• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA DE VEREADORES DE PIRACICABA Estado de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA DE VEREADORES DE PIRACICABA Estado de São Paulo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 029/17

Dispõe sobre a criação do Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino e dá outras providências.

Art. 1o Fica instituído, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino.

Art. 2º O Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino será composto pelas seguintes integrantes:

I – vereadoras com mandato na Câmara de Vereadores de Piracicaba; II – duas representantes, titular e suplente, do Poder Público Municipal no âmbito Executivo;

III – duas representantes, titular e suplente, do Conselho a Mulher do Município de Piracicaba;

IV – duas representantes, titular e suplente, do Conselho da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB;

V – duas representantes, titular e suplente, de instituição de fomento ao empreendedorismo;

VI – duas representantes, titular e suplente, do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – CME/ACIPI;

VII – duas representantes, titular e suplente, do Conselho da Mulher Executiva do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região – COMESPI/SIMESPI.

VIII – duas representantes, titular e suplente, de instituições de ensino superior.

§ 1º A Coordenação do Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino ficará a cargo das vereadoras com mandato na Câmara de Vereadores de Piracicaba, que se responsabilizarão pela promoção de encontros periódicos para desenvolvimento das atividades afeitas às suas finalidades.

§ 2º As integrantes do Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino não perceberão remuneração para o exercício de suas funções.

(2)

§ 3º As funções desempenhadas no Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino serão consideradas prioritárias e de relevância social.

Art. 3o O Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino tem por finalidade de promover o empreendedorismo feminino, congregar mulheres empreendedoras, oportunizar o compartilhamento de conhecimentos e experiências para motivar, transformar, apoiar e empoderar mulheres empreendedoras na prática diária de seus empreendimentos.

Art. 4o Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino observará, em todas as suas atividades e programas, os dispositivos legais de âmbito federal, estadual e municipal.

Art. 6o Compete à Coordenação e às integrantes do Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino:

I - organizar encontros, seminários, congressos, ou reuniões em outros formatos adequados ao desempenho de suas funções, congregando mulheres empreendedoras de todos os segmentos sociais, econômicos, culturais, religiosos e étnicos;

II – promover a participação das mulheres empreendedoras em atividades de interesse para o mundo dos negócios e acesso à informação de qualidade;

III – aproximar o poder público e a sociedade civil, bem como instituições e entidades de capacidade técnica capazes de cooperar para a promoção da igualdade de gênero e desenvolvimento das atividades empreendedoras femininas; III - elaborar e divulgar pesquisas, relatórios e materiais informativos que visem a divulgação de informações de interesse específicos para o empreendedorismo feminino;

IV – elaborar e desenvolver projetos em prol das mulheres empreendedoras e do fomento ao empreendedorismo feminino no Município de Piracicaba, incentivando a formalização e a regularização dos empreendimentos;

Parágrafo único. As ações do Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino contarão apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba, através dos departamentos Administrativo e Financeiro, Cerimonial, Comunicação, Documentação e Arquivo, Jurídico, Legislativo e TV Câmara.

Art. 7º O Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino, poderá organizar atividades conjuntas com instituições empresariais e educativas, instituições públicas ou privadas, entes municipais, estaduais e federais capazes de contribuir para a consecução das suas finalidades.

(3)

Art. 8° A Câmara dos Vereadores de Piracicaba, caso julgue necessário, poderá firmar parcerias, contratos, convênios ou termos de cooperação técnica para a realização das atividades e eventos relativos aos Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino..

Art. 9º As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo, correrão por conta das dotações orçamentárias pertinentes e aprovadas para o exercício anual, suplementadas, se necessário.

Art. 10. Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 29 de maio de 2017.

(a)Nancy A. Ferruzzi Thame

Justificativa

A presente propositura de criação do Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino surgiu das discussões dos grupos de trabalho e suas atividades realizadas ao longo da Semana da Mulher, nesse ano de 2017, mais especificamente no encontro “Empreendedorismo Feminino”, realizado na manhã do dia 7 de março.

A proposta justifica-se como uma iniciativa de atender a uma demanda que vai além do aspecto econômico, visto que traduz o movimento de empoderamento e emancipação das mulheres, parcela significativa da população e que merece oportunidades de desenvolvimento pessoal, visibilidade e atendimento das necessidades relacionadas ao universo feminino.

A sociedade contemporânea é testemunha dos avanços em relação às conquistas de espaços pela mulher nos ambientes familiar, profissional, educacional, político e outros. Porém, ainda são visíveis as muitas dificuldades e os desafios no campo da igualdade e da equidade, que impedem o pleno desenvolvimento da mulher no meio social, especialmente no que se refere ao fator econômico.

As tradições de submissão do gênero feminino e de preconceito em relação às suas capacidades mantêm-se, pois durante quase toda a história da humanidade acreditou-se que a mulher tem a função exclusiva de cuidar dos assuntos do ambiente doméstico, que não tem potencialidade para executar tarefas no mundo do trabalho, na produção intelectual e econômica, em quaisquer atividades relacionadas aos espaços público e político.

(4)

Entretanto, os movimentos sociais, as reivindicações de grupos organizados, a ampliação da presença da mulher nos distintos contextos foi modificando o panorama tradicional e favorecendo as conquistas femininas em todos os cenários.

Ainda assim, mesmo nos dias atuais as mulheres lutam para ocupar novos lugares sociais, para garantir que suas vozes sejam ouvidas e que as características biológicas não sejam consideradas fatores limitadores das suas competências profissionais. Mas a habitual presença masculina no comando dos negócios faz com que as mulheres tenham dificuldades em ser respeitadas quando estão à frente dos empreendimentos, ou em postos de comando, o que representa um obstáculo a ser superado.

De acordo com dados publicados pelos institutos nacionais e internacionais de pesquisa e projeções feitas no Fórum Econômico Mundial, as mulheres lutam incessantemente para ter acesso à posições sociais mais igualitárias, como o direito à representação política, à educação para si e para seus filhos e filhas, proteção contra as diversas formas de violência, dentre outras. A ONU – Organização das Nações Unidas aponta que uma a cada três mulheres no mundo inteiro já vítima de violência sexual, sendo que no Brasil, a cada 7 minutos registra-se uma denúncia de violência contra a mulher, das quais 70% é cometida nas relações familiares, e o País é o 5º país do mundo com o maior índice de casos de feminicídio.

No que se refere ao mundo do trabalho, até algumas décadas atrás a Lei vigente determinava que a mulher tivesse autorização do marido para trabalhar fora de casa. Embora o quadro tenha se alterado, as mulheres hoje têm maior escolaridade que o homem, porém recebem em média 30% a menos que os homens desempenhando as mesmas funções, um panorama que o Fórum Econômico Mundial considerou que será revertido apenas daqui a 100 anos, caso não haja medidas efetivas para a promoção da igualdade e da equidade.

Daí a necessidade de instrumentos concretos de suporte para as iniciativas de empreendedorismo feminino autônomo, para que as mulheres sintam-se amparadas e seguras e possam levar seus negócios adiante, com perspectivas de sucesso e crescimento econômico e financeiro.

O apoio de redes de treinamento, capacitação e compartilhamento de saberes fortalece a autoconfiança e qualifica a gestão em um ambiente que conta com ferramentas específicas para as empreendedoras, para apoiar decisões assertivas em relação à produção, ao estabelecimento de preços, à comercialização, à divulgação e todas as atividades inerentes ao seu próprio negócio.

As iniciativas de empreendedorismo feminino encontram-se em fase de desenvolvimento e o cenário econômico propicia novos avanços, especialmente em um momento no qual se destaca a queda do número de empregos formais em todo o país, registando-se em Piracicaba um decréscimo de aproximadamente 9 mil empregos apenas no último ano.

Desse modo, tem sido uma exigência cada vez maior a busca de novas oportunidades de geração de trabalho e renda, por meio de iniciativas ligadas à

(5)

economia informal, abertura de cadastros de MEI – Microempreendedor Individual e formas de cooperativismo e associativismo que merecem estimulo do Poder Público, de modo que a economia volte a crescer e as famílias possam atender às suas necessidades e manter a qualidade de vida.

Empreendedorismo feminino é a denominação que se dá às ações empreendedoras realizadas pelas mulheres, sendo pequenos, médios ou grandes empreendimentos e é um mecanismo essencial para o empoderamento feminino, uma vez que representa uma contribuição econômica efetiva para a sociedade e, sobretudo, novas perspectivas de futuro.

Através do Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino as mulheres encontrarão formas de sustento econômico, espaço social, fazendo-se expressiva em sua família, em sua comunidade e na sociedade como um todo, visto que se destina a criar redes de conexão para que as mulheres mantenham-se atualizadas em relação ao empreendedorismo, ao mercado de consumo, às redes de distribuição, à possibilidades de contratar crédito e gerar renda, estudando o seu mercado de atuação e se relacionando com outras empreendedoras que têm experiências significativas para compartilhar, como mais uma forma de ampliar sua rede de contatos e seus conhecimentos.

Para contribuir nesse processo, a presente propositura de implantação do Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino almeja contar com a aprovação unânime dos Nobres Edis dessa Casa de Leis.

Referências

Documentos relacionados

hnson inspirada pelo exemplo da obra hollandesa e da organisação parisiense, tem até hoje installado mais de 260 casas de soccorro por meio de subscri- pções privadas que sobem

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

A decisão de integração do mHealth nos sistemas de saúde levanta questões relacionadas com a natureza dos serviços a serem fornecidos, viabilidade financeira das

Pensando a importancia da arte no fazer humano, podemos dizer que na cidade de Catalao a atividade artistica encontra-se em estado de constru<;:ao, em processo

A avaliação dos diferentes métodos de preparação da superfície já impressa para a extrusão de uma nova camada na impressão tridimensional por deposição fundida

As principais características técnicas são a ArchestrA Graphics, vista na solução da Sysmaker, que passam pela aquisição de dados, histórico, gráficos, relatórios,

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características