• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

- - -

GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA

EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N° 003/2018

FUNÇÃO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

 Este caderno de prova é composto de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

 05 (cinco) questões de Português

 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais

 10 (dez) questões de Conhecimentos Específicos;  Você recebeu:

 Caderno de Prova.

 Cartão-resposta.

 Caso o CADERNO DE PROVA esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, reclame ao fiscal da sala para que o substitua.

 Não serão aceitas reclamações posteriores.  Confira os dados que estão no cartão-resposta.

 Os números do cartão-resposta, de 01 (um) a 20 (vinte), correspondem rigorosamente à numeração sequencial atribuída às questões objetivas do Caderno de Prova.

 Na linha do cartão-resposta, que contém o número da questão, estão as letras: A, B, C, D e E que correspondem às alternativas da questão.

 Cada questão possui SOMENTE uma alternativa correta.

 Preencha o quadrículo, com caneta esferográfica AZUL ou PRETA, no espaço da letra que corresponde à alternativa correta no cartão-resposta.

 Não marque mais de uma alternativa na mesma questão, pois, se isso acontecer, ela será anulada.

 Procure responder todas as questões.

 Assinale as respostas, primeiramente, ao lado das questões, no Caderno de Provas, para evitar possíveis erros no resposta. Revise suas respostas e, logo após, preencha o cartão-resposta.

 Ao concluir a prova, devolva ao fiscal o caderno de prova e o cartão-resposta.

BOA SORTE!

Universidade do Contestado - UnC Novembro/2018

(2)

Português

01. Leia os seguintes períodos: Os planos econômicos são inevitáveis. Eles afetam toda a

população. As consequências dos planos econômicos imprevisíveis.

Assinale a alternativa que, em um único período, são mantidos o sentido e as relações implícitas. a) Os planos econômicos, cujas consequências são imprevisíveis inevitavelmente afetam com dureza a população.

b) Afetando toda a população, os planos imprevisíveis, cujas consequências são inevitáveis, costumam ser econômicos.

c) Os planos econômicos, cujas consequências são imprevisíveis, afetam inevitavelmente a população.

d) Os planos econômicos, que são inevitáveis e imprevisíveis, afetam toda a população.

e) Inevitáveis e imprevisíveis, as consequências dos planos econômicos afetam toda a população. 02. Toda saudade é a presença da ausência de alguém, de algum lugar, de algo enfim [...]”. (Gilberto Gil)

Qual o sentido de “presença da ausência” no texto? a) ausência solitária

b) ausência construtiva c) ausência carente d) ausência feliz e) ausência sentida

03. Assinale a alternativa que apresenta erro de pontuação

a) Parece incrível que não se tenha dado atenção a um pedido tão importante. b) Clara, ficou meio envergonhada com o que a mãe fizera, mas não disse nada. c) Pedro, o mais velho dos irmãos, principiou o discurso: “- Minha família querida...”.

d) Em um bar, certa vez, ao meu amigo João, contava eu os meus sucessos escolares e desgostos amorosos.

e) Ora, disse eu cá comigo ante a placa de “aluga-se”, está aí uma casa que não terá muitos pretendentes; vou candidatar-me.

04. Analise as sentenças?

1) Ela comprou um livro para mim ler. 2) Não há nada entre mim e ti. 3) Ana, adoraria falar consigo. Assinale a alternativa correta: a) Apenas a sentença 1. b) Apenas a sentença 2. c) Apenas a sentença 3. d) Apenas as sentenças 1 e 2. e) Todas as sentenças.

05. Analise o emprego dos verbos e assinale a alternativa em que os verbos estejam corretamente empregados.

a) Quando você o vir, dize-lhe que já demos nossa contribuição, para que sirvamos de exemplo a todos.

b) Quando você o ver, diz-lhe que já demos nossa contribuição, para que sirvamos de exemplo a todos.

c) Quando você o vir, diga-lhe que já demos nossa contribuição, para que sirvamos de exemplo a todos.

d) Quando você o ver, diga-lhe que já demos nossa contribuição, para que sirvamos de exemplo a todos.

e) Quando você o vir, diz-lhe que já demos nossa contribuição, para que servimos de exemplo a todos.

(3)

Conhecimentos Gerais

06. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao conceito de História:

a) A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem será, portanto, o que será o homem no futuro.

b) O conceito de História, por natureza, consiste em estudar os vestígios fossilizados.

c) A história está para o meio natural assim como o estudo paleontológico está para o entendimento do desenvolvimento geomorfológico do Planeta Terra.

d) A história é a memória do gênero humano, o que lhe dá consciência de si mesmo, isto é, da sua identidade no tempo, desde a sua origem; é por consequência o relato do que, no passado, deixou marca na recordação dos homens.

e) Todas as alternativas estão corretas.

07. Com relação a possibilidades do trabalho com a História Local como estratégia de aprendizagem, podemos AFIRMAR:

a) O trabalho com a história local pode não inserir o aluno na comunidade da qual faz parte, afastando-o da historicidade e identidade.

b) O estudo com a história local ajuda a gerar atitudes investigativas, criadas com base no cotidiano do aluno, além de ajudá-lo a refletir acerca do sentido da realidade social.

c) Como estratégia pedagógica, as atividades com a história local dificultam o aluno na análise dos diferentes níveis da realidade: econômico, político, social e cultural.

d) O trabalho com a história local pode ser instrumento idôneo para a construção de um história mais plural, menos heterogênea, que silencie a multiplicidade de vozes dos diferentes sujeitos da história. e) As experiências dos fatos históricos vivenciados no dia a dia das crianças também são recursos possíveis, todavia, pouco interessantes para se aproveitar em sala de aula.

08. “Originalmente as terras de Rio Negrinho,[...] pertenciam a família do Brigadeiro Manoel de Oliveira Franco de Curitiba, e ainda, em 1902, eram devolutas. Os primeiros moradores do município, oriundo do Paraná, eram preposto do Brigadeiro Franco, a fim de garantir a guarda de extensas áreas de terras na região”. Assim é CORRETO afirmar que dentre as primeiras famílias fixadas na região por volta do ano de 1875 foram:

a) Ferreira de Lima – Simões de Oliveira - Antônio Tavares e Carvalho. b) Ferreira de Lima – Carlos Lampe - Jorge Zipperer – Cardoso e Álvares. c) Jorge Zipperer – Simões de Oliveira - Willy Jung – Cardoso e Tavares. d) Simões de Oliveira – Carvalho – Cardoso e Tavares e Ferreira de Lima. e) Frederico Lampe – Henrique Liebl – Simões de Oliveira e Carvalho.

09. Com a fundação de São Bento e a expansão de suas estradas, teve continuidade a construção da estrada Dona Francisca. A sua passagem por Rio Negrinho, deu-se por volta de 1880, rumo a Rio Negro (hoje Mafra) [...]. Instalando-se as margens do traçado da estrada, em construção, diversas famílias com a Scholz, Carlos Hantschel, José Brey e outros. A Estrada D. Francisca foi concluída no ano de 1892. Assim, com relação a comemoração do aniversário dos 138 anos do município de Rio Negrinho é CORRETO afirmar que a data escolhida foi:

a) Da emancipação política acontecida com a desanexação do então Distrito de Rio Negrinho, do município de São Bento do Sul, através da Lei Nº 25 de 13/12/1953 e a criação do Município de Rio Negrinho, através da Lei Estadual Nº 133 de 30 de dezembro de 1953.

b) Com a instalação do Município, ocorrido em 27 de fevereiro de 1954, com a posse do prefeito nomeado, Henrique Liebl.

c) Com a posse dos primeiro governante municipal eleito em 15 de novembro de 1954, com 1941 eleitores inscritos, sendo o primeiro prefeito o Sr. Frederico Lampe.

d) A data do aniversário de Frederico Lampe e o ano da abertura da Estrada D. Francisca. e) A data do aniversário de Jorge Zipperer e o ano da abertura da Estrada D. Francisca.

10. Neste ano de 2018 o povo brasileiro foi as Urnas para escolher seu novo Presidente da República, saindo

vitorioso das urnas, em segundo turno, o candidato JAIR MESSIAS BOLSONARO. Assim, é CORRETO afirmar que o percentual de votos recebidos foi de:

a) 50,10% b) 55,13% c) 59,23%

(4)

Conhecimentos Específicos

11. O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (promoção, prevenção, diagnóstico e recuperação da saúde e formação) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e Unidades Básicas de Saúde, realizada pelas equipes de saúde da atenção básica e educação de forma integrada (BRASIL, 2012, p.75-76).

Referente ao Programa Saúde na Escola (PSE) assinale nas afirmações abaixo V para VERDADEIRO e F para FALSO:

( ) A gestão do PSE é centrada em ações compartilhadas e corresponsáveis. A articulação intersetorial das redes públicas de saúde, de educação e das demais redes sociais se dá por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI) – federal, estadual e municipal –, que são responsáveis pela gestão do incentivo financeiro e material, pelo apoio institucional às equipes de saúde e educação na implementação das ações, pelo planejamento, monitoramento e avaliação do programa. ( ) As ações do PSE visam à promoção da alimentação saudável, à promoção de práticas corporais e atividades físicas nas escolas.

( ) As ações do PSE não podem abordar temas relacionados à educação para a saúde sexual e reprodutiva, à prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

( ) As ações do PSE objetivam a promoção da cultura de paz e prevenção das violências, à promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA: a) V,V,F,V

b) V,V,V,V c) V,F,V,F d) F,V,F,V e) V,V,F,F

12. Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular. Podemos entender o SUS da seguinte maneira: um núcleo comum, que concentra os princípios doutrinários, e uma forma e operacionalização, os princípios organizativos. Considerando os princípios organizativos, relacione os conceitos conforme sua definição: (FONTE: http://portalms.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/principios-do-sus) 1- Regionalização e Hierarquização

2- Descentralização

3- Comando Único e Participação Popular

( ) A sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.

( ) Os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. É um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos. Deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região.

( ) É redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. Com relação à saúde, objetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos. Devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer esta função.

(5)

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA: a) 1, 2, 3 b) 3, 2, 1 c) 3, 1, 2 d) 1, 3, 2 e) 2, 1, 3

13. As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados. A Higienização das Mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde (BRASIL, 2013).

As mãos devem ser higienizadas em momentos essenciais e necessários de acordo com o fluxo de cuidados assistenciais para prevenção de IRAS causadas por transmissão cruzada pelas mãos. A ação correta no momento certo é a garantia de cuidado seguro para os pacientes. Por isso, é recomendado que a Higienização das Mãos fosse realizada nos “Meus cinco momentos para a higiene das mãos”, proposto pela Organização Mundial da Saúde e utilizado por todos os países que compõe a Aliança Mundial em Prol da Segurança do Paciente:

Assinale abaixo, a alternativa que corresponde aos “CINCO MOMENTOS” essenciais:

a) antes de preparar a bandeja, antes de realizar procedimento asséptico, após risco de exposição à fluidos corporais, após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

b) antes das refeições, antes de realizar procedimento asséptico, após risco de exposição à fluidos corporais, após tocar o paciente e após administrar medicações.

c) Antes de iniciar as atividades, antes de tocar o paciente, após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente, após verificação de sinais vitais.

d) antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento asséptico, após risco de exposição à fluidos corporais, após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

e) antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento asséptico, após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente, após realizar anotações no prontuário.

14. “Não basta ao profissional de saúde ter conhecimentos básicos e habilidades em aleitamento materno. Ele precisa ter também competência para se comunicar com eficiência, o que se consegue mais facilmente usando a técnica do aconselhamento em amamentação. Aconselhar não significa dizer à mulher o que ela deve fazer; significa ajudá-la a tomar decisões, após ouvi-la, entendê-la e dialogar com ela sobre os prós e contras das opções. No aconselhamento, é importante que as mulheres sintam que o profissional se interessa pelo bem-estar delas e de seus filhos para que elas adquiram confiança e se sintam apoiadas e acolhidas. Em outras palavras, o aconselhamento, por meio do diálogo, ajuda a mulher a tomar decisões, além de desenvolver sua confiança no profissional” (BRASIL, 2015, p.39).

De acordo com o Caderno 23, da Atenção Básica, SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, avalie as afirmações a seguir:

I- Praticar a comunicação não verbal (gestos, expressão facial). Por exemplo, sorrir, como sinal de acolhimento; balançar a cabeça afirmativamente, como sinal de interesse; tocar na mulher ou no bebê, quando apropriado, como sinal de empatia;

II- Evitar palavras que soam como julgamentos, como, por exemplo, certo, errado, bem, mal etc. Por exemplo, em vez de perguntar se o bebê mama bem seria mais apropriado perguntar como o bebê mama;

III- Oferecer várias informações em cada aconselhamento, sempre de forma positiva, preferir dar ordens do que sugestões.

Conforme afirmações acima assinale abaixo a opção CORRETA: a) As alternativas I e II estão corretas.

b) As alternativas II e III estão corretas. c) As alternativas I e III estão corretas.

(6)

15. A questão da assistência segura relacionada a medicamentos tem sido um assunto central na temática da segurança do paciente, tendo em vista o elevado potencial de risco, a frequência, a gravidade e a recorrência de danos ao paciente. Destaca-se, ainda, que grande parte dos processos assistenciais envolve o uso de medicamentos. Incidentes relacionados a medicamentos (IRM) estão entre os mais comuns nos serviços de saúde (COREN-SP,2017).

Sendo assim, assinale a alternativa abaixo que apresenta o resultado CORRETO para gotejamento em MACROGOTAS conforme tempo em minutos:

a) 120ml em 45minutos = 70 gotas/minuto b) 450ml em 220minutos = 20 gotas/minuto c) 210ml em 140minutos = 35 gotas/minuto d) 300ml em 180minutos = 50 gotas/minuto e) 100ml em 50minutos = 40 gotas/minutos

16. O Programa Nacional de Segurança do Paciente foi instituído pela Portaria MS/GM nº 529, de 1º de abril de 2013, objetivando contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional (BRASIL, 2011).

“A Segurança do Paciente é relevante em todos os níveis de atenção à saúde, uma vez que o cuidado não se restringe somente à prescrição e administração de medicamentos de forma correta e a prevenção de processos infecciosos durante a realização de procedimentos, mas envolve também a prevenção dos erros e eventos adversos, bem como, a análise de suas ocorrências, a gestão dos recursos humanos, a efetiva liderança organizacional e o fortalecimento da cultura de segurança” (PAESE, 2010, p.32).

Sobre o tema Segurança do Paciente assinale a alternativa CORRETA:

a) O paciente não pode contribuir para a qualidade dos cuidados à sua saúde, deve ser desencorajado a fazer questionamentos, uma vez que ele pode ficar mais ansioso e isso pode interferir na progressão de sua doença e nos sintomas e experiências com os tratamentos aos quais será submetido.

b) Os profissionais de saúde devem desenvolver um ambiente que proporcione cuidados centrados o paciente, tornando-o, bem como seus familiares, agentes passivos na busca de sua segurança, pois os profissionais são os únicos responsáveis por sua recuperação.

c) A capacitação, a orientação e o acompanhamento contínuo sobre os riscos à segurança do paciente frente às conexões erradas devem ser destinados apenas aos profissionais de saúde que atuam na área hospitalar, tornando-se desnecessária para as demais áreas de atuação.

d) O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) traz a implantação de seis protocolos básicos de segurança do paciente que são: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar a cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

e) Os protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente são exclusivos para os serviços hospitalares, pois estes se restringem à assistência em estabelecimentos de saúde complexos e voltados de tecnologia, os demais ficam isentos de sua implantação devido a exclusividade dos temas e dificuldade de acompanhar os indicadores.

17. A 8ª Conferência Nacional da Saúde, realizada de 17 a 21 de março de 1986 em Brasília, é considerada um marco na história das conferências. Os eixos temáticos eram compostos por três itens: saúde como direito (1); reformulação do Sistema Nacional de Saúde (2); financiamento do setor (3). Vários avanços foram propiciados por esta conferência, um dos mais importantes é o chamado conceito Ampliado de Saúde.

Referente ao “Conceito Ampliado de Saúde” proposto na 8ª Conferência Nacional da Saúde assinale abaixo a alternativa correspondente a sua melhor DEFINIÇÃO em 1986:

(7)

a) Saúde é o completo bem estar físico, mental e social, e não só a ausência de doenças.

b) A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.

c) A saúde pode ser definida como ausência de doença.

d) Ter saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. e) As alternativas a e d estão corretas.

18. As anotações de enfermagem são um instrumento de comunicação, e contribuem para a qualidade da assistência. São indispensáveis a todos os profissionais envolvidos no processo do cuidado, por isso é essencial que as mesmas sejam realizadas de forma clara e padronizadas, evitando falta de informação ou utilização de abreviaturas e siglas que possam desfavorecer a compreensão do registro.

Considerando a importância do uso de terminologias, relacione abaixo o TERMO e seu SIGNIFICADO: 1- TAQUIPNEIA 2- BRADICARDIA 3- ISQUEMIA 4- DIPLOPIA 5- DISFAGIA 6- MIOSE 7- HEMIPLEGIA 8- ISOCORIA 9- LIPOTÍMIA 10- MIDRÍASE ( ) dilatação da pupila

( ) paralisia de um lado do corpo ( ) igualdade no tamanho das pupilas ( ) diminuição dos batimentos cardíacos ( ) desmaio

( ) visão dupla, duplicação de imagens e objetos ( ) diminuição no diâmetro da pupila

( ) dificuldade para deglutir

( ) diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea ( ) aumento da frequência respiratória

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA do termo e seu significado: a) 10,7,8,2,9,4,6,5,3,1

b) 10,7,8,2,9,4,6,5,3,1 c) 6,7,8,2,9,4,10,5,3,1 d) 6,7,8,2,9,4,10,5,3,1 e) 6,7,4,2,9,8,10,5,3,1

19. Entende-se por parada cardiorrespiratória (PCR) “a cessação da atividade mecânica do coração, confirmada pela ausência de sinais de circulação” (JACOBS et al., 2004, p. 3388). A cada cinco anos, novas diretrizes são publicadas em substituição às antigas com novas recomendações formuladas mediante a realização de pesquisas baseadas em evidências para recomendar o atendimento diante da situação de PCR.

Considerando as Diretrizes de 2015 da American Heart Association sobre o protocolo, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Priorizar o início das manobras para reestabelecer a circulação (C), e não a prioridade A que era de verificar via aérea e fazer B ventilação de resgate.

b) Em vítimas adultas em PCR, o correto é aplicar compressões torácicas em uma frequência de 100 a 120/minuto.

(8)

20. A vacina pentavalente pode provocar vários eventos adversos, geralmente entre as primeiras 48 a 72 horas que se seguem à sua aplicação, sendo o componente pertússis o principal responsável por essas reações indesejáveis. Em sua maioria são eventos adversos leves, de resolução espontânea e desprovida de complicações ou sequelas, não constituindo contraindicações para a administração de doses subsequentes da vacina (BRASIL, 2014, p.38).

Assinale abaixo, a alternativa que indica TODAS as DOENÇAS que a vacina pentavalente PREVINE: a) Difteria, Tétano, Coqueluche, Infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b e Hepatite B. b) Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Hepatite C.

c) Difteria, Tétano, Infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b, Hepatite B e Hepatite C. d) Difteria, Coqueluche, Hepatite B, Hepatite C e Sarampo.

Referências

Documentos relacionados

Essas mutações é que possuiriam poder explicativo para se compreender o objeto em questão, e não a luta de classes (aqui transmutada para uma luta política entre capitalismo

Embora as parcerias com clubes de futebol profissional tenham rendido oportunidades a garotos oriundos da escolinha do Botafogo, a maioria dos futebolistas tem conseguido

Como a atmosfera é caracterizada como um fundamental meio de propagação de compostos de origem orgânica e inorgânica, este trabalho tem por objetivo investigar a emissão de

A mudança de combustível provocou variação no consumo específico do motor, sendo que o biodiesel de pinhão manso apresentou o maior consumo específico enquanto que o

No sistema de semeadura a lanço, o número de cápsulas por planta não se ajustou a nenhum modelo testado, não evidenciando efeito do adensamento das plantas, corroborando em parte

V S S S S S P P G Chs VALE Rego Pena Pase Cruz Mota Lama Laje Laje Lago Inha Goim GIsO Vinhl Torre Tojal Pomar Gaeta Corga Metal LOBeO Leira Lagoa Casal Beira Arosa Areal Serrlo

Soluções de Assistência as PME’s Serviços de acesso ao mercado as PME’s Programas de Apoio as MPME’s Serviço de acesso a financiamento as PME’s

Devemos, portanto, tratar da inclusão de pessoas com deficiência no sistema bancário de maneira responsável e consciente, enxergando esta questão não como uma obrigação legal, mas