/PILOTOS

21.1 O peso mínimo do conjunto será de 186 KG;

21.1.1 Todos os pilotos do time serão pesados, sendo que o piloto mais leve do time, com indumentária completa, mais o kart deverá pesar no mínimo 186 KG;

21.1.2 Não serão aceitos lastros que não estejam fixados no kart de acordo com o RNK e aprovados pelo Comissário Técnico.

22 – DO QUADRO DE HORÁRIOS

22.1 15/06/2013 – SÁBADO

22.1.1 Abertura da pista: 07:00

22.1.2 Treino livre com motor próprio: 08:00 às 12:00 22.1.3 Sorteio e Montagem de motor: 13:00 às 14:30 22.1.4 Treino livre com motor sorteado: 15:00 às 16:00 22.1.5 Sorteio e montagem de pneu: 16:00 às 17:00 22.2 16/06/2013 - DOMINGO

22.2.1 Abertura da pista: 07:00

22.2.2 Tomada de Tempo 1º grupo: 09:20 às 09:35 22.2.3 Tomada de Tempo 2º grupo: 09:40 às 09:55 22.2.4 Formação do Grid tipo “Le Mans” 10:30 às 10:50 22.2.5 II 100 milhas de Kart de Patrocínio: 11:00

O presente regulamento foi elaborado pelo CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO MINEIRO da FEDERAÇÃO MINEIRA DE AUTOMOBILISMO. Fica terminantemente proibida a utilização total ou parcial das normas técnicas e desportivas, nomenclaturas e referências nele contidas, em competições que não tenham a supervisão da FEDERAÇÃO MINEIRA DE AUTOMOBILISMO ou de seus Clubes filiados.

Belo Horizonte, 10 de maio de 2013.

FEDERAÇÃO MINEIRA DE AUTOMOBILISMO - FMA PRESIDENTE

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO MINEIRO - CTDM PRESIDENTE

KART CLUBE DE PATROCÍNIO - KCP PRESIDENTE

Referências

Documentos relacionados

Nos termos do artigo 24 da Instrução CVM 400, a quantidade de Ações inicialmente ofertada (sem considerar as Ações Adicionais) poderia ter sido, mas não foi, acrescida em até

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Mestrado em: Nutrição Humana ou Nutrição Clínica ou Saúde Coletiva ou Ciências da Saúde ou Ciências ou Saúde ou Alimentos e Nutrição e Desenvolvimento na

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao